Brasil

Os principais acontecimentos de Norte a Sul do País, tudo o que acontece no Brasil você encontra publicado aqui, no Por dentro do RN.

Apagão cibernético afeta operações do Aeroporto de Natal

Apagão cibernético afeta operações do Aeroporto de Natal

Problema global causa atrasos em voos e obriga procedimentos manuais no terminal

O apagão cibernético mundial que afetou diversas empresas e países impactou também o Aeroporto Internacional de Natal nesta sexta-feira (19.jul.2024). A Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o terminal, informou que os processos de check-in, etiquetagem de bagagem e embarque estão sendo feitos manualmente.

Atualização de software da CrowdStrike causa caos global em sistemas de computadores
Apagão cibernético afetou voos da Azul e aplicativo do Bradesco

O aeroporto registrou atraso em pelo menos um voo. Em nota, a Zurich orientou os passageiros a chegarem mais cedo ao terminal. A falha, relacionada a sistemas que utilizam Windows da empresa CrowdStrike, também afetou serviços bancários e de comunicação globalmente. A Microsoft afirmou que a falha foi resolvida, mas problemas residuais ainda podem ocorrer, sem indícios de ataque hacker.

Fotos: Sandro Menezes/Governo do RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Apagão cibernético afeta operações do Aeroporto de Natal Read More »

Brasil terá 155 milhões de eleitores nas eleições municipais deste ano

Brasil terá 155 milhões de eleitores nas eleições municipais deste ano

Estimativa é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nesta quinta-feira (18), em Brasília, o eleitorado apto a comparecer às urnas nas eleições municipais de outubro próximo. O Brasil terá 155,9 milhões de eleitores que vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Segundo o tribunal, o número representa aumento de 5,4% em relação às eleições de 2020. Em nota à imprensa, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, declarou que o aumento do eleitorado mostra que as eleições no Brasil são democráticas e auditáveis.

“O elevado número de eleitoras e de eleitores confirma o que se tem demonstrado na história brasileira, especialmente desde a Constituição do Brasil de 1988 e nos últimos 28 anos em que se desenvolveu o sistema eletrônico de votação, que é o benefício de eleições democráticas livres, certas no tempo, auditáveis em seu processo, transparentes em sua realização, eficientes em seu resultado”, afirmou a ministra.

O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.

O município de Borá, no estado de São Paulo, terá o menor número de eleitores em outubro: 1.094 pessoas estarão aptas a votar. A cidade de São Paulo apresentará o maior eleitorado: 9,3 milhões. O Rio de Janeiro somará 5 milhões de eleitores.

Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Brasil terá 155 milhões de eleitores nas eleições municipais deste ano Read More »

Dois celulares são roubados ou furtados por minuto no Brasil

Dois celulares são roubados ou furtados por minuto no Brasil

Aparelhos são porta de entrada para outros crimes como golpes virtuais

No Brasil, quase dois celulares são roubados ou furtados por minuto. Quase um milhão de ocorrências foram registradas em delegacias de todo o país em 2023. Os dados são do 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (18), pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Os dados mostram que, pela primeira vez, o número de furtos, ou seja, a subtração dos aparelhos sem o uso da violência, superou o de roubos de aparelhos, com 494.295 contra 442.999 casos, respectivamente, ao longo de 2023. No total, foram 937.294 ocorrências nas delegacias brasileiras.

Apesar de serem altos, em relação a 2022, os números de roubos e furtos de celulares, em termos globais, apresentaram redução de 4,7%. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o número de ocorrências mostra a centralidade que tais aparelhos ocupam na nova dinâmica dos crimes patrimoniais. Os celulares se consolidam como porta de entrada frequente para outras modalidades delituosas em ascensão, como estelionatos e golpes virtuais.

A marca mais visada pelos criminosos foi a Samsung, com 37,4% dos casos, seguida pela Apple, com 25%, e pela Motorola, com 23,1%. Embora respondam por apenas 10% do mercado nacional, os iPhones representam uma em cada quatro subtrações de aparelhos. O Fórum ressalta que quando se atenta a proporções, é possível dizer que os usuários da Apple correm mais riscos na comparação com aqueles que utilizam telefones de outras marcas.

Segundo a publicação, em 78% das ocorrências, os criminosos optaram por vias públicas. Os casos são mais frequentes em dias de semana, em especial entre segundas e sextas-feiras, com prevalência entre 5h e 7h da manhã e o período entre 18h e 22h – horários em que, geralmente, a população está em deslocamento nas grandes metrópoles, indo ao trabalho ou voltando para casa.

No caso dos furtos, as vias públicas responderam por 44% dos registros, seguidas dos estabelecimentos comerciais/financeiros e residências, com 14% e 13% das ocorrências, respectivamente. Ao contrário dos roubos, os furtos de celulares são mais comuns nos finais de semana, que concentram 35% dos casos. Nessa categoria, os criminosos escolhem horários com movimento reduzido nas cidades, principalmente entre 10h e 11h e a partir do meio da tarde, por volta das 15h, até 20h.

De acordo com o anuário, as cidades com as maiores taxas de roubo e furto de celulares são: Manaus, com 2.096,3 casos a cada 100 mil habitantes; Teresina, com 1.866; São Paulo, com 1781,6; Salvador, com 1.716,6; e Lauro de Freitas (BA), com 1.695,8. A taxa do Brasil é de 461,5 ocorrências registradas para cada 100 mil habitantes. Entre as 50 cidades com maiores taxas de roubo e de furto de celular, 15 estão localizadas no estado de São Paulo.

Um golpe a cada 16 segundos

A publicação mostra ainda que os roubos de rua cederam lugar a estelionatos quando se observa o quadro de preferências criminais contemporâneas. Houve um total de 1.965.353 registros de estelionatos no ano passado, ou seja, um golpe a cada 16 segundos. O crescimento, em relação a 2022, foi de 8,2%. Em relação a 2018 houve alta de 360%.

Por outro lado, houve queda, entre 2022 e 2023, em seis diferentes modalidades de roubos: a estabelecimentos comerciais (18,8%); a residências (17,3%); a transeuntes (13,8%); de cargas (13,2%); de veículos (12,4%); e de celulares (10,1%).

“A gente está tendo uma mudança de paradigma na criminalidade patrimonial no Brasil e isso tem, evidentemente, bastante relação com os celulares, que acabam sendo a porta de entrada para esse mundo híbrido que a gente vive, com a digitalização das finanças, com a utilização das redes sociais”, diz o coordenador de projetos do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, David Marques.

“O celular tem o seu valor pelo aparelho, pelo seu valor de uso, mas também pelo que o celular dá acesso, que são as informações pessoais, são as informações bancárias, são as redes sociais das pessoas. Então, esse é um fenômeno que já vinha em curso, mas ele se aprofundou, se acelerou bastante a partir do contexto da pandemia e que segue aí chamando atenção enquanto uma mudança realmente de paradigma na dinâmica criminal dos crimes patrimoniais”.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública é baseado em informações fornecidas pelos governos estaduais, pelo Tesouro Nacional, pelas polícias civil, militar e federal, entre outras fontes oficiais da Segurança Pública.

Foto: Oswaldo Corneti/Fotos Públicas

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Dois celulares são roubados ou furtados por minuto no Brasil Read More »

Comissão do governo vai definir regras para transporte aéreo de pets

Comissão do governo vai definir regras para transporte aéreo de pets

Colegiado tem um mês para apresentar conclusão dos trabalhos

O Ministério de Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) instalaram nesta quinta-feira (18) uma comissão sobre o transporte aéreo de pets. O colegiado deve consolidar regras mais específicas para a presença de animais em voos domésticos e internacionais. A comissão tem 30 dias de prazo para apresentar a conclusão dos trabalhos.

A iniciativa é um desdobramento decorrente do Caso Joca, amplamente divulgado no país. O cão, da raça golden retriever faleceu em 22 de abril após ser embarcado para um destino errado, no porão do avião, onde permaneceu por várias horas além do previsto.

Durante a cerimônia, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho lembrou a morte do cão e disse que ao final dos trabalhos o colegiado deverá se debruçar sobre um marco legal sobre o tema, que poderá ser implementado por meio de resoluções, portarias e, também iniciativas de projetos de lei a serem apresentadas no Congresso Nacional.

“A gente verificou que as legislações na Europa, Estados Unidos e em outros países têm um déficit real de normas que dialoguem com a agenda de proteção animal, de transporte aéreo, de segurança e o Brasil pode dar um exemplo para muitos países no mundo”, disse o ministro, que destacou que a pasta deve trabalhar para também definir regras para o transporte marítimo de pets.

A comissão será coordenada pela Anac e contará com a participação de representantes de empresas aéreas, do Conselho Federal de Medicina Veterinária, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) dos ministérios da Agricultura e Pecuária, da Saúde, de Direitos Humanos e da Cidadania e de Portos e Aeroportos.

“Essa legislação tem que ser feita, até porque as companhias aéreas não podem agir da forma como elas agem, elas fazem o que querem com a gente”, disse João Fantazzini, que era tutor de Joca e participou da cerimônia de lançamento da comissão. “Não dá para aceitar mais isso. A forma como o Joca foi levado, foi fora da realidade, foi muito grave, foi uma crueldade muito grande e isso precisa ser mudado. Elas [as companhias aéreas] têm que seguir uma legislação bem rígida de transporte de animais, até porque eles fazem parte da nossa família”, continuou.

Uma das ações prevista pela comissão é a análise das quase 3,4 mil contribuições encaminhadas pela sociedade durante consulta pública instaurada pela agência reguladora após o caso Joca. As colaborações, recebidas pela Anac, incluem sugestões de médicos veterinários, entidades da sociedade civil, associações, empresas aéreas e profissionais do setor de aviação.

Entre as sugestões apresentadas estão desde o rastreamento dos animais, presença obrigatória de veterinários em aeroportos, transporte dos animais nas cabines das aeronaves, prioridade para os animais no embarque e desembarque, entre outras.

O diretor-presidente da Anac, Tiago Pereira, afirmou que a construção da política regulatória vai contemplar o bem-estar dos animais. Segundo a Anac, mais de 80 mil pets são transportados em aeronaves no Brasil anualmente.

“A gente tem aproveitado o engajamento do João [Fantazzini] para tentar melhorar a nossa regulação, para tentar considerar todos os aspectos relativos ao transporte aéreo de animais, para garantir conforto, segurança, bem-estar para os animais e também garantir acessibilidade para quem pretende utilizar esse serviço”, frisou Pereira.

Caso Joca

No dia 22 de abril, Joca embarcou em São Paulo com destino a Sinop, em Mato Grosso, em uma viagem que duraria duas horas e meia. Mas, por um engano da companhia aérea, o animal foi levado para Fortaleza. Quando o erro foi percebido, Joca foi enviado de volta a São Paulo. Nesse trajeto, que durou cerca de oito horas, ele não resistiu e morreu.

A Polícia Civil de Guarulhos concluiu que o cachorro Joca morreu dentro do avião da Gol que o transportava de Fortaleza para São Paulo. O caso ocorreu em abril. O animal, da raça golden retriever, foi vítima de um erro no transporte aéreo. O inquérito foi entregue à justiça.

O laudo necroscópico constatou que as causas da morte do cão foram estresse e desidratação que provocaram problemas cardíacos.

Além de processar a empresa aérea Gol, responsável pelo transporte de Joca, pelo ocorrido, o tutor de Joca tem feito campanhas alertando as autoridades como a Anac e a Secretaria Nacional do Consumidor, para que regulamentem o transporte de animais pelas companhias aéreas.

As contribuições serão consolidadas para construção de uma politica regulatória para ter clareza daquilo que será necessário para garantir segurança, bem-estar, mas também o acesso das pessoas ao serviço de transporte aéreo de animais.

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Comissão do governo vai definir regras para transporte aéreo de pets Read More »

Receita Federal apreende 2,5 mil comprimidos de ecstasy em Natal

Receita Federal apreende 2,5 mil comprimidos de ecstasy em Natal

Droga avaliada em R$ 250 mil foi enviada de São Paulo

A Receita Federal realizou, na manhã desta sexta-feira (19.jul2024), uma operação de vigilância e repressão no Centro de Tratamento de Cargas e Encomendas, em Natal, apreendendo uma encomenda postal contendo 2,5 mil comprimidos de ecstasy avaliados em R$ 250 mil.

Declarada como placas de vídeo, a encomenda foi enviada de São Paulo e tinha como destino Natal. Apesar da tentativa de dificultar a detecção da droga, os agentes caninos Ithor e Saymon identificaram a carga, que estava oculta em outros materiais e misturada a milhares de outros objetos.

WhatsApp Image 2024 07 19 at 10.49.09

O ecstasy é uma droga sintética, derivada do MDMA, com alto poder alucinante e que provoca diversos distúrbios à saúde humana.

O material apreendido será encaminhado às autoridades policiais para uma investigação mais detalhada do crime, por meio de um inquérito policial.

A Receita Federal do Brasil atua rotineiramente no combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas, entre outros crimes transfronteiriços, nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

Fotos: Divulgação/Receita Federal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Receita Federal apreende 2,5 mil comprimidos de ecstasy em Natal Read More »

Apagão cibernético afetou voos da Azul e aplicativo do Bradesco

Apagão cibernético afetou voos da Azul e aplicativo do Bradesco

Problema já foi corrigido, diz empresa de segurança cibernética

O apagão cibernético global causado nesta sexta-feira (19) pela empresa de segurança cibernética CrowdStrike afetou algumas empresas brasileiras, em especial do setor aereoportuário e bancário. Há queixas de usuários de aplicativos de bancos fora do ar e de atrasos de voos, em geral por dificuldades no sistema de check-in.

A companhia aérea Azul informou que, devido à intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais. “A recomendação é que os clientes que possuem voo hoje, e ainda não realizaram o check-in, cheguem ao aeroporto mais cedo e dirijam-se ao balcão de atendimento da companhia.”

No Aeroporto Internacional de Brasília, administrado pela Inframerica, o impacto foi muito pouco, restrito a voos da Azul. Até as 11 horas de hoje, cinco voos da empresa decolaram com atraso. Outros três ainda se encontravam atrasados. Todos da Azul. Diante da falha no sistema, o check-in passou a ser feito de forma manual, enquanto o sistema esteve fora do ar. “Outras companhias não reportaram impacto”, informou a Inframerica.

No Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, ocorreram alguns problemas devido à intermitência no sistema de check-in. Com as empresas passando a fazer o procedimento manualmente, não houve maiores impactos, segundo a Infraero, administradora do aeroporto.

A Força Aérea Brasileira não foi afetada pelo apagão cibernético. “O sistema de controle do espaço aéreo brasileiro, incluindo todos os equipamentos e softwares utilizados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo, permaneceu operando normalmente durante o período. Não houve impacto nos serviços de navegação aérea providos, mantendo-se o elevado nível de segurança das operações”, informou a FAB.

Aeroportos em todo o mundo, incluindo Tóquio, Amsterdã, Berlim e vários terminais espanhóis, relataram problemas em seus sistemas e atrasos. A American Airlines, a Delta Airlines, a United Airlines e a Allegiant Air suspenderam seus voos alegando problemas de comunicação.

“Uma falha de software de terceiros está afetando os sistemas de computadores em todo o mundo, inclusive na United. Enquanto trabalhamos para restaurar esses sistemas, estamos mantendo todas as aeronaves em seus aeroportos de partida”, disse a United em um comunicado. “Os voos que já estão no ar continuam em seus destinos.”

A Ryanair, maior companhia aérea da Europa em número de passageiros, também alertou sobre problemas em seus sistemas de reserva.

No Reino Unido, os sistemas de reservas usados pelos médicos estavam fora do ar, segundo vários relatórios de autoridades médicas no X, enquanto a Sky News, uma das principais emissoras de notícias do país, estava fora do ar, pedindo desculpas por não poder transmitir ao vivo.

Bancos

Clientes do Bradesco foram surpreendidos com uma falha no aplicativo do banco que, durante a manhã, apresentava uma mensagem dizendo que “em virtude de um apagão cibernético global, alguns canais digitais do Bradesco apresentam indisponibilidade”. O banco sugeriu, a seus clientes, que não desinstalem o aplicativo para não perderem a chave de segurança.

Em nota à imprensa, o Bradesco informou que equipes estão atuando para regularização o mais breve possível, e que seus terminais de autoatendimento funcionam normalmente.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a maioria das instituições financeiras brasileiras já normalizou seus serviços ainda pela manhã. “As demais estão em avançado estado de normalização e trabalhando para garantir o funcionamento de seus serviços rapidamente”, acrescentou ao informar que “alguns sistemas das instituições financeiras brasileiras chegaram a ser temporariamente afetados em diferentes escalas pela atualização do antivírus CrowdStrike, mas nada que comprometesse a prestação de serviços de forma relevante”.

O Banco Central informou que seus sistemas estão operando normalmente.

CrowdStrike

A CrowdStrike é uma empresa norte-americana de segurança cibernética. Ela divulgou uma nota na qual assume a responsabilidade pelo apagão cibernético que afetou diversas empresas e serviços em diversos países.

De acordo com o CEO da CrowdStrike, George Kurtz, o problema já foi “identificado, isolado e uma correção foi implantada”.

O incidente decorre de uma atualização de conteúdo para computadores com o sistema operacional Windows, da Microsoft, relacionados ao sensor Falcon. Em consequência, o computador trava e aparece a chamada “tela azul da morte”, que indica que há problemas com o computador.

“A CrowdStrike está trabalhando ativamente com clientes afetados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts Windows. Os hosts Mac e Linux não são afetados.”

“Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada.”, informou por meio das redes sociais o CEO da CrowdStrike.

George Kurtz sugeriu a seus clientes que acessem o portal de suporte da empresa para obter as atualizações mais recentes. “Recomendamos, ainda, que as organizações garantam a comunicação com os representantes da CrowdStrike por meio de canais oficiais. Nossa equipe está totalmente mobilizada para garantir a segurança e estabilidade dos clientes CrowdStrike”, acrescentou.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Apagão cibernético afetou voos da Azul e aplicativo do Bradesco Read More »

Atualização de software da CrowdStrike causa caos global em sistemas de computadores

Atualização de software da CrowdStrike causa caos global em sistemas de computadores

Problema afeta voos, emissoras, serviços bancários e de saúde; Microsoft e CrowdStrike trabalham para corrigir falha

Uma atualização de software da empresa de segurança cibernética CrowdStrike causou problemas em sistemas de computadores em todo o mundo nesta sexta-feira (19.jul.2024), suspendendo voos, tirando emissoras do ar e afetando serviços bancários e de saúde.

O problema foi causado por uma atualização do produto da CrowdStrike para clientes que usam o sistema operacional Windows, da Microsoft. A Microsoft informou que o problema já foi corrigido.

53229047937 870fb63b51 k
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

George Kurtz, CEO da CrowdStrike, afirmou na plataforma de rede social X que a empresa está “trabalhando ativamente com clientes afetados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts do Windows” e que uma correção está sendo implantada. Kurtz enfatizou que este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético.

Impacto nos Estados Unidos e internacionalmente

Na manhã de hoje, importantes companhias aéreas dos Estados Unidos – American Airlines, Delta Airlines e United Airlines – suspenderam voos. Bancos e empresas de serviços financeiros na Austrália, Alemanha e Brasil também relataram falhas. No Brasil, o Bradesco informou que suas plataformas digitais estavam indisponíveis devido ao apagão cibernético global.

Nos Estados Unidos, emissoras de televisão afiliadas à Sinclair Broadcast Group ficaram fora do ar, e o South Coast Health, um sistema de saúde da Geórgia, declarou que suas operações estavam afetadas, solicitando aos pacientes que adiassem visitas não urgentes. O governo estadual e as escolas de Nevada relataram interrupções generalizadas, e os funcionários estão usando papel e caneta para registrar dados.

Medidas de mitigação

Empresas estão tomando medidas para reduzir o impacto, incluindo a reversão da atualização da CrowdStrike. No entanto, alguns sistemas críticos, como os de hospitais, continuam enfrentando dificuldades.

Resposta da Microsoft

A Microsoft está colaborando estreitamente com a CrowdStrike para resolver os problemas e garantir que uma atualização segura seja implantada. Especialistas em segurança cibernética estão monitorando a situação para prevenir possíveis explorações de vulnerabilidades decorrentes do problema.

Consequências e recomendações

As falhas causadas pela atualização destacam a importância de testes rigorosos e processos de validação para atualizações de software, especialmente em ambientes críticos. Organizações são aconselhadas a revisar seus planos de contingência e continuidade de negócios para lidar com falhas inesperadas e minimizar interrupções.

Declaração da CrowdStrike

A CrowdStrike pediu desculpas pelos transtornos causados e está empenhada em fornecer suporte técnico contínuo aos seus clientes até que todos os sistemas afetados estejam completamente restaurados e operando normalmente.

Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Atualização de software da CrowdStrike causa caos global em sistemas de computadores Read More »

Dólar fica perto de R$ 5,60 com incertezas no Brasil e no exterior

Dólar fica perto de R$ 5,60 com incertezas no Brasil e no exterior

Bolsa cai 1,39% e fica nos 127 mil pontos

Num dia de tensão no Brasil e no exterior, o dólar aproximou-se nesta quinta-feira (18) de R$ 5,60. A Bolsa de Valores (B3) caiu mais de 1% e recuou para os 127 mil pontos.

O dólar comercial encerrou o dia vendido a R$ 5,587, com alta de R$ 0,104 (+1,89%). A cotação subiu durante todo o dia até encerrar perto de valores máximos.

Com o desempenho de hoje, a moeda norte-americana, que até ontem (17) acumulava queda em julho, passou a registrar estabilidade no mês. Em 2024, a divisa subiu 15,12%.

No mercado de ações, o dia também foi tenso. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 127.652 pontos, com queda de 1,39%. A bolsa brasileira acompanhou o movimento no Brasil e no exterior.

Em todo o planeta, as bolsas tiveram hoje forte queda por causa do desabamento de ações de empresas de inteligência artificial. Além disso, o dólar voltou a subir perante moedas de países emergentes, como o Brasil, com a alta das taxas dos títulos do Tesouro norte-americano.

Tensões

No cenário doméstico, o dia foi dominado pelas tensões em torno dos cortes no Orçamento de 2024, que serão anunciados na próxima segunda-feira (22). No início da noite, após o fechamento do mercado brasileiro, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou um corte de R$ 15 bilhões no Orçamento, após a reunião da Junta de Execução Orçamentária (JEO).

Diante das pressões, Haddad antecipou o anúncio dos cortes. Do total retido no Orçamento, R$ 11,2 bilhões serão contingenciados e R$ 3,8 bilhões ficarão bloqueados. A JEO é composta pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad; pela ministra Simone Tebet; pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa; e pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Tanto o contingenciamento como o bloqueio representam cortes temporários de gastos. O novo arcabouço fiscal, no entanto, estabeleceu motivações diferentes. O bloqueio ocorre quando os gastos do governo crescem mais que o limite de 70% do crescimento da receita acima da inflação. O contingenciamento ocorre quando há falta de receitas que comprometem o cumprimento da meta de resultado primário (resultado das contas do governo sem os juros da dívida pública).

Foto: John Guccione www.advergroup.com/pexels

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Dólar fica perto de R$ 5,60 com incertezas no Brasil e no exterior Read More »

Governo Lula suspende R$ 15 bilhões do orçamento

Governo Lula suspende R$ 15 bilhões do orçamento

Do total, R$ 11,2 bi serão bloqueio e R$ 3,8 bi, contingenciamento

Após reunião no Palácio do Planalto, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quinta-feira (18) que o governo federal fará uma contenção de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 para cumprir as regras do arcabouço fiscal e preservar a meta de déficit zero das despesas públicas prevista para o fim do ano. Desse total, segundo o ministro, R$ 11,2 bilhões serão de bloqueio e outros R$ 3,8 bilhões de contingenciamento.

“A Receita fez um grande apanhado do que aconteceu nesses seis meses [na arrecadação]. O mesmo aconteceu com o Planejamento, no que diz respeito às despesas. E nós vamos ter que fazer uma contenção de R$ 15 bilhões, para manter o ritmo do cumprimento do arcabouço fiscal, até o final do ano, consistindo em R$ 11,2 bilhões de bloqueio, em virtude do excesso de dispêndio acima dos 2,5% [de crescimento acima da inflação] previstos no arcabouço fiscal. E de R$ 3,8 bilhões de contingenciamento, em virtude da Receita, particularmente em função do fato de que ainda não foram resolvidos os problemas pendentes [reoneração da folha de pagamento das empresas] junto ao Supremo Tribunal Federal, ao Senado Federal”, explicou o ministro, em declaração à imprensa.

Ele estava acompanhado das ministras Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos) e do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. A decisão foi tomada após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os detalhes sobre os cortes serão informados na apresentação do Relatório Bimestral de Receitas e Despesas, na próxima segunda-feira (22), como a queda na projeção de receitas e os aumentos de despesas. Em seguida, o governo deve editar um decreto listando as pastas afetadas pelos cortes.

Tanto o contingenciamento como o bloqueio representam cortes temporários de gastos. O novo arcabouço fiscal, no entanto, estabeleceu motivações diferentes. O bloqueio ocorre quando os gastos do governo crescem mais que o limite de 70% do crescimento da receita acima da inflação. O contingenciamento ocorre quando o governo ocorre quando há falta de receitas que comprometem o cumprimento da meta de resultado primário (resultado das contas do governo sem os juros da dívida pública).

No caso do contingenciamento de R$ 3,8 bilhões, segundo Haddad, há maior possibilidade de que possa ser revisto, caso as negociações com o Senado para a reoneração da folha de pagamento de empresas de 17 setores da economia avancem, com a aprovação da medida pelos parlamentares, em acordo com o governo.

Já a meta fiscal estabelecida para este ano, segundo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), é de déficit zero, com uma banda de tolerância de 0,25% do Produto Interno Bruno (PIB). Essa projeção segue mantida, garantiu o ministro.

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo Lula suspende R$ 15 bilhões do orçamento Read More »

Matheus Nachtergaele é confirmado em painel exclusivo de ‘O Auto da Compadecida 2’ no Imagineland

Matheus Nachtergaele é confirmado em painel exclusivo de ‘O Auto da Compadecida 2’ no Imagineland

Intérprete de João Grilo estará com o “Chicó” Selton Mello e a “Rosinha” Virginia Cavendish apresentando painel sobre o filme da H2O Films, que estreia em dezembro

Extra! Extra! Extra! João Grilo, Chicó e Rosinha estarão juntos no Imagineland 2024. Matheus Nachtergaele, o João Grilo, acaba de ser confirmado para o painel exclusivo de O Auto da Compadecida 2 que acontece no sábado (27). Ele se une aos colegas Selton Mello (Chicó) e Virginia Cavendish (Rosinha), a codiretora Flavia Lacerda (que assina a direção com Guel Arraes) e ao diretor de fotografia Gustavo Hadba, e ainda a João Suassuna, neto do escritor Ariano Suassuna, autor de O Auto da Compadecida, falecido em 2014.

Mais importante festival de cultura pop do Norte-Nordeste, o Imagineland acontece nos dias 26, 27 e 28 de julho, no Centro de Convenções de João Pessoa (PB). Os ingressos estão à venda aqui e na Claro dos shoppings Manaíra, Mangabeira e Tambiá, na loja da av. Epitácio Pessoa (todas em João Pessoa) e na loja Claro do Shopping RioMar (Recife).

Além de conversarem com o público sobre a continuação do grande sucesso do cinema e da TV O Auto da Compadecida (2000), elenco e equipe irão exibir, com exclusividade, uma cena do longa-metragem, que tem estreia confirmada para 25 de dezembro em todo o Brasil.

Painel e exibição irão ocorrer no Centerplex Cinemas A Pedra do Reino, originalmente instalado no Teatro A Pedra do Reino, nome de outra obra de Ariano Suassuna, no sábado (27). Não será cobrado ingresso extra, porém está limitada à capacidade do local, que tem quase três mil lugares.

Com aprovação da família de Ariano Suassuna, O Auto da Compadecida 2 tem produção da Conspiração, Guel Produções e H2O Films, que também assina a distribuição. A coprodução é da Claro, com patrocínios master do Instituto Cultural Vale e da Brahma, e patrocínios da Santa Helena, do Itaú Cultural e do TikTok.

O roteiro da continuação é assinado por Guel Arraes e João Falcão, com a colaboração de Adriana Falcão e Jorge Furtado. A nova Taperoá é recriada nos anos 1950, 25 anos depois da história do primeiro longa.

O Auto da Compadecida 2 revisita os icônicos personagens Chicó (Selton Mello) e João Grilo (Matheus Nachtergaele) mais de 20 anos depois do lançamento do primeiro filme. A nova aventura também ganha reforços de peso no elenco: Taís Araujo integra o elenco principal da sequência, interpretando Nossa Senhora.

AUTO2 16082023 LauraCampanella LCS03824 1

Outros novos nomes são o de Eduardo Sterblitch no papel de Arlindo, um comerciante e radialista poderoso; Humberto Martins como Coronel Ernani; Fabiula Nascimento como Clarabela; e Luis Miranda como Antônio do Amor. Virginia Cavendish permanece na pele de Rosinha e Enrique Diaz dará vida mais uma vez a Joaquim Brejeiro.

O Imagineland

O Imagineland é promovido pelas empresas Eleven Dragons, Ei Nerd e Grupo Spola; apresentado pela operadora Claro com correalização do Governo do Estado da Paraíba, Secretaria Estadual de Cultura e ICMS Cultural e patrocínio do grupo Centerplex e da Prefeitura de João Pessoa.

A edição 2024 contará com a presença do cantor e ator mexicano Christian Chávez (integrante do RBD), dos astros norte-americanos Vincent Martella e Mike Estime, respectivamente o Greg e o Perigo de Todo Mundo Odeia o Chris, Aimee Garcia (Lúcifer, Dexter); e Michael Cudlitz (o Abraham de The Walking Dead e o Lex Luthor de Superman & Lois); do ator e humorista mexicano Carlos Villagrán, o Kiko do seriado Chaves; e das cosplayers Maid of Might e Cassandra Ariel.

Diretor brasileiro indicado a dois prêmios Oscar, Carlos Saldanha (Rio, A Era do Gelo, Touro Ferdinando) é o homenageado deste ano do evento, que fará a primeira exibição no Brasil do novo filme dele, a aventura de fantasia live action Harold e o Lápis Mágico.

Diretora executiva da Maurício de Sousa Produções, Mônica Sousa também estará no Imagineland 2024, apresentando o painel oficial do estúdio, onde promete anunciar muitas novidades. Filha de Maurício de Sousa (que esteve na primeira edição do Imagineland, em 2023), ela também inspirou a personagem mais famosa do estúdio, a Mônica.

Os atores Selton Mello, Matheus Nachtergaele e Virgínia Cavendish participam de um painel sobre O Auto da Compadecida 2, com a presença, também da codiretora Flavia Lacerda e do diretor de fotografia Gustavo Hadba, além de João Suassuna, neto de Ariano Suassuna, autor da obra original.

E por falar em cinema, a Lupa Filmes celebra 15 anos com um painel lotado de novidades exclusivas para o Imagineland, como o lançamento do trailer e do poster da comédia Vilã das Nove, dirigido por Teodoro Poppovic, com distribuição da Disney; o teaser de Abraço de Mãe, estrelado por Marjorie Estiano, com direção do argentino Cristian Ponce e uma conversa com quadrinista Shiko e a diretora Renata Pinheiro sobre a adaptação da HQ Carniça.

O Imagineland também promove, em paralelo, o Music Arena, no estacionamento do Centro de Convenções de João Pessoa. É lá que irá acontecer o show Celebrating Life Through Death, que marca a despedida do grupo Sepultura dos palcos.

Os fãs de histórias em quadrinhos farão a festa com um super Artists’ Alley formado por 160 artistas de dentro e fora do Brasil, entre eles o inglês John Higgins (colorista de Watchmen e A Piada Mortal), que virá ao evento lançar a HQ Mundo Sem Fim em parceria com a editora Pipoca & Nanquim; o francês Fabien Toulmé (Duas Vidas) e o uruguaio Christian Duce (Liga da Justiça Vs Godzilla Vs Kong), além dos brasileiros Ivan Reis (SP), Rafa Coutinho (SP), Sidney Gusman (Editor do MSP), Shiko (PB) e Paulo Moreira (PB), entre outros.

Dois gigantes da dublagem brasileira estarão no Imagineland, e pela primeira vez na Paraíba: Wendel Bezerra (Bob Esponja, Goku de Dragon Ball Z), Guilherme Briggs (o Buzz Lightyear de Toy Story, o Optimus Prime da franquia Transformers) e a turma do Voice Makers. O cast ainda conta com Peter Jordan, Breno Jordan e Diana Zambrozuski.

Os Cavaleiros dos Zodíacos

Os fãs de Os Cavaleiros do Zodíaco irão celebrar os 30 anos da estreia do anime no Brasil junto com o Imagineland. Em parceria com Toei Animation, o evento terá uma mostra temática oficial com uma simulação, em tamanho real, das 12 casas dos Cavaleiros de Ouro e uma timeline narrando todos os principais momentos do seriado no Brasil, distribuídos em uma área de 400m2. E mais: quem visitar a mostra ainda irá ganhar um poster oficial da exposição.

Bob Esponja

Em parceria com a Paramount e Nickelodeon, o Imagineland celebra os 25 anos da animação Bob Esponja Calça Quadrada com uma série de ações, como um Bob Esponja inflável de seis metros de altura instalado no Busto de Tamandaré, em João Pessoa (PB), até o dia do evento, quando o Bob Esponja gigante se muda para o Centro de Convenções. Bob Esponja também estampa todas as credenciais do evento e também é tema de uma corrida de rua. A Corrida Bob Esponja está marcada para o dia 28 de julho, com saída do Busto de Tamandaré. Informações aqui.

Balão do Bidu, campeonatos e jogos de tabuleiro

O Balão do Bidu é uma das atrações deste ano do Imagineland. O balão de ar quente com cerca de 33 metros de altura e 210 quilos tem participado de eventos internacionais. Durante o evento, o público poderá embarcar gratuitamente no “Bidu-Balão”, como foi batizado no gibi da Turma da Mônica, e usufruir de uma vista única do ponto mais oriental das Américas, onde está situado o Centro de Convenções da capital paraibana.

Três campeonatos já começaram agitar o evento na temporada de inscrições, encerradas em março. Chancelado pela CBGE – Confederação Brasileira de Games e eSports, o Imagineleague, maior torneio de eSports do Norte-Nordeste, irá pagar R$ 162 mil em prêmios nas disputas de League of Legends (LoL), CS:GO2e Free Fire. O K-Pop Contest 2024, com categorias solo e grupo, soma um total de R$ 15 mil em prêmios, e o CosplauCup, vai com R$ 16 mil em disputa.

Fãs de jogos de tabuleiro poderão se divertir a valer na Arena Board Game, que ficará instalado nos três dias de evento no Pavilhão Claro. Parceria com a Galápagos, a Arena Board Game terá 18 mesas distribuídas por 180m2, onde o público poderá jogar de clássicos a novidades do catálogo da Galápagos, como Star Wars: Bounty Hunters, Dixit: Disney Edition, Ticket to Ride, Dobble e Exploding Kittens, entre outros jogos.

A primeira edição do Imagineland, realizada em julho de 2023, atraiu 27 mil pessoas ao Centro de Convenções da capital paraibana, sendo 25% desse público visitante de outros estados. A primeira edição também alcançou nas redes sociais mais de quatro milhões de pessoas, com cerca de 35 milhões de visualizações, gerando cerca de R$ 15 milhões em valor de mídia.

Imagineland 2024

Datas: 26, 27, 28 de julho.
Local: Centro de Convenções de João Pessoa (PB).
Ingressos + informações: www.imagineland.com.br
Redes Sociais: /imaginelandbr

Fotos: Laura Campanella/Divulgação/Imagineland

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Matheus Nachtergaele é confirmado em painel exclusivo de ‘O Auto da Compadecida 2’ no Imagineland Read More »

Sobrinho é preso em São Paulo após assassinar a tia em Natal para roubar pertences

Sobrinho é preso em São Paulo após assassinar a tia em Natal para roubar pertences

Crime ocorreu na zona Sul de Natal; investigação revela detalhes chocantes sobre a premeditação e execução do ato

Um homem de 20 anos foi preso na quarta-feira (17.jul.2024) no bairro Vila Nova Manchester, zona Leste de São Paulo, acusado de assassinar sua tia, a enfermeira aposentada Soraia Pereira Sátiro, de 66 anos. O crime aconteceu na sexta-feira (12.jul), na zona Sul de Natal, e foi premeditado por ele e um cúmplice, de acordo com a Polícia Civil.

Captura de tela 2024 07 18 122012
Foto: Divulgação

Segundo as investigações, os dois jovens invadiram a residência de Soraia armados com uma faca, com a intenção de roubá-la. Após o homicídio, eles fugiram levando cartões de crédito, dinheiro, celulares, joias e o carro da vítima. O veículo foi encontrado na quarta-feira (16.jul) no bairro Parque de Exposições, em Parnamirim.

Detalhes do crime

Inicialmente, a Polícia Civil acreditava que o crime havia ocorrido no sábado, mas as investigações confirmaram que Soraia foi morta na sexta-feira, por volta das 17h. O corpo foi descoberto no sábado pela única filha da vítima, que tentou contatar a mãe durante todo o dia anterior sem sucesso.

Câmeras de segurança registraram o momento em que os suspeitos deixaram a casa de Soraia carregando a faca usada no crime. As imagens, divulgadas pela Polícia Civil, mostram os dois saindo da residência no bairro Capim Macio, na Zona Sul de Natal.

Prisão do sobrinho

O sobrinho de Soraia, identificado como um dos autores intelectuais do crime, foi preso em São Paulo. A Polícia Civil afirma que ele planejou o roubo e recrutou um colega de faculdade, alegando que seria um crime fácil devido ao seu acesso às senhas dos cartões da tia. O delegado Márcio Lemos, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), destacou a crueldade do ato, cometido por alguém acolhido pela vítima.

16318426557 6a7c6a0a4b k
Foto: Edson Lopes Jr/A2AD

Após o crime, o sobrinho usou o dinheiro roubado para fazer compras em lojas de alto padrão e participar de festas, demonstrando frieza e premeditação. O cúmplice se entregou à polícia na segunda-feira (15.jul) e prestou depoimento, mas não foi preso até a manhã de quinta-feira (18.jul).

Investigação e desdobramentos

Apesar da colaboração do cúmplice, a DHPP informou que nenhum dos dois assumiu a autoria dos golpes de faca. As investigações revelaram que ambos foram responsáveis pelo crime. A delegada Liana Aragão explicou que, embora as câmeras mostrem o cúmplice carregando a faca, não é possível determinar quem desferiu os golpes fatais.

A Polícia Civil continua as investigações para esclarecer todos os detalhes e garantir que os culpados sejam punidos.

Foto: Governo de São Paulo/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sobrinho é preso em São Paulo após assassinar a tia em Natal para roubar pertences Read More »

Mortes violentas no Brasil diminuem 3,4% em 2023

Mortes violentas no Brasil diminuem 3,4% em 2023

Santana (AP) lidera o ranking, com 92,9 mortes por 100 mil habitantes

Em 2023, as mortes violentas no Brasil diminuíram em relação a 2022. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (18), houve uma queda de 3,4% no período de um ano. Apesar da redução, foram registradas 46.328 mortes violentas intencionais em todo o país no ano passado, o que representa 22,8 mortes violentas a cada 100 mil habitantes.

Os dados fazem parte da 18ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O chamado índice de mortes violentas intencionais (MVI) inclui as vítimas de homicídio doloso, entre elas as vítimas de feminicídios; vítimas de latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte; de lesão corporal seguida de morte; e, mortes decorrentes de intervenções policiais.

Para o coordenador de projetos do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, David Marques, a queda, ainda que não seja tão expressiva, é motivo de comemoração, mas também, de alerta, uma vez que o Brasil segue sendo um país violento.

“É um feito importante para um país do tamanho do Brasil ter uma redução de 3,4% que, na verdade, se soma a uma tendência de redução que a gente vem acompanhando desde 2018”, diz e ressalta: “A gente teve 46.328 mortes violentas intencionais em 2023. Ainda é um número bastante alto. O Brasil tem aproximadamente 3% da população mundial, mas concentra 10% dos homicídios registrados no mundo. As nossas taxas de homicídio ainda mostram que o Brasil é um país extremamente violento”.

Segundo o Anuário, em termos globais, a taxa de MVI, ou seja, 22,8 mortes violentas a cada 100 mil habitantes, é quase quatro vezes maior do que a taxa mundial de homicídios, que, segundo dados das Nações Unidas é de 5,8 mortes por 100 mil habitantes.

Cidades mais violentas

O município de Santana, no Amapá, lidera o ranking das dez cidades mais violentas no país, com 92,9 mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes. O índice é mais do que quatro vezes maior que o nacional. Em seguida estão: Camaçari (BA), com 90,6; Jequié (BA), com 84,4; Sorriso (MT), com 77,7; Simões Filho (BA), com 75,9; Feira de Santana (BA), com 74,5; Juazeiro (BA), com 74,4; Maranguape (CE), com 74,2; Macapá (AP), com 71,3; e Eunápolis (BA), com 70,4. Seis dessas municipalidades estão no estado da Bahia.

Considerando as regiões, Norte e Nordeste são as regiões mais violentas. Na análise do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, nessas duas regiões estão localizados os estados que estão convivendo com um quadro acentuado de disputas entre facções de base prisional por rotas e territórios e, ao mesmo tempo, concentram a maioria dos estados com altas taxas de letalidade policial.

As maiores taxas de mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes são: Amapá, com 69,9 mortes por 100 mil habitantes; Bahia, com 46,5; e Pernambuco, com 40,2. As menores taxas são as de São Paulo, 7,8; Santa Catarina, 8,9; e, Distrito Federal, 11,1.

Mais investimentos

Segundo o anuário, o Brasil investiu R$ 137,9 bilhões em segurança pública em 2023, o que representa um aumento de 4,9% em relação ao ano anterior. Considerando apenas a União, o aumento nesse período foi de 8,7%. Os investimentos dos estados e do Distrito Federal aumentaram 3,6%.

Os investimentos dos municípios foram os que mais cresceram, com um aumento de 13,2% nas despesas com segurança pública neste período. Isso ocorre, de acordo com o Fórum, devido aos gastos com as Guardas Civis Municipais (GCM) e as chamadas “operações delegadas”, por meio das quais policiais militares e os próprios guardas municipais prestam serviço em seus horários de folga às municipalidades.

Entre os fundos do Ministério da Justiça para financiamento das políticas da área verificaram-se diferentes variações. Entre 2017 e 2023, as despesas do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) caíram 48,6%. Os recursos do fundo são aplicados na melhoria do sistema carcerário.

Já o Fundo Nacional de Segurança Pública vem crescendo ano a ano graças ao reforço oriundo de parcela da arrecadação das loterias; entre 2017 e 2023, cresceu 140,8%, com recursos de R$ 900 milhões, passando para R$ 2 bilhões no último ano. Esse fundo tem o objetivo de apoiar projetos na área de segurança pública e prevenção à violência.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública é baseado em informações fornecidas pelos governos estaduais, pelo Tesouro Nacional, pelas polícias civil, militar e federal, entre outras fontes oficiais da Segurança Pública.

Foto: Fernando Frazão/Arquivo Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mortes violentas no Brasil diminuem 3,4% em 2023 Read More »

Contador explica possíveis impactos no bolso do cidadão após a reforma tributária

Contador explica possíveis impactos no bolso do cidadão após a reforma tributária

Projeto em tramitação no Congresso promete impactar preços de alimentos, remédios e serviços, com efeitos positivos e negativos para o bolso dos brasileiros; entenda

O projeto de regulamentação da Reforma Tributária, em tramitação no Congresso Nacional, promete desencadear mudanças que serão sentidas no bolso dos brasileiros pelos próximos anos. Além da unificação de tributos, o texto prevê regimes diferenciados que deverão impactar os preços dos alimentos, remédios e serviços. O texto foi aprovado na Câmara dos Deputados e agora aguarda apreciação do Senado Federal.

A mudança central da proposta torna os impostos não cumulativos, isto é, cobrados em um único momento entre o início da produção e a venda para o consumidor final. Desta forma, os cinco tributos hoje aplicados separadamente – ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins – irão se unificar em apenas dois, formando o novo Imposto sobre Valor Agregado (IVA), cuja alíquota-padrão será de 26,5%.

Na prática, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e o Imposto sobre Serviços (ISS) se juntarão para formar o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), controlado pelos estados. Já o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) formarão a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), controlada pelo governo federal.

O contador Daniel Carvalho explica que a simplificação dos tributos é “um passo importante para reduzir a burocracia e tornar o sistema mais moderno, eficiente e conectado com a realidade atual dos negócios. Esta unificação pode diminuir consideravelmente os custos operacionais das empresas, que atualmente precisam lidar com uma complexa rede de tributos e regulamentações”, explica o diretor da Rui Cadete.

No entanto, segundo ele, é fundamental que a transição seja bem planejada para evitar impactos negativos no mercado. “Uma implementação gradual, cuidadosamente monitorada e devidamente comunicada é essencial para que as empresas, especialmente as de pequeno e médio porte, possam se adaptar às novas regras sem sofrerem perdas financeiras significativas”, destaca o contador.

Mudanças nos preços

Diversos produtos devem ficar mais baratos com a implementação da Reforma Tributária, conforme texto aprovado na Câmara dos Deputados. O maior impacto será sentido sobre o preço dos alimentos, com isenção total para a cesta básica – 24 produtos, incluindo carnes, peixe, arroz, feijão, massas, queijos, hortaliças e frutas, deverão ser isentos. Hoje, na média, esses produtos são taxados em cerca de 8%.

Outros alimentos de consumo mais frequente poderão ter redução de 60%, como leite e sucos naturais, mesma alíquota definida para medicamentos populares, enquanto os que precisam de receita médica continuarão isentos. Além disso, o projeto propõe isenção para o transporte público coletivo, alíquota zero para compras públicas e a criação de um sistema de cashback para devolver parte dos tributos pagos sobre itens essenciais para famílias de baixa renda.

Por outro lado, a reforma propõe a criação de um novo Imposto Seletivo (IS), apelidado de “Imposto do Pecado”. “A ideia desta tributação extra é desestimular o consumo de produtos considerados prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, como cigarros, bebidas alcoólicas, refrigerantes e veículos poluentes. Mas o impacto final no bolso do brasileiro ainda é incerto, pois a alíquota só será definida em processos posteriores”, destaca Daniel Carvalho.

As regras da reforma tributária serão aplicadas de forma escalonada até 2033, quando o novo modelo entrará plenamente em vigor. A proposta aguarda análise no Senado Federal, que anunciou nesta semana a criação de um grupo de trabalho para debater o assunto.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Contador explica possíveis impactos no bolso do cidadão após a reforma tributária Read More »

Polícia Federal apreende cerca de 2,5 kg maconha enviada pelos Correios em Natal

Polícia Federal apreende cerca de 2,5 kg de maconha enviada pelos Correios em Natal

A fiscalização de rotina objetiva combater o tráfico de substâncias entorpecentes através do fluxo postal e contou com o apoio dos Correios e da Secretaria da Fazenda

A Polícia Federal (PF), em colaboração com a Área de Segurança dos Correios e a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Norte (SEFAZ), realizou uma apreensão significativa de drogas nesta terça-feira (16.jul.2024). A operação ocorreu no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE), localizado na Rua dos Tororós, bairro de Lagoa Nova, em Natal. Foram interceptadas duas encomendas enviadas de São Paulo, destinadas a diferentes receptores no interior do Rio Grande do Norte, contendo substâncias entorpecentes.

A ação fez parte de uma fiscalização de rotina, tendo como objetivo principal o combate ao tráfico de drogas através do fluxo postal. Durante a inspeção, os agentes da Polícia Federal contaram com o apoio crucial dos cães detectores de drogas do Canil da PF, que foram essenciais para a identificação dos pacotes suspeitos.

Em uma das encomendas, foi encontrado um total de 1,99 kg de uma substância análoga à maconha, escondida de maneira engenhosa dentro de uma caixa com espuma rígida de construção. A segunda encomenda continha 0,49 kg da mesma substância, disfarçada como enchimento em um brinquedo de pelúcia.

Consequências e investigações

Apesar da apreensão, não houve prisões durante a operação. O entorpecente foi imediatamente encaminhado para a Superintendência da Polícia Federal, onde passará por perícia detalhada. Um inquérito policial será instaurado para investigar os fatos e identificar os possíveis envolvidos nessa ação criminosa. A investigação buscará desmantelar a rede de tráfico de drogas que utiliza o sistema postal para distribuir substâncias ilícitas.

Fotos: Divulgação/PF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia Federal apreende cerca de 2,5 kg de maconha enviada pelos Correios em Natal Read More »

PGR denuncia acusados de hostilizar Moraes no aeroporto de Roma

PGR denuncia acusados de hostilizar Moraes no aeroporto de Roma

Para procurador, os 3 acusados praticaram crimes de injúria e calúnia

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou nesta terça-feira (16) três pessoas pelos crimes de injúria e calúnia contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no aeroporto de Roma, na Itália, em 2023.

Na denúncia, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, acusa o casal Roberto Mantovani Filho e Andrea Mantovani e o genro, Alex Zanatta, de ofender Moraes com xingamentos de “bandido”, “comprado”, “comunista” e “ladrão” e “fraudador das eleições”. As ofensas ocorreram quando o ministro, a esposa e três filhos estavam na sala de embarque do aeroporto.

Segundo o procurador, os acusados imputaram conduta criminosa a Moraes de “maneira pública e vexatória” para constranger o ministro e provocar “reação dramática” nas redes sociais.

“O registro em vídeo das passagens vexatórias, posteriormente compartilhado em redes sociais, atendia ao propósito de potencializar reações violentas de outros populares contra o ministro, agredido pelo desempenho das suas atribuições de magistrado, pondo em risco, igualmente, a sua família, captada nas imagens”, afirmou o procurador.

A denúncia será analisada pelo ministro Dias Toffoli, relator do caso. Se a denúncia for aceita pelos demais ministros, os acusados se tornarão réus. Não há prazo para julgamento do caso.

Em nota, o advogado Ralph Tortima disse que a investigação contra os acusados foi “arbitrária” e marcada por “reiteradas ilegalidades”. O defensor também ressaltou que a Polícia Federal sugeriu o arquivamento do caso.

“Percebe-se que o caso teve grande revés, o que não surpreende mais. Era esperada a denúncia ofertada. Nesses exatos termos: parcial, tendenciosa e equivocada sob inúmeros aspectos, inclusive técnicos. Caso ela seja recebida, e com isso se inicie uma ação penal, a defesa finalmente terá cópia das imagens do aeroporto de Roma, sonegadas até então. Com elas a verdade será restabelecida e tudo será devidamente esclarecido, alcançando-se a almejada Justiça”, afirmou.

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

PGR denuncia acusados de hostilizar Moraes no aeroporto de Roma Read More »

ABC vence o Tombense e se recupera na Série C

ABC vence o Tombense e se recupera na Série C

Adeílson marca e ABC conquista importante vitória na Série C

O ABC venceu o Tombense/MG por 1 a 0 em uma partida crucial pela Série C do Campeonato Brasileiro na noite desta segunda-feira (15.jul.2024). O gol da vitória alvinegra foi marcado por Adeílson, aos 45 minutos do primeiro tempo, garantindo três pontos valiosos para a equipe de Natal.

O início do jogo foi equilibrado e sem grandes emoções, com ambas as equipes encontrando dificuldades para criar oportunidades claras de gol. No entanto, quando o empate sem gols parecia inevitável, o ABC aproveitou uma bola parada para abrir o placar. Lima cobrou falta da esquerda, e Adeílson cabeceou firme para o fundo das redes, colocando o ABC em vantagem nos acréscimos do primeiro tempo.

O segundo tempo começou com o ABC mostrando mais confiança. Lima e Adeílson continuaram a ameaçar o goleiro Felipe Garcia, mas o Tombense não se intimidou e passou a pressionar em busca do empate. A defesa alvinegra, no entanto, manteve-se firme. Na melhor chance do Tombense, Jefferson Renan finalizou e Pedro Paulo fez grande defesa. Na sequência, Vitinho tentou na sobra, mas Richardson salvou em cima da linha, garantindo a vitória do ABC.

Classificação e próximos jogos

Com esta vitória, o ABC subiu para a 12ª posição na tabela, somando 16 pontos. O Tombense, com 19 pontos, permanece na sétima colocação. O resultado é significativo para o ABC, que busca se afastar da zona de rebaixamento e mirar uma posição mais confortável na Série C.

Os próximos desafios das equipes já estão definidos. O Tombense enfrentará o Figueirense no próximo sábado, em casa, na cidade de Tombos. O ABC, por sua vez, jogará contra o Botafogo-PB no domingo, no Estádio Almeidão, em João Pessoa.

Foto: Rennê Carvalho/ ABC FC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC vence o Tombense e se recupera na Série C Read More »

Servidores do INSS entram em greve por tempo indeterminado

Servidores do INSS entram em greve por tempo indeterminado

Reunião de negociação ocorre hoje no Ministério da Gestão

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entraram em greve nesta terça-feira (16) por tempo indeterminado. Entre as reivindicações da categoria estão recomposição de perdas salariais, valorização profissional e melhores condições de trabalho.

A paralisação foi aprovada em plenária nacional realizada no sábado (13), convocada pela Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps). A entidade já havia notificado o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos sobre a possibilidade de paralisação. A pasta agendou uma nova rodada de negociação também nesta terça-feira.

No documento, a Fenasps informa que “após análise das propostas apresentadas pelo governo, entenderam que a negociação teve poucos avanços”. O texto diz ainda que, o governo, “em vez de apresentar proposta nova que fortaleça a carreira do Seguro Social, piora com o alongamento da carreira de 17 para 20 níveis e pela criação de gratificação de atividade”. A proposta, segundo a entidade, está muito aquém das perdas salariais da categoria, que superam os 53% no último período.

A pauta da Fenasps inclui a recomposição das perdas salariais; reestruturação das carreiras; cumprimento do acordo de greve de 2022; reconhecimento da carreira do Seguro Social como típica de Estado; nível superior para ingresso de Técnico do Seguro Social; incorporação de gratificações; jornada de trabalho de 30 horas para todos e cumprimento das jornadas de trabalho previstas em lei; revogação de normas que determinam o fim do teletrabalho e estabelecimento de programa de gestão de desempenho; condições de trabalho e direitos do trabalho para todos, independente da modalidade de trabalho; fim do assédio moral institucional; e reestruturação dos serviços previdenciários.

A entidade informa que no dia 31 deste mês encerra o prazo para o INSS se adequar à Instrução Normativa 24 (IN24), que transforma os atuais programas de gestão, em programas de Gestão e Desempenho, o que significa uma piora na pressão para cumprimento de metas e a possibilidade de desconto de salário no caso das metas não serem atingidas, bem como a abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra os servidores.

O INSS tem 19 mil servidores ativos no quadro. A maioria, 15 mil, formada por técnicos responsáveis pela maioria dos serviços da instituição, além de 4 mil analistas. Ao todo, 50% dos servidores ainda estão no trabalho remoto.

Proposta

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos informou que apresentou uma proposta à categoria que prevê ganho acumulado de 24,8% entre 2023 e 2026 para os servidores ativos e inativos. De acordo com a pasta, esse ganho cobre as perdas inflacionárias do governo atual e parte das perdas de gestões anteriores.

A atual proposta também prevê alongamento da carreira de 17 padrões para 20 padrões; manutenção da remuneração de ingresso do nível superior e nível intermediário com valorização do vencimento básico e criação de gratificação de atividade em substituição à Gratificação de Atividade Executiva (GAE).

“O governo tem realizado um grande esforço para atender as reivindicações de reestruturação das carreiras de todos os servidores federais, respeitando os limites orçamentários”, diz a nota do ministério.

Serviços

O INSS informou que mais de 100 serviços do órgão podem ser realizados pela plataforma Meu INSS, disponível para download em celulares com conexão com a internet e para acesso via computador. A Central de Atendimento 135 também funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Os segurados que necessitarem de algum serviço do INSS, como requerimento, cumprir exigência, solicitar auxílio-doença, por exemplo, podem usar esses meios.

Ainda assim, a paralisação pode afetar os processos de concessão de benefícios como aposentadoria, pensões, Benefício de Prestação Continuada (BPC), atendimento presencial e análise de recursos e revisões. A mobilização não atinge a perícia médica.

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Servidores do INSS entram em greve por tempo indeterminado Read More »

Ramagem diz que tinha aval de Bolsonaro para realizar gravação

Ramagem diz que tinha aval de Bolsonaro para realizar gravação

Objetivo seria registrar um crime contra o ex-presidente

O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) disse nesta segunda-feira (15) que o ex-presidente Jair Bolsonaro sabia da gravação da conversa que consta na investigação da Polícia Federal (PF) sobre atuação ilegal da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), chamada “Abin Paralela”.

Mais cedo, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou o sigilo do áudio, que foi apreendido no celular de Ramagem, ex-diretor da Abin durante o governo Bolsonaro, em uma das fases da investigação.

Na gravação, Ramagem, Bolsonaro e o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Augusto Heleno conversam com duas advogadas do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). O diálogo ocorreu em agosto de 2020, quando elas buscavam medidas para tentar anular a investigação contra o parlamentar, que foi investigado por “rachadinha” no seu gabinete quando ele ocupou o cargo de deputado estadual. Em 2021, a investigação foi anulada pela Justiça.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Alexandre Ramagem afirmou que Bolsonaro tinha conhecimento de que a conversa seria gravada com objetivo de registrar um crime contra o ex-presidente.

“Essa gravação não foi clandestina. Havia o aval e o conhecimento do presidente. A gravação aconteceu porque veio uma informação de uma pessoa que viria na reunião, que teria contato com o governador do Rio à época [Wilson Witzel], que poderia vir com uma proposta nada republicana. A gravação seria para registrar um crime contra o presidente da República, só que isso não aconteceu. A gravação foi descartada!”, justificou.

Ramagem também afirmou que as advogadas de Flávio apresentaram “possíveis irregularidades” que estariam ocorrendo na parte da investigação que envolvia a Receita Federal e sugeriram a atuação do GSI. O ex-diretor declarou que foi contra a sugestão.

