Esporte

Esporte do Rio Grande do Norte: os destaques esportivos do Rio Grande do Norte, do Brasil e do Mundo você encontra publicado aqui, no Por Dentro do RN.

Polícia conclui que torcedor do ABC foi morto por tiro de PM

Polícia conclui que torcedor do ABC foi morto por tiro de PM

Investigação concluiu que disparo partiu de fuzil utilizado por policial militar

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte concluiu que o tiro que matou o torcedor do ABC Leonardo Lucas de Carvalho, de 26 anos, foi disparado por um policial militar. O militar foi indiciado pelo crime de homicídio.

A morte de Leonardo Lucas aconteceu no dia 15 de setembro, após uma confusão entre torcidas organizadas do ABC e do Sport, no bairro de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. O torcedor foi baleado na cabeça e morreu no local.

Segundo a polícia, a confusão começou quando um grupo de torcedores do ABC realizou uma emboscada a um comboio de ônibus e vans que transportavam torcedores do Sport. A briga generalizada envolveu paus, pedras, bombas caseiras e armas de fogo.

A polícia foi chamada para conter a confusão e, durante a ação, um policial militar disparou um tiro de fuzil que atingiu Leonardo Lucas.

A investigação da Polícia Civil foi conduzida pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A polícia analisou imagens de câmeras de segurança, depoimentos de testemunhas e provas periciais para concluir que o tiro que matou Leonardo Lucas partiu da arma do policial militar.

A Polícia Militar também abriu um procedimento interno para apurar o caso. A corporação não informou se a sindicância foi encerrada ou se o militar foi afastado das atividades.

Leonardo Lucas era barbeiro e deixava uma filha de dois meses de idade.

O caso gerou comoção em Natal e região metropolitana. Torcedores do ABC e do Sport realizaram protestos contra a violência e a impunidade.

A Polícia Civil e a Polícia Militar estão sendo cobradas por respostas e por punições aos responsáveis pela morte de Leonardo Lucas.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Brasil cai para a 5ª posição do ranking de seleções da Fifa

Brasil cai para a 5ª posição do ranking de seleções da Fifa

Classificação é divulgada após derrotas para Colômbia e Argentina

O Brasil caiu para a 5ª posição do ranking de seleções da Fifa após as derrotas para a Colômbia e a Argentina em jogos válidos pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. A liderança continua a ser da atual campeã mundial Argentina, segundo a relação divulgada nesta quinta-feira (30).

A segunda posição continua sendo da França, enquanto a Inglaterra assumiu a 3ª posição do ranking e a Bélgica é a 4ª. O restante do top-10 é formado por Holanda (6ª), Portugal (7ª), Espanha (8ª), Itália (9ª) e Croácia (10ª).

O ranking de seleções da Fifa é divulgado justamente após duas derrotas da equipe comandada pelo técnico Fernando Diniz. O primeiro foi uma derrota de 2 a 1 para a Colômbia em Barranquilla no dia 16 de novembro. Cinco dias depois o Brasil foi superado por 1 a 0 pela Argentina em pleno estádio do Maracanã.

Fotos: Staff Images / CBF

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC vai processar Kajuru por difamação após acusações de "mala branca"

ABC vai processar Kajuru por difamação após acusações de “mala branca”

Time potiguar se defende das acusações feitas por Jorge Kajuru

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) denunciou, sem provas, que os jogadores do ABC receberam dinheiro para ganharem o jogo contra o Vila Nova, na última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado impediu o acesso do time goiano para a Série A.

Kajuru chamou os jogadores do ABC de “prostitutas” e “bandidos” e disse que cada atleta teria recebido 200 mil reais para vencer o Vila. O senador também pediu a abertura de uma CPI no Senado para investigar o caso.

A diretoria do ABC anunciou que vai processar Kajuru por difamação e pedirá danos morais. A equipe potiguar também emitiu nota de repúdio às declarações do senador, que classificou como “impropérios” e também pediu que o senador apresente as provas que possui para fundamentar suas acusações.

A Mesa Diretora do Conselho Deliberativo do ABC também se pronunciou sobre o caso. Em nota, a entidade disse que espera que as autoridades competentes avaliem adequadamente as declarações de Kajuru e tomem as medidas necessárias para garantir que a integridade do esporte seja preservada.

O Sindicato dos Atletas de Futebol Profissional do Rio Grande do Norte (Safern) também emitiu nota de repúdio às declarações de Kajuru. A entidade disse que as falas do senador difamam e injuriam todos os jogadores do time natalense.

A Safern exigiu que Kajuru se retrate publicamente das acusações proferidas contra os profissionais. A entidade informou ainda que a manifestação será encaminhada ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Kajuru chama jogadores do ABC de "canalhas" e "bandidos"

Kajuru chama jogadores do ABC de “canalhas” e “bandidos”

Senador goiano se revolta com vitória do time potiguar sobre o Vila Nova na última rodada da Série B

O senador Jorge Kajuru, de Goiás, se revoltou com a vitória do ABC sobre o Vila Nova por 3 a 2 na última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado acabou com o sonho do time goiano de conquistar o acesso à Série A.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Kajuru chamou os jogadores do ABC de “canalhas” e “bandidos”. Ele afirmou que eles teriam recebido R$ 200 mil cada para vencer o Vila.

“Para mim, os jogadores do ABC de Natal são piores do que prostitutas. Muito piores. As prostitutas são mais éticas do que eles. Eles até agora não jogaram nada, deixaram o ABC rebaixado, desmoralizado no Campeonato Brasileiro. O ABC vai agora para a terceira divisão, de repente vai para a Série D. Tomara que vá para a Série Z. Tô cagando para o ABC de Natal”, declarou.

O Sindicato dos Atletas de Futebol Profissional do Estado do Rio Grande do Norte (Safern) repudiou as declarações de Kajuru. Em nota, a entidade afirmou que o senador “difama e injuria todos os jogadores do ABC”.

“Certamente que o senador, em disparate, deve ter confundido sua condição de homem público eleito pelo povo do Estado de Goiás com a sua profissão nata de jornalista, onde a emoção, o equilíbrio precisa ser contido para o bem da informação isenta. Atingir a dignidade das pessoas afronta cláusulas pétreas inseridas na Carta de Outubro, notadamente o art. 5º e suas derivações”, aponta a nota.

A Safern destacou que vai enviar uma manifestação ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco.

Foto: Pedro França/Agência Senado

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Santos consegue empate com o Botafogo no Campeonato Brasileiro

Santos consegue empate com o Botafogo no Campeonato Brasileiro

Peixe totaliza 43 pontos e se distancia ainda mais do Z4 do Brasileiro

A três rodadas do término do Campeonato Brasileiro, o Botafogo sofreu um empate doloroso em casa (1 a 1) contra o Santos neste domingo (26) . O time carioca vencia por 1 a 0, com gol Danilo Barbosa, quando aos 44 minutos do segundo tempo viu Messias empatar para o Peixe no Estádio Nilton Santos. O Alvinegro, que liderou boa parte da competição, amargou o oitavo jogo sem vencer. Ocupa provisoriamente a vice-liderança, com 62 pontos – mesmo total do Palmeiras em primeiro lugar – mas pode terminar a 35ª rodada em terceiro. Já o Santos se distanciou um pouco mais da zona de rebaixamento. Ocupa provisoriamente o 14º lugar na tabela, com 43 pontos, um a mais que o Vasco (15º).

O Botafogo controlou a primeira etapa da partida desde o início. Logo aos 10 minutos, em cobrança de falta, Eduardo chutou direto para Danilo abrir o placar de cabeça. Dez minutos depois, o time carioca quase ampliou após lançamento de Tchê Tchê para Júnior Santos dentro da área. O atacante se livrou da marcação e chutou forte, a bola desviou no zagueiro Messias e passou rente ao gol de João Paulo. A primeira boa chance de o Santos empatar foi aos 37 minutos, com Gabriel Pires disparando uma bomba de fora da área, que Perri defendeu com categoria.

Na volta do intervalo, o Santos começou pressionando e quase deixou tudo igual aos nove minutos, um bate-rebate dentro da área, que começou após chute de Marcos Leonardo. A bola sobrou para Lucas Lima chutar uma bola perigosa, que ainda desviou antes da defesa ímpar do goleiro Perri. De todo modo, o lance invalidado por impedimento, mas Perri foi ovacionado pela torcida botafoguense.

Os donos da casa enfileiraram oportunidades para aumentar o placar. A primeira delas aos 14 minutos, em cabeçada de Júnior Santos, desviada por Messias em cima da linha. Depois, aos 30, Janderson recebe cruzamento de Tchê Tchê e cabeceia rente à trave. Aos 41 minutos, Danilo Barbosa quase marca o segundo dele na partida, ao se livrar da marcação e disparar uma bomba, defendida pelo goleiro João Paulo. Quando tudo parecia definido, o Santos empatou aos 44 minutos: Soltedo cobra uma falta curta, dispara para o lado esquerdo, se livra da marcação de Segovinha e cruza para Messias deixar tudo igual: 1 a 1.

Atlético-MG vence e briga pelo título

O domingo foi ótimo para o Galo que fez 3 a 0 no Grêmio, em Belo Horizonte, chegou ao 60 pontos – provisoriamente é o terceiro colocado – e agora também sonha com o título deste ano. Guilherme Arana, Zaracho e Hulk balançaram a rede na Arena MRV.

Com a derrota, o Grêmio comandado pelo técnico Renato Portaluppi saiu do G4, e segue com 59 pontos. No entanto, até o fim da rodada, as primeira posições na tabela podem mudar novamente.

Foto: Vitor Silva/Botafogo

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Brasil faz melhor campanha da história no Parapan ao somar 343 pódios

Brasil faz melhor campanha da história no Parapan ao somar 343 pódios

País lidera quadro de medalhas, à frente de EUA (2º) e Colômbia (3º)

A delegação brasileira encerrou sua participação no Parapan de Santiago (Chile) com a melhor campanha da história, ao totalizar 343 medalhas (156 ouros, 98 pratas e 89 bronzes), 35 a mais que na edição passada, há quatro anos, em Lima (Peru). Líder no quadro de medalhas, o Brasil deixou para trás Estados Unidos, segundo colocado com 166 pódios, e Colômbia (em terceiro com 161). O Brasil segue hegemônico na competição, liderando a classificação geral, desde a edição do Rio de Janeiro (2007). A edição de Santiado chegou ao fim neste domingo (26).

“O resultado foi extraordinário. Sabíamos que era um grande desafio fazer uma campanha melhor que Lima, mas nossa delegação superou todas as marcas de todos os tempos. Tivemos uma participação muito importante nos Jogos, com atletas jovens – 40% deles disputaram a competição pela primeira vez. Mais de 100 medalhas foram conquistadas por jovens. Realmente uma competição espetacular”, festejou Mizael Conrado, bicampeão paralímpico de futebol de cegos, e atual presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Domingo com 11 pódios do Brasil

O ciclismo e o badminton garantiram as últimas medalhas (cinco ouros e seis pratas) do Brasil neste domingo (26). A primeira a subir ao topo do pódio foi a brasiliense Daniele Souza que venceu a peruana Jaquelin Javier, por 2 a 0, no torneio de simples do badminton da classe WH1 (cadeira de rodas), com parciais de 21/13 e 21/13.

Além de Daniele, outros sete atletas da modalidade asseguraram medalhas na modalidade. A sergipana Maria Gilda Antunes foi prata ao ser superada por 2 a 0 (21/4 e 21/2) pela peruana Pilar Cancino, pela classe WH2 (cadeira de rodas). Vice-campeão paralímpico nos Jogos de Tóquio, o paranaense Vitor Tavares, deixou escapar o ouro e foi prata depois de perder a final da disputa de simples da classe SH6, por 2 a 0 (21/19 e 21/15,).

O badminton brasileiro garantiu ainda dois ouros em cinco finais. O casal de noivos formado pela paranaense Edwarda Dias e o paulista Rogério Oliveira bateram os compatriota Adriane Ávila e Yuki Roberto por 2 a 0 (21/13 e 21/13) na final .duplas mistas das classes SL3 (pessoas com deficiência nos membros inferiores que andam) e SU5 (pessoas com deficiência nos membros superiores).

“É uma vitória que a gente estava trabalhando muito para conseguir devido a pontuação para a classificação para Paris. Isso nos deixa muito mais próximos do sonho, que é ter uma vaga nos Jogos de Paris 2024”, festejou Rogério, de 22 anos.

O brasiliense Marcelo Conceição também assegurou o ouro, no torneio de simples masculino, classe WH1 (cadeira de rodas), ao superar o paulista Rodolfo Cano (prata), que ficou com a prata. Conceição ganhou por 2 a 0 (21/8 e 21/5. Fechando os pódios do badminton, o paulista Júlio César Godoy ficou com a prata no torneio de simples da classe WH2 (cadeiras de rodas) após derrota para o chileno Jaime Urrutia por 2 a 0 (21/15 e 21/11).

No ciclismo, a paranaense Jady Malavazzi garantiu o ouro ao venceu a prova de ciclismo de estrada, com o tempo de um tempo de 1h32min42, deixando para trás com a prata as norte-americanas Sophia Brim (1h38min48), medalha de prata, e Jenna Rollman (1h38min49), que ficou com o bronze.

Também teve ouro da paulista Bianca Canovas Garcia na prova individual contrarrelógio dada classe B2 (limitação visual), ao lado da piloto com o que conta com o auxílio de um guia piloto Nicolle Borges. Elas cruzaram em primeiro lugar a linha de chegada em 2h06min36. A prata ficou com a argentina Maria Agustina Cruceño (2h10min49), e o bronze com outra argentina: Maria José Quiroga (2h13min06).

“Foi muito emocionante fazer essa prova, mais essa conquista, graças a Deus deu tudo certo, conseguimos o primeiro lugar. Treinamos muito para isso, a prova estava bem complicada, mas deu tudo certo no final”, afirmou Bianca Garcia.

Fechando o rol de medalhas do ciclismo, o paulista Lauro Chaman foi prata na prova de estradda ciclismo da classe C4-5 (deficiência físico-motora e amputados) como tempo empo de 1h48min58. Em primeiro lugar, com o ouro, foi do colombiano Carlos Vargas (1h48min58), e o bronze ficou com o dominicano José Rodríguez (1h52min05).

Foto: Miriam Jeske/CPB

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC vence Vila Nova e frustra sonho de acesso à Série A

ABC vence Vila Nova e frustra sonho de acesso à Série A

Thonny Anderson marca dois gols e é o grande destaque da vitória por 3 a 2

No jogo de encerramento da Série B do Campeonato Brasileiro, neste sábado (25.nov.2023), o ABC surpreendeu o Vila Nova e venceu por 3 a 2, no Frasqueirão, em Natal. O resultado frustrou a chance de acesso do time goiano, que precisava apenas de uma vitória para retornar à Série A.

O jogo começou com o Vila Nova pressionando, mas o ABC logo mostrou que estava disposto a surpreender. Aos 12 minutos, em cobrança de falta, Rafael Donato desviou contra o próprio gol e abriu o placar para o time da casa.

Thonny Anderson, que entrou no lugar do lesionado Matheus Anjos, foi o grande destaque do ABC. O meia marcou dois gols na partida, o segundo aos 41 minutos do primeiro tempo, em chute de canhota.

No segundo tempo, o Vila Nova pressionou em busca do empate, mas o ABC se defendeu bem. Aos 25 minutos, o time da casa teve um pênalti a seu favor, convertido por Thonny Anderson.

O Vila Nova diminuiu o placar aos 47 minutos, com Rafael Donato novamente, mas não conseguiu o empate. Com o resultado, o time goiano ficou na oitava posição da Série B.

Foto: Rennê Carvalho/ABC FC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Juventude e Atlético-GO garantem volta à elite do Brasileirão

Juventude e Atlético-GO garantem volta à elite do Brasileirão

Já Sampaio Corrêa e Tombense são rebaixados à Série C do ano que vem

A dramática última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro terminou com alegria para as torcidas de Juventude e Atlético-GO. Neste sábado (25), os clubes gaúcho e goiano asseguraram as duas vagas restantes à Série A e se juntaram ao Vitória (campeão) e Criciúma, que tinham garantido acesso de forma antecipada. Ambos voltam à primeira divisão, após terem sido rebaixados em 2022.

Em contrapartida, os torcedores de Sampaio Corrêa e Tombense não têm o que celebrar. Os maranhenses e os mineiros terminaram a Série B na zona de rebaixamento e estarão na Série C em 2024 – assim como Londrina e ABC, que tiveram as respectivas quedas decretadas em rodadas anteriores.

A Bolívia Querida retorna ao terceiro escalão do futebol brasileiro após quatro anos. A equipe de Tombos (MG) desce à Série C após duas temporadas na segunda divisão. Ameaçados de rebaixamento, Chapecoense e Ponte Preta venceram seus compromissos e continuam na Série B em 2024.

Os dez jogos da 38ª e última rodada começaram ao mesmo tempo. O primeiro time a balançar as redes foi o Novorizontino, que derrotou o Criciúma por 2 a 0 no Estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte (SP). O volante Marlon e o lateral Rômulo anotaram os gols do Tigre.

O resultado colocaria os paulistas na Série A, não fosse a vitória do Juventude sobre o Ceará, por 3 a 1, no Estádio Presidente Vargas. Os donos da casa saíram na frente com Janderson e o também atacante Erick igualou para os visitantes. O empate por 1 a 1, que beneficiava o Novorizontino, durou até 36 minutos do segundo tempo, quando o volante Jadson colocou os gaúchos – que estavam com um a menos – na dianteira. O atacante Ruan fechou o placar em Fortaleza e deu início à festa alviverde.

O Juventude dependia somente de si para voltar à Série A, assim como o Vila Nova. Os goianos, porém, decepcionaram ao perderem por 3 a 2 para o lanterna ABC, no Frasqueirão, em Natal. O zagueiro Rafael Donato, do Tigre goiano, marcou três gols na partida: um contra e dois a favor. O meia Thonny Anderson, do time potiguar, anotou os outros tentos do jogo. A derrota, aliada a outros resultados, adiou o sonho do Vila retornar à primeira divisão, da qual está fora desde 1985.

Assim como o Novorizontino, outra equipe a vencer, mas que não comemorou acesso, foi o Sport. O Leão goleou o Sampaio Corrêa por 4 a 1, na Ilha do Retiro, em Recife. O zagueiro Gustavo Henrique (contra), o volante Fabinho e os atacantes Fabrício Daniel e Wanderson anotaram os gols dos anfitriões – o centroavante Ytalo descontou.

No intervalo, o Sport vencia por 3 a 0 e até aquele momento aparecia entre os quatro primeiros colocados. Após o intervalo, porém, o Atlético-GO abriu o marcador sobre o Guarani no Estádio Antônio Accioly, com o meia Dodô, ultrapassando o rubro-negro de Pernambuco. O Dragão balançou as redes mais duas vezes com os atacantes Gustavo Coutinho e Matheus Peixoto, decretando a vitória por 3 a 0 em Goiânia e o acesso aos goianos.

O Mirassol també ganhou, mas não levou. Os paulistas visitaram o Tombense no Almeidão e venceram por 1 a 0, com gol do zagueiro Luiz Otávio. O Leão do interior de São Paulo, estreante na Série B, dependia de tropeços de Novorizontino, Juventude e Atlético – que não aconteceram – para chegar à Série A. Os mineiros, que precisavam vencer, tiveram a queda decretada à Série C.

A Chapecoense, assim como o Tombense, iniciou a rodada na zona de rebaixamento, mas teve melhor sorte. O Verdão do Oeste não apenas derrotou o Vitória por 3 a 1, na Arena Condá, como se beneficiou da goleada sofrida pelo Sampaio. O atacante Welder colocou o Leão baiano à frente, mas o meia Marcinho, o atacante Kayke e o meia Bruno Nazário salvaram os catarinenses.

A Ponte Preta também respirou aliviada ao final deste sábado, graças ao triunfo por 3 a 0 sobre o CRB, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP). Os atacantes Pablo Dyego e Paul Villero anotaram os gols da Macaca, que precisava vencer para não depender de qualquer outro resultado para seguir na segunda divisão.

O campeão Vitória encerrou a Série B com 72 pontos, seguido pelo Juventude, vice, com 65. Criciúma e Atlético-GO, com 64 pontos, completaram a zona de promoção à Série A, com Novorizontino, Mirassol, Sport (os três com 63 pontos) e Vila Nova (61) logo atrás. Na parte de baixo, ABC (28), Londrina (31), Tombense (37) e Sampaio (39) desceram à Série C. Chape e Ponte, salvos, acabaram com 40 e 42 pontos, respectivamente.

Outras duas partidas movimentaram a última rodada da Série B, mas sem impacto na tabela. Na Ressacada, em Florianópolis, Avaí e Ituano não saíram do zero. No Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP), o Londrina bateu o Botafogo-SP por 1 a 0, gol do atacante William Barbio.

Foto: Gabriel Tadiotto/EC Juventude/Direitos Reservados

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sede do América de Natal é depredada

Sede do América de Natal é depredada

Prédio tombado como patrimônio histórico foi alvo de ataque com bombas e pedras

A sede social do América Futebol Clube de Natal foi depredada na manhã deste sábado (25.nov.2023) por um vândalos. O prédio, que é tombado como patrimônio histórico, cultural e arquitetônico do Rio Grande do Norte, sofreu danos na fachada e em veículos estacionados nas proximidades.

Segundo informações da Polícia Militar (PM), o ataque ocorreu por volta das 10h. Segundo informações que circulam na imprensa local, um grupo de torcedores do ABC, rival do América, chegou à sede do clube e começou a jogar bombas e pedras contra outras pessoas que estavam no local. Houve confronto, e cinco ou seis pessoas ficaram feridas.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o ataque. Nas imagens, é possível ver os vândalos atirando bombas e pedras contra a fachada do prédio, que ficou com várias janelas quebradas. Também é possível ver veículos estacionados nas proximidades com danos.

A PM foi acionada, mas os agressores conseguiram fugir antes da chegada dos policiais. Nenhum suspeito foi preso.

O ABC joga neste sábado (25), em Natal, contra o Vila Nova, em partida pela Série B do Campeonato Brasileiro. As torcidas organizadas do América e Vila Nova são consideradas amigas e tinham marcado um encontro na sede social do clube.

A diretoria do América lamentou o ocorrido e afirmou que vai tomar as medidas cabíveis para identificar os responsáveis pelo ataque.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Alunos do Mundi Colégio e Curso conquistam primeiros lugares em Jogos Escolares do RN

Alunos do Mundi Colégio e Curso conquistam primeiros lugares em Jogos Escolares do RN

Esse ano, a escola alcançou resultados impressionantes com suas equipes de karatê e handebol

Primeiros, segundos e terceiros lugares foram alcançados pelos alunos do Mundi Colégio e Curso, escola referência em educação na zona norte de Natal – em diversas modalidades esportivas dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jern’s), que acontece até o dia 2 de dezembro. Mais de 5 mil atletas espalhados por 500 unidades de ensino, públicas e privadas, estão inseridos na competição.

Esse ano, a escola alcançou resultados impressionantes com suas equipes de karatê e handebol, entre eles: Kata equipe Juvenil com Riquelme, Lucas Azevedo e Lucas Lima: campeões; Karen Letícia: Tetra Campeã invicta; Vitória Layla: Campeã na Fase Regional e Final (1° ano de competição; Maria Luiza: 2° lugar na luta – Fase Final; Lucas Lima: 3° lugar na Fase Final; Riquelme: Campeão na Fase Regional e Final; Sofia: 3° lugar na Kata equipe Mirim feminino, 3° lugar na luta em equipe (regional); Kaio Alexandre: 3° lugar na luta individual e Lázaro Said: 4° lugar na luta individual.

Já no Handebol de Areia, os resultados foram: Mirim Feminino: 1° lugar; Infantil Masculino: 2° lugar; Infantil Feminino: 3° lugar; Juvenil Feminino: 3° lugar e Juvenil Masculino: 4° lugar. No Jerninhos, a escola teve no Handebol: vice-campeão no masculino e terceiro lugar no feminino.

Todos que fazem o Mundi Colégio e Curso ficam muito felizes com essas incríveis conquistas dos alunos. “Estamos muito orgulhosos de todos, parabéns pelo excelente desempenho de todos, e ao Mundi pela valorização ao esporte”, vibra Genilson Martins, um dos professores de esportes da escola.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Argel Fuchs deixa o comando do ABC antes do fim da Série B

Argel Fuchs deixa o comando do ABC antes do fim da Série B

Técnico pediu para sair após acerto com Rafael Lacerda para 2024

O ABC anunciou nesta quarta-feira (22.nov.2023) o desligamento do técnico Argel Fuchs, que comandou a equipe nas últimas 11 rodadas da Série B. O treinador gaúcho pediu para deixar o cargo após vazar o anúncio do acerto com Rafael Lacerda, que será o novo técnico do clube para a Série C de 2024.

Fuchs deixa o ABC com o melhor aproveitamento entre os técnicos que comandaram o clube na campanha que levou ao rebaixamento. Foram 2 vitórias, 3 empates e 6 derrotas, somando 27,27% de aproveitamento.

A diretoria abecedista não viu problema em atender ao pedido do técnico e antecipar o final do vínculo entre as partes. Assim, quem deve comandar o grupo alvinegro diante do Vila Nova, no sábado (25.nov), é o auxiliar técnico permanente do Alvinegro, Jonidey Tostão.

Rafael Lacerda chamou a atenção da direção abecedista devido ao trabalho que desenvolveu no Amazonas, onde ele trabalhou um ano e seis meses, realizando um total de 53 jogos, com 29 vitórias, 14 empates e 10 derrotas. Ele ainda conquistou o acesso à Série C e também o título do Campeonato Amazonense deste ano, antes de ser demitido após a segunda derrota no quadrangular que apontou os clubes que conquistaram o acesso para a Série B do próximo ano.

Rafael tem 39 anos, é gaúcho e com o clube potiguar, o treinador estará abrindo as portas do mercado nordestino. O profissional está sendo esperado em Natal nesta quinta-feira (23.nov), para se reunir com a direção do clube.

Foto: Rennê Carvalho/ABC FC/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Brasil perde de 1 a 0 para Argentina nas Eliminatórias

Brasil perde de 1 a 0 para Argentina nas Eliminatórias

Revés deixa a seleção na 6ª posição da classificação da competição

O Brasil chegou à terceira derrota consecutiva nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 após ser superado por 1 a 0 pela Argentina, na noite desta terça-feira (21) no estádio do Maracanã. Com este revés, a seleção brasileira passa a ocupar a 6ª posição da classificação com sete pontos.

Para a Argentina, que contou com o craque Lionel Messi na sua formação inicial, provavelmente em sua última partida oficial no Maracanã, a vitória representou a manutenção da liderança na classificação, com 15 pontos.

Voltando a apostar em uma formação com apenas dois homens no meio e quatro atacantes, a equipe comandada pelo técnico Fernando Diniz começou lutando muito e igualando o jogo diante dos atuais campeões mundiais. Com isso, o que se viu na primeira etapa foi uma partida com poucas oportunidades de lado a lado. A melhor delas foi justamente do Brasil, aos 43 minutos, em chute da entrada da área de Gabriel Martinelli.

Após o intervalo o confronto continuou parelho, mas a Argentina conseguiu chegar ao gol da vitória em jogada de bola parada. Aos 17 minutos do segundo tempo, Lo Celso cobrou escanteio e Otamendi subiu muito para ganhar no alto e cabecear com precisão.

A situação da seleção se complicou de vez aos 36 minutos, quando Joelinton foi expulso após dividir bola com De Paul e o juiz entender que o brasileiro acertou o argentino no rosto em marcação muito contestada.

Diante de um panorama tão negativo, parte da torcida brasileira presente começou a expor sua insatisfação ao cantar “time sem vergonha” para uma seleção brasileira que pela primeira vez na história sofreu uma derrota em casa nas Eliminatórias Sul-Americanas.

Torcedores entram em confronto antes do jogo

Momentos antes do início da partida entre Brasil e Argentina, na noite desta terça-feira (21) no estádio do Maracanã, torcedores das duas equipes entraram em confronto no setor Sul do estádio. Após o conflito inicial, a Polícia Militar entrou em ação, mas a confusão aumentou ao invés de diminuir.

Ao contrário de outros eventos esportivos desta natureza realizados no estádio do Maracanã, as torcidas não foram posicionadas em setores separados, nem contavam com qualquer forma de isolamento.

“Foi assustador. Uma briga que aparentava ser pequena ganhou proporção. Famílias foram sendo encurraladas e jogaram crianças da arquibancada para não se machucarem. Muito triste num Maracanã cheio e festivo”, afirmou a jornalista Marília Arrigoni, apresentadora do programa Stadium, da TV Brasil, que acompanha a partida no Maracanã.

Após a confusão inicial os jogadores da Argentina chegaram a deixar o gramado, dando a impressão de que não disputariam a partida válida pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Porém, após a situação ser controlada, os atletas retornaram para o gramado e a partida foi iniciada com um atraso de 30 minutos.

Fotos: Staff Images / CBF

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Equipe feminina do Vôlei Natal conquista título da Superliga C e sobe para a B

Equipe feminina do Vôlei Natal conquista título da Superliga C e sobe para a B

Time potiguar venceu o Ceará no tie-break em casa

O Vôlei Natal/Desportivo Rio Grande conquistou o título da etapa Nordeste da Superliga C Feminina na noite desta sexta-feira (11.nov.2023), ao derrotar o Ceará por 3 sets a 2, no tie-break, no Palácio dos Esportes, em Natal.

A equipe potiguar, que chegou à decisão invicta, garantiu o acesso à Superliga B de 2024.

O jogo foi equilibrado do início ao fim. O Vôlei Natal/Desportivo abriu 2 a 0, mas o Ceará empatou em 2 a 2. No tie-break, a ponteira Kadja brilhou com dois pontos de ace e garantiu o título para as potiguaras.

“Estou muito feliz com essa conquista. Trabalhamos muito para isso e conseguimos. Agora, é hora de comemorar e pensar na Superliga B”, disse Kadja.

O presidente do Vôlei Natal/Desportivo, Phillipe Lima, comemorou a conquista e destacou a dedicação do grupo. “Essa conquista significa muito para o nosso clube. É o resultado de muito trabalho e dedicação de todo o grupo. Agora, é hora de buscar novos desafios”, disse Lima.

O Vôlei Natal/Desportivo atuou com a seguinte formação:

  • Levantadoras: Sumatra, Jhuly e Duda
  • Opostas: Grazi e Thaynara
  • Líberos: Cecília e Larissa
  • Ponteiras: Kadja, Elayne, Michelly, Lanna e Camila
  • Centrais: Lara, Dani Suco, Camili e Elisa

Foto: Gabriel Leite

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Hermes Câmara parabeniza o Vôlei Natal e destaca a importância de políticas públicas para o Esporte

Hermes Câmara parabeniza o Vôlei Natal e destaca a importância de políticas públicas para o Esporte

Mandato do vereador Hermes é um dos apoiadores do time Vôlei Natal, através de emenda impositiva; parlamentar destacou a importância das empresas apoiarem ações esportivas na capital

O vereador Hermes Câmara (PSDB), reconhecido por seu compromisso com a comunidade esportiva de Natal e seu incansável apoio às práticas esportivas na capital potiguar, parabenizou a Seleção de Vôlei de Natal por sua conquista na SuperLiga C Masculina, ocorrida na noite desta terça-feira (7), no Palácio dos Esportes, em Natal.

“A final da SuperLiga C e a vitória do Vôlei Natal foi algo extraordinário. Todos os parabéns que dermos, ainda será pouco para destacarmos essa conquista incrível que representa muito, não apenas para os atletas e para o vôlei, mas para o Esporte de Natal como um todo”, afirmou o vereador.

Com uma história de vida no Esporte, onde atua desde a juventude, Hermes destacou que as ações em prol da prática esportiva precisam ser fortalecidas na capital. Inclusive, seu mandato foi um dos apoiadores do time Vôlei Natal, através de uma emenda impositiva. Ele também realiza ações junto a outros segmentos do esporte.

“Só quem vem do esporte, quem enfrentou dificuldades das mais diversas, seja na busca de um patrocínio, ou mesmo de um local para treinar, sabe que estarmos comemorando um momento como esse, representa muito, e vai além da conquista do time. É por isso que tenho buscado, através do mandato, dar todo apoio às mais diversas modalidades”, considera.

O vereador falou ainda sobre a importância das políticas públicas em prol do Esporte. “Precisamos garantir e fortalecer o apoio do poder público, ao mesmo tempo que também devemos convocar a iniciativa privada a também investir, demonstrando as excelentes oportunidades que existem nas mais diversas modalidades, campeonatos, etc. Isso também é desenvolver o esporte”, afirma.

Vitória do Vôlei Natal

A equipe da casa demonstrou seu favoritismo ao vencer a AABB São Luís por 3 sets a 0, com parciais de 25/19, 25/22 e 25/16. A vitória garantiu à equipe potiguar a classificação para a Superliga B de 2024.

“Registro meus parabéns a todos do Vôlei Natal, destacando o quanto acreditamos na modalidade, em todos os atletas e no Esporte como um todo. Que seja um caminho de sucesso e que venham mais vitórias. Nosso apoio está garantido!”, afirmou Hermes.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Favorito incentiva sonho de jovens atletas no esporte

Favorito incentiva sonho de jovens atletas no esporte

Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, rede de supermercados apoia o Desportivo Rio Grande, garantido investimentos em projeto de formação de base

Aos 14 anos, Maria Julia Araújo encontrou na prática do voleibol a chance de realizar o sonho de se tornar atleta profissional. Há quatro anos ela teve seu talento reconhecido em uma aula de Educação Física na escola. Com o incentivo de professores, foi orientada a procurar o Clube Desportivo Rio Grande, associação sem fins lucrativos que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens atletas.

“Treino quase todos os dias da semana, estou sempre participando de jogos e competições e reconheço que foi essa rotina que me fez evoluir como pessoa e atleta. O Desportivo é uma segunda casa que me acolheu de braços abertos, tenho orgulho de fazer parte desse time, participando de competições que eu sempre sonhei em jogar”, festeja.

Tanta dedicação rendeu a Maju o título de “Atleta Favorito” do mês de setembro, com recorde de votação. A cada mês, o Favorito Supermercados, que patrocina o Desportivo, elege um atleta entre os atendidos pela instituição para incentivar os jovens. O nome de outubro está em processo de eleição.

“Acreditamos que ao apoiar a prática esportiva entre crianças e adolescentes, estamos ajudando também a fortalecer a autoestima, a abrir portas para eles, a se enxergarem como pessoas capazes de conquistar os espaços que desejarem. É muito gratificante acompanhar a evolução de cada um deles”, aponta Vinícius Gama, diretor comercial do Favorito Supermercados.

Esse apoio chega por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, permitindo que pessoas físicas e jurídicas destinem parte dos impostos para patrocinar projetos esportivos. Desta forma, o Desportivo Rio Grande está executando o projeto “Da Base ao Alto Rendimento”. Só este ano, o Favorito direcionou até agora quase R$ 600 mil em projetos esportivos, beneficiando além do Desportivo, a Associação de Ginástica de Natal (AGINAT) e o Centro Náutico Potengi.

“Graças aos recursos que são repassados com o patrocínio, estamos conseguindo custear o aluguel da Casa dos Atletas, contratar fisioterapeutas, fornecer auxílio alimentação e transporte para os atletas, além de investimentos em governança, comunicação e marketing”, explica Phillipe Lima, diretor do Desportivo.

Ele acrescenta que para se manter, a instituição conta ainda com apoio dos associados do clube – que cooperam para a consecução das atividades por meio de contribuições associativas; dos sócios-atletas que colaboram também financeiramente para treinar; e ainda disponibiliza bolsas para os jovens talentos que não têm as mesmas oportunidades, muitos deles vindos do interior do estado.

Ao todo, em torno de 700 jovens entre 12 e 21 anos fazem parte do Clube, que oferece nove modalidades: badminton, basquete, basquete 3×3, judô, karatê, luta olímpica, tênis de mesa, voleibol de quadra, vôlei de praia.

“Dos atletas que atendemos hoje, cerca de 30% são beneficiários de projetos sociais. Os da capital participam dos treinos e voltam para suas casas. Os do interior ficam em alojamentos mantidos com os recursos provenientes do patrocínio, com toda a estrutura que precisam para viver, além de bolsa também para frequentar a escola regular”, esclarece.

O alojamento acomoda 10 jovens, o mais novo deles, de 12 anos, mora junto com a mãe no local. A estrutura fica na Escola Tereza, localizada em Nova Parnamirim. É onde também funciona a sede do Clube. Os treinos acontecem tanto lá, quanto em outros ginásios de escolas parceiras.

Os jovens interessados em ingressar no clube, podem participar por meio de aula experimental, seletivas ou convocações diretas, dependendo da demanda existente na modalidade.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Vôlei Natal é campeão da Superliga C Masculina

Vôlei Natal é campeão da Superliga C Masculina

Equipe potiguar vence AABB São Luís por 3 sets a 0 e fecha campanha invicta

O Vôlei Natal/Shiro é o campeão da etapa Nordeste da Superliga C Masculina. Na noite desta terça-feira (7.nov.2023), no Palácio dos Esportes, em Natal, o time da casa confirmou o favoritismo ao vencer a AABB São Luís por 3 sets a 0 (25/19, 25/22 e 25/16).

O resultado garantiu a classificação da equipe potiguar para a Superliga B de 2024. O Vôlei Natal fechou a campanha de forma invicta, com cinco vitórias em cinco jogos.

Gabriel foi eleito o melhor jogador da decisão. O central potiguar, de 25 anos, comemorou a conquista. “Não tem nem como descrever a minha felicidade de estar com meus amigos, minha família, na minha terra, com um projeto que é daqui. Vamos representar o voleibol do estado na Superliga B”, disse ao canal Vôlei Brasil.

O técnico Alessandro Fadul também comemorou a conquista. “Tivemos apenas quatro semanas de preparação, mas tentamos aproveitar da melhor forma possível. O grupo está de parabéns pelo empenho, pela forma como encarou o desafio e comprou a ideia do projeto, de levar Natal, o Rio Grande do Norte e o Nordeste à elite do voleibol nacional. Foi um trabalho cansativo, árduo, mas o grupo mostrou a sua força. Espero que este seja apenas o começo”, declarou.

Foto: Gabriel Leite

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neymar passa por cirurgia no joelho e fica fora da temporada

Neymar passa por cirurgia no joelho e fica fora da temporada

Atacante brasileiro sofreu lesão grave durante jogo da seleção brasileira

O atacante brasileiro Neymar foi submetido a uma cirurgia no joelho esquerdo nesta quinta-feira (2.nov.2023). A operação foi realizada no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, pelo Dr. Rodrigo Lasmar, chefe médico da seleção brasileira.

Neymar sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior e uma lesão no menisco do joelho esquerdo durante a partida entre Brasil e Uruguai pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo, no dia 17 de outubro. O jogador foi forçado a sair do campo aos 22 minutos do primeiro tempo.

A cirurgia foi um sucesso, segundo o Dr. Lasmar. O atacante brasileiro deve ficar afastado dos gramados por pelo menos seis meses.

Com a lesão, Neymar fica fora da temporada 2023/2024. O atacante brasileiro defende o Al Hilal, da Arábia Saudita, e também é convocado para a seleção brasileira.

Foto: Vitor Silva/CBF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Fortaleza perde para a LDU e fica com o vice da Copa Sul-Americana

Fortaleza perde para a LDU e fica com o vice da Copa Sul-Americana

Leão do Pici cai nos pênaltis e voltam as atenções para o Brasileirão

O torcedor do Fortaleza teve adiado o sonho de comemorar um inédito título continental. Neste sábado (28), o Leão do Pici foi derrotado pela LDU, do Equador, nos pênaltis, por 4 a 3, após empate por 1 a 1 no tempo normal, na final da Copa Sul-Americana, disputada no Estádio Domingo Burgueño Miguel, em Maldonado, no Uruguai. A Rádio Nacional transmitiu o duelo ao vivo.

O Tricolor de Aço podia se tornar a quinta equipe brasileira a vencer a Sul-Americana, feito alcançado por Athletico-PR (duas vezes), São Paulo, Internacional e Chapecoense. O clube cearense igualou a melhor campanha nordestina em um torneio continental. Em 1999, o CSA foi vice-campeão da extinta Copa Conmebol. Os alagoanos perderam a decisão para o Talleres, da Argentina.

Apesar do vice, a campanha é outra marca da volta por cima espetacular que o Fortaleza dá em sua história. Em 2017, o Leão do Pici celebrou o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro, após oito temporadas na Série C. No ano seguinte, veio o título da segunda divisão. O time tem feito campanhas sólidas no Brasileirão, com destaque ao quarto lugar de 2021, que classificou a equipe à Libertadores pela primeira vez.

A campanha de 2023 iniciou com eliminação precoce justamente na Libertadores, ainda na fase preliminar, para o Cerro Porteño, do Paraguai. Restou a Sul-Americana ao Tricolor de Aço. A equipe cearense avançou em primeiro lugar no Grupo H, ficando à frente de San Lorenzo, da Argentina; Palestino, do Chile; e Estudiantes de Mérida, da Venezuela. Já no mata-mata, superou Libertad, do Paraguai; América-MG e Corinthians, até cair para a LDU. Os equatorianos, aliás, voltam a frustrar um time brasileiro nesta competição. Em 2009, eles conquistaram a taça em cima do Fluminense.

Sem o título, que daria vaga automática à próxima Libertadores, o Fortaleza volta às atenções ao Brasileirão. O Leão do Pici ocupa a nona posição com 42 pontos, cinco a menos que o Grêmio, sexto colocado e último time na zona de classificação à maior competição do continente. Os cearenses têm um jogo a menos. Neste momento, o Tricolor estaria com lugar na Sul-Americana de 2024.

O primeiro tempo foi de pouquíssimas emoções. Cada time finalizou somente duas vezes, nenhuma em direção à meta. Na oportunidade mais clara, aos 17 minutos, Marinho desperdiçou. O atacante fez boa jogada pela direita, mas demorou a chutar depois que entrou na área e acabou desarmado pela zaga.

A etapa final começou bem diferente, já que, aos dois minutos, o Fortaleza conseguiu abrir o placar. O meia Tomás Pochettino cruzou pela direita e o atacante Juan Martín Lucero mandou para as redes. Foi o 22º gol do argentino nesta temporada. Ele é o artilheiro tricolor em 2023. Oito minutos depois, porém, o meia Lisandro Alzugaray fez boa jogada e arrematou da meia-lua, igualando para a LDU.

O duelo transcorreu nervoso, com o Leão do Pici mais presente no ataque. O meia Yago Pikachu e o lateral Bruno Pacheco tiveram boas oportunidades, mas pararam no goleiro Alexander Dominguez. Quase nos acréscimos, foi a vez de João Ricardo salvar o Fortaleza, ao evitar uma finalização perigosa do volante Maurício Martínez, que buscava o ângulo do arqueiro.

Na prorrogação, as equipes intercalaram bons e maus momentos, mas sem criar lances de perigo. Com o placar inalterado, a decisão foi para os pênaltis. O Fortaleza começou melhor, com João Ricardo defendendo o chute de Paolo Guerrero, ex-atacante de Flamengo e Corinthians. A LDU voltou para a disputa com Domínguez salvando a batida do atacante Sílvio Romero (que entrou no lugar de Lucero).

O goleiro tricolor voltou a se destacar ao evitar o gol do atacante Alexander Alvarado, mas o Leão não aproveitou e o volante Pedro Augusto desperdiçou a cobrança seguinte, mantendo a disputa empatada. O meia Lucas Piovi anotou o quarto dos equatorianos. O zagueiro Emanuel Brítez tinha de balançar as redes para manter o Fortaleza vivo, mas o arremate foi defendido por Domínguez, para festa da torcida da LDU.

Foto: Mateus Lotif/FEC

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Hermano Morais é eleito o novo presidente do América

Hermano Morais é eleito o novo presidente do América

Deputado estadual vence Souza e assume o clube para o biênio 2024-2025

O deputado estadual Hermano Morais (PV) foi eleito o novo presidente do América Futebol Clube nesta quinta-feira (26.out.2023). Ele venceu o atual presidente e maior ídolo da história do clube, Souza, por 57 a 43 votos.

Dos 106 conselheiros aptos a votar, 100 compareceram ao pleito.

Morais comandará o clube no biênio 2024-2025. Ele terá o engenheiro Francisco Sobrinho como vice-presidente.

“Por 57 votos a 43, obtivemos a maioria e vamos juntos trabalhar incansavelmente para fazer do América Futebol Clube um clube ainda melhor. Convidamos todos os torcedores a se unirem a nós nessa jornada”, declarou o novo presidente.

Morais foi presidente do América-RN em 2011, ano em que conquistou o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. Na oportunidade, foram apenas sete meses de gestão. Em 2015, após a saída de Gustavo Carvalho, também foi responsável por liderar o clube no complemento da temporada.

O deputado estadual contou com o apoio dos ex-presidentes Jussier Santos, Clóvis Emídio, Beto Santos, Alex Padang, Eduardo Rocha, Leonardo Bezerra e Ricardo Valério.

Foto: Leandro Cunha

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC empata com Avaí e está matematicamente rebaixado

ABC empata com Avaí e está matematicamente rebaixado

Equipe potiguar não consegue evitar a queda para a Série C

O ABC empatou em 1 a 1 com o Avaí, no Frasqueirão, em Natal, nesta quinta-feira (26.out.2023), pela 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado confirmou o rebaixamento do clube potiguar para a Série C.

O ABC começou o jogo pressionando o Avaí, mas foi o time catarinense que abriu o placar aos 34 minutos do primeiro tempo. Felipe Bastos chutou forte de fora da área e a bola desviou na defesa do ABC, enganando o goleiro Michael.

No segundo tempo, o ABC voltou mais agressivo e conseguiu o empate aos 40 minutos. Weliton recebeu cruzamento pela direita e chutou forte para o gol.

O empate não foi suficiente para evitar o rebaixamento do ABC. Com o resultado, o time potiguar soma apenas 21 pontos e está matematicamente na última posição da Série B.

Detalhes do jogo:

  • O ABC escalou uma equipe mista, com algumas surpresas. O treinador Argel Fuchs colocou Jhonnathan na lateral esquerda, Daniel no meio-campo e Anderson Cordeiro no ataque.
  • O Avaí também fez uma escalação ofensiva, com o objetivo de garantir a vitória e se afastar da zona de rebaixamento.
  • O jogo foi equilibrado no primeiro tempo, com chances para os dois times. O Avaí abriu o placar aos 34 minutos, com Felipe Bastos.
  • No segundo tempo, o ABC pressionou e conseguiu o empate aos 40 minutos, com Weliton.
  • O empate não foi suficiente para evitar o rebaixamento do ABC.

Foto: Rennê Carvalho/ABC FC/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Palmeiras goleia São Paulo por 5 a 0 no Campeonato Brasileiro

Palmeiras goleia São Paulo por 5 a 0 no Campeonato Brasileiro

Grêmio supera Flamengo de virada em Porto Alegre

O Palmeiras goleou o São Paulo por 5 a 0, na noite desta quarta-feira (25) no Allianz Parque, e assumiu a 3ª posição da classificação do Campeonato Brasileiro com 50 pontos.

Apostando em uma formação com três zagueiros e dois laterais bem avançados, o Palmeiras dominou o confronto desde o primeiro tempo, no qual marcou em três oportunidades, com Breno Lopes, duas vezes, e com Piquerez. Enfrentando um adversário tão superior, o técnico Dorival Júnior realizou mudanças no intervalo, mas a sua equipe ficou ainda mais fragilizada, sofrendo mais dois gols, de Marcos Rocha e de Piquerez.

Tropeço do Bragantino

Quem desperdiçou uma grande oportunidade na rodada foi o Bragantino. Jogando em casa, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, o Massa Bruta foi derrotado por 2 a 1 pelo Atlético-MG e não conseguiu diminuir a vantagem para o líder Botafogo, que não entrou em campo na rodada após a partida com o Fortaleza (que disputa a final da Copa Sul-Americana no próximo sábado) ser adiada.

Com o resultado, o Bragantino viu chegar ao final uma sequência de oito jogos sem derrotas no Brasileiro e permaneceu com 52 pontos, seis a menos do que o Botafogo. O Galo abriu uma vantagem de dois gols graças a Hulk e Igor Gomes, enquanto Talisson descontou para a equipe da casa.

Vitória do Grêmio

Em Porto Alegre, o Flamengo chegou a dar a impressão de que poderia sair com a vitória, mas o Grêmio se recuperou após o intervalo para sair com uma vitória de 3 a 1 que interrompeu a sequência positiva do técnico Tite no comando do Rubro-Negro.

Com o triunfo na partida, que teve transmissão da Rádio Nacional, o Tricolor assumiu a 7ª posição com 46 pontos, enquanto o Flamengo permaneceu com 50 pontos, caindo para o 4º lugar da tabela.

O Grêmio não iniciou bem o confronto, pois sentia demais a ausência do centroavante uruguaio Luis Suarez. Com o controle da partida a equipe da Gávea abriu o marcador aos 41 minutos do primeiro tempo com Everton Cebolinha.

Mas no retorno do intervalo Renato Gaúcho fez substituições que mudaram o rumo da partida, as entradas de Ferreira, Nathan Fernandes e André, que marcaram os gols da virada.

Outros resultados:

  • Fluminense 5 x 3 Goiás
  • Athletico-PR 3 x 2 América-MG
  • Cruzeiro 3 x 0 Bahia
  • Cuiabá 0 x 1 Corinthians

Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC é matematicamente rebaixado para a Série C

ABC é matematicamente rebaixado para a Série C

Clube potiguar entra em campo apenas para cumprir tabela

O ABC foi matematicamente rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro, após a realização da 33ª rodada da Série B. A equipe do treinador Argel Fuchs está na lanterna da competição, com apenas 16 pontos conquistados em 33 jogos.

A queda do ABC foi uma grande decepção para a torcida potiguar. O clube disputou a Série C em 2022 e chegou a ficar na liderança da Série B no início da temporada. No entanto, uma série de resultados negativos resultou no rebaixamento.

A única esperança que o ABC tem agora é de evitar a segunda pior campanha de todos os tempos da Série B. Para isso, o clube precisa conquistar mais quatro pontos nas cinco rodadas restantes da competição.

O próximo compromisso do ABC será nesta quinta-feira (26.out.2023), diante do Avaí, no estádio Frasqueirão. O time catarinense é o 13º colocado com 38 pontos ganhos.

Foto: Andrei Torres/ABC FC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Marquinhos Santos é o novo técnico do América de Natal

Marquinhos Santos é o novo técnico do América de Natal

Ex-Vila Nova chega para comandar o alvirrubro potiguar na Série D

O América-RN anunciou nesta segunda-feira (23.out.2023) a contratação de Marquinhos Santos como novo técnico da equipe. O treinador, de 43 anos, chega para comandar o alvirrubro potiguar na Série D do Campeonato Brasileiro, em 2024.

Marquinhos Santos tem passagens por Coritiba, Bahia, Juventude, Figueirense, América-MG, Chapecoense e Paysandu. No último clube que comandou, o Vila Nova de Goiás, teve uma passagem rápida, com apenas oito jogos.

A missão de Marquinhos Santos será elevar o nível do futebol apresentado pelo América-RN em 2024 e buscar o retorno à Série C. O time foi rebaixado para a quarta divisão nacional neste ano.

Além da chegada do novo técnico, o América também terá outra decisão importante prevista para essa semana. O presidente do clube será definido em eleição pelos conselheiros nesta quinta-feira (26.out). Estão na disputa, o atual presidente e ex-ídolo do clube, Souza, e o deputado estadual Hermano Moraes.

Foto: Tarla Wolski/Ceará Sporting Club/Reprodução/Facebook

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Rayssa Leal ganha primeiro ouro do Brasil no Pan

Rayssa Leal ganha primeiro ouro do Brasil no Pan

Primeiro pódio brasileiro em Santiago veio no mountain bike

O Brasil conquistou na manhã deste sábado (21) as suas primeiras medalhas nos Jogos Pan-americanos de Santiago (Chile). O destaque foi o ouro de Rayssa Leal no skate street, prova disputada na Explanada de Deportes Urbanos, no Estádio Nacional de Santiago, e na qual Pâmela Rosa ficou com a Prata.

“Estou muito feliz, é só felicidade, gratidão demais, mais um pódio. Estou aqui com a Pam Pam [Pâmela Rosa], então é só alegria. Pareceu que estava competindo em casa, estava lotado. Poder sentir esse calor da torcida mesmo com o frio enorme que estava fazendo é muito emocionante”, declarou a maranhense de 15 anos à assessoria de imprensa do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Para ficar com a medalha dourada Rayssa Leal somou o total de 236,98 pontos, enquanto Pâmela Rosa garantiu a segunda posição com 211,34 pontos.

Primeira medalha do Brasil

Porém, a primeira medalha do Brasil no megaevento esportivo veio no mountain bike cross-country olímpico, prova na qual José Gabriel terminou na terceira posição da prova para conquistar um bronze. “Difícil descrever o que eu estou sentindo. São os meus primeiros Jogos Pan-americanos e já conquistei uma medalha, logo a primeira do Brasil nos Jogos. Que ela seja um impulso para que os outros atletas brasileiros conquistem muito mais”, declarou o brasikleiro.

Também no cross-country olímpico, mas no feminino, Raiza Goulão trouxe outro bronze para o Brasil.

Foto: Alexandre Loureiro/COB/Direitos Reservados

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC perde para Atlético-GO e se aproxima do rebaixamento

ABC perde para Atlético-GO e se aproxima do rebaixamento

Dragão vence por 3 a 1, com gols de Kelvin, Gustavo Coutinho e Daniel Baralhas

O ABC perdeu para o Atlético-GO por 3 a 1, na noite desta quinta-feira (19.out.2023), no estádio Antônio Accioly, em Goiânia. A derrota foi a 19ª do Alvinegro na Série B do Campeonato Brasileiro, e o time se aproxima do rebaixamento.

O Dragão dominou o jogo desde o início e abriu o placar logo aos quatro minutos, com Kelvin, que jogou pelo ABC em 2022. O Alvinegro teve uma chance de empatar o jogo no primeiro tempo, com Habraão, que acertou a trave.

No segundo tempo, o Atlético-GO ampliou aos seis minutos, com Gustavo Coutinho. Paulo Sérgio descontou para o ABC aos 36, mas Daniel Baralhas fechou o placar aos 39.

Com o resultado, o Atlético-GO se mantém na zona de acesso à Série A, enquanto o ABC é o lanterna da competição.

Foto: Rennê Carvalho/ABC.F.C./Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Instituto Assaí anuncia instituições sociais do RN selecionadas pelo projeto Esporte e Cidadania

Instituto Assaí anuncia instituições sociais do RN selecionadas pelo projeto Esporte e Cidadania

Iniciativa tem como objetivo apoiar pequenas organizações que ofertam a prática esportiva em comunidades vulneráveis das regiões Norte, Nordeste e Região Metropolitana de São Paulo

Na última semana de setembro, o Instituto Assaí, organização social do Assaí Atacadista, anunciou as instituições selecionadas para participarem do projeto Esporte e Cidadania. Ao todo, 50 organizações foram selecionadas para a primeira etapa do edital e receberão quatro meses de formação técnica. A iniciativa tem como objetivo possibilitar a formação e apoiar financeiramente às organizações para que elas sejam capazes de fortalecer e articular novas práticas e, assim, dar continuidade as suas atividades.

Das 50 organizações selecionadas, 17 são da região Norte, dos estados do Pará, Amazonas, Tocantins, Rondônia e Roraima. Já no Nordeste, foram 26 elegidas, dos estados da Paraíba, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, Ceará e Sergipe. E, na região Metropolitana de SP, 7 instituições foram contempladas, distribuídas pelas cidades de Guarulhos, São Paulo e Embu das Artes.

No Rio Grande do Norte, as organizações aprovadas foram o Centro Desportivo Conjunto Gramore, Centro Desportivo Conjunto Cidade do Sol, Instituto Navegar – Esporte, Educação e Meio Ambiente, Associação Meu Sonho de Balé, da cidade de Natal; Instituto Educar Golandim, de São Gonçalo do Amarante.

As instituições já participaram da primeira aula do projeto, e seguirão acontecendo semanalmente. E agora, as entidades selecionadas devem elaborar uma proposta de Plano Pedagógico de Execução (PPE) e apresentar ao comitê do projeto comandado pelas organizações Líderes Esportivos e Phomenta, parceiras técnicas do projeto.

A execução do edital conta com duas formações principais: a Formação Pedagógica e a Formação em Gestão. Em todas as etapas, as organizações selecionadas recebem capacitações e serão avaliadas a partir da entrega de atividades previamente listadas no edital. A estrutura programática contempla uma trajetória de 28 meses de atuação, com assessoria técnica em todas as etapas. Já o aporte financeiro inicia a partir de uma primeira fase eliminatória, condicionada à apresentação de um Plano Pedagógico de Execução. Na sequência, as 15 organizações selecionadas para seguir no projeto permanecem recebendo capacitações profissionais e continuam sendo avaliadas para a continuidade dos investimentos – que irá chegar a R$ 90 mil no total.

Sobre o Instituto Assaí

O Instituto Assaí é a organização social do Assaí Atacadista. Criado em 2022, ele mantém a tradição da Companhia em realizar ações sociais, entre elas o fomento ao microempreendedorismo no setor de alimentos em regiões de vulnerabilidade social pelo Brasil. Assim, o Instituto nasce com o propósito de promover oportunidades e caminhos de prosperidade para o desenvolvimento de pessoas e de comunidades em todo o país. Isso é realizado por meio de iniciativas em: empreendedorismo, alimentação e esporte. Uma das inciativas mais reconhecidas é o Prêmio Academia Assaí, atualmente na 6ª edição.

Foto: Divulgação/Assaí

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Brasil perde para Uruguai pelas eliminatórias

Brasil perde para Uruguai pelas eliminatórias

Seleção de Diniz joga mal e perde por 2 a 0 no estádio Centenário

A seleção brasileira teve uma noite para esquecer, nesta terça-feira (17) no estádio Centenário, em Montevidéu, ao ser derrotado por 2 a 0 pelo Uruguai em partida válida pela 4ª rodada das Eliminatórias Sul-Americana para a Copa do Mundo de 2026. Com este revés o Brasil viu chegar ao fim uma longa invencibilidade na competição, de oito anos, nos quais a equipe canarinho ficou 37 partidas sem perder.

Após a derrota, a primeira na atual edição das Eliminatórias, a seleção brasileira caiu para a terceira posição da classificação com sete pontos, atrás do segundo colocado Uruguai e da líder Argentina.

A equipe comandada pelo técnico Fernando Diniz se mostrou pouco inspirada no primeiro tempo. Com muitas dificuldades para articular jogadas ofensivas, o Brasil não acertou ao menos um chute a gol. Além disso, viu o Uruguai abrir o placar aos 41 minutos, quando Maximiliano Araújo recebeu na ponta esquerda, se livrou da marcação de Marquinhos e cruzou na medida para Darwin Núñez cabecear para o fundo do gol defendido por Ederson.

E a seleção brasileira sofreu outro duro golpe antes do intervalo, quando Neymar teve que ser substituído aos 44 minutos, ao deixar o gramado de maca após sofrer uma lesão no joelho esquerdo. Apesar de o camisa 10 não fazer uma boa apresentação na partida, a saída dele, e a entrada do atacante Richarlison, desorganizou de vez o Brasil, que na segunda etapa fez uma apresentação ainda pior.

Diante de uma seleção brasileira tão desorganizada, o Uruguai conseguiu ampliar sua vantagem aos 31 minutos do segundo tempo. O centroavante Darwin Núñez recebeu a bola na pequena área e superou a marcação de Casemiro e de Gabriel Magalhães para, mesmo sem equilíbrio, tocar para De la Cruz, que não perdoou.

Os próximos compromissos do Brasil nas Eliminatórias Sul-Americana são contra a Colômbia, no dia 16 de novembro no Estádio Metropolitano de Barranquilla, e diante da Argentina, cinco dias depois no Maracanã.

Foto: Vitor Silva/CBF

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Tite é apresentado oficialmente como técnico do Flamengo

Tite é apresentado oficialmente como técnico do Flamengo

Seleção brasileira foi o último trabalho do treinador

O Flamengo apresentou oficialmente, na tarde desta segunda-feira (16), o seu terceiro técnico da temporada: Adenor Leonardo Bachi, o Tite. O comandante da seleção brasileira na Copa do Catar (2022) assume a posição que em 2023 já foi ocupada pelo português Vitor Pereira e pelo argentino Jorge Sampaoli.

Apesar de só ter falado com a imprensa nesta segunda, o treinador, que firmou contrato com o Rubro-Negro até o final de 2024, já começou a trabalhar em sua nova equipe na última terça-feira (10). “Esse tempo de vinda para cá, na Data Fifa, permitiu mais um conhecimento humano, dos funcionários, dos atletas, três deles por videoconferência. Na sequência, já implementamos, de forma muito rápida, as fases ofensivas e defensivas de bola parada”.

Ao ser questionado sobre o que o motivou a voltar a trabalhar em uma equipe do Brasil ainda este ano, Tite afirmou que o desafio de assumir uma equipe com torcida de massa como o Flamengo, com uma grande estrutura e com um grupo de jogadores talentoso foi determinante: “A torcida, a estrutura, o grupo [de jogadores] que joga às claras. Não queria vir [treinar] agora, mas há uma necessidade, desafio profissional. [O Rio de Janeiro é um] estado no qual nunca trabalhei. Tudo isso me motiva”.

Foto: Marcelo Cortes/CRF/Direitos Reservados

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Projeto "Setembro Faixa Preta", do vereador Hermes Câmara, é sancionado em Natal

Projeto “Setembro Faixa Preta”, do vereador Hermes Câmara, é sancionado em Natal

Lei tem o propósito de valorizar o esporte na capital potiguar

O projeto “Setembro Faixa Preta”, de autoria do vereador Hermes Câmara (PSDB), foi sancionado pelo prefeito Álvaro Dias. A lei entrou em vigor no último domingo (8 de outubro), quando foi publicada no Diário Oficial do Município. Na prática, o “Setembro Faixa Preta” institui a campanha de conscientização e popularização das artes marciais.

“A partir da sanção desse projeto, a valorização e o pleno apoio ao esporte em Natal se fortalecem, com o mês Setembro Faixa Preta passando a integrar o calendário oficial do município de Natal. Essa é a nossa proposta com a lei: promover o reconhecimento da sociedade natalense para com as categorias esportivas, através da promoção no esporte”, afirma Hermes.

Ainda segundo o vereador, haverá a promoção de palestras nas escolas, eventos e atividades educativas com foco nas artes marciais durante o mês de setembro, bem como a veiculação de campanhas em mídias, disponibilizando à população informações sobre os benefícios relacionados às artes marciais.

“Os benefícios são inúmeros. Falo sobre isso com propriedade, por ser atleta do Judô, ao longo de toda a minha vida. Sei da necessidade em fortalecermos as artes marciais, as modalidades de alto rendimento. Por isso mesmo, o esporte, por um todo, tem sido uma pauta muito importante do nosso mandato”, explica Hermes.

A atuação do vereador também se destaca em outros projetos em defesa do esporte, com a apresentação de projetos como o que institui a semana das artes marciais, e o apoio às federações que representam as modalidades e as ações e competições esportivas.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC e Chapecoense ficam no empate em 0 a 0

ABC e Chapecoense ficam no empate em 0 a 0

Goleiro potiguar faz defesas espetaculares e impede a derrota do time em Chapecó

Em um jogo movimentado na Arena Condá, Chapecoense e ABC empataram por 0 a 0, na noite desta quinta-feira (5.out.2023). O resultado foi justo, já que as duas equipes tiveram oportunidades de gol, mas o goleiro Michael, do ABC, foi o grande destaque da partida.

O ABC começou bem e criou chances logo no início, com Wallyson e Thonny Anderson. A Chapecoense também respondeu e chegou a marcar um gol com Henrique Dourado, mas o lance foi anulado por impedimento.

No segundo tempo, a Chapecoense pressionou mais e teve chances com Pavani, Marcinho e Victor Ferraz. Mas Michael fez defesas espetaculares e evitou a derrota do ABC.

O goleiro potiguar fez pelo menos quatro defesas difíceis, incluindo uma cobrança de pênalti de Henrique Dourado. Com a atuação de Michael, o ABC conseguiu um ponto importante na luta contra o rebaixamento.

Foto: Rennê Carvalho/ABC F.C.

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Copa do Mundo de 2030 será disputada em três continentes

Copa do Mundo de 2030 será disputada em três continentes

Argentina, Espanha, Portugal e Marrocos serão sedes do Mundial

O Conselho da Fifa anunciou nesta quarta-feira (4.set.2023), que a Copa do Mundo de 2030 será disputada em três continentes: América do Sul, Europa e África. A decisão foi tomada por unanimidade pelos membros do conselho.

A sede do torneio será dividida entre Argentina, Espanha, Portugal e Marrocos. O jogo de abertura será disputado no Estádio Centenário, em Montevidéu, Uruguai, como homenagem à primeira edição do Mundial, que aconteceu em 1930.

Com a decisão, Argentina, Paraguai e Uruguai já estão garantidos na Copa do Mundo de 2030. O mesmo vale para Espanha, Portugal e Marrocos. Também já estão classificados.

Até o anúncio desta quarta-feira, havia duas candidaturas para abrigar a Copa do Mundo de 2030: uma formada por Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, e outra capitaneada pela Uefa e formada por Espanha, Portugal e Marrocos.

A decisão da Fifa de escolher uma candidatura conjunta entre a Conmebol e a Uefa foi elogiada por dirigentes de ambos os continentes.

“A Copa do Mundo de 2030 será um torneio histórico, que marcará o centenário do primeiro Mundial”, disse o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez. “É uma grande mensagem de paz, tolerância e inclusão.”

Foto: Lucas Figueiredo/CBF/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Atacante do ABC está em observação médica após lesão em jogo

Atacante do ABC está em observação médica após lesão em jogo

Departamento médico do clube monitora condição do jogador

O atacante Anderson Cordeiro, do ABC, encontra-se sob cuidados médicos após sofrer uma lesão durante a partida contra a Ponte Preta, realizada na noite do último sábado (30.set.2023) no estádio Frasqueirão. A confirmação da situação veio por meio da assessoria do clube neste domingo (1°.out).

O jogador necessitou de atendimento hospitalar após o término do jogo, sendo submetido a uma tomografia craniana e da coluna cervical, cujos resultados apontaram como normais. A lesão ocorreu no momento em que Anderson tentou executar um voleio, resultando em uma queda no gramado da qual ele não conseguiu se levantar.

Como medida de precaução, o Departamento Médico optou por manter o jogador internado em observação. Anderson permanece no hospital e aguarda a avaliação do neurocirurgião, que determinará sua aptidão para receber alta médica. A equipe médica do clube segue monitorando sua condição de perto.

Foto: Rennê Carvalho/ABC F.C.

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC quebra jejum de 14 jogos e vence a Ponte Preta

ABC quebra jejum de 14 jogos e vence a Ponte Preta

Alvinegro potiguar vence por 2 a 0 no Frasqueirão e segue na lanterna da Série B

O ABC quebrou um jejum de 14 jogos sem vencer ao derrotar a Ponte Preta por 2 a 0, neste sábado (30.set.2023), no Frasqueirão, em Natal. Os gols da partida foram marcados por Ramon e Paulo Sérgio, no segundo tempo.

Apesar do resultado, o ABC se mantém na lanterna da Série B, com 19 pontos. A Ponte Preta, que também briga contra o rebaixamento, se manteve na 15ª colocação, com 33 pontos.

O jogo foi equilibrado no primeiro tempo, com as duas equipes criando poucas chances de gol. Na segunda etapa, a Ponte Preta começou melhor e pressionou o ABC. No entanto, o gol do ABC saiu no momento em que a Ponte estava melhor no jogo.

Aos 27 minutos, Ramon recebeu um passe na entrada da área e bateu forte para abrir o placar. O ABC se fechou na defesa e passou a jogar no contra-ataque. Já no fim da partida, Thonny Anderson aproveitou um chutão e tocou para Paulo Sérgio marcar o segundo gol do ABC.

Com o resultado, o ABC segue na lanterna da Série B, mas com a esperança de se afastar da zona de rebaixamento. Na próxima rodada, o time potiguar enfrenta a Chapecoense, em Chapecó.

Foto: Rennê Carvalho/ABC F.C.

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Boca Juniors e Palmeiras jogam pela semifinal da Libertadores

Boca Juniors e Palmeiras jogam pela semifinal da Libertadores

Rádio Nacional transmite partida a partir das 21h30 desta quinta

Boca Juniors (Argentina) e Palmeiras medem forças, a partir das 21h30 (horário de Brasília) desta quinta-feira (28) no estádio da Bombonera, pela ida da semifinal da Copa Libertadores. A Rádio Nacional transmite o confronto ao vivo.

Nos últimos anos o Palmeiras tem sido figurinha carimbada na semifinal da competição continental. Nos anos de 2020 e de 2021 chegou à final e se sagrou campeão, e em 2022 caiu diante do Athletico-PR na semifinal.

O Alviverde ainda está na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. A equipe paulista ocupa a 2ª colocação, atrás apenas do líder Botafogo. No momento a vantagem do líder é de sete pontos, distância essa que o time do técnico Abel Ferreira tentará tirar até o final da competição. Neste contexto a equipe entra em campo para definir seu futuro na competição internacional.

Para isso terá que superar traumas recentes contra seu adversário desta quinta, o Boca Juniors. Isso porque o clube argentino eliminou o Palmeiras em três edições da Libertadores desde 2000: na final daquele mesmo ano, na semifinal de 2001 e na semifinal de 2018. Para chegar à semifinal desta edição o Verdão deixou pelo caminho o Atlético-MG nas oitavas e o Deportivo Pereira (Colômbia) nas quartas.

O Palmeiras deve ir a campo com: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Mayke, Artur e Rony.

Já o Boca Juniors vive um momento conturbado nos últimos tempos. Sem vencer a Libertadores desde 2007 (em cima do Grêmio), o Boca vem amargurando algumas campanhas ruins e eliminações difíceis. A equipe foi vice-campeã duas vezes nesse período sem títulos, em 2012 para o Corinthians e em 2018 para o River Plate (Argentina). Agora os torcedores esperam que o clube possa dar a volta por cima e retornar aos momentos de glória.

No seu caminho até a semifinal deixou para trás equipes como Nacional (Uruguai), nas oitavas, e Racing (Argentina), nas quartas. Já no Campeonato Argentino a equipe está na 9ª posição do Grupo B, com duas vitórias, um empate e três derrotas.

O técnico Jorge Almirón testou uma escalação sem o jovem Valentín Barco, um dos destaques do time na competição. Os outros destaques do Boca são o goleiro Sergio Romero, o atacante Edinson Cavani e o ponta Lucas Janson. Além disso ainda conta com o atacante Benedetto, que marcou três gols no Palmeiras em 2018. Entretanto, ele não vive um bom momento e deve começar no banco de reservas.

Sendo assim, o Boca deve entrar em campo com: Romero; Blondel, Figal, Marcos Rojo e Fabra; Medina, Pol Fernández e Ezequiel Fernández; Advíncula, Cavani e Lucas Janson.

Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC perde para o Novorizontino e se aproxima do rebaixamento

ABC perde para o Novorizontino e se aproxima do rebaixamento

Alvinegro chega a 14 jogos sem vitória e soma terceira derrota sob o comando de Argel Fuchs

O ABC perdeu para o Novorizontino por 2 a 1, na noite desta segunda-feira (25.set.2023), em Novo Horizonte, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Com o resultado, o Alvinegro chegou a 14 jogos sem vitória na competição e segue na lanterna, com apenas 16 pontos.

O Novorizontino abriu o placar logo aos dois minutos, com Ronaldo. O ABC tentou reagir, mas o Novorizontino ampliou na segunda etapa, aos 23 minutos, com Douglas Baggio. O Alvinegro descontou nos acréscimos, com Wallyson, de pênalti.

A derrota foi a terceira sob o comando do técnico Argel Fuchs. Com o resultado, o ABC segue com chances remotas de escapar do rebaixamento.

Foto: Rennê Carvalho/ABC. F.C.

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

São Paulo vence Flamengo e conquista a Copa do Brasil

São Paulo vence Flamengo e conquista a Copa do Brasil

Com gol de Nestor, Tricolor quebra jejum de 28 anos e levanta o troféu inédito

Em uma tarde de muita emoção e festa no Morumbi neste domingo (24.set.2023), o São Paulo venceu o Flamengo por 1 a 1, no jogo de volta da final da Copa do Brasil de 2023, e conquistou o título inédito da competição.

O gol são-paulino foi marcado por Rodrigo Nestor, aos 49 minutos do primeiro tempo. O Flamengo havia aberto o placar com Bruno Henrique, aos 45 minutos do primeiro tempo.

Com o resultado, o São Paulo ficou com a vantagem no agregado de 2 a 1 e quebrou o jejum de 28 anos sem títulos da Copa do Brasil.

O Tricolor começou o jogo pressionado pela marcação rubro-negra, mas logo se adaptou ao ritmo da partida e passou a criar oportunidades.

Aos 7 minutos, Arboleda precisou ser substituído por Diego Costa, ao sentir dores musculares na coxa.

As melhores chances são-paulinas foram num chute de canhota de Wellington Rato, que passou rente à trave, e, logo na sequência, um voleio de Lucas que, por pouco, não encontrou o gol.

No final do primeiro tempo, o Flamengo abriu o placar com gol de Bruno Henrique. O São Paulo, porém, não se abateu e continuou pressionando.

Após sofrer uma falta, num momento crucial do jogo, o meio-campista Rato rapidamente cobrou, o goleiro flamenguista espalmou e a bola sobrou para Nestor que, aos 49 minutos do primeiro tempo, acertou um lindo chute da entrada da área e empatou o jogo.

O Tricolor voltou do intervalo apostando no contra-ataque. O técnico Dorival Júnior decidiu mexer no time e colocou Wellington e Gabi Neves para os lugares de Caio Paulista e Alisson, respectivamente.

Aos 42 minutos do segundo tempo, Luciano reclamou bastante de um pênalti sofrido, mas a arbitragem nada marcou.

A equipe do Morumbi soube administrar a vantagem no agregado (2×1), manteve a superioridade e segurou o placar até o apito final.

A atmosfera criada para a partida contribuiu para concretizar a festa são-paulina. Todos os envolvidos no espetáculo vibravam a mesma energia: o São Paulo apenas deixaria o campo depois de conquistar um título inédito.

Das arquibancadas, 63.077 são-paulinos presentes no Morumbi entoaram o grito: É CAMPEÃO!

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

São Paulo e Flamengo decidem título da Copa do Brasil

São Paulo e Flamengo decidem título da Copa do Brasil

Rádio Nacional transmite grande decisão a partir das 16h deste domingo

Chegou a hora de conhecer o campeão da edição 2023 da Copa do Brasil. Para isso, São Paulo e Flamengo medem forças, a partir das 16h (horário de Brasília) deste domingo (24) no estádio do Morumbi.

Na partida de ida o Tricolor Paulista foi melhor e venceu o jogo por 1 a 0, em pleno estádio do Maracanã. Assim, agora joga pelo empate para ser campeão, o que seria algo inédito para o clube, pois a Copa do Brasil é o único título que ainda falta na sala de troféus do São Paulo.

O Soberano vem motivado para o jogo de volta da final, após vitória fora de casa na partida de ida, com gol do centroavante argentino Jonathan Calleri. O clube vive a expectativa do título inédito, tanto que entrou com os reservas na última quarta-feira (20) diante do Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro, o que culminou na derrota da equipe paulista por 2 a 1. O Tricolor não esconde que o foco de suas atenções é realmente a final da competição de mata-mata, e com a derrota agora ocupa a 13ª posição na tabela do Brasileirão.

O técnico Dorival Júnior tem a possibilidade de ser tricampeão da competição, já que a conquistou em 2010 com o Santos e no ano passado com o Flamengo. Além disso, os jogadores estão fechados e compenetrados para entregar o título que falta ao clube, e consequentemente escreverem seu nome na história da tão tradicional equipe paulista.

“O São Paulo é um dos clubes mais vitoriosos do futebol brasileiro, mas falta a Copa do Brasil, então não deixa de ser um ingrediente que motiva muito. O técnico Dorival Júnior, que saiu inexplicavelmente do Flamengo, reconstruiu o São Paulo, que hoje é novamente um time respeitado”, avalia o comentarista da TV Brasil Rodrigo Campos.

Já o Flamengo vive uma crise sem precedentes. Com o incidente envolvendo o vice-presidente Marcos Braz e um torcedor nesta semana decisiva, além de outros desentendimentos entre membros do elenco nos últimos meses, o Rubro-Negro da Gávea vive um dos anos mais conturbados de sua história no que diz respeito à expectativa versus realidade.

Dentro de campo as coisas também não vão bem. Nos últimos cinco jogos o Flamengo marcou apenas dois gols, e assim caiu na classificação do Brasileirão, onde atualmente ocupa a 7ª colocação. Com isso, o técnico argentino Jorge Sampaoli balança no cargo, principalmente em caso de não vencer a Copa do Brasil neste domingo.

Para o comentarista da Rádio Nacional Waldir Luiz o Flamengo tem uma missão dificílima pela frente: “O Flamengo perdeu todos os títulos do ano, só resta a Copa do Brasil. Acho uma missão difícil, mas não impossível. O Flamengo tem um bom time, porém taticamente desarrumado. Taticamente o São Paulo é muito superior. Além da motivação de ter vencido a primeira partida, joga agora em casa. Penso que o São Paulo tem mais possibilidades de conquistar esse título”.

O Flamengo pode ter os retornos do meia Arrascaeta e do atacante Luiz Araujo. Além disso, a equipe carioca terá que quebrar um tabu para quebrar se quiser ser campeão: nunca na história da Copa do Brasil o time que venceu o primeiro jogo como visitante perdeu o título em casa.

Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net/Direitos reservados

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Diniz convoca Seleção com poucas mudanças para as eliminatórias

Diniz convoca Seleção com poucas mudanças para as eliminatórias

Gérson, do Flamengo, e Bremer, da Juventus, são as novidades

O técnico Fernando Diniz (foto) fez neste sábado (23), no Rio de Janeiro, a sua segunda convocação como comandante da Seleção Brasileira masculina de futebol. A lista para os jogos contra Venezuela e Uruguai, nos dias 12 e 17 de outubro, respectivamente, tem 23 nomes. Apenas dois não foram chamados na primeira janela das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, seja na lista original ou como substituto de algum companheiro cortado: Bremer, zagueiro da Juventus, da Itália, e Gerson, meio-campo do Flamengo.

De resto, todos os atletas, de uma forma ou de outra, foram chamados para os jogos contra Bolívia e Peru, que abriram a caminhada rumo à Copa.

Confira os nomes abaixo os jogadores convocados:

Diniz, que é o técnico do Fluminense, reiterou que a convocação de Gerson se deve também à familiaridade que tem com o futebol do atleta, adversário local do Flu.

“Foi uma das convocações mais fáceis. Ele [Gérson] é um dos jogadores que eu mais vi atuar fora os do Fluminense. Jogamos muitas vezes contra o Flamengo este ano, tive que estudar bastante o time e o jogador. Ele tem atuado bem constantemente, é um jogador bem acima da média e tem muito a ver com aquilo que eu penso sobre futebol”, justificou Diniz.

No ataque, o técnico voltou a convocar Vinicius Junior, cortado da primeira lista por lesão. Raphinha, que o substituiu à época, também retorna. Gabriel Jesus reaparece depois de substituir Antony. Richarlison, do Tottenham, contestado pela fase pouco goleadora, foi convocado novamente.

“Ele foi chamado por critério técnico. Nos dois primeiros jogos, ele teve algumas chances e a bola não entrou. Na minha opinião, ele não foi mal. Teve participações que justificam a reconvocação. Lá no Tottenham ele inclusive já mostrou sinal de melhora. Não foi titular, mas entrou e foi protagonista com um gol e uma assistência”, opinou o técnico.

Explicando a convocação

A manutenção de praticamente todo o grupo que esteve nos dois primeiros jogos (5 a 1 sobre a Bolívia e 1 a 0 sobre o Peru) chamou a atenção. No entanto, Diniz afirmou que não foi proposital.

“Não pensei muito nisso. Tentamos convocar os melhores jogadores disponíveis. Faz muito pouco tempo, a amostra é pequena ainda. A seleção está aberta. Muitos jogadores têm possibilidade de convocação. Não é que haja uma base inalterada. É natural que – ao longo do tempo – eu vá buscando uma base, mas não que eu vá forçar isso como estratégia. Vou procurar convocar os melhores que favorecerão ganhar as partidas”, sustentou.

O Brasil enfrentará a Venezuela na Arena Pantanal, em Cuiabá, e depois seguirá para Montevidéu para encarar o Uruguai. Com seis pontos, no momento, a Seleção Brasileira está no topo da tabela de classificação das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, empatada com a Argentina, que tem um gol de saldo a menos.

Foto: Vitor Silva/CBF/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia de São Paulo investiga morte de campeã olímpica Waleska

Polícia de São Paulo investiga morte de campeã olímpica Waleska

Ex-jogadora morreu ontem no bairro de Cerqueira César

A central Waleska Moreira de Oliveira morreu na noite desta quinta-feira (21) em São Paulo. Campeã olímpica com a seleção brasileira de vôlei em 2008, a atleta estava aposentada desde o final da temporada 2021/2022, quando defendia o Praia Clube de Uberlândia. Até a manhã desta sexta-feira, a causa da morte da ex-jogadora não havia sido confirmada. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo disse que a Polícia Civil investiga a morte ocorrida por volta das 18h desta quinta no bairro de Cerqueira César, na zona oeste da capital. O documento informa que foi solicitada a perícia no local. Segundo a nota, detalhes serão preservados para garantir autonomia ao trabalho policial.

A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), em nota oficial, lamentou o falecimento da atleta, que além do ouro em Pequim 2008, também ganhou o bronze em Sydney 2000, três títulos do Grand Prix, os Jogos Pan-Americanos de 1999 e a Copa das Campeões de 2013 pela equipe nacional. “Walewska era uma jogadora especial, sua trajetória no esporte será para sempre lembrada e reverenciada. Neste momento tão difícil, a CBV se solidariza com a família e os amigos desta grande jogadora”, disse o presidente da CBV, Radamés Lattari.

Nessa madrugada, após tomar conhecimento da morte da jogadora, a Seleção entrou em quadra, no Japão, e perdeu para a Turquia por 3 sets a 0 (21/25, 27/29 e 19/25), pelo Pré-Olímpico. As jogadoras utilizaram braçadeiras em homenagem à central. “A Wal foi um exemplo de coragem, de resiliência, uma mulher forte. Ela fez parte de uma geração que me fez querer ser jogadora de vôlei. Estivemos com ela há pouco tempo em Barueri e, mais uma vez, ela deixou uma mensagem de incentivo muito forte. Queremos continuar esse legado que ela deixou para nós”, lamentou a ponteira Gabi.

“Está doendo muito. Sabíamos que tínhamos que disputar esse jogo, nos juntamos e deixamos para chorar depois da partida. Foi difícil conter as lágrimas na nossa oração de pré-jogo. Temos mais dois jogos importantes para a classificação e hoje deixamos a desejar em algumas situações. Agora vamos sentir esse luto. Quando cheguei na seleção a Wal era uma das mais experientes. Aprendi muito com a postura dela. A Wal foi um espelho pela educação, o charme e a resiliência. Ela representou o Brasil lindamente. O esporte perde um grande ícone, uma representante de muito amor pelo voleibol”, disse a central Thaísa.

“É um momento muito difícil, de muita tristeza. A Walewska foi um exemplo de dedicação, comprometimento, ela tinha tudo de bom que uma atleta pode ter. Ela sempre se cuidou muito, ajudou seus times, desde muito nova. Ficamos sem chão. Falando do jogo, a Turquia pressionou o nosso time e nosso saque precisava fazer mais a diferença. Agora temos que pensar na Bélgica e no Japão para buscar a nossa classificação. Temos que deixar passar esse momento triste. Eu conheci a Walewska e sei que se ela tivesse aqui ela pediria para jogarmos por ela. A Walewska deixa um legado como atleta e ser humano. Ela foi uma atleta que todo o treinador gostaria de ter no seu time”, falou o técnico José Roberto Guimarães.

Natural de Belo Horizonte, Waleswka defendeu diversos clubes durante a vitoriosa carreira. Começou no Minas, entre 1995 a 1998. Voltou ao clube entre os anos de 2014 e 2015. Jogou pelo Rexona/Ades, São Caetano, Sirio Perugia da Itália, Murcia da Espanha, Zarechie da Rússia, Vôlei Futuro, Vôlei Amil, Osasco e Praia Clube. No Brasil, tinha duas conquistas da Superliga (1999-2000 e 2017-18), Supercopa (2019, 2020 e 2021), Campeonato Mineiro (2019 e 2021), Sul-Americano (2021). O Praia Clube aposentou a camisa 1 utilizada pela jogadora.

Foto: Waleska Oliveira/Instagram

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ministro do STJ rejeita enviar recurso de Robinho ao Supremo

Ministro do STJ rejeita enviar recurso de Robinho ao Supremo

Ex-jogador foi condenado por estupro pela justiça da Itália

O ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), rejeitou, nesta quarta-feira (20), enviar para o Supremo Tribunal Federal (STF) um recurso da defesa do ex-jogador de futebol Robinho, condenado por estupro na Itália.

A defesa pediu o envio do caso ao Supremo após o STJ rejeitar a inclusão da tradução completa do processo.

Ao analisar o recurso, o ministro entendeu que caso ainda está em tramitação e não pode ser enviado para o STF.

“Não se afigura cabível o recurso extraordinário, uma vez que, consoante o disposto no artigo 102, III, da Constituição Federal, o manejo de tal espécie recursal pressupõe a existência de causa decidida em única ou última instância, fato processual inexistente no caso em apreço, em que o provimento jurisdicional impugnado se limitou a resolver questão incidental”, decidiu.

De acordo com a defesa de Robinho, a tradução completa é necessária para verificar se o devido processo legal foi observado na condenação proferida pela Justiça italiana.

Robinho é alvo de um pedido de homologação da sentença estrangeira, requerido pelo governo da Itália, onde o ex-jogador foi condenado em três instâncias pelo envolvimento em um estupro coletivo, ocorrido em uma boate de Milão, em 2013. A pena imputada foi de nove anos de prisão.

A Itália havia solicitado a extradição de Robinho. A Constituição brasileira, contudo, não prevê a possibilidade de extradição de cidadãos natos. Por esse motivo, o país europeu decidiu requerer a transferência à sentença do ex-jogador. Dessa forma, o tribunal vai analisar se a condenação pode ser reconhecida e executada no Brasil.

Foto: Ricardo Saibun/Santos FC/Ilustração/Arquivo

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Torcedores do ABC protestam após morte de jovem durante confusão

Torcedores do ABC protestam após morte de jovem durante confusão

Familiares e amigos cobram justiça pela morte de Leonardo Lucas, atingido por tiro na cabeça

Torcedores do ABC Futebol Clube e familiares de Leonardo Lucas Silva de Carvalho, de 26 anos, morto durante uma confusão entre torcidas na noite da última sexta-feira (15.set.2023), em Natal, realizaram um protesto na noite desta segunda-feira (18.set).

O ato, que saiu do Ginásio Professor Marcelo Carvalho, em Candelária, e chegou a bloquear parte da BR-101, foi marcado por cartazes e palavras de ordem pedindo justiça pela morte do jovem.

“Tá sendo muito difícil não só para mim e meus familiares, mas para toda essa galera. Um jovem abençoado e trabalhador, realizou dois sonhos recentes, um deles de ser pai. Ele não merecia isso de jeito nenhum”, disse André Ricardo, pai de Leonardo.

Segundo a Polícia Militar, o jovem foi atingido por um tiro na cabeça durante uma briga entre torcedores do ABC e do Sport de Recife, na avenida Roberto Freire, em Ponta Negra.

Em entrevista a imprensa local, o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo, declarou que existem investigações conduzidas separadamente pela Polícia Civil e pela Polícia Militar, que deverão concluir os detalhes da morte de Leonardo Lucas.

“Tanto na Polícia Civil, como na Polícia Militar, está sendo feita a investigação para elucidar o fato. Se houve erro no comportamento do policial, na ação policial, ou se foram outros fatores adversos. Nós não podemos dizer, no momento atual, o que realmente aconteceu”, afirmou.

O caso está sendo apurado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil e pela Corregedoria da Polícia Militar.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

São Paulo vence Flamengo na partida de ida da final da Copa do Brasil

São Paulo vence Flamengo na partida de ida da final da Copa do Brasil

Calleri faz gol e dá vantagem do empate para Tricolor no Morumbi

O São Paulo ganhou do Flamengo por 1 a 0 na tarde deste domingo (17), na primeira partida da final da Copa do Brasil de 2023. O jogo foi disputado no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro.

Apesar de a imensa maioria dos mais de 67 mil torcedores ter sido rubro-negra, quem se sentiu em casa nos primeiro 45 minutos foi o São Paulo. Melhor postado em campo, o Tricolor dominou o jogo e teve, no mínimo, três grandes chances antes de abrir o marcador com o artilheiro argentino Calleri. O centroavante aproveitou o cruzamento perfeito de Nestor e mandou de cabeça para o fundo da rede carioca aos 45 minutos da etapa inicial.

No segundo tempo, o Flamengo melhorou com a entrada do meia Éverton Ribeiro. Os donos da casa chegaram a levar perigo em algumas oportunidades. A principal delas apareceu em uma cabeceada do centroavante Pedro. Pablo Maia, bem posicionado, afastou o perigo praticamente em cima da linha.

Mas, mesmo jogando mais recuado do que a etapa inicial, o São Paulo também teve algumas boas oportunidades no segundo tempo. A maior delas surgiu com Alisson. O meia tricolor recebeu de Lucas Moura, driblou alguns adversários e bateu da entrada da área. A bola saiu mascada, mas passou com perigo ao lado da trave esquerda do goleiro Matheus Cunha.

A partida de volta será disputada no estádio Morumbi, em São Paulo, no próximo domingo (24). Para ficar com o título inédito, a equipe paulista pode até mesmo empatar o jogo. Se quiser faturar o pentacampeonato, o Flamengo precisará vencer o jogo por dois gols de diferença, ou ganhar pela vantagem mínima e superar o rival nos pênaltis.

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ferroviário é campeão da Série D do Brasileiro 2023

Ferroviário é campeão da Série D do Brasileiro 2023

Gol do artilheiro veterano Ciel garante 2 a 1 e a taça

O Ferroviário é campeão da Série D do Campeonato Brasileiro de 2023. Jogando no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, o time da casa fez 2 a 1 na Ferroviária, de Araraquara, e ficou com a taça do torneio na tarde deste sábado (16). A partida foi exibida ao vivo pela TV Brasil. Os gols do jogo foram marcados por Deizinho e Ciel para os vitoriosos e Vitor Barreto para o time de São Paulo.

Depois de fazer a melhor campanha durante todo torneio e chegar invicto à decisão, o Tubarão da Barra precisava vencer por qualquer placar para ficar com a taça e conquistar a quarta divisão nacional pela segunda vez (a primeira foi em 2018). A Ferroviária também dependia de uma vitória simples para conquistar o primeiro título nacional da história, já que a partida de ida, disputada em Araraquara, acabou com o placar de 0 a 0.

No embalo dos aproximadamente 15 mil fanáticos torcedores do Ferrão, o time da casa partiu para cima logo no início do jogo e abriu o placar. Depois de receber um passe de Ciel, Deizinho mandou para a rede.

O time visitante mostrou força e empatou o jogo aos 38 minutos da primeira etapa. Vitor Barreto chutou colocado e deixou tudo igual.

Só que, logo aos 6 minutos do segundo tempo, o faro do artilheiro prevaleceu. Às vésperas de completar 42 anos, Ciel apareceu sozinho na área para completar o cruzamento e definir o placar: Ferroviário 2 a 1. Este foi o décimo segundo gol do centroavante no torneio e o vigésimo segundo dele na temporada.

Depois, foi só festa. Com uma campanha de 15 vitórias e 9 empates em 24 jogos, o Ferroviário se sagrou bicampeão da Série D de forma invicta.

Ao lado do Tubarão da Barra, garantiram acesso à Série C em 2024 a Ferroviária, vice-campeã, o Caxias-RS e o Athletic-MG.

Foto: Lenilson Santos/Ferroviário

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC perde para o Sport no Frasqueirão

ABC perde para o Sport no Frasqueirão

Diego Souza marca no fim e coloca o Leão na liderança

O ABC perdeu para o Sport por 1 a 0, na noite desta sexta-feira (15), no Frasqueirão, em jogo válido pela 28ª rodada da Série B. O gol da vitória do Leão foi marcado por Diego Souza, aos 44 minutos do segundo tempo.

O jogo começou equilibrado, com as duas equipes alternando o domínio da partida. O ABC chegou com mais perigo com Fábio Lima, pelo lado esquerdo do ataque, mas não foi eficiente.

O Sport também chegava pelas laterais, com Peglow e Labandeira. No entanto, nenhuma das equipes conseguiu abrir o placar na primeira etapa.

No segundo tempo, o Sport se impôs fisicamente e empurrou o ABC para o seu campo. O alvinegro tentou pelos contra-ataques, mas também não foi efetivo.

Na parte final, o Leão conseguiu marcar. Após chute de Rosales, Diego Souza empurrou a bola para o gol e sacramentou a derrota do Alvinegro Potiguar.

Com o resultado, o Sport assumiu a liderança da Série B, com 50 pontos. O ABC, por sua vez, segue na lanterna, com 16 pontos.

Foto: Rennê Carvalho/ABC. F.C.

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Bolsonaro se recupera bem de cirurgias e usa camisa do América de Natal

Bolsonaro se recupera bem de cirurgias e usa camisa do América de Natal

Ex-presidente recebeu presente do deputado estadual Coronel Azevedo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue em recuperação bem após as três cirurgias realizadas na terça-feira (12.set.2023) em um hospital em São Paulo.

Nesta quarta-feira (13.set), Bolsonaro usou a camisa do América de Natal, que recebeu de presente do deputado estadual Coronel Azevedo (PL-RN). A foto do ex-presidente ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, foi divulgada nas redes sociais.

Bolsonaro foi internado no Hospital Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo, na segunda-feira (10), para realizar exames. Na terça-feira, ele passou por uma septoplastia (correção de desvio de septo), uma turbinectomia (remoção de parte das conchas nasais) e uma uvulopalatofaringoplastia (remoção das amígdalas e de fragmentos do palato mole).

Segundo boletim médico, Bolsonaro apresenta exames nos padrões de normalidade e sinais vitais adequados. Ele está em jejum e segue sem previsão de alta.

Coronel Azevedo, que é apoiador de Bolsonaro, postou uma mensagem nas redes sociais desejando melhoras ao ex-presidente. “Que Deus guie e o conceda pronta recuperação. Estamos contigo, Presidente”, disse o parlamentar.

Foto: Reprodução/Redes Sociais Tarcísio de Freitas

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC perde de goleada para o Tombense e segue na lanterna da Série B

ABC perde de goleada para o Tombense e segue na lanterna da Série B

Técnico Argel Fuchs critica jogadores e promete mudanças

O ABC perdeu de goleada para o Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7.set.2023), em jogo válido pela 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time potiguar segue na lanterna da competição, com apenas 16 pontos.

Os gols da vitória do Tombense foram marcados por Fernandão, Matheus Frizzo e Alex Sandro.

Com a derrota, o ABC chega a 12 jogos sem vencer. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do clube.

Após o jogo, Fuchs criticou os jogadores que entraram no segundo tempo e não corresponderam às expectativas.

“A gente sabe que errar faz parte do jogo, agora o que a gente não vai admitir é o jogador entrar com 22 ou 23 minutos e trotar dentro de campo. Jogador não pode sair do banco de reservas e trotar. Ele tem que sujar o uniforme, tem honrar a camisa que ele defende”, disse o treinador.

Fuchs também prometeu uma reunião com a diretoria para avaliar a situação do elenco e possíveis mudanças.

“Nós não vamos admitir jogador que entra e que não tenha pelo menos vontade. Porque acertar e errar faz parte do jogo. Já vi o Zico perder dois pênaltis em Copa do Mundo e não deixou de ser o Zico. Agora o jogador precisa ter brio. Um jogador que entra com 22 ou 23 minutos, e não suja o material, não corre, não se esforça… esse jogador não pode participar. A gente vai se reunir essa semana com a diretoria, e vamos dar uma mexida”, afirmou o técnico.

O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), quando recebe o Sport, no Frasqueirão, em Natal.

Foto: Rennê Carvalho/ABC F.C

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

TS Combat MuayThai realiza quinta edição em Natal

TS Combat MuayThai realiza quinta edição em Natal

Evento promete ser um dia repleto de ação e adrenalina

A quinta edição do TS Combat MuayThai, um dos principais eventos de luta, será realizado em Natal-RN, no Palácio dos Esportes no dia 29 de outubro às 10 horas. O evento, organizado por Edson Silva, do CT Team Silva, promete uma edição emocionante que já esgotou completamente seu card de combates, com 20 lutas, sendo 16 amadoras e 4 semiprofissionais, com cinturões em jogo para os vencedores destas disputas.

O TS Combat MuayThai é um verdadeiro encontro de atletas dedicados, com participantes de todas as idades, desde jovens talentosos até experientes competidores. Com um histórico de reunir cerca de 250 pessoas, entre participantes, convidados e entusiastas, esta edição promete superar todas as expectativas. Natal está ansiosa para testemunhar o poder e a destreza desses lutadores em ação, enquanto eles competem pelo tão cobiçado título.

Os amantes do esporte e os interessados em testemunhar lutas de tirar o fôlego estão convidados a comparecer ao Palácio dos Esportes no dia 29 de outubro para experimentar a energia e a emoção do Muay Thai de alto nível. Este evento promete ser um dia repleto de ação e adrenalina.

Os interessados podem acompanhar informações através do Instagram: www.instagram.com/tscombatmuaythai5

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC contrata Argel Fuchs para tentar evitar o rebaixamento

ABC contrata Argel Fuchs para tentar evitar o rebaixamento

Ex-técnico da Chapecoense chega ao Alvinegro com a missão de tirar o time da lanterna da Série B

O ABC anunciou na tarde deste domingo (3.set.2023) a contratação do técnico Argel Fuchs para comandar a equipe na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro. O ex-zagueiro chega ao Alvinegro com a missão de tirar o time da lanterna da competição, com 16 pontos e 99,4% de risco de rebaixamento.

Argel Fuchs tem 49 anos e 16 de experiência como técnico de futebol. Ele comandou equipes como Criciúma, Guarani, Botafogo-SP, Portuguesa, Figueirense, Internacional, Vitória, Coritiba, CSA, Ceará e a Chapecoense, seu último clube.

Segundo o ABC, o treinador desembarcou em Natal na noite do domingo e já deve iniciar os trabalhos já nesta segunda-feira (4.set). A estreia de Argel deve acontecer na quinta-feira (7.set), contra o Tombense, em duelo pela 27ª rodada da Série B.

Foto: Augusto Oliveira/CSA/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC demite Allan Aal após 11 jogos sem vencer

ABC demite Allan Aal após 11 jogos sem vencer

Técnico deixa o comando do Alvinegro após empate com o Sampaio Corrêa

O ABC anunciou a demissão do técnico Allan Aal na noite deste sábado (2.set.2023), após o empate com o Sampaio Corrêa, por 1 a 1, no Frasqueirão. O treinador deixa o cargo após 19 jogos no comando do Alvinegro, com apenas duas vitórias, além de nove empates e oito derrotas.

A demissão de Allan Aal foi decidida em comum acordo entre o clube e o técnico. Em nota, a diretoria do ABC agradeceu os serviços prestados pelo treinador e desejou sucesso na sequência de sua carreira.

“A diretoria abecedista se reuniu na noite deste sábado (2), depois do empate diante do Sampaio Corrêa/MA, conversou com o treinador Allan Aal e, em comum acordo, ficou definida a não permanência do técnico no comando do Mais Querido. O ABC Futebol Clube agradece ao profissional pelos serviços prestados e deseja sucesso para a sequência de sua carreira. Agora, a direção alvinegra trabalha para definir o novo comandante para a continuidade da disputa do Brasileiro Série B. Por enquanto, Jonidey Tostão, auxiliar técnico fixo do Alvinegro, assume o comando da equipe”, declarou o time, por meio de nota.

Allan foi contratado pelo ABC no dia 20 de maio. Na ocasião, ele chegou ao alvinegro para substituir Fernando Marchiori, e tinha a missão de tirar a equipe da zona de rebaixamento, mas fracassou. O ABC é o lanterna da Série B do Campeonato Brasileiro. Atualmente, o ABC tem apenas 16 pontos na competição, e 99% de risco de rebaixamento.

Jonidey Tostão, auxiliar técnico fixo do Alvinegro, assume o comando da equipe interinamente. O clube já trabalha para definir o novo comandante para a sequência da disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.

Foto: Rennê Carvalho/ABC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

CBF inicia reformulação na seleção feminina e demite Pia Sundhag

CBF inicia reformulação na seleção feminina e demite Pia Sundhag

Adeus precoce à Copa levou à saída da técnica após 4 anos no cargo

A eliminação precoce do Brasil na Copa do Mundo levou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a dar início a uma reformulação nas seleções femininas – principal e de base. A mudança mais significativa foi anunciada na quarta-feira (30), quase um mês após a queda na primeira fase, com a saída da sueca Pia Sundhage, que dirigiu a equipe canarinha no Mundial de Austrália e Nova Zelândia.

A demissão foi confirmada em nota divulgada pela entidade. Segundo o comunicado, a nova comissão será apresentada “nos próximos dias”, para iniciar o trabalho visando a Olimpíada de Paris, na França, em 2024 e a próxima Copa, em 2027, ainda sem sede definida – o Brasil é um dos candidatos a receber o evento.

O favorito ao cargo é Arthur Elias, técnico do Corinthians. Em meio às especulações sobre uma eventual saída do profissional para a seleção, o Timão se limitou a dizer, em nota à imprensa, que terá Arthur como treinador “em nossos próximos compromissos”. A equipe está envolvida com as semifinais da Série A1 (primeira divisão) do Campeonato Brasileiro e a reta final do Campeonato Paulista. Além disso, em outubro, o time buscará o tetra da Libertadores Feminina, na Colômbia.

Altos e baixos

Pia assumiu a seleção feminina em julho de 2019 e a dirigiu em 57 partidas, com 34 vitórias, 13 empates e dez derrotas. A equipe anotou 139 gols e sofreu 42. O único título oficial da sueca a frente do time brasileiro foi o da Copa América do ano passado, na Colômbia.

O trabalho da treinadora começou recheado de expectativas, já que Pia era bicampeã olímpica comandando os Estados Unidos (2008 e 2012) e considerada uma das principais profissionais da modalidade. Em 2021, nos Jogos de Tóquio, no Japão, primeiro grande desafio da sueca no cargo, o Brasil caiu nos pênaltis para o Canadá, nas quartas de final – as canadenses conquistaram o ouro.

Na Copa América, as brasileiras venceram os seis jogos que disputaram e levantaram a taça pela oitava vez. A própria Pia, no entanto, reconheceu que o Brasil teria que apresentar um nível técnico superior para encarar adversários mais competitivos. De fato, a equipe evoluiu, com boas atuações no empate por 1 a 1 com a Inglaterra pela Finalíssima (duelo entre os campeões sul-americano e europeu), e no triunfo por 2 a 1 sobre a Alemanha, ambos fora de casa.

No Mundial, porém, a goleada por 4 a 0 sobre o Panamá, na estreia, foi o único momento de brilho. Na derrota por 2 a 1 para a França e no empate sem gols com a Jamaica, que culminaram na queda na fase de grupos, a seleção teve atuações ruins. A campanha decepcionante foi determinante para a passagem de Pia chegar ao fim, mesmo com um ano ainda de contrato pela frente.

Renovação

Uma das marcas do trabalho de Pia foi a busca por caras novas, tendo proximidade com as comissões técnicas da base. Ganharam espaço jogadoras como a lateral Bruninha (21 anos), a zagueira Lauren (20), a volante Angelina (23), as meias Duda Sampaio (22), Ary Borges e Ana Vitória (ambas 23) e as atacantes Kerolin (23), Nycole (22) e Aline Gomes (18), todas elas presentes entre as 26 convocadas para a Copa (considerando, também, as suplentes).

A saída de Pia não foi a única mudança no departamento feminino da CBF. Saíram, também, profissionais como Ana Lorena Marche (coordenadora de seleções), Mayara Bordin (supervisora), Bia Vaz (auxiliar da equipe sub-20) e Jonas Urias (técnico da sub-20).

A demissão de Jonas foi a que mais chamou atenção, já que o treinador, há um ano, levou o Brasil a um inédito terceiro lugar no Mundial da categoria, com atletas que passaram a ser convocadas para o time principal. Bruninha, Lauren e Aline Gomes, por exemplo, fizeram parte daquela campanha, assim como a zagueira Tarciane (20 anos) e a meia Yayá (21), também chamadas por Pia ao longo dos últimos quatro anos. Algumas das atletas, como Tarciane, lamentaram a saída do técnico em publicações nas redes sociais.

Foto: Thais Magalhães/CBF

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

SAF do América é aprovada

SAF do América é aprovada

Conselho Deliberativo do América aprova acordo após entrevista exclusiva com investidor potencial

A manhã do último sábado (19.ago.2023) marcou um marco significativo para o América Futebol Clube, com a aprovação da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) após uma reunião decisiva do Conselho Deliberativo do clube. Isso marca o desfecho do aguardado acordo entre a SAF América e a empresa HIPE.

No centro das discussões travadas pelos conselheiros estavam uma série de propostas essenciais para a parceria. Isso incluiu a formalização do acordo de acionistas da SAF, bem como a definição de contratos, como o de licença de uso de direitos de propriedade intelectual e o de locação não residencial de imóveis.

“Com cada passo marcante ao longo da linha do tempo do América, chegamos a este ponto, onde celebramos mais um avanço significativo em nossa jornada”, anunciou o próprio América Futebol Clube por meio de suas redes sociais, demonstrando a importância desse novo capítulo na história do clube e do futebol brasileiro.

Foto: Fernanda Lima/América de Natal/Ilustração/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Espanha derrota Inglaterra para conquistar sua primeira Copa feminina

Espanha derrota Inglaterra para conquistar sua primeira Copa feminina

Seleção ibérica contou com gol de Olga Carmona para vencer por 1 a 0

A Copa do Mundo de futebol feminino tem uma nova campeã, a Espanha, que derrotou a Inglaterra na final por 1 a 0, na manhã deste domingo (20) no Estádio Austrália, em Sidney, para conquistar o título da competição pela primeira vez na história. A equipe ibérica alcança o feito na terceira Copa de sua história.

A Espanha estreou em Copas femininas apenas em 2015, no Canadá. Naquela ocasião caiu no mesmo grupo do Brasil e terminou em último lugar na chave, atrás também da Coreia do Sul e da Costa Rica. Em 2019, na França, conseguiu avançar às oitavas, onde parou nos Estados Unidos, que acabaram vencendo a competição.

Com o título deste domingo, a seleção espanhola entrou para o seleto grupo de campeãs mundiais no futebol feminino, encabeçado pelos Estados Unidos (quatro títulos) e que ainda tem Alemanha (dois), Japão e Noruega (um cada). Além disso, a Espanha se igualou aos germânicos, únicos, até então, a levantarem a taça da Copa do Mundo entre homens e mulheres.

Espanha superior

O jogo começou com a Espanha valorizando demais a posse de bola e marcando em cima as jogadoras inglesas. Mas foram as Leoas que chegaram com perigo primeiro. Aos 15 minutos, Lauren Hemp recebeu a bola na entrada da área após boa troca de passes de suas companheiras e acertou um chute forte no gol defendido pela goleira Cata Coll.

Um minuto depois as ibéricas responderam com contra-ataque pela esquerda. Paralluelo recebeu na área e chutou, mas Millie Bright desviou e a bola sobrou para Alba Redondo, que finalizou para defesa de Mary Earps. Porém, aos 28 a Espanha mostrou eficiência para abrir o placar. Caldentey tocou para Olga Carmona, que aproveitou espaço deixado por Lucy Bronze na ponta esquerda. A lateral dominou, avançou e finalizou rasteiro para colocar a bola no fundo da rede.

Mesmo com a vantagem a equipe ibérica continuou melhor, e chegou com muito perigo aos 46 minutos, quando Battle fez boa jogada pela direita e cruzou para o meio da área, onde Paralluelo chegou batendo de primeira para acertar a trave.

No retorno do intervalo a técnica Sarina Wiegman decidiu colocar em campo as atacantes Chloe Kelly e Lauren James, que perdeu as duas últimas partidas da Inglaterra por causa de suspensão. Mas quem iniciou melhor a etapa final foi a Espanha, que continuava apostando em uma marcação muito agressiva, adiantando suas jogadoras e não permitindo que a Inglaterra pudesse ter espaço para criar qualquer coisa.

Já a Inglaterra dependia demais das saídas rápidas em contra-ataque, como a dos 8 minutos, que terminou em cruzamento rasteiro de Chloe Kelly para Hemp, que mandou para fora por pouco em lance que acabou sendo anulado por posição de impedimento.

Porém, a superioridade era mesmo da Espanha, que aos 23 minutos teve a oportunidade de ampliar o placar em cobrança de pênalti marcada após Keira Walsh tocar a bola com a mão dentro da área. Jenni Hermoso cobrou para defesa segura de Mary Earps.

Aos 29 as Leoas finalmente chegaram com perigo, quando Lauren James fez grande jogada individual pela esquerda e bateu para defesa da goleira Cata Coll. A partir daí o jogo entrou numa dinâmica de muita batalha na faixa central do campo, e as oportunidades diminuíram de lado a lado.

E uma boa oportunidade só voltou a aparecer aos 46 minutos, quando Ona Battle dominou na ponta direita e avançou para bater cruzado para grande defesa de Mary Earps. Com a proximidade do final da partida, a Inglaterra claramente se desorganizou e passou a criar muito pouco, enquanto a Espanha soube administrar a vantagem até o apito final para garantir o título.

Foto: Selección Española Femenina de Fútbol/Redes Sociais/Reprodução

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Acidente com ônibus de torcedores do Corinthians deixa oito mortos

Acidente com ônibus de torcedores do Corinthians deixa oito mortos

Veículo capotou na madrugada após partida contra o Cruzeiro; nomes das vítimas ainda não foram divulgados

Um ônibus transportando torcedores do Corinthians capotou no KM 520 da Rodovia Fernão Dias, localizada em Igarapé, na região da Grande Belo Horizonte, na madrugada deste domingo (20.ago.2023). O acidente resultou na morte de oito pessoas. Até o momento, ainda não houve a divulgação do nome das vítimas.

O veículo, que tinha como destino a cidade de Taubaté, em São Paulo, havia saído da capital mineira após a partida do time paulista contra o Cruzeiro. Relatos de torcedores presentes no ônibus indicaram que o motorista alertou sobre a falha nos freios antes do capotamento.

De acordo com as informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros, o ônibus perdeu o controle ao entrar em uma curva e colidiu com um talude, resultando no capotamento. A concessionária responsável pela rodovia, Arteris Fernão Dias, confirmou o ocorrido e explicou que o motorista não conseguiu manter o veículo na pista.

O ônibus havia sido alugado por uma subsede da torcida organizada Gaviões da Fiel do Vale do Paraíba, em São Paulo, e transportava torcedores de diversas cidades, como São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Taubaté e Pindamonhangaba. Inicialmente, informações indicavam que 46 pessoas estavam a bordo, mas o Corpo de Bombeiros posteriormente corrigiu o número para 43.

Tanto o Sport Club Corinthians Paulista quanto a Gaviões da Fiel divulgaram declarações de pesar em relação à tragédia. O clube expressou suas condolências às vítimas do acidente e às suas famílias, enquanto a torcida organizada lamentou profundamente a perda de seus membros e se solidarizou com aqueles que sofreram com o incidente. A nação do futebol está unida em luto por essa terrível ocorrência que marcará profundamente a história do esporte.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC sofre derrota contra CRB na Série B do Brasileirão

ABC sofre derrota contra CRB na Série B do Brasileirão

Equipe alagoana conquista vitória com gols de bola parada; ABC permanece na última posição da tabela

Em mais um confronto pela Série B do Campeonato Brasileiro neste sábado (19.ago.2023), o ABC Futebol Clube enfrentou o CRB e amargou sua oitava derrota na competição. A partida, que resultou em um placar de 2 a 1 a favor do CRB, viu os alagoanos se destacarem com gols de Renato e Juninho Valoura, ambos originados de jogadas de bola parada. O único gol do ABC foi feito por Maycon Douglas.

Com esse revés, o Alvinegro acumula uma série de resultados negativos. Agora, ocupando a lanterna do Brasileirão Série B, a equipe soma 14 pontos, distante 11 pontos do Sampaio Corrêa, a primeira fora da zona de rebaixamento. Enquanto isso, o CRB atinge a marca de 32 pontos, conquistando a 12ª posição na classificação.

O CRB já tem seu próximo desafio agendado para a quarta-feira (23), quando enfrentará o Avaí/SC no Estádio Rei Pelé. Vale destacar que a equipe alagoana possui um jogo a menos, o que pode influenciar em sua posição na tabela. Por outro lado, o ABC terá sua oportunidade de reverter o quadro na segunda-feira (28), jogando fora de casa contra o Botafogo-SP, com o confronto marcado para às 20h.

Foto: Rennê Carvalho/ABC F.C.

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Instituto Assaí lança edital de apoio para pequenas organizações promotoras do esporte no RN

Instituto Assaí lança edital de apoio para pequenas organizações promotoras do esporte no RN

Com foco nas Regiões Norte, Nordeste e Região Metropolitana de São Paulo, Edital Esporte e Cidadania apoiará organizações com aporte financeiro de R$ 90 mil por instituição; Inscrições estão abertas até dia 28 de agosto

O Instituto Assaí, organização social do Assaí Atacadista, lança nesta semana o edital “Esporte e Cidadania” para apoiar pequenas organizações que ofertam a prática esportiva em comunidades vulneráveis como promoção de cidadania. O edital é a primeira etapa do projeto que irá selecionar instituições para receberem aporte financeiro e formações pedagógicas e em gestão organizacional.

O projeto também prevê um acompanhamento profissional do trabalho e mentorias a partir de parceiros técnicos e especializados, entre eles a Phomenta, Líderes Esportivos e Impacta Nordeste. As inscrições já estão abertas e encerram-se dia 28 de agosto. Elas devem ser feitas no site www.institutoassai.org.br/esporte.

O objetivo é possibilitar que, a partir da formação e apoio financeiro, as organizações selecionadas sejam capazes de fortalecerem suas práticas e articularem novas parcerias para consolidar e manter a continuidade das atividades. Neste primeiro momento, o edital irá selecionar até 50 instituições, no total, de três localidades brasileiras: Regiões Norte, Nordeste e Região Metropolitana da cidade de São Paulo.

Para se inscrever no Edital, as organizações precisam estar sediadas em cidades onde há lojas do Assaí Atacadista. Inicialmente, as participantes selecionadas receberão quatro meses de formação técnica e precisarão elaborar uma proposta de Plano Pedagógico de Execução (PPE). Os PPEs serão então avaliados e 15 organizações serão selecionadas para continuarem dentro do projeto, com um aporte financeiro faseado que chegará a R$ 90 mil por organização.

“Este edital é a nossa maior iniciativa dentro do eixo de Promoção do Esporte do Instituto Assaí e estamos muito felizes com o seu lançamento e o benefício que vai trazer para as organizações selecionadas. Trata-se de uma estratégia de multiplicação de efeitos. Vamos apoiar pequenas organizações para que se fortaleçam e, desta forma, ampliem a sua capacidade de apoio às suas comunidades. É uma estratégia que entende o esporte como um caminho para desenvolver os potenciais, competências e capacidades das pessoas, promovendo a ampliação da noção de cidadania e criando possibilidades de prosperidade para a vida. Um eixo que terá cada vez mais o nosso apoio, considerando o tamanho do impacto social positivo para as pessoas que forem diretamente atendidas pelas organizações “, detalha Sandra Vicari, Diretora Executiva do Instituto Assaí.

Criado em 2022, o Instituto Assaí atua com três frentes de trabalho, sendo o apoio ao Empreendedorismo na área de alimentação e Segurança Alimentar as duas frentes adicionais. O Instituto é responsável por organizar e concentrar os investimentos sociais do Assaí Atacadista e reforçar o papel da Companhia como um agente de transformação da sociedade, especialmente nas comunidades do entorno onde estão localizadas as lojas do atacadista.

Estrutura programática

A execução do Edital conta com duas formações principais: a Formação Pedagógica e a Formação em Gestão. Em todas as etapas, as organizações selecionadas recebem capacitações e serão avaliadas pelos parceiros técnicos do Projeto a partir da entrega de atividades previamente listadas no Edital. A estrutura programática contempla uma trajetória de 28 meses de atuação, com assessoria técnica em todas as etapas. Já o aporte financeiro inicia a partir de uma primeira fase eliminatória, condicionada à apresentação de um Plano Pedagógico de Execução. Na sequência, as 15 organizações selecionadas para seguir no projeto permanecem recebendo capacitações profissionais e continuam sendo avaliadas para a continuidade dos investimentos – que pode chegar a R$ 90 mil no total.

Serviço: Edital Esporte e Cidadania

Período de inscrição: de 7 a 28 de agosto de 2023

Onde se inscrever: www.institutoassai.org.br/esporte.

Locais: Região Norte, Nordeste e Região Metropolitana de São Paulo – em cidades com lojas do Assaí
Para mais informações: www.institutoassai.org.br/esporte

Sobre o Instituto Assaí

O Instituto Assaí é a organização social do Assaí Atacadista. Criado em 2022, ele mantém a tradição da Companhia em realizar ações sociais, entre elas o fomento ao microempreendedorismo no setor de alimentos em regiões de vulnerabilidade social pelo Brasil. Assim, o Instituto nasce com o propósito de promover oportunidades e caminhos de prosperidade para o desenvolvimento de pessoas e de comunidades em todo o país. Isso é realizado por meio de iniciativas em: empreendedorismo, alimentação e esporte. Uma das inciativas mais reconhecidas é o Prêmio Academia Assaí, atualmente na 6ª edição

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC adere à Libra em busca de investimentos

ABC adere à Libra em busca de investimentos

Clube potiguar opta por proposta da Libra e firma parceria com investidores dos Emirados Árabes

O ABC Futebol Clube oficializou, nesta sexta-feira (11.ago.2023), sua adesão à Liga Futebol Brasileiro (Libra), marcando um passo significativo em sua busca por investimentos e fortalecimento no cenário esportivo nacional. A diretoria do clube potiguar decidiu integrar o segundo grupo da Libra, que já conta com times renomados como Flamengo, Atlético-MG, Bahia, Corinthians, entre outros.

A decisão veio após uma análise detalhada realizada por um grupo de conselheiros, que considerou a proposta da Libra como a mais vantajosa para o ABC. O time tomou uma medida estratégica ao assinar o memorando de entendimento com a investidora Mubadala Capital, dos Emirados Árabes, marcando o primeiro passo rumo a um contrato promissor.

A escolha foi feita mesmo diante de uma oferta inicial menor do que a apresentada pela Liga Forte Futebol, cujos investidores se comprometeram a injetar até R$ 33 milhões nos cofres alvinegros. Segundo informações da imprensa, o ABC optou por garantir um sinal de R$ 3 milhões da Mubadala e garantir recursos para um ano completo.

O movimento estratégico do ABC ocorre após a equipe potiguar evidenciar avanços significativos em seu modelo de negócios, sob a liderança do grupo que conduz esse projeto desde 2022. A Libra ressaltou, por meio de comunicado oficial, os progressos alcançados no estímulo ao crescimento dos clubes nacionais, ao mesmo tempo em que oferece uma oportunidade promissora para o ABC consolidar sua posição, especialmente considerando sua presença na Série B do Campeonato Brasileiro.

Foto: Andrei Torres/ABC FC/Arquivo/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Operação da PF desmantela esquema de manipulação de resultados em partidas de futebol

Operação da PF desmantela esquema de manipulação de resultados em partidas de futebol

Segunda fase da Operação Jogada Ensaiada revela organização criminosa de abrangência nacional

A Polícia Federal (PF) deu continuidade, nesta quarta-feira (9.ago.2023), à Operação Jogada Ensaiada, visando desbaratar uma sofisticada rede criminosa dedicada à manipulação de desfechos em jogos de futebol. A operação, que abrange diversos estados, incluindo o Rio Grande do Norte, mobilizou agentes federais em ações coordenadas.

70 policiais federais estão empenhados na execução de 12 mandados de busca e apreensão, espalhados por municípios como Aracaju (SE), Araguaina (TO), Assu (RN), Belo Horizonte (BH), Brasília (DF), Campina Grande (PB), Fortaleza (CE), Igarassu (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo e Sumaré (SP). As diligências concentram-se nos domicílios de empresários, jogadores de futebol e indivíduos envolvidos no esquema fraudulento.

A ação, cuja primeira fase foi desencadeada em outubro de 2022, originalmente tinha o propósito de investigar irregularidades no cenário futebolístico de Sergipe. No entanto, a análise minuciosa do material apreendido revelou um conluio de proporções muito mais vastas, abrangendo todo o território nacional.

Diálogos comprometedores entre empresários (agentes de atletas), apostadores e dirigentes emergiram, indicando uma trama complexa para manipular desfechos de partidas de futebol, objetivando lucros ilícitos por meio de plataformas de apostas. Calcula-se que a organização criminosa movimentou aproximadamente R$ 11 milhões.

As práticas ilícitas até então identificadas abarcam competições de variados campeonatos estaduais, bem como nos torneios das séries D e C do futebol brasileiro.

Os alvos das investigações serão indiciados por infrações previstas na legislação esportiva vigente e por participação em organização criminosa.

Foto: Divulgação/PF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ex-jogador Paulo Roberto Falcão é investigado por importunação sexual em Santos

Ex-jogador Paulo Roberto Falcão é investigado por importunação sexual em Santos

Delegacia de Defesa da Mulher abre inquérito após depoimento da vítima; Santos anuncia afastamento do ex-jogador de cargo esportivo

A Delegacia de Defesa da Mulher de Santos (SP) está conduzindo uma investigação sobre o ex-jogador Paulo Roberto Falcão, após a denúncia de importunação sexual. Segundo informações oficiais, a vítima, uma mulher de 26 anos, compareceu à delegacia e prestou depoimento nesta sexta-feira (4.ago.2023). A polícia já está realizando diligências para esclarecer os fatos, mas detalhes estão sendo preservados devido à natureza do delito.

Poucas horas após a divulgação do caso, o Santos emitiu uma nota oficial informando que Paulo Roberto Falcão não ocupará mais o cargo de coordenador esportivo no clube. O ex-jogador havia assumido essa posição em novembro de 2022. A saída foi confirmada pelo próprio Falcão em uma postagem nas redes sociais, na qual ele negou veementemente as acusações feitas contra ele. Em sua mensagem, o ex-jogador ressaltou que sua decisão visa proteger a imagem da instituição e esclareceu que as acusações são inverídicas e surpreendentes para ele, que recebeu a notícia pela mídia.

Agora, a investigação está em curso e o caso está ganhando destaque na mídia, enquanto a polícia busca reunir mais informações e evidências para esclarecer os fatos e tomar as devidas providências. O afastamento de Paulo Roberto Falcão do cargo esportivo no Santos demonstra a seriedade da situação e a importância de se apurar com rigor os casos de importunação sexual, sempre garantindo o respeito à integridade das vítimas e a devida apuração dos fatos.

Foto: Instagram/Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Brasil fica no 0 a 0 contra a Jamaica e dá adeus à Copa

Brasil fica no 0 a 0 contra a Jamaica e dá adeus à Copa

É a primeira vez, desde 1995, que seleção não passa da fase de grupos

No principal compromisso do Brasil na Copa do Mundo feminina de futebol, a seleção comandada por Pia Sundhage não conseguiu o gol que precisava para avançar às oitavas de final. Após empate sem gols contra a Jamaica nesta quarta (2), em Melbourne, as brasileiras deram adeus ao Mundial sem sequer passar da fase de grupos, algo que não acontecia desde 1995.

Com quatro pontos, o Brasil terminou em terceiro no grupo F, atrás da própria Jamaica (cinco pontos) e da França (que bateu o Panamá por 6 a 3 e chegou a sete pontos, em primeiro).

Precisando vencer para garantir a classificação (um empate tornaria necessária uma combinação de resultados para avançar), Pia Sundhage promoveu uma mudança de impacto no onze inicial. Depois de começar no banco e entrar somente nos últimos minutos nos dois primeiros jogos da seleção, Marta foi escalada como titular.

Durante cerca de 20 minutos, as coisas andaram bem para o Brasil, mas não por algo que a própria seleção estivesse fazendo. Marta Cox abriu o placar para o Panamá diante da França em Sydney com um golaço de falta, aos dois minutos. Naquele momento, o Brasil tinha a combinação de resultados que precisava para se classificar mesmo empatando.

Quando Lakrar empatou para a França, aos 21, a figura mudou e, assim como era esperado, a vitória se fez obrigatória. Na primeira etapa, usando principalmente o lado esquerdo do ataque, o Brasil até criou. Tamires apareceu bem para finalizar por duas vezes, aos 19 e aos 38, mas em ambas oportunidades a finalização foi defendida por Rebecca Spencer.

Em outra jogada pela esquerda, o cruzamento encontrou Ary Borges na área. A arma que rendeu a ela dois gols na estreia, a cabeça, não foi tão eficiente desta vez e a finalização aos 23 saiu por cima do gol.

A Jamaica, completamente dedicada a se defender, terminou o primeiro tempo sem nenhuma finalização. O Brasil beirou os 60% de posse de bola. Mas não fez a pressão que se esperava. Àquela altura, a França ia para o intervalo já goleando o Panamá por 4 a 1.

Segundo tempo: mais posse, menos criatividade do Brasil

Na volta do intervalo, Ary Borges deu lugar a Bia Zaneratto. Nos primeiros minutos, a impressão era de que o Brasil assumiria uma posição mais incisiva no campo de ataque para de fato pressionar as jamaicanas.

No entanto, logo se viu que a seleção se tornou refém da falta de criatividade e do nervosismo. Insistindo em jogadas aéreas, o Brasil tinha a bola mas pouco finalizava. Esbarrava na forte defesa do país caribenho (que entrou em campo sem ter sido vazada e assim terminou) e nos erros de passe.

Em uma última cartada de desespero, Pia Sundhage sacou, de uma vez, três jogadoras – uma delas Marta – quando restavam menos de dez minutos para o fim. Andressa Alves, Duda Sampaio e Geyse entraram mas não alteraram o andamento da partida.

Geyse teve a melhor chance ao receber já na área com ângulo para chutar, pela esquerda, mas a finalização saiu completamente torta.

Já no fim, Andressa Alves cobrou falta direto nas mãos de Spencer. No derradeiro lance do jogo, o Brasil colocou todas as suas jogadoras – inclusive a goleira Letícia – no ataque em uma cobrança de escanteio. Após intenso bate-rebate, a bola sobrou para Debinha, que cabeceou mirando o canto direito, mas Spencer novamente chegou a tempo para encaixar.

Com o apito final, o gramado do Estádio Retangular foi tomado pela emoção, desde o choro alegre das jamaicanas, classificadas ao mata-mata pela primeira vez na história, às lágrimas de decepção das brasileiras.

O triunfo da França sobre o Panamá por 6 a 3 (com três gols de Diani para a França), enfim, decretou a eliminação do Brasil.

As francesas, vencedoras da chave, esperam pelo segundo colocado do grupo H para saber quem enfrentam na terça (8), em Adelaide (Austrália).

Da mesma forma, a Jamaica aguarda pelo primeiro colocado do mesmo grupo para conhecer o adversário nas oitavas, também na terça (8), em Melbourne (Austrália).

Nesta quinta (3), a fase de grupos da Copa se encerra com os dois duelos finais do grupo H. Coreia do Sul e Alemanha se enfrentam em Brisbane (Austrália), enquanto Colômbia e Marrocos medem forças em Perth (Austrália). A Colômbia soma seis pontos, ocupando a liderança, seguida por Alemanha e Marrocos com três pontos cada, enquanto a Coreia do Sul ainda não tem ponto nenhum.

Foto: Thais Magalhães/CBF

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Marta prevê jogo nervoso e luta pela vaga nas oitavas da Copa

Marta prevê jogo nervoso e luta pela vaga nas oitavas da Copa

Seleção enfrenta caribenhas a partir das 7h da próxima quarta

Um dia antes de o Brasil enfrentar a Jamaica em jogo decisivo pela Copa do Mundo de futebol feminino, a atacante Marta afirmou que a seleção entra em campo para lutar pela vaga para as oitavas de final da competição. “Temos que fazer acontecer dentro de campo, para que possamos nos sentir confortáveis nessa situação. Antes de a bola rolar, é tudo igual. Quando rolar, temos que mostrar o nosso futebol. Isso vai depender do nosso desempenho. Até então, não tem nada definido”, declarou a Rainha em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (1).

Ocupando a 3ª posição do Grupo F com 3 pontos, um a menos do que a líder França e a vice-líder Jamaica, a seleção brasileira precisa superar o país caribenho para avançar. Neste contexto, Marta prevê um jogo nervoso: “Lógico que o jogo será nervoso, pois é um jogo de mata-mata. Para nós, começou [o mata-mata] antes do previsto. Temos uma equipe qualificada, mas são jogos de grandes competições. Estamos jogando uma Copa do Mundo, temos que estar preparadas para tudo. Para nós que já vivemos esse momento, temos que estar preparadas. Como a [técnica] Pia [Sundhage] falou, amanhã é um jogo decisivo, e não queremos voltar para casa cedo. Queremos continuar na competição”.

Na entrevista, a Rainha também afirmou que está pronta para colaborar com o Brasil da forma que for necessária, até mesmo atuando por 90 minutos: “Estou preparada para jogar, não sei quantos minutos, isso é com ela [Pia Sundhage], mas se tiver que jogar o tempo todo, eu vou jogar. Se tiver que jogar alguns minutos, vou jogar alguns minutos. Estou bem, treinando normal. Não tem nada que me impeça de entrar amanhã em jogo e dar o meu melhor. Não sei se consigo jogar os 90 minutos, vou lutar para jogar os 90 se ela decidir me colocar em campo para jogar. Estou bem e preparada”.

Este Mundial tem um significado especial para a Rainha, pois será o último de sua carreira. E a possibilidade de conquistar a primeira Copa do Mundo para o Brasil no futebol feminino ao lado de Marta tem motivado as atletas brasileiras: “Fico feliz quando escuto isso das meninas, que elas querem ganhar essa Copa por mim, mas elas têm que ganhar por elas. Essa Copa do Mundo não é apenas sobre mim, é sobre o futebol feminino em geral, sobre essa geração que está surgindo e vai levar esse trabalho por muitos anos. É por todas nós. Não só sobre a Marta. Se isso as motiva um pouco mais, vamos em frente, vamos à luta”.

O Brasil enfrenta a Jamaica na partida decisiva a partir das 7h (horário de Brasília) da próxima quarta-feira (2) no estádio Melbourne Rectangular, na Austrália.

Foto: Sam Robles/CBF

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Meia Maratona do Sol Sicredi entra na reta final das inscrições

Meia Maratona do Sol Sicredi entra na reta final das inscrições

A menos de 60 dias para a largada, mais de 5 mil atletas já garantiram a participação na corrida, que acontece no dia 16 de setembro, em Natal

A tradicional Meia Maratona do Sol Sicredi está com as inscrições próximas à linha de chegada. Faltando menos de 60 dias, a prova já conta com atletas confirmados de todo o país. As inscrições acontecem exclusivamente no site http://www.meiamaratonadosol.com.br até o dia 15 de agosto. A expectativa desta 9ª edição é de mais de 9 mil atletas vivenciem a experiência única de correr na maior meia maratona do Nordeste.

Para quem quer aproveitar as últimas vagas, a taxa de inscrição com kits inclusos está com valor mantido do segundo lote, que é de R$ 159,00 para qualquer um dos percursos.

Com uma infraestrutura de padrão internacional, um contingente de mais de 800 profissionais trabalharão na organização do evento, abrangendo diversas áreas, tais como segurança e apoio aos corredores. “É uma equipe gigantesca, para ofertar ao atleta todos os itens necessários e toda a segurança para que ele só tenha uma preocupação no dia: correr, melhorar suas marcas e viver uma experiência inesquecível”, explica Gabriel Negreiros, diretor de Comunicação da HC Sports, empresa organizadora do evento.

A aguardada competição está pronta para receber corredores com três opções de distâncias – 21km, 10km e 5km. Ao longo do percurso, para garantir a segurança e o bem-estar dos atletas, serão disponibilizados oito pontos móveis de atendimento de primeiros socorros, além de um ponto fixo, estrategicamente posicionados. Ambulâncias circularão no trajeto programado, contando ainda com o suporte ágil das motolâncias.

De acordo com Nivaldo Pereira, diretor da HC Sports, após cruzar a linha de chegada, os participantes receberão massagem e terão acesso às diversas ações promovidas pelos patrocinadores, vivenciando um momento de celebração e interação.

“Esse ano esperamos fazer a maior Meia Maratona do Sol Sicredi da história. Ano passado tivemos 8.600 atletas inscritos e, neste ano, esperamos ultrapassar a marca dos 9 mil. Como sempre, estamos nos dedicando há meses para que o atleta receba tudo aquilo que ele espera de uma grande experiência esportiva de uma corrida de rua, com parte festiva e técnica totalmente elaboradas e prontas para transformar as principais avenidas de Natal em uma grande festa em torno do esporte, da saúde e da qualidade de vida”, finaliza Nivaldo.

Benefícios

Em busca de incentivar a participação dos competidores das mais variados estilos e faixas etárias, a organização do evento tem preparado uma série de ações especiais na aba Promoções. Entre elas, destaca-se um atrativo pacote de 30 dias de treino gratuito em qualquer unidade Selfit pelo Brasil. Além disso, os associados Sicredi podem desfrutar de descontos exclusivos ao se inscreverem.

Além dos benefícios individuais, a Meia Maratona do Sol Sicredi oferece descontos especiais para grupos de assessorias esportivas, personal trainers, academias, clubes de beach tennis e equipes de esportes em geral. Basta entrar em contato com a organização do evento pelo e-mail [email protected] e enviar a solicitação.

Serviço

Meia Maratona do Sol 2023
Data: 16 de setembro – sábado
Largada: Arena das Dunas – 15h30
Distâncias: 21km, 10km e 5km
Inscrições até 15 de agosto: http://www.meiamaratonadosol.com.br

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Brasil faz 4 a 0 no Panamá em estreia na Copa

Brasil faz 4 a 0 no Panamá em estreia na Copa

Meia marcou três vezes e deu passe para Bia Zanerrato fechar o placar

A primeira partida do Brasil na Copa do Mundo de Futebol Feminino foi mais do que tranquila. Sem sustos, a seleção atropelou o Panamá por 4 a 0, no estádio Hindmarsh, em Adelaide (Austrália), nesta segunda-feira (24). Brilhou a estrela de Ary Borges, estreantes em Mundiais, que fez três gols e deu o passe para Bia Zaneratto marcar o outro. Com o resultado, a equipe comandada por Pia Sundhage pula para a liderança do Grupo F, com três pontos, se aproveitando do empate entre França e Jamaica na véspera.

Com a rainha Marta – que se recuperava de um desconforto na coxa esquerda – no banco, o Brasil começou a todo vapor em Adelaide. Com menos de dez minutos de jogo, já havia finalizado quatro vezes ao gol adversário, exigindo boas intervenções da goleira Bailey.

Aos 18, começou o show de Ary Borges. Debinha foi lançada pela esquerda, dominou e cruzou na área. A meio-campista surgiu livre e cabeceou no canto esquerdo para abrir o placar.

Jogando muito pelos lados, o Brasil não deixava o Panamá respirar, sempre mantendo a posse de bola na casa dos 60% e criando chance atrás de chance. Aos 38, veio o segundo.

Tamires cruzou pela esquerda, Ary Borges cabeceou e parou em Bailey. No entanto, no rebote, com a goleira caída no chão, ela não teve dificuldades para marcar o segundo.

Após intervalo tem mais Ary e entrada de Marta

A seleção entrou no segundo tempo disposta a resolver o jogo. Logo aos três minutos, a vantagem foi ampliada com um golaço coletivo. Após troca de passes na entrada da área panamenha, Debinha cruzou pela esquerda e encontrou Ary Borges de frente para o gol. Ela dominou e, após deixar a marcação no chão, apenas rolou para trás para Bia Zaneratto finalizar para o gol escancarado e fazer o 3 a 0.

Com a vitória pouco ameaçada, Pia Sundhage começou a fazer mudanças na equipe e o Brasil diminuiu o ritmo. No entanto, a meta adversária continuou sem ter descanso.

Aos 25, Geyse, que havia entrado no lugar de Debinha, cruzou pela esquerda e encontrou a iluminada Ary Borges, que mais uma vez completou de cabeça para marcar.

Cinco minutos depois, a estrela da noite (na Austrália) deixou o gramado para a entrada de Marta.

A camisa 10 teve chances para marcar e se tornar a única jogadora na história das Copas a fazer gols em seis edições da competição. Porém, o Brasil (que terminou o jogo com 34 finalizações) não conseguiu mais marcar.

Depois da atuação consistente na estreia, a seleção agora tem, em tese, seu desafio mais duro na primeira fase da Copa. Enfrenta no sábado (29), às 7h (horário de Brasília), a forte equipe da França, em Brisbane, em duelo que pode definir quem termina em primeiro na chave.

Foto: Thais Magalhães/CBF

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

América e São Bernardo-SP empatam sem gols pela Série C do Brasileirão

América e São Bernardo-SP empatam sem gols pela Série C do Brasileirão

Partida movimentada no Estádio Primeiro de Maio termina sem balançar as redes

O América e o São Bernardo-SP protagonizaram um jogo emocionante pela Série C do Campeonato Brasileiro, no Estádio Primeiro de Maio, na noite do sábado (22.jul.2023). O embate foi repleto de oportunidades para ambos os lados, mas o placar permaneceu inalterado, terminando em empate sem gols.

O primeiro tempo foi marcado pela intensidade das duas equipes, que buscaram o ataque desde o apito inicial. Matheuzinho e Rodriguinho, pelo América, tiveram suas chances de marcar, mas não conseguiram converter em gol. Por outro lado, o São Bernardo respondeu com perigo, exigindo duas grandes defesas de Bruno Pianissola.

Na etapa complementar, o jogo melhorou ainda mais, com as equipes criando boas oportunidades de gol. Entretanto, as chances mais claras foram protagonizadas pelo time paulista. Bruno Santos teve uma excelente chance debaixo da trave, mas acertou o poste. Matheus Oliveira também arriscou chutes de fora da área, colocando à prova o goleiro Bruno, que nada pôde fazer.

Apesar da pressão exercida pelo time potiguar, os atacantes Álvaro e Wallace Pernambucano não tiveram uma noite feliz e não conseguiram balançar as redes. Com isso, o placar permaneceu zerado ao final do confronto, deixando as equipes com um ponto cada na tabela da Série C do Brasileirão.

Os dois pontos conquistados longe de sua torcida não foram o suficiente para tirar o América da situação delicada no Z4. No entanto, a equipe permanece a apenas uma partida de sair da zona de rebaixamento, ocupando a 17ª colocação com 14 pontos ganhos, mesma pontuação do Floresta, o primeiro time fora da zona de perigo.

Na próxima rodada, o América terá a oportunidade de jogar em casa, na Arena das Dunas, recebendo o Paysandu (PA) no próximo domingo (30.jul). Enquanto isso, o São Bernardo, que se manteve na 7ª colocação graças ao empate na partida de hoje, continua dentro do grupo dos oito primeiros que se classificam para a próxima fase. Eles enfrentarão o Brusque (SC) na próxima segunda-feira (31.jul), em um confronto que será disputado no estádio Augusto Bauer, em Santa Catarina.

Foto: Edmário de Oliveira/América F.C.

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Pia Sundhage afirma que o Brasil pode ir longe na Copa do Mundo

Pia Sundhage afirma que o Brasil pode ir longe na Copa do Mundo

Seleção brasileira estreia na competição na próxima segunda (24)

A técnica da seleção brasileira, a sueca Pia Sundhage, afirmou em entrevista coletiva concedida na madrugada deste domingo (23) que o Brasil pode ir longe na Copa do Mundo de futebol feminino. A declaração foi dada um dia antes da estreia da equipe canarinho na competição, a partir das 8h (horário de Brasília) da próxima segunda-feira (24). O confronto, que será contra o Panamá, vale pelo Grupo F e será disputado em Adelaide (Austrália).

“Estamos muito felizes com os dois últimos resultados, pois o jogo está na nossa linha de confiança. Podemos olhar para cada uma, é um pouco diferente de um ano atrás. Então, tivemos uma linha de começo similar e acho que o mais importante é achar que está tudo garantido. E, por favor, aproveitar o jogo. Se fizermos isso, teremos uma grande chance de vencer amanhã [contra o Panamá]. E, na verdade, nós vamos ganhar muitos jogos se juntarmos um ataque lindo e uma defesa muito sólida”, declarou Pia Sundhage.

Na entrevista a técnica também falou da importância que jogadoras experientes como a craque Marta podem ter no decorrer da competição: “Marta é uma jogadora especial em um time especial, e acho que a palavra-chave é juntas. E, como todos vocês sabem, se temos muita energia na sala é contágio, e é isso que está acontecendo com o time agora. Temos algumas jogadoras jovens e algumas jogadoras, como Marta, que têm experiência. Essa mistura, provavelmente, nos ajudará a vencer o próximo campeonato”.

A entrevista também contou com a participação da lateral Tamires, que falou da necessidade de a equipe brasileira manter a união para buscar o tão sonhado título mundial: “Conversamos e falamos que ser vulnerável aqui, ter medo, é normal, faz parte do jogo. Vamos nos ajudar. O que não pode é ter preciosismo, uma querer ser melhor que a outra. O ego não pode falar mais alto, mas temos que estar juntas o tempo todo, pois Copa do Mundo se joga em equipe e se vence em equipe”.

Foto: Thais Magalhães/CBF

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC empata no último lance contra o Vila Nova na Série B do Brasileirão

ABC empata no último lance contra o Vila Nova na Série B do Brasileirão

Alvinegro esteve próximo de surpreender, mas cedeu o empate nos acréscimos

O ABC enfrentou o Vila Nova (GO) em uma emocionante partida pela Série B do Campeonato Brasileiro, disputada no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia, neste sábado (22.jul.2023). O Alvinegro, atual lanterna da competição, abriu o placar com um gol de Paulo Sérgio aos 35 minutos do segundo tempo.

Parecia que a vitória inesperada estava ao alcance, mas a equipe cedeu o empate nos acréscimos. Henrique Almeida marcou de cabeça aos 52 minutos, dando números finais ao jogo, que terminou empatado em 1 a 1. A esperança de uma virada na campanha do ABC se frustrou novamente com esse resultado.

A equipe acumula apenas 12 pontos, provenientes de duas vitórias, seis empates e 11 derrotas, mantendo-se na incômoda última posição na tabela. Em contraste, o Vila Nova assegurou a segunda colocação, com 35 pontos, resultado de dez vitórias, cinco empates e quatro derrotas.

Na próxima rodada, que marca o início do segundo turno, o ABC receberá o Londrina (PR) em Natal, no estádio Frasqueirão, no próximo sábado (29.jul) às 17h. Já o Vila Nova enfrentará o Novorizontino (SP), viajando para o interior de São Paulo no domingo (30.jul) às 15h30. A equipe precisa se reabilitar rapidamente para melhorar sua posição na tabela e evitar o rebaixamento no decorrer da competição.

Foto: Rennê Carvalho/ABC F.C.

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC negocia devolução de atleta envolvido em esquema de apostas esportivas fraudulentas

ABC negocia devolução de atleta envolvido em esquema de apostas esportivas fraudulentas

Clube afasta jogador denunciado pelo Ministério Público do Estado de Goiás e busca resolver situação com Red Bull Bragantino

O ABC anunciou na tarde desta sexta-feira (21.jul.2023) que está em negociações para devolver o atleta Thonny Anderson ao Red Bull Bragantino, clube detentor dos direitos do jogador, após ele ser denunciado pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) em um esquema de apostas esportivas fraudulentas.

MP denuncia jogador do ABC no caso da máfia das apostas

Logo após confirmar a denúncia contra o jogador, a direção do ABC tomou a decisão de afastá-lo da próxima partida da equipe, marcada para este sábado (22.jul) no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia, contra o Vila Nova-GO. A última vez que Anderson vestiu a camisa do ABC foi na quarta-feira (19.jul), no jogo contra o Guarani-SP na Arena das Dunas, mesmo dia em que o MPGO formalizou a denúncia às autoridades judiciais.

De acordo com a denúncia do MPGO, o camisa 10 do Mais Querido teria recebido um pagamento de R$ 30 mil em sua conta bancária, antes do clássico entre Athletico e Coritiba, realizado em 16 de outubro de 2022, quando ele ainda jogava pelo Coxa Branca. O valor seria destinado a Jesus Trindade, outro atleta envolvido, para que este recebesse um cartão amarelo durante o jogo. O total do esquema fraudulentos chegaria a R$ 70 mil, e segundo o processo, Thonny Anderson atuou como intermediador do negócio ilícito.

Anderson chegou ao ABC em abril, passou por um período de fortalecimento muscular e desde sua estreia em campo ganhou destaque com boas atuações, apesar da má fase do Alvinegro. Vestindo a camisa 10, Thonny Anderson participou de 13 partidas do Mais Querido nesta Série B e marcou dois gols, incluindo empates contra Chapecoense e Atlético-GO.

O comunicado sobre a devolução de Thonny Anderson foi divulgado pelo site oficial do ABC, enquanto o clube busca resolver a situação junto ao Red Bull Bragantino, visando esclarecer o caso e tomar as medidas necessárias diante das acusações envolvendo o atleta.

Confira a nota do ABC na íntegra:

NOTA INFORMATIVA

O ABC Futebol Clube vem informar, especialmente a seus sócios, torcedores e imprensa, que está em contato com o Red Bull Bragantino/SP, clube de origem do meia Thonny Anderson, para tratar da devolução do atleta, denunciado pelo Ministério Público do Estado de Goiás.

A diretoria aproveita para comunicar que o jogador não seguiu com a delegação para Goiânia (GO), onde do Mais Querido enfrentará o Vila Nova/GO, neste sábado (22), pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Foto: Rennê Carvalho/ABC F.C.

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeitura de Natal reduz expediente em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo feminina

Prefeitura de Natal reduz expediente em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo feminina

O funcionamento das repartições públicas será ajustado conforme os horários das partidas

A Prefeitura de Natal anunciou, por meio de um decreto publicado no Diário Oficial nesta sexta-feira (21.jul.2023), que haverá uma redução do expediente nos dias em que a Seleção Brasileira feminina entrar em campo durante a Copa do Mundo. O funcionamento das repartições públicas será ajustado conforme os horários das partidas.

De acordo com o decreto, nos dias em que os jogos ocorrerem até às 7h30, o expediente terá início às 11h, possibilitando que os servidores acompanhem as disputas. Já nos dias em que os jogos estiverem marcados para às 8h, o expediente terá início às 12h. Vale ressaltar que é responsabilidade dos dirigentes dos órgãos e entidades garantir que os serviços essenciais, como saúde e segurança, continuem em pleno funcionamento durante esse período.

Enquanto isso, o Governo do Rio Grande do Norte também tomou medidas para permitir que os servidores estaduais possam acompanhar as partidas da Seleção. Foi decretado ponto facultativo nos dias em que o Brasil estiver em campo pela competição realizada na Austrália e Nova Zelândia.

As ações visam possibilitar que os funcionários públicos desfrutem do evento esportivo e incentivem o apoio à equipe brasileira, que integra o Grupo F do torneio e terá três jogos na fase inicial, nos dias 24/7 contra o Panamá às 8h, 29/7 contra a França às 7h e 2/8 contra a Jamaica às 7h.

Foto: Thais Magalhães/CBF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MP denuncia jogador do ABC no caso da máfia das apostas

MP denuncia jogador do ABC no caso da máfia das apostas

As investigações prosseguem para apurar os detalhes do esquema e a participação de cada um dos envolvidos

O Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) anunciou nesta quarta-feira (19.jul.2023) uma nova denúncia envolvendo sete atletas suspeitos de participar de uma quadrilha que fraudava jogos de futebol para fins de apostas esportivas. Entre os denunciados está Thonny Anderson, meio-campista que atua pelo ABC, mas que estava no Coritiba quando o esquema veio à tona.

Segundo a denúncia do MPGO, Thonny Anderson, conhecido como camisa 10 do Mais Querido, teria recebido um pagamento de R$ 30 mil, transferidos para sua conta bancária, antes do clássico entre Athletico e Coritiba, realizado em 16 de outubro de 2022. Esse valor seria posteriormente repassado a outro jogador envolvido, Jesus Trindade, com o objetivo de este último receber um cartão amarelo durante a partida. O montante total envolvido chegaria a R$ 70 mil, e de acordo com a denúncia, Thonny Anderson teria intermediado esse negócio fraudulento.

Na fase inicial da Operação Penalidade Máxima, o nome de Thonny Anderson já havia sido citado em alguns comprovantes de pagamento, mas até então, o órgão ministerial não havia formalizado a denúncia contra o atleta. Na época, quando o nome de Anderson se tornou público por causa dos arquivos do MPGO, o ABC emitiu uma nota esclarecendo que acompanhava as investigações e destacava que o jogador “não estava incluído na investigação conduzida pelo MP-Goiás”, sendo mencionado apenas em supostas conversas entre apostadores, sem nenhum envolvimento concreto na ação ilícita.

Além de Thonny Anderson e Jesus Trindade, outros jogadores denunciados pelo Ministério Público de Goiás são Dadá Belmonte (América-MG), Alef Manga (Coritiba), Igor Cárius (Sport), Pedrinho (ex-Athetico) e Sidcley (ex-Cuiabá). As investigações prosseguem para apurar os detalhes do esquema e a participação de cada um dos envolvidos.

Foto: Rennê Carvalho/ABC F.C.

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mundial começa com vitória da Nova Zelândia sobre Noruega por 1 a 0

Mundial começa com vitória da Nova Zelândia sobre Noruega por 1 a 0

Hannah Wilkinson garante vitória das donas da casa

Graças a um gol de Hannah Wilkinson, a Nova Zelândia derrotou a Noruega por 1 a 0, na manhã desta quinta-feira (20), no Eden Park, em Auckland, na partida que abriu a edição 2023 da Copa do Mundo de futebol feminino. Com o triunfo, a seleção neozelandesa assumiu a liderança do Grupo A do Mundial com três pontos.

Contando com uma das principais jogadoras do certame, a atacante Ada Hegerberg, a Noruega era apontada como favorita diante das donas da casa. Porém, quem se saiu melhor no primeiro tempo foi a Nova Zelândia, que criou a primeira oportunidade clara de gol logo aos quatro minutos com chute de longe da volante Steinmetz, mas a bola acabou indo para fora.

Pelas norueguesas, a melhor oportunidade na etapa inicial saiu justamente dos pés de Ada Hegerberg, aos 36 minutos, quando Hansen encontrou a centroavante, que finalizou de primeira, mas Stott conseguiu cortar.

Após o intervalo, a Nova Zelândia transformou a sua superioridade em vantagem logo aos dois minutos. A equipe da casa saiu em contra-ataque rápido pela direita. Jacqui Hand avançou em velocidade e cruzou rasteiro para o meio da área, onde a centroavante Hannah Wilkinson teve apenas o trabalho de escorar de direita para superar a goleira Mikalsen.

A Noruega quase empatou aos 13. Hegerberg fez boa jogada pela esquerda e encontrou Haavi, que cruzou para Maanum, que finalizou com perigo. Mas quatro minutos depois as donas da casa responderam com belo chute de fora da área de Indiah-Paige, que obrigou a goleira Mikalsen a se esticar para fazer grande defesa.

Buscando a igualdade, a equipe norueguesa passou a oferecer espaços na defesa, o que a equipe da casa aproveitou para criar boas oportunidades em jogadas de transição rápida, como a criada aos 30 minutos que terminou em bomba de Percival, que foi para fora.

Cinco minutos depois, as visitantes criaram a sua melhor oportunidade de marcar, quando Tuva Hansen bateu de primeira e a bola explodiu no travessão do gol defendido por Esson. Aos 44 minutos, Percival teve a oportunidade de marcar o segundo da Nova Zelândia, mas a volante desperdiçou uma cobrança de pênalti.

A partir daí, a equipe da casa mostrou muita vontade para segurar a vantagem até o apito final para garantir a sua primeira vitória em uma partida de Copa do Mundo de futebol feminino.

Cerimônia de abertura

Antes de a bola rolar, o Eden Park foi o palco da cerimônia de abertura da competição, que contou com um espetáculo – música e dança – que mostrou um pouco da cultura dos povos originários da Oceania, que recebe a competição pela primeira vez na história. O evento também apresentou as 32 equipes que participam do Mundial.

Além disso, a plateia respeitou um minuto de silêncio pelas vítimas de um tiroteio registrado na noite da última quinta-feira (19), nas proximidades do hotel no qual a seleção da Noruega estava hospedada em Auckland, para o jogo de abertura do Mundial feminino.

Estreia do Brasil

A seleção brasileira, que busca o inédito título da Copa do Mundo, estreia na primeira fase da competição a partir das 8h (horário de Brasília) da próxima segunda-feira. O confronto contra o Panamá vale pelo Grupo F, que também conta com França e Jamaica.

Foto: Divulgação/Twitter/FIFA

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC perde para o Guarani na Arena das Dunas

ABC perde para o Guarani na Arena das Dunas

Time visitante conquista vitória por 1 a 0 e ABC segue na lanterna do Brasileirão

Na noite de quarta-feira (19.jul.2023), o ABC enfrentou o Guarani na Arena das Dunas, em seu primeiro jogo como mandante no estádio nesta edição do Brasileirão. O resultado final foi uma vitória de 1 a 0 para o Guarani, com Derek marcando o gol decisivo no segundo tempo.

Com esse triunfo, o Guarani alcança a sexta posição na tabela, somando 29 pontos e consolidando sua posição na competição. Enquanto isso, o ABC sofre mais uma derrota, ficando na lanterna do campeonato, com apenas 11 pontos.

O jogo atraiu uma torcida de quase 14 mil pessoas, no entanto, os torcedores do ABC saíram decepcionados com o desfecho da partida.

Agora, as atenções se voltam para a próxima rodada, a última do primeiro turno, na qual o ABC enfrentará o vice-líder Vila Nova em Goiânia, buscando uma reviravolta na tabela. Por sua vez, o Guarani receberá o Atlético-GO no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, no domingo, buscando manter seu bom momento na competição.

Foto: Hugo Melo/Central Criativa/Arena das Dunas/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Copa Feminina começa às 4h desta quinta com Nova Zelândia x Noruega

Copa Feminina começa às 4h desta quinta com Nova Zelândia x Noruega

Pela 1ª vez na história do Mundial serão 32 seleções participantes

O pontapé inicial da nona edição da Copa do Mundo feminina de futebol será dado às 4h (horário de Brasília) desta quinta-feira (20), na Nova Zelândia, que sedia o evento junto com a Austrália. A seleção neozelandesa enfrenta a norueguesa, pelo Grupo A, no jogo de abertura do Mundial, o primeiro a reunir 32 equipes – na última edição na França foram 24 países .O confronto de abertura do Mundial será no estádio Eden Park, na cidade de Auckland. Todos os jogos do Mundial poderão ser assistidos ao vivo, gratuitamente, na plataforma Fifa+.

A seleção brasileira, que busca um título inédito, fará sua estreia na primeira fase na próxima segunda (24), às 8h, contra o Panamá, pelo Grupo F, que tem ainda França e Jamaica. Todos os jogos das brasileiras ocorrerão na Austrália. A equipe comandada pela técnica Pia Sundhage está sediada na cidade de Brisbane. O primeiro embate contra o Panamá será em Adelaide, no estádio Hindmarsh.

A estimativa da Fifa, entidade máxima que regula o futebol no mundo, é estima que o Mundial na Oceania seja o mais assistido desde a primeira edição, em 1991. Em junho, faltando um mês para o início da Copa, o total de ingressos vendidos já alcançara 1.032.884, superando as vendas pré-torneio do último Mundial na França (2019).

A secretária geral Fatma Samoura também está confiante no aumento da audiência ao redor do planeta.

“Os olhos do mundo estarão aqui. Esperamos atingir um quarto da população mundial, dois bilhões de pessoas, que assistirão a pelo menos uma partida”, disse. Samoura, em depoimento ao site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

As 32 seleções participantes do Mundial estão divididas em oito grupos com quatro equipes cada. Os dois primeiros colocados de cada chave se classificam às oitavas de final. A decisão do titulo ocorrerá no dia 20 de agosto (um domingo), às 7h, no Estádio Olímpico de Sidney, com capacidade para mais de 80 mil torcedores.

Foto: Thais Magalhães/CBF

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Grupo de idosos do Instituto Juvino Barreto Visita a Arena das Dunas no Dia Nacional do Futebol

Grupo de idosos do Instituto Juvino Barreto Visita a Arena das Dunas no Dia Nacional do Futebol

A ação foi parceria da Arena das Dunas com a empresa de transporte Trampolim da Vitória e do “Ô Seu Mercado”

Em comemoração ao Dia Nacional do Futebol, celebrado nesta quarta-feira (19.jul.2023) a Arena das Dunas realizou, no início da manhã, um tour em sua estrutura com um grupo de cerca de 25 pessoas da terceira idade do Instituto Juvino Barreto. No passeio, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto a história de um dos palcos da Copa do Mundo FIFA de 2014, com acesso não apenas às áreas de uso exclusivo dos jogadores – como vestiário, gramado e banco de reservas –, mas também arquibancadas, camarotes, setor VIP e de hospitalidade.

“Foi com muito orgulho que a Arena das Dunas realizou esta ação, uma singela homenagem a uma instituição que é exemplo de solidariedade, de amor ao próximo, e que desempenha um papel social extremamente relevante no nosso estado. Aproveitamos a data para chamar a atenção para a relevância do esporte nas nossas vidas e sua importância para a saúde e o bem-estar”, afirma João Lemos, responsável de conteúdo e marketing da Arena.

A ação foi parceria da Arena das Dunas com a empresa de transporte Trampolim da Vitória – que gentilmente colocou à disposição do Instituto Juvino Barreto um de seus ônibus e sua equipe de funcionários-, e do “Ô Seu Mercado”, responsável pelo cooffe break oferecido a todos os participantes.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Três mortos em tiroteio em Auckland; parte da cidade está fechada antes da abertura da Copa

Três mortos em tiroteio em Auckland; parte da cidade está fechada antes da abertura da Copa

Por Heloísa Lemos
Do físico ao e-sports

Na manhã desta quinta-feira (20.jul.2023), ocorreu um tiroteio em um canteiro de obras na maior cidade da Nova Zelândia, Auckland, resultando na perda de pelo menos três vidas. A tragédia aconteceu apenas algumas horas antes da abertura da nona Copa do Mundo de futebol feminino na cidade.

De acordo com informações da mídia, o atirador, que se deslocava pelo canteiro de obras, efetuou vários disparos, ferindo diversas pessoas e tirando a vida de duas delas. Ao se refugiar nos andares superiores do prédio, o homem acabou acuado no poço do elevador e foi alvejado fatalmente pela polícia.

A situação causou grande apreensão na cidade, levando as autoridades a tomar medidas de segurança imediatas. Ruas em Auckland foram isoladas, os serviços de balsa foram cancelados e alguns trajetos de ônibus foram desviados em certas áreas da cidade.

O prefeito de Auckland, Wayne Brown, pediu aos habitantes que evitem deslocamentos para o centro da cidade e permaneçam em suas casas, considerando a assustadora situação que se abateu sobre a cidade durante o trajeto matinal para o trabalho.

Diante da tragédia, o primeiro-ministro Chris Hipkins cancelou uma viagem que estava planejada para a cidade de Hamilton, que fica a cerca de 120 quilômetros (75 milhas) ao sul de Auckland, e retornou imediatamente para a capital nacional, Wellington.

Foto: Tony Hisgett/VisualHunt/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Heloísa Lemos

Sobre Heloísa Lemos, colunista do Por Dentro do RN

Formada em Comunicação Social/Jornalismo e Rádio e TV pela UFRN, Heloísa Lemos já atuou em diversas assessorias de imprensa, além de ter expertise com redes sociais. Em 2020, concluí a especialização em marketing também pela Universidade Federal. Contudo, os (e-) esportes sempre foram, além de um hobby, uma paixão.

Governo do RN decreta ponto facultativo em dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo Feminina

Governo do RN decreta ponto facultativo em dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo Feminina

Medida visa valorizar o futebol feminino e promover igualdade de gênero na Administração Pública Estadual

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou hoje (19.jul.2023), por meio do Decreto Nº 32.831, a adoção de ponto facultativo nos órgãos públicos estaduais durante os dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo Feminina de 2023. O evento, organizado pela FIFA, acontecerá entre 20 de julho e 20 de agosto de 2023.

Segundo o governo, a decisão visa destacar a relevância do futebol feminino, fortalecer a valorização da mulher no âmbito esportivo e garantir a igualdade de tratamento na Administração Pública, seguindo o exemplo da Copa do Mundo de Futebol masculino.

Ao justificar o decreto, a governadora Fátima Bezerra (PT) e o secretário de Estado da Administração, Pedro Lopes, destacaram que o futebol é um esporte que concentra as atenções da população brasileira e que possui forte vínculo com a cultura nacional. Além disso, ressaltaram a importância de impulsionar o futebol feminino, proporcionando maior visibilidade à modalidade e avançando na busca pela equidade entre gêneros.

No entanto, o ponto facultativo não se aplicará às unidades e serviços essenciais que não podem ser interrompidos, como saúde e segurança pública. Cada órgão da Administração Pública Estadual direta, autárquica e fundacional terá a prerrogativa de estabelecer a compensação de horas conforme a conveniência administrativa.

O decreto também enfatiza que os dirigentes dos órgãos e entidades serão responsáveis por garantir a preservação e o funcionamento dos serviços essenciais relacionados às suas respectivas áreas de competência durante os dias de jogos da seleção brasileira na competição internacional.

Foto: Thais Magalhães/CBF/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Italo Ferreira sofre lesão e está fora da etapa de J-Bay da World Surf League

Italo Ferreira sofre lesão e está fora da etapa de J-Bay da World Surf League

Lesão de Italo Ferreira abre espaço para novos desafios na etapa de J-Bay da World Surf League

O surfista potiguar Italo Ferreira enfrentou uma reviravolta desafiadora durante a etapa de J-Bay da World Surf League (WSL). O atleta ficou fora da competição devido a uma lesão ocorrida durante uma manobra durante a bateria contra o havaiano Ian Gentil, cujos laços familiares têm origem brasileira.

Italo, que liderava a competição após completar duas ondas com um total de 13,47 pontos, teve sua trajetória abruptamente interrompida após uma queda mal sucedida, o que o impediu de concluir o round eliminatório. O surfista precisou de assistência de um jet ski para ser atendido pelos médicos fora das águas de Jeffreys Bay.

Enquanto isso, Ian Gentil somou 14,70 pontos e avançou na disputa, deixando os fãs brasileiros na expectativa pelo retorno de Italo na próxima etapa.

Além da lesão de Italo, outro competidor brasileiro, Caio Ibelli, também enfrentou a repescagem na etapa sul-africana. No entanto, Caio foi eliminado após ser derrotado pelo sul-africano Jordy Smith, aumentando ainda mais a tensão na participação dos surfistas brasileiros no evento.

Agora, os holofotes se voltam para a recuperação de Italo Ferreira e a esperança de que ele retorne com força total nas próximas competições da WSL.

Foto: Rodolfo Vilela/rededoesporte.gov.br/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Flamengo e São Paulo decidem semifinais da Copa do Brasil em casa

Flamengo e São Paulo decidem semifinais da Copa do Brasil em casa

Por Heloísa Lemos
Do físico ao e-sports

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta segunda-feira (17.jul.2023), a definição dos mandos de campo das semifinais da Copa do Brasil, através de um sorteio realizado em sua sede no Rio de Janeiro.

São Paulo e Corinthians, em busca de uma vaga na decisão, se enfrentarão em um clássico, com o primeiro jogo sendo realizado na Neo Química Arena e o segundo no Morumbi. Na outra semifinal, Grêmio e Flamengo se confrontarão para garantir um lugar na final, com o primeiro confronto ocorrendo na casa do Grêmio e o segundo no Maracanã.

A CBF estabeleceu as datas-base para os jogos, com o jogo de ida marcado para o dia 26 de julho e o jogo de volta para o dia 16 de agosto.

Em virtude de terem garantido suas vagas nas semifinais, Flamengo, Grêmio, Corinthians e São Paulo já receberam a premiação de R$ 9 milhões cada. O grande campeão da Copa do Brasil será agraciado com R$ 70 milhões, além de assegurar uma vaga na Libertadores, enquanto o vice-campeão receberá R$ 30 milhões.

Fotos: Rodrigo Ferreira/CBF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Heloísa Lemos

Sobre Heloísa Lemos, colunista do Por Dentro do RN

Formada em Comunicação Social/Jornalismo e Rádio e TV pela UFRN, Heloísa Lemos já atuou em diversas assessorias de imprensa, além de ter expertise com redes sociais. Em 2020, concluí a especialização em marketing também pela Universidade Federal. Contudo, os (e-) esportes sempre foram, além de um hobby, uma paixão.

