Esporte - Local, Nacional e Internacional - Por dentro do RN

Esporte

Esporte do Rio Grande do Norte: os destaques esportivos do Rio Grande do Norte, do Brasil e do Mundo você encontra publicado aqui, no Por Dentro do RN.

ABC fica no empate contra o Confiança SE no Frasqueirão

ABC fica no empate contra o Confiança/SE no Frasqueirão

O ABC realizou no último sábado (25.jun.2022), no Frasqueirão, o seu 12º compromisso no Campeonato Brasileiro da Série C. O Alvinegro enfrentou o Confiança/SE, não conseguiu repetir as últimas boas apresentações dentro de casa e ficou no empate em 0 a 0.

Com o resultado, o time chegou aos 22 pontos conquistados e ficou momentaneamente na 2ª posição na classificação – uma vez que a rodada só será finalizada com jogos do domingo (26) e da segunda-feira (27).

Na próxima rodada, o ABC vai encarar a Aparecidense/GO, desafio marcado para a segunda-feira (04 de julho), às 20h, no Estádio Anibal Batista de Toledo, na cidade de Aparecida de Goiânia (GO).

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

América perde para o Retrô PE pela Série D em Recife

América perde para o Retrô/PE pela Série D em Recife

O América de Natal viajou para Recife (PE) com foco total na vitória para enfrentar o Retrô/PE, na tarde deste domingo (26.jun.2022). O jogo foi realizado na Arena Pernambuco.

O time do técnico João Brigatti dominou boa parte da partida, criou chances claras de gol, mas o gol de Franklin Mascote aos 31 minutos da primeira etapa foi a única mudança no placar. Com o resultado, o América se manteve na 4ª colocação do Grupo 3 com 17 pontos ganhos.

O próximo compromisso está marcado para domingo (3 de julho), às 16h, contra o Afogados da Ingazeira-PE, na cidade de mesmo nome, no estádio Vianão.

Foto: Canindé Pereira/América FC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Potiguar Italo Ferreira entra para o Top 5 no WSL após vitória em El Salvador

Potiguar Italo Ferreira entra para o Top 5 no WSL após vitória em El Salvador

Italo Ferreira e Griffin entraram na lista dos top-5 do ranking, com os resultados conquistados em El Salvador. Os dois subiram para a terceira e quarta posições, respectivamente, no grupo dos surfistas que vão decidir o título mundial da temporada no Rip Curl WSL Finals, em setembro em Trestles, na Califórnia.

Além de Italo Ferreira e Griffin, os outros três que estão se classificando são o líder, Filipe Toledo, o vice Jack Robinson e Kanoa Igarashi, medalha de prata na decisão olímpica contra Italo Ferreira nos Jogos de Tóquio.

Os dois que saíram dos top-5 foram o contundido John John Florence e o australiano Ethan Ewing. Já Gabriel Medina, que não competiu na primeira metade da temporada, ainda está bem longe de poder disputar mais um título mundial esse ano. Ele é o 23.o colocado no ranking das sete etapas completadas no Surf City El Salvador Pro.

Com informações da Tribuna do Norte
Foto: Fernando Barros/Reprodução/Facebook

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Fifa anuncia cidades-sede da Copa do Mundo de 2026; Canadá, México e EUA sediarão competição

Fifa anuncia cidades-sede da Copa do Mundo de 2026; Canadá, México e EUA sediarão competição

A Fifa anunciou na noite desta quinta-feira (16.jun.2022) a relação de 16 cidades-sede da Copa do Mundo de 2026, que será disputada no Canadá, no México e nos Estados Unidos. Esta competição tem outro componente especial, pois será a primeira edição de um Mundial com 48 participantes.

No Canadá as sedes serão Vancouver e Toronto. Já no México as partidas serão disputadas em Guadalajara, Monterrey e Cidade do México. Enquanto nos Estados Unidos as seleções jogarão em Seattle, São Francisco, Los Angeles, Kansas City, Dallas, Atlanta, Houston, Boston, Filadélfia, Miami e Nova York.

“Parabenizamos as 16 cidades-sede da Copa do Mundo de 2026 por seu excelente compromisso e paixão. Hoje é um dia histórico, para todos nessas cidades e estados, para a Fifa, para o Canadá, os EUA e o México, que farão o maior show da Terra. Estamos ansiosos para trabalhar em conjunto com eles para entregar o que será uma Copa do Mundo sem precedentes e um divisor de águas, enquanto nos esforçamos para tornar o futebol verdadeiramente global”, disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

Com informações da Agência Brasil
Foto: Jessica Alcheh/USA TODAY Sports/Direitos Reservados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Potiguar Mateus Sena vence 1ª etapa do Campeonato Brasileiro Profissional de Surfe em Maceió

Potiguar Mateus Sena vence 1ª etapa do Campeonato Brasileiro Profissional de Surfe em Maceió

O potiguar Mateus Sena, de 20 anos de idade, foi o grande campeão da primeira etapa do Brasileiro Profissional de Surfe organizado pela Confederação Brasileira de Surfe. O evento aconteceu em Maceió e teve 180 inscritos na categoria masculino. Na semifinal Mateus enfrentou o paraibano Samuel Igo. O potiguar apostou nas esquerdas e acabou levando a melhor somando 13,20 contra 12,26 de Samuel.

Já na final a disputal foi entre Mateus Sena e o cearense Messias Félix. Foram 30 minutos de uma belíssima apresentação de surfe de alto nível. Com manobras progressiva e variadas, o potiguar fez a melhor nota e a maior somatória do evento. Ele teve um 9,57 e um 8,83 somando 18,40. A bateria foi acirradíssima do início ao fim e Messias Félix ficou com a segunda colocação somando 17,31.

“Eu estou muito feliz com essa vitória, estou feliz com essa nova fase do surfe brasileiro com essa nova gestão da CBSurfe, a galera está de parabéns. É o primeiro evento de muitos e eu estou feliz de botar o meu nome na história, de ser o primeiro campeão nessa nova gestão, de começar com o pé direito, ser líder do ranking” – disse o atleta que já parte para Sergipe onde vai competir a Taça Brasil.

Mateus falou ainda da importância de ter o técnico junto com ele nas competições.

“Tem muita gente que se prende à ideia de que a gente não deve depender de ninguém na areia, mas eu gosto da ideia de que duas cabeças pensando juntas pensam melhor. A gente junto é muito mais forte, a gente provou isso aqui e como eu disse pra ele: fomos incríveis”.

O campeonato contou com a participação de atletas consagrados como Adriano de Souza, Michael Rodrigues, William Cardoso e Alex Ribeiro. Com o resultado, Mateus Sena assume a liderança do ranking do Circuito Brasileiro Profissional de Surfe 2022.

Com informações do Globo Esporte RN
Foto: Reprodução/Redes Sociais Mateus Sena

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC vence o Mirassol no Frasqueirão e assume vice-liderança da Série C

ABC vence o Mirassol no Frasqueirão e assume vice-liderança da Série C

O ABC venceu o Mirassol/SP neste domingo (12.jun.2022), no Frasqueirão, pela 10ª rodada da Série C por 1 a 0. O gol da vitória foi marcado pelo atacante Wallyson, em uma cobrança de falta, aos 22 minutos do 2º tempo. Ele entrou na partida aos 11 minutos da segunda etapa, substituindo Kelvin.

Com a vitória, o time alvinegro chegou aos 20 pontos e ficou na 2ª posição na competição. Na próxima rodada, o ABC vai encarar o Ypiranga/RS, na segunda-feira (20), às 20h, no Colosso da Lagoa, em Erechim (RS).

Foto: Rennê Carvalho/ABC F.C.

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Brasil vence a Eslovênia por 3 a 1 pela Liga das Nações de vôlei masculino

Brasil vence a Eslovênia por 3 a 1 pela Liga das Nações de vôlei masculino

O Brasil voltou a vencer pela Liga das Nações de vôlei masculino, desta vez a Eslovênia por 3 sets a 1 (parciais de 25/21, 21/25, 25/20 e 25/16), na noite desta quarta-feira (8.jun.2022) no ginásio Nilson Nelson, em Brasília. O destaque da equipe comandada pelo técnico Renan Dal Zotto, que busca o bicampeonato de uma competição que conquistou pela primeira vez no ano passado, foi o oposto Alan, que somou 18 pontos.

No primeiro compromisso pela competição, o Brasil superou a Austrália por 3 sets a 0 (parciais de 25-14, 25-18 e 25/21) na última quarta-feira (8.jun.2022). O próximo jogo da seleção brasileira na competição é contra os Estados Unidos, no próximo sábado (11.jun.2022), a partir das 15h (horário de Brasília).

A Liga das Nações abre o ciclo olímpico para os Jogos Olímpicos de 2024 (Paris). Após Brasília, a competição segue em Sofia (Bulgária) e Osaka (Japão). Os quatro primeiros colocados se garantem nas semifinais.

Com informações da Agência Brasil
Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV/Direitos Reservados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Palmeiras goleia Botafogo e assume a liderança do Brasileirão Série A

Palmeiras goleia Botafogo e assume a liderança do Brasileirão Série A

Com a vitória de 4 a 0 sobre o Botafogo, o Palmeiras ultrapassou o rival Corinthians e assumiu a liderança do Brasileirão com 19 pontos.

O Palmeiras assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro após golear o Botafogo por 4 a 0, na noite desta quinta-feira (9.jun.2022) no Allianz Parque, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o triunfo em casa, o Verdão chegou aos 19 pontos e assumiu a liderança do Brasileirão, deixando para trás o Corinthians, que perdeu de 1 a 0 para o Cuiabá na terça-feira (7.jun.2022) e permaneceu com 18 pontos. Já o Alvinegro ficou na 14ª posição com 12 pontos após a derrota.

A equipe comandada pelo técnico português Abel Ferreira fez um ótimo primeiro tempo, abrindo uma vantagem de três gols antes do intervalo. O placar foi aberto aos 10 minutos, quando Dudu encontrou Gustavo Scarpa na direita, que cruzou para Rony bater de primeira para marcar um golaço.

Sete minutos depois o uruguaio Piquerez cruzou para Scarpa, que dominou e bateu cruzado para superar o goleiro Gatito Fernández. O primeiro tempo perfeito do Palmeiras foi fechado aos 33 minutos, com novo gol de Rony, desta vez de cabeça após cobrança de escanteio.

Porém, o lance mais bonito da partida ficou para o segundo tempo. Aos 40 minutos Wesley avançou até dentro da área. Ele pedalou na frente de Daniel Borges e bateu com curva para dar números finais ao confronto. O Palmeiras volta a entrar em ação no domingo (12.jun.2022), quando visita o Coritiba no Couto Pereira. Um dia depois o Botafogo recebe o Avaí no Engenhão.

Com informações da Agência Brasil
Foto: Cesar Greco/Palmeiras/Direitos Reservados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Paulo Sousa não é mais técnico do Flamengo; clube confirmou demissão nesta quinta-feira (9)

Paulo Sousa não é mais técnico do Flamengo; clube confirmou demissão nesta quinta-feira (9)

A novela Paulo Sousa chegou ao fim no início da noite desta quinta-feira (9.jun.2022), quando o Flamengo publicou uma nota no seu perfil oficial no Twitter informando que o técnico português não comanda mais a sua equipe de futebol profissional.

“O Clube de Regatas do Flamengo informa que o treinador Paulo Sousa e sua comissão técnica não comandam mais o time profissional. A atividade da próxima sexta-feira (10.jun.2022) será dirigida por Mario Jorge, técnico do sub-20”, diz a nota da equipe da Gávea.

O treinador vinha sendo muito criticado desde a derrota para o Fluminense na final do Campeonato Carioca. A situação do português ficou ainda mais complicada após o fraco início de Brasileiro, no qual o Rubro-Negro ocupa a 14ª posição da classificação com doze pontos. A decisão pela saída do técnico foi tomada na última quarta (8.jun.2022), após a derrota de 1 a 0 para o Bragantino.

Paulo Sousa iniciou sua trajetória na Gávea no dia 10 de janeiro. De lá para cá comandou a equipe em 32 partidas (com 19 vitórias, 7 empates e 6 derrotas).

Com informações da Agência Brasil
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo/Direitos Reservados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Brasil tem dupla nas quartas de final do torneio de tênis de Roland Garros

Brasil tem dupla nas quartas de final do torneio de tênis de Roland Garros

O tênis brasileiro segue vivo em Roland Garros. Neste domingo (29.mai.2022), a paulista Beatriz Haddad Maia e o mineiro Bruno Soares se classificaram às quartas de final da chave de duplas mistas do Grand Slam disputado em Paris (França), assim como a parceria entre o gaúcho Rafael Matos e o espanhol David Vega Hernández nas duplas masculinas.

Bia e Bruno tiveram pela frente a indiana Sania Mirza e o croata Ivan Dodig. Embalados pela vitória sobre a dupla cabeça de chave número um, formada pela chinesa Zhang Shuai e o francês Nicolas Mahut, há três dias, os brasileiros precisaram de uma hora e 15 minutos para ganharem por dois sets a zero, com parciais de 6/4 e 6/3.

Eles voltam a jogar nesta segunda-feira (30.mai.2022), a partir de 6h (horário de Brasília), contra o alemão Kevin Krawietz e a norte-americana Nicole Melichar-Martinez. O embate por um lugar nas semifinais será o primeiro da quadra 14 do complexo Roland Garros.

Número 21 do ranking de duplas da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), Bruno quer o sétimo troféu de Grand Slam da carreira, sendo o primeiro em Roland Garros. O mineiro, de 40 anos, venceu o Aberto da Austrália duas vezes (duplas masculinas e mistas, ambas em 2016) e o US Open outras quatro (duplas masculinas em 2016 e 2020 e mistas em 2012 e 2014).

Vice nas duplas femininas do Aberto da Austrália deste ano, Bia, de 25 anos, mira um título inédito. A paulista vive a melhor fase da carreira, em 33º lugar no ranking de duplas da Associação de Tênis Feminino (WTA, na sigla em inglês) e 48º no de simples.

Outro que busca a primeira taça de Grand Slam da carreira, Rafael e o parceiro Vega Hernández levaram duas horas e 20 minutos para derrotarem os belgas Jander Gille e Joran Vliege por dois sets a um, parciais de 6/4, 3/6 e 7/6 (10/6). O gaúcho, de 26 anos, ocupa o 52º lugar no ranking de duplas masculinas da ATP, seis postos à frente do espanhol.

Rafael e Vega Hernández também voltam a jogar nesta segunda, pelas quartas, contra o holandês Jean-Julien Rojer e o salvadorenho Marcelo Arevalo, cabeças de chave número 12 da competição. A partida será a terceira da quadra 14, com previsão de iniciar por volta das 9h.

O Brasil não tem um campeão em Roland Garros desde 2015, quando o mineiro Marcelo Melo venceu o torneio de duplas masculinas ao lado de Ivan Dodig. Nas duplas mistas, o jejum é ainda maior. A última conquista foi do carioca Thomas Koch, em 1975, com a uruguaia Fiorella Bonicelli. O catarinense Gustavo Kuerten, o Guga, é o tenista brasileiro que mais vezes levantou a taça do Grand Slam francês. Foram três títulos, todos em simples, em 1997, 2000 e 2001.

Com informações da Agência Brasil
Foto: Reprodução Twitter/CBT

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

América empata em 1 a 1 com o Icasa em partida realizada em Juazeiro do Norte (CE)

América empata em 1 a 1 com o Icasa em partida realizada em Juazeiro do Norte (CE)

O América conseguiu trazer um importante ponto do Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte/CE. A equipe empatou por 1 a 1 contra o Icasa, equipe que volta a enfrentar no próximo final de semana em Natal no início da fase de volta da Série D do Brasileiro. Jairinho marcou para os cearenses e Wallace Pernambucano deixou tudo igual no placar para os natalenses.

Depois do empate, as duas equipes passaram a apresentar mais dificuldade de armar suas jogadas de ataque e a partida caiu de ritmo. Mas com a aproximação do final do confronto, os jogadores do Icasa tentaram encurralar o América, que respondia forte na defesa e livrou as investidas, trazendo para Natal mais um ponto na tabela.

Com informações da Tribuna do Norte
Foto: Reprodução/Canindé Pereira/América FC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC vence o Brasil de Pelotas por 3 a 0 no Frasqueirão e assume a liderança da Série C

ABC vence o Brasil de Pelotas por 3 a 0 no Frasqueirão e assume a vice-liderança da Série C

Com mais uma boa atuação, o ABC venceu o Brasil/RS por 3 a 0 na noite do sábado (28.mai.2022) no Frasqueirão e assumiu a -vice-liderança da Série C do Brasileiro. A equipe potiguar fez uma partida muito forte diante dos gaúchos, que não tiveram a menor chance em campo. A diferença no placar foi modesta frente ao grande número de oportunidades desperdiçadas pelo Alvinegro.

Os gols foram marcados por Henan, Gustavo França e Walfrido. A equipe potiguar volta a campo no próximo final de semana para enfrentar o Botafogo-PB, em João Pessoa. Com o placar conquistado, o Alvinegro assume a vice-liderança da competição, atrás apenas do Mirassol.

