O rei dos filmes góticos, por Alexandre Vitor

O rei dos filmes góticos, por Alexandre Vitor

Por Alexandre Vitor
Para o Por Dentro do RN

Hoje, falaremos um pouco de um dos diretores mais conceituados do cinema americano, ninguém menos que Tim Burton.

Como estamos no mês do seu aniversário, no qual completará 64 anos, nada melhor que falar de sua carreira e obras memoráveis. Por incrível que pareça, o próprio Tim revela que sempre foi um aluno mediano, mas muito imaginativo e procurando pensar “fora da caixa”. Ele começou nos anos 70 produzindo curtas metragens, até conseguir uma bolsa de estudos no Instituto de Artes da Califórnia, oferecida pela Disney, onde veio a estudar animação por 3 anos.

Devido ao seu talento, logo se consolidou na indústria cinematográfica com seu estilo inconfundível. Seus sucessos iniciais “Os fantasmas se divertem”, “Batman (1989)” e “Edward, mãos de tesoura” logo foram seguidos por outras produções também inesquecíveis, como “O estranho mundo de Jack”, “A noiva cadáver” e “A lenda do cavaleiro sem cabeça”.

Aceitou o desafio de fazer o remake da “A fantástica fábrica de chocolate”, que também foi um sucesso, não deixando nada a dever ao original de 1971. Seu maior retorno comercial foi “Alice no país das maravilhas” que arrecadou mais de 1 bilhão de dólares em bilheteria mundial. Suas mais recentes produções foram “sombras da noite”, “Alice através do espelho”, “O lar das crianças peculiares”, “Frankenweenie” e “Dumbo”.

Existem alguns atores que são figuras carimbadas nos filmes do diretor. Johnny Depp e Helena Bonham Carter sempre estão presentes. Até nos filmes Stop Motion, os personagens de animação são caracterizados neles. As obras de Tim Burton também são facilmente reconhecidas por sua peculiar marca registrada: seus filmes sempre carregam um teor sombrio, gótico e misterioso, algo que atiça seu público.

Ele ultimamente está trabalhando numa série de streaming que irá estrear na Netflix, com o nome de “Quarta-feira”. E seus fãs seguem aguardando ansiosamente seus próximos filmes nas telonas.

E você, qual filme de Tim Burton é o seu preferido? Ou são tantos que não dá para escolher?

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sobre Alexandre Vitor, colunista do portal Por Dentro do RN

Alexandre Vitor Papiro é Louco Por Dentro do RN

Alexandre Vitor tem 15 anos e prefere ser chamado de Vitor; é um escritor iniciante e tem um conto publicado no Wattpad. Além disso, o autor tem como hobbies a leitura, a cozinha e a prática de esportes. Desde pequeno, Alexandre Vitor se interessa por literatura. Aos 11 anos, decidiu que queria ser escritor e até já tinha vários manuscritos, mas nunca colocou nada adiante.
O jovem articulista da coluna O Papiro é Louco, aqui no Por Dentro do RNconsidera-se um leitor eclético, ou seja, aberto a quase todos os temas, mas confessa que fantasia e aventura são seus gêneros favoritos. É proibida a reprodução total ou parcial deste texto sem autorização do autor e sem a inserção dos créditos, de acordo com a Lei nº 9610/98.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês