Esporte

Esporte do Rio Grande do Norte: os destaques esportivos do Rio Grande do Norte, do Brasil e do Mundo você encontra publicado aqui, no Por Dentro do RN.

Funcionária da CBF revela tentativa de acordo de Caboclo para omitir assédio

Funcionária da CBF revela tentativa de acordo de Caboclo para omitir assédio

A secretária de Rogério Caboclo revelou neste domingo detalhes sobre os assédios sofridos na CBF. A funcionária contou que sofreu seguidas intimidações e teve quadro grave de depressão. Em tentativa de acordo, foram oferecidos a ela cursos na Europa, dinheiro para compra de um novo apartamento e promoção na entidade com um bom plano de carreira. A secretária afirma, porém, que recebeu pedidos absurdos, como não revelar os casos de assédio e justificar sua ausência como problemas familiares.

“Eu pedi para ele sair da presidência da CBF. Ele se recusou e em troca me ofereceu uma indenização para comprar um apartamento Ofereceu um curso na Europa com todas as despesas pagas e me ofereceu uma promoção para um cargo de gerencia, para ficar lá até me aposentar. Só que eu não tinha a menor condição de continuar trabalhando na CBF com aquele homem que me dava uma sensação de terror só de pensar em estar ao lado dele novamente”, contou a funcionária em entrevista ao Fantástico, da TV Globo.

Ela voltou ao trabalho na entidade depois de cinco meses afastada. A funcionária diz que seguirá lutando pelo respeito às mulheres no ambiente de trabalho e relatou todas as dificuldades enfrentadas ao longo destes meses licenciada da CBF.

“É uma situação pela qual nenhuma mulher deveria passar em nenhum momento da vida. É uma dor que não acaba. É uma dor que hora nenhuma sai de mim. Hora nenhuma eu esqueço que ela existe. Está sempre presente, latente, em todos os momentos do meu dia. A minha dignidade não tem preço. Porque eu fiquei pensando nas mulheres que viriam depois de mim. Era inaceitável proteger um assediador”, disse a funcionária, que também recordou como se sentiu depois de relatar os casos de assédio.

“Eu tive muitas crises de pânico. Principalmente porque eu sofri muitas ameaças do Rogério Caboclo. Ele mandou um carro na porta da minha casa, sensação de estar sendo seguida. Ele mandou invadir meu computador, minha conta bancária”, explicou e ainda afirmou que os casos de assédio começaram logo nos primeiros contatos com o presidente afastado: “Desde o primeiro momento já ultrapassou o limite comigo. Desde a primeira viagem, para Luque, no Paraguai. E ele nessa viagem fez comentários a respeito do meu corpo. Eu achei que aquilo não cabia numa relação de patrão-empregado. Nessa mesma viagem, ele passou a madrugada ligando para o meu quarto, eu não atendi”.

Há cerca de três meses, a funcionária da CBF revelou sofrer assédio sexual e moral do presidente afastado. Em áudios gravados, Caboclo pergunta sobre relacionamentos da subordinada, detalhes da vida pessoal e se ela se masturbava. Há pouco mais de duas semanas, Rogério Caboclo fez um acordo com o Ministério Público do Rio de Janeiro para o pagamento de R$ 110 mil em ração e celular para arquivar o processo na área criminal sobre as denúncias de assédio moral e sexual. O dirigente nega todas as acusações.

Caboclo foi afastado do comando da entidade no mês de junho e após o desenrolar das investigações a Comissão de Ética pediu que ele ficasse fora do cargo por 15 meses por ‘conduta inapropriada’. A decisão cabe à Assembleia Geral da entidade. Integrantes do alto comando da CBF trabalham para que Caboclo saia definitivamente e uma nova diretoria possa assumir. Patrocinadores e a Fifa estão em alerta sobre os rumos da entidade que conduz o futebol brasileiro.

Com informações do Estadão Conteúdo


Foto Lucas Figueiredo/CBF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Pelé tem alta da UTI e continua em recuperação no hospital

O tricampeão de futebol Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas continua em recuperação no Hospital Albert Einstein, na capital paulista. Segundo boletim médico divulgado na tarde de hoje (14), o ex-jogador “apresenta boa condição clínica”.

No dia 4 deste mês, Pelé foi submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor no cólon direito, descoberto durante exames cardiovasculares e laboratoriais de rotina, e o material retirado foi encaminhado para análise patológica. Inicialmente, a previsão era que o ex-jogador, que tem 80 anos, recebesse alta da UTI no dia 7.

Na última sexta-feira (10), Pelé informou, pelo Instagram, que se sentia melhor a cada dia. “Meus amigos, a cada dia que passa eu me sinto um pouco melhor. Estou ansioso para voltar a jogar, mas ainda vou me recuperar por mais alguns dias. Enquanto estou por aqui, aproveito para conversar muito com minha família e para descansar. Obrigado novamente por todas mensagens de carinho. Logo mais estaremos juntos novamente!”, disse o tricampeão na mensagem.

Com informações da Agência Brasil


Foto: Divulgação Santos FC/Direitos Reservados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Domingo foi dia de mais dois Ouros e um Bronze da natação nas Paralimpíadas de Tóquio

Domingo foi dia de mais dois Ouros e um Bronze da natação nas Paralimpíadas de Tóquio

A natação brasileira continua rendendo medalhas de ouro para o Brasil nas Paralimpíadas de Tóquio. Na madrugada desde domingo (29), no horário de Brasília, foi a vez de Carol Santiago e Gabriel Araújo. Carol venceu a prova dos 50m livre, na classe S13 e, de quebra, bateu o recorde paralímpico, com 26s82. “Quando terminei a prova, soube que tinha ganhado porque ouvi o pessoal gritando o meu nome. Agradeço a todos pela torcida e pelos brasileiros que têm chorado e dado risadas com a gente”, disse a nadadora.

Já Gabriel venceu os 200m livre da classe S2, com o tempo de 4min06s52. Ele fez uma prova muito forte, chegando com sobras na frente do segundo colocado e garantindo o lugar mais alto no pódio.

“Espero que esse seja o primeiro [ouro] de muitos outros. Era isso que eu queria. Foi para isso que eu vim para as Paralimpiadas de Tóquio. Consegui baixar o meu tempo, fiz o novo recorde das Américas. Treinamos forte, estava tudo controlado, eu sabia o que fazer e o resultado veio. Não existe emoção maior”, disse Gabriel. Essa foi a segunda medalha de Gabriel Geraldo em Tóquio. Ele foi o primeiro medalhista do Brasil nesta edição dos Jogos Paralímpicos de Tóquio ao faturar a prata dos 100m costas, na classe S2.

O Brasil também subiu no pódio com Beatriz Carneiro nos 100 metros peito S14. Beatriz fez o tempo de 1min17s63.

Com informações do Comitê Paralímpico do Brasil

Foto: Reprodução/Lisi Niesner

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Rayssa Leal, a Fadinha do Skate, é campeã da 1ª etapa do Campeonato Mundial de Skate; é o primeiro título após Tóquio

Rayssa ‘Fadinha’ Leal é campeã da 1ª etapa do Campeonato Mundial de Skate; é o primeiro título após Tóquio

Medalha de prata nas Olimpíadas de Tóquio, Rayssa Leal, a “Fadinha”, é campeã da primeira etapa do Campeonato Mundial de Skate Street. A competição ocorreu neste sábado, 28, em Salt Lake City, nos Estados Unidos. Com um total de 21 pontos, brasileira superou a japonesa Funa Nakayama e a holandesa Roos Zwetsloot. A outra brasileira na final, Pâmela Rosa, terminou em quarta posição, com 16.4 pontos.

Na primeira volta, Rayssa caiu do skate, mesmo assim recebeu a segunda maior nota da bateria, com 4.5, ficando atrás somente da japonesa Momiji Nishiya, que recebeu 4.9 – Pâmela anotou 2.4. Já nas manobras, Rayssa marcou 5.7 e seguiu no pelotão de cima. Ao mesmo tempo, Pâmela recebeu 5.6 – em seguida, a Fadinha conseguiu assumir a liderança com um 6.6.

Depois de um 5.9 de Rayssa e um 6.2 de Pâmela, a dupla brasileira avançou para as rodadas finais. Pâmela falhou em sua manobra e terminou a competição em quarto lugar. Rayssa chegou à reta final em terceiro, disputando ponto a ponto com Nihiya e a neerlandesa Roos. A brasileira virou a tabela na última manobra, com 8.5 pontos, sua nota mais alta, ficando com o título.

De acordo com o portal Globo Esporte, a “Fadinha”, de 13 anos, foi a primeira mulher a acertar a manobra que decidiu o confronto em competição. “Muito obrigada! Gente, muito obrigada por tudo. Amo todos vocês. Valeu pela torcida. Bora, Brasil!”, gritou a menina no final da competição.

Foto: Reprodução/Instagram/Rayssa ‘Fadinha’ Leal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Meia Maratona do Sol tem inscrições abertas até amanhã, 29 de agosto

Meia Maratona do Sol tem inscrições abertas até amanhã; atletas precisam estar vacinados com pelo menos uma dose

Meia Maratona do Sol 2021: atletas devem se inscrever no site www.meiamaratonadosol.com.br; evento acontece no dia 18 de setembro.

Corredores amadores e profissionais devem se apressar para garantir suas participações na Meia Maratona do Sol. Com vagas limitadas, as inscrições terminam neste domingo (29) e devem ser feitas exclusivamente no site www.meiamaratonadosol.com.br. Um dos critérios para garantir vaga é que o corredor tenha sido vacinado pelo menos com a 1ª dose da vacina contra a Covid-19. Como nos anos anteriores, a corrida ocorre em três distâncias: 21km, 10km e 5km. Quem já estava inscrito, segue com vaga garantida.

A Meia Maratona do do Sol 2021 acontece no dia 18 de setembro e já é uma das competições mais aguardadas durante a retomada do turismo e da economia em Natal e no Rio Grande do Norte. Para esta edição, são esperados 1.800 participantes por prova, entre atletas locais e de várias partes do Brasil.

Para ser realizada, a Meia Maratona do Sol conta com o aval do Governo do Estado e da Prefeitura do Natal, após estudos realizados em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Em virtude da pandemia da covid-19, o evento está sendo organizado para acontecer de forma adaptada aos novos protocolos de biossegurança, com mudança na estrutura, no percurso e na duração da prova, sagrando-se pioneiro do segmento no país a ser realizado de forma segura.

A edição 2021 da Meia do Sol é assinada pela HC Sports e conta com patrocínio do Sicredi, Prefeitura do Natal, Instituto de Radiologia, Holiday Inn Natal, Arena das Dunas, Sempre Verde Hortifruti e Naturágua, com apoio da Crion Promoções & Eventos, Be.move, Delícia Potiguar, DaSophis, Cajueiro Boulevard e ABIH-RN.

Foto: Divulgação/Meia Maratona do Sol

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Paralimpíada: Brasil goleia Lituânia na estreia do goalball masculino

Paralimpíada: Brasil goleia Lituânia na estreia do goalball masculino

A seleção brasileira masculina de goalball estreou com uma grande vitória na Paralimpíada de Tóquio (Japão). Jogando no Centro de Convenções Makuhari Messe, o Brasil superou a Lituânia por 11 a 2, na noite desta terça-feira (24) em partida válida pelo Grupo A.

O triunfo do Brasil (atual bicampeão mundial da modalidade) teve um sabor especial, porque foi sobre os atuais campeões paralímpicos da modalidade. Os lituanos ficaram com o ouro em 2016, no Rio de Janeiro. O Brasil abriu o placar logo aos dois minutos de partida, com Leomon Moreno. Mas a Lituânia conseguiu empatar dois minutos mais tarde com Pavliukianec.

Porém, a seleção brasileira era muito superior no confronto, e marcou mais três vezes antes do intervalo, com Leomon (em cobrança de penalidade) e Romário (duas vezes, uma delas em cobrança de penalidade). O segundo tempo começou com três gols em sequência de Josemarcio. O ala, conhecido como Parazinho, marcou um em cobrança de penalidade e dois com a bola rolando.

Zibolis ainda conseguiu descontar para a Lituânia, mas Leomon e Romário marcaram mais um cada, e o ala Emerson, em sua estreia em Jogos Paralímpicos, ampliou para 10 a 2 em cobrança de penalidade. O golpe de misericórdia foi o quarto gol do artilheiro do confronto, o ala Romário, que deu números finais ao marcador quando faltavam 56 segundos para o final.

A seleção brasileira masculina de goalball volta a entrar em ação na próxima quinta-feira (26), a partir das 1h15 (horário de Brasília), contra os Estados Unidos

Com informações da Agência Brasil

Foto: REUTERS/Lisi Niesner/Direitos reservados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Público nos estádios

Governador João Doria determina retorno de público nos estádios de São Paulo já em novembro

O governo de São Paulo confirmou hoje (16) que a presença de público nos estádios de São Paulo retorna a partir do dia 1º de novembro. A informação foi dada durante coletiva à imprensa para anúncios relacionados ao GP de São Paulo de Fórmula 1, que acontece em novembro e também contará com a presença de público, desde que as pessoas usem máscaras, sejam testadas e estejam vacinadas.

Os protocolos para a volta do publico aos estádios estão sendo elaborados em conjunto com a Federação Paulista de Futebol (FPF) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e devem ser divulgados oportunamente em nova coletiva à imprensa. A presença de torcida nos jogos de futebol está suspensa em São Paulo desde março do ano passado, quando teve início a pandemia do novo coronavírus.

“O futebol terá também seu protocolo. Com a liberação dos estádios em São Paulo a partir do dia 1° de novembro, com protocolos, assim como a F1, para garantir a volta gradual e segura das torcidas aos estádios de futebol. Oportunamente divulgaremos isso em conjunto com a FPF e a CBF”, disse o governador de São Paulo, João Dória.

No dia 4 de agosto, o governador já havia anunciado que, a partir do dia 1º de novembro, os shows com público em pé, torcidas e pistas de dança vão poder ser realizados no estado paulista, momento em que o governo estadual espera que pelo menos 90% dos adultos de São Paulo tenham concluído o seu esquema vacinal contra a Covid-19. Esses eventos, segundo o governo paulista, terão controle de público e o uso de máscara continuará obrigatório.

Com informações da Agência Brasil

Foto: Reprodução/Bangu Atlético Clube

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mexico Open

Ítalo Ferreira e Gabriel Medina avançam para oitavas no Mexico Open

Cinco brasileiros avançaram para as oitavas de final do Mexico Open, 7ª etapa do Circuito Mundial de Surfe, disputada na Praia Barra de la Cruz. E entre os classificados, nesta quarta-feira (11), estavam o atual campeão mundial Ítalo Ferreira e o bicampeão Gabriel Medina. O surfista de Baía Formosa superou o australiano Wade Carmichael por 14,00 a 13,30 pontos para garantir a classificação. Na próxima fase ele fará uma bateria sensacional contra o 11 vezes campeão Kelly Slater, dos Estados Unidos.

Já Medina superou o francês Michel Bourez com muita emoção. O surfista da praia de Maresias perdia até os momentos finais, mas, graças a uma manobra aérea, um rodeo flip, ele recebeu 7,50 pontos para vencer por 14,50 a 13,70. Agora, o brasileiro terá pela frente o australiano Ethan Ewing. Além de Ítalo Ferreira e Medina, se classificaram, também no Mexico Open, Deivid Silva, Yago Dora, Jadson Andre e Mateus Herdy; todos os atletas são brasileiros.

Foto: WSL/Heff/Direitos Reservados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ítalo Ferreira cidadão natalense

Projeto que concede título de cidadão natalense a Italo Ferreira é aprovado; autoria foi da vereadora Camila Araújo

Foi aprovado nesta segunda-feira (9) pela Comissão de Justiça da Câmara Municipal de Natal (CMN) o Projeto de Decreto Legislativo, apresentado pela vereadora Camila Araújo (PSD), que concede o Título de Cidadão Natalense ao surfista potiguar Ítalo Ferreira, medalhista de ouro nas Olimpíadas de Tóquio. Ítalo é natural de Baía Formosa e se destacou nos jogos olímpicos deste ano.

“Trata-se de um atleta que levou o Rio Grande do Norte e o Brasil para o lugar mais alto do pódio olímpico, que possui uma história de luta, determinação e superação. Com certeza, é merecedor da homenagem do Legislativo natalense, do título de cidadão natalense”, considerou a vereadora Camila Araújo, autora do projeto.

No último dia 27 de julho de 2021, aos 27 anos de idade, Ítalo conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas 2020, em Tóquio. O surfe estreou como esporte olímpico nesta edição.

Foto: Francisco de Assis/CMN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Clubes-empresa Red Bull

Lei que permite clubes-empresa no futebol é sancionada por Bolsonaro

Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou, com vetos, a Lei 14.193, que institui a Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O projeto estimula a existência de clubes-empresa de sociedade anônima, podendo, inclusive, emitir títulos no mercado, com a regulação dos clubes pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

As chamadas debêntures-fut, um dos tipos de títulos que poderão ser emitidos, terão prazo mínimo de dois anos de vencimento e remuneração mínima igual à da poupança. Os títulos emitidos não poderão ser recomprados pela SAF.

A nova lei sancionada pelo presidente proíbe também o controle cruzado de mais de um clube por uma mesma empresa. Porém, não permite ao acionista controlador ter participação direta ou indireta em outra SAF; nem a integrantes dos conselhos administrativo e fiscal que integrem outras sociedades de futebol, federações ou confederação de futebol, atleta profissional, treinador ou árbitro.

Dívidas

A nova lei permite aos clubes o parcelamento de suas dívidas, bem como a separação entre obrigações civis e trabalhistas, sem que sejam repassadas à nova empresa responsável por administrar a atividade futebolística. Os clubes-empresa poderão receber da nova SAF parte da renda obtida com o futebol. Atualmente, os clubes de futebol são classificados como associações civis sem fins lucrativos.

Os vetos feitos pelo presidente abrangem dispositivos relacionados à renúncia fiscal, os quais permitiam aos clubes pagarem 5% de suas receitas nos primeiros cinco anos da mudança.

Desenvolvimento educacional e social

Outro ponto previsto na nova lei é a de que as SAFs instituam o Programa de Desenvolvimento Educacional e Social (PDE), de forma a promover educação e esporte por meio de convênio com instituição pública de ensino. Esses convênios poderão abranger ações como reforma, construção, manutenção de áreas destinadas à prática do futebol; alimentação de alunos; e capacitação de ex-jogadores para aulas e outras atividades.