Com informações da Tribuna do Norte
Foto: Reprodução/Rennê Carvalho/ABC F.C.

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Com lesão no pé direito, lateral Danilo é cortado da seleção brasileira

Com lesão no pé direito, lateral Danilo é cortado da seleção brasileira

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quarta-feira (25.mai.2022) que o lateral Danilo foi desconvocado da seleção brasileira para os amistosos contra a Coreia do Sul e o Japão, marcados para serem disputados, respectivamente, nos dias 2 e 6 de junho.

A razão da retirada do nome lateral Danilo, da Juventus (Itália), da relação de convocados foi uma lesão no pé direito, que ainda não está plenamente curada. A seleção brasileira começa a se reunir em Seul na próxima quinta-feira (26.mai.2022). Na capital da Coreia do Sul, o técnico Tite dará o primeiro treinamento na sexta-feira (27.mai.2022).

Com informações da Agência Brasil
Foto: Lucas Figueiredo/CBF/Direitos Reservados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natal vai sediar evento inédito de xadrez na região Nordeste

Natal é a cidade escolhida para sediar pela primeira vez na região Nordeste o Festival Nacional da Criança (FENAC) e Festival Nacional da Juventude (FENAJ), dois eventos simultâneos do Campeonato Brasileiro de Menores de Xadrez, promovidos pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX). Cerca de 300 enxadristas de todo o Brasil estarão reunidos entre os dias 1º e 5 de junho no salão de eventos do Praiamar Hotel, em Ponta Negra.

A maior competição de categoria de base do país vai reunir atletas de 6 a 12 anos (FENAC) e 14 a 20 (FENAJ) nas modalidades de Blitz, Rápido e Clássico. Os melhores conquistarão vagas para o Campeonato Mundial na Georgia, o Pan-Americano em Montevideo e o Mundial da Juventude na Romênia. Haverá premiação de troféus e medalhas para os três primeiros colocados e medalhas até o 15º.

Vários campeões brasileiros estarão em Natal, entre eles o potiguar Theo Magalhães de Lima, de apenas 11 anos e três vezes campeão brasileiro e campeão sul-americano. Aluno do colégio Marista, Theo subiu de categoria e disputará a Sub-12. No feminino, destaque para a paraibana de Patos, Sara Soares de Medeiros, de 17 anos, e que recentemente classificou-se para o Campeonato Mundial Escolar.

Theo, potiguar tricampeão brasileiro

Inscrições

As inscrições seguem abertas e os contatos podem ser realizados através dos telefones (84) 98725 6232 (Igor Macedo) e 98822 5960 (Maice Bárbara), diretora da competição. Serão cinco dias de disputas. A abertura do evento está programada para às 14h, dia 1º de junho, e o encerramento no dia 5, no salão de eventos do Praiamar Hotel, em Ponta Negra.

Potiguar no comando da CBX

O evento inédito em Natal faz parte do projeto da CBX: “Xadrez para todo o Brasil” e que tem à frente de seu comando o natalense Maximo Igor Miranda de Macedo, eleito presidente da confederação em 2021 numa disputa acirrada com adversários do Sul e Sudeste. Igor é o primeiro norte-rio-grandense a comandar a CBX em 98 anos de história e tem como uma das propostas de gestão a inclusão da região Nordeste na rota do calendário nacional.

“Nosso objetivo é divulgar e promover a prática do xadrez, melhorar a qualidade técnica dos jogadores de todas as regiões do Brasil, e pela primeira vez, depois de 98 anos de fundação da CBX, estamos trazendo esse grande evento nacional para Natal e em breve para outras cidades da região Nordeste”, disse Igor Macedo que já colocou Recife, Teresina e João Pessoa no calendário das finais dos Campeonatos Brasileiros Adulto Feminino, Veteranos, Blitz e Rápido.

Família de enxadristas

Igor Macedo tem 43 anos, é natural de Natal, formado em Engenharia Civil, professor, árbitro e Mestre Nacional de xadrez, e ex-presidente da FNX no período de 2012 a 2017. O xadrez entrou em sua vida através do avô Luiz Soares de Macedo Neto, que aprendeu a jogar no final da década de 30, na Marinha do Brasil.

A paixão pelo esporte passou para o pai de Igor, Maximo Valério, que esteve por muitos anos à frente da FNX. Seu irmão Maximo Iack virou um dos atletas mais respeitados do Brasil. Além dos vários títulos conquistados, é o único Mestre Internacional (MI) do Rio Grande do Norte e representante do Nordeste.

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Fortaleza derrota o Colo-Colo no Monumental de Santiago e garante classificação histórica na Libertadores

Fortaleza derrota o Colo-Colo no Monumental de Santiago e garante classificação histórica na Libertadores

O Fortaleza fez história nesta quarta-feira (25.mai.2022), pois garantiu vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores após derrotar o Colo-Colo (Chile) por 4 a 3 mesmo jogando no estádio Monumental de Santiago.

Após este triunfo o Tricolor do Pici terminou a fase inicial na segunda posição do Grupo F da competição com dez pontos, seis a menos do que o líder River Plate (Argentina), que goleou o Alianza Lima (Peru) por 8 a 1 e garantiu a segunda melhor campanha da fase de grupos, atrás apenas do Palmeiras.

Buscando a vitória desde o início, a equipe comandada pelo técnico argentino Juan Vojvoda abriu o placar logo aos três minutos de bola rolando. Moisés avançou pela esquerda e cruzou para a área, onde Silvio Romero teve apenas o trabalho de escorar.

Aos 24 minutos o camisa 21 deixou o papel de arco e virou flecha ao receber de Lucas Lima, partir em velocidade e bater na saída do goleiro para ampliar. O primeiro tempo do Fortaleza só não foi perfeito porque, já aos 44, Solari cruzou para a área e Ceballos acabou marcando contra ao tentar cortar.

Porém, o time cearense voltou a ficar em situação tranquila quando Moisés marcou o seu segundo na partida após uma bela arrancada do meio campo, aos 8 minutos da etapa final, e Pikachu ampliar para 4 a 1 aos 16 minutos. O Colo-Colo ainda ensaiou uma reação com os gols de Bruno Gutiérrez, aos 18, e de Léo Gil, aos 34, mas a vitória final era mesmo da equipe brasileira.

Após brilhar na Libertadores e vencer o Colo-Colo no Monumental de Santiago, o Fortaleza joga pelo Brasileiro no Castelão, onde pega o Juventude no sábado (28.mai.2022).

Com informações da Agência Brasil
Foto: Bruno Oliveira/FEC/Direitos Reservados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC perde para o Botafogo/SP por 2 a 0 pela Série C

ABC perde para o Botafogo/SP por 2 a 0 pela Série C

O Botafogo/SP venceu o ABC por 2 a 0, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, interior paulista. A partida foi disputada na tarde/noite deste sábado (14.mai.2022) e válida pela Série C do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu uma posição caindo para terceiro (10 pontos) e pode cair ainda mais após a conclusão da rodada.

O Alvinegro foi a campo bastante modificado. Wallyson ficou em Natal para aprimorar a parte física. Com ele também não viajou o atacante Fábio Lima, com virose. O zagueiro Richardson foi contaminado com a virose e desfalcou o ABC em cima da hora. Erick Varão, suspenso, não viajou.

Com informações da Tribuna do Norte
Foto: Reprodução/Rennê Carvalho

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Programa Viva+RN Via Costeira passa a acontecer de 15 em 15 dias

Programa Viva+RN Via Costeira passa a acontecer de 15 em 15 dias

Neste domingo, 15, será realizada mais uma edição do Programa Viva+RN Via Costeira. O evento passará a acontecer quinzenalmente, com ações integradas voltadas para qualidade de vida, esporte, lazer, educação para o trânsito, ecoturismo, educação ambiental, um espaço de lazer entre outras práticas que promovam a melhoria da qualidade de vida para da população. 

O trecho entre a rotatória do Hotel Serhs e o antigo Vale das Cascatas, no sentido Ponta Negra/Praia do Meio, estará liberado para pedestres entre as 16h e as 19 horas para a realização das atividades.

A programação incluirá apresentação teatral sobre Educação do Trânsito, em alusão ao Maio Amarelo, tenda para cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), dicas de atividades físicas, orientações para adoção de hábitos saudáveis e participação do projeto “Bora de Bike”, de incentivo ao uso de bicicleta como meio de transporte. 

Mais sobre o Programa Viva+RN Via Costeira

O programa Viva+RN Via Costeira é realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde Pública, que atua através do Programa RN + Saudável e programa Vida no Trânsito em conjunto com o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/RN), Subsecretaria de Esporte e Lazer, Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN), Lei Seca, Comando da Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) da Polícia Militar. Contamos também com o apoio  da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) , Unimed, Sterbom entre outras parcerias .

Um espaço de práticas fitness e de práticas integrativas. Venham com suas bikes e tragam suas garrafinhas de água.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

TV Câmara volta a exibir programas 'Notícias da Câmara' e 'Câmara Esportiva'

TV Câmara volta a exibir programas ‘Notícias da Câmara’ e ‘Câmara Esportiva’

Os programas Câmara Esportiva e Notícias da Câmara estão de volta à grade da programação da TV Câmara Natal a partir de segunda-feira (9.maio.2022). Essas produções da TV Legislativa da Câmara Municipal de Natal estavam suspensas devido ao período crítico da pandemia da covid-19.

“Com isso, voltamos a oferecer o conteúdo que o nosso telespectador já estava acostumado a assistir, com a mesma qualidade de informações, seja dos principais fatos que estão ocorrendo na cidade e no estado, passando por tudo o que está acontecendo na Câmara e também voltado para as notícias relacionadas ao mundo esportivo”, explicou o diretor da emissora, Rodrigues Neto.

“Além de proporcionar à população natalense a possibilidade de acompanhar ao vivo toda a produção legislativa da Câmara Municipal de Natal, a TV Câmara volta a exibir dois grandes sucessos de público, o Notícias da Câmara e o Câmara Repórter, deixando à população totalmente informada sobre o que acontece na cidade e no mundo esportivo. Tudo produzido pela competente equipe da TV Câmara Natal”, destacou Marcelo Dieb Filho, diretor do Núcleo de Comunicação da Casa.

O programa Câmara Esportiva é apresentado ao vivo pelo jornalista Hugo Fernandes, de segunda à sexta-feira, das 13h20min às 13h50min, que traz comentários, entrevistas e a participação de convidados, deixando o telespectador por dentro dos lances, com os destaques do futebol potiguar e dos esportes em geral.

Em seguida, às 13h50min, vai ao ar o Notícias da Câmara, apresentado pela jornalista Mara Rochele. O boletim de notícias tem formato objetivo que vai ao ar de segunda a sexta-feira, antecedendo, nas terças, quartas e quintas-feiras, as sessões ordinárias que são transmitidas ao vivo pela emissora.

Estes e os outros programas que compõem a programação da TV Câmara Natal são transmitidos pelo canal aberto 10.2, além do 10 e 110 da cabo. Também são disponibilizados pelo canal no youtube da TV Legislativa de Natal (www.youtube.com/TVCamaraNatal).

Foto: Elpídio Júnior

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC perde de virada para o Altos do Piauí e cai para a 5ª colocação na Série C

ABC perde de virada para o Altos do Piauí e cai para a 5ª colocação na Série C

O ABC perdeu para o Altos por 2 a 1, de virada, na noite desta quarta-feira (4.mai.2022), no estádio Lindolfo Monteiro, no Piauí. A partida foi válida pela Série C do Campeonato Brasileiro e o Alvinegro caiu para a quinta colocação no certame. O Alvinegro foi para campo bastante modificado. Sem poder contar com os dois alas titulares, Fernando Marchiori escalou quatro zagueiros, dois deles, Richardson e Patrick improvisados, um na ala direita e outro na esquerda. No meio campo, Wellington Reis estreou.

No time piauiense, o técnico Francisco Diá optou por escalar o zagueiro Ramon Baiano para sua reestreia no Alviverde e por manter do time que jogou contra o Flamengo no final de semana.

Mesmo fora de casa foi-nos ABC quem “deu as cartas” no início da partida. Aos seis minutos, na tradicional jogada pela esquerda, Fábio Lima recebeu, se livrou do marcador e cruzou. Kelvin, esperto, se antecipou e desviou com categoria para abrir o placar.

Nove minutos depois o Alvinegro esteve perto de ampliar. Numa saída rápida para o ataque, Geovani recebeu na entrada da área, deu um drible desconcertante no marcador, mas chutou fraco e o goleiro Marcelo fez a defesa sem dar rebote. Aos 22 a chance se repetiu em favor do time potiguar. No contra-ataque, Giovani saiu na frente e tocou para Fábio Lima. Sozinho, o atacante demorou para definir e chutou nas pernas do goleiro adversário.

O time da casa chegou com perigo real apenas aos 25 minutos de bola rolando. No contra-ataque Manoel foi lançado, ganhou da zaga na velocidade, mas adiantou demais e deu chances para Pedro Paulo sair e salvar o Alvinegro. Mas o arqueiro abecedista não levou tanta sorte aos 32 minutos. Após a cobrança de escanteio, a bola sobrou na esquerda. Diego Viana cruzou e Ramon só escorou de cabeça para empatar o marcador e dar números finais ao primeiro tempo: Altos 1 x 1 ABC.

O time abecedista voltou sem mudanças para o segundo tempo do jogo. Do lado do Altos, Valderrama fez um giro bonito para cima de Eduardo e, de primeira, fez um golaço, jogando a pressão para cima dos potiguares. Além disso, com a virada no marcador, o time comandado por Francisco Diá mudou o estilo de jogo e passou a valorizar mais a posse de bola, esperando o tempo passar.

Fernando Marchiori optou por voltar a jogar com dois zagueiros e mandou para campo Gustavo e Jefinho. A ideia era ter a referência no meio e mais velocidade pelo lado direito. Mas, muito mexido, o time abecedista perdeu o formato e não conseguiu se organizar, passando a tentar o empate na base do “abafa”.

As tentativas abecedistas foram todas em vão e o time do Altos conseguiu segurar as jogadas de ataque do time potiguar. Final, Altos 2 a 1 ABC, que volta a jogar domingo, no Frasqueirão, contra o Volta Redonda/RJ.

Com informações da Tribuna do Norte
Foto: Reprodução/Rennê Carvalho/ABC F.C.

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Após polêmica sobre vacina, América demite Edson Vieira e contrata João Brigatti, ex-Sampaio Corrêa

Após polêmica sobre vacina, América demite Edson Vieira e contrata João Brigatti, ex-Sampaio Corrêa

O América de Natal fechou o domingo (1º.mai.2022) com novo treinador. João Brigatti foi anunciado como substituto de Edson Vieira, dispensado antes mesmo da estreia oficial após polêmica sobre a vacina contra a covid-19. João Brigatti, de 58 anos, tem chegada prevista a Natal para terça-feira e o primeiro compromisso será o duelo contra o Retrô, na Arena das Dunas.

Seu último trabalho foi no Sampaio Corrêa, do qual foi demitido no dia 20 de março. Na segunda passagem pela Bolívia Querida, foram 20 jogos e 10 vitórias entre o fim do ano passado e a atual temporada – incluindo a conquista do título do primeiro turno do Campeonato Maranhense. A saída foi provocada pelas eliminações precoces na Copa do Brasil – diante da Portuguesa-RJ – e na Copa do Nordeste.

Brigatti também treinou Ponte Preta, Paysandu e Santa Cruz.

Com informações do Globo Esporte RN
Foto: Reprodução/Sampaio Corrêa

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

América anuncia Edson Vieira como novo técnico; Leandro Sena volta para o posto de auxiliar

América anuncia Edson Vieira como novo técnico; Leandro Sena volta para o posto de auxiliar

Após reunião ocorrida na noite da última terça-feira, o América anunciou uma mudança no comando para a sequência da temporada. Ex-São José/SP, Edson Vieira, de 56 anos, será o novo comandante do clube potiguar e terá contrato válido até o fim da Série D. O atual técnico, Leandro Sena, volta para o posto de auxiliar técnico.

Edson Vieira começou sua carreira como treinador em 2001, e o principal nicho de trabalho do novo treinador foi no futebol paulista, onde conquistou acessos e o título da Série A3 por duas vezes. Ele é pai do jogador e famoso youtuber Juninho Manella.

Pelo São José, seu último clube, terminou a primeira fase da Série A3 do Paulistão em terceiro lugar, mas terminou na lanterna do seu grupo na fase posterior, sem vencer nos seis jogos que fez nesta etapa da competição.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

América de Natal vence o Sousa da Paraíba por 2 a 1 na estreia da Série D do Brasileirão

América de Natal vence o Sousa da Paraíba por 2 a 1 na estreia da Série D do Brasileirão

O América de Natal venceu o Sousa da Paraíba por 2 a 1 pela estreia da Série D do Campeonato Brasileiro 2022. O jogo foi realizado na Arena das Dunas, em partida disputada na tarde deste domingo (17.abr.2022). Os gols do time potiguar foram marcados por Araújo e Zé Eduardo, enquanto que Doda descontou para a equipe paraibana.

Após a estreia da Série D, o próximo compromisso do América será fora de casa, no domingo (24.abr.2022), em Crato (CE), contra a equipe de mesmo nome, às 16h, no estádio Mirandão.

FICHA TÉCNICA

Campeonato Potiguar (Final/1º Jogo)
América 2×2 ABC
Data: 10/04/2022 – 16h;
Local: Arena das Dunas, Natal (RN);
Árbitro: Ideilon Helton Alves de Lima (PI);
Assistentes: Francisco de Assis da Hora (RN) e Edilene Freire da Silva (RN);
4º Árbitro: José Magno Teixeira do Nascimento (RN);
Analista de Campo: Izac Márcio da Silva Oliveira (RN);
Cartões amarelos: Doda (Sousa);
Gols: Araújo (23’/1T) e Zé Eduardo (47’/2T) para o América, Doda (12’/2T) para o Sousa;
AMÉRICA: Bruno Pianissolla; Everton (Felipe), Jean Pierre, Alexandre e Felipe Cruz; Maycon Lucas, Araújo e Felipinho (Téssio); Elvinho, Mayco Félix (Zé Eduardo) e Wermeson (Frank). Técnico: Leandro Sena
SOUSA: Ricardo; Adriano, Marcelo Duarte e Weder; Iranilson (Keyllo), Maicon, Doda (Filipinho), Daniel Costa, Danilo Itaporanga e Esquerdinha (André Victor); Jó Boy (Jefferson). Técnico: Tardelly Abrantes

Foto: Reprodução/Canindé Pereira

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

América empata com o ABC e conquista o título da Copa RN 2022

América empata com o ABC e conquista o título da Copa RN 2022

O América de Natal fconqustiou o título da Copa RN – que equivale ao segundo turno do Campeonato Potiguar. O time alvirrubro conquistou o troféu após empatar sem gols com o ABC no jogo da final ocorrido na noite desta quarta-feira (6.abr.2022), na Arena das Dunas, em Natal. O confronto teve a presença de 19 mil torcedores do América – a disputa contou com a torcida única do time mandante.

Com a conquista do título da Copa RN, a equipe comandada pelo técnico Leandro Sena vai disputar o título Estadual em mais dois jogos contra o mesmo rival para saber qual deles será o Campeão Estadual de 2022. O primeiro jogo está marcado para o próximo domingo (10.abr.2022), também na Arena das Dunas.

Foto: Canindé Pereira/América FC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Decisão da Copa RN entre América e ABC vai ter torcida única e VAR na Arena das Dunas

Decisão da Copa RN entre América e ABC vai ter torcida única e VAR na Arena das Dunas

Decisão da Copa RN com torcida única foi definida pela Promotoria de Fiscalização da Aplicação do Estatuto do Torcedor no RN.

O clássico que vai decidir o segundo turno e pode definir a conquista do Campeonato Estadual pelo ABC, em jogo único, na quarta-feira, não será aberto para as duas torcidas. Isso foi o que definiu o responsável pela Promotoria de Fiscalização da Aplicação do Estatuto do Torcedor no RN, Luiz Eduardo Marinho.

A possibilidade da realização de um clássico aberto para o público de um modo geral pode ocorrer apenas se o Alvirrubro vencer a decisão da Copa RN e provocar os dois jogos extras contra o Alvinegro na luta pela conquista da hegemonia do futebol Potiguar. A novidade é que esse novo encontro terá a participação do VAR auxiliando o árbitro Zandick Gondim, escalado para dirigir a final.

Através de suas redes sociais, Luiz Eduardo Marinho fez o comunicado sobre a manutenção da decisão de torcida única no estádio em dias de clássicos. “Já confirmado! Jogo de quarta-feira com torcida única do clube mandante! Ato administrativo deve sair amanhã (hoje). Reunião realizada hoje por telefone com o Presidente @Zevanildo”.

Como existe a possibilidade de o encontro da decisão da Copa RN ser o último da temporada entre abecedistas e americanos, pelo fato de se conquistar o segundo turno o time Alvinegro vai se sagrar campeão de forma direta, uma parte da torcida do clube está tentando criar táticas para driblar o impedimento de comparecer à Arena das Dunas. A ideia era comprar os ingressos destinados aos alvirrubros e ir para o estádio trajando camisas brancas.

A decisão de promover os clássicos com torcida única, foi estabelecida após a promoção de cenas de violência explícita num choque entre torcedores abecedistas e americanos em diversos pontos da cidade, o mais violento ocorreu na BR-101, na altura do conjunto Mirassol.

“Ocorreu muita desinformação a respeito da orientação sobre a presença de torcida única nas redes sociais, quero dizer que em nenhum momento foi pensado na modificação daquilo que havia sido acordado. quero deixar claro que a decisão não foi unilateral, pois existe uma informação distorcida circulando de que a definição haveria partido do Ministério Público. Na realidade os relatórios de controle das torcidas nas praças esportivas são formulados pela Polícia Militar que realizou a solicitação após muitas reuniões. Todas as partes envolvidas na organização dos jogos de futebol chegaram a um consenso neste sentido, mas em nenhum momento foi dito que a medida seria de caráter definitivo”, esclareceu o promotor.

Luiz Eduardo que se disse um entusiasta da realização de futebol com a festa das duas torcidas, ressaltou que se rendeu aos argumentos utilizados pelo serviço de inteligência da PM. Com mais esse, será o terceiro clássico entre América x ABC apenas com a torcida do mandante na praça esportiva.

“Não seria razoável justamente agora, após dois jogos com torcida única, sem a evidência de uma modificação brusca no comportamento das ditas torcidas organizadas, promover uma nova alteração no processo e permitir a presença de uma torcida visitante. Isso seria um desrespeito com a Polícia Militar, que fomentou toda discussão em torno desse tema”, ressaltou.

Luiz Eduardo salienta que a medida desagrada a uma parte da população, mas também agrada a uma parte considerável da sociedade natalense, logo se trata de uma medida polêmica. “O meu desejo é que os nossos estádios voltem a receber as duas torcidas, mas que isso ocorra no momento certo. Disse ao presidente da Federação de Futebol, José Vanildo, que primeiro temos de aguardar o resultado do jogo desta quarta-feira e se for necessário a realização de mais dois clássicos e for desejo da entidade e da Polícia Militar a liberação para as duas torcidas, nós iremos voltar a discutir o tema”, destacou.

O promotor reforçou que é inaceitável apenas que ocorra omissão nas investigações, dos graves fatos de violência que vinham ocorrendo nas proximidades das praças esportivas.

“O primeiro passo a ser dado para resolver essa questão de violência nos estádios é estruturar a Polícia Civil para investigar esse tipo de crime, o policiamento no entorno dos estádios já é disponibilizado pela PM e necessitamos mais do apoio do governo estadual para que a gente tenha a tranquilidade necessária para colocar duas torcidas dentro do estádio, sem que uma bala de borracha, num momento de estresse, acerte um torcedor de bem, sem que seja necessário a utilização de spray de pimenta em quase todos os jogos. O argumento de que fatos assim afastam o mau torcedor é uma meia verdade, basta se ver os números. No último clássico realizado na Arena das Dunas foram quase 12 mil pagantes, ou seja, o maior público do campeonato ocorreu com torcida única”, frisou.

O promotor enfatizou ainda que as providências em relação aos torcedores detidos estão sendo tomadas, mas elas demandam um pouco de tempo. Essa questão da violência no esporte é um fenômeno mundial e vai exigir uma tomada de posição conjunta. Por aqui o MP e as autoridades de segurança estão fazendo a parte que lhes cabe para garantir segurança ao torcedor potiguar.

“Já há medidas de afastamento e apresentação de alguns no batalhão de choque em dias de jogos, uma das torcidas organizadas que havia assinado um termo de ajustamento de conduta com o MP foi proibida de comparecer às praças esportivas por promoção de distúrbios tanto dentro quanto fora do estádio, contra o presidente do ABC”, explicou Luiz Eduardo Marinho.

Com informações da Tribuna do Norte
Foto: Fernanda Lima/América de Natal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

América vence o Globo por 4 a 1 na Arena das Dunas

América vence o Globo por 4 a 1 na Arena das Dunas

O América de Natal venceu o Globo na tarde deste domingo (3.abr.2022) por 4 a 1 na Arena das Dunas, em jogo válido pela semifinal da Copa RN, que equivale ao segundo turno do Campeonato Estadual. Os gols do time comandado pelo técnico Leandro Sena foram marcados por Rodrigo, Téssio e Araújo (2).

Com o resultado, o Alvirrubro enfrentará o ABC com a vantagem do empate na final que será disputada também na Arena das Dunas. A decisão acontecerá na próxima quarta-feira (6) com horário a ser definido pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF).

FICHA TÉCNICA

Campeonato Potiguar (7ª Rodada antecipada/Copa RN)
América 4×1 Globo
Data: 03/04/2022 – 16h;
Local: Arena das Dunas, Natal (RN);
Árbitro: Zandick Gondim Alves Júnior (CBF);
Assistentes: Jean Márcio dos Santos (CBF) e Vinícius Melo de Lima (CBF);
Gols: Rodrigo (25’/1T), Téssio (8’/2T) e Araújo (22′ e 42’/2T) para o América, Anderson (37’/2T) para o Globo;
AMÉRICA: Bruno Pianissolla; Rodrigo (Bebeto), Jean Pierre, Lucas Rex (Alexandre) e Leozinho (Elvinho); Allef, Araújo e Téssio; William Marcílio (Zé Eduardo), Wallace Pernambucano e Thiaguinho (Luís Henrique). Técnico: Leandro Sena
GLOBO: Mizael; Geovane, Mael, Eduardo Bahia e Fernando; Ramon, Nino, Hítalo e Hiltinho; Adílio e Anderson. Técnico: Renatinho Potiguar

Foto: Canindé Pereira/América FC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Grupo do Brasil tem Sérvia, Suíça e Camarões na 1ª fase da Copa do Mundo de 2022

Grupo do Brasil tem Sérvia, Suíça e Camarões na 1ª fase da Copa do Mundo de 2022

O grupo do Brasil na Copa do Mundo de 2022, no Catar, terá Sérvia, Suíça e Camarões. O sorteio foi realizado no Centro de Exibições e Convenções de Doha, no Catar, país sede da competição, que será disputada entre 21 de novembro e 18 de dezembro deste ano. A seleção brasileira ficou no ‘Grupo G’. No ‘Grupo A’, a seleção anfitriã fará o jogo de abertura do Mundial contra o Equador.

A seleção de Tite estreará diante dos sérvios no dia 24 de novembro, uma quinta-feira. Quatro dias depois, em uma segunda-feira, encara os suíços. A participação na primeira fase chega ao fim no dia 2 de dezembro, uma sexta-feira, contra os camaroneses.

Os três adversários do grupo do Brasil são velhos conhecidos dos brasileiros em fases de grupo na Copa. Sérvia e Suíça, por exemplo, foram rivais na última edição, há quatro anos, na Rússia. Já Camarões esteve no caminho nas campanhas do tetracampeonato, em 1994, nos Estados Unidos, de 2014, quando o Brasil sediou o torneio.

Ainda faltam serem conhecidos três participantes do Mundial. Um deles sairá do duelo entre Costa Rica (quarta colocada das Eliminatórias das Américas Central e do Norte) e Nova Zelândia (vencedora da Oceania) e será alocado no Grupo E, junto com Espanha, Alemanha e Japão.

Outro será decidido no confronto entre Peru (quinto da América do Sul) e a Austrália ou Emirados Árabes Unidos (que se enfrentam para definir o representante asiático da repescagem). Quem avançar, integrará o Grupo D, de França (atual campeã mundial), Dinamarca e Tunísia.

O último europeu confirmado sairá da partida entre País de Gales contra o ganhador de Escócia e Ucrânia – que jogariam em março, mas cujo embate foi adiado, devido à ação militar russa no território ucraniano. O classificado será inserido no Grupo B, com Inglaterra, Irã e Estados Unidos.

O sorteio teve de obedecer algumas regras. Países de mesmo continente, por exemplo, não poderiam cair na mesma chave, exceto os europeus (com limite de dois por grupo). A restrição também vale às seleções que se classificarem pelas repescagens.

As equipes foram divididas por quatro potes, conforme a posição no ranking da Fifa. As exceções foram o anfitrião Catar (situado automaticamente no pote um, ao lado das sete seleções mais bem colocadas) e as três equipes vindas das repescagens, que foram inseridas no pote quatro.

Confira os grupos da Copa do Mundo

Grupo A: Catar, Equador, Senegal e Holanda.
Grupo B: Inglaterra, Irã, Estados Unidos e País de Gales/Escócia/Ucrânia
Grupo C: Argentina, Arábia Saudita, México e Polônia.
Grupo D: França, Peru/Emirados Árabes Unidos/Austrália, Dinamarca e Tunísia.
Grupo E: Espanha, Costa Rica/Nova Zelândia, Alemanha e Japão.
Grupo F: Bélgica, Canadá, Marrocos e Croácia.
Grupo G: Brasil, Sérvia, Suíça e Camarões.
Grupo H: Portugal, Gana, Uruguai e Coreia do Sul.

Foto: Reuters/IKai Pfaffenbach/direitos reservados
Com informações da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Brasil supera altitude e goleia a Bolívia por 4 a 0 pelas Eliminatórias da Copa

Brasil supera altitude e goleia a Bolívia por 4 a 0 pelas Eliminatórias da Copa

Não foi simples jogar nos 3.600 metros de La Paz, mas o Brasil goleou a Bolívia por 4 a 0, na noite desta terça-feira (29.mar.2022), pela 18ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022 (Catar). Com este triunfo a equipe comandada pelo técnico Tite chegou aos 45 pontos, estabelecendo um novo recorde na história das Eliminatórias Sul-Americanas no atual formato (antes a marca era da Argentina, com 43 pontos).

A vitória também serviu para ampliar a série invicta na competição, que agora é de 34 partidas sem perder. Como o Brasil ainda tem um jogo a disputar (contra a Argentina, válido pela 6ª rodada, e que foi interrompido após a intervenção de técnicos da Anvisa) estes números ainda podem melhorar.

Assim como previsto por Tite em entrevista coletiva nesta semana, o Brasil começou a partida em baixa rotação, valorizando a posse de bola e tentando evitar os efeitos da atitude. Porém, mesmo assim, a qualidade técnica da seleção brasileira era muito superior à da equipe da casa.

O Brasil abriu o placar aos 23 minutos, quando Bruno Guimarães recebeu na intermediária e fez bela jogada individual que terminou em passe para Lucas Paquetá, que teve apenas o trabalho de bater com categoria para superar o goleiro Rubén Cordano.

A equipe de Tite continuou melhor no confronto, e chegou ao segundo antes do intervalo. Aos 44 minutos Antony partiu pela direita e chutou rasteiro para o meio da área, onde Richarlison, com liberdade, apenas escorou para o gol.

O segundo tempo começou com os bolivianos pressionando, e Alisson brilhando no gol brasileiro. Se o camisa 1 do Liverpool (Inglaterra) garantia na defesa, no ataque Bruno Guimarães voltou a se destacar, desta vez concluindo com um lindo chute de primeira um cruzamento dado por Lucas Paquetá aos 20 minutos para marcar o terceiro.

Mas ainda cabia mais para o Brasil, e o quarto veio com Richarlison, já aos 45 minutos, quando o camisa 9 não perdoou bola que sobrou após jogada de Rodrygo, que entrou na etapa final.

Com informações da Agência Brasil
Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Brasil faz seu último jogo pelas Eliminatórias contra a Bolívia em busca de recorde

Brasil faz seu último jogo pelas Eliminatórias contra a Bolívia em busca de recorde

Líder das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar, a seleção brasileira fará seu jogo derradeiro nesta terça-feira, contra a Bolívia, às 20h30 (horário de Brasília) podendo bater algumas marcas. Uma vitória garantirá à equipe do técnico Tite o título simbólico das Eliminatórias, fará com que o Brasil bata o recorde histórico de pontos da competição e, de quebra, deverá colocar o Brasil de volta à liderança do ranking da Fifa.

Apesar de reconhecer a importância dos números, Tite diz que a seleção buscará a vitória pela consolidação do trabalho e para avaliar algumas estratégias de jogo.

Tite, porém, diz focar apenas no desempenho do time. “Ficar em primeiro no ranking (da Fifa) tem significado, sim. Mas pra mim, particularmente, (o importante) é ver de novo a equipe jogar muito bem, é de novo ela conseguir estrategicamente passar por estas adversidades, ter seu futebol representado com qualidade técnica, de posse de bola”, disse Tite na última entrevista antes do jogo pelas Eliminatórias em La Paz.

O treinador ressaltou que o recorde de pontos, apesar de representativo, tem pouco resultado na prática. “É pelo trabalho, consolidação. O (Marcelo) Bielsa é um cara que eu respeito pra caramba, a Argentina fez uma grande campanha (nas Eliminatórias para a Copa de 2002) e aí ela saiu na primeira fase, num pênalti cometido pelo Heinze”, recordou o técnico. “É mais uma etapa de consolidação e evolução. Isso pra mim me fascina”.

Com informações da Agência Estado
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Brasil enfrenta Chile pelas Eliminatórias e terá novidades na escalação

Brasil enfrenta Chile pelas Eliminatórias e terá novidades na escalação

Já classificado para a Copa do Mundo de 2022 (Catar), o Brasil enfrenta o Chile, a partir das 20h30 (horário de Brasília) desta quinta-feira (24.mar.2022) no estádio do Maracanã, pelas Eliminatórias. A partida, que terá a transmissão da Rádio Nacional, deve ser a última da seleção brasileira diante de sua torcida, isto porque os jogos preparatórios para o Mundial serão realizados fora do país.

A equipe comandada pelo técnico Tite lidera as Eliminatórias Sul-Americanas com 39 pontos, cinco à frente da Argentina, segunda colocada. Já o Chile aparece em sexto lugar, com 19 pontos, três atrás do Uruguai, quarto colocado, que fecha a zona de classificação direta ao Mundial. A quinta posição, que dá vaga à repescagem, é ocupada pelo Peru, com 21 pontos.

Experiências no Brasil

Em situação tão confortável, o técnico Tite aproveitará a partida para fazer algumas experiências. No ataque, por exemplo, ele abriu mão de ter um jogador com características de centroavante, que permanece mais fixo na frente, para permitir que Neymar e Lucas Paquetá se revezem na referência nas ações ofensivas, ocupando a faixa central do ataque.

“Particularmente, não gosto de usar falso 9. Ele [Neymar] é um verdadeiro, é um atacante, com liberdade criativa. […] O Neymar tem uma estrutura há bastante tempo na seleção brasileira para potencializar a criatividade dele. Cada um trabalha um pouco setorizado para que ele possa, nos seus setores, ter a criatividade, essa chegada. […] O Paquetá, por exemplo, joga de penúltimo atacante, de 9 também. No último jogo aconteceu uma substituição e ele jogou de 9, no Flamengo também jogou de 9. São jogadores versáteis, que se adaptam”, afirmou o comandante do Brasil.

Outra experiência no ataque é a entrada de Antony em uma das pontas. O atacante do Ajax (Holanda) atuou sete vezes e marcou dois gols, mas sempre saindo do banco. Já na lateral esquerda quem ganha uma oportunidade é Guilherme Arana. A expectativa é que o jogador do Atlético-MG receba liberdade para avançar e para colocar em prática uma de suas principais características, o apoio.

Com isso, a escalação inicial do Brasil deve ser a seguinte diante dos chilenos pelas Eliminatórias: Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Guilherme Arana; Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Antony, Neymar e Vinícius Júnior.

Vitória com bom futebol

Porém, mesmo com as experiências, o técnico Tite afirma que sua equipe buscará a vitória, de preferência com uma boa atuação: “Tomara que tenhamos competência para sair [de campo] com uma boa apresentação, [alcançando um] bom resultado, [com] sintonia, [e] uma energia legal. É isso que buscamos, esse é o nosso desafio, a pressão que temos”.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF/Direitos Reservados
Com informações da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

América vence o Força e Luz e se isola na liderança da Copa RN

América vence o Força e Luz e se isola na liderança da Copa RN

O América de Natal goleou o Força e Luz por 4 a 0 em jogo válido pela penúltima rodada da Copa RN. O jogo foi realizado na noite desta quarta-feira (23.mar.2022), na Arena das Dunas, em Natal. Os gols de Wallace Pernambucano (2), Thiaguinho e Luís Henrique recolocaram o América na liderança de forma isolada com 13 pontos ganhos na competição.

Em seguida, vem o ABC com 12 pontos, do Potiguar de Mossoró com 11 e do Santa Cruz de Natal com 8, fechado o G4 que classifica para as semifinais. O próximo e último compromisso do América no segundo turno do Campeonato Estadual está marcado para a próxima quarta-feira (30.mar.2022), às 20h, contra o Potiguar, em Mossoró.

FICHA TÉCNICA

Campeonato Potiguar (6ª Rodada antecipada/Copa RN)
América 4×0 Força e Luz
Data: 23/03/2022 – 20h;
Local: Arena das Dunas, Natal (RN);
Árbitro: Diego Leonardo Coutinho (CEAF);
Assistentes: Vinícius Melo de Lima (CBF) e Francisco de Assis da Hora (CBF);
Gols: Wallace Pernambucano (35′ e 38’/1T), Thiaguinho (22’/2T) e Luís Henrique (48’/2T);

AMÉRICA: Bruno Pianissolla; Felipinho (Juninho), Jean Pierre, Alexandre e Leozinho; Allef, Araújo e Téssio; William Marcílio (Beto), Wallace Pernambucano (Mayco Félix) e Thiaguinho (Luís Henrique). Técnico: Leandro Sena

FORÇA E LUZ: Odair; Ketson, Edson, Renan e Pablo; Cleilton, Gustavo, Cairo e João Cleilton; Histone e Edson Kapa. Técnico: Bruno Monteiro.

Foto: Canindé Pereira/América FC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Globo vence o América por 2 a 1 em jogo válido pelo Campeonato Potiguar

Globo vence o América por 2 a 1 em jogo válido pelo Campeonato Potiguar

O Globo conquistou a vitória contra o América por 2 a 1, em jogo realizado no domingo (13.mar.2022), válido pela quarta rodada da Copa Rio Grande do Norte, o segundo turno do Campeonato Potiguar. A partida foi realizada no estádio Barrettão, em Ceará-Mirim, na região Metropolitana de Natal.

O América fez o primeiro gol, marcado por Téssio, aos 32 minutos do primeiro tempo. Logo em seguida, Mael garantiu o empate para o Globo. No segundo tempo, o time da casa conseguiu a virada com um gol de Anderson, aos 29 minutos.

Apesar da derrota, o América segue na liderança do Campeonato Potiguar, com 10 pontos. Em seguida, aparece o Potiguar de Mossoró, também com 10 pontos – o América vence no saldo de gols. O Globo permanece no G4, com seis pontos.

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Vasco perde para o Juazeirense nos pênaltis e é eliminado da Copa do Brasil

Vasco perde para o Juazeirense nos pênaltis e é eliminado da Copa do Brasil

O Vasco foi eliminado da Copa do Brasil após ser derrotado por 4 a 2 na disputa de pênaltis, depois de empate por 1 a 1 nos 90 minutos, pelo Juazeirense, nesta quarta-feira (9.mar.2022) no estádio Adauto Moraes, em Juazeiro. Com a bola rolando, o Cruzmaltino chegou a abrir o placar aos 5 minutos com Bruno Nazário, mas a equipe da casa conseguiu deixar tudo igual antes do intervalo com um belo gol do lateral Nildo.

Como a igualdade perdurou até o final dos 90 minutos, a vaga para a terceira fase da competição nacional foi decidida nas cobranças de pênaltis, onde a Juazeirense foi perfeita e o Vasco viu Nenê e Anderson Conceição errarem. Também nesta quarta, mas no estádio os Pioneiros, em Pato Branco (Paraná), o Azuriz bateu o Mirassol por 1 a 0, graças a gol de Berguinho aos 10 minutos do primeiro tempo, para alcançar a terceira fase da Copa do Brasil em sua primeira participação na competição.

Abertura da segunda fase

Os primeiros jogos da competição nacional foram realizados na última terça, e contaram com classificações em disputas de pênaltis. A mais emocionante foi a do Santos, que, após empate em 1 a 1 nos 90 minutos, bateu o Fluminense-PI por 5 a 4 na disputa de pênaltis. O jogo, disputado no Albertão, em Teresina, marcou a estreia do novo técnico do Peixe, o argentino Fabián Bustos.

Quem também avançou foi o Cuiabá, que, jogando no Orlando Scarpelli, superou o Figueirense por 4 a 2 nos pênaltis após empate por 2 a 2 no tempo regulamentar.

Foto: Thiago Ribeiro/Vasco/Direitos Reservados
Com informações da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MPRN Polícia Militar FNF e torcidas organizadas assinam acordo para identificação de torcedores

MPRN, Polícia Militar, FNF e torcidas organizadas assinam acordo para identificação de torcedores

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), a Federação de Futebol do Estado, a Polícia Militar e as torcidas organizadas do ABC e do América firmaram um acordo para que o torcedor uniformizado só tenha acesso aos estádios mediante apresentação de uma carteira de identificação. O documento, que deverá ser providenciado pelas torcidas, precisa constar foto 3×4 e dados como nome completo e números do RG e do CPF e poderá ser digital.

O termo de ajustamento de conduta (TAC) leva em consideração o direito da livre manifestação, desde que observada a ordem jurídica vigente e não haja extrapolação para violência e vandalismo, preservando-se a ordem pública.

Ao todo, o TAC possui sete cláusulas que versam sobre a obrigação de cada torcida em cadastrar todos os seus membros anualmente e do compromisso em cumprir os objetivos institucionais, evitando a violência, tumultos, brigas, vídeos com provocações, dentre outras atitudes que comprometam a segurança do evento.

E ainda: todo o material a ser utilizado pelas Torcidas Organizadas dentro do estádio deverá ser relacionado e informado, mediante ofício, para aprovação pelo Comando do Batalhão de Choque da Polícia Militar do RN, no prazo de 48h antes do jogo.

Também está previsto no acordo pactuado que na hipótese de a Torcida Organizada se envolver em quaisquer atos de violência, independentemente de na data haver realização de evento esportivo, serão aplicadas medidas educativas de advertência e suspensão de comparecimento aos estádios que sediam eventos esportivos de futebol. Isso vale para campeonato estadual, nacional ou internacional, sem prejuízo de outras penalidades previstas em lei, pelo prazo de uma a dez partidas.

A aplicação da medida educativa será de competência do MPRN, a partir de relatório circunstanciado feito pela PM, sendo a decisão encaminhada à Federação de Futebol do Estado. Não sendo suficiente a suspensão da torcida organizada pelo período máximo de 10 jogos, o MPRN ajuizará ação civil pública para o banimento da torcida organizada pelo período de até três anos, nos termos do artigo 39-A, da Lei 10.671/03.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Árbitro que atuou no clássico denuncia ameaças feitas por dirigentes do ABC: “Safado, vagabundo. Vou pegar você”

Árbitro que atuou no clássico denuncia ameaças feitas por dirigentes do ABC: “Safado, vagabundo. Vou pegar você”

O árbitro Pablo Ramon, que foi responsável pelo último clássico rei entre América e ABC, realizado no último domingo (5.mar.2022), denunciou na súmula da partida as ameaças sofridas de dirigentes do ABC após o jogo. A partida foi vencida pelo América por 3×0.

De acordo com as anotação do árbitro, os dirigentes do ABC, Cléber Romualdo e Gustavo Cartaxo, xingaram o juiz e até fizeram ameaças. Romualdo, inclusive, afirmou que iria “até o quinto dos infernos” para buscá-lo. Já Cartaxo, teria chamado o árbitro de “safado e vagabundo”.

Foto: Augusto Gomes

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

América vence o ABC por 3 a 0 e retoma a liderança do segundo turno

América vence o ABC por 3 a 0 e retoma a liderança do segundo turno

O América/RN goleou o ABC por 3 a 0 neste domingo (6.mar.2022) na Arena das Dunas, em Natal, durante partida da quinta rodada do campeonato Potiguar e retomou a liderança do segundo turno. Os três gols foram marcados no segundo tempo por William Marcílio, Wallace Pernambucano e Allef, fazendo a festa dos 10.782 torcedores que pintaram o estádio de vermelho e branco.

Com o resultado, o América retoma a liderança do segundo turno da Copa RN, que equivale ao segundo turno do Campeonato Estadual, com 10 pontos ganhos, um a mais que o principal rival, segundo colocado.

Após a vitória contra o ABC, o América voltará a campo no próximo domingo (13.mar.2022), às 16h, onde vai enfrentar o Globo, no estádio Barrettão, em Ceará-Mirim, na Grande Natal. Devido ao terceiro cartão amarelo, os jogadores Allef e William Marcílio serão desfalques para a próxima partida.

Já o ABC vai jogar contra o Potiguar em Mossoró, na região Oeste.

FICHA TÉCNICA

Campeonato Potiguar (5ª Rodada antecipada/Copa RN)
América 3×0 ABC
Data: 06/03/2022 – 16h;
Local: Arena das Dunas, Natal (RN);
Árbitro: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (CBF);
Assistentes: Flávio Gomes Barroca (CBF) e Reinaldo de Souza Moura (CBF);
Cartões amarelos: Allef e William Marcílio (América); Allan Dias e Ícaro (ABC);
Gols: William Marcílio (11’/2T), Wallace Pernambucano (35’/2T) e Allef (45’/1T);
AMÉRICA: Bruno Pianissolla; Allef, Jean Pierre, Lucas Rex (Alexandre) e Leozinho; Juninho, Araújo e Téssio (Elvinho); William Marcílio (Felipinho), Wallace Pernambucano (Zé Eduardo) e Thiaguinho (Luís Henrique). Técnico: Leandro Sena
ABC: Pedro Paulo; Luís Gustavo, Ícaro, Richardson e Felipinho; Ítalo Henrique, Erick Varão e Allan Dias; Fábio Lima, Kelvin e Jefinho (Daniel Porozo). Técnico: Moacir Júnior

Foto: Divulgação/América FC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

PM conduz cinco torcedores com bombas caseiras que seriam utilizadas no jogo entre América e ABC

PM conduz cinco torcedores com bombas caseiras que seriam utilizadas no jogo entre América e ABC

Policiais militares apreenderam na manhã deste domingo (6.mar.2022) bombas caseiras e outros artefatos com um grupo de mais de 10 torcedores em uma praça no bairro de Neópolis, na Zona Sul de Natal. Cinco torcedores foram conduzidos para a Delegacia de Plantão Zona Sul para prestar esclarecimentos.

A apreensão acontece horas antes do duelo entre América/RN e ABC pelo Campeonato Potiguar, que está marcado para 16h na Arena das Dunas. O jogo será com torcida única do mandante, América/RN, por recomendação do Ministério Público do RN. De acordo com a Polícia Militar, entre os materiais apreendidos, estavam bombas caseiras, pedaços de madeira, punhal, fogos de artifícios e um maçarico que seria usado para provavelmente acender os rojões.

Os torcedores estavam sem identificação de clube, nem de torcida organizada. Ele estavam à paisana – e alguns vestiam camisas de outros times.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Jogador brasileiro que fugiu da Ucrânia desembarca em Natal; Edson Fernando joga no Rukh Lviv

Jogador brasileiro que fugiu da Ucrânia desembarca em Natal; Edson Fernando joga no Rukh Lviv

O jogador brasileiro Edson Fernando, de 23 anos, que conseguiu fugir da guerra na Ucrânia na última segunda-feira (28.fev.2022), desembarcou em Natal no fim da manhã desta quinta-feira (3.fev.2022) e reencontrou a família no aeroporto. De acordo com ele, a sensação era de alívio, por ter feito uma boa viagem e poder reencontrar todos bem.

“É uma sensação de alívio, né? Aproveito para agradecer a todo mundo que estava torcendo pela saída minha e de meus amigos. Graças a Deus a gente conseguiu sair de lá, daquele momento difícil que a gente viveu. Só sabe quem estava lá. Foi difícil pra caramba, mas a gente está aqui e agora vamos descansar e aproveitar a família”, comentou após abraçar o pai, a mãe e a namorada.

A família também relatou a sensação de poder encontrar Edson bem. O pai do jogador, Edson Gomes, estava emocionado. “Passei a semana sem conseguir trabalhar, chorando direto. Foi muito ruim para mim. Eu, como pai, passei a semana todinha sofrendo. Graças a Deus, agora estou muito feliz”, contou chorando.

“Preparei o creme de galinha que ele pediu. Está feito, esperando por ele. Foi feito com amor e saudade. Ele perdeu uns quilinhos e agora vou cuidar dele”, completou a mãe de Edson, Tarciane Pinheiro.

Edson Fernando ainda contou que deve passar poucos dias em Natal e viajar para São Paulo no início da próxima semana, onde pretende se reunir com seu empresário para definir o futuro profissional. De acordo com ele, existe a possibilidade de ser emprestado pelo time ucraniano Rukh Lviv para algum clube brasileiro.

“O empresário já esta vendo junto com outros clubes pra que a gente possa resolver o mais rápido possível, porque o é o que eu gosto de fazer, jogar futebol. Então eu quero jogar logo pra poder esquecer isso tudo”, disse.

Lembrando dos cinco dias que levou para sair da Ucrânia, após o início dos bombardeios russos, Edson Fernando contou que chegou a pensar em desistir de sair do país. Ele havia chegado à Ucrânia em janeiro, após ser contratado pelo Rukh Lviv e ainda treinava e participava de jogos amistosos para poder estrear no campeonato nacional nesta semana. A competição foi suspensa após o início da guerra.

Edson estava na cidade de Lviv, que fica perto da Polônia, e resolveu partir com colegas de clube para a fronteira para tentar deixar a Ucrânia na quinta-feira (24.fev.2022). Parte do percurso foi feita a pé.