“Falei que a inteligência não tem como tratar de dados de sigilo bancário e fiscal, não haveria o resultado pretendido. A atuação do GSI seria prejudicial para o general Heleno, que não seria a via correta e não teria resultado. Ou seja, informando que o que deveria ser feito era cientificar a própria Receita para abertura de procedimento interno e administrativo, na forma legal, para qualquer desvio de conduta que possa estar acontecendo”, disse.

O ex-diretor também isentou Jair Bolsonaro da acusação de favorecer seu filho. “De toda a reunião, as advogadas devem ter falado 80% da reunião, contando os episódios. O presidente Bolsonaro pouco se manifestou. Quando o presidente se manifestou, sempre informou que não queria favorecimento”, completou.

Receio

Ao contrário da afirmação de Ramagem, Bolsonaro e o general Heleno demonstraram preocupação com o eventual vazamento da conversa que foi gravada.

Heleno: Tem que alertar ele [chefe da Receita], ele tem que manter esse troço fechadíssimo. Pegar de gente de confiança dele”.

Em seguida, Jair Bolsonaro parece desconfiar que está sendo gravado e disse que não queria “favorecer ninguém”.

“Tá certo. E deixar bem claro, a gente nunca sabe se alguém está gravando alguma coisa, que não estamos procurando favorecimento de ninguém”, afirmou.

Witzel

No áudio, Bolsonaro citou Witzel e afirmou que o ex-governador do Rio teria pedido uma “vaga no Supremo” em troca de favorecimento para Flávio Bolsonaro.

“No ano passado, no meio do ano, encontrei com o Witzel, não tive notícia [inaudível], bem pequenininho o problema. Ele falou, resolve o caso do Flávio. Me dá uma vaga no Supremo”, disse.

Em nota, Witzel negou a conversa citada pelo ex-presidente.

“O presidente Jair Bolsonaro deve ter se confundido, e não foi a primeira vez que mencionou conversas que nunca tivemos, seja por confusão mental, diante de suas inúmeras preocupações, seja por acreditar que eu faria, a nível local, o que hoje se está verificando que foi feito com a Abin e Polícia Federal”, declarou.

Defesas

Em nota, o senador Flávio Bolsonaro diz que o áudio mostra apenas suas advogadas comunicando as suspeitas de que um grupo agia com interesses políticos dentro da Receita Federal, com objetivo de prejudicar a ele e à sua família. “A partir dessas suspeitas, tomamos as medidas legais cabíveis. O próprio presidente Bolsonaro fala na gravação que não ‘tem jeitinho’ e diz que tudo deve ser apurado dentro da lei. E assim foi feito”, diz o senador

Procurado pela reportagem, advogado do general Augusto Heleno, Matheus Mayer, disse que não vai se manifestar sobre o assunto.

A defesa do ex-presidente Bolsonaro também foi procuradas, mas não quis se manifestar. A Agência Brasil está aberta para incluir o posicionamento dos citados.

Foto: Mário Agra / Câmara dos Deputados

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ramagem diz que tinha aval de Bolsonaro para realizar gravação Read More »

Pão de Açúcar compartilha ideias de lanchinhos práticos e divertidos para as férias

Pão de Açúcar compartilha ideias de lanchinhos práticos e divertidos para as férias

Rede reuniu algumas dicas práticas e criativas de lanchinhos saudáveis para as crianças

As férias escolares de julho chegaram, trazendo um merecido descanso para a garotada e uma mudança significativa na rotina das famílias. Seja para um passeio, uma viagem ou uma simples brincadeira em casa, uma coisa é certa: não pode faltar um bom lanche para repor as energias dos pequenos. E nada melhor do que aproveitar esse período para fortalecer os laços familiares através de momentos especiais na cozinha.

Pensando nisso, a rede de supermercados Pão de Açúcar reuniu algumas dicas práticas e criativas de lanchinhos saudáveis para as crianças. Além de deliciosas, essas opções são divertidas de preparar e promovem aprendizado para toda a família. Afinal, preparar lanches com as crianças pode ser uma atividade divertida e educativa.

WhatsApp Image 2024 07 16 at 11.33.17

Nas lojas do Pão de Açúcar é possível encontrar todos os dias frutas e legumes frescos, com descontos para quem utiliza o aplicativo da rede. E também com muita praticidade, afinal o cliente encontra porções já fracionadas para levar prontinho para casa. A linha exclusiva Qualitá traz para também opções de cereais matinais, mix de frutas e castanhas, granola, iogurtes, barra de cereais, entre outras opções de produtos ideias para o preparo dos lanches. Veja abaixo algumas destas dicas:

1 – Salada de frutas com granola e mel

Salada de fruta é uma ótima opção prática e saudável de lanche e pode ser combinada com uma colher de sopa de granola e colher de sopa de mel. Exemplo: Banana, pera, maçã, uva e manga cortados em pedaços são apenas algumas opções.

2 – Tomate cereja com queijo minas e suco de maçã

A combinação de tomate cereja com queijo minas além de prática é também saborosa. Misture-a num recipiente e tempere com azeite e orégano. Sirva junto com um suco natural de maçã. Ah, e não esqueça de higienizar os tomates.

3 – Mix de frutos secos com copo de leite quente

Outra opção é comprar frutos secos (amendoim, castanha de caju, amêndoas, damasco, uva passa etc), fazer um mix e servir 150g acompanhado de um copo de leite integral quente, que pode ser adoçado com colher de açúcar mascavo.

4 – Tapioca de queijo branco, geleia de morango e suco de tangerina natural

Para um lanche mais reforçado, você pode preparar uma tapioca de queijo branco com geleia de morango e servir com suco de tangerina natural.

Dicas extras:

Pão de queijo e bolos também podem completar essa lista de alimentos. O importante é não exagerar na quantidade e colocar só aquilo que o pequeno realmente precisa. E claro, invista também nas bebidas: Varie nos sucos, água, água de coco e achocolatados.

Aproveite as férias de julho para criar memórias inesquecíveis na cozinha com as crianças. O Pão de Açúcar reuniu algumas dicas práticas e criativas de lanchinhos, que podem ser encontradas no Blog do Pão (https://content.paodeacucar.com/).

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Pão de Açúcar compartilha ideias de lanchinhos práticos e divertidos para as férias Read More »

Farmácia Popular amplia acesso a medicamentos no RN

Farmácia Popular amplia acesso a medicamentos no RN

Medida beneficiará 90 mil pessoas no estado, com 95% dos medicamentos gratuitos

O programa Farmácia Popular, que completou 20 anos, anunciou a ampliação do acesso a medicamentos, beneficiando cerca de 90 mil pessoas no Rio Grande do Norte. A partir desta quarta-feira (10.jul.2024), 95% dos medicamentos e insumos estarão disponíveis gratuitamente, incluindo tratamentos para colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite.

O programa, que oferece 41 itens entre fármacos, fraldas e absorventes, foi relançado pelo presidente Lula no ano passado com novas gratuidades. Em duas décadas, mais de 70 milhões de brasileiros foram beneficiados, com um aumento significativo no número de atendidos nos últimos anos.

A expectativa do Ministério da Saúde é universalizar o programa, cobrindo 93% do território nacional. Novas farmácias estão sendo credenciadas, especialmente em áreas participantes do Programa Mais Médicos, para ampliar ainda mais o acesso à saúde.

Foto: Rodrigo Nunes/MS/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Farmácia Popular amplia acesso a medicamentos no RN Read More »

Últimos passageiros recebem alta após turbulência no voo da Air Europa

Últimos passageiros recebem alta após turbulência no voo da Air Europa

Turbulência no voo de Madri para Montevidéu deixa 40 feridos; últimos pacientes recebem alta

Os últimos dois passageiros que estavam internados em um hospital privado de Natal devido à severa turbulência ocorrida no voo da Air Europa receberam alta neste fim de semana. A informação foi confirmada pela assessoria do Hospital do Coração. O incidente, ocorrido no dia 1º de julho, resultou em 40 feridos e levou ao pouso de emergência da aeronave no Aeroporto de Natal.

Os passageiros haviam sido admitidos na UTI no dia 2 de julho, um dia após o voo de Madri para Montevidéu sofrer a turbulência. O Hospital do Coração informou que os pacientes passaram por procedimentos cirúrgicos e estavam em cuidados pós-operatórios. Durante a internação, os pacientes também receberam acompanhamento psicológico fornecido pela Air Europa.

Outros dois passageiros que estavam em UTIs já haviam recebido alta na semana anterior. Manoel González Noal, um espanhol de 55 anos, foi um dos primeiros a receber alta, após fraturar três costelas.

Avião da Air Europa deixou Aeroporto de Natal

O Boeing 787-9 Dreamliner da Air Europa deixou o Aeroporto de Natal no dia 9 de julho, retornando à Espanha. A aeronave permaneceu no terminal por oito dias para inspeções e reparos.

Os passageiros relataram momentos de terror durante a turbulência, com alguns sendo lançados contra o compartimento de bagagem. A Zurich Airport Brasil, operadora do Aeroporto de Natal, informou que o pouso de emergência foi solicitado às 2h32 do dia 1º de julho. Os feridos foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e hospitais locais.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Últimos passageiros recebem alta após turbulência no voo da Air Europa Read More »

Aeroporto de Porto Alegre reinicia embarque e desembarque

Aeroporto de Porto Alegre reinicia embarque e desembarque

Mudança decorre das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul este ano

O Aeroporto Salgado Filho reabre, de forma parcial, a partir desta segunda-feira (15) em Porto Alegre, os serviços de embarque e desembarque de passageiros. O processamento de passageiros e o controle de segurança serão feitos nos pisos 2 e 3 do terminal, áreas não impactadas pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.

O serviço de check-in e o embarque de passageiros serão feitos por meio de uma área adaptada no terminal internacional, uma vez que o espaço doméstico está passando por reformas. Sinalizações foram colocadas no local de forma a instruir os usuários para que se dirijam ao embarque nos ônibus, com destino à Base Aérea de Canoas, a cerca de 10 quilômetros do aeroporto Salgado Filho.

Como será

O acesso ao terminal deverá ser feito pela rampa externa que leva ao piso 2. “No primeiro momento, o acesso ao procedimento de embarque será realizado exclusivamente pelas portas 5 e 6. A partir de daí, os passageiros deverão subir ao piso 3 e utilizar a área de embarque internacional para a inspeção de segurança”, informou, em nota, o Ministério de Portos e Aeroportos.

O horário de funcionamento do terminal é das 6h às 21h. É indicado que os passageiros se apresentem, no aeroporto, com três horas de antecedência em relação ao horário do voo. O processo de embarque se encerrará 1h30 antes voo.

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Aeroporto de Porto Alegre reinicia embarque e desembarque Read More »

Indústria do RN cresce mais de 24% no 1º quadrimestre puxada por derivados de petróleo e biocombustíveis

Indústria do RN cresce mais de 24% no 1º quadrimestre puxada por derivados de petróleo e biocombustíveis

Análise de dados do IBGE, pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco Nordeste, aponta consolidação da atividade no estado

A indústria do Rio Grande do Norte se destaca como líder nacional de crescimento no primeiro quadrimestre de 2024. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado registrou um avanço de 24,4%, sendo a maior alta entre os 18 estados pesquisados. O desempenho tem sido mantido de forma ininterrupta desde julho de 2023.

O crescimento foi impulsionado pela alta de 74,3% na produção de derivados de petróleo e biocombustíveis, especialmente óleo diesel e gasolina automotiva, e pelo aumento de 23,2% no setor de confecção e vestuário.

“A performance positiva da indústria do Rio Grande do Norte é resultado de uma combinação de fatores, como a aceleração da atividade econômica, principalmente na indústria de transformação, estimulada pela expansão da demanda e pelo consumo das famílias”, explicou Allisson Martins, gerente executivo do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco do Nordeste.

Apesar do desempenho positivo, o estado também enfrentou desafios, como a retração de -69,9% na indústria extrativista e de -12,9% na indústria alimentícia. Esses setores sofreram quedas significativas na produção de óleos brutos de petróleo, sal, gás natural e produtos alimentícios.