Foto: Red Bull Brasil/Flickr

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Quadro de Medalhas

Brasil encerra Olimpíadas de Tóquio em melhor posição da história no quadro de medalhas

Com 113, 88 e 58 medalhas, Estados Unidos, China e Japão terminaram os jogos olímpicos em liderando o quadro de medalhas, respectivamente.

Sete ouros, seis pratas e oito bronzes. Com o total de 21 medalhas, o Brasil fechou as Olimpíadas de Tóquio neste domingo (8) com a melhor posição da história no quadro de medalhas. O país ficou no 12º posto nos Jogos Olímpicos dos Japão, subindo uma colocação em relação à Rio 2016. O número de pódios é considerado um recorde.

Neste domingo, último dia de competição, o Brasil estava na 12ª posição, mas com possibilidade de chegar ao 11º posto caso conquistasse mais um ouro no vôlei feminino ou no boxe. Com duas pratas no dia, o Brasil acabou superado pelo Canadá, que conquistou um ouro no ciclismo. Só que as as pratas foram o suficiente para a delegação brasileira passar a Nova Zelândia e manter o 12º posto.

No ranking pelo número total de medalhas, o Brasil também ficou com a 12ª posição, com 21 delas. Foram três a menos que o Canadá, mas uma a mais que Hungria, Nova Zelândia e Coreia do Sul.

Confira o quadro de medalhas do Brasil em Tóquio

O Brasil conquistou sete ouros (Ítalo Ferreira no surfe, Rebeca Andrade na ginástica, Martine e Kahena na vela, Ana Marcela na maratona aquática, Isaquias Queiroz na canoagem, Hebert Conceição no boxe e a Seleção Masculina no futebo), seis pratas (Kelvin Hoefler, Rayssa Leal e Pedro Barros no skate, Rebeca Andrade na ginástica, Seleção Feminina no vôlei e Bia Ferreira no boxe) e oito bronzes (Bruno Fratus e Fernando Sheffer na natação, Daniel Cargnin e Mayra Aguiar no judô, a dupla Pigossi-Stefani no tênis, Abner Teixeira no boxe, Alison dos Santos e Thiago Braz no atletismo).

Foto: Laurence Griffiths/Getty Images

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Calendário olímpico hoje 7 de agosto

Calendário olímpico hoje – sábado, 7 de agosto: confira as disputas olímpicas de hoje e onde assistir

Calendário olímpico hoje – sábado, 7 de agosto de 2021: os jogos olímpicos entram no seu penúltimo dia e o Por Dentro do RN deixa você bem informado para não perder nenhuma competição. Confira abaixo o calendário esportivo deste sábado, 7 de agosto de 2021, com horário e locais de exibição das principais modalidades esportivas.

Calendário olímpico hoje, sábado, 7 de agosto de 2021

01h00 (horário de Brasília)
Vôlei Masculino – Disputa do 3º Lugar – Brasil x Argentina
Transmissão ao vivo: Globo, SporTV e BandSports

02h45 (horário de Brasília)
Boxe (Masculino) – Final Peso Médio – Herbert Conceição (BRA) x (UCR) Oleksandr Khyzhniak
Transmissão ao vivo: Globo, SporTV 3 e BandSports

03h30 às 04h30 (horário de Brasília)
Saltos Ornamentais (Maculino) – Final – Plataforma de 10 metros
Transmissão ao vivo: Sport TV e BandSports

07h00 (horário de Brasília)
Hipismo (Misto) – Final – Saltos por Equipes
Transmissão ao vivo: Globo, SporTV 2

08h30 (horário de Brasília)
Futebol Masculino – Final – Brasil x Espanha
Transmissão ao vivo: Globo, SporTV 2 e BandSports

19h00 (horário de Brasília)
Atletismo (Feminino) – Final – Maratona
Transmissão ao vivo: SporTV 3 e BandSports

Calendário olímpico na madrugada de domingo, domingo, 8 de agosto de 2021

01h30 (horário de Brasília)
Vôlei Feminino – Final – Brasil x Estados Unidos
Transmissão ao vivo: Globo, SporTV e BandSports

02h00 (horário de Brasília)
Boxe (Feminino) – Final dos Pesos Leves – Beatriz Ferreira (BRA) x (IRL) Kellie Harrington
Transmissão ao vivo: Globo, SporTV 2 e BandSports

Foto: Reprodução/Lucas Figueiredo/CBF

A equipe do Por Dentro do RN atualiza o calendário olímpico diário constantemente. Se não apareceu o jogo que você espera por aqui, volte em breve que, talvez, ele tenha sido adicionado.

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Seleção Olímpica

Seleção olímpica brasileira é bicampeã após bater a Espanha por 2 a 1 no estádio do penta

No estádio do pentacampeonato mundial, o Brasil se sagrou bicampeão olímpico. A seleção olímpica brasileira derrotou a Espanha por 2 a 1 na manhã deste sábado (7) e conquistou a medalha de ouro dos Jogos de Tóquio.

A partida foi disputada no Estádio Internacional de Yokohama, onde Ronaldo fez dois gols contra a Alemanha em 2002 para dar ao Brasil seu quinto título de Copa do Mundo. Os gols da final olímpica foram marcados por Matheus Cunha e Oyarzabal, no tempo normal, e de Malcom, na prorrogação, gol que garantiu a conquista brasileira.

A vitória da seleção olímpica representa a sétima medalha de ouro obtida pelo país nas Olimpíadas e a terceira conquistada no mesmo dia. Também neste sábado (pelo horário do Japão), Isaquias Queiroz venceu na canoagem e Hebert Conceição fez o mesmo no boxe.

O resultado da seleção representa uma hegemonia no futebol masculino olímpico. Na Rio-2016, a equipe também havia sido ouro ao passar pela Alemanha na final. Era o fim de um trauma porque, até então, o Brasil havia colecionado eliminações traumáticas e três derrotas no jogo de definição do ouro.

Dentro de sua escola de futebol das últimas décadas, a Espanha tentou ter mais a posse de bola do que o adversário. Depois de 15 minutos, tinha 62%. Mas não sabia muito bem o que fazer com ela.

A única chance criada pela seleção europeia foi em jogada que Oyarzabal desviou de cabeça e, após dividida, Diego Carlos salvou em cima da linha. Aos poucos, a equipe de André Jardine, que se irritou com o árbitro Chris Beath, da Austrália, por acreditar que ele deixava os espanhóis “apitarem o jogo”, tomou conta da decisão.

Os lançamentos longos para explorar a velocidade de Richarlison não deram certo, então o Brasil começou a trocar passes com maior velocidade e rondou a área do rival. Teve problemas para criar grandes oportunidades, pelo menos até os acréscimos do primeiro tempo, mas também não foi mais ameaçado.

Artilheiro das Olimpíadas, Richarlison fez cinco gols na fase de grupos. A fonte parece ter secado no mata-mata. Beath tentou ajudar ao marcar, com a ajuda do VAR, um duvidoso pênalti cometido pelo goleiro Unai Simón. O atacante do Everton (ING) cobrou e mandou por cima.

Criticado em alguns momentos por perder oportunidades demais durante a competição, Matheus Cunha foi quem tirou Richarlison do sufoco. Uma inversão de papéis em relação ao que aconteceu na fase inicial. O jogador do Hertha Berlim abriu o placar aos 47, em lance que os zagueiros da Espanha apenas o observaram dominar na área e finalizar para o gol.

Com contratura na coxa, Cunha não atuou na semifinal diante do México, na última terça-feira (3), e voltou a ficar à disposição para a final. Tratou-se em três períodos todos os dias desde então para poder atuar na partida que valeria a medalha de ouro.

O técnico Luis de la Fuente Castillo fez duas substituições no intervalo que fizeram a Espanha equilibrar o confronto. As entradas dos meias Soler e Bryan Gil deram mais força ofensiva à equipe, que empurrou o Brasil para trás. O empate chegou aos 14, quando Soler cruzou para Oyarzabal completar de primeira.

Quando isso aconteceu, a partida poderia já estar definida. Richarlison teve grande chance para fazer o 2 a 0, mas a bola, após desviar no goleiro Simon, bateu no travessão. Foi o erro que mudou o segundo tempo porque, a partir dali, a Espanha não apenas empatou, como acertou duas bolas no travessão com Bryan Gil.

Ao final dos 90 minutos, não era difícil apostar que a seleção olímpica teria superioridade física contra o rival. Havia jogado prorrogação apenas na semi, diante do México. A Espanha também havia passado para a decisão precisando de 120 minutos, mas contra o Japão. Havia feito o mesmo nas quartas de final, ao passar pela Costa do Marfim.

O desgaste espanhol e a entrada de Malcolm no lugar de Matheus Cunha deu aos sul-americanos uma velocidade que havia sido perdida durante o tempo regulamentar.

Com informações da Folha de São Paulo

Foto: Comitê Olímpico Brasileiro

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Wander Roberto Hebert Conceição

Após perder os dois primeiros assaltos, Hebert Conceição nocauteia ucraniano e é ouro no boxe

O brasileiro Hebert Conceição conseguiu uma medalha de ouro na madrugada deste sábado, 7, ao nocautear o ucraniano Oleksandr Khyzniak pelo peso-médio masculino (até 75 quilos) do boxe nos Jogos de Tóquio. O ucraniano foi mais incisivo nos dois primeiros rounds, mas o atleta baiano de 23 anos chegou a vitória com um cruzado de esquerda que derrubou o atual bicampeão europeu, sagrando-se campeão da modalidade nas Olimpíadas de Tóquio.

A medalha de Hebert Conceição, somada ao bronze de Abner Teixeira no peso pesado (até 91 kg) e à medalha já garantida de Beatriz Ferreira, que disputa sua final no domingo, significam muito para o boxe nacional. Já é o melhor desempenho do país na modalidade na história. Em Londres há nove anos, também foram três medalhas, mas com apenas uma final: a prata do “pizzaiolo” Esquiva Falcão. No Rio de Janeiro, apenas Robson Conceição chegou até a última luta.

Hebert Conceição II
Foto: Reprodução/Wander Roberto/COB

A medalha no boxe também é a 18ª medalha do Brasil no quadro em Tóquio. O país agora tem seis ouros (Ítalo Ferreira no surfe, Rebeca Andrade na ginástica, Martine e Kahena na vela, Ana Marcela na maratona aquática, Isaquias Queiroz na canoagem e agora Hebert Conceição), quatro pratas (Kelvin Hoefler, Rayssa Leal e Pedro Barros no skate e Rebeca Andrade na ginástica) e oito bronzes (Bruno Fratus e Fernando Sheffer na natação, Daniel Cargnin e Mayra Aguiar no judô, a dupla Pigossi-Stefani no tênis, Abner Teixeira no boxe, Alison dos Santos e Thiago Braz no atletismo).

E há algo que o quadro não mostra: são mais três pódios já garantidos – um no boxe (Beatriz Ferreira), um no futebol masculino e outro no vôlei feminino. O número de 22 medalhas já é um recorde para o Brasil em Olimpíadas, superando as 19 do Rio de Janeiro.

Foto: Reprodução/SporTV

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Isaquias Queiroz III

Isaquias Queiroz traz ouro inédito para o Brasil na canoagem

O atleta baiano de 27 anos, Isaquias Queiroz, acaba de conquistar o ouro inédito na prova C1 1.000 metros da canoagem velocidade. Em 2016, Isaquias já foi o recordista de medalhas em uma mesma edição dos jogos olímpicos, com três delas. No final da noite desta sexta-feira, pelo horário de Brasília, e sábado no Japão, o atleta acaba de conquistar a quarta.

Após ficar na quarta colocação nas duplas e, consequentemente, perder a chance de conseguir duas medalhas em Tóquio, Isaquias entrou na água determinado a vencer; queria provar que era o melhor do mundo na canoagem e que ninguém tiraria seu sonhado ouro. E ele cumpriu a promessa, chegando na primeira colocação com o tempo 4:04.408. A medalha de prata ficou com o chinês Hao Liu com 4:05.724. O bronze, por fim, coube ao moldavo Serghei Tarnovschi, com 4:06.069.

Essa é a quinta medalha de ouro do Brasil em Tóquio. Antes Ítalo Ferreira, no surfe, Rebeca Andrade, na ginástica, Martine Grael e Kahena Kunze, na vela, e Ana Marcela, na maratona aquática já haviam conquistado o topo do pódio. Com o feito, Isaquias Queiroz se iguala a Gustavo Borges, na natação; e a Serginho, do vôlei, no ranking histórico de atletas brasileiros com mais medalhas; ficando atrás apenas dos velejadores Robert Scheidt e Torben Grael, com cinco.

O feito no Japão encerra um ciclo em que o atleta de 27 anos ampliou seu currículo de conquistas, viveu como protagonista do esporte olímpico brasileiro após o feito no Rio de Janeiro e também precisou lidar com a perda do seu grande mentor na carreira. O técnico espanhol Jesús Morlán, que chegou ao Brasil em 2013 e guiou os três pódios da canoagem velocidade do país há cinco anos, morreu em novembro de 2018, aos 52, vítima de um câncer no cérebro.

Foto: Miriam Jeske/COB

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Imprensa americana muda quadro de medalhas

Para não ficar atrás da China, imprensa americana muda critério do quadro de medalhas

A imprensa americana mudou a forma de exibir os países com mais pódios das Olimpíadas de Tóquio: agora a regra é mostrar a classificação pelo total de medalhas, não pelo número de ouros. A mudança ocorre para os Estados Unidos atrás da China no quadro de medalhas na competição.

A mudança está valendo nos principais jornais da imprensa americana, tanto no The New York Times e The Washington Post quanto na rede de televisão Fox News. Todas elas mostram os EUA à frente da China, apesar de os americanos estarem atrás no número de medalhas de ouro. Até a madrugada deste sábado, 7 de agosto de 2021, os chineses lideram o quadro de medalhas com 37 ouros, 27 pratas e 17 bronzes (79 no total), contra 31 ouros, 36 pratas e 31 bronzes dos americanos (98 no total).

Foto: Reprodução/Getty Images

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Gabriel Medina

‘Foi um erro meu’, diz Gabriel Medina após se recusar a tomar vacina contra a Covid-19

O surfista Gabriel Medina usou as redes sociais na manhã desta sexta-feira para se pronunciar sobre o fato de não ter escolhido não tomar a vacina contra a Covid-19. Ele vai perder a etapa do Mundial de Surfe no Taiti por não estar imunizado. Segundo Medina, houve um problema de agenda, que o impediu de se vacinar. Mas que ele irá sim tomar o imunizante.

“Vacina salva vidas, galera! Foi um erro meu eu não ter conseguido encaixar a imunização na minha agenda de treinos pros desafios desse ano, focado no Campeonato Mundial. Mas em breve tomarei a minha”, afirmou Medina. Segundo ele, “enquanto isso, sigo tomando todos os cuidados e seguindo os protocolos de segurança”, escreveu.

O caso veio a tona na quinta-feira (5), quando o próprio surfista contou, em uma live, que vai perder a etapa do Mundial de Surfe em Teahupoo, no Taiti, porque não tomou vacina – embora o Comitê Olímpico Brasileiro tenha oferecido o imunizante a todos os atletas que disputaram as Olimpíadas em Tóquio.

“Eu não vou para Teahupoo porque não tomei a vacina, aí tem que fazer 10 dias de quarentena. Aí não dá tempo de ir do México para lá, porque é uma seguida da outra. Vou ser obrigado a não ir, sacanagem. Mas de boa”, considerou.

Gabriel Medina já teve, pelo menos, quatro oportunidades de se imunizar e não o fez

Gabriel Medina já deixou passar ao menos quatro oportunidades de se vacinar contra covid-19. Dessas, três foram antes de viajar ao Japão. Contrariando os insistentes pedidos do Comitê Olímpico Internacional (COI), o surfista veio às Olimpíadas de Tóquio sem se vacinar. Ao voltar ao Brasil, ele poderia ter se vacinado em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, onde mora, e que está vacinando pessoas de mais de 18 anos, o que inclui, naturalmente, Medina, que tem 27.

Ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), que ofereceu aos atletas a oportunidade de imunização pensando na Olimpíada, Medina alegou uma desconformidade entre seu calendário de competições e o da vacinação de atletas.

O brasileiro ainda foi para a Califórnia, nos Estados Unidos, onde foi realizada mais uma etapa da WSL. Lá, Medina também teve a oportunidade de se vacinar, antes ou depois da competição porque, naquele momento, os EUA já estavam disponibilizando imunizantes para visitantes de qualquer idade. Na época, Medina já sabia que viria a Tóquio e sobre a importância de vir vacinado.

Mas Medina não aproveitou a oportunidade nos EUA e voltou ao Brasil, para sua casa em Maresias, de onde postou foto no Instagram no dia 27 de junho. Depois disso, o COB ainda realizou mais duas rodadas de vacinação em São Paulo, nos dias 5 e 12 de julho. A seleção masculina de futebol, por exemplo, se vacinou na primeira data, com o imunizante da Pfizer, deixando para tomar a segunda dose na volta ao Brasil.

Foto: Francisco Seco/AP

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ofensas racistas

Inglaterra: Polícia prende 11 por ofensas racistas a jogadores

A polícia britânica prendeu 11 pessoas como parte de uma investigação sobre as ofensas racistas virtuais dirigidas a alguns jogadores negros da seleção da Inglaterra após a derrota na final da Euro 2020, no dia 11 de julho passado. Marcus Rashford, Jadon Sancho e Bukayo Saka foram os alvos das ofensas depois de errarem suas cobranças na disputa de pênaltis com a Itália, que decidiu a partida após empate de 1 x 1.

O incidente das ofensas racistas desencadeou uma investigação policial e foi amplamente repudiado pela seleção inglesa, a realeza e líderes políticos e religiosos da Inglaterra. A Unidade de Policiamento do Futebol do Reino Unido disse que 207 postagens em redes sociais foram identificadas como criminosas, das quais 123 contas pertencem a indivíduos estrangeiros e 34 a britânicos.

“Há pessoas por aí que acreditam que podem se esconder atrás de um perfil de rede social e ficar impunes postando comentários abomináveis. Elas precisam repensar”, disse Mark Roberts, líder do Conselho de Chefes do Policiamento do Futebol da Polícia Nacional, em um comunicado. “Temos investigadores procurando proativamente comentários ofensivos ligados à partida e, se eles atingirem um patamar criminoso, aqueles que as postam serão presos”.

Com informações da Agência Brasil

Foto: Reuters/Peter Powel/Direitos reservados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Calendário Olímpico Hoje, 6 de agosto de 2021

Calendário olímpico hoje – sexta-feira, 6 de agosto: confira as disputas olímpicas de hoje e onde assistir

Calendário olímpico hoje – sexta-feira, 6 de agosto de 2021: os jogos olímpicos estão na reta final e o Por Dentro do RN deixa você bem informado para não perder nenhuma competição.