Apesar disso, o jogador passou cerca de quatro dias na fronteira, sem conseguir atravessá-la. Até que, junto com o colega de clube e a namorada dele, foi resgatado por uma brasileira que entrou na Ucrânia para tentar ajudá-los. Eles conseguiram sair da Ucrânia pela Hungria na última segunda-feira (28.fev.2022).

“A gente saiu no primeiro dia que aconteceu os bombardeios, então a gente achou que pelo fato de a gente sair no primeiro dia a gente ia conseguir sair facilmente e não foi nada disso. A gente chegou ali (na fronteira com a Polônia), no quarto dia ali a gente já estava querendo desistir já, não tinha mais força pra nada, a gente não comia, a gente não tomava banho, a gente não escovava os dentes e comia só besteira. A gente já estava voltando para nossa cidade (Lviv). Caminhamos umas três horas para tentar achar um táxi e paramos num posto, com muito frio. Foi quando apareceu a Clara, a voluntária brasileira que está ajudando as pessoas a saírem de lá”, relatou.

Agora em casa, o jogador pretende, além de descansar, matar saudade da comida brasileira. “Hoje é o creme de galinha e amanhã vai ser churrasco”, disse.

Com informações do G1 RN
 Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Funvic Natal derrota o Vedacit Guarulhos por 3 sets a 2 e mantém viva a esperança por vaga na segunda fase da Superliga

Funvic Natal derrota o Vedacit Guarulhos por 3 sets a 2 e mantém viva a esperança por vaga na segunda fase da Superliga

O Funvic Natal venceu a partida contra o Vedacit Vôlei Guarulhos por 3 sets a 2 ocorrida na noite desta quarta-feira (23.fev.2022) e manteve viva a esperança de uma vaga na segunda fase da Superliga Masculina de Vôlei. Com a vitória, o Funvic Natal chegou aos 25 pontos e continua na sétima posição.

A partida aconteceu no Palácio dos Esportes e foi disputada ponto a ponto, com parciais de 25/15, 25/23, 23/25, 23/25 e 17/15. O próximo compromisso da equipe será no sábado, dia 6, a partir das 20h30, quando enfrentará o Farma Conde São José, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba paulista.

Será mais um confronto direto na briga pela classificação para as oitavas de final, e os dias sem jogos possibilitarão um treinamento mais intenso visando o jogo. A partida será no ginásio do DCTA e terá transmissão ao vivo pelo Canal SporTV2.

Foto: Reprodução/Alex Régis

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Morre José Rocha, ex-presidente do América de Natal; ABC e FNF lamentaram falecimento

Morre José Rocha, ex-presidente do América de Natal; ABC e FNF lamentaram falecimento

José Rocha estava internado na UTI do São Lucas, em Natal, por causa de complicações respiratórias e de uma fratura no fêmur.

Morreu na noite desta quarta-feira, em Natal, o ex-presidente do América de Natal, José Vasconcelos da Rocha. Ele estava internado na UTI do Hospital São Lucas, na capital potiguar, por causa de complicações respiratórias e de uma fratura no fêmur.

José Rocha era desembargador aposentado e tinha 86 anos. O ex-dirigente dá nome ao estádio construído pelo clube no Centro de Treinamento Abílio Medeiros: o Estádio Desembargador José Vasconcelos da Rocha, mais conhecido como Arena América, inaugurado em 2019.

O América de Natal lamentou a morte de um dos principais nomes da história do clube. “Dividiu sua vida entre ser jurista e assumir cargos diretivos no clube de coração, tendo presidido o América tanto de forma eleitoral, como após desistências de outros nomes eleitos”, destacou.

Nota de pesar do América Futebol Clube

É com tristeza e pesar que o América Futebol Clube lamenta o falecimento do ex-presidente dos Conselhos Diretor e Deliberativo, José Vasconcelos da Rocha. Em sua trajetória como desportista, “Zé Rocha” – como era carinhosamente chamado – dividiu sua vida entre ser jurista e assumir cargos diretivos no clube de coração, tendo presidido o América tanto de forma eleitoral, como após desistências de outros nomes eleitos.

A devoção pelo América o fez assumir o compromisso de entregar o estádio próprio do Alvirrubro que leva o seu nome, o Estádio José Vasconcelos da Rocha, que teve inaugurado seu primeiro módulo em dezembro de 2019 em já recebe jogos oficiais. O América Futebol Clube está de luto e em oração, deseja conforto aos corações de familiares, amigos e de toda nação alvirrubra.

Nota de pesar da FNF

Com informações do G1 RN
Foto: Reprodução/Luiz Henrique/GloboEsporte.com

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Funvic Natal enfrenta Guarulhos pela 8ª rodada do returno da Superliga Masculina de Vôlei nesta quarta-feira (23)

Funvic Natal enfrenta Guarulhos pela 8ª rodada do returno da Superliga nesta quarta-feira (23)

O Funvic Natal enfrenta hoje (23.fev.2022) o Vedacit Vôlei Guarulhos, a partir das 21h30, no Palácio dos Esportes. A partida é válida pela oitava rodada do returno da Superliga Masculina de Vôlei. O Funvic Natal é a única representante do Norte/Nordeste na competição e ocupa a sétima colocação com 23 pontos. O Guarulhos, por sua vez, está em sexto, com 28 pontos.

Caso se saia vitoriosa, a equipe de Natal encostará no adversário na classificação geral da Superliga e consolidará sua recuperação no torneio. O SporTV2 transmite a partida ao vivo. A compra dos ingressos pode ser feita online, clicando neste link; ou presencialmente na sede do Aeroclube Natal até as 14h desta quarta-feira, ou ainda no Palácio dos Esportes, a partir das 16h.

Foto: Reprodução/Raphael Guilherme Moser

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

José Rocha tem piora clínica e segue em estado grave na UTI do São Lucas, em Natal; ex-presidente do América tem 86 anos

José Rocha tem piora clínica e segue em estado grave na UTI do São Lucas, em Natal; ex-presidente do América tem 86 anos

Após fraturar o fêmur e ter complicações respiratórias, o ex-presidente do América e ex-desembargador José Rocha segue em estado grave na UTI da Casa de Saúde São Lucas, em Natal. José Rocha, que tem 86 anos, teve uma piora em seu estado de saúde na manhã desta quarta-feira (23.fev.2022).

Presidente do América Futebol Clube por oito vezes, o nome ex-desembargador também nomeia a Arena América e o prédio da Justiça do Trabalho da 21ª Região, que presidia quando atuava na magistratura.

Foto: Reprodução/Adriano Abreu

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

CBF divulga tabela da Série D e anuncia que competição terá carro como prêmio

CBF divulga tabela da Série D e anuncia que competição terá carro como prêmio

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela da Série D do Campeonato Brasileiro. A competição terá início em 17 de abril e reunirá 64 clubes, distribuídos em oito grupos de oito times. Os quatro melhores de cada chave avançam para o mata-mata. Os quatro semifinalistas garantem acesso à Série C de 2023. As partidas da final estão previstas para os dias 18 e 25 de setembro.

Segundo a CBF, os times participantes terão direito a uma cota de R$ 120 mil. As quatro equipes que conquistarem o acesso receberão premiação, sendo que os dois primeiros – além da bonificação financeira – ganharão um automóvel. O campeão embolsará R$ 320 mil, o vice levará R$ 250 mil, o terceiro colocado R$ 150 mil e o quarto outros R$ 100 mil.

Conforme o presidente em exercício da entidade, Ednaldo Rodrigues, houve um aumento de R$ 8,5 milhões no orçamento da Série D para 2022, que será de cerca de R$ 60 milhões. O montante, de acordo com a confederação, custeia transporte, hospedagem, alimentação, arbitragem, exames antidoping e outros gastos para realização dos jogos.

A maior parte dos participantes da Série D foram definidos com base no desempenho nos respectivos campeonatos e copas estaduais em 2021. As exceções são os quatro rebaixados da Série C do ano passado: Santa Cruz-PE, Paraná-PR, Oeste-SP e Jacuipense-BA. Dentre eles, somente os paranaenses nunca estiveram na divisão. Os pernambucanos foram vice-campeões em 2011 e ostentam as quatro melhores médias de público da história do torneio. Também em 2011, os paulistas ficaram em terceiro lugar. Os baianos obtiveram o acesso em 2019, quando chegaram na quarta posição.

Ao contrário dos dois últimos anos, a Série D em 2022 não terá uma fase preliminar, na qual oito clubes eram divididos em quatro confrontos, com jogos de ida e volta, para definir quatro classificados à fase de grupos.

Confira a tabela da Série D 2022 com os seus respectivos grupos:

Grupo A1: São Raimundo-AM, São Raimundo-RR, Náutico-RR, Porto Velho-RO, Trem-AP, Rio Branco-AC, Humaitá-AC e Amazonas-AM.

Grupo A2: 4 de Julho-PI, Pacajus-CE, Tocantinópolis-TO, Tuna Luso-PA, Castanhal-PA, Moto Club-MA, Juventude Samas-MA e Fluminense-PI.

Grupo A3: América-RN, Sousa-PB, São Paulo Crystal-PB, Afogados-PE, Retrô-PE, Crato-CE, Icasa-CE e Globo-RN.

Grupo A4: Lagarto-SE, Santa Cruz-PE, Juazeirense-BA, CSE-AL, ASA-AL, Atlético-BA, Jacuipense-BA e Sergipe-SE.

Grupo A5: Ceilândia-DF, Costa Rica-MS, Iporá-GO, Operário-MT, Ação-MT, Grêmio Anápolis-GO, Anápolis-GO e Brasiliense-DF.

Grupo A6: Nova Venécia-ES, Bahia de Feira-BA, Caldense-MG, Inter de Limeira-SP, Ferroviária-SP, URT-MG, Pouso Alegre-MG e Real Noroeste-ES.

Grupo A7: Nova Iguaçu-RJ, Cianorte-PR, Oeste-SP, Paraná-PR, Pérolas Negras-RJ, Santo André-SP, São Bernardo-SP e Portuguesa-RJ.

Grupo A8: Juventus-SC, São Luiz-RS, FC Cascavel-PR, Prospera-SC, Azuriz-PR, Caxias-RS, Aimoré-RS e Marcílio Dias-SC.

Com informações da Agência Brasil
Foto: Lucas Figueiredo/CBF/Direitos Reservados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ministério Público de Milão solicita extradição e prisão internacional de Robinho

Ministério Público de Milão solicita extradição e prisão internacional de Robinho

Pedido de extradição e prisão internacional de Robinho se dá em decorrência da condenação do ex-jogador por estupro na Itália, em 2013.

De acordo com informações do jornal “La Repubblica“, o Ministério Público de Milão solicitou ao Ministério da Justiça da Itália um pedido de extradição e um mandado de prisão internacional para o jogador Robinho. Ele foi condenado de forma definitiva a nove anos de prisão por violência sexual contra uma mulher de 23 anos.

O fato aconteceu em Milão, na Itália, no ano de 2013. Na ocasião, o atacante jogava pelo Milan. A sentença ocorreu no dia 19 de janeiro deste ano, na Corte de Cassação de Roma, que órgão equivalente ao Supremo Tribunal Federal (STF) no Brasil.

Além de Robinho, o amigo do jogador, Ricardo Falco, também foi condenado por violência sexual em grupo contra uma jovem albanesa. O crime aconteceu em uma boate. Outros quatro brasileiros, segundo a denúncia da Procuradoria da cidade, também participaram da violência sexual contra a mulher. Como os outros quatro brasileiros deixaram a Itália durante a investigação, eles não foram acusados, sendo apenas citados nos autos.

Foto: Divulgação/Santos FC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

CBF discorda de julgamento sobre jogo interrompido pela Anvisa em 2021

CBF discorda de julgamento sobre jogo interrompido pela Anvisa em 2021

Jogo interrompido entre Brasil e Argentina valia pelas pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo em 2022.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) afirmou nesta segunda-feira (14.fev.2022) que discorda do resultado da decisão anunciada pelo Comitê Disciplinar da Fifa sobre o jogo interrompido entre as seleções de Brasil e Argentina, no dia 5 de setembro de 2021 em São Paulo, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo.

“A entidade destaca ainda que já solicitou à Fifa os fundamentos da decisão proferida e, após análise da Diretoria Jurídica e da Presidência, informará as providências a serem adotadas na sequência do processo”, diz nota da CBF.

Decisão da Fifa

“O Comitê Disciplinar da Fifa decidiu que a partida deve ser repetida em uma data e local a serem decididos pela Fifa”, afirmou, nesta segunda, a entidade que comanda o futebol mundial. “Concluiu-se que o abandono da partida foi devido a várias falhas das partes envolvidas em suas respectivas responsabilidades e/ou obrigações”, acrescentou o comunicado.

A partida pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo foi suspensa cinco minutos após o pontapé inicial quando agentes da Anvisa entraram em campo por causa da participação na partida de quatro jogadores argentinos que descumpriram as normas sanitárias em vigor por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

A Fifa também determinou que a CBF e a Associação de Futebol Argentino (AFA) paguem multas “pelo não cumprimento de suas obrigações em termos de ordem e segurança”. Além disso os jogadores argentinos Emiliano Buendia, Emiliano Martínez, Giovani Lo Celso e Cristian Romero foram suspensos por dois jogos cada por não cumprirem os protocolos de combate à covid-19.

Com informações da Agência Brasil
Foto: Reuters/Amanda Perobelli/Direitos Reservados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Fórmula 1 confirma sprint race no GP de São Paulo

Fórmula 1 confirma sprint race no GP de São Paulo

A sprint race dura um terço (no caso de São Paulo, 24 voltas) da prova oficial e define a ordem de largada para domingo.

A Comissão de Fórmula 1 da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou nesta segunda-feira (14) que o Grande Prêmio (GP) de São Paulo, entre 11 e 13 de novembro, receberá uma das três sprint races (corridas curtas, realizadas no sábado anterior à prova oficial, no domingo) da temporada 2022. As demais etapas serão nos GPs da Emilia-Romagna (22 a 24 de abril) e da Áustria (8 a 10 de julho).

O que é sprint race?

A sprint race dura um terço (no caso de São Paulo, 24 voltas) da prova oficial e define a ordem de largada para domingo. No ano passado, os três primeiros colocados da corrida curta pontuaram. A partir de 2022, os oito melhores somarão pontos, em ordem decrescente (o vencedor ganha oito, o segundo leva sete e assim por diante). Um dia antes, na sexta-feira, o treino da tarde servirá de classificação para a sprint.

Em 2021, o autódromo de Interlagos foi o palco de uma das três sprint races da competição (vencida pelo finlandês Valtteri Bottas) e será o único a recebê-la novamente. As outras duas foram em Silverstone (Reino Unido) e Monza (Itália), com triunfos do holandês Max Verstappen e de Bottas, respectivamente. O modelo de corrida curta foi pensado para atrair mais público e valorizar a experiência do fim de semana de prova.

“Para nós, do GP de São Paulo de Fórmula 1, a confirmação da sprint race pelo segundo ano consecutivo é um atestado de que conseguimos realizar um excelente trabalho no ano passado. A sprint valoriza ainda mais a prova de Interlagos”, disse Alan Adler, chefe-executivo da prova, em nota à imprensa.

Com informações da Agência Brasil
Foto: Ricardo Moraes/Reuters/direitos reservados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Pelé é novamente internado para tratar câncer em São Paulo

Pelé é novamente internado para tratar câncer em São Paulo

O ex-jogador Pelé informou, através das suas redes sociais, que foi internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, neste domingo (13.fev.2022) para nova sessão de quimioterapia no tratamento contra o câncer de cólon. “Amigos, como tenho feito mensalmente, eu estou indo para o hospital continuar meu tratamento. Tomara que tenha pipoca, para assistir ao Super Bowl logo mais. Estarei vendo a partida apesar de meu amigo @tombrady não estar jogando. Obrigado por todas mensagens de carinho”, escreveu.

Desde o ano passado, Pelé tem passado por sessões mensais de quimioterapia após retirada de um tumor no intestino. Ao longo da última semana, o “rei” havia dito, também nas redes sociais, que estava bem de saúde. Na ocasião, ele pretendia acabar com os rumores que seu quadro de saúde teria piorado, e publicou uma foto com o cabelo cortado e perguntando se não “estava bonitão.”

Foto: Redes Socias

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Com apoio da torcida, Palmeiras chega a São Paulo após a derrota para o Chelsea

Com apoio da torcida, Palmeiras chega a São Paulo após a derrota para o Chelsea

O Palmeiras retornou a São Paulo na tarde deste domingo (13.fev.2022) após a derrota para o Chelsea, no último sábado, em Abu Dhabi, pela final do Mundial de Clubes. A delegação do clube pousou no aeroporto de Guarulhos por volta das 13h30 e seguiu de ônibus até a Academia de Futebol. Os jogadores foram recepcionados por cerca de 100 torcedores no centro de treinamento.

Apesar da derrota para o Chelsea, os atletas receberam manifestações de incentivo dos torcedores que os aguardavam em frente a entrada do Academia. Assim como aconteceu no embarque para o Mundial, foi montada uma barreira com grades de proteção para isolar a área e facilitar o acesso do ônibus ao local.