Os dados foram compilados pelo Etene e divulgados no Informe Macroeconômico nº 143, destacando o desempenho excepcional do Rio Grande do Norte e seu impacto no cenário industrial nacional.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Indústria do RN cresce mais de 24% no 1º quadrimestre puxada por derivados de petróleo e biocombustíveis Read More »

Bolsonaro e Lula se solidarizam após ataque a Trump durante comício na Pensilvânia

Bolsonaro e Lula se solidarizam após ataque a Trump durante comício na Pensilvânia

Líderes mundiais reagem a atentado contra o ex-presidente e candidato Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Jair Bolsonaro expressaram solidariedade ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após um atentado ocorrido durante um comício na Pensilvânia no último sábado (13.jul.2024). Trump foi retirado às pressas do palco após tiros serem ouvidos, e ele sofreu um ferimento na orelha.

Em sua rede social, Lula repudiou o ataque e destacou a importância da democracia e do diálogo na política. “O atentado contra o ex-presidente Donald Trump deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política”, afirmou. Lula também classificou o incidente como inaceitável.

Bolsonaro, por sua vez, utilizou suas redes sociais para prestar solidariedade a Trump, chamando-o de “o maior líder mundial do momento” e desejando sua rápida recuperação. “Esperamos sua pronta recuperação. Nos veremos na posse”, escreveu Bolsonaro.

O atentado, que deixou uma pessoa morta e duas gravemente feridas, já repercutiu mundialmente, com diversos veículos de comunicação buscando mais detalhes sobre o ocorrido. Trump foi atingido na orelha direita e, segundo um porta-voz, está bem. O FBI investiga o caso como uma tentativa de assassinato, e o atirador, identificado como Thomas Matthew Crook, de 20 anos, foi morto no local pelos snipers do Serviço Secreto.

Os líderes mundiais destacaram a necessidade de unidade e condenaram a violência política. Biden também expressou solidariedade a Trump e condenou o ataque. “Não há lugar para esse tipo de violência na América. Devemos nos unir como nação para condená-la”, disse Biden.

Trump, que recebeu alta do hospital horas após o incidente, deve comparecer à convenção do Partido Republicano, onde será oficializado como candidato à presidência nas eleições de novembro. A investigação do FBI continua, e não há novas ameaças identificadas até o momento.

Foto: Alan Santos/PR/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Bolsonaro e Lula se solidarizam após ataque a Trump durante comício na Pensilvânia Read More »

Dunga sofre acidente de carro na BR-116 e é hospitalizado

Dunga sofre acidente de carro na BR-116 e é hospitalizado

Ex-técnico da seleção brasileira capota veículo em rodovia no Paraná

O ex-treinador da seleção brasileira, Dunga, sofreu um acidente de carro neste sábado (13.jul.2024) na BR-116, próximo a Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, Paraná. Dunga, conhecido por ser o capitão do tetracampeonato mundial em 1994, estava acompanhado de sua esposa, Evanir Verri, quando perdeu o controle do veículo, uma Mitsubishi Pajero, que acabou capotando.

O acidente ocorreu por volta das 12h30, nas proximidades do km 39 da rodovia. Tanto Dunga quanto Evanir foram atendidos no local e apresentavam apenas ferimentos leves. Ambos estavam conscientes durante o atendimento e foram encaminhados ao Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul. O teste do etilômetro, realizado nas vítimas, deu negativo para a presença de álcool.

31277455107 fe4b81c666 k
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Dunga, cujo nome verdadeiro é Carlos Caetano Bledorn Verri, foi um dos grandes nomes do futebol brasileiro, tanto como jogador quanto como técnico. Ele liderou a seleção brasileira à vitória na Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, e comandou a equipe em duas ocasiões: de 2006 a 2010 e de 2015 a 2016. Entre suas conquistas como técnico estão a Copa América de 2007 e a Copa das Confederações de 2009.

Natural de Ijuí, no Rio Grande do Sul, Dunga teve uma carreira de sucesso tanto no Brasil quanto no exterior, atuando por clubes como Internacional, Corinthians, Vasco e Santos, além de passagens pela Itália, Alemanha e Japão. Ele se aposentou como jogador em 2000, encerrando sua carreira no Internacional.

Desde 2016, após ser demitido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Dunga não assumiu novos cargos como treinador. O acidente deste sábado ocorre às vésperas da comemoração dos 30 anos da conquista do tetracampeonato mundial, uma data significativa na trajetória de Dunga e do futebol brasileiro.

Foto: Polícia Rodoviária Federal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Dunga sofre acidente de carro na BR-116 e é hospitalizado Read More »

América vence o Atlético-CE e garante classificação na Série D

América vence o Atlético-CE e garante classificação na Série D

Souza brilha com dois gols de pênalti e garante vitória do Mecão fora de casa

Com uma atuação decisiva de Souza, o América de Natal conquistou uma importante vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-CE, jogando no estádio Domingão, em Horizonte, no Ceará, na tarde deste sábado (13.jul.2024). O triunfo assegura a classificação do alvirrubro para a próxima fase da Série D, somando agora 23 pontos na tabela.

Os gols do América foram marcados ainda no primeiro tempo. Souza, em excelente performance, converteu dois pênaltis: o primeiro aos 3 minutos e o segundo aos 15 minutos. Ambos os pênaltis foram sofridos pelo atacante Gustavo Henrique, que se destacou na partida pela sua habilidade em driblar a defesa adversária.

O Atlético-CE reagiu no segundo tempo e, aos 27 minutos, diminuiu a diferença com um gol de pênalti marcado por Ari. Apesar da pressão intensa até o final do jogo, o time cearense não conseguiu evitar a derrota em casa.

O América já se prepara para o próximo desafio, que será contra o Maracanã, no domingo (21.jul), às 16h, na Casa de Apostas Arena das Dunas. A partida promete ser decisiva para as ambições do time na competição.

Foto: Davi Rocha

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

América vence o Atlético-CE e garante classificação na Série D Read More »

Preço do diesel sobe quatro vezes mais que a inflação em 12 meses

Preço do diesel sobe quatro vezes mais que a inflação em 12 meses

Os dados foram obtidos a partir de transações realizadas em mais de 25 mil postos de combustíveis credenciados no país

Os preços dos combustíveis continuam a subir, impactando diretamente o bolso dos brasileiros. Segundo um levantamento da ValeCard, empresa especializada em soluções de mobilidade, o preço do diesel aumentou quase quatro vezes mais que a inflação nos últimos 12 meses. Em junho, o valor médio do diesel foi de R$ 6,1 por litro, representando um aumento de 15,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Durante o mesmo período, a inflação medida pelo IPCA registrou um aumento de 4,23%.

Além do diesel, o preço médio da gasolina em junho foi de R$ 6 por litro, um aumento de 4,10% em relação a janeiro e de 9,8% comparado a junho do ano passado. Já o etanol hidratado, um concorrente direto da gasolina, teve um preço médio de R$ 3,9 por litro em junho, registrando um aumento de 10,45% em relação a janeiro e de 4,03% comparado a junho de 2023.

Os dados foram obtidos a partir de transações realizadas em mais de 25 mil postos de combustíveis credenciados no país. A pesquisa da ValeCard destaca a necessidade de atenção ao aumento contínuo dos preços dos combustíveis, que afeta não apenas o custo de vida dos consumidores, mas também a logística e o transporte de mercadorias em todo o Brasil.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Preço do diesel sobe quatro vezes mais que a inflação em 12 meses Read More »

Com Selton Mello, Virginia Cavendish e neto de Ariano, Imagineland irá exibir cena de 'O Auto da Compadecida 2'

Com Selton Mello, Virginia Cavendish e neto de Ariano, Imagineland irá exibir cena de ‘O Auto da Compadecida 2’

Diretora Flavia Lacerda e diretor de fotografia Gustavo Hadba também estarão no painel contando bastidores do filme que estreia nos cinemas em dezembro

O Imagineland acabou de anunciar que terá um painel exclusivo do filme mais esperado do ano, O Auto da Compadecida 2, com a presença dos atores Selton Mello e Virginia Cavendish, da codiretora do filme, Flavia Lacerda (junto com Guel Arraes), do diretor de fotografia Gustavo Hadba, e ainda João Suassuna, neto do escritor paraibano Ariano Suassuna, autor de O Auto da Compadecida, falecido em 2014.

O mais importante festival de cultura pop do Norte-Nordeste, o Imagineland acontece nos dias 26, 27 e 28 de julho, no Centro de Convenções de João Pessoa (PB). Os ingressos estão à venda no site (https://ingressos.imagineland.com.br/) e nas lojas Claro dos shoppings Manaíra, Mangabeira e Tambiá, na loja da av. Epitácio Pessoa (todas em João Pessoa) e na loja Claro do Shopping RioMar (Recife).

Além de conversarem com o público sobre a continuação do grande sucesso do cinema e da TV O Auto da Compadecida (2000), elenco e equipe irão exibir, com exclusividade, uma cena do longa-metragem, que tem estreia confirmada para 25 de dezembro em todo o Brasil.

Painel e exibição irão ocorrer no Centerplex Cinemas Pedra do Reino, originalmente instalado no Teatro Pedra do Reino, nome de outra obra de Ariano Suassuna, no sábado (27). Não será cobrado ingresso extra, porém está limitada à capacidade do local, que tem quase três mil cadeiras.

Com aprovação da família de Ariano Suassuna, O Auto da Compadecida 2 tem produção da Conspiração, Guel Produções e H2O Films, que também assina a distribuição. A coprodução é da Claro, com patrocínios master do Instituto Cultural Vale e da Brahma, e patrocínios da Santa Helena, do Itaú Cultural e do TikTok.

O roteiro da continuação é assinado por Guel Arraes e João Falcão, com a colaboração de Adriana Falcão e Jorge Furtado. A nova Taperoá é recriada nos anos 1950, 25 anos depois da história do primeiro longa.

O Auto da Compadecida 2 revisita os icônicos personagens Chicó (Selton Mello) e João Grilo (Matheus Nachtergaele) mais de 20 anos depois do lançamento do primeiro filme. A nova aventura também ganha reforços de peso no elenco: Taís Araujo integra o elenco principal da sequência, interpretando Nossa Senhora.

Outros novos nomes são o de Eduardo Sterblitch no papel de Arlindo, um comerciante e radialista poderoso; Humberto Martins como Coronel Ernani; Fabiula Nascimento como Clarabela; e Luis Miranda como Antônio do Amor. Virginia Cavendish permanece na pele de Rosinha e Enrique Diaz dará vida mais uma vez a Joaquim Brejeiro.

O Imagineland

O Imagineland é promovido pelas empresas Eleven Dragons, Ei Nerd e Grupo Spola; apresentado pela operadora Claro com correalização do Governo do Estado da Paraíba, Secretaria Estadual de Cultura e ICMS Cultural e patrocínio do grupo Centerplex e da Prefeitura de João Pessoa.

A edição 2024 contará com a presença do cantor e ator mexicano Christian Chávez (integrante do RBD), dos astros norte-americanos Vincent Martella e Mike Estime, respectivamente o Greg e o Perigo de Todo Mundo Odeia o Chris, Aimee Garcia (Lúcifer, Dexter); e Michael Cudlitz (o Abraham de The Walking Dead e o Lex Luthor de Superman & Lois); do ator e humorista mexicano Carlos Villagrán, o Kiko do seriado Chaves; e das cosplayers Maid of Might e Cassandra Ariel.
Diretor brasileiro indicado a dois prêmios Oscar, Carlos Saldanha (Rio, A Era do Gelo, Touro Ferdinando) será o homenageado deste ano do evento.

O Imagineland também promove, em paralelo, o Music Arena, no estacionamento do Centro de Convenções de João Pessoa. É lá que irá acontecer o show Celebrating Life Through Death, que marca a despedida do grupo Sepultura dos palcos.