Confira abaixo o calendário esportivo desta sexta-feira, 6 de agosto de 2021, com horário e locais de exibição das principais modalidades esportivas participantes dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

ATENÇÃO: O CALENDÁRIO OLÍMPICO DO DIA 7 DE AGOSTO (SÁBADO) JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NESTE LINK

Calendário olímpico hoje, sexta-feira, 6 de agosto de 2021

05h15 (horário de Brasília)
Pentatlo Moderno (Feminino) – Hipismo;
Transmissão ao vivo: SporTV 4

07h00 (horário de Brasília)
Hipismo (Misto) – Classificatória do Salto por Equipes;
Transmissão ao vivo: SporTV 2 e BandSports

07h30 (horário de Brasília)
Pentatlo Moderno (Feminino) – Final do Tiro e Corrida;
Transmissão ao vivo: SporTV+ (sinal extra)

09h00 (horário de Brasília)
Vôlei Feminino – Semifinal – Brasil e Coréia do Sul;
Transmissão ao vivo: Globo, SporTV 2 e BandSports

21h44 (horário de Brasília)
Canoagem (Masculino) – Semifinal – Velocidade C1 1000 metros
Transmissão ao vivo: Globo, SporTV e BandSports

22h00 (horário de Brasília)
Ginástica Rítmica (Feminina) – Classificatórias – Grupo Geral;
Transmissão ao vivo: SporTV 4

22h00 (horário de Brasília)
Saltos Ornamentais (Masculino) – Semifinal;
Transmissão ao vivo: SporTV+ (sinal extra)

23h39 (horário de Brasília)
Canoagem (Masculino) – Final – Velocidade C1 1000 metros
Transmissão ao vivo: Globo, SporTV e BandSports

Calendário de modalidades até a manhã de sábado, 7 de agosto de 2021

01h00 (horário de Brasília)
Vôlei Masculino – Disputa do 3º Lugar – Brasil x Argentina
Transmissão ao vivo: Globo, SporTV e BandSports

02h45 (horário de Brasília)
Boxe (Masculino) – Final Peso Médio – Herbert Conceição (BRA) x (UCR) Oleksandr Khyzhniak
Transmissão ao vivo: Globo, SporTV 3 e BandSports

07h00 (horário de Brasília)
Hipismo (Misto) – Final – Saltos por Equipes
Transmissão ao vivo: Globo, SporTV 2

08h30 (horário de Brasília)
Futebol Masculino – Final – Brasil x Espanha
Transmissão ao vivo: Globo, SporTV 2 e BandSports

Foto: Reprodução/Molly Darlington/Reuters

A equipe do Por Dentro do RN atualiza o calendário olímpico diário constantemente. Se não apareceu o jogo que você espera por aqui, volte em breve que, talvez, ele tenha sido adicionado.

ATENÇÃO: O CALENDÁRIO OLÍMPICO DO DIA 7 DE AGOSTO (SÁBADO) JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NESTE LINK

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lionel Messi deixa o Barcelona

URGENTE: Após 17 anos no time principal, Messi deixa o Barcelona; clube confirma saída

Lionel Messi deixa o Barcelona quase 17 anos após a sua chegada no time principal, em outubro de 2004; clube emitiu nota oficial confirmando saída.

O jogador argentino Lionel Messi deixa o Barcelona e não é mais jogador do clube. A decisão foi confirmada pela equipe e pode ser lida na íntegra abaixo.

“Apesar de ter chegado a um acordo entre o FC Barcelona e Leo Messi e com a clara intenção de ambas as partes de assinarem hoje um novo contrato, este não pode ser formalizado devido a obstáculos económicos e estruturais (regulamento espanhol LaLiga).

Diante desta situação, Lionel Messi não continuará vinculado ao FC Barcelona. Ambas as partes lamentam profundamente que os desejos do jogador e do clube não possam ser finalmente atendidos. O Barça agradece de todo o coração ao jogador o seu contributo para a valorização da instituição e deseja-lhe o melhor na sua vida pessoal e profissional”.

Confira a publicação original no perfil oficial do Barcelona no Instagram.

Foto: Reprodução/Getty Images

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Calendário Olímpico de hoje 5 de agosto de 2021

Calendário olímpico hoje – 5 de agosto – confira as disputas olímpicas de hoje e onde assistir

Calendário olímpico hoje – 5 de agosto de 2021: mais uma madrugada olímpica se aproxima e o Por Dentro do RN deixa você bem informado para não perder nenhuma competição.

Confira abaixo o calendário olímpico de hoje , 5 de agosto de 2021, com horário e locais de exibição das principais modalidades esportivas participantes dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

ATENÇÃO: O CALENDÁRIO OLÍMPICO DO DIA 6 DE AGOSTO (SEXTA-FEIRA) JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NESTE LINK

Calendário olímpico hoje, 5 de agosto de 2021

21h30 às 23h (horário de Brasília)
Canoagem (Masculina e Feminina) – C2 500 metros;
Canoagem (Masculina) – C1 1000 metros;
Canoagem (Masculina e Feminina) – K4 500 m;
Transmissão ao vivo: Globo, SporTV 2 e BandSports

Calendário até a manhã de sexta-feira, 6 de agosto de 2021

02h30 (horário de Brasília)
Pentatlo Moderno (Feminino) – Natação;
Transmissão ao vivo: Globo e SporTV 4

03h30 às 05h30 (horário de Brasília)
Saltos Ornamentais (Masculino) – Classificatórias – Plataforma de 10 metros;
Transmissão ao vivo: Globo, SporTV 3 e BandSports

03h45 (horário de Brasília)
Pentatlo Moderno (Feminino) – Rodada Bônus da Esgrima;
Transmissão ao vivo: Globo e SporTV 4

04h50 (horário de Brasília)
Marcha Atlética (Feminino) – Final dos 20 km;
Transmissão ao vivo: SporTV 2

05h15 (horário de Brasília)
Pentatlo Moderno (Feminino) – Hipismo;
Transmissão ao vivo: SporTV 4

07h00 (horário de Brasília)
Hipismo (Misto) – Classificatória do Salto por Equipes;
Transmissão ao vivo: SporTV 2 e BandSports

07h30 (horário de Brasília)
Pentatlo Moderno (Feminino) – Final do Tiro e Corrida;
Transmissão ao vivo: SporTV+ (sinal extra)

09h00 (horário de Brasília)
Vôlei Feminino – Semifinal – Brasil e Coréia do Sul;
Transmissão ao vivo: Globo, SporTV 2 e BandSports

Foto: Divulgação/FIVB

A equipe do Por Dentro do RN atualiza o calendário olímpico diário constantemente. Se não apareceu o jogo que você espera por aqui, volte em breve que, talvez, ele tenha sido adicionado.

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ATENÇÃO: O CALENDÁRIO OLÍMPICO DO DIA 6 DE AGOSTO (SEXTA-FEIRA) JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NESTE LINK

Seleção Brasileira de Vôlei Masculino perde da Rússia

No vôlei masculino, Brasil perde para a Rússia de virada e dá adeus ao ouro olímpico em Tóquio

Em partida que começou com vitória no primeiro set, seleção brasileira de vôlei masculino não supera Rússia e dá adeus ao ouro em Tóquio.

O vôlei masculino brasileiro deu adeus à chance de ouro olímpico em Tóquio. A seleção brasileira lutou bastante na madrugada desta quinta-feira, pelo horário brasileiro, mas não resistiu ao Comitê Olímpico Russo. A derrota por 3 sets a 1, com parciais de 25/18, 21/25, 24/26, 23/25, impede a luta pelo bicampeonato olímpico nos Jogos de Tóquio, mas ainda dá chance de obter a medalha de bronze.

Os russos foram superiores ao longo da maior parte do jogo, principalmente a partir do segundo set. No terceiro, chegaram a ter seis pontos de desvantagem, porém buscaram uma incrível virada para liderar o placar. Na equilibrada quarta parcial, os adversários do Brasil foram melhores nos momentos mais importantes e sacramentaram a vaga na final.

O Brasil esteve longe de repetir as boas atuações dos últimos jogos. Lucarelli e Wallace oscilaram muito ao longo no jogo, sem a mesma confiança das partidas anteriores. Tanto que o destaque brasileiro foi Leal, com 18 pontos. Do outro lado, o maior pontuador russo foi Maxim Mikhaylov, com 22. Na decisão do ouro, marcada para as 9h15 de sábado (de Brasília), o adversário dos russos sairá do confronto entre França e Argentina. Quem perder vai encarar o Brasil na disputa do bronze, a 1h30 da madrugada do mesmo dia.

Foto: Reuters/Carlos Garcia Rawlins

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Pedro Barros é medalha de prata em Tóquio

Pedro Barros é prata no skate park em Tóquio, a terceira do Brasil no esporte

O catarinense Pedro Barros conquistou a medalha de prata no skate park na Olimpíada de Tóquio, no início da madrugada desta quinta-feira (5) no Parque de Esportes Urbanos de Ariake. Ele garantiu a a segunda posição da prova com a nota de 86,14 pontos, que alcançou logo em sua primeira tentativa. Nas outras duas ele fez 73,5 e 22,99.

A medalha dourada ficou com o australiano Keegan Palmer, que fez uma volta espetacular e obteve a nota de 95,83 em sua última oportunidade. Com 84,13, o americano Cory Juneau faturou o bronze e fechou o pódio. Além de Pedro Barros, o Brasil foi representado na grande decisão por Luiz Francisco, que terminou em quarto com 83,14 pontos, e por Pedro Quintas, o oitavo com 38,47.

Antes da conquista de Pedro Barros no park, o skate brasileiro já havia garantido outras duas pratas, ambas no street, com a maranhense Rayssa Leal, a Fadinha do Skate, de apenas 13 anos; e o paulista Kelvin Hoefler, de 28 anos.

Foto: Júlio Detefon/COB

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Calendário Olímpico hoje

Calendário olímpico hoje: confira as disputas olímpicas de hoje, 4 de agosto, e de amanhã 5 de agosto

Calendário olímpico hoje: mais uma madrugada olímpica se aproxima e o Por Dentro do RN deixa você bem informado para não perder nenhuma competição.

ATENÇÃO: O CALENDÁRIO OLÍMPICO DO DIA 5 DE AGOSTO (QUINTA-FEIRA) JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NESTE LINK

Confira abaixo o calendário olímpico de hoje, com horário e locais de exibição das principais modalidades esportivas dos dias 4 de agosto e 5 de agosto nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Calendário olímpico hoje, 4 de agosto de 2021

21h (horário de Brasília)
Skate Park – Classificatórias
Transmissão ao vivo: SporTV 2 e BandSports
Decatlo – Atletismo (Masculino) – 110 m com barreiras
Transmissão ao vivo: SporTV 2

21h50 (horário de Brasília)
Decatlo – Atletismo (Masculino) – Lançamento de disco
Transmissão ao vivo: SporTV 2

22h (horário de Brasília)
Atletismo (Feminino) – Classificatórias – 4 x 100 metros rasos
Transmissão ao vivo: SporTV 2

23h (horário de Brasília)
Atletismo (Masculino) – Final do Arremesso de Peso
Transmissão ao vivo: SporTV 2

Calendário até a manhã de quinta-feira, 5 de agosto de 2021

00:30 (horário de Brasília)
Skate – Modalidade Park (Masculino)
Transmissão ao vivo: Globo, SporTV 2 e BandSports

00h45 (horário de Brasília)
Decatlo – Atletismo – Salto com vara (Masculino)
Transmissão ao vivo: SporTV 2

01h (horário de Brasília)
Vôlei Masculino – Semifinal – Brasil x Rússia
Transmissão ao vivo: Globo, SporTV e BandSports

02h15 (horário de Brasília)
Boxe – Semifinal Peso Leve- Beatriz Ferreira (BRA) x (FIN) Mira Potkonen
Transmissão ao vivo: Globo, SporTV 2 e BandSports

03h18 (horário de Brasília)
Boxe – Semifinal Peso Médio- Hebert Conceição (BRA) x (ROC) Gleb Bakshi
Transmissão ao vivo: Globo, SporTV 2 e BandSports

04h30 (horário de Brasília)
Atletismo – Final Marcha Atlética (Masculino)
Transmissão ao vivo: SporTV

07h15 (horário de Brasília)
Decatlo – Atletismo – Lançamento de dardo (Masculino)
Transmissão ao vivo: Globo, SporTV e BandSports

09h40 (horário de Brasília)
Decatlo – Final Atletismo 1500 metros rasos (Masculino)
Transmissão ao vivo: Globo, SporTV e BandSports

Foto: Yuri Cortez/AFP

O CALENDÁRIO OLÍMPICO DO DIA 5 DE AGOSTO (QUINTA-FEIRA) JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NESTE LINK

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ana Marcela Cunha

Ana Marcela Cunha conquista medalha de ouro na maratona aquática em Tóquio

A brasileira Ana Marcela Cunha ganhou medalha ouro na manhã desta quarta-feira em Tóquio (noite de terça pelo horário do Brasil) nos 10km no Odaiba Marine Park com o tempo de 1h59min30s08. A atleta de 29 anos é a responsável pela quarta medalha de ouro para o Brasil nos jogos olímpicos de Tóquio.

Na competição, a holandesa Sharon van Rouwendaal levou a medalha de prata. Já o bronze ficou com a australiana Kareena Lee.

Ana Marcela Cunha nasceu em Salvador, na Bahia, e tem ao todo 11 medalhas em Campeonatos Mundiais de Esportes Aquáticos, das quais são cinco de ouro. Além disso, a atleta foi eleita a melhor maratonista aquática do mundo em seis temporadas.

Foto: Jonne Roriz/COB

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Instituto Ítalo Ferreira

Instituto Ítalo Ferreira é apoiado pelo Governo do RN e oferecerá aulas de surf e idiomas em Baía Formosa

O Governo do Estado apoia a instalação do Instituto Ítalo Ferreira, iniciativa do surfista Norte-rio-grandense medalha de ouro na Olimpíada de Tóquio. Nesta terça-feira (03) a governadora Fátima Bezerra recebeu o pai de Ítalo, Luiz Ferreira, para apresentação do projeto que tem a finalidade de contar a trajetória do esportista e atender crianças e jovens carentes com potencial para a prática do esporte.

“Esta iniciativa merece todo o nosso respeito e apoio. Como o próprio Ítalo disse, ele quer dar aos jovens de Baía Formosa a oportunidade que não tiveram quando criança devido às dificuldades financeiras que a família tinha. O nosso governo é de origem popular, está recuperando a capacidade financeira e investindo para o desenvolvimento econômico e social“, afirmou Fátima Bezerra.

Instituto Ítalo Ferreira sairá do papel
Foto: Sandro Menezes/Assecom

O Instituto já tem local definido e projeto arquitetônico pronto. Segundo Luiz Ferreira, as obras físicas devem estar concluídas em fevereiro de 2022. Além de expor as premiações conquistadas por Ítalo, 70 jovens serão selecionados na rede escolar para participar da escolinha de surf. Além de aulas no mar, serão oferecidas aulas de inglês e francês e alimentação. Também vai funcionar como local de visitação e contemplação, já que as instalações contarão com um mirante com 15 metros de altitude.

“O protagonismo de Ítalo mudou a realidade de Baía Formosa. Muitas pessoas passam a procurar o local, isso amplia o turismo e, por consequência, a atividade econômica”, ressaltou a governadora, professora Fátima Bezerra. Ela informou a Luiz Ferreira que o Governo já estuda melhorias na segurança pública – busca parceria com a prefeitura para doação de terreno para reestruturar a delegacia – e maior efetivo policial. Outra medida será a inscrição no programa Nota Potiguar, que dará opção ao contribuinte de escolher o Instituto para ser beneficiado com parte do ICMS ao pedir a nota fiscal em suas compras.

Instituto Ítalo Ferreira em Baía Formosa
Foto: Sandro Menezes/Assecom

Também na área da educação, o Governo do Rio Grande do Norte pretende firmar parcerias. Hoje a Secretaria Estadual da Educação, da Cultura e do Desporto (Seec) tem o programa Litoral Esportivo que promove competições de surf, estimulando a prática do esporte como ocupação saudável para a juventude.

Através da Fundação José Augusto (FJA), o Governo do RN vai incluir, dentro do projeto de homenagem a personalidades potiguares, a construção de uma escultura de Ítalo para ser instalada em Baía Formosa. No momento da audiência, a governadora ligou para Guaraci Gabriel e fez a proposta da construção da escultura que foi aceita de imediato.

Ao lado da governadora, na audiência concedida ao pai de Ítalo Ferreira, o vice-governador Antenor Roberto enfatizou que o Instituto e as ações estaduais vão ampliar a oferta de atrações para visitação. “Baía Formosa terá mais valor agregado e opções para o turismo que ganha nova perspectiva após a vitória de Ítalo”, pontuou Antenor.

A governadora recebeu Luiz Ferreira acompanhada também dos secretários de Estado do Turismo, Ana Maria Costa; da Tributação, Carlos Eduardo Xavier; da Segurança Pública e da Defesa Social, Francisco Araújo; da adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista; da subsecretária do GAC, Laísa Costa; da adjunta da Educação, Márcia Gurgel; do subsecretário de Esporte e Lazer, Canindé França, e do coordenador de Esporte da Seec, Cézar Nunes. Luiz Ferreira compareceu acompanhado do vereador Robson Nobre, suplente do vereador Alcides Ferreira, e do ex-vereador Ernandes Ferreira.

Foto: Sandro Menezes/Assecom-RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Brasil e Letônia no vôlei de praia

Brasil perde da Letônia no vôlei de praia masculino por 2 sets a 0

Sem chance de reação, dupla brasileira Evandro e Bruno Schmidt perdem da Letônia por 2 a 0 e dão adeus às Olimpíadas de Tóquio.

O Brasil sofreu mais uma dura eliminação no vôlei de praia na Olimpíada de Tóquio. Na madrugada desta segunda-feira, pelo horário brasileiro, Evandro e Bruno Schmidt foram superados pela Letônia de Martins Plavins e Edgars Tocs por 2 sets a 0, com parciais de 21/19 e 21/18, em 49 minutos.

No domingo, Ágatha e Duda caíram na chave feminina, também pelas oitavas. Com estas quedas, o Brasil segue com duas duplas ainda competindo em Tóquio, uma de cada naipe. Ana Patrícia e Rebecca estão nas quartas de final. E Alison e Álvaro Filho ainda vão jogar pelas oitavas, na manhã desta segunda.

Evandro e Bruno, dupla número 31º do ranking mundial, vinham embalados em Tóquio. Lideraram o Grupo E, com três vitórias na fase anterior. Era a única dupla brasileira em Tóquio que ainda não havia sido derrotada. Mas, contra os letões (32º do ranking), em jogo que começou com sol e terminou com chuva, não conseguiram repetir as boas atuações.

Bruno é o atual campeão olímpico – levou o ouro no Rio-2016 ao lado de Alison. Evandro foi campeão mundial em 2017, quando também faturou o título do Circuito Mundial. Apesar da larga experiência e conquistas, a dupla enfrentou grande obstáculo na reta final de sua preparação para os Jogos. Em fevereiro, Bruno contraiu covid-19 e passou 13 dias internado, sendo cinco deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Queria jogar mais esse torneio. Estava muito gostoso. O mundo todo prestigiando. Mas paciência. Saio daqui com a sensação de que queria ter mais longe. Mas, quando olho para trás, vejo que fiz o meu máximo. Eu olho para trás e tenho muito orgulho do que eu fiz. Agradeço ao Evandro, que teve paciência mesmo sabendo que eu poderia chegar longe do meu melhor aqui”, declarou Bruno, ao fim da partida, em entrevista ao canal SporTV. “Há um mês eu não sabia se estaria aqui”.

A dupla brasileira começou o jogo hesitante, com erros bobos, principalmente em tentativas de Evandro de segundo bola. Os letões aproveitaram as chances, abriram vantagem de até três pontos. A reação de Bruno e Evandro foi rápida, buscando a virada para 13/12. O duelo ficou equilibrado em 16/16.

Porém, a dupla da Letônia voltou a abrir frente de dois pontos, graças aos ataques de Plavins em deixadas bem colocadas, neutralizando qualquer chance de bloqueio por parte de Evandro, de 2,10 metros de altura. Com certa tranquilidade, os letões confirmaram a vitória no primeiro set.

Na segunda parcial, o roteiro foi semelhante. Plavins e Tocs iniciaram na frente, apostando nas deixadas de Plavins e nas boas defesas de Tocs. Pelo lado brasileiro, Bruno e Evandro usavam a força nos saques do segundo e nos ataques do primeiro. Bruno, porém, cometia mais erros, apesar de protagonizar os melhores ralis.

A parceria da Letônia botou novamente três pontos de frente. Em dia inspirado, Plavins comandava o time letão. Fazia ponto até de manchete, do fundo da quadra. Com dificuldades para reagir, os brasileiros lutaram até o fim, mas não conseguiram parar os bons fundamentos dos rivais e evitar a eliminação.

“A parte ofensiva deles funcionou muito mais do que a nossa. Aí jogamos com pressão o tempo todo. Mérito deles. Erramos muito no primeiro set”, comentou Bruno. “Fico triste porque queria estender o torneio o máximo possível. Mas estou feliz de ter tido oportunidade de estar aqui”, lamenta.

Foi a segunda queda de uma dupla brasileira em Tóquio. No domingo, Ágatha e Duda foram batidas pelas alemãs Laura Ludwig, campeã olímpica no Rio-2016, e Margareta Kozuch. A parceria do Brasil era considerada favorita ao pódio por ocuparem atualmente a liderança do ranking mundial.

Com informações da Tribuna do Norte

Foto: Wander Roberto/COB

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Handebol feminino cai

Handebol Feminino: Brasil perde para a França e deixa as Olimpíadas na primeira fase

O handebol feminino, tal como o masculino, também se despediu dos Jogos Olímpicos de Tóquio na primeira fase. As brasileiras precisavam ao menos de um empate com a França para se classificarem ao mata-mata, mas foram derrotadas por 29 a 22 no Yoyogi National Stadium, na madrugada desta segunda-feira, pelo horário de Brasília.

Avançam às quartas as quatro primeiras seleções de cada chave. A campanha do handebol feminino do Brasil em Tóquio teve uma vitória, um empate e três derrotas. A equipe brasileira ficou na quinta colocação do Grupo B, à frente apenas da Hungria, e deu adeus à chance de jogar a fase final da Olimpíada. Com o triunfo, a França se classificou.

As campanhas ruins das seleções masculina e feminina acendem o alerta para que haja uma reestruturação no handebol brasileiro. Não existe uma liga competitiva da modalidade no País e o esporte estagnou depois que o time feminino foi campeão mundial em 2013.

Não faltaram dedicação e luta às jogadoras do Brasil no confronto decisivo com a França. Mas a forte equipe francesa foi superior em quase toda a partida, controlou o jogo e venceu com tranquilidade.

A seleção brasileira teve seu melhor momento no início, período em que chegou a estar na frente no placar, mas não foi constante o suficiente e as francesas construíram uma considerável vantagem de gols a partir da metade do primeiro tempo. Foram muitos erros do Brasil nas conclusões das jogadas, rendendo contragolpes bem aproveitados pelas francesas.

“O trabalho que fizemos foi muito bom, mas não foi suficiente. Infelizmente, não conseguimos continuar a nossa caminhada”, disse Alexandra Nascimento, a Alê, eleita melhor jogadora de handebol do mundo em 2012 e seguramente uma das principais atletas da modalidade no Brasil.

“A gente até pecou no excesso de vontade. O querer demais também atrapalha. Erramos nas finalizações. Se você não faz o gol la na frente, não dá tempo de retornar no contra-ataque”, completou Alê. A ponta direita disputou sua quinta e última Olimpíada. “Estou feliz de participar desse grupo, mas a minha caminhada se encerra por aqui”, resumiu ela, emocionada.

A goleira Babi também se emocionou após a eliminação precoce em Tóquio e agradeceu aos que apoiaram a seleção. “Mostramos para o Brasil que o handebol deve ser levado a sério. Dói muito porque a gente se envolve tanto. Mas o esporte é assim”, falou a abatida atleta.

Com informações da Tribuna do Norte

Foto: Susana Vera/Reuters

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Canoagem Isaquias e Godmann

Isaquias e Jacky vencem bateria e garantem vaga na semifinal da canoagem

Após estreia abaixo do esperado, Isaquias Queiroz e Jacky Godmann reagiram na madrugada desta segunda-feira, pelo horário brasileiro, e confirmaram o lugar da dupla na semifinal do C-2 1.000 metros da canoagem velocidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Tanto a semi quanto a final estão marcadas para a noite de segunda (de Brasília), manhã de terça no Japão.

Isaquias e Jacky haviam começado mal na eliminatória, quando ficaram apenas em terceiro lugar e não conseguiram avançar diretamente à semifinal. Somente os dois primeiros de cada bateria pulariam as quartas de final, ganhando descanso até terça. Assim, precisaram voltar ao canal Sea Forest, em Tóquio, duas horas depois para, então, garantir a classificação à semifinal.

Pelas quartas, terminaram a bateria com o tempo de 3min48s611, pouco acima do registrado na eliminatória (3min48s378). Nas quartas, eles precisavam chegar entre os três primeiros colocados da bateria, que contou com cinco duplas. E não decepcionaram. Largaram na frente e mantiveram a dianteira durante os 1.000 metros. Na metade da prova, Isaquias e Jacky abriram boa vantagem sobre os rivais e terminaram com o melhor tempo das quartas.

O segundo lugar da bateria ficou com os ucranianos Pavlo Altukhov e Dmytro Ianchuk (3min49s356), logo à frente dos romenos Catalin Chirila e Victor Mihalachi (3min51s565). As semifinais estão marcadas para começar às 21h45 desta segunda (de Brasília). Se confirmarem o favoritismo, os brasileiros disputarão a final às 23h50.

As duas baterias, de eliminatória e quartas de final, marcaram a estreia de Isaquias no Japão. Primeiro brasileiro a conquistar três medalhas numa mesma edição dos Jogos, no Rio-2016, ele chegou a Tóquio com status de favorito ao pódio. E avisou que sua busca é pelo ouro, após deixar escapar no Rio de Janeiro, quando faturou duas pratas (C-1 1000 e C-2 1000) e um bronze (C-1 200).

Na capital japonesa, o canoísta vai disputar apenas duas provas. Além da C-2 1.000m, vai competir no C-1 1.000m. E na disputa em duplas compete ao lado de Jacky, estreante em Jogos, porque seu parceiro habitual, Erlon de Souza, medalhista também no Rio-2016, se machucou meses antes da Olimpíada.

Outro representante do Brasil na canoagem velocidade, Vagner Souta também precisou passar pelas quartas de final ao ficar no quinto e último lugar em sua bateria classificatória do K-1 (caiaque) 1.000 metros, com 3min57s178. Como acontece no C-1 e no C-2, somente os dois primeiros avançam direto às semifinais.

Pouco depois, pelas quartas de final, Souta terminou sua bateria no terceiro lugar, com 3min52s402, e não conseguiu passar à semifinal. Somente os dois primeiros avançaram. Assim, o canoísta se despediu de Tóquio. Aos 30 anos, o brasileiro disputava sua segunda Olimpíada. Na primeira, no Rio-2016, competiu no K4, quando ficou em 13º entre 14 caiaques, formando quarteto com Roberto Maehler, Celso Oliveira e Gilvan Bitencourt Ribeiro.

Na capital japonesa, estava apenas no K-1. Nascido em Guarantã do Norte (MT), mas radicado em Cascavel (PR), Souta chegou a frequentar o seminário, quando cogitou virar padre. E esteve no Exército Brasileiro até que, em 2009, se encantou pelos caiaques. Quatro anos depois, já estava na seleção brasileira.

Em 2015, viveu seu melhor ano na canoagem velocidade. Conquistou duas medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Toronto: prata no K-4 1.000m e bronze no K-2 1.000m. No Pan de Lima-2019, foi bronze no K-1 1.000m.

Foto: Julio César Guimarães/COB/Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Rebeca Andrade é ouro

Rebeca Andrade é a primeira medalhista de ouro do Brasil na ginástica artística

A ginasta Rebeca Andrade conquistou neste domingo (1º) a primeira medalha de ouro na ginástica artística para o Brasil, nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ela venceu no salto e alcançou o lugar mais alto no pódio.

“Eu dedico a conquista da medalha de ouro a todo mundo, mas, em especial, ao meu treinador, Francisco Porath. A gente trabalhou muito e era um dos aparelhos em que eu tinha mais chance, como vocês sabem. Eu fiquei muito satisfeita. Acho que fico mais feliz com a felicidade dele do que com a própria medalha. Ele só quer me ver brilhar e a única forma que eu posso retribuir é com a minha ginástica e nosso trabalho. Eu pude fazer isso por ele na quinta, com a medalha de prata, e hoje, com a medalha de ouro. E é isso que eu vou buscar fazer, dar orgulho para as pessoas, para a minha família e pra mim”, disse Rebeca Andrade ao Comitê Olímpico Brasileiro.

É a segunda medalha de Rebeca Andrade nos Jogos de Tóquio. Ela já havia conquistado a prata no individual geral. Rebeca ainda tem chance de aumentar a sua coleção na final do solo, que será disputada nesta segunda-feira. “Estou bem centrada, amanhã tem mais um dia de competição, mais um dia que vou dar 110% de mim”, concluiu.

A paulista Rebeca Andrade, de 22 anos, fã da campeã mundial Daiane dos Santos, com essas duas conquistas, é a primeira brasileira na ginástica artística a conquistar o ouro e a prata em uma mesma edição dos Jogos Olímpicos. Antes de chegar aos dois pódios em Tóquio, a ginasta passou pela última de três cirurgias no joelho em meados de 2019, após romper o ligamento cruzado anterior do joelho pela terceira vez em quatro anos.

Rebeca conseguiu a nota 15,083 de média, após 15,166 no primeiro salto e 15,000 no segundo. A medalha de prata ficou com a norte-americana Mykayla Skinner, que obteve 14,916, e o bronze com a sul-coreana Yeo Seojeong, com 14,733.

Com informações do Comitê Olímpico Brasileiro 

Foto: Miriam Jeske/COB

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

América de Natal e Treze (América e Treze)

Após estar perdendo por 2 a 0, América arranca empate do Treze na Arena das Dunas

O América de Natal e o Treze de Campina Grande empataram em 2 a 2 neste sábado, na Arena das Dunas. O time paraibano começou vencendo, até que o América conseguiu arrancar o empate nos minutos finais. O jogo foi válido pela Série D do Campeonato Brasileiro.

O ritmo do jogo foi estabelecido pelo Treze, mesmo na condição de visitante. Os gols foram marcados por Anderson Gindré e Euller Viana. O América diminuiu a diferença aos 38 e aos 40 minutos do segundo tempo, com gols de Alvinho Mazinho. Com o resultado, o América se manteve isolado na vice-liderança do grupo 3 na Série D do Brasileiro, com 15 pontos.

Foto: Canindé Pereira/América FC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Italo Ferreira faz tatuagens

Ítalo Ferreira faz tatuagens para eternizar a conquista olímpica para o Brasil e para o RN

O surfista potiguar e agora medalhista olímpico Ítalo Ferreira, de Baía Formosa, fez novas tatuagens em seu corpo para registrar a conquista da medalha de ouro nas Olimpíadas 2021. O atleta ganhou a medalha na última semana e fez as novas tatuagens neste sábado (31), em referência aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Em uma das tatuagens, Ítalo escreveu a palavra “Gold”, que significa “ouro”, fazendo alusão à medalha conquistada. A nova marca foi feita na região pouco acima do seu peitoral.

Foto: Reprodução/SporTV

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Flamengo

Com grande facilidade, Flamengo goleia ABC e abre vantagem nas Oitavas da Copa do Brasil

Sem praticamente fazer força, o Flamengo goleou o ABC na noite de ontem, 29, pela primeira partida das Oitavas de Final da Copa do Brasil. A partida, realizada no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, terminou com o placar de 6 a 0 a favor do atual bicampeão brasileiro, dando ampla vantagem para garantir a classificação para a próxima fase da competição no próximo jogo, daqui a uma semana.

O Flamengo foi às redes potiguares quatro vezes somente no primeiro tempo. Gabigol, duas vezes, De Arrascaeta e Bruno Henrique marcaram – os quatro gols foram marcados em um intervalo de 17 minutos, com o primeiro aos 27 e o quarto aos 44 do primeiro tempo. Na segunda etapa, Donato (contra) e Michael marcaram para o time carioca.

Com o resultado, o Flamengo encaminha sua classificação para as Quartas de Final da Copa do Brasil, podendo perder o próximo jogo por até 5 gols de diferença. O ABC só se classifica tendo que vencer por 7 gols de diferença – se igualar o placar do Maracanã, a vaga será decidida em cobranças de pênaltis.

Com o 6 a 0 desta quinta-feira, o técnico Renato Gaúcho emplaca sua quinta vitória em 5 jogos à frente do Flamengo – das 5 vitórias, 4 foram com goleadas. Essa é a maior série invicta de um treinador recém-chegado à Gávea desde 2009, bem como é a maior sequência de goleadas consecutivas desde 2003.

O ABC foi amplamente dominado pelo atual campeão brasileiro durante todo o jogo. Prova disso é o fato de que foi registrado apenas um chute a gol do time potiguar durante os 90 minutos.

ABC e Flamengo se enfrentarão novamente na próxima quinta-feira, 05, a partir das 21:30. O jogo, que será realizado em Natal, teve seu local modificado: em vez do estádio Frasqueirão, casa do ABC, a partida será realizada na Arena das Dunas. Antes, porém, as equipes voltam as atenções no domingo, 01, às 16h, para o Campeonato Brasileiro: Pela Série A, o Flamengo vai a São Paulo enfrentar o Corinthians; Já pela Série D, o ABC visitará Caruaru, em Pernambuco, para enfrentar o Central.

Foto: Marcelo Cortes/CRF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ítalo Ferreira

Ítalo Ferreira desembarca no Brasil com um desejo: ‘Surfar. Amanhã já estarei na água’

Ítalo Ferreira estava tão ansioso para retornar ao Brasil como primeiro campeão olímpico do surfe, e encontrar os amigos e a família, que não dormiu durante o voo de 13 horas que partiu do Japão. E agora, que voltou para casa, já sabe uma das primeiras coisas que deseja fazer, surfar.

O surfista de 27 anos desembarcou nesta quinta-feira em Guarulhos (SP) em escala de voo para o Rio Grande do Norte, onde mora com a família na cidade de Baía Formosa, dois dias após conquistar a medalha de ouro na estreia do surfe na Olimpíada de Tóquio (Japão).

“Essa é a melhor parte, agora é festejar com meus amigos, minha família, e já tenho que começar a treinar de novo, porque já tem disputa do Mundial em breve”, disse Ítalo Ferreira a repórteres no aeroporto.

Campeão mundial da modalidade em 2019, Ítalo atualmente é vice-líder do ranking mundial, atrás de Gabriel Medina, que terminou em quarto lugar nos Jogos Olímpicos. A próxima etapa do Circuito Mundial de Surfe será no México, com a janela de competições começando no dia 10 de agosto. “Amanhã estarei na água, quando chegar em casa vou surfar com meus amigos e começar a treinar novamente”, afirmou.

Com informações da Agência Brasil

Foto: Reuters/Carla Carniel/Direitos reservados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Rayssa Leal

VÍDEO: Rayssa Leal, a Fadinha do Skate, demonstra maturidade e cancela recepção em Imperatriz por causa da pandemia

Rayssa Leal pediu aos fãs não irem buscá-la no aeroporto e que fiquem em casa para evitar a propagação do coronavírus.

Em uma atitude madura para uma menina de apenas 13 anos, a skatista mirim e medalhista olímpica em Tóquio, Rayssa Leal, mostrou que a sua disciplina vai além das pistas de skate e decidiu cancelar a recepção calorosa em sua cidade natal, Imperatriz, no estado nordestino do Maranhão.

“Salve, galera. Venho aqui dar um recadinho rapidinho para vocês, sobre minha chegada em Imperatriz. Estamos passando por um momento ainda delicado sobre a Covid, então, eu decidi cancelar minha recepção para evitar as aglomerações. Então, evitem, por favor, de irem ao aeroporto”, pediu a a atleta brasileira mais nova da história a disputar os jogos olímpicos e conquistar medalha de prata.