Grupo de idosos do Instituto Juvino Barreto fará visita guiada ao estádio Arena das Dunas

Grupo de idosos do Instituto Juvino Barreto fará visita guiada ao estádio Arena das Dunas

Ação é uma forma de expressar respeito e gratidão pelo trabalho da instituição em uma parceria da Arena das Dunas com a empresa de transporte Trampolim da Vitória

Em comemoração ao Dia Nacional do Futebol, celebrado na nesta quarta-feira, 19 de julho, a Arena das Dunas realizará, no início da manhã, um tour em sua estrutura com um grupo de cerca de 35 pessoas da terceira idade do Instituto Juvino Barreto. No passeio, os visitantes terão a oportunidade de conhecer de perto a história de um dos palcos da Copa do Mundo FIFA de 2014.

No tour guiado, os visitantes terão acesso não apenas às áreas de uso exclusivo dos jogadores – como vestiário, gramado e banco de reservas –, mas também arquibancadas, camarotes, setor VIP e de hospitalidade.

“É com muito orgulho que a Arena das Dunas anuncia esta ação, uma singela homenagem a uma instituição que é exemplo de solidariedade, de amor ao próximo, e que desempenha um papel social extremamente relevante no nosso estado. Aproveitamos a data para chamar a atenção para a relevância do esporte nas nossas vidas e sua importância para a saúde e o bem-estar”, afirma João Lemos, responsável de conteúdo e marketing da Arena.

Para o diretor da empresa Trampolim da Vitória, Almir Buonora, mais do que um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, ação será uma homenagem à instituição e aos seus integrantes. “Ações como esta, que buscam integrar os idosos na sociedade, são sempre bem-vindas. Nossa empresa compartilha dos ideais de respeito, valorização e amor ao próximo que são tão necessárias nos dias atuais. Nossa meta é seguir disseminando tais valores, fortalecendo os vínculos e a convivência social”, enfatizou.

A ação é uma parceria da Arena das Dunas com a empresa de transporte Trampolim da Vitória – que gentilmente colocou à disposição do Instituto Juvino Barreto um de seus ônibus e sua equipe de funcionários-, e do “Ô Seu Mercado”, responsável pelo cooffe break oferecido a todos os participantes.

Serviço

Arena Tour Especial Juvino Barreto – Comemoração ao Dia Nacional do Futebol
Data: 19 de julho de 2022
Horário: 08:40h

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

América-RN e Altos-PI empatam pela Série C do Brasileirão

América-RN e Altos-PI empatam pela Série C do Brasileirão

Partida deixa o Mecão na zona de rebaixamento e mantém tensão na competição

No Estádio Lindolfo Monteiro, a 13ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro testemunhou um confronto acirrado entre América-RN e Altos-PI, que terminou em empate de 1 a 1. A partida foi marcada pela busca constante de ambas as equipes em criar oportunidades e se destacou por um primeiro tempo movimentado, com gols nos minutos finais.

No primeiro tempo, o América-RN mostrou mais iniciativa e sua persistência foi recompensada nos acréscimos. Álvaro recebeu um ótimo passe e abriu o placar para o time alvirrubro. No entanto, pouco antes do intervalo, o Altos-PI reagiu com força após uma cobrança de falta, e Tibiri aproveitou a sobra na área para igualar o marcador, frustrando as expectativas da torcida local.

O segundo tempo apresentou oportunidades para ambos os lados, mas o América-RN não conseguiu concretizar sua superioridade. O jogo se intensificou nos últimos 20 minutos, com chutes a gol e uma tentativa de Manoel com uma cabeçada que acertou o travessão, mas o resultado permaneceu empatado em 1 a 1 até o apito final.

Com esse empate, o América-RN continua na zona de rebaixamento, e a insatisfação com o resultado é compartilhada com o Altos-PI, que também não alcança uma posição mais confortável na tabela. Ambas as equipes terão novos desafios pela frente: o América-RN enfrentará o São Bernardo fora de casa, no estádio Primeiro de Maio, em 22 de julho, enquanto o Altos-PI receberá o Botafogo-PB em casa, na tarde de 23 de julho.

Foto: Canindé Pereira/América FC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC e Juventude empatam em jogo disputado pela Série B do Brasileirão

ABC e Juventude empatam em jogo disputado pela Série B do Brasileirão

Equipes ficam no 1 a 1 após partida no estádio Alfredo Jaconi

Neste sábado (15.jul.2023), no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, ABC e Juventude protagonizaram um confronto acirrado pela 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com um gol marcado por Fábio Lima no primeiro tempo para o time alvinegro e Nenê, de pênalti, alcançando a igualdade na segunda etapa, o placar terminou em 1 a 1.

O resultado teve um impacto momentâneo na tabela, pois o ABC saiu, provisoriamente, da última colocação, que agora pertence ao Avaí. Ambas as equipes somam 11 pontos, mas o saldo de gols favoreceu o time potiguar. Enquanto isso, o Juventude se encontra na sexta posição, acumulando 26 pontos, mas corre o risco de cair duas posições ao final da rodada.

Na próxima jornada, o ABC receberá o Guarani na quarta-feira (19.jul), às 21h30, na Arena das Dunas. Já o Juventude enfrentará a Ponte Preta na terça-feira, às 21h30, no Moisés Lucarelli. O campeonato segue em alta tensão, com cada jogo se mostrando decisivo para a classificação das equipes na disputa pela promoção à Série A.

Foto: Rennê Carvalho/ABC FC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ancelotti avisa à CBF que vai priorizar o Real Madrid e deixa seleção na incerteza

Ancelotti avisa à CBF que vai priorizar o Real Madrid e deixa seleção na incerteza

Técnico italiano reafirma compromisso com o clube espanhol e coloca em dúvida seu futuro na seleção brasileira

O futuro do comando técnico da seleção brasileira segue envolto em incertezas, mesmo após as declarações reiteradas de Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, sobre a chegada de Carlo Ancelotti. De acordo com o diário espanhol Marca, Ancelotti informou à Confederação Brasileira de Futebol que sua prioridade absoluta é honrar o compromisso com o Real Madrid, mesmo após a experiência interina de Fernando Diniz.

As informações foram publicadas no sábado (15.jul.2023) pelo Estadão.

Após a apresentação de Diniz como treinador, Ednaldo Rodrigues afirmou, há dez dias, que Ancelotti seria o comandante da seleção brasileira a partir da Copa América de 2024. No entanto, o técnico italiano deixou claro à CBF que, caso deixe o Real Madrid, consideraria avançar com a seleção, mas, por enquanto, permanece focado no clube espanhol, prestes a iniciar sua quinta temporada à frente da equipe.

A situação gerou desconforto entre o treinador e a CBF, resultando em pedidos por parte de Ancelotti para que o tom das declarações de Ednaldo fosse amenizado, bem como a pressão em relação às negociações para assumir a seleção. O Real Madrid também não recebeu bem as declarações, mas após conversas com os dirigentes do clube, o clima voltou à normalidade com o início da pré-temporada do futebol espanhol.

Recentemente, CBF e Real Madrid realizaram uma reunião para discutir o futuro de Ancelotti, contando com a presença do principal executivo de futebol do clube, José Ángel Sánchez, e do presidente Florentino Pérez, que têm sido mantidos informados sobre todas as movimentações envolvendo o treinador. Enquanto a situação permanece indefinida, a expectativa em relação ao comando da seleção brasileira se mantém em alta, aguardando-se por novos desdobramentos nos próximos meses.

Foto: Doha Stadium Plus Qatar/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo adotará ponto facultativo em jogos da Seleção Feminina

Governo adotará ponto facultativo em jogos da Seleção Feminina

Brasil estreia na Copa do Mundo no dia 24 de julho, às 8h

O Ministério da Gestão e Inovação vai publicar uma portaria para permitir a adoção de ponto facultativo para servidores públicos federais nos dias de jogos da Seleção Brasileira Feminina de futebol durante a Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia. O torneio ocorre entre os dias 20 de julho e 20 de agosto. A estreia da seleção brasileira feminina ocorre no próximo dia 24, contra o Panamá. A equipe está no Grupo F, que conta ainda com França e Jamaica.

Com a flexibilização, servidores poderão se ausentar do trabalho para assistir aos jogos. A medida já é tradicionalmente adotada na Copa do Mundo masculina de futebol. De acordo com a portaria, em dias de jogos que começarem até 7h30, o expediente terá início às 11h. Nos dias de jogos iniciados às 8h, o expediente começará ao meio-dia. O documento prevê ainda a compensação das horas não trabalhadas até o dia 29 de dezembro.

A decisão de autorizar o ponto facultativo partiu de um pedido da ministra do Esporte, Ana Moser, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia que ambos acompanharam o treino da Seleção no Estádio Nacional Mané Garricha, em Brasília, há cerca de duas semanas. A previsão é que a portaria seja publicada na próxima terça-feira (18), no Diário Oficial da União. A informação foi confirmada à Agência Brasil pelo Ministério do Esporte.

Jogos da Seleção

A estreia do Brasil na Copa do Mundo Feminina acontecerá no dia 24 de julho, uma segunda-feira, às 8 horas (horário de Brasília), contra o Panamá. A partida correrá no Hindmarsh Stadium, em Adelaide. O segundo jogo será no sábado, dia 29 de julho, contra a França, às 7 horas, no Sidney Football Stadium, em Sidney. Na última rodada da primeira fase, o Brasil joga contra a Jamaica, no dia 2 de agosto, quarta-feira, às 7 horas, no Melbourne Rectangular Stadium, em Melbourne.

Candidatura

Na próxima semana, Ana Moser embarca para a Oceania para acompanhar de perto a Seleção na Copa. Além de apoiar as jogadoras brasileiras na disputa por um título inédito, a ministra vai articular uma série de reuniões para apresentar a candidatura brasileira para sediar o próximo Mundial feminino, em 2027. A escolha será feita pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) somente no ano que vem.

Foto: Thais Magalhães/CBF

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Jogo entre ABC x Guarani é transferido para a Arena das Dunas

Jogo entre ABC x Guarani é transferido para a Arena das Dunas

ABC solicita mudança de local de jogo contra Guarani devido a obras no gramado do estádio

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou hoje (14.jul.2023) a alteração do local do confronto entre ABC e Guarani, válido pela 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O jogo, que estava marcado para a próxima quarta-feira (19.jul), será realizado na Arena das Dunas, atendendo ao pedido do próprio ABC.

Segundo a CBF, a mudança ocorreu devido às obras de manutenção que estão sendo realizadas no gramado do Estádio Frasqueirão, local originalmente designado para a partida. O confronto está agendado para as 21h30.

Por meio das redes sociais, o ABC informou que os sócios adimplentes poderão fazer check-in online e que os proprietários de camarotes, cessionários de cadeiras e conselheiros terão acesso ao setor Premium da Arena. Além disso, o clube divulgou que o “Esquenta Mais Querido”, com show do Pagode do Coxa e promoção de cervejas, ocorrerá a partir das 19h30.

Essa mudança de local ocorre após episódios de violência registrados durante a derrota do ABC para o Criciúma no dia 8. Na ocasião, torcedores invadiram o estacionamento interno do ABC, localizado atrás do módulo 2 do Frasqueirão, e vandalizaram os carros dos jogadores. Familiares dos atletas, funcionários do clube e dirigentes também estavam presentes.

Após uma reunião com representantes do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e da Polícia Militar, ficou estabelecido que o ABC deverá apresentar um plano de reforço na segurança das dependências do clube em um prazo de até 10 dias úteis.

Quanto ao gramado, que foi usado como justificativa para a mudança de local, ele tem sido alvo de constantes reclamações por parte dos adversários do ABC. Apontado como um “campo pesado”, o Frasqueirão deixou de ser uma vantagem técnica para o Alvinegro nesta Série B, tendo conquistado apenas uma vitória em casa contra o Tombense. O time perdeu para Vitória, Ceará, Botafogo-SP, Novorizontino e Criciúma, além de empatar com Chapecoense e Atlético-GO.

O próprio técnico Allan Aal já havia mencionado as dificuldades enfrentadas no gramado do Frasqueirão, afirmando que é “um campo muito pesado, que acaba, às vezes, atrapalhando a nossa equipe, pela qualidade que nós temos”. Agora, o ABC uniu as questões de segurança e técnica para transferir a partida para a Arena das Dunas.

Foto: Andrei Torres/ABC FC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sede histórica do América é tombada em Natal

Sede histórica do América é tombada em Natal

Governadora Fátima Bezerra assina portaria de preservação do patrimônio arquitetônico

A governadora Fátima Bezerra (PT) assinou uma portaria que confere o tombamento definitivo da sede social do América Futebol Clube, localizada em Natal, garantindo assim a preservação do patrimônio arquitetônico. O prédio, considerado um dos exemplares mais representativos da arquitetura modernista brasileira no Nordeste e do Rio Grande do Norte, é um marco importante na história, cultura e sociedade da região.

O ato foi realizado nesta sexta-feira (14.jul.2023), quando o América completa 108 anos.

O prédio, projetado por Delfim Amorim e inaugurado em 1966, é um exemplar da arquitetura modernista brasileira no Nordeste e um dos mais representativos da produção modernista norte-rio-grandense. Além disso, ele representa um marco importante na história, cultura e sociedade de Natal e do Rio Grande do Norte.

Conhecida como “Babilônia Rubra” nos primeiros anos de funcionamento, a sede social do América/RN recebeu a alta sociedade natalense em bailes noturnos e festas carnavalescas memoráveis. Ao destacar a relevância histórica, cultural e arquitetônica do local, a governadora Fátima Bezerra ressaltou que foi nessa sede que ocorreram eventos festivos e políticos de diversas tendências e ideologias, incluindo a convenção que lançou sua candidatura ao governo do RN.

A assinatura da portaria de tombamento foi celebrada como um ato simbólico significativo para o Rio Grande do Norte. A governadora enalteceu o trabalho realizado pelas secretarias de Educação, Administração, Cultura e pela Procuradoria Geral do Estado, bem como a iniciativa da diretoria do clube em solicitar o tombamento, destacando a importância de preservar a memória e a trajetória de várias gerações.

O presidente do Conselho Deliberativo do clube, José Nunes afirmou que “hoje, dia em que comemoramos os 108 anos de fundação do clube, estamos recebendo um presente e a realização de um sonho de muitos anos”. O ex-presidente e integrante do Conselho Deliberativo, desembargador Eduardo Rocha agradeceu “a atenção e sensibilidade do Governo do Estado em atender o pleito e realizar todo o trabalho necessário para o tombamento de um patrimônio que não é só do América, mas de todo o Rio Grande do Norte”.

A Governadora compareceu à sede do América acompanhadas dos secretários de Estado, Pedro Lopes (Sead), da Cultura Mary Land Brito, Francisco Araújo (Sesed), Daniel Cabral (Comunicação), secretaria adjunta da Seec, Cleonice Cleusa Kozerski, procurador geral do Estado, Antenor Roberto, procuradora Marjorie Madruga, diretora da Emprotur, Roberta Duarte. Também compareceram os desembargadores Bento Herculano, Francisco Barros, o torcedor símbolo do clube, Baé, dirigentes e conselheiros, vereador em Natal Eribaldo Medeiros.

Foto: Carmem Felix

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

X1 Brazil Combate chega a Natal dia 4 de agosto no Ginásio Nélio Dias

X1 Brazil Combate chega a Natal dia 4 de agosto no Ginásio Nélio Dias

Será uma noite eletrizante com cinco confrontos épicos, incluindo a disputa de cinturão, promessa de casa lotada e muita animação

Após duas edições inesquecíveis, chegou a hora da capital potiguar. Natal recebe no dia 4 de agosto, a partir das 18h, uma edição do X1 Brazil Combate, evento de futebol 1 contra 1. A disputa acontecerá no Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte. Será uma noite eletrizante com cinco confrontos épicos, incluindo a disputa de cinturão, promessa de casa lotada e muita animação.

Os confrontos vão seguir as regras já conhecidas pelos amantes da modalidade: campo de grama sintética, com regras similares ao futebol tradicional, trazendo um formato de dois jogadores em campo, cada um com seu goleiro, para se enfrentarem num confronto de 1 X 1. O jogo tem duração de 02 tempos, de 15 minutos cada, com direito a acréscimo e VAR.

Com patrocínio master do Esportes da Sorte, o evento distribuirá R$ 140 mil em prêmios, sendo R$ 50 mil só para quem levar o cinturão, mais R$ 30 mil para cada um dos vencedores dos duelos no meio do card e outros R$ 15 mil para cada um dos vitoriosos nos dois primeiros confrontos que abrem a noite. Os principais duelos terão a transmissão ao vivo da CazéTV. Os ingressos já estão à venda no https://bilheteriadigital.com/x1brazil.

Assim como nas edições passadas, o evento contará com cinco confrontos e dez craques. São eles: Rafa Facão (Bets 84) x Matheus Paquetá (Paqueta Sports), Paçoca (RecPixBet) x João Victor (Marjor Sports), Nego Biza (Aposta Casada) x Deco Pitbull (Bet 22), Daniel Coringa (SABetesportes) x Ombra (RecPixBet) e a disputa do tão desejado cinturão, entre Bolt (X1FortBet) x Brasil (Apostador).

“Realizar essa edição do X1 Brazil Combate em Natal é uma grande satisfação. A modalidade nasceu com a prática do futebol nas periferias do Recife e cada vez mais tem se consolidado, alcançando novas praças. Na última edição tivemos uma festa linda, com casa cheia e uma atmosfera jamais vista no X1. A nossa expectativa é de ver o ginásio Nélio Dias lotado e mais uma entrega diferenciada, com o padrão de qualidade da X1 Brazil. Em pouco tempo a modalidade se tornará febre nos quatro cantos do Brasil”, destaca o diretor da X1 Brazil, Davi Oliveira.

Sobre a X1 Brazil:

A X1 Brazil resgata a essência do futebol brasileiro com confrontos de um contra um. Drible, velocidade, finalização e muita categoria, os jogadores do X1 já contam com uma legião de fãs e lotam arenas pelo país.

Inspirado nos moldes de sucesso do MMA, com card, ranking e até cinturão, a organização tem patrocínio master do Esportes da Sorte e parceria com a CazéTV, do influenciador Casimiro Miguel.

O evento distribui R$ 140 mil em prêmios, sendo R$ 50 mil para o campeão, atualmente Bolt, que defenderá o seu cinturão no próximo evento, dia 04, em Natal.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Copa do Mundo Brasil completa primeira semana de treinos na Austrália

Copa do Mundo: Brasil completa primeira semana de treinos na Austrália

Adaptação ao fuso horário local é o primeiro desafio enfrentado

Após uma semana de treinos na Gold Coast (Austrália) para a Copa do Mundo, a avaliação do departamento de saúde da seleção brasileira feminina é de que a equipe já está praticamente adaptada à diferença de 13 horas do fuso horário.

“Aplicamos questionários com a fisiologia porque é um trabalho multidisciplinar. Essas avaliações são muito importantes porque podemos entender se há sintomas gastrointestinais, sensação de tontura e dor de cabeça. Também temos uma nutricionista que está nos ajudando muito e uma ginecologista. Estamos sempre acompanhando com questionários, bate papo e medicação para ajustar o sono”, afirmou, nesta terça-feira (11), a médica da seleção brasileira, Paula Benayon.

Já o fisiologista da equipe, Rodrigo Morandi, aponta o jet leg (efeito causado pela diferença de fuso horário) como um dos grandes desafios para as atletas nos primeiros dias de atividade: “O grande trabalho da fisiologia nesse momento tem sido todo o acompanhamento com questionários junto com o departamento médico monitorando o sono. Assim fazemos ajustes individuais com orientações e individualização de carga de treino”.

O Brasil permanece se preparando para a Copa do Mundo na Gold Coast até o dia 18 de julho. Um dia depois a equipe segue para Brisbane, onde realizará seus últimos treinos antes da estreia no Mundial, no dia 24 de julho contra o Panamá em Adelaide.

Foto: Thais Magalhães/CBF

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Brasil tem dia dourado no Mundial de atletismo paralímpico

Brasil tem dia dourado no Mundial de atletismo paralímpico

Beth Gomes (foto) brilha e bate dois recordes mundiais

O Brasil teve uma quarta-feira (12) dourada no Mundial de atletismo paralímpico, que está sendo disputado em Paris (França), com destaque para a paulista Beth Gomes, que triunfou tanto na prova de arremesso de peso como na de lançamento de disco (na classe F53), nas duas com direito a recorde mundial. Além disso, a equipe brasileira ficou no lugar mais alto do pódio com o mineiro Claudiney Batista, alcançando o bicampeonato no lançamento de disco da classe F56, com o fluminense Ricardo Mendonça nos 200 metros classe T37 e com Felipe Gomes nos 400 metros T11.

O dia de Beth Gomes começou no arremessou de peso classe F53 (atletas que competem em cadeiras), prova na qual alcançou a marca de 7,75 metros. Desta forma, ela bateu o seu próprio recorde mundial da prova, que era de 7,16 metros, registrado no Campeonato Brasileiro de atletismo, em junho, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

“Fiz [na prova] o que venho treinando. Com isso, pude conquistar a minha medalha de ouro. A minha lição de casa foi feita e colocada em campo. Bater o recorde mundial aqui em Paris, que será o palco dos Jogos em 2024, é maravilhoso, mas é apenas o começo. Sempre estarei aqui para incentivar nossa juventude, [defendendo] que o esporte pode mudar a nossa vida”, declarou a atleta, que foi diagnosticada com esclerose múltipla nos anos 1990.

Mais tarde Beth brilhou no lançamento de disco. Ela alcançou a distância de 17,12 metros para superar o recorde mundial anterior, que também era dela, de 16,80 metros, feita no Campeonato Brasileiro de atletismo.

Outro brasileiro a ficar com o ouro foi Claudiney Batista. O brasileiro, que já havia garantido a conquista no Mundial de 2019, disputado em Dubai (Emirados Árabes), desta vez lançou o disco a 46,07 metros na classe F56. A prata ficou com o indiano Yogesh Kathuniya (43,17 metros), enquanto o eslovaco Dusan Laczko garantiu o bronze (42,70 metros).

“A sensação é de alívio, de dever cumprido. Trabalhei muito nesse ano. Vim muito confiante. A preocupação era com o indiano, que havia se aproximado das minhas últimas marcas. Mas sempre procuro evoluir para buscar me manter no alto do pódio”, declarou Claudiney, que também foi medalhista de ouro da prova nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.

Nos 200 metros classe T37 (atletas paralisados cerebrais), o Brasil conseguiu uma dobradinha com o ouro do fluminense Ricardo Mendonça e uma prata do paulista Christian Gabriel da Costa. A última medalha dourada do dia foi para o fluminense Felipe Gomes, nos 400 metros classe T11 (atletas cegos).

O dia também foi de mais duas pratas – Fabrício Ferreira nos 100 metros da classe T13 (atletas com deficiência visual) e Alessandro Silva no arremesso de peso F11 (atletas cegos) – e dois bronzes – Fábio Bordignon nos 200 metros da classe T35 e Matheus de Lima nos 100 metros T44 (atletas com deficiência nos membros inferiores).

Após estes cinco ouros, três pratas e dois bronzes o Brasil assumiu a segunda posição do quadro geral de medalhas com o total de sete conquistas douradas, cinco pratas e oito bronzes. A líder é a China (dez ouros, seis pratas e quatro bronzes).

O Brasil é representado no Mundial de atletismo por 54 atletas de 19 estados e 11 atletas-guia. O Mundial de atletismo de Paris é o primeiro da modalidade após os Jogos Paralímpicos de Tóquio. A competição é disputada no Estádio Charlety, que tem capacidade para 20 mil pessoas e pertence ao clube de futebol Paris FC, da segunda divisão francesa.

Foto: Alessandra Cabral/CPB

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

HC Sports comemora sucesso dos Jogos da Advocacia Nacional

HC Sports comemora sucesso dos Jogos da Advocacia Nacional

Competições foram realizadas nas cidades de Goiânia e Aparecida de Goiânia, e reuniram mais de 2 mil atletas de 25 estados em 19 modalidades

A maior competição da advocacia nacional foi organizada por uma empresa potiguar, com 12 anos de experiência em competições esportivas de grande porte e que realiza anualmente a maior corrida de rua do Nordeste, a Meia Maratona do Sol – Sicredi. Estamos falando da HC Sports, capitaneada por Nivaldo Pereira e Gabriel Negreiros, empresários e apaixonados pelo poder que o esporte tem de mobilizar pessoas e promover qualidade de vida por onde passa.

O evento já virou referência, diante da magnitude de uma programação esportiva que mobilizou mais de 2 mil advogados de todos os estados do Brasil e aconteceu entre os dias 3 e 8 de julho em Goiânia e Aparecida de Goiânia/GO.

Realizado pela Coordenação Nacional das Caixas de Assistências dos Advogados (CONCAD) da OAB Nacional, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) e a Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), o objetivo central deste evento esportivo foi promover saúde, bem-estar e entrosamento entre a classe.

Antes mesmo de os atletas de 19 modalidades “entrarem em campo” em 8 praças desportivas diferentes, foram nove meses de preparação para que tudo pudesse acontecer. Com a grandiosidade da competição, mais de 250 profissionais foram envolvidos para tornar este evento uma realidade, com equipe de coordenadores experientes, árbitros, profissionais de infraestrutura, equipe para produção de vídeos e equipe de apoio.

Além de todo o gerenciamento para levantamento das praças esportivas, fornecedores locais e equipe qualificada para trabalhar antes, durante e após as competições, a HC Sports também foi responsável pela criação, desenvolvimento e gerenciamento de todos os sistemas de inscrições e de gestão dos jogos, tudo com atualização e acompanhamento em tempo real.

O campeonato agregou um total de 19 modalidades esportivas, incluindo futebol society, futebol 11, vôlei de praia, vôlei de quadra, beach tennis, futevôlei, judô, jiu-jitsu, tênis, natação, crossfit, tênis de mesa, basquete 3×3, xadrez, futmesa, corrida de rua (5km e 10km) tiro esportivo e sinuca. Cada atleta teve a oportunidade de participar de até duas modalidades, com categorias específicas de idade, competições também disponíveis na categoria para Pessoa com Deficiência (PCD).

Para o diretor da HC Sports, Nivaldo Pereira, receber a missão de produzir um evento do porte dos Jogos da Advocacia Nacional já ficou marcado na história da empresa. O grande desafio foi desenvolver um evento em que cada detalhe fosse viabilizado para proporcionar uma experiência inesquecível para todos os participantes.

“Foi um planejamento de nove meses para entender quais eram as necessidades não só da OAB, mas também quais eram as opções disponíveis em toda a praça de Goiás para que se executassem todas as modalidades realmente em formato profissional. Toda a execução de arbitragem foi protagonizada pelas federações mais importantes do Estado, com regras baseadas nas oficiais de cada modalidade, e nós buscamos ofertar ao atleta a experiência competitiva da mesma forma que um atleta profissional passa, em todas as suas peculiaridades”, pontua Nivaldo.

Para o diretor de Comunicação da HC Sports, Gabriel Negreiros, a realização deste evento coloca a empresa em uma posição de destaque. “Sendo nacional, esse evento consolida a HC Sports como uma das principais organizadoras de eventos esportivos do Brasil. Nos coloca numa posição importante, que dentre tantas empresas nacionais que executam esse tipo de serviço, fomos os escolhidos. Atendemos a OAB desde 2016, e isso comprova a qualidade da nossa entrega”.

O presidente da Casag, Jacó Coelho, frisou o entrosamento entre advogados e advogadas de todo o país. “O foco foi no estímulo ao esporte, na promoção da saúde. Temos uma profissão pautada em reuniões, idas aos fóruns, sem horário de almoço, sem tempo de dedicação às atividades físicas. Nos jogos, foi o oposto. Foi um estímulo à vida saudável. Os Jogos Nacionais acabaram, mas temos que seguir com esse propósito”, comemorou.