Foto: Felipe Ruiz

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

América estreia com vitória na Copa RN

América estreia com vitória na Copa RN

O América iniciou a Copa RN – que equivale ao segundo turno do Campeonato Estadual – com vitória. O time venceu o Potyguar de Currais Novos/RN neste domingo (13.fev.2022) por 2 a 0, na Arena das Dunas, com gols de Araújo e William Marcílio, ambos no primeiro tempo do confronto. Com o resultado, o time chegou ao décimo jogo de invencibilidade na temporada.

Agora, o time alvirubro volta a campo na próxima quarta-feira (16.fev.2022), às 19h, para enfrentar o Santa Cruz, no estádio Maria Lamas Farache.

FICHA TÉCNICA

Campeonato Potiguar (1ª Rodada/Copa RN)
América 2×0 Potyguar Seridoense
Data: 13/02/2022 – 16h;
Local: Arena das Dunas, Natal (RN);
Árbitro: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (CBF);
Assistentes: George Ítalo Antas Nogueira (CBF) e Éverton Müller da Costa Maia (CEAF);
Gols: Araújo (10’/1T) e William Marcílio (29’/1T);
AMÉRICA: Bruno Pianissolla; Felipinho, Jean Pierre, Luca Rex e Leozinho; Allef, Juninho e Araújo; William Marcílio, Zé Eduardo e Thiaguinho (Téssio). Técnico: Leandro Sena
POTYGUAR: Wallef; Gileno, Recife, Arthur e Gabriel; Vitor Felix, Jadson, Erick e Thiago Potiguar; Xilú e Bisneto. Técnico: Higor César

Foto: Canindé Pereira/América FC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

América/RN vence o Força e Luz de virada e está na final do primeiro turno do Estadual

América/RN vence o Força e Luz de virada e está na final do primeiro turno do Estadual

O América de Natal venceu o Força e Luz por 3 a 1, de virada, neste domingo (6.fev.2022) na Arena das Dunas. Com a vitória, o time está na final da Copa Natal, que equivale ao primeiro turno do Estadual. Os gols do Alvirrubro foram marcados por Wallace Pernambucano, Téssio e Thiaguinho, enquanto que Edson Kapa anotou para a equipe adversária.

Na decisão do primeiro turno do Estadual, o time terá como adversário o ABC. A final será disputada em jogo único no estádio Maria Lamas Farache (Frasqueirão) com data e horário a serem confirmados. O ABC jogará pelo empate.

Foto: Canindé Pereira/América FC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ministério Público recomenda torcida única para clássicos entre ABC e América

Ministério Público recomenda torcida única para clássicos entre ABC e América

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou à Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) que adote, de forma imediata, jogo de torcida única quando se tratar de confronto entre ABC Futebol Clube e América Futebol Clube. A recomendação foi assinada nesta sexta-feira (4) e será publicada na edição deste sábado (5) do Diário Oficial do Estado (DOE).

A Federação de Futebol deve liberar o acesso à praça esportiva apenas da torcida do clube mandante do jogo. Em inexistindo espaço exclusivo para torcida visitante, que somente poderá ter acesso à área mista do Estado e desde que não ostente símbolos (bandeiras, acessórios, camisas, etc) ligados às torcidas organizadas.

O MPRN também recomendou ao comando da Polícia Militar que fiscalize situações de risco, buscando evitar confronto entre torcedores, que seja determinado o uso do poder polícia, de forma motivada, para controle e acesso de torcedores com camisas do time adversário.

Aos clubes ABC e América, o MPRN recomendou que se abstenham de realizar qualquer tipo de evento no dia do jogo, sem que antes seja autorizado e vistoriado pela PM, inclusive devendo ser vedado o acesso do torcedor às dependências do complexo esportivo sem prévia revista de segurança por parte da Polícia Militar. A FNF tem prazo de 48 horas para informar sobre o atendimento da recomendação.

A recomendação a respeito da torcida única é baseada em vasto material apresentado pelo Comando da Polícia Militar, onde se verificou inúmeros atos de vandalismo, crime e total descaso com o que define o Estatuto do Torcedor como normas a serem observadas pelas Torcidas Organizadas.

O MPRN reforça que esses atos criminosos têm sido praticados de forma reiterada nos jogos entre ABC Futebol Clube e América Futebol Clube, colocando em risco a integridade física de todos que se deslocam até as praças esportivas, inclusive os profissionais envolvidos no evento. Além disso, a proteção aos interesses coletivos do torcedor deve prevalecer sobre quaisquer outros interesses financeiros ou particulares, seja do torcedor, seja de agremiações envolvidas no certame em andamento.

Foto: Fernanda Lima/América RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MPRN, PM e Federação de Futebol avaliam possibilidade de torcida única em clássicos entre ABC e América

MPRN, PM e Federação de Futebol avaliam possibilidade de torcida única em clássicos entre ABC e América

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), a Polícia Militar e a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) se reuniram nesta quarta-feira (2) para tratar da instauração de procedimento administrativo para analisar e ponderar sobre a presença de torcida única nos clássicos entre ABC e América no campeonato estadual de futebol.

O encontro serviu para que as entidades ligadas ao evento analisassem relatório da Polícia Militar e suas justificativas sobre o caso ocorrido no último dia 23 de janeiro, em que cenas de violência foram observadas em Natal. Além de confusão entre torcidas nas proximidades do estádio Frasqueirão, houve briga entre torcedores na marginal da BR-101, em Neópolis, em que um dos envolvidos quase foi assassinado.

Participaram do encontro de ontem, a fim de debater a torcida única nos clássicos, o promotor de Justiça Luiz Eduardo Marinho, pelo MPRN, o presidente da FNF, o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva e o comandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar.

Foto: Divulgação/MPRN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

CBF anuncia tabela detalhada da primeira fase da Copa do Brasil

CBF anuncia tabela detalhada da primeira fase da Copa do Brasil

A edição 2022 da Copa do Brasil começa no dia 22 de fevereiro, uma terça-feira, com o duelo entre Pouso Alegre e Paraná, no estádio Irmão Gino Maria Rossi, em Pouso Alegre (MG), a partir das 16h30 (horário de Brasília). A tabela detalhada da primeira fase da competição foi anunciada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta quarta-feira (2).

Os demais 39 confrontos estão distribuídos por seis dias. No dia 22, serão seis partidas. As primeiras equipes da Série A do Campeonato Brasileiro a estrearem serão Santos e Avaí. Os paulistas visitam o Salgueiro às 21h30, em local a ser definido. No mesmo horário, os catarinenses encaram a URT no estádio Zama Maciel, em Patos de Minas (MG).

No dia 23 estão previstos mais nove jogos. Destaque para os duelos de Cuiabá e Cruzeiro contra ASA e Sergipe, respectivamente. O Dourado enfrenta os alagoanos às 19h, no estádio Coaracy Fonseca, em Arapiraca (AL), enquanto a Raposa visita os sergipanos no Batistão, em Aracaju.

As estreias de Coritiba e São Paulo serão as atrações do dia 24, que terá seis partidas. O Coxa encara o Bahia de Feira na Areja Cajueiro, em Feira de Santana (BA), às 19h. Mais tarde, às 21h30, o Tricolor pega o Campinense no Amigão, em Campina Grande (PB).

A primeira fase prossegue no dia 1º de março, com quatro jogos. De volta à Série A, o Goiás estreia diante do Sousa, às 21h30, em local indefinido. No mesmo horário, o Grêmio, que foi rebaixado à Série B, visita o Mirassol no estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol (SP).

O quinto dia de confrontos da Copa do Brasil é também aquele com mais jogos. Serão 13 partidas ao longo de 2 de março. Os destaques são as estreias de Vasco e Ceará, que visitam Ferroviária e São Raimundo-RR, respectivamente, às 21h30. O Cruzmaltino jogará na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara (SP). O compromisso do Vozão será no Canarinho, em Boa Vista.

Por fim, em 3 de março, quatro duelos encerram a primeira fase, com dois times da Série A em campo. Às 19h, o Atlético-GO joga fora de casa contra o União Rondonópolis, ainda sem local confirmado. Em seguida, Às 21h30, o Internacional pega o Globo na Arena das Dunas, em Natal – vale lembrar que o clube anfitrião é de Ceará-Mirim (RN), cidade a 33 quilômetros da capital potiguar.

Os confrontos serão definidos em jogo único. Em caso de empate no tempo normal, a equipe visitante, mais bem colocada no ranking da CBF, avança à segunda fase.

Confira abaixo os 40 confrontos da primeira fase da Copa do Brasil (sempre pelo horário de Brasília):

22 de fevereiro (terça-feira)

16h30 – Pouso Alegre x Paraná
19h – FC Cascavel x Ponte Preta
19h – Lagarto x Figueirense
21h30 – URT x Avaí
21h30 – Salgueiro x Santos

23 de fevereiro (quarta-feira)

15h30 – Tuntum x Volta Redonda
15h30 – Glória x Brasil
16h – Azuriz x Botafogo-SP
16h – Atlético-BA x CSA
19h – ASA x Cuiabá
19h – Altos x Sport
21h30 – Sergipe x Cruzeiro
21h30 – Tocantinópolis x Náutico
22h – Humaitá x Brasiliense

24 de fevereiro (quinta-feira)

15h30 – Fluminense-PI x Oeste
16h – Nova Iguaçu x Criciúma
16h30 – São Raimundo-AM x Manaus
19h – Bahia de Feira x Coritiba
21h30 – Campinense x São Paulo

1º de março (terça-feira)

16h – Maricá x Guarani
19h – Moto Club x Chapecoense
21h30 – Mirassol x Grêmio
21h30 – Sousa x Goiás

2 de março (quarta-feira)

15h30 – Icasa x Tombense
15h30 – Ceilândia x Londrina
15h30 – Real Noroeste x Operário-PR
15h30 – Tuna Luso x Novorizontino
16h – Portuguesa-RJ x CRB
16h30 – Costa Rica-MS x ABC
16h30 – Operário-MT x Sampaio Corrêa
18h – Rio Branco-AC x Vila Nova
19h – Porto Velho x Juventude
20h30 – Grêmio Anapolis x Juazeirense
20h30 – Trem x Paysandu
21h30 – Ferroviária x Vasco da Gama
21h30 – São Raimundo-RR x Ceará

3 de março (quinta-feira)

15h30 – Nova Venécia x Ferroviário
16h – Castanhal x Vitória
19h – União Rondonópolis x Atlético-GO
21h30 – Globo x Internacional


Com informações da Agência Brasil

Foto: Lucas Figueiredo/CBF/Direitos Reservados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Brasil e Equador empatam em jogo com quatro participações do VAR

Brasil e Equador empatam em jogo com quatro participações do VAR

Em jogo marcado pela utilização do VAR, Brasil e Equador empatam em 0 a 0 na15ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo.

Brasil e Equador empataram em 1 a 1 no final da tarde desta quinta-feira (27) em jogo válido pela 15ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar. A partida foi disputada no Estádio Casa Blanca em Quito. Mesmo sem a presença do craque Neymar, o time do técnico Tite aproveitou logo a primeira chance e abriu o placar aos cinco minutos de jogo.

Após da rebatida da defesa, Coutinho cruzou, Matheus Cunha tentou e a bola sobrou para o volante Casemiro abrir o placar. Depois, aos 13 minutos, ocorreu o primeiro lance com a participação do árbitro de vídeo. O atacante Matheus Cunha foi atingido pelo goleiro Domínguez. Após revisão, o árbitro colombiano Wilmar Roldán confirmou que a falta foi fora da área e expulsou o jogador do Equador.

Mas a vantagem do Brasil de jogar com um atleta a mais durou muito pouco. Aos 19 minutos, o lateral-direito Emerson, que já tinha cartão amarelo, acertou Estrada e foi expulso. E, logo na sequência da partida, ocorreu outra participação importante do árbitro de vídeo. Aos 25, o goleiro brasileiro Alisson havia sido expulso depois de atingir Enner Valencia. Mas, Wilmar Roldán acabou voltando atrás e deu apenas o amarelo para o arqueiro da seleção de Tite.

No começo da segunda etapa, outra revisão do VAR. Aos 12 minutos, Roldán viu um pisão do atacante Raphinha em Estupiñán dentro da área e marcou pênalti. Só que voltou atrás depois de rever o lance no vídeo. O gol de empate do Equador saiu aos 29 minutos da etapa final. Depois de um cruzamento, Félix Torres subiu junto com Casemiro e mandou de cabeça para o fundo da rede. E, por incrível que pareça, o juiz Wilmar Roldán ainda conseguiu se envolver em mais um lance com o VAR. Aos 45, ele marcou pênalti do goleiro Alisson em cima de Ayrton Preciado. Mas, depois de rever, mudou de ideia e considerou o lance como legal.

Com esse resultado, o Brasil, que já está classificado à Copa do Catar, continua na liderança das Eliminatórias com 36 pontos. O Equador, em terceiro, com 24 pontos tem a vaga bem encaminhada para o torneio do final deste ano. O Brasil volta a jogar na terça-feira (01/02) contra o Paraguai no Estádio Mineiro em Belo Horizonte. No mesmo dia, o Equador vai até Lima para enfrentar o Peru.

Com informações da Agência Brasil

Foto: Direitos reservados/Lucas Figueiredo/CBF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Brasil inicia preparação para jogo contra o Equador pelas Eliminatórias da Copa de 2022

Brasil inicia preparação para jogo contra o Equador pelas Eliminatórias da Copa de 2022

A seleção brasileira já começou a trabalhar em Quito (Equador) para o jogo da próxima quinta-feira (27.jan.2022) contra a equipe da casa pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022, no Catar.

Ainda sem grande parte dos convocados, Everton Ribeiro e Gabriel Barbosa, ambos do Flamengo, realizaram um trabalho na academia. A expectativa é que o restante da equipe chegue ainda nesta segunda.

“É muito bom estar de volta. Estou muito feliz de ter essa oportunidade novamente, de representar o Brasil. A camisa da seleção é um sonho que a gente realiza sempre que é possível estar aqui”, afirmou Everton Ribeiro.

O Brasil mede forças com o Equador, na próxima quinta, a partir das 18h (horário de Brasília), no estádio Casa Blanca, pela 15ª rodada das Eliminatórias da Copa. Na sequência, a Amarelinha viaja até Belo Horizonte, onde enfrenta o Paraguai no dia 1 de fevereiro.

Com informações da Agência Brasil

Foto: Lucas Figueiredo/CBF/Direitos Reservados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Após dois dias no hospital, Pelé recebe alta após internação para tratamento de câncer no cólon

Após dois dias no hospital, Pelé recebe alta após internação para tratamento de câncer no cólon

O ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, esteve internado entre quarta (19.jan.2022) e quinta-feira (20.jan.2022) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para seguir com o tratamento de um tumor no cólon intestinal, retirado no último dia 4 de setembro. Segundo o boletim médico divulgado pela instituição, o Rei do Futebol, que já recebeu alta, “está com condições clínicas estáveis”.

Pelé ficou quase um mês internado, entre 31 de agosto e 30 de setembro do ano passado, sendo submetido à cirurgia para retirada do tumor quatro dias após dar entrada no hospital. Ele passou boa parte do período na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em 8 de dezembro, o ex-jogador retornou ao Albert Einstein para realizar as últimas sessões de quimioterapia de 2021. Ele foi liberado no dia 23, para passar o Natal com os familiares.

Homenagem

Pelas redes sociais, Pelé prestou reverência a Elza Soares, que morreu nesta quinta, aos 91 anos. Na postagem, ele disse que Elza foi “uma lenda da nossa música, histórica, genuína, ímpar e inigualável” e lembrou que a cantora faleceu no mesmo dia 20 de janeiro que Garrincha, campeão mundial ao lado do Rei do Futebol em 1958 e 1962 e que foi marido da artista.

Com informações da Agência Brasil

Foto: Divulgação Santos FC/Direitos Reservados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Tite faz primeira convocação do ano para as Eliminatórias da Copa do Mundo

Tite faz primeira convocação do ano para as Eliminatórias da Copa do Mundo

O técnico Tite realizou na última quinta-feira (13.jan.2022) a primeira convocação da seleção brasileira de futebol em 2022. O escrete canarinho terá dois jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo pela frente: Equador, no próximo dia 27, no estádio Casa Blanca, em Quito; e Paraguai, no dia 1º de fevereiro, no Mineirão, em Belo Horizonte.

Na lista de 26 jogadores, o destaque é o desfalque do atacante Neymar, do Paris Saint-Germain (França), que se recupera de uma lesão no tornozelo. O lateral-direito Danilo, da Juventus (Itália), que recentemente voltou a treinar após um mês e meio tratando uma contusão na coxa, também ficou fora. Na comparação com a última convocação de 2021, outra ausência é a do lateral-esquerdo Renan Lodi, do Atlético de Madrid (Espanha).

“O Renan Lodi não pôde ser convocado pela não vacinação [contra a covid-19]. Ele perdeu a oportunidade de concorrer. O Renan não poderia entrar no Equador, pois tomou a primeira dose no dia 10. Respeitamos as leis do país”, explicou Tite, em entrevista coletiva.