“Eu queria muito receber todo o carinho de vocês, mas infelizmente não é esse o momento. Agradeço demais por todo o carinho, por todo o apoio, mas por favor se cuidem, usem máscara, álcool em gel e tomem a vacina. Tenho certeza que, em breve, vamos vencer esse vírus”, concluiu Rayssa Leal

Foto: Reprodução/Twitter

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Surfista mirim de Baia Formosa

VÍDEO: Surfista mirim de Baía Formosa viraliza após entrevista empolgante após medalha de Ítalo Ferreira em Tóquio

Em entrevista à repórter da Inter TV Cabugi, o surfista mirim Arthur, que é apadrinhado pelo campeão mundial e agora campeão olímpico de surfe, Ítalo Ferreira, acabou viralizando na internet ao narrar como foram os momentos que sucederam a vitória do surfista potiguar nas Olimpíadas de Tóquio, na qual se tornou o primeiro campeão da nova modalidade olímpica da história.

Ao ser perguntado se tinha torcido muito por Ítalo Ferreira, Arthur responde com um bom nordestino e potiguar: “Ômi, eu acordei logo cede, assisti à bateria; fui no buggy. A gente estava lá, a prancha quebrou, fez dos sets na bateria. Quando acabou, foi uma festa, uma passeata e todo mundo uhhhhhhhhhhhh”, disse o surfista mirim potiguar. O vídeo foi postado no Twitter e já tem milhares de visualizações.

Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Olimpíadas hoje calendário atualizado

Olimpíadas hoje: confira o calendário das competições olímpicas em 27 de julho e 28 de julho

Olimpíadas hoje: mais uma madrugada olímpica se aproxima e o Por Dentro do RN deixa você bem informado para não perder nenhuma competição.

Confira abaixo o calendário atualizado, com horário, das principais modalidades esportivas do dia de hoje nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Se gostou, compartilhe com todo mundo.

Olimpíadas hoje, 27 de julho de 2021 (modalidades olímpicas)

Badminton: Beiwen Zhang (EUA) x (BRA) Fabiana Silva – Início às 22h20;

Natação: Leonardo de Deus e Revezamento – Início às 22h49;

Vôlei de Praia: Ana Patrícia e Rebecca (BRA) x (LET) Graudina e Kravcenoka – Início às 23h;

Judô: Rafael Macedo (BRA) x (CAZ) Islam Bozbayev e Maria Portela (BRA) x (REF) Nigara Shaheen – Início às 23h.

Competições da madrugada/manhã de 28 de julho de 2021 (modalidades olímpicas)

Natação – 4 x 200 livres: Final – Início às 0h26;

Canoagem Slalon: Ana Sátila e Pepe Gonçalves – Início às 0h50;

Boxe: Keno Marley x Daxiang (CHI) – Início às 2h12;

Tênis Feminino (duplas): Luisa Stefani e Laura Pigossi (BRA) x (EUA) Mattek-Sands e Pegula – Início às 3h40;

Futebol Masculino: Brasil x Arábia Saudita – Início às 5h;

Tênis Misto (duplas): Luisa Stefani e Marcelo Melo (BRA) x (SER) Stojanovic e Djokovic – Início às 6h40;

Natação Feminina (100m livres):Classificatórias – Início às 7h;

Ginástica Masculina: Caio Souza e Diogo Soares – Início às 07h15;

Handebol Masculino: Espanha x Brasil – Início às 7h30;

Natação Masculina (200m Medley): Classificatórias – Início às 8h15;

Natação Feminina (4 x 200 livres): Classificatórias – Início às 8h30;

Badminton Masculino: Kanta Tsuneyama (JAP) x (BRA) Ygor Coelho – Início às 8h40;

Tênis de Mesa: Hugo Calderano x Alemanha – Início às 9h;

Vôlei Masculino: Brasil x Rússia – Início às 9h45.

Competições da noite de 28 de julho de 2021 (modalidades olímpicas)

Rugby de 7 (Feminino): Canadá x Brasil – Início às 21h30;

Handebol (Feminino): Espanha x Brasil – Início às 23h;

Remo (Masculino): Skiff Simples – Início às 23h;

Judô (Masculino): Rafael Buzacarini (BRA) x (BEL) Toma Nikiforov – Início às 23h35.

Foto: Reprodução/Reuters

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ítalo Ferreira

Potiguar Ítalo Ferreira conquista medalha de ouro no surfe

O brasileiro Ítalo Ferreira tirou onda, ou melhor, dominou as ondas na Praia de Tsurigasaki, onde ocorreram as disputas do surfe na Olimpíada de Tóquio (Japão). O potiguar conquistou na madrugada desta terça-feira (27) a primeira medalha de ouro do surfe, modalidade estreante nos Jogos Olímpicos. Atual campeão mundial, Ítalo dominou a final contra o japonês Kanoa Igarashi, vencendo por 15.14 a 6.6. A medalha de bronze ficou com o australiano Owen Wright, que venceu o brasileiro Gabriel Medina por 11.97 a 11.77 na disputa pelo pódio.

Moradores de Baía Formosa (RN), cidade natal do campeão, comemoraram o primeiro ouro para o país em Tóquio.

Na estreia da competição, Ítalo liderou a primeira bateria, com o somatório de pontos de 13.67. Com esta pontuação, ele ficou à frente do japonês Hiroto Ohhara (11.40), do italiano Leonardo Fioravanti (9.43) e do argentino Lele Usuna (8.27).

Classificado para as oitavas de final, o brasileiro derrotou o neozelandês Billy Stairmand por 14.54 a 9.67. Nas quartas, ele voltou a encarar o japonês Hiroto Ohhara, que esteve presente na bateria inicial. Ítalo mais uma vez levou vantagem, e derrotou o oponente por 16.3 a 11.9.

Com informações da Agência Brasil

Foto: Jonne Roriz/COB/Direitos reservados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

América bate o Sousa

América bate o Sousa de virada na Arena das Dunas; alvirrubro venceu por 4 a 1

Time do Sousa abre o placar, mas não consegue segurar a vantagem e é goleado pelos donos da casa na Arena das Dunas, em Natal.

Em duelo entre o Dragão potiguar e o Dinossauro paraibano, o time de Natal levou a maior. Após tomar um susto nos primeiros minutos do primeiro tempo e levar um gol do Sousa, aos 6 minutos, América de Natal arruma a casa, vira o jogo e goleia o time paraibano por 4 a 1 em jogo válido pela 7ª da Série D do Campeonato Brasileiro.

O primeiro gol americano saiu aos 44 minutos da primeira etapa, quando Elvinho lançou Wesley, que cortou o zagueiro paraibano e marcou. Dois minutos depois, após pressionar o Sousa, Erick Varão aproveitou uma sobra na área e marcou o segundo gol dos alvirrubros.

Os dois gols que completaram a goleada do América saíram no segundo tempo. O terceiro saiu dos pés de Mazinho, que avançou e tocou para Rodrigo; o jogador então deu um tiro, fazendo o goleiro do Sousa espalmar e deixar a área livre para Patrick marcar. Para despachar os paraibanos para casa, Mazinho fez um excelente lançamento e deixou Alvinho na cara do gol. O atacante dominou e concluiu o jogo em favor do América.

Com a vitória, o América entrou no G4 do Grupo A3 da Série D, com 11 pontos e ocupando a quarta posição.

Foto: Reprodução/Canindé Pereira/América de Natal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Nigeria

Nigéria tem primeiro delegado olímpico hospitalizado com Covid-19

De acordo com a emissora de televisão Asahi, um delegado olímpico da Nigéria se tornou o primeiro visitante dos Jogos de Tóquio hospitalizado com a Covid-19. A infecção do nigeriano foi divulgada hoje (16). O Japão luta para conter uma alta de infecções locais a uma semana do evento.

O delegado da Nigéria tem aproximadamente 60 anos. Ele não é atleta,e foi diagnosticado na noite de quinta-feira (15) no aeroporto com sintomas amenos. Por causa da idade e de problemas de saúde preexistentes, ele foi hospitalizado. Também nesta sexta-feira (16), o Comitê Olímpico Australiano disse que o tenista Alex de Minaur, 15º do ranking, foi diagnosticado com Covid-19 antes de viajar para os Jogos, tornando-se o atleta mais recente a ver seu sonho olímpico destruído pelo vírus.

Quem também teve o sonho olímpico frustrado foi o jogador de basquete norte-americano Bradley Beal. Ontem (15), a USA Basketball disse que o astro do Washington Wizards foi submetido a protocolos do coronavírus em um campo de treinamento de Las Vegas e perderá os Jogos.

O coronavírus infectou vários atletas e outros envolvidos com a Olimpíada, no momento em que as infecções se disseminam em Tóquio e especialistas alertam que um quadro pior ainda poderá acontecer. Os jogos vão começar no próximo dia 23 de julho.

Foto: Reuters/Issei Kato/Direitos Reservados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

COI

COI alerta atletas sobre ‘manifestações políticas’ nas Olimpíadas

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, disse nesta sexta-feira (16) que os atletas não deveriam fazer “manifestações políticas” ou expressar suas opiniões pessoais nos pódios dos Jogos de Tóquio. O Comitê afrouxou sua Regra 50 neste mês. O item proibia quaisquer protestos dos atletas, mas agora permite que eles façam gestos durante as provas, contanto que sem interrompê-las e com respeito pelos outros competidores.

Mas ainda existe uma ameaça de sanções se quaisquer protestos forem feitos nos pódios de medalha durante o evento de 23 de julho a 8 de agosto. “O pódio e as cerimônias de medalhas não são feitos… para uma manifestação política ou outra”, disse Bach ao jornal Financial Times.

“Eles são feitos para homenagear os atletas e os ganhadores de medalhas por conquistas esportivas, e não por suas (opiniões) particulares”, afirmou Bach. “A missão é ter o mundo inteiro junto em um lugar e competindo pacificamente um com o outro. Isto você nunca conseguiria se os Jogos (se tornassem) polarizadores”, complementou o presidente do COI.

Embora os protestos de atletas nas Olimpíadas sejam raros, nos Jogos do México de 1968 os velocistas negros norte-americanos Tommie Smith e John Carlos foram expulsos do evento depois de abaixarem as cabeças e erguerem os punhos com luvas negras no pódio para protestarem contra a desigualdade racial. Na Olimpíada Rio 2016, o maratonista etíope Feyisa Lilesa ergueu os braços e cruzou os pulsos ao atravessar a linha de chegada para mostrar apoio aos protestos de sua tribo Oromo contra os planos do governo para realocar terras de cultivo.

Foto: Eugene Hoshiko/Pool via Reuters/Direitos Reservados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Presidente do COI

Presidente do COI descarta risco de Covid-19 em Tóquio

O presidente do COI, o Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, disse nesta quinta-feira (15) que existe um risco “zero” de participantes dos Jogos infectarem moradores do Japão com covid-19 no momento em que os casos atingem uma alta de seis meses na cidade-sede.

“O risco para outros moradores da Vila Olímpica e o risco para o povo japonês é zero”, disse Presidente do COI, acrescentando que os atletas e as delegações da Olimpíada passaram por mais de oito mil exames de coronavírus e que só três foram positivos. Estes casos foram isolados, e seus contatos próximos também estão sujeitos a protocolos de quarentena, disse Bach no início das conversas com a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, e a presidente da Tóquio 2020, Seiko Hashimoto.

A pouco menos de uma semana da cerimônia de abertura de 23 de julho, Tóquio relatou 1.308 infecções novas de covid-19 nesta quinta-feira (15), seu maior número diário desde o final de janeiro. Adiada no ano passado por causa da pandemia de covid-19, a Olimpíada tem pouco apoio público no Japão em meio aos temores generalizados de um novo surto de coronavírus.

Críticos da realização dos Jogos de Tóquio apresentaram nesta quinta-feira (15) uma petição que já reuniu mais de 450 mil assinaturas neste mês, noticiou a mídia do país. Os organizadores impõem “bolhas” olímpicas para evitar novas transmissões da covid-19, mas especialistas médicos temem que não sejam suficientemente vedadas.

As informações são da Agência Brasil

Foto: Reuters/Fabrizio Bensch/Direitos Reservados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Angelique kerber

Angelique Kerber desiste dos Jogos de Tóquio 2020

A medalhista olímpica alemã Angelique Kerber engrossou nesta quinta-feira (15) a lista de grandes nomes que desistiram dos Jogos de Tóquio, alegando que as últimas semanas no circuito exigiram demais de seu corpo. Vencedora de três títulos de Grand Slam, Kerber conquistou a medalha de prata no evento feminino de simples dos Jogos Rio 2016.

A tenista de 33 anos teve uma temporada de grama movimentada, tendo disputado três torneios no mês passado – ela venceu em Bad Homburg e chegou às semifinais de Wimbledon.

“Representar a Alemanha na Londres 2012 e na Rio 2016 como parte da equipe alemã sempre foi uma das melhores lembranças da minha carreira até hoje”, disse Angelique Kerber em um comunicado. “Isto torna ainda mais decepcionante para mim aceitar o fato de que meu corpo precisa de descanso após as poucas semanas intensas que ficaram para trás e que tenho que me recuperar primeiro antes de voltar à competição no final deste verão”. “Obrigada pelo apoio, já que esta é uma decisão muito difícil para mim. Boa sorte a todos os meus colegas atletas alemães em Tóquio, sentirei falta de vocês”.

Várias celebridades do tênis se ausentarão da Olimpíada, incluindo Roger Federer, Rafael Nadal, Dominic Thiem, Serena Williams, Simona Halep e Bianca Andreescu. Principais cabeças de chave do Reino Unido, Dan Evans e Johanna Konta tampouco comparecerão, uma vez que tiveram exames de covid-19 positivos.

Os Jogos de Tóquio acontecerão entre os dias 23 de julho e 8 de agosto.


As informações são da Agência Brasil

Foto: Peter van den Berg/USA TODAY Sports/Reuters/Direitos Reservados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ataques racistas

Quatro são presos na Inglaterra após ataques racistas a jogadores ingleses

Quatro pessoas foram presas devido a ataques racistas virtuais contra jogadores da seleção de futebol da Inglaterra após a final da Eurocopa no último domingo (11), informou a polícia do Reino Unido nesta quinta-feira (15).

Uma equipe de especialistas está analisando os ataques racistas, disse a polícia, desde que os jogadores negros Marcus Rashford, Jadon Sancho e Bukayo Saka foram alvos de ofensas racistas nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter. Os três perderam pênaltis na derrota para a Itália na cobrança de penalidades no estádio Wembley de Londres. As ofensas foram amplamente criticadas, e o governo promete ações contra empresas de redes sociais se elas não retirarem material ofensivo mais rapidamente.

“Estamos trabalhando muito intensamente com plataformas de redes sociais, que estão fornecendo dados que precisamos para impulsionar inquéritos”, disse o chefe de polícia Mark Roberts, a autoridade responsável por comandar a reação da corporação britânica a questões ligadas ao futebol. “Se identificarmos que você está por trás deste crime, rastrearemos você e você enfrentará as consequências graves de suas ações vergonhosas”, concluiu. Uma investigação de crime de ódio liderada pela Unidade de Policiamento do Futebol do Reino Unido está em andamento.

A polícia disse que dezenas de aplicativos de dados foram encaminhados a empresas de tecnologia e que quatro pessoas já foram presas.

As informações são da Agência Brasil

Foto: Reuters/Frank Augstein/Direitos Reservados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Flamengo Renato Gaúcho

Flamengo enfrenta Defensa y Justicia na estreia de Renato Gaúcho

O Flamengo enfrenta o Defensa y Justicia às 21h30 (horário de Brasília)da noite desta quarta-feira (14), no estádio Norberto “Tito” Tomaghello, na província de Buenos Aires. A partida será o duelo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América e marcará a estreia do técnico Renato Gaúcho como técnico do Rubro-Negro. A Rádio Nacional transmite a partida ao vivo a partir das 21h30, com narração de André Marques, comentários de Mário Silva, reportagens de Rafael Monteiro e plantão de Luiz Ferreira.

Além de enfrentar o adversário argentino, o treinador também terá que lidar com uma extensa lista de desfalques. O zagueiro Rodrigo Caio, o atacante Bruno Henrique e o meia Diego ainda estão se recuperando de lesões e não ficam à disposição para o confronto. Expulso na fase de grupos do torneio, Arão ainda terá que cumprir mais um jogo de suspensão. Por outro lado, Renato Gaúcho poderá contar com o centroavante Gabriel Barbosa, que não joga pela equipe há 46 dias. O último jogo foi o 0 a 0 contra o Vélez Sarsfield, no final da fase de grupos da competição.

Do lado dos argentinos, a principal baixa é a saída do atacante Braian Romero. No clube desde 2019, ele já havia feito 21 gols em 31 jogos nessa temporada, sendo seis na primeira fase da Libertadores. O atacante foi contratado pelo River Plate para ser o substituto de Rafael Borré, que foi negociado com o Eintracht Frankfurt. Outra saída foi a do volante Enzo Fernández. O jogador também foi para o River Plate.

A partida de volta do duelo será realizada na quarta-feira (21) no Maracanã.

Com informações da Agência Brasil

Foto: Alexandre Vidal/Flamengo/Direitos Reservados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC

ABC vence o Central de Caruaru e assume a liderança do Grupo A3 da Série D

Pelo Grupo A3 da Série D do Campeonato Brasileiro, o ABC venceu o Central de Caruaru por 2 a 0. O jogo aconteceu no Frasqueirão na tarde deste domingo, 11 de julho. Com o resultado, o alvinegro da capital assume a liderança do grupo e soma 12 pontos, com quatro vitórias e duas derrotas; seguido por Sousa e Campinense, ambos com 11 pontos, na segunda e terceira colocações, respectivamente.

Ao pressionar o time pernambucano, o ABC abriu o placar com o volante Vinícius Paulista. Mesmo com as boas chances criadas em jogadas pelos lados, foi mais uma vez com bola parada que o ABC conseguiu o segundo. Em dia inspirado, o volante Vinícius Paulista marca novamente após Alisson Cassiano cabecear para o meio da área.

No próximo sábado (17), o ABC viaja para Campina Grande para enfrentar o Campinense. O clube paraibano vem de uma vitória fora de casa contra o Atlético Cearense. Em jogo realizado na cidade de Horizonte, o Campinense venceu o time do Ceará por 3 a 2.

Foto: Reprodução/Twitter/ABC Futebol Clube

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

América de Natal

América empata com o Treze após erros de arbitragem no Amigão

Em jogo válido pela Série D do Campeonato Brasileiro, o alvirrubro da capital empatou com o Treze de Campina Grande por 2 a 2. A partida aconteceu no estádio Amigão, casa do Treze. Em um jogo marcado por controvérsias, o árbitro paranaense Robson Babinski acabou ajudando o time paraibano em detrimento do América; ao anular um gol válido dos alvirrubros e ainda marcar incorretamente um pênalti a favor dos donos da casa.