Já o coordenador Nacional do Concad, Eduardo Uchôa Athayde, disse que foi uma grande alegria reunir toda a advocacia em torno do esporte em Goiânia. “Nós preparamos esse momento festivo em torno do esporte com carinho. Tivemos todo o cuidado para que todos pudessem usufruir desse período com segurança, sem disputas que transbordassem em violência, e, deste modo, não foi admitido qualquer desrespeito às atletas mulheres ou quaisquer outros gêneros”.

A secretária-adjunta da Casag e presidente do Centro de Cultura, Esporte e Lazer da Advocacia (CEL da OAB), Wanessa Pinheiro, marcou presença e também participou do evento, como jogadora de beach tênis e futebol feminino. “Foi muito bom ter tido esse momento. A gente treina em conjunto, marca os jogos com outras pessoas, a gente vai se aliando e se ajustando. Então foi muito bom ver o resultado do nosso esforço, por nós estarmos buscando sempre melhorar”, finalizou.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

América busca reação no Brasileirão e novo treinador assume o comando

América busca reação no Brasileirão e novo treinador assume o comando

Contratação de Dado Cavalcanti é anunciada enquanto polêmica envolve saída de jogador

O treinador Dado Cavalcanti foi oficialmente apresentado ontem (11.jul.2923) ao grupo do América e já começou seu trabalho como líder da equipe. O saldo deixado pelo seu antecessor no cargo não é dos melhores no Brasileirão, já que o clube precisa conquistar nove pontos para evitar o rebaixamento e somar mais 16 se desejar disputar a segunda fase da competição e continuar lutando pelo acesso.

A situação do clube se tornou conturbada após a derrota para o Manaus, quando a diretoria anunciou a saída do lateral-esquerda Luiz Paulo, alegando que o jogador havia recebido uma proposta e decidido pedir para sair. No entanto, o atleta emitiu uma nota oficial desmentindo a diretoria, ressaltando que foi o clube que optou unilateralmente pelo seu desligamento.

“Eu não pedi para sair do América para aceitar outra proposta. Na verdade, a diretoria me procurou para acertar minha saída nesta manhã, depois de eu ter rejeitado várias propostas e manifestado meu desejo de continuar no clube disputando o Campeonato Brasileiro”, esclareceu o jogador.

Em seguida, Luiz Paulo mencionou as propostas que recebeu, mas enfatizou que elas não foram motivo para sua saída do clube potiguar. “É verdade que existem algumas propostas sendo discutidas com meus empresários, mas elas não foram o motivo da minha saída, como tem sido divulgado”.

Na nota de esclarecimento, o jogador também falou sobre o bom relacionamento que desenvolveu com o América durante o período em que defendeu o clube. “O América é um clube ao qual me identifiquei desde o início e onde fui campeão estadual. Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer a todos que torcem e acreditam no meu trabalho”.

O desempenho insatisfatório do clube na Série C, apesar do alto investimento realizado após a aprovação da SAF, tem preocupado a nova diretoria, que mesmo com um planejamento de crescimento a médio prazo, ainda almeja conquistar o acesso à Série B nesta temporada.

De acordo com o site Chance de Gol, a probabilidade de classificação da equipe hoje é quase insignificante, situando-se em 5,3%. Por outro lado, a possibilidade de rebaixamento é mais alta, atingindo 32,3%. Os números demonstram que Dado Cavalcanti terá muito trabalho para manter viva a esperança dos torcedores americanos em relação ao acesso. Para se ter uma ideia da situação, o novo treinador terá que conquistar 76% dos pontos em jogo para levar a equipe à marca de 28 pontos e entrar na disputa pelo G-8.

Apenas um clube no Brasil, o Botafogo, conseguiu atingir e até mesmo superar esse número, acumulando 12 vitórias em 14 jogos na Série A. O líder da Série B, Vila Nova, com 37 pontos, se aproxima da marca que Dado terá que alcançar, com um aproveitamento de 70%.

A saída de Thiago Carvalho foi acertada em comum acordo em uma reunião entre o jogador e os membros da diretoria, assim como a chegada de Dado Cavalcanti ao clube.

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Thalita Simplício faz história com ouro no Mundial de Atletismo Paralímpico

Thalita Simplício faz história com ouro no Mundial de Atletismo Paralímpico

Atleta paralímpica brasileira Thalita Simplício conquista bicampeonato mundial nos 400m

A potiguar Thalita Simplício brilhou mais uma vez no cenário do atletismo paralímpico ao conquistar o bicampeonato mundial nos 400m T11. A prova ocorreu no Estádio Sebastian Charlety, em Paris, nesta terça-feira (11.jul.2023), e Thalita sagrou-se vitoriosa com o tempo de 56s60.

Essa vitória marca um marco histórico para o Brasil, pois é a primeira vez que uma mulher do país conquista a medalha de ouro no Mundial de Atletismo Paralímpico, que ocorre até o dia 17 de julho.

Em entrevista após a corrida, Thalita Simplício expressou sua felicidade com a conquista e ressaltou a superação de alguns obstáculos durante a prova. Ela declarou: “Estou muito feliz. Gostei muito da corrida. Aconteceram alguns erros, mas conseguimos contorná-los no decorrer da prova e finalizar bem. Agora vamos partir para os 100m e os 200m para buscar mais medalhas”, afirmou.

Essa é a quarta medalha conquistada por Thalita Simplício em Mundiais de atletismo. Anteriormente, ela obteve ouro nos 400m e prata nos 200m em Dubai, em 2019, além de bronze nos 400m em Doha, em 2015. Em suas redes sociais, Thalita comemorou a vitória e expressou sua gratidão ao treinador Felipe Veloso e a toda a equipe. Ela destacou a importância de promover a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade e sonhar com uma sociedade mais justa e igualitária.

Thalita Simplício, de 25 anos, nasceu com glaucoma e perdeu totalmente a visão aos 12 anos. Após praticar diferentes modalidades esportivas, como natação, karatê e goalball, ela iniciou sua jornada no atletismo aos 15 anos, através de um projeto do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Além do bicampeonato mundial nos 400m, Thalita já conquistou duas medalhas de prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, nos 400m e nos 200m.

Foto: Alexandre Schneider/CPB

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC terá prazo para reforçar segurança após ataques a jogadores e familiares

ABC terá prazo para reforçar segurança após ataques a jogadores e familiares

Ministério Público e Polícia Militar definem medidas para proteger o clube

Representantes do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e da Polícia Militar se reuniram nesta terça-feira (11.jul.2023) no auditório do ABC para discutir ações diante dos recentes ataques a jogadores e familiares no complexo Vicente Farache, o Frasqueirão. Durante o encontro, ficou estabelecido que o clube terá um prazo de até 10 dias úteis para apresentar um plano de reforço na segurança dentro de suas dependências.

De acordo com o Ministério Público, o ABC precisará implementar melhorias em diversos aspectos, como o sistema de monitoramento por câmeras, iluminação, aumento dos muros externos e ampliação do número de seguranças nos dias de jogos. As melhorias visam abranger o sistema de monitoramento por câmeras, a iluminação e o aumento dos muros externos do complexo Vicente Farache, onde está localizado o estádio Frasqueirão, além da ampliação do efetivo de seguranças durante as partidas.

Além dos representantes das instituições, jogadores também estiveram presentes na reunião, relatando temor e preocupação com a segurança de seus familiares, inclusive crianças, diante dos recentes ataques. A Polícia Militar informou que irá reforçar o efetivo policial na área externa do estádio Frasqueirão durante os jogos do ABC nos próximos meses, a fim de garantir a segurança dos jogadores, suas famílias e dos torcedores. A reunião também serviu como espaço para apresentar as medidas já tomadas pelas instituições em relação aos ataques, buscando soluções efetivas para proteger o clube e seus envolvidos.

Fotos: Andrei Torres/ABC FC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Torcedora do Palmeiras morre após ser agredida em confusão antes de jogo contra o Flamengo

Torcedora do Palmeiras morre após ser agredida em confusão antes de jogo contra o Flamengo

A informação foi divulgada pela família de Gabriela nas redes sociais

Gabriela Anelli, torcedora do Palmeiras, morreu nesta segunda-feira (10.jul.2023) devido a ferimentos sofridos durante uma confusão que ocorreu antes da partida entre o clube paulista e o Flamengo. A informação foi divulgada pela família de Gabriela nas redes sociais, deixando os amigos e fãs consternados.

A torcedora, de 23 anos, estava na fila para entrar no estádio Allianz Parque quando começou uma briga entre torcedores organizados dos dois times. A polícia interveio utilizando gás de pimenta para dispersar os grupos, o que resultou em pânico e correria. Durante a confusão, Gabriela foi atingida por uma garrafa de vidro no pescoço, sofrendo duas paradas cardíacas.

A família de Gabriela expressou profunda tristeza pela perda e criticou a violência presente no futebol brasileiro, além da falha do sistema de justiça do país. O Palmeiras também manifestou pesar pelo falecimento da torcedora e cobrou celeridade na apuração do crime.

O irmão de Gabriela relatou que ela costumava frequentar as partidas do Palmeiras com o pai e a mãe, e que viajou do Paraná para São Paulo para acompanhá-la no hospital. A família agora busca justiça pelo ocorrido e espera que medidas sejam tomadas para evitar que outras pessoas sejam vítimas de violência nos estádios.

Confusão e interrupção da partida

A confusão teve início nas imediações do estádio, quando torcedores palmeirenses identificaram a presença de flamenguistas e passaram a persegui-los para agredi-los. Gabriela foi atingida por uma garrafa de vidro e foi levada em estado grave para o hospital. Outra pessoa também ficou ferida, e um suspeito de lançar as garrafas foi preso em flagrante.

Vídeos registraram o momento da confusão, e a polícia precisou intervir com bombas de efeito moral e lançador de água. No entanto, o vento fez com que o gás se espalhasse para dentro do estádio, afetando alguns jogadores e interrompendo a partida em dois momentos. A violência no futebol e a necessidade de medidas mais efetivas para garantir a segurança dos torcedores voltam a ser debatidas após esse trágico incidente.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

América é derrotado pelo Manaus e volta à zona de rebaixamento da Série C

América é derrotado pelo Manaus e volta à zona de rebaixamento da Série C

Com o resultado de hoje, o América caiu para a 18ª colocação, com 12 pontos

O América entrou em campo na tarde deste domingo (9.jul.2023) na Arena das Dunas e foi derrotado por 2 a 1 pelo Manaus, em partida válida pela 12ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. O resultado impede o Alvirrubro de se aproximar do G8 e coloca a equipe de Thiago Carvalho de volta à zona de rebaixamento para a Série D.

A vitória do time amazonense veio com o gol decisivo nos minutos finais da partida. No entanto, foi o América quem abriu o placar. Aos cinco minutos do segundo tempo, Jean Pierre aproveitou uma cobrança de escanteio pela direita e testou firme para marcar o gol.

O empate veio aos 25 minutos, quando o zagueiro Douglas, cobrando falta de longa distância, marcou um belo gol e deixou tudo igual na Arena das Dunas. Aos 44 minutos, após várias cobranças de escanteio passarem por todos sem serem cortadas, Franklin aproveitou a oportunidade e marcou um gol de primeira da entrada da área, selando o placar final em 2 a 1 para o Manaus.

Na próxima rodada, o América viajará até o Piauí para enfrentar o Altos em mais um confronto direto contra o rebaixamento. A partida está marcada para o próximo domingo (16.jul), às 19h. Já o Manaus receberá o São Bernardo no sábado (15.jul), às 16h.

Com o resultado de hoje, o América caiu para a 18ª colocação, com 12 pontos, ultrapassando apenas o Altos e a Aparecidense, com 11 e 10 pontos, respectivamente. Por outro lado, o Manaus deixou a zona de rebaixamento com os três pontos conquistados hoje e subiu para a 15ª colocação, com 13 pontos.

Foto: Canindé Pereira/América F.C.

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC perde em casa para o Criciúma por 1 a 0

ABC perde em casa para o Criciúma por 1 a 0

O gol da equipe catarinense foi marcado por Fellipe Mateus, de pênalti, determinando o resultado da partida

O ABC sofreu mais uma derrota no Estádio Frasqueirão, em Natal, dessa vez para o Criciúma por 1 a 0, neste sábado (8.jul.2023). O gol da equipe catarinense foi marcado por Fellipe Mateus, de pênalti, determinando o resultado da partida. Com essa derrota, o time potiguar perdeu a chance de deixar a última posição da competição.

A expulsão do zagueiro Walisson Maia, do Criciúma, aos 19 minutos do primeiro tempo, deixou a equipe catarinense com um jogador a menos. No entanto, aos 32 minutos, Fellipe Mateus converteu o pênalti e abriu o placar para o Criciúma.

Ambos os times fizeram substituições durante os primeiros 45 minutos. O ABC colocou o atacante Wallyson em campo, substituindo Wallace, enquanto o Criciúma trocou Léo Costa por Rayan. Após sete minutos de acréscimo, o primeiro tempo terminou com a vitória parcial do time visitante por 1 a 0.

No segundo tempo, as substituições foram marcantes, assim como os 10 minutos de acréscimo. Apesar da posse de bola do ABC e das várias oportunidades de gol com mais de 10 escanteios e finalizações, a equipe não conseguiu marcar. Com isso, o time potiguar continua na última posição da Série B.

À medida que o jogo avançava, o ABC demonstrava cansaço físico e diminuía a pressão sobre o Criciúma, que passou a administrar o placar. Nos minutos finais, Jr. Todinho quase marcou de cabeça, mas o goleiro Alisson, que entrou no segundo tempo, fez a defesa com facilidade.

Com o resultado, o ABC permanece na lanterna da competição. O próximo desafio da equipe alvinegra será contra o Juventude (RS), fora de casa, no próximo sábado (15.jul). O time potiguar buscará uma vitória para tentar reverter a situação na tabela e se afastar da parte inferior da classificação.

Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C.

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Torcedores atacam carros de jogadores após derrota do ABC

Torcedores atacam carros de jogadores após derrota do ABC

Atos de violência causam indignação e preocupação no futebol brasileiro

Na tarde deste sábado (8.jul.2023), o ABC foi derrotado por 1 a 0 pelo Criciúma, no Frasqueirão, em Natal, pela 16ª rodada da Série B. O resultado colocou o Alvinegro na última posição da competição. No entanto, o descontentamento dos torcedores ultrapassou as arquibancadas e se transformou em atos de vandalismo.

Após a partida, uma turba invadiu a área interna do clube, depredando os carros dos jogadores no estacionamento. Pedras foram lançadas, quase atingindo os familiares dos atletas, incluindo crianças presentes no local.

O meia Thonny Anderson compartilhou uma foto em que mostrava uma pedra e estilhaços de vidro em seu carro, demonstrando sua indignação com a situação. “O futebol brasileiro caminha a passos largos para uma tragédia…”, escreveu ele.

pedra 1

Thonny também lamentou o perigo enfrentado por seu filho de dois anos: “Jogaram pedra a 5 metros do meu filho de apenas 2 anos de idade. Se essa pedra pega na cabeça dele, provavelmente não ia escutar mais a voz dele me chamando de papai. Mas, graças a Deus, ninguém foi atingido.”

Apesar do acionamento do Batalhão de Polícia de Choque, os responsáveis pelo ato de vandalismo conseguiram fugir em direção à Vila de Ponta Negra.

O executivo de futebol do ABC, Marcelo Segurado, lamentou profundamente o ocorrido, enfatizando a necessidade de pôr um fim a esse tipo de violência. “Até quando isso vai acontecer? Até quando nós vamos ficar reféns dessas minorias? A verdadeira torcida do ABC apoiou o time e viu que tivemos momentos bons no jogo. Infelizmente, mais uma vez fomos derrotados. E então, essas pessoas acreditam que, através da violência, tacando uma pedra que pode atingir uma criança ou qualquer pessoa, resolverão algo. Até quando nosso futebol brasileiro enfrentará situações como essa? O poder público precisa tomar providências e estabelecer punições para aqueles que cometem essas barbáries”, afirmou Segurado.

Em nota oficial divulgada no sábado à noite, o ABC condenou veementemente o ataque e ofereceu total solidariedade aos jogadores, seus familiares e amigos que foram vítimas desse ato de vandalismo. O clube também anunciou que tomará as medidas necessárias e acionará as autoridades competentes para combater atos criminosos contra a instituição e seus colaboradores. Por fim, o ABC concluiu afirmando que “esses vândalos precisam ser banidos do futebol”, enfatizando a necessidade de uma ação efetiva para coibir comportamentos violentos e garantir a segurança dos envolvidos no esporte.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

STJD aumenta pena de Eduardo Bauermann por manipulação de resultados

STJD aumenta pena de Eduardo Bauermann por manipulação de resultados

Ex-zagueiro do Santos terá que ficar um ano fora dos gramados

O pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu alterar as penas de alguns dos sete atletas de futebol condenados no mês passado por manipulação de resultados em um esquema de apostas. A maior mudança, decidida na última quinta-feira (6), é na pena ao zagueiro Eduardo Bauermann, de 27 anos, que anteriormente havia recebido apenas uma suspensão por 12 jogos e agora terá que ficar 360 dias afastado do esporte, além de pagar multa de R$ 35 mil. Nos outros casos, os atletas punidos apenas tiveram as respectivas multas e suspensões ligeiramente diminuídas.

A decisão da 4ª Comissão Disciplinar, em junho, havia sacramentado a absolvição de Igor Cariús e a condenação, em algum grau, dos outros sete jogadores denunciados com base nas investigações da Operação Penalidade Máxima, do Ministério Público de Goiás.

O veredito sobre Eduardo Bauermann foi o que chamou mais atenção na ocasião, por ele ter sido denunciado duas vezes e mesmo assim ter recebido a menor punição. Na sessão que decidiu pela revisão da pena do zagueiro, os auditores pediram à CBF para que a decisão tenha impacto internacional e não fique restrita apenas a jogos no Brasil. Na última segunda (3), Bauermann foi anunciado como reforço do Alanyaspor (Turquia).

Novas penas determinadas pelo STJD:

Eduardo Bauermann (ex-Santos) – suspensão de 360 dias e multa de R$ 35 mil (antes: 12 jogos).

Fernando Neto (ex-Operário) – suspensão de 360 dias e multa de R$ 15 mil (antes: 380 dias e R$ 25 mil).

Gabriel Tota (ex-Juventude) – eliminação e multa de R$ 30 mil (sem alterações).

Kevin Lomónaco (Red Bull Bragantino): suspensão de 360 dias e multa de R$ 25 mil (antes: 380 dias e R$ 25 mil).

Matheus Gomes (Ipatinga): eliminação e multa de R$ 10 mil (sem alterações).

Moraes (ex-Juventude): suspensão de 720 dias e multa de R$ 55 mil (antes: 760 dias e R$ 55 mil).

Paulo Miranda (ex-Juventude): suspensão de 720 dias e multa de R$ 70 mil (antes: mil dias e R$ 105 mil).

Foto: Ivan Storti/Santos FC/Direitos Reservados

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mundial de Clubes de 2023 será sediado na Arábia Saudita

Mundial de Clubes de 2023 será sediado na Arábia Saudita

Jeddah foi escolhida como cidade-sede

A Fifa confirmou no último dia 26 de junho que o Mundial de Clubes de 2023 será realizado na cidade de Jeddah, na Arábia Saudita. A decisão veio após uma visita da delegação da Fifa para avaliar os preparativos do torneio.

Com suas modernas instalações e histórico de grandes eventos esportivos internacionais, Jeddah foi escolhida como cidade-sede, o que foi comemorado pelo presidente da Federação Saudita de Futebol (SAFF), Yasser Al Misehal.

O torneio, que ocorrerá entre os dias 12 e 22 de dezembro, marcará a primeira vez que a Arábia Saudita sediará o Mundial de Clubes. Essa edição também será a última do formato atual, com sete equipes participantes. A partir de 2025, nos Estados Unidos, o torneio será expandido para incluir 32 times.

Com essa decisão, a Arábia Saudita fortalece sua posição como destino para grandes eventos esportivos e reforça o interesse crescente do país pelo futebol.

Foto: Fifa/Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Seleção brasileira feminina faz primeira atividade com bola na Austrália

Seleção brasileira feminina faz primeira atividade com bola na Austrália

Seleção treinou nas instalações de hotel na Gold Coast

O Brasil realizou a primeira atividade com bola na Gold Coast como parte da preparação para a Copa do Mundo de futebol feminino, que será disputada a partir de 20 de julho na Austrália e na Nova Zelândia. Nesta quinta-feira, a partir das 11h (horário local), a seleção comandada por Pia Sundhage treinou no campo do Resort Royal Pines.

Segundo a assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesta primeira semana a comissão técnica fará num cronograma de treinos controlando a carga das atividades das atletas.

“O primeiro treino de hoje foi uma introdução ao campo, as meninas estão vindo de um jet leg. Ontem fizemos um trabalho de academia, mas hoje fomos para o campo pra sentir a grama. Fizemos um aquecimento bem descontraído e com competição, trabalhando um pouquinho a qualidade de movimento, coordenação, e para ligar a cabeça. Fizemos também o monitoramento de carga desse treino, que é mais tranquilo, e no final fiz um trabalho individual com algumas meninas para exercitar um pouco mais o condicionamento físico, pois temos essas duas semanas para fazer isso antes da Copa do Mundo começar”, declarou a preparadora física da seleção brasileira, Ivi Casagrande.

Após esta atividade inicial, as atletas fizeram trabalho de força na academia do hotel. No cronograma de treinos da equipe, a seleção feminina realizará treinos nas próximas sexta-feira (7), sábado (8) e domingo (9). Na segunda-feira (10) o elenco ganha folga.

Foto: Thais Magalhães/CBF

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

STJ retomará em agosto julgamento de recurso do ex-jogador Robinho

STJ retomará em agosto julgamento de recurso do ex-jogador Robinho

Defesa pede tradução completa do processo que o condenou na Itália

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) marcou para 2 de agosto a retomada do julgamento do recurso no qual o ex-jogador de futebol Robinho pede a tradução completa do processo que o condenou na Itália.

Em abril, o processo começou a ser analisado pelo tribunal, mas um pedido de vista do ministro João Otávio de Noronha interrompeu o julgamento.

Antes da interrupção, o ministro Francisco Falcão, relator do processo, manteve sua decisão individual, que, antes do julgamento, rejeitou o pedido de tradução completa.

De acordo com a defesa de Robinho, a tradução completa é necessária para verificar se o devido processo legal foi observado na condenação proferida pela Justiça italiana.

Robinho é alvo de um pedido de homologação da sentença estrangeira, requerido pelo governo da Itália, onde o ex-jogador foi condenado em três instâncias pelo envolvimento em um estupro coletivo, ocorrido em uma boate de Milão, em 2013. A pena imputada foi de nove anos de prisão.

A Itália havia solicitado a extradição de Robinho. A Constituição brasileira, contudo, não prevê a possibilidade de extradição de cidadãos natos. Por esse motivo, o país europeu decidiu requerer a transferência a sentença do ex-jogador. Dessa forma, o tribunal vai analisar se a condenação pode ser reconhecida e executada no Brasil.

Foto: Ricardo Saibun/Santos FC/Ilustração

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

América perde para São José por 2 a 0

América perde para São José por 2 a 0

Com o resultado, o América permanece na 15ª posição, com 12 pontos

O América não conseguiu se encontrar em campo e foi derrotado pelo São José por 2 a 0 na noite de segunda-feira (3.jul.2023) no Estádio Passo D’Areia, no Rio Grande do Sul.

Com o resultado, o time acumula sua quinta derrota na competição e permanece na 15ª posição, com 12 pontos. No próximo jogo, a equipe comandada por Thiago Carvalho enfrentará o Manaus no domingo (8.jul), na Arena das Dunas, em Natal.

O jogo começou com um baixo nível técnico no primeiro tempo. O time do São José teve maior posse de bola, mas abusou dos lançamentos aéreos, sem sucesso. Após um cruzamento de Thalys, Sillas teve a chance de marcar, mas falhou. A defesa do América se posicionou bem e não enfrentou situações de perigo. Em uma rara investida ao ataque, Gilvan finalizou em direção à marcação, e os jogadores rubros ainda reivindicaram um pênalti, mas o árbitro optou por dar continuidade ao jogo.

A emoção ficou reservada para o segundo tempo. Bruno Pianissolla teve dificuldades para conter o ataque do time gaúcho, liderado por Thiago Santos e Thayllon. No entanto, foi o goleiro Fábio Rampi quem decidiu a partida. O camisa 1 mostrou habilidade ao cobrar uma falta de longa distância e marcar um belo gol, abrindo o placar no Passo D’Areia aos 19 minutos. Pouco tempo depois, Thalys cobrou um escanteio e Sillas aproveitou para marcar o segundo gol do São José.

Nos minutos finais, o América teve a oportunidade de diminuir a diferença através de um pênalti, mas Fábio Rampi defendeu a cobrança de Wallace Pernambucano.

Com o resultado, o São José alcançou a segunda posição na tabela da Série C do Campeonato Brasileiro, com 19 pontos, enquanto o América permanece na 15ª posição, com 12 pontos.

Foto: Canindé Pereira/América FC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Bragantino deixa Corinthians perto da zona de rebaixamento da Série A

Bragantino deixa Corinthians perto da zona de rebaixamento da Série A

Massa Bruta chega a 4ª vitória consecutiva, sendo a 3ª no Brasileiro

O Red Bull Bragantino frustrou os mais de 42 mil torcedores do Corinthians que foram à Neo Química Arena, em São Paulo. Neste domingo (2), o Massa Bruta venceu o Timão por 1 a 0, pela 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro de futebol.

O clube do interior paulista chegou a quatro triunfos consecutivos na temporada, sendo o terceiro pelo Brasileirão. A equipe do técnico português Pedro Caixinha foi a 23 pontos e fica provisoriamente em quarto lugar, mas pode ser ultrapassada pelo Palmeiras ainda neste domingo, se o Verdão pontuar contra o Athletico Paranaense, em duelo que iniciou às 16h (horário de Brasília), na Arena da Baixada, em Curitiba.

O Corinthians, por sua vez, sofreu a segunda derrota seguida na competição e segue perto da zona de rebaixamento. O Timão, dirigido por Vanderlei Luxemburgo, tem 12 pontos e está na 15ª posição. O clube pode terminar a rodada entre os quatro últimos times do campeonato, se o Cuiabá pontuar contra o Santos neste domingo, às 18h30, na Arena Pantanal; e se o Goiás vencer o lanterna Coritiba na segunda-feira (3), às 20h, no Estádio da Serrinha, em Goiânia.

O gol da vitória bragantina saiu aos 16 minutos do primeiro tempo, em jogada trabalhada. O lateral Juninho Capixaba, da intermediária, lançou para o atacante Thiago Borbas na área. O uruguaio ajeitou de peito, na esquerda, para o meia Eric Ramires bater cruzado. O atacante Eduardo Sasha apareceu na pequena área e concluiu.

No sábado

A 13ª rodada do Brasileirão começou na tarde de sábado, com a vitória do São Paulo, por 1 a 0, sobre o Fluminense, no Morumbi. À noite, mais três jogos movimentaram a competição. No Beira-Rio, em Porto Alegre, Internacional e Cruzeiro empataram sem gols. No Rio de Janeiro, o Flamengo fez a festa da torcida no Maracanã ao derrotar o Fortaleza por 2 a 0. Em Salvador, na Fonte Nova, o Grêmio superou o Bahia por 2 a 1.

O Grêmio segue na vice-liderança, com 26 pontos, com o Flamengo logo atrás, com 25. O São Paulo foi aos mesmos 21 pontos do Inter, ficando à frente, em sétimo, pelo saldo de gols. O Fortaleza, com 20 pontos, aparece em nono.

Paulistas, gaúchos e cearenses, no entanto, podem ser ultrapassados neste domingo, caso o Athletico-PR bata o Palmeiras e o Atlético-MG vença o América-MG às 16h, no Mineirão, em Belo Horizonte. O Cruzeiro está em 12º, com 18 pontos. O Bahia, com 12 pontos, é o 14º.

Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês Rita de Cássia conseguiu doador de pulmão, mas pandemia impediu transplante