Os substitutos do trio são os laterais Daniel Alves e Alex Telles – de Barcelona (Espanha) e Manchester United (Inglaterra), respectivamente – e o atacante Rodrygo, do Real Madrid (Espanha). Além deles, voltaram a ser chamados o goleiro Weverton (Palmeiras) e o meia Bruno Guimarães, do Lyon (França).

“Temos um radar de cerca de 46 atletas. O Bruno Guimarães é um deles. Checamos o momento do atleta. Iniciou muito bem no Lyon, teve uma queda, que é normal de adaptação. Em um segundo momento, ele já se comunica e entende melhor o clube e o país. O Telles da mesma forma. Existe a concorrência no setor”, argumentou, também em coletiva, o auxiliar Cesar Sampaio.

O Brasil já está classificado para o Mundial deste ano, no Catar, mas ainda tem cinco compromissos das Eliminatórias pela frente ocupando as datas-Fifa, que são os períodos voltados a jogos entre seleções. Por enquanto, não há duelos previstos contra equipes de outros continentes – em especial as europeias – na trajetória até a Copa. Apesar disso, Tite vê o Brasil entre os favoritos ao título.

“Eu cito que Brasil, França, Inglaterra, Bélgica, Alemanha, Argentina, Itália e Espanha estão entre os postulantes. Nenhum deles eu vejo se destacando. É justamente por não jogarmos contra europeus que não dá para dizer se é favorito ou não, pois não há referência. Eu gostaria que jogássemos, mas não dá pelo calendário”, finalizou o treinador.

Os convocados para as Eliminatórias da Copa do Mundo

Goleiros: Alisson (Liverpool-ING), Ederson (Manchester City-ING) e Weverton (Palmeiras);

Laterais: Daniel Alves (Barcelona-ESP), Emerson (Tottenham-ING), Alex Sandro (Juventus-ITA) e Alex Telles (Manchester United-ING);

Zagueiros: Éder Militão (Real Madrid-ESP), Gabriel Magalhães (Arsenal-ING), Marquinhos (PSG-FRA) e Thiago Silva (Chelsea-ING);

Meias: Bruno Guimarães (Lyon-FRA), Casemiro (Real Madrid-ESP), Fabinho (Liverpool-ING), Fred (Manchester United-ING), Gerson (Olympique de Marselha-FRA), Everton Ribeiro (Flamengo), Lucas Paquetá (Lyon-FRA) e Philippe Coutinho (Aston Villa-ING);

Atacantes: Antony (Ajax-HOL), Vinícius Júnior (Real Madrid-ESP), Rodrygo (Real Madrid-ESP), Gabriel Jesus (Manchester City-ING), Matheus Cunha (Atlético de Madrid-ESP), Raphinha (Leeds United-ING) e Gabriel Barbosa (Flamengo)

Fabinho e Lucas Paquetá estão suspensos do jogo contra o Equador.

Com informações da Agência Brasil

Foto: Reprodução Twitter/CBF Futebol

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Morre Pedrinho Albuquerque, campeão potiguar em 2001 com o Corintians de Caicó

Morre Pedrinho Albuquerque, técnico campeão potiguar em 2001 com o Corintians de Caicó

Morre Pedrinho Albuquerque, técnico responsável por levar o Corintians de Caicó ao título inédito do Campeonato Potiguar em 2001.

O Rio Grande do Norte perdeu, nesta sexta-feira (7.jan.2022), o ex-técnico de futebol Pedrinho Albuquerque, que fez história no futebol potiguar ao comandar o Corintians de Caicó em 2001, ano do titulo inédito do campeonato estadual. O presidente da Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF), José Vanildo, confirmou o falecimento do ex-treinador. A causa da morte ainda não foi revelada.

Além de Corintians de Caicó, Pedrinho Albuquerque também treinou o ABC, Globo, Alecrim e o Potyguar de Currais Novos, este último campeão do Estadual em 2012.

Foto: Reprodução/Emanuel Amaral/Morre Pedrinho Albuquerque

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Brasil fecha 2021 na vice-liderança do ranking das seleções

Brasil fecha 2021 na vice-liderança do ranking de seleções da Fifa

A Fifa anunciou nesta quinta-feira (23.dez.2021) a última edição do seu ranking de seleções em 2021. E a seleção brasileira permanece na vice-liderança da relação, que tem a Bélgica na ponta.

O ranking de seleções não teve nenhuma mudança no top 10 em comparação à edição anterior, com a França na 3ª posição, a Inglaterra na 4ª e a Argentina na 5ª. Itália, Espanha, Portugal, Dinamarca e Holanda fecham o Top 10.

Com informações da Agência Brasil

Foto: Lucas Figueiredo/CBF/Direitos Reservados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Rayssa Leal, a Fadinha, é escolhida melhor skatista do ano

Rayssa Leal, a Fadinha, é escolhida melhor skatista do ano

Rayssa Leal mostrou, mais uma vez, que é o grande nome do skate brasileiro ao conquistar o prêmio de melhor skatista do ano, entre as mulheres, do Troféu Cemporcento Skate. Entre os homens, a honraria ficou com Felipe Nunes.

O prêmio foi recebido pela fadinha na última quarta-feira (15.dez.2021), em cerimônia promovida pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk) em São Paulo. Além de receber o troféu de skatista do ano, a medalhista de prata na Olimpíada levou para casa o troféu Destaque Tóquio 2020.

Após a conquista, Rayssa Leal se pronunciou em seu perfil em uma rede social: “Estou muito feliz em ganhar esse prêmio! É uma honra. Foi um ano especial para o skate e mais ainda para mim. Queria agradecer a minha família, que sempre me apoiou, meus patrocinadores e a todos que, de alguma forma, me incentivaram e torceram por mim. Obrigada skate por me proporcionar os melhores momentos desse ano”.

Entre os homens o destaque foi Felipe Nunes, que, além de ser escolhido como skatista do ano, recebeu o troféu da categoria Paraskate.

Com informações da Agência Brasil

Foto: Julio Detefon/CBSK/Direitos Reservados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lewis Hamilton é condecorado cavaleiro pelo príncipe Charles

Lewis Hamilton é condecorado cavaleiro pelo príncipe Charles

Lewis Hamilton, sete vezes campeão da Fórmula 1, recebeu o título de cavaleiro pelos serviços prestados ao automobilismo nesta quarta-feira (15.dez.2021), dias após perder a chance de conquistar um oitavo título após uma última volta tensa no Grande Prêmio de Abu Dhabi.

Hamilton detém o recorde de mais vitórias em corridas, com 103, enquanto está empatado com o alemão Michael Schumacher em número de títulos mundiais da categoria. O britânico de 36 anos foi condecorado cavaleiro pelo príncipe britânico Charles durante uma cerimônia no Castelo de Windsor, na Inglaterra.

Hamilton é o quarto piloto de F1 a ser nomeado cavaleiro após o falecido australiano Jack Brabham, Stirling Moss e o tricampeão Jackie Stewart, e o único a receber o prêmio enquanto ainda pilotava.

Outros esportistas ativos que receberam o título de cavaleiro são o vencedor da Volta da França Bradley Wiggins, o medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de 5 e 10 mil metros Mo Farah, o duas vezes campeão de Wimbledon Andy Murray e o jogador de críquete da Inglaterra Alastair Cook.

Lewis Hamilton perdeu o título de 2021 para Max Verstappen, piloto da Red Bull, no último domingo (12). Os dois estavam empatados em pontos antes da corrida final em Abu Dhabi, onde o holandês ultrapassou Hamilton na última volta e conquistou o primeiro título de sua carreira.

Com informações da Agência Brasil

Foto: Andrew Matthews/Pool via Reuters/Direitos Reservados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Uefa sorteia jogos das oitavas de final da Liga dos Campeões

Uefa sorteia jogos das oitavas de final da Liga dos Campeões

Os confrontos das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa foram definidos nesta segunda-feira (13), na sede da União das Associações Europeias de Futebol (Uefa, sigla em inglês), em Nyon (Suíça). Maior vencedor do torneio, com dez títulos, o Real Madrid (Espanha) terá pela frente o Paris Saint-Germain (França), dos atacantes Lionel Messi e Neymar.

O sorteio teve que ser realizado duas vezes. Segundo a Uefa, o software que indica aos juízes da entidade quais os adversários elegíveis para cada clube apresentou um “erro material”. O problema foi constatado quando o Manchester United (Inglaterra) foi selecionado para encarar o Villarreal (Espanha), o que não seria possível pelo regulamento, pois ambos estiveram no mesmo grupo da primeira fase.

A nova definição colocou o Atlético de Madrid (Espanha) no caminho do United, do atacante Cristiano Ronaldo, maior artilheiro da história da competição, enquanto o Villarreal terá como oponente a Juventus (Itália). Já o atual campeão Chelsea (Inglaterra) medirá forças com o Lille (França), no único confronto repetido do sorteio anulado.

Vice na temporada 2020/21, o Manchester City (Inglaterra) será adversário do Sporting (Portugal). O também português Benfica enfrentará o Ajax (Holanda). Por fim, Bayern de Munique (Alemanha) e Liverpool (Inglaterra), que encerraram a primeira fase com 100% de aproveitamento, terão pela frente RB Salzburg (Áustria) e Inter de Milão (Itália), respectivamente.

As partidas de ida dos confrontos da Liga dos Campeões estão marcadas para os dias 15/16 e 22/23 de fevereiro, enquanto as de volta serão realizadas em 8/9 e 15/16 de março. Real, United, Juventus, Lille, City, Ajax, Bayern e Liverpool, por terem melhor campanha, farão o segundo jogo como anfitriões. O sorteio do chaveamento das quartas de final e das semifinais da Liga dos Campeões serão em 18 de março. A decisão será na Gazprom Arena, em São Petersburgo (Rússia), em 28 de maio.

Com informações da Agência Brasil

Foto: UEFA/Direitos reservados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Bira Marques é reeleito presidente do ABC para o triênio 2022-2024

Bira Marques é reeleito presidente do ABC para o triênio 2022-2024

O ABC Futebol Clube reelegeu o atual presidente, Bira Marques, para continuar a frente do clube no triênio 2022-2024. A votação ocorreu neste domingo (28.nov.2021), no estádio Frasqueirão. Fred Menezes será o vice-presidente do clube. A chapa 2 “ABC no Rumo Certo” obteve 69,57% dos votos válidos contra a chapa 1 “A Força da Frasqueira”, de Idamylton Garcia e Judery Fonseca.

Sócios e conselheiros aptos para o pleito votaram. Já os votos dos cessionários de camarote estão sub júdice, após liminar imposta pela chapa 1.

Após o resultado, Bira Marques agradeceu a confiança dos torcedores que votaram e falou sobre seus compromissos. “Em nome de todos os integrantes da chapa ABC no Rumo Certo, agradeço esse voto de confiança da Frasqueira ao nosso trabalho. Vamos seguir com muita responsabilidade em uma gestão participativa, com nossas metas muito estabelecidas e seguindo junto com nosso torcedor, que é o nosso maior patrimônio. Parabéns, ABC”, afirmou.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Conmebol acaba com o critério do gol fora de casa em competições na América do Sul

Conmebol acaba com o critério do gol fora de casa em competições na América do Sul

O critério do gol fora de casa não valerá mais a partir da próxima temporada nos campeonatos de futebol do continente sul-americano. A decisão foi anunciada ontem (25.nov.2021) pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), após reunião do conselho para discutir os últimos detalhes da final da Copa Libertadores, no próximo sábado (27.nov.2021), entre Flamengo e Palmeiras, em Montevidéu (Uruguai). De acordo com a entidade, o cancelamento da regra garantirá mais “justiça esportiva”.

Pelo Twitter, o presidente da entidade Alejandro Domínguez afirmou que “todos os gols dos torneios da Conmebol terão o mesmo valor, os muitos gols convertidos como visitante não serão mais considerados como fator de desempate. Com isso, visa-se uma maior justiça esportiva”.

Além da entidade sul-americana, a Uefa (União das Federações Europeias de Futebol) decidiu abolir o critério do “gol fora de casa” em junho deste ano. Já a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) não adota mais a regra em suas competições desde 2018.

Com informações da Agência Brasil

Foto: Reuters/Jorge Adorno/Direitos Reservados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Funvic Natal bate Uberlândia fora de casa e volta a vencer na Superliga Masculina de Vôlei

Funvic Natal bate Uberlândia fora de casa e volta a vencer na Superliga Masculina de Vôlei

O Funvic Educacoin Natal reencontrou a vitória na Superliga Masculina de Vôlei 21/22. Na noite do sábado, 20 de novembro, no Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), o time do Rio Grande do Norte bateu o Azulim/Gabarito/Uberlândia por 3 sets a 0, com parciais de 25/23, 25/18 e 25/22. Foi a terceira vitória do Funvic Educacoin Natal, que agora soma nove pontos e ocupa a nona colocação na fase classificatória. 

No próximo sábado, 27, o Funvic Educacoin Natal fará a sétima partida no Ginásio Nélio Dias, em Natal. O time receberá o Farma Conde São José a partir das 19h30, com transmissão pelo Canal Supervôlei.

O Funvic Educacoin Natal começou a partida desfalcado de dois de seus titulares, o cubano Elian e o norte-americano Pat, ambos em razão de problemas administrativos. Com isso, o time potiguar acabou levando um tempo para se ajustar e encontrar o melhor rendimento em quadra. Mas a partir da metade do set, a equipe, mesmo com alguns erros de saque, esteve sempre à frente no marcador até fechar em 25/23.

No segundo set, o representante nordestino voltou melhor. A equipe diminuiu o número de falhas, melhorou o serviço e ataque e, naturalmente, foi abrindo vantagem no marcador, com destaque para a boa atuação do oposto Gabriel. Com tranquilidade, o time encaminhou bem a série e fechou o set em 25/18 com um ace.

No terceiro set o Funvic continuou bem. Depois de ficar em vantagem, ainda permitiu a reação dos donos da casa, que chegaram a empatar em 20/20. Mas o time de Natal conseguiu fechar em 25/22.  

O melhor do jogo, que recebeu o Troféu Viva Vôlei, foi o oposto Gabriel.  “Foi um jogo que a gente sofreu, mas depois da sequência de derrotas foi muito bom e importante sair com vitória daqui. Agora é pensar na próxima partida, quando teremos um adversário direto na briga pela classificação. Vamos trabalhar para diminuir os erros de saque”, destacou.

Foto: Reprodução/Rodrigo Carvalho/Comunicação Vôlei Uberlândia

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Potiguar Ítalo Ferreira está concorrendo a melhor atleta do ano pelo COB

Potiguar Ítalo Ferreira está concorrendo a melhor atleta do ano pelo COB

O surfista potiguar Ítalo Ferreira está concorrendo a melhor atleta do ano pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). O anúncio foi feito na quinta-feira (11.nov.2021) pelo comitê.

Ítalo concorre ao troféu de Melhor Atleta do Ano do Prêmio Brasil Olímpico 2021 no masculino com Hebert Conceição (boxe) e Isaquias Queiroz (canoagem velocidade). Já no feminino as concorrentes são: Ana Marcela Cunha (maratonas aquáticas), Rayssa Leal (skate) e Rebeca Andrade (ginástica artística).

O processo de escolha dos indicados a Melhor Atleta do Ano e à premiação dos melhores das modalidades reuniu votos de jornalistas, dirigentes, Comissão de Atletas do COB, patrocinadores, ex-atletas e personalidades. O anúncio dos vencedores será divulgado em uma cerimônia que ocorrerá no dia 7 de dezembro, em Aracaju (SE).

Foto: Reprodução/Jonne Roriz/COB

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Nota Potiguar abre lote de 1,8 mil ingressos para jogo da Superliga Masculina de Vôlei em Natal

Nota Potiguar abre lote de 1,8 mil ingressos para jogo da Superliga Masculina de Vôlei em Natal

Os usuários do aplicativo Nota Potiguar poderão trocar os pontos acumulados por vouchers que garantem o acesso ao jogo da equipe do Funvic Natal contra o Sada Cruzeiro (MG), no ginásio Nélio Dias, situado na Zona Norte da capital potiguar. O jogo será realizado no próximo sábado (13), às 22h, e é válido pela quarta rodada da Superliga Masculina de Vôlei, principal competição da modalidade no país. Serão disponibilizados 1,8 mil ingressos no app.

O lote foi aberto na sexta-feira (12.nov.2021), às 10h. O Funvic Natal é o representante da região Nordeste na disputa do título do campeonato 2021/2022.

O contrato de parceria com o clube potiguar foi formalmente oficializado na manhã da quinta-feira (11.nov.2021), durante solenidade realizada no gabinete da Secretaria Estadual de Tributação (SET/RN). A assinatura contou com a presença do secretário adjunto da SET/RN, Álvaro Bezerra, o jogador Matheus Kraushuk e o técnico da equipe, o argentino Carlos Weber, além da coordenação da Nota Potiguar.