Dos quatro gols validados pelo juiz, o Galo da Paraíba marcou dois, com Euller e Wallison Bahia; já o América, que abriu o placar com Elvinho aos 12 minutos da primeira etapa, tomou a virada e só foi empatar novamente aos 20 do segundo tempo. Com o resultado, o América voltou ao G4 do Grupo 3. O retorno do alvirrubro ao G-4 se deu pela derrota do Atlético Cearense para o Campinense, também de Campina Grande.

Foto: Canindé Pereira/América de Natal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Renato Gaúcho é Flamengo

Flamengo contrata Renato Gaúcho após demissão de Ceni

Renato Portaluppi, conhecido mais popularmente como Renato Gaúcho, é o novo técnico do Flamengo, de acordo com publicações das redes sociais da equipe carioca. Com a demissão de Rogério Ceni, na madrugada do sábado (10), após um período conturbado com o time rubro-negro, o acerto com o novo técnico veio rapidamente. A união foi firmada durante uma reunião com a direção do Flamengo no fim da tarde deste sábado.

Renato Gaúcho deverá viajar com o time para Argentina já na segunda-feira (12) para fazer a sua estreia diante do Defensa y Justicia na próxima quarta-feira, no primeiro jogo das oitavas de final da Libertadores.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA/Ilustração/Fotos Públicas

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Argentina

Brasil perde para a Argentina e tira os hermanos da fila de títulos

Pela primeira vez desde 1993, a seleção principal da Argentina conquistou um título. E foi em grande estilo. Na final da Copa América, em pleno Maracanã, Messi e companhia derrotaram o Brasil por 1 a 0 e encerraram um jejum que atravessou gerações. O gol de Di Maria possibilitou aos argentinos conquistarem o seu 15º troféu na competição, igualando-se ao Uruguai como maior vencedor na história.

O lance crucial da partida aconteceu aos 21 minutos da primeira etapa. De Paul fez longo lançamento pela direita. Renan Lodi aparentemente tinha a situação sob controle, mas errou o tempo para cortar a bola, que ficou limpa para Di Maria. Ele entrou na área e com um toque encobriu o goleiro Ederson.  Pouco inspirado, o Brasil só foi encontrar um melhor futebol e melhores chances na segunda etapa. Richarlison, em jogada pela direita, chegou a marcar, mas foi identificado impedimento do atacante no início da jogada. 

Na reta final, Gabriel Barbosa, uma das várias substituições do técnico Tite, pegou uma sobra de levantamento pela esquerda e chutou forte, mas o goleiro Martinez colocou para escanteio. A Argentina também teve a chance de matar o jogo, mas o craque Lionel Messi, ao receber dentro da área, de cara para o gol, se enrolou tentando driblar o goleiro Ederson. 

O lance desperdiçado acabou não fazendo falta, já que pouco depois a Argentina confirmou o triunfo e um título histórico, muito comemorado pelos atletas em campo e pelos torcedores argentinos que compareceram ao Maracanã (a prefeitura do Rio liberou a presença de 10% de público).

A seleção argentina voltou a comemorar um título com sua equipe profissional (foi campeã olímpica em 2004 e 2008) depois de 28 anos. A última conquista havia sido justamente em uma Copa América, em 1993, quando derrotou o México na decisão da edição sediada pelo Equador.

Para Messi, o triunfo no Maracanã representou o primeiro troféu pelo país, depois de derrotas nas finais das Copas Américas de 2007, 2015 e 2016 e também na decisão da Copa do Mundo de 2014, curiosamente disputada também no estádio carioca.

Com informações da Agência Brasil

Foto: Copa América/Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Brasil e Argentina

Brasil e Argentina decidem Copa América; jogo será no Maracanã

Brasil e Argentina vão disputar decisão da Copa América neste sábado, 10, a partir das 21h no horário de Brasília. O jogo será disputado no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Historicamente, esta será a quarta vez em que Brasil e Argentina disputam uma decisão de Copa América.

Na primeira delas, em 1937, os argentinos levaram o título. As duas equipes só voltaram a se encontrar em uma final da competição em 2004, quando a seleção brasileira triunfou por 4 a 2 na disputa de pênaltis. O último encontro entre brasileiros e argentinos foi vencida pelo Brasil, que venceu por 3 a 0 (em 2007 na Venezuela, para conquistar seu oitavo troféu da competição.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF/Direitos Reservados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Série D América vence o Atlético do Ceará

Série D: América bate o Atlético/CE na Arena das Dunas; 2 a 0 com gols de Esquerdinha e Max

Em jogo válido pelo Grupo A-3 da Série D do Campeonato Brasileiro, time alvirrubro faz 2 a 0 ainda no primeiro tempo e bate o Atlético Cearense.

O América venceu há pouco o Atlético Cearense na Arena das Dunas pelo placar de 2 a 0. Com os dois gols marcados ainda no primeiro tempo, o América precisou apenas de cinco minutos para decidir a partida. O primeiro gol saiu aos 21 minutos, quando Esquerdinha aproveitou a bola sobrando na área e marcou. Cinco minutos depois, quando o relógio marcava 26 minutos, Max “Homem de Pedra” fez amplia o marcador a favor do alvirrubro após falha do zagueiro Waldson, do Atlético do Ceará.

Na segunda etapa, o América seguiu à risca a estratégia de não abrir espaços e recuou, o que esfriou o jogo até o time cearense começar a encontrar brechas na tentativa de furar o bloqueio americano. A fim de proteger a equipe dos ataques do Atlético Cearense, Renatinho Potiguar mexeu no meio e na frente, dando um fôlego novo à equipe da Rodrigues Alves, que conseguiu esfriar a pressão da equipe de Fortaleza e sair com a vitória de mais uma rodada da Série D.

Foto: Reprodução/Canindé Pereira/América de Natal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado

Goleiro do Vasco com a 24

Goleiro do Vasco utilizará o número 24 após campanha contra LGBTfobia

Halls, goleiro do Vasco de apenas 22 anos, procurou a comissão técnica do clube e pediu autorização para usar o número 24 nos próximos jogos do clube.

Após lançar um uniforme pintando a tradicional faixa transversal com as cores do arco-íris, o Vasco entra nos holofotes mais uma vez em decorrência do mês do Orgulho LGBTQIA+, encerrado no último dia 30 de junho. Dessa vez, Halls, goleiro vascaíno de 22 anos, decidiu fazer a sua parte e adotou o número 24 no uniforme que utiliza debaixo dos travessões de São Januário.

“Eu me sinto honrado em poder usar a 24, ainda mais durante esta campanha onde o Vasco se posicionou sobre a causa LGBTQIA+ contra a homofobia e a transfobia. Há alguns anos até cogitaram banir o número no futebol brasileiro só por conta da associação ao jogo do bicho”, disse Halls em entrevista.

Halls nasceu em Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro e está no Vasco desde 2015, quando foi descoberto no Artsul. Atualmente, o goleiro do Vasco ocupa a vaga de Lucão, que foi convocado para as Olimpíadas de Tóquio.

Vasco mudou uniforme em homenagem à causa LGBTQIA+

No último dia 26 de junho, o Vasco anunciou em suas redes sociais um novo uniforme. A tradicional faixa transversal que estampa o material esportivo do clube foi pintada com as cores do arco-íris e utilizada no jogo contra o Brusque, pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Foto: Divulgação/Vasco da Gama

Na partida, após marcar um gol, o atacante e artilheiro do clube, Germán Cano, ergueu a bandeira LGBTQIA+ em durante sua comemoração. Atitude foi louvada por várias pessoas, inclusive de torcedores de outros clubes. Cano é um grande defensor das minorias e está sempre se posicionando a respeito de temas considerados tabus para a sociedade.

Antes de goleiro do Vasco, Germán Cano já tinha homenageado causa
Foto: Rafael Ribeiro/Vasco

Foto: Matheus Lima/Vasco

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Seleção Chile

Com um expulso e passando sufoco, Brasil vence o Chile por 1 a 0

O Brasil derrotou o Chile por 1 a 0 e garantiu vaga nas semifinais da Copa América. A partida foi disputada nesta sexta-feira (2) no estádio Nilton Santos. O único gol da partida saiu dos pés de Lucas Paquetá. Além disso, a seleção terminou com um jogador a menos após a expulsão do atacante Gabriel Jesus.

O próximo jogo do Brasil será no Engenhão na próxima segunda-feira (5), quando mede forças com o Peru a partir das 20h (horário de Brasília) em busca de uma vaga na grande decisão da competição.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF/Direitos Reservados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Número 24 CBF

CBF tem 48h para explicar à Justiça o porquê de não adotar o número 24 em suas camisas; veja decisão

Número 24 é historicamente associado, de maneira negativa, aos homens gays; número também é o equivalente ao veado no jogo do bicho.

Após o UOL revelar que a informação de que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não adotava o número 24 em suas camisas, Grupo Arco Íris de Cidadania LGBT entrou com uma ação na Justiça contra a CBF para que a Confederação explique as razões pelas quais o número não é adotado nos jogos da Seleção Brasileira. Após receber a ação movida pelo Grupo, a 10ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) acatar o pedido e impôs uma multa de R$ 800,00 à CBF em caso de descumprimento da decisão, que foi definida pelo juiz Ricardo Cyfer.

Veja a decisão:

A história por trás do preconceito contra o número 24

O número 24, no Brasil, é constantemente associado ao animal veado do jogo do bicho. Por ser associado de maneira negativa a homens gays, tanto o animal quanto o número equivalente a ele no jogo do bicho são tidos como “piadas de mau gosto”.

O que a CBF precisa explicar à Justiça?

1. A decisão de não incluir o número 24 nas camisas é oficial da CBF?

2. Quem define quais números são permitidos ou proibidos?

3. Existe algum departamento específico para definir os números?

4. A Conmebol ou a Fifa possuem alguma diretriz para a escolha ou proibição de números?

Nas palavras do juiz Ricardo Cyfer

O juiz da 10ª Vara Cível do TJ-RJ disse que a decisão é importante para abranger o futebol para os públicos não-masculinos. De acordo com Cyfer, o futebol ainda é “um esporte que se insere nessa tradição masculina”, diz.

“Da mesma forma, tem se mostrado cada vez com maior clareza o importante papel que a adoção de medidas afirmativas no âmbito das práticas esportivas exercem para o incremento dessa luta, com ênfase para aqueles esportes tradicionalmente considerados no universo masculino”, afirmou.

Foto: Reprodução/Globo Esporte

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

França é eliminada

França é eliminada pela Suíça na Eurocopa após falha crítica de Mbappé

França é eliminada da Eurocopa após iniciar o torneio com status de favorita. O craque Mbappé sai do campeonato sem balançar as redes.

É isso mesmo: a grande favorita para vencer a Eurocopa, a França é eliminada do campeonato. A eliminação ocorreu ontem, em jogo contra a Suíça. Em um jogo bem jogado, as duas seleções terminaram o tempo regulamentar em 3 a 3. Nos pênaltis, Suíça bateu França com uma falha decisiva do craque francês Mbappé. O jogo aconteceu na capital da Romênia, Bucareste.

A Suíça saiu na frente e perdeu um pênalti. A França aproveitou as brechas abertas pelos suíços após chutarem um penal nas mãos de Lloris; conseguindo empatar com Benzema e virar dois minutos depois, com Pogba. No fim do segundo tempo, todavia, os suíços se aproveitaram das falhas dos franceses e empataram com Seferovic e Gavranovic, forçando a prorrogação.

No tempo extra, não houve gols de nenhuma das partes e a decisão por pênaltis foi forçada. Todos os suíços converteram suas cobranças. O último pênalti da França, porém, foi cobrado pelo jovem Mbappé e defendido pelo goleiro Sommer, da Suíça, que festejou bastante a eliminação do time azul. O craque do PSG, porém, não fez nenhum gol na Eurocopa e decepcionou os torcedores.

A Suíça pega agora os espanhóis, que mandou a Croácia pra casa em jogo realizado na cidade espanhola de Sevilha. A partida acontece em Sãi Peterburgo, na Rússia, na próxima sexta-feira, às 13h do horário de Brasíla.

Foto: Reuters

Quartas de Final é Brasil e Equador

Pelas quartas de final da Copa América, Brasil enfrenta Equador em Goiânia; Seleção já está classificada

O Brasil enfrenta o Equador neste domingo (27) a partir das 18 horas pelas quartas de final da Copa América. A Seleção, que já está classificada, vai jogar no estádio Olímpico do Goiânia, pela 5ª rodada do Grupo B do torneio, nas quartas de final da competição. A Amarelinha lidera a chave com nove pontos em três partidas. Para o jogo de hoje, o técnico Tite vai realizar algumas mudanças na formação inicial da equipe. Uma já está confirmada, o volante Douglas Luiz, que entra no lugar de Fred para fazer sua estreia na competição.

De acordo Tite, os dois jogadores apresentam características diferentes: “O Douglas é um jogador mais de força, sustentação maior, finalização de média distância, bola longa de inversão, bom pé, passe. O Fred é um jogador mais móvel, articulador, que dá ritmo, transição curta muito rápida”, disse.

Além de Douglas Luiz, outros dois atletas devem ter oportunidades nesta partida, o lateral Emerson e o atacante Vinícius Júnior. Com isso, o Brasil deve entrar em campo com a seguinte formação: Alisson; Emerson, Éder Militão, Marquinhos e Renan Lodi; Fabinho, Douglas Luiz e Everton Ribeiro; Richarlison, Neymar e Vinícius Júnior.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF/Direitos Reservados

Vasco causa LGBTQIA+

Vasco lança uniforme em apoio à causa LGBTQIA+

Clube carioca surpreendeu torcida ao apoiar causa LGBTQIA+ e estampá-la em uniforme. Decisão partiu da gestão de Jorge Salgado no Vasco.

Além de mudar o próprio escudo nas redes sociais, o Vasco foi além e apresentou um novo uniforme. Dessa vez o clube carioca surpreendeu a torcida cruzmaltina ao lançar uniforme em apoio à causa LGBTQIA+.

A ação foi realizada em junho, mês no qual comemora-se o mês do orgulho LGBTQIA+; e foi elogiada por grande parte dos torcedores do clube. O novo uniforme insere detalhes na cor do arco-íris na tradicional faixa cruzmaltina e na gola da camisa.

A homenagem do clube a causas de importância social foi uma das questões abordadas pela chapa de Jorge Salgado (Mais Vasco) durante o conturbado período eleitoral do clube de São Januário.

O vice-presidente, Horácio Júnior, do Vasco usou o seu Twitter para comentar a decisão: “infelizmente, eu não posso me apropriar dessa ideia. Foi uma ideia discutida no GT LGBTQIA+ e que, com muito orgulho vou trabalhar com o Marketing do Clube para a gente licenciar uma camisa desse tipo. É curioso (pra ser gentil) que esse debate ainda gere reações de repulsa. O Vascaíno tem muito orgulho da história do clube na sua luta contra o racismo. Mas tem alguns que não entendem que a homofobia tem o mesmo DNA do racismo, a ignorância. É preciso ter voz ativa contra”, dispara.

A fabricante esportiva do clube é a Kappa, e não divulgou, ainda, o valor da camisa.

Rogério Caboclo rindo

Rogério Caboclo, ex-presidente da CBF, é acusado mais uma vez; diretor o acusa de “condutas ilícitas repugnantes”

Fernando França, diretor de TI da CBF, representou contra Rogério Caboclo na Comissão de Ética da CBF, sob a acusação de “condutas ilícitas repugnantes”.

Rogério Caboclo está no centro de mais uma acusação de assédio. Dessa vez, Fernando França, diretor de TI da instituição, representou contra Caboclo na Comissão de Ética da CBF, sob a acusação de “condutas ilícitas repugnantes”. Fernando França cobrou à CBF a abertura de um novo processo contra Caboclo. Confira documento abaixo:

Foto: Reprodução/ESPN

A acusação de França se baseia no pedido de Caboclo para “grampear” ilegalmente todos os opositores a ele na CBF, a fim de persegui-los dentro da instituição. Ao negar o pedido, Fernando França diz ter sofrido injúrias por parte do ex-presidente da CBF. Além disso, ele alega que outros funcionários da instituição também sofreram pressão de Caboclo para praticar tais condutas.

Com a repercussão, outros diretores sentem-se encorajados pra abrir processos semelhantes contra Rogério Caboclo. Porém, até o momento, parece que nenhuma foi formalizada ainda.

Foto: Lucas Figueiredo

Festa do Globo

Presença de infectados na festa do Globo pode gerar punição

Seis pessoas contaminadas, entre jogadores e comissão técnica, estavam presentes na festa do Globo de Ceará-Mirim, logo após o título inédito do Campeonato Potiguar.

Parece que a comemoração do primeiro título estadual do Globo de Ceará-Mirim foi longe demais. De acordo com Alciney Santos de Araújo, árbitro da final do Campeonato Potiguar, membros da comissão técnica e jogadores que haviam testado positivo para o novo coronavírus foram a campo comemorar a festa do Globo no Frasqueirão, logo após a final do jogo na última quarta-feira, 23.

Alciney soube do caso por meio do delegado da partida, Rubem Neto, e do árbitro reserva, Tarcísio Flores; e anotou o fato na súmula da partida após o apito final. Ao ser notificada pelo árbitro, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) afirmou em nota encaminhará o caso às autoridades competentes.

Foto: Reprodução/Instagram/FNF

De acordo com Rubem Neto e Tarcísio Flores, os jogadores e integrantes da comissão técnica do Globo estavam “infringindo as determinações da nota técnica emitida pela FNF, após uma exigência realizada pelo Ministério Público e da decisão liminar proferida pelo Tribunal de Justiça Desportiva”.

De acordo com os protocolos da CBF, os jogadores devem ser afastados assim que receberem o resultado positivo dos exames e devem, também, permanecer afastados por um prazo mínimo de dez dias. Se os protocolos tivessem sido seguidos pelo clube de Ceará-Mirim, os jogador sequer deveriam ter ido ao estádio.

Se não bastasse a gravidade do caso por si só, apenas o goleiro Pedro Paulo parece ter se preocupado com a utilização de máscara de proteção durante a comemoração. Pela lei, a não obediência às medidas determinadas pelo Ministério da Saúde e da Justiça, conjuntamente, na Lei 13.979, é passível de prisão ou multa. A Lei define as diretrizes sanitárias que devem ser seguidas para evitar a propagação da Covid-19.

Foto: Reprodução/Instagram/Globo FC

Brasil e Colômbia

Copa América: Brasil vence Colômbia com gol polêmico

O Brasil venceu a Colômbia nesta quarta-feira (23) por 2 a 1 no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela quarta e penúltima rodada do Grupo B. Um gol de Casemiro, no último dos dez minutos de acréscimos do segundo tempo, garantiu a terceira vitória consecutiva do Brasil no torneio.

Com o resultado, o Brasil chega a nove pontos, tendo a liderança da chave garantida, independente do que acontecer no próximo domingo (27), contra o Equador, no estádio Olímpico de Goiânia.

Foto: Reuters/Ricardo Moraes/Direitos Reservados

Globo de Ceará-Mirim

Globo de Ceará-Mirim é campeão potiguar pela primeira vez na história

Globo de Ceará-Mirim empatou com o ABC por 1 a 1 no Frasqueirão e levantou a taça pela primeira vez, para a alegria dos 73 mil cearaminenses.

O povo de Ceará-Mirim tem um motivo para comemorar. Pela primeira vez na história, um clube da cidade conseguiu a façanha de vencer o Campeonato Potiguar. A edição de 2021, ocorrida na última quarta-feira, 23, consagrou a Águia como campeã potiguar com apenas nove anos de existência. A partida aconteceu no Frasqueirão e terminou empatada por 1 a 1. Como havia vencido a partida de ida por 2 a 1, no Barretão, o Globo tinha a vantagem do empate na volta.

As coisas complicaram pro time cearaminense antes mesmo da partida, quando a Águia constatou que dois titulares e preparadores físicos testaram positivo para a Covid-19. O goleiro Pedro Paulo e o atacante Clayton não jogaram a partida porque tiveram de ficar em isolamento.

Nem assim, porém, o ABC foi capaz de furar a defesa da Águia, que conseguiu segurar a pressão do alvinegro e inaugurar o placar aos 20 minutos da primeira etapa. Negueba recebeu lançamento de Varão e, após a bola quicar, chutou cruzado abrindo o marcador.

Aos 28 minutos, o mesmo Negueba derruba o atacante Levi na área e juiz marca penalidade máxima. Ao cobrar o penal, o atacante Emerson vê o tiro parar nas mãos de Luiz Henrique, que tirou a bola pro escanteio. Claudinho bateu o tiro de canto e Helitão, de cabeça, deixou tudo igual para o ABC, que não conseguiu mais marcar.

Após bater na trave duas vezes, o Globo de Ceará-Mirim, finalmente, conquistou o campeonato potiguar pela primeira vez na história, para a alegria dos 73 mil habitantes da cidade.

Foto: Alexandre Lago

Sorteio das Oitavas de Final da Copa do Brasil

Jogos das oitavas de final da Copa do Brasil definidos; ABC enfrenta o Flamengo

Do Por Dentro do RN
Foto: Thais Magalhães/CBF

Foi realizado, na tarde desta terça-feira, 22, o sorteio que definiu os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil. O evento, realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, deu aos 16 clubes que ainda participam da competição a chance de saberem seus adversários da fase oitavas de final da Copa do Brasil.

Ao todo, 8 jogos foram definidos, cuja forma de disputa se dará em partidas de ida e volta. Um dos confrontos definidos colocará frente à frente o ABC, único clube potiguar ainda na disputa da competição, e o Flamengo, atual bicampeão da Série A do Campeonato Brasileiro.

Com o sistema de dois jogos para essa fase, também foi sorteada a ordem dos mandos de campo. De acordo com o resultado do sorteio, o primeiro confronto ocorrerá no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, enquanto que o jogo da volta ocorrerá no estádio Frasqueirão, em Natal.

Ainda não há definição das datas dos jogos. Porém, a CBF possui em seu calendário a previsão de realizar os confrontos dessa fase da Copa do Brasil entre o fim de julho e o início de agosto.

Além de Flamengo x ABC, o sorteio também definiu os outros 7 confrontos das Oitavas de Final da Copa do Brasil, também indicando a ordem de ida e volta dos jogos. Confira a seguir os demais jogos sorteados, com o clube à esquerda sendo sorteado como mandante do jogo de ida:

  • São Paulo x Vasco
  • Criciúma x Fluminense
  • Vitória x Grêmio
  • Fortaleza x CRB (AL)
  • Atlético-MG x Bahia
  • Santos x Juazeirense (BA)
  • Athletico-PR x Atlético-GO

Os clubes que vencerem os confrontos se enfrentarão na fase quartas de final, que também terá os jogos definidos em sorteio. A partir dessa fase, também será definido o chaveamento da competição até a Final, que definirá o campeão da Copa do Brasil em 2021 – o vencedor terá direito a uma vaga direta na fase de grupos da Taça Libertadores da América.

Renatinho Potiguar técnico do América

América anuncia Renatinho Potiguar como novo técnico

Anúncio foi realizado no perfil oficial do América de Natal no Instagram. Renatinho Potiguar é de Ceará-Mirim e já comandou o Globo.

A diretoria do América acaba de anunciar que o clube já tem técnico novo. Trata-se de Renatinho Potiguar, ex-treinador do Globo e que, de acordo com o América, foi um dos responsáveis pela reestruturação do futebol do Globo de Ceará-Mirim.

Em seu perfil oficial no Instagram, o clube divulgou uma nota dando boas-vindas ao técnico. Você pode ler a nota abaixo:

Leia a nota sobre a contratação de Renatinho Potiguar para o América:

O Grupo Gestor de Futebol acertou com o técnico @renatinhopotiguar que a partir de amanhã (23) comandará a equipe alvirrubra no Campeonato Brasileiro.

O treinador, que é natural de Ceará-Mirim, comandou o Globo-RN onde reestruturou o futebol profissional do clube e no Santa Cruz de Natal, levando-o a disputar o título do segundo turno do Campeonato Potiguar.

Foto: Divulgação/América de Natal/Rhuan Carlos

Ontem, o clube anunciou a demissão do ex-treinador Daniel Neri, após derrota para o ABC na terceira rodada da série D.

Casos de Covid na Copa América

Covid na Copa América chega a 140 casos

Conmebol atualiza dados e casos de Covid na Copa América no Brasil chegam à 140 infectados. .

A Conmebol confirmou, através de boletim, que casos de Covid na Copa América chegam a 140. Os números foram divulgados nesta segunda-feira (21). A maioria dos infectados são operários, membros de delegações e funcionários terceirizados, segundo o informativo. Desde o início do torneio foram realizados 15.235 testes. O número de infectados corresponde à 0,9% do total.

A Conmebol informou ainda que a incidência de casos está diminuindo em comparação ao último balanço divulgado pela entidade em parceria com o Ministério da Saúde.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF/Ilustração

Twitter América

Após derrota em Clássico-Rei, América demite treinador

Após reunião ocorrida no final da manhã desta segunda-feira (21), diretoria do América decidiu que Daniel Neri não segue mais como técnico do clube.

O América anunciou hoje, 21 de junho, a demissão do treinador Daniel Neri. A informação foi divulgada no perfil oficial do clube no Twitter. A demissão ocorre após a derrota no clássico para o ABC, em partida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série D.

Sobre o último jogo:

O ABC ganhou do América na tarde deste domingo (20), em jogo na Arena das Dunas, na terceira rodada da série D. O Clássico-Rei foi movimentado, com o ABC perdendo por duas vezes no placar, mas empatando e virando nos acréscimos e superando o América.

Com o placar, o ABC segue com 100% de aproveitamento dentro do grupo 3, se mantendo na liderança. O time rubro, por sua vez, perdeu a vaga no G-4 para o Central, que abriu seis pontos de vantagem.

Foto: Reprodução/Canindé Pereira/Twitter

Patrick de Paula

[Vídeo] Jogador Patrick de Paula, do Palmeiras, quase apanha de torcedores após suposta festa clandestina

Torcedores foram até o local onde Patrick de Paula estava e tentaram agredi-lo. O jogador precisou de ajuda de seguranças pra voltar ao local onde estava.

O jogador Patrick de Paula, do palmeiras, foi hostilizado por torcedores palmeirenses em uma suposta festa clandestina no bairro do Tatuapé, em São Paulo.

Os torcedores exaltados xingaram o jogador, que não conseguia sequer entrar no carro para ir embora e precisou de ajuda de seguranças para retornar para o local onde estava. Veja o vídeo abaixo.

Vídeo: Reprodução/Twitter

Nem a diretoria do Palmeiras, nem o jogador se pronunciaram ainda sobre o fato. Jogador já tinha sido advertido pela comissão técnica palmeirense por ter entrado em campo de brinco, no jogo contra o América Mineiro.

Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

De virada, ABC vence América pela série D

O ABC ganhou do América na tarde deste domingo (20), em jogo na Arena das Duans pela série D. O Clássico-Rei foi movimentado, com o ABC perdendo por duas vezes no placar, mas empatando e virando nos acréscimos e superando o América. Com o placar, o ABC segue com 100% de aproveitamento dentro do grupo 3, se mantendo na liderança. O América, por sua vez, perdeu a vaga no G-4 para o Central, que abriu seis pontos de vantagem.

Foto: Andrei Torres/ABC FC

Campeonato Brasileiro: Flamengo e Bragantino se enfrentam no Maracanã

O Flamengo e o Bragantino vão se enfrentar neste sábado (19), às 21h, no Macaranã, pela Série A do Campeonato Brasileiro. Os dois clubes estão invictos. O Flamengo tem duas vitórias em dois jogos disputados. Já o Bragantino disputou quatro jogos, dos quais obteve duas vitórias e dois empates.

A história do confronto entre Flamengo e Bragantino é de equilíbrio. Dos 13 duelos entre os clubes, tivemos quatro vitórias para cada lado e cinco empates.

Foto: Alexandre Vidal/Flamengo/Direitos Reservados

Vasco derrota CRB e vence a 1ª em São Januário

O Vasco da Gama venceu sua primeira partida em casa na edição 2021 da Série B do Campeonato Brasileiro. Essa foi a segunda vitória do time, que goleou o CRB por 3 a 0 em São Januário, no Rio de Janeiro, pela quinta rodada da competição.

Com a vitória, o Vasco ocupa provisoriamente o sétimo lugar, com os mesmos sete pontos de Operário-PR e do próprio CRB. Os paranaenses ficam à frente, na quinta posição, pelo saldo de gols (zero a -1), enquanto os alagoanos, apesar do saldo igual, superam os cariocas pelo número de gols marcados (nove a cinco) e ocupam o sexto lugar.

Foto: Rafael Ribeiro/Vasco Da Gama

Copa América: Brasil vence o Peru por 4 a 0

O Brasil goleou a seleção do Peru por 4 a 0, na noite desta quinta-feira (17) no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 2ª rodada da Copa América. Os gols foram feitos pelo lateral Alex Sandro, do meia Everton Ribeiro e dos atacantes Neymar e Richarlison. O resultado deixou o time do técnico Tite na liderança do Grupo B com seis pontos e 100% de aproveitamento.

Na próxima rodada, o Brasil folga na competição. O time de Tite volta a entrar em campo na próxima quarta-feira (23), enfrentando a Colômbia.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Copa América: seleção chega ao Rio de Janeiro para jogo contra Peru

A seleção brasileira chegou ao Rio e Janeiro no final da tarde desta segunda-feira (14) para se preparar para o jogo contra o Peru, válido pela segunda rodada da fase de grupos da Copa América. A equipe comandada pelo técnico Tite ficará concentrada na Granja Comary, em Teresópolis (RJ).

Antes de seguir para o Rio de Janeiro, os jogadores que não foram titulares na vitória de 3 a 0 sobre a Venezuela, no último domingo (13) em Brasília pela estreia na competição continental, treinaram no estádio Defelê.

Já os titulares no triunfo sobre os venezuelanos fizeram um trabalho de recuperação física. A expectativa é que o grupo inteiro participe das atividades da próxima terça-feira.

O Brasil volta a campo na próxima quinta-feira (17), quando mede forças com a seleção do Peru no estádio Nilton Santos, a partir das 21h (horário de Brasília). A seleção brasileira lidera o Grupo B da competição com três pontos, já os peruanos (que ainda não estrearam na Copa América) aparecem na terceira posição, sem ponto algum.

Da Agência Brasil
Foto: Lucas Figueiredo/CBF/Direitos Reservados

Eriksen

Eriksen dá primeira declaração após desmaiar em campo: ‘obrigado’

“Obrigado a todos, não vou desistir”. Estas são as primeiras palavras do meia Christian Eriksen, da seleção da Dinamarca, através de seu empresário Martin Schoots, após ter desmaiado em campo no jogo do último contra a Finlândia, em Copenhague, na estreia pela Eurocopa. O atleta da Internazionale, de 29 anos, fez uma breve declaração ao jornal italiano Gazzetta dello Sport, na qual agradece tudo o que fizeram por ele e garantiu que não vai desistir.

O jogador dinamarquês afirmou que se sente melhor e que quer entender o que aconteceu no estádio Parken. O jogo contra a Finlândia foi interrompido aos 43 minutos do primeiro tempo, depois do meia ter tido um mal súbito e recuperado a consciência ainda no gramado. A partida foi retomada mais de uma hora depois.

Eriksen desacordado em campo

Schoots afirmou que o jogador está bem disposto, mas ansioso para descobrir o que provocou a parada cardíaca. O empresário recordou a conversa que teve com Eriksen na manhã de domingo. “Ele estava bem disposto, o achei bem”, disse à edição desta segunda-feira do Gazzetta dello Sport. “Todos nós queremos saber o que aconteceu, ele também. Os médicos estão fazendo exames detalhados, vai demorar”, afirmou.

Eriksen, contou o empresário, ficou sensibilizado com as demonstrações de carinho que recebeu. “Chegaram mensagens de todo o mundo”, disse Schoots, afirmando que o jogador ficou especialmente sensibilizado pelas mensagens da Internazionale. Não só dos companheiros de equipe, mas também dos torcedores.

“Metade do planeta está em contato conosco, todos estão preocupados”, acrescentou. “Agora, deve simplesmente descansar”, disse o empresário confirmando que a mulher e os pais de Eriksen estão com ele no hospital em Copenhague.

Portugal

Cristiano Ronaldo garantiu nesta segunda-feira que seu foco está todo na seleção de Portugal, em busca do bicampeonato da Eurocopa, e não nas especulações sobre o seu futuro. Alvo de críticas na Juventus na última temporada, o atacante vem sendo cotado para voltar a defender o Manchester United na próxima temporada europeia.

“Venho jogando no mais alto nível por muitos anos. Então, (essas especulações) não me abalam em nada”, declarou o português. Atual campeão da Eurocopa, Portugal vai estrear nesta edição na terça-feira, contra a Hungria, em Budapeste. No mesmo grupo, a seleção portuguesa terá peça frente a França e a Alemanha.

Delegações estrangeiras contaminam hoteleiros

Delegações estrangeiras contaminam funcionários de hotéis em Brasília

Delegações estrangeiras da Copa América agem como roteadores de Covid e faz torneio registrar 41 casos

Com a chegada das seleções participantes da Copa América no Brasil, rede hoteleira de Brasília registra pelo menos dez casos de Covid-19 entre os seus funcionários. O Ministério da Saúde confirmou a informação ainda na segunda feira, 14.

Na véspera do jogo contra o Brasil, 13 jogadores da seleção venezuelana já haviam testado positivo para o novo coronavírus. Os atletas foram isolados e a equipe jogou desfalcada, perdendo de 3 a 0 para o time comandado por Tite. Mas os casos confirmados não se resumem à Venezuela. Na seleção boliviana, quatro atletas também testaram positivo e não jogarão a próxima partida.

Delegações estrangeiras trazem o coronavírus para o Brasil

Ainda segundo o Ministério da Saúde, há um monitoramento ativo dos funcionários que têm contato direto com as delegações estrangeiras que desembarcam no País e se hospedam na rede hoteleira. Além disso, a pasta liderada pelo ministro Marcelo Queiroga alega ter divulgado protocolos de segurança para evitar a transmissão do vírus na competição. “Faz parte. Se não tivermos possibilidade de casos positivos, não teríamos protocolos rigorosos. Devem vir outros atletas e acontecerá a partida normalmente”, disse Queiroga.

Na próxima quinta-feira, a seleção brasileira enfrenta o Peru, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Na tarde de ontem, 14, a Federação Peruana de Futebol anunciou que um membro da comissão técnica, o preparador físico Néstor Bonillo, testou positivo para Covid e se encontra em isolamento.

Copa América 2021

Copa América 2021: Brasil vence por 3 a 0 a desfalcadíssima Venezuela

Na estreia da Copa América 2021, time de Tite bate a Venezuela desfalcada de 13 jogadores

Em situação normal o Brasil já seria favorito contra a Venezuela no futebol, ainda mais em uma competição disputada no País. Mas na partida inaugural da Copa América 2021, a seleção encontrou um adversário desentrosado e desfalcado após 13 casos de covid-19 que deixaram jogadores em isolamento na véspera da partida. A vitória do time comandado pelo técnico Tite por 3 a 0 foi justa, mas se apertasse poderia ter feito muito mais.

O duelo, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, não teve a presença de torcedores e foi realizado mesmo após críticas de torcedores contrários à realização da competição no Brasil em um momento no qual a pandemia de coronavírus está com números altíssimo de novos casos e mortes. Até para rebater as críticas, a Conmebol divulgou ontem uma “Carta aberta à opinião pública” e nela argumentou que a organização do torneio de seleções mais antigo do mundo se sustenta em três pilares principais: responsabilidade, profissionalismo e objetivo esportivo. Também ressaltou a “bolha sanitária” que as dez delegações estão submetidas.

O controle todo detectou 17 casos positivos de covid-19 no sábado, por exemplo. Por isso a Venezuela entrou em campo bastante desfalcada – os outros casos ocorreram com a seleção da Bolívia. E além da crítica na insistência em realizar o evento, existe um outro problema na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), cujo presidente está afastado do cargo acusado de assédio moral e sexual.

E foi diante de todo esse cenário que os jogadores brasileiros entraram em campo – a contragosto, pois falaram publicamente que a Copa América no País não vinha em boa hora – para fazer o básico e estrear com vitória. Tite até aproveitou o duelo para dar chance a alguns atletas que não vinham sendo titular.

Um dos que melhor aproveitou a oportunidade foi Éder Militão, que atuou como zagueiro, mas deu importantes passes para os atacantes, ajudando a quebrar a linha defensiva venezuelana.

Logo nos primeiros minutos já dava para perceber a fragilidade do rival e que o gol brasileiro não demoraria a sair. Em dez minutos o Brasil teve duas boas chances com Richarlyson e uma com Militão, que desperdiçou uma cabeçada. Mas aos 22, em cobrança de escanteio de Neymar, a bola sobrou para Marquinhos, que abriu o marcador.