Nota Potiguar abre lote de 1,8 mil ingressos para jogo da Superliga Masculina de Vôlei em Natal
Foto: Divulgação/Ascom

Pela parceria, a Nota Potiguar passa a disponibilizar, a cada jogo do Funvic Natal realizado em casa, um montante de 1,8 mil ingressos, que podem ser reservados em até quatro vouchers por usuários. Para ter direito a um ingresso, o torcedor terá de ter acumulado pelo menos três pontos no aplicativo. Pelas regras da campanha, cada R$ 50 em compras com a inclusão do CPF na nota fiscal, o usuário ganha um ponto.

Com a abertura desse lote, o usuário deve acessar o aplicativo ou site https://np.set.rn.gov.br/, fazer o login, e escolher a opção ‘Campanha’ e, em seguida, ‘Ingressos’ para a reserva do voucher. Não será preciso fazer nenhuma troca pelo ingresso antecipadamente. Basta salvar o voucher e apresentá-lo para leitura do QR Code no momento da entrada no ginásio acompanhado de documento de identificação e comprovante do esquema vacinal completo.

O secretário adjunto da SET/RN reforça que esse apoio ao voleibol está em consonância com os propósitos da campanha Nota Potiguar, que é oferecer benefícios que têm aceitação do público alvo, fortalecer a cultura da educação fiscal ao exigir a nota fiscal nas compras e valorização do esporte profissional.

“O Governo do Estado acredita no potencial do clube e vê nesse projeto uma oportunidade de formação de uma nova geração de atletas da modalidade no Rio Grande do Norte, estimulada pelo desempenho da equipe. Nós, da Nota Potiguar, temos a certeza de que se trata de uma parceria ansiada por muitos usuários do aplicativo, o nosso foco principal”, diz Álvaro Bezerra.

Para o presidente do Funvic Educacoin Natal, Luis Otávio Palhari, a parceria com a Nota Potiguar é fundamental para a consolidação do projeto. “Trata-se de uma ação muito relevante, pois motivará o envolvimento ainda maior do público do Rio Grande do Norte com a equipe. Essa interação será extremamente positiva para todos”, destaca.

Até o fim da temporada, prevista para maio do próximo ano, a Nota Potiguar vai conceder 19,8 mil ingressos para os jogos da competição em Natal. Essa é mais uma aposta do Governo do Estado, por meio da Nota Potiguar, no esporte profissional. Desde o início, em meados de 2019, o programa tem apoiado o futebol do RN, com a troca de pontos por ingressos e itens esportivos oficiais dos clubes potiguares, como camisas, bonés e canecas – mais de 12 mil produtos somente neste semestre, um investimento de R$ 1,5 milhão, que foram revertidos aos clubes do estado, integrantes da série D do Brasileirão 2021.

Foto: Liziane Virgílio/Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Brasil vence Colômbia por 1 a 0 e conquista vaga para a Copa do Catar

Brasil vence Colômbia por 1 a 0 e conquista vaga para a Copa do Catar

O Brasil garantiu sua vaga na Copa do Mundo de 2022, que será realizada no Catar. A seleção derrotou a Colômbia por 1 a 0 pelas Eliminatórias Sul-Americanas. O jogo foi realizado na Neo Química Arena, em São Paulo, nesta quinta-feira (11.nov.2021), e teve a presença de 22 mil torcedores.

Com o resultado, a seleção brasileira manteve a liderança da classificação, com 34 pontos, e não pode mais deixar de ficar entre os quatro primeiros colocados, que garantem a classificação direta para o Mundial do Catar. O único gol da partida foi marcado por Lucas Paquetá, aos 26 minutos do segundo tempo.

A seleção brasileira volta a jogar na próxima terça-feira (26.nov.2021), jogando contra a Argentina, a partir das 20h30 (horário de Brasília) em San Juan.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF/Direitos Reservados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Para o técnico Tite, classificação do Brasil para a Copa é 'certa'

Para o técnico Tite, classificação do Brasil para a Copa é ‘certa’

Um dia antes da partida contra a Colômbia pelas Eliminatórias para a Copa de 2022 (Catar), o técnico Tite afirmou em entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira (10) que ele considera certa a classificação do Brasil para o próximo Mundial.

“Para mim, estamos classificados, com a pontuação que temos, para a Copa do Mundo. E diferentemente do outro estágio, agora parte para o estágio de preparação específica para jogos de Copa do Mundo, onde vamos enfrentar, por exemplo, uma Colômbia, numas quartas, numas oitavas de final. É fato, como aconteceu em 2014. Trabalharmos nesse objetivo real, a grandeza do jogo”, declarou o treinador.

E a confiança de Tite para o jogo, que acontece às 21h30 (horário de Brasília) de quinta-feira (11), vem justamente após a grande atuação contra o Uruguai (vitória de 4 a 1 na última rodada das Eliminatórias):

“Fez [a seleção] uma grande atuação, sim. Teve média de posse de bola inferior à que a gente tem [normalmente], mas ela criou inúmeras possibilidades de gol. E a gente pega dados para refletir sobre uma análise qualitativa. Ela teve o número maior de passes. E o número de passes está ligado às oportunidades, e número de gols feitos, e uma atuação que, das 11, para mim está no top 2”, afirma Tite.

Porém, o auxiliar técnico da seleção, César Sampaio, afirmou que se engana quem imagina que o Brasil encontrará facilidades diante dos colombianos: “Conhecemos o adversário, como eles nos conhecem, uma equipe que ainda não vencemos. O jogo tem todo esse cenário, e esperamos estar preparados para merecer essa vitória”.

Com informações da Agência Brasil

Foto: Lucas Figueiredo/CBF/Direitos Reservados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Rayssa Leal, a Fadinha, é campeã da 2ª etapa da Street League nos Estados Unidos

Rayssa Leal, a Fadinha, é campeã da 2ª etapa da Street League nos Estados Unidos

A brasileira Rayssa Leal sagrou-se campeã da segunda etapa da Street League de skate, circuito mundial da modalidade, neste sábado (30) em Lake Havasu, no Arizona (Estados Unidos).

Após ser ultrapassada na rodada final pela japonesa Momiji Nishiya, campeã nas Olimpíadas de Tóquio (Japão), a maranhense de 13 anos obteve a nota de 6,3 (seis décimos acima do que precisava) na última chance e ficou com o troféu. Pâmela Rosa ficou na quarta posição e Gabriela Mazetto terminou em sexto.

A Rayssa Leal, que nasceu na cidade de Imperatriz (Maranhão), já havia conquistado a primeira etapa da Street League de skate, em Salt League City em agosto.

Com informações da Agência Brasil

Foto: Reuters/Toby Melville/Direitos Reservados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Conmebol anuncia que não apoia Copa do Mundo a cada dois anos

Conmebol anuncia que não apoia Copa do Mundo a cada dois anos

A Conmebol, órgão dirigente do futebol sul-americano, anunciou nesta quarta-feira (27.out.2021) que rejeitou proposta da Fifa de realizar a Copa do Mundo a cada dois anos, principalmente porque a mudança não se justifica.

“Não há motivos, benefícios ou justificativas para a mudança promovida pela Fifa” a respeito da realização um evento bienal em vez de a cada quatro anos, disse a Conmebol em nota após reunião do conselho do órgão realizada em sua sede em Luque, no Paraguai. “Os 10 países que integram a Conmebol ratificam que não participarão de uma Copa do Mundo organizada a cada dois anos”, acrescentou a Conmebol.

O anúncio é um revés para as tentativas do presidente da Fifa, Gianni Infantino, que visitou alguns países da América do Sul neste mês com o objetivo de reforçar seu plano de realizar a Copa do Mundo a cada dois anos.


Com informações da Agência Brasil

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ex-jogador Souza é candidato único a presidência do América-RN

Ex-jogador Souza é candidato único à presidência do América de Natal

O ex-jogador do América de Natal, considerado um dos maiores ídolos da torcida, Souza é o único candidato à presidência do clube. Ele deverá ser eleito por aclamação na eleição marcada para a próxima sexta-feira (29.out.2021). José Ivanaldo de Souza, de 46 anos, confirmou a candidatura nesta segunda-feira (25.out.2021). Ele terá como vice-presidente o contador Vitor Almeida, ex-diretor financeiro do clube.

Natural de Itajá, no interior do RN, Souza foi revelado pelo América de Natal no ano de 1992. Participou de times como Corinthians, São Paulo, Athlético-PR e Flamengo, retornou ao América em 2006, conquistando o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Se transferiu para o Atlético-MG em 2008, mas logo voltou para o clube de Natal, onde jogou mais duas temporadas e encerrou a carreira aos 35 anos.

Souza e Vitor Almeida deverão substituir a chapa de Leonardo Bezerra e Ricardo Valério, eleita em 2019. Leonardo renunciou ao cargo em outubro de 2020. Ricardo assumiu o comando do clube e, em dois anos, não conseguiu o sonhado acesso à Série C – eliminações para Floresta na edição 2020 e Campinense em 2021.

Foto: Canindé Pereira/Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia Militar de Sergipe prende Fabinho Cambalhota, ex-jogador do Baraúnas, acusado de importunação sexual e lesão corporal

Polícia Militar de Sergipe prende Fabinho Cambalhota, ex-jogador do Baraúnas, acusado de importunação sexual e lesão corporal

A Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP) divulgou nota informando que a Polícia Militar prendeu, no último domingo (24.out.2021), em um bar localizado na Praia de Aruana, Zona de Expansão de Aracaju, um homem identificado como Fabio Almeida de Jesus, 35 anos, pelos crimes de importunação sexual e lesão corporal dolosa. Trata-se do ex-jogador dos principais clubes sergipanos e do potiguar Baraúnas, o atacante Fabinho Cambalhota.

De acordo com a informação passada pela PM, o jogador teria importunado uma mulher que estava em um estabelecimento comercial e em determinado momento “se aproximou e encostou suas partes íntimas na perna da vítima”. A mulher teria reagido e os seguranças do estabelecimento intervieram.

Durante a confusão, Fabinho Cambalhota teria quebrado uma garrafa de cerveja, vindo a ferir o proprietário do bar. Ele foi preso e conduzido ao Departamento de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAGV). O Auto de Prisão em Flagrante foi encaminhado à Delegacia da Mulher, onde um inquérito policial foi aberto.


Na terça desta segunda-feira (25), Cambalhota passou por audiência de custódia, onde Justiça concedeu liberdade provisória ao jogador, sob o pagamento de fiança de R$ 11 mil. Com base no Código Penal, Fabio está proibido de frequentar bares até o arquivamento da investigação ou enquanto durar o processo. Também está proibido de manter contato com as vítimas e testemunhas, das quais deve sempre ficar a uma distância mínima de 500 metros.

Com informações da Tribuna do Norte

Foto: Reprodução/Tribuna do Norte

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

CBF libera a presença da torcida visitante em jogos

CBF libera a presença da torcida visitante em jogos

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou uma atualização do Protocolo de Recomendações para Retorno do Público aos Estádios, cuja principal novidade é a permissão da presença da torcida visitante em estádios que já recebem público.

Segundo o documento divulgado no final da noite da última segunda (12), a presença da torcida visitante seguirá o mesmo protocolo dos apoiadores da equipe da casa, com a comprovação da vacinação completa para o novo coronavírus (Covid-19) e a realização de teste antígeno não reagente.

Esta atualização do protocolo também libera a presença de mascotes das equipes nas partidas e trata da dinâmica da entrada das equipes nos estádios.


Com informações da Agência Brasil

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo/Direitos Reservados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Fifa debate plano de Copa do Mundo bienal com técnicos de seleções

Fifa debate plano de Copa do Mundo bienal com técnicos de seleções

Os técnicos de todas as 211 seleções masculinas foram convidados pela Fifa para uma reunião sobre seus planos para uma Copa do Mundo bienal e um novo calendário internacional de partidas. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (18.out.2021). Segundo a Fifa, videoconferências com os técnicos serão realizadas nesta terça (19) e quinta-feira (21) sob o comando de Arsène Wenger, ex-técnico do Arsenal e hoje chefe de Desenvolvimento Global do Futebol da entidade.

Segundo a Fifa, uma Copa do Mundo bienal aumentaria as chances de países disputarem o torneio e que um processo de classificação simplificado, com menos datas, diminuiria as viagens dos jogadores.

Foto: Reprodução Twitter/FIFA Media

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Delegação do América pede reforço policial para jogo de volta contra o Campinense, no estádio O Amigão

Delegação do América pede reforço policial para jogo de volta contra o Campinense, no estádio ‘O Amigão’

Nesta quarta-feira (13.out.2021), reuniram-se na Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) o presidente do América Futebol Clube, Ricardo Valério e o representante do Grupo Gestor de Futebol da equipe, deputado estadual Hermano Morais, para garantir o reforço policial para a delegação americana na cidade de Campina Grande, na Paraíba, onde o clube irá jogar o jogo de volta contra o Campinense no próximo dia 16 de outubro, no estádio O Amigão.

O pedido foi feito após as cenas de vandalismo e depredação que ocorreram durante o jogo de ida, na Arena das Dunas, no último sábado, 9 de outubro, quando torcedores americanos atacaram a delegação paraibana durante o retorno desta ao hotel em que estava hospedada, nas proximidades do estádio. De acordo com a Sesed, o reforço na segurança se torna necessário em decorrência da possibilidade de se haver retaliação por parte da torcida do Campinense em solo paraibano.

Após o pedido, o coronel Araújo, secretário estadual de Segurança Pública, entrou em contato com o secretário de Segurança Pública da Paraíba e com o comandante-geral da Polícia Militar paraibana, por meio de ofício, solicitando reforço policial à equipe do América a partir do momento em que esta adentrar o território da Paraíba, “a fim de evitar qualquer incidente dessa natureza, algo que depõe contra a boa prática esportiva que deve prevalecer”, conclui o ofício.

Foto: Canindé Pereira/Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Outubro Rosa UNINASSAU Natal realiza passeio ciclístico solidário

Outubro Rosa: UNINASSAU Natal realiza passeio ciclístico solidário

Em alusão a campanha “Outubro Rosa”, a Faculdade UNINASSAU Natal realiza, no dia 23 deste mês, o primeiro “Passeio ciclístico solidário”, evento desportivo cujo objetivo é a arrecadação de alimentos que serão doados para instituições de combate ao câncer. A atividade é aberta a toda comunidade e inicia-se às 15h.

Segundo o diretor da UNINASSAU Natal, André Lemos, o passeio ciclístico tem o intuito de promover a conscientização sobre a prevenção e combate ao câncer de mama, bem como arrecadar mantimentos a serem doados. “O passeio ciclístico trata-se, antes de tudo, do exercício da solidariedade. É também um momento de união e apoio à luta contra o câncer. Com isso, buscamos promover uma conscientização da necessidade de prevenção e tratamento à doença”, declarou.

Para participar, os interessados devem realizar inscrições até o dia 18 de outubro, por meio do endereço eletrônico [email protected], informando os seguintes dados: nome completo, número para contato, vínculo com a UNINASSAU (se possui ou não), e se dispõe de aptidão para realizar o passeio ciclístico.

Além disso, é necessário que o ciclista efetue a doação de 2kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados, ao final do evento, a uma instituição de apoio à luta contra o câncer, que será definida posteriormente.

Percurso

A corrida terá como ponto de largada a unidade da UNINASSAU Natal (estacionamento lateral), localizada na Avenida Engenheiro Roberto Freire, prosseguindo até o Estádio Maria Lamas Farache (Frasqueirão) e a volta pelo conjunto Ponta Negra, finalizando a jornada. Além disso, durante todo o percurso, serão realizados sorteios de brindes aos participantes.

Para mais informações, o interessado pode entrar em contato por meio do número (84) 3344-7833.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Pela Série D, ABC e Caxias empataram em 0 a 0

Pela Série D, ABC e Caxias empataram em 0 a 0

O jogo entre ABC e Caxias terminou em 0 a 0, em Caxias do Sul, no domingo (10). A partida foi o jogo de ida do “mata-mata” do acesso da Série D para a Série C do Campeonato Brasileiro.

ABC e Caxias se encontram novamente no próximo domingo (19), quando o ABC recebe o time gaúcho no Frasqueirão, em Natal. O time vencedor terá acesso à Série C. Caso o jogo termine em empate, a decisão vai para os penaltis.

Foto: Luiz Erbes/S.E.R.Caxias

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neymar diz que Copa do Mundo de 2022, no Qatar, pode ser a sua última

Neymar diz que Copa do Mundo de 2022, no Qatar, pode ser a sua última

O jogador Neymar afirmou, em entrevista para um documentário, que a próxima Copa do Mundo, a ser realizada em 2022 no Qatar, pode ser a última na qual ele irá jogar. Segundo Neymar, ele espera chegar bem e ganhar o título, mas considera que não sabe se terá “condições de cabeça” para permanecer no futebol.

“Eu acho que é a minha última Copa do Mundo. Eu encaro como a minha última porque eu não sei se terei mais condições de cabeça de aguentar mais futebol. Então não sei. Então vou fazer de tudo para chegar muito bem, pra ganhar pro meu país, pra realizar o meu sonho maior desde pequeno e espero poder conseguir”, afirmou o jogador ao documentário produzido pela DAZN “Neymar & The Line of Kings”.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.