Depois disso, Richarlyson teve nova chance e marcou, mas ele estava impedido na jogada. Com boa movimentação, Neymar se mostrava bem na criação e muitas vezes era parado com faltas. Aos 29, o camisa 10 fez linda jogada, se livrou de Martínez e chutou, mas a bola foi para fora, com muito perigo.

Na etapa final, o jogo continuou em ritmo lento, até que Danilo fez boa jogada individual e foi derrubado dentro da área. O juiz marcou pênalti e na cobrança perfeita de Neymar o atacante chegou a 67 gols pela seleção brasileira, se igualando a Ronaldo Fenômeno. Ambos estão atrás apenas de Pelé, que tem 95 gols segundo as contas da CBF.

Após ampliar para 2 a 0, o Brasil diminuiu ainda mais o ritmo. A Venezuela, por sua vez, não conseguiu exigir nenhuma defesa de Alisson e ainda sofreu o terceiro. Neymar recebeu em ótimas condições, partiu em velocidade e tirou o goleiro da jogada. O atacante então cruzou para Gabigol, livre, empurrar para o gol vazio e fechar o placar.

Para a seleção de Tite, o importante foi estrear com vitória e cumprir sua obrigação na abertura do campeonato. Agora, na próxima rodada, na quinta-feira, o Brasil enfrenta o Peru, no Engenhão, em busca de mais três pontos na competição. Será um duelo um pouco mais difícil, mas a seleção vem embalada com oito vitórias seguidas e está mostrando sua força.

FICHA TÉCNICA:

COPA AMÉRICA 2021

BRASIL 3 x 0 VENEZUELA

BRASIL: Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Renan Lodi (Alex Sandro); Casemiro, Fred (Fabinho) e Lucas Paquetá (Everton Ribeiro); Gabriel Jesus (Vinicius Jr.), Richarlison (Gabigol) e Neymar. Técnico: Tite

VENEZUELA: Graterol; Alex González (Hernández), La Mantía, Adrian Martinez, Del Pino e Cumaná; Moreno, Casseres (Castillo), Manzano (Celis) e José Martínez; Aristeguieta (Córdova). Técnico: José Peseiro.

GOLS: Marquinhos, aos 22 do 1º tempo; Neymar, aos 18, e Gabigol, aos 43 do 2º tempo.

JUIZ: Esteban Ostojich (Uruguai).

CARTÕES AMARELOS: Renan Lodi, Gabigol, Del Pino e Manzano.

LOCAL: Mané Garrincha, em Brasília.

Governo antecipa chegada de 3 milhões de doses da Janssen, confirma Queiroga

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou neste sábado (12.06.2021) que 3 milhões de doses da vacina da Janssen serão enviadas ao Brasil de forma antecipada. A previsão inicial é que as doses chegariam entre outubro e dezembro de 2021.

A data de chegada não foi divulgada, mas a previsão é que o imunizante chegue no início da próxima semana. A vacina, que tem apenas uma dose, será utilizada nas capitais.

O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa, em que o ministro também explicou sobre a testagem de jogadores para a Copa América, que começa nesse domingo (13.jun).

Chegada da Janssen

A antecipação foi possível depois que o FDA (Food and Drug Administration), agência reguladora dos Estados Unidos, autorizou a utilização de 10 milhões de doses da vacina que foram produzidas na fábrica em Baltimore (Maryland).

A produção da fábrica, operada por um fornecedor da J&J, foi interrompida depois que o FDA detectou mistura de substância das vacinas da Janssen e da AstraZeneca, que também é fabricada no local.

As doses que serão enviadas ao Brasil foram produzidas antes deste problema começar, segundo relatório da agência norte-americana.

O prazo de validade da vacina expira em 27 de junho. O FDA estendeu o prazo em 6 semanas e passou o vencimento para 8 de agosto. Entretanto, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ainda precisa autorizar a ampliação da validade no Brasil.

Redução de 25% no valor do contrato

Queiroga afirmou que o contrato de compra de 38 milhões de doses da Janssen teve redução de 25% no valor previsto, de R$ 2,1 bilhões, sendo US$ 10 por dose.

O motivo da redução, segundo o ministro, foram revisões feitas pela farmacêutica ao longo do tempo de produção do imunizante.

A medida dará ao Ministério da Saúde uma economia de mais de R$ 480 milhões. O pagamento só será efetuado após a chegada dos imunizantes e serão pagas apenas as doses aplicadas.

Testagem para Copa América

Marcelo Queiroga explicou o protocolo de testagem das delegações que participam da Copa América, que começa nesse domingo (13.jun).

A seleção da Venezuela, que estreia no torneio contra o Brasil no estádio Mané Garrincha em Brasília, teve 12 membros da delegação que testaram positivo para a covid. A equipe está hospedada em um hotel na Asa Norte, na capital federal.

Marcelo Queiroga afirmou que a delegação embarcou de Caracas com todos os testes RT-PCR negativos e, depois que chegaram ao Brasil, testaram positivo.

Estes jogadores e membros da comissão técnica vão cumprir isolamento de 14 dias. Segundo Queiroga, eles só poderão sair do país depois de testarem negativo no exame RT-PCR. Além disso, será feita sequência genômica do exame para saber qual variante foi detectada.

Para o jogo de domingo, a seleção da Venezuela foi autorizada pela Conmebol a convocar novos jogadores, que também só poderão disputar a partida com o teste negativo. Sobre um possível adiamento do jogo de estreia, o ministro disse que essa decisão cabe a Conmebol.

O ministro informou que os testes realizados pela delegação brasileira não deram positivos para a covid. A seleção da Bolívia, que está em Goiânia (GO), já confirmou 4 casos da doença.

Do MSN Notícias
Foto: Walterson Rosa/MS

Flamengo e América Mineiro se enfrentam no Maracanã pelo Brasileirão

Neste domingo (13), às 16h, Flamengo e América Mineiro disputam a terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo disputado no Maracanã terá transmissão da Rádio Nacional, com narração do Felipe Rangel, comentários de Mário Silva e Bruno Mendes, que fará também o plantão.

Até o momento, o Rubro-Negro carioca disputou apenas uma partida pelo Nacional, a vitória contra o Palmeiras por 1 a 0 no Maracanã. Depois, o time teve o compromisso contra o Grêmio, na Arena tricolor, em Porto Alegre, adiado por causa dos sete atletas que estavam participando de jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 por diversas seleções nacionais. Agora, para o confronto desta tarde, os desfalques já confirmados por causa da Copa América são Gabigol e Everton Ribeiro (que estão com a seleção brasileira), Arrascaeta (seleção uruguaia), Isla (no Chile) e Piris da Motta (Paraguai). O zagueiro Rodrigo Caio e o meia Gerson devem retornar. O centroavante Pedro testou positivo para covid-19 durante a semana e será ausência. O técnico Rogério Ceni, com covid-19, também segue fora em recuperação.

O provável Flamengo tem Diego Alves, Matheuzinho, Arão, Rodrigo Caio e Filipe Luís; Diego, Gerson, Michael e Vitinho; Bruno Henrique e Rodrigo Muniz.

Do lado do América Mineiro, existe a necessidade de uma recuperação. A equipe foi eliminada pelo Criciúma no meio de semana na Copa do Brasil e vem de duas derrotas em dois jogos pelo Brasileiro. Apesar de conviver com essa pressão por resultado, o técnico Lisca terá dois desfalques importantes, o volante Zé Ricardo e o lateral-esquerdo Marlon. O meio-campista, com um desconforto muscular na coxa esquerda, segue fazendo tratamento em Belo Horizonte. O defensor está com um estiramento no ligamento do joelho esquerdo e também não viajou. Só que o comandante do Coelho também terá retornos importantes, o meia Juninho Valoura, o zagueiro Sabino e o lateral-esquerdo Alan Ruschel.

O time mineiro deve entrar no confronto com: Matheus Cavichioli, Diego Ferreira, Anderson Jesus, Eduardo Bauermann, João Paulo; Juninho, Alê, Gustavo, Bruno Nazário, Ademir e Rodolfo.

Da Agência Brasil
Foto: Bruno Haddad/Fluminense F.C./Direitos reservados

Eriksen, da Dinamarca, cai desacordado e recebe massagem cardíaca em campo

Uma cena muito preocupante marcou o fim do primeiro tempo do jogo entre Dinamarca e Finlândia, neste sábado, pela Eurocopa. O meia dinamarquês Eriksen, de 29 anos, caiu desacordado no gramado e precisou receber massagem cardíaca durante atendimento médico que durou cerca de 15 minutos.

Flagrado de olhos abertos ao deixar o campo, ele foi transferido para um hospital e está em estado estável, de acordo com informações da Uefa. Às 15h05 deste sábado, a Federação Dinamarquesa de Futebol informou que o jogador está bem.

Comunicado da Uefa: diante do pedido feito por jogadores de ambas as equipas, a Uefa concordou em reiniciar o jogo entre a Dinamarca e a Finlândia esta noite, às 20h30 (horário da Dinamarca). Serão disputados os últimos quatro minutos do primeiro tempo e, em seguida, haverá um intervalo de 5 minutos, seguido do segundo tempo.

Aos 43 minutos de partida em Copenhague, o meia da Inter de Milão, de 29 anos, caiu sozinho em lance perto da linha lateral e causou preocupação em todos os presentes. Seus companheiros de seleção cercaram o local enquanto os médicos atuavam.

O atendimento no gramado durou cerca de 15 minutos. Depois disso, Eriksen foi retirado do campo pela equipe médica, que seguiu cercada pelos demais dinamarqueses. Os torcedores presentes, muitos chorando, aplaudiram, mandando forças ao jogador.

A Uefa, através do perfil oficial da competição, suspendeu a partida.

*Fonte: GE

Pipa vai retomar eventos Turísticos e Esportivos no segundo semestre deste ano

O Prefeito de Tibau do Sul, Valdenício Costa, se reuniu nesta semana com o empresário Erivaldo Caicó, um dos sócios proprietários da SuperAção Eventos e Turismo, empresa instalada na Praia da Pipa. Na ocasião, foi apresentado ao gestor, o calendário de eventos esportivos e turísticos da cidade. Foi tratada também, a possibilidade de flexibilização no decreto municipal, em alinhamento ao decreto estadual, para que se permita a realização de eventos esportivas de pequeno porte, mas que agreguem valor ao setor produtivo do Destino Pipa.

Pela programação, a temporada será aberta no segundo semestre com o retorno do Festival OFF ROAD Praia da Pipa na sua 7ª edição, que não acontecia no município há 4 anos. Será realizado de 22 a 25 de julho. “Saímos da linha competitiva com circuitos indoor/extreme para fortalecer os formatos de expedições, onde cada hotel, restaurante e comércio receberão os membros dos clubes de jeep e suas famílias” explica Marina Brito da Superação Eventos.

Outras atividades estão programadas para o início do segundo semestre em formatos de circuitos na areia; beach tênis, vôlei, futevôlei, altinha e beach soccer. Já modalidades como triatlo, standup, caiaque canoagem, ciclismo e moutain bike também devem aquecer a economia do município na retomada do turismo.

Fechando a pauta da reunião, foi tratado o evento 21k de Pipa que traz o formato de 2 edições esse ano, incluindo uma prova noturna. A primeira será em 16 de outubro.

O prefeito Valdenício Costa falou a importância da retomada do setor produtivo e parabenizou o comércio por seguir de forma rígida todos os protocolos de saúde para o combate ao Covid19. “A prefeitura de Tibau do Sul estará em alerta com todas as secretarias trabalhando em conjunto para fiscalizar e proporcionar a segurança para nosso povo e para os turistas ” finalizou o gestor.

Por Breno Perruci / @eaiboracorrer
Foto: Divulgação/Prefeitura de Tibau do Sul

Cinco jogadores da Venezuela testam positivo para covid-19 na chegada a Brasília para estreia na Copa América

A Venezuela, primeira adversária do Brasil na Copa América, no jogo da estreia, marcado para o domingo (13), tem cinco atletas com covid-19. Os testes positivos foram coletados na chegada da delegação da seleção Vinotinto a Brasília, nesta sexta, e confirmados pela reportagem do Metrópoles junto à fontes na Secretaria Estadual de Saúde do Distrito Federal.

No sábado (12) outra rodada de testes PCR será feita. Segundo a reportagem, outros cinco membros da delegação também teriam testado positivo. A Conmebol não se pronunciou sobre o fato até o momento da publicação desta matéria.

Do Metrpopoles
Foto: Twitter @seleVinotinto / Divulgação

Justiça bloqueia R$ 1,3 milhão de prêmio do ABC

O ABC terá que destinar metade do prêmio conquistado na Copa do Brasil para quitar débitos trabalhistas. O Alvinegro receberá R$ 2,7 milhões da CBF já com o desconto de R$ 1,3 milhão. Por determinação da Justiça Trabalhista esse valor está bloqueado em favor do ex-jogador do ABC, Makelelê e outros.

O atleta atuou no clube em 2011 e foi embora em meio à polêmica sobre se deveria, ou não, ressarcir o ABC em relação a passagens, hospedagem e outras verbas.

Do Esportes de Primeira/Tribuna do Norte
Foto: Divulgação/ABC F.C. / Ilustração

Copa América no Brasil

Copa América continua sendo patrocinada; mas tudo no sigilo, tudo no esquema

Embora alguns veículos de comunicação divulguem que as principais marcas deixaram de patrocinar a Copa América, a verdade é que não houve o rompimento de contrato com algumas delas, como é o caso da Mastercard e da Ambev.

O que aconteceu, na verdade, foi a decisão de desvincular suas imagens do torneio, e não exibir quaisquer ações de marketing nas placas de sinalização dentro dos estádios que realizarão os jogos, em plena pandemia, enquanto o Brasil perde milhares de brasileiros diariamente para a Covid-19.

Tudo no sigilo, tudo no esquema

Em nota divulgada no último dia 9 de junho, a operadora de cartões de crédito e débito afirmou que, “após análise criteriosa, decidimos por não ativar nosso patrocínio à Copa América no Brasil”. A fabricante de cervejas, por sua vez, segue na mesma linha e conclui que, embora não ative quaisquer ações de marketing referentes ao torneio, “segue com seu compromisso e apoio ao futebol brasileiro”.

A única empresa que parece ter retirado o apoio financeiro que daria à Copa América foi a fabricante de bebidas britânica Diageo, que afirmou, também em nota, que “irá retirar suas ações de marca no Brasil” devido à situação sanitária que assola o país.

No STF, ministros decidem que o Brasil pode realizar a Copa América

No plenário do Supremo Tribunal Federal, nesta quarta-feira (10), os ministros analisaram duas ações que pediam o cancelamento do campeonato no País. Até o fechamento desta matéria, o tribunal já tinha alcançado a maioria (7×0) necessária para a rejeição das ações.

O presidente do Brasil é, de longe, o maior aliado do vírus

Vale salientar que o presidente Jair Bolsonaro, que minimiza a gravidade do coronavírus e é contra o isolamento social, apoiou a transferência do torneio para o Brasil e dá constantes declarações contrárias ao uso de máscaras, além de receitar a utilização de remédios sem eficácia para a encorajar a população a burlar as medidas contra a propagação do coronavírus no País.

América de Natal

América de Natal fecha com ‘Messi Black’ para a Série D

O América de Natal segue se reforçando para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D. Em busca do acesso, o time potiguar fechou com o meia Bruninho e com o atacante Mazinho, o ‘Messi Black’. Ambos vinham atuando no XV de Piracicaba, que parou nas quartas de final do Campeonato Paulista da Série A2.

Quem intermediou as negociações com perfeição entre jogadores e o América de Natal foi o empresário Dadi Gonçalves. A dupla estará à disposição já para o duelo contra o Campinense, neste domingo, às 15h, no estádio Amigão, em Campina Grande (PB), pela segunda rodada da Série D.

Anderson Soares da Silva, o Mazinho, tem 33 anos e estava no XV de Piracicaba-SP, clube que defendeu no Campeonato Paulista A2. Além do próprio América de Natal, o atleta contabiliza passagens por Rio Claro-SP, Oeste-SP, Marília-SP, Noroeste-SP, Cuiabá-MT, São Caetano-SP, Palmeiras-SP, Vissel Kobe (Japão), Coritiba-PR e Santa Cruz-PE.

O jogador chegou a atuar pelo América em 2011 e foi um dos líderes do elenco que carimbou o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro.

Já Bruno Duarte Nicomedes, de 25 anos, soma passagens por Fluminense, Monte Azul-SP, Sampaio Corrêa-MA, Confiança-SE, Caxias e por último, XV de Piracicaba.

“Sou um jogador de velocidade que gosta do um contra um. Espero muito conseguir agregar e ajudar esse grupo, o lugar do América é entre os grandes. Nosso objetivo aqui não é só o acesso, mas o título também. Peço o apoio da torcida que nós entregaremos tudo dentro de campo”, disse Bruninho.

SÉRIE D
O América de Natal estreou na Série D no último domingo, quando bateu o Central, por 1 a 0, na Arena das Dunas. O Mecão lidera o Grupo 3, ao lado de Sousa (PB) e ABC.

FICHA TÉCNICA DOS JOGADORES CONTRATADOS

NOME
Anderson Soares da Silva

DATA DE NASCIMENTO
16 de outubro de 1987 (33 anos)

PAÍS DE NASCIMENTO
Brasil

NACIONALIDADE
Brasileiro

NATURALIDADE
Fênix (PR)

NOME
Bruno Duarte Nicomedes

DATA DE NASCIMENTO
21 de outubro de 1995 (25 anos)

PAÍS DE NASCIMENTO
Brasil

NACIONALIDADE
Brasileiro

NATURALIDADE
Capivari (SP)

César Tanaka

César Tanaka é o novo reforço do América de Natal

O América de Natal acertou, nesta terça-feira (8), a contratação do goleiro César Tanaka, de 28 anos, que estava defendendo o Salgueiro (PE) na última temporada.

No clube pernambucano, o goleiro trabalhou com o técnico Daniel Neri, com quem foi campeão do Campeonato Pernambucano de 2020.

Além da equipe pernambucana, César também defendeu Cianorte (PR), Paranavaí (PR), Santa Maria (DF) e Parnahyba (PI).

CONFIRA OS DADOS PESSOAIS DO JOGADOR

NOME
Cesar Augusto Tanaka Falavigna

DATA DE NASCIMENTO
31 de maio de 1993 (28 ANOS)

PAÍS DE NASCIMENTO
Brasil

NACIONALIDADE
Brasileiro

NATURALIDADE
São Paulo

POSIÇÃO
Goleiro

PREFERENCIAL
Destro

ALTURA
183 cm

PESO
72 kg