Os fãs de histórias em quadrinhos farão a festa com um super Artists’ Alley formado por 160 artistas de dentro e fora do Brasil, entre eles o inglês John Higgins (colorista de Watchmen e A Piada Mortal), que virá ao evento lançar a HQ Mundo Sem Fim em parceria com a editora Pipoca & Nanquim; o francês Fabien Toulmé (Duas Vidas) e o uruguaio Christian Duce (Liga da Justiça Vs Godzilla Vs Kong), além dos brasileiros Ivan Reis (SP), Rafa Coutinho (SP), Sidney Gusman (Editor do MSP), Shiko (PB) e Paulo Moreira (PB), entre outros.

Dois gigantes da dublagem brasileira estarão no Imagineland, e pela primeira vez na Paraíba: Wendel Bezerra (Bob Esponja, Goku de Dragon Ball Z), Guilherme Briggs (o Buzz Lightyear de Toy Story, o Optimus Prime da franquia Transformers) e a turma do Voice Makers. O cast ainda conta com Peter Jordan, Breno Jordan e Diana Zambrozuski.

Balão do Bidu, campeonatos e jogos de tabuleiro

O Balão do Bidu é uma das atrações deste ano do Imagineland. O balão de ar quente com cerca de 33 metros de altura e 210 quilos tem participado de eventos internacionais. Durante o evento, o público poderá embarcar gratuitamente no “Bidu-Balão”, como foi batizado no gibi da Turma da Mônica, e usufruir de uma vista única do ponto mais oriental das Américas, onde está situado o Centro de Convenções da capital paraibana.

Três campeonatos já começaram agitar o evento na temporada de inscrições, encerradas em março. Chancelado pela CBGE – Confederação Brasileira de Games e eSports, o Imagineleague, maior torneio de eSports do Norte-Nordeste, irá pagar R$ 162 mil em prêmios nas disputas de League of Legends (LoL), CS:GO2e Free Fire. O K-Pop Contest 2024, com categorias solo e grupo, soma um total de R$ 15 mil em prêmios, e o CosplauCup, vai com R$ 16 mil em disputa.

Fãs de jogos de tabuleiro poderão se divertir a valer na Arena Board Game, que ficará instalado nos três dias de evento no Pavilhão Claro. Parceria com a Galápagos, a Arena Board Game terá 18 mesas distribuídas por 180m2, onde o público poderá jogar de clássicos a novidades do catálogo da Galápagos, como Star Wars: Bounty Hunters, Dixit: Disney Edition, Ticket to Ride, Dobble e Exploding Kittens, entre outros jogos.

A primeira edição do Imagineland, realizada em julho de 2023, atraiu 27 mil pessoas ao Centro de Convenções da capital paraibana, sendo 25% desse público visitante de outros estados. A primeira edição também alcançou nas redes sociais mais de quatro milhões de pessoas, com cerca de 35 milhões de visualizações, gerando cerca de R$ 15 milhões em valor de mídia.

Imagineland 2024
Datas: 26, 27, 28 de julho.
Local: Centro de Convenções de João Pessoa (PB).
Ingressos + informações: www.imagineland.com.br
Redes Sociais: /imaginelandbr

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Com Selton Mello, Virginia Cavendish e neto de Ariano, Imagineland irá exibir cena de ‘O Auto da Compadecida 2’ Read More »

Médico veterinário: ganhos, áreas de atuação e tudo neste guia

Médico veterinário: ganhos, áreas de atuação e tudo neste guia

Descubra as diversas oportunidades de carreira e remuneração para médicos veterinários neste guia completo

De acordo com dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o Brasil tem mais de 140 mil médicos veterinários registrados, e a demanda por esses profissionais continua crescendo.

A ocupação conta com profissionais que optaram por transformar o amor pelos animais em carreira, e felizmente encontram uma profissão bastante promissora devido a um mercado com demanda constante.

Um dos fatores responsáveis pela procura incessante, assim como outras áreas da saúde, deve-se às diversas áreas da medicina veterinária e seus vários espaços de atuação, o que significa que o setor apresenta uma significativa necessidade de profissionais qualificados.

Dito isso, os indivíduos que almejam iniciar seus estudos na área não devem encará-la como saturada, mas sim como uma oportunidade de êxito e satisfação profissional.

Neste artigo, esclarecemos as principais dúvidas sobre a carreira em medicina veterinária, como a remuneração, as possibilidades de espaço de atuação e a formação acadêmica.

Fique por aqui e saiba mais sobre um dos cursos de graduação mais procurados do Brasil, conforme os dados de 2023 dos principais vestibulares do país e do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Ganhos e remuneração do médico veterinário

Apesar de a remuneração não ser o motivo principal pela escolha do curso, não se pode negar sua importância, e por isso é uma das perguntas mais frequentes em relação à profissão: quanto ganha um médico veterinário?

Esta pergunta não pode ser respondida com um número exato, pois depende de diversos fatores, como explicaremos a seguir.

Salário médio e variações regionais

Atualmente, a profissão não tem um piso salarial definido. Em uma matéria, o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia mencionou que está em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) 1748/22, que propõe estabelecer um piso salarial de R$ 6 mil para médicos-veterinários que trabalhem 30 horas semanais, além de outras disposições.

Devido à falta de um piso salarial estabelecido, os salários variam consideravelmente dependendo da região. Nas capitais, áreas metropolitanas e grandes cidades, os valores são mais atrativos devido à maior demanda e ao elevado custo de vida (produtos e serviços).

Por outro lado, em municípios menores, menos populosos e menos desenvolvidos, os ganhos são inferiores. Segundo o portal Glassdoor, a média salarial de um médico veterinário no Brasil varia de R$ 5.000 a R$ 8.000 mensais.

Entretanto, em grandes centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro, esse valor pode superar os R$ 10.000.

52202720336 be845a7b8e k
Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Em todos os casos, além da região, outros aspectos influenciam os ganhos dos profissionais da área.

Fatores que influenciam a remuneração

Experiência e especialização

Profissionais com carreira consolidada e mais especializações tendem a receber salários mais altos devido à maior experiência e conhecimento em áreas específicas, além de ultrapassarem a clínica geral.

Local de trabalho

As diversas formas de atuação remuneram de maneiras distintas. Funcionários contratados por clínicas particulares recebem um valor fixo, enquanto empreendedores têm ganhos variáveis. Profissionais em grandes hospitais veterinários tendem a receber mais do que em clínicas menores, entre outras variações.

Setores específicos, como a indústria de alimentos para animais ou pesquisa científica, também podem oferecer salários diferentes aos profissionais.

Tipo de serviço

Os tipos de serviço e especializações determinam os ganhos do profissional. Especialistas em cirurgia, por exemplo, costumam ter salários mais elevados em comparação aos de pronto atendimento.

Profissionais que oferecem serviços emergenciais ou tratamentos avançados também podem cobrar mais por consulta ou procedimento, o que aumenta sua renda.

Reputação e rede de clientes

Veterinários reconhecidos em suas regiões, com boa reputação e uma rede sólida de clientes, tendem a ter remunerações mais altas em comparação a colegas iniciantes com menos clientes.

Demanda

Para médicos veterinários sem salário fixo, a renda varia conforme a demanda. Dependendo do número e da complexidade dos atendimentos ao longo do mês, os ganhos podem variar entre períodos anteriores e posteriores.

Áreas de atuação na medicina veterinária

Cada área de atuação dispõe de atividades específicas, com seus desafios e oportunidades diferentes, embora na mesma ocupação. Os médicos veterinários têm a chance de optar pelo setor mais alinhado às suas preferências e habilidades.

Clínicas e hospitais veterinários:

  • atendimento direto a animais de estimação;
  • animais de grande porte;
  • animais silvestres;
  • diagnósticos;
  • tratamentos clínicos e cirúrgicos;
  • cuidados preventivos e emergenciais;
  • acompanhamento contínuo de saúde;
  • especialização em amplas áreas, como dermatologia, cardiologia, ortopedia, entre outras.

Saúde pública e inspeção sanitária:

  • prevenção e controle de zoonoses;
  • vigilância epidemiológica;
  • promoção da saúde pública;
  • garantia da segurança e qualidade de produtos de origem animal (frigoríficos, abatedouros, e indústrias alimentícias, etc.).

Pesquisa e academia

  • desenvolvimento de novos tratamentos, medicamentos, e tecnologias veterinárias em universidades, institutos de pesquisa ou empresas privadas;
  • atuam ainda como professores, coordenadores e orientadores na formação de profissionais.

Indústria de alimentos e produtos veterinários

  • funções em empresas que produzem alimentos para animais, medicamentos, e outros produtos veterinários;
  • pesquisa e desenvolvimento;
  • controle de qualidade;
  • marketing técnico, e vendas.

Cursos veterinários: formação e especialização

A formação em medicina veterinária dura cinco anos e o ingresso se dá por provas vestibulares.

52202990589 4050ffa6f8 k
Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

As disciplinas variam entre as universidades, mas, em geral, abordam conhecimentos teóricos e aplicações práticas em anatomia, fisiologia, patologia, clínica médica, cirurgia, saúde pública e outras áreas de conhecimento relacionadas à veterinária.

Durante o curso, os alunos passam por estágios obrigatórios para fomentar os conhecimentos e a prática clínica em diversos ambientes como clínicas veterinárias, hospitais, e fazendas.

Após a graduação, os alunos formados podem se especializar em áreas específicas nas pós-graduações ou optar por cursos livres, mestrados e doutorados. Há uma vasta gama de especializações, assim como a medicina tradicional humana.

Instituições renomadas, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), oferecem programas de especialização e mestrado em diferentes áreas da medicina veterinária.

Para quem busca uma formação contínua e atualização constante, existem diversos cursos de extensão e aperfeiçoamento, disponíveis tanto presencialmente quanto online. Plataformas como a Coursera e a Udemy também oferecem cursos veterinários, proporcionando flexibilidade e acesso a conteúdos atualizados.

Independentemente da área, esses profissionais exercem um papel fundamental de promoção e assistência à saúde dos animais e do bem-estar social na totalidade, sendo uma profissão de grande nobreza, notoriedade, e é claro, oportunidade.

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Médico veterinário: ganhos, áreas de atuação e tudo neste guia Read More »

Rodovias estaduais do RN serão incorporadas à malha federal

Rodovias estaduais do RN serão incorporadas à malha federal

Governadora Fátima Bezerra anuncia federalização de rodovias estaduais para integrar BR-104

O Governo do Rio Grande do Norte deu um passo significativo na melhoria da infraestrutura rodoviária ao autorizar a incorporação de cinco trechos de rodovias estaduais à malha federal. A governadora Fátima Bezerra (PT) formalizou a entrega da documentação ao diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, permitindo a integração dos trechos à BR-104.

Serão federalizados os trechos das rodovias RN-118, RN-263, RN-104, RN-042 e RN-023, que formarão a nova BR-104. Esta rodovia partirá de Macau, passando por várias cidades até a divisa com a Paraíba, totalizando 215 quilômetros em solo potiguar. A BR-104 conectará as rodovias BR-226, BR-304 e BR-406, facilitando a mobilidade e a integração entre as regiões.

Com 672 quilômetros de extensão, a BR-104 fortalecerá os principais polos econômicos do Nordeste, impulsionando o comércio e o turismo. A inclusão do trecho potiguar no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3) visa acelerar o desenvolvimento da região e melhorar a infraestrutura rodoviária do estado.

Foto: João Vital/Assecom-RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Rodovias estaduais do RN serão incorporadas à malha federal Read More »

STF mantém prisão de cinco investigados no caso "Abin Paralela"

STF mantém prisão de cinco investigados no caso “Abin Paralela”

Operação foi deflagrada nesta quinta-feira

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a prisão de cinco investigados na quarta fase da Operação Última Milha, deflagrada nesta quinta-feira (11), que apura o uso irregular da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para favorecer filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro, monitorar ilegalmente ministros do STF e políticos opositores.

Com a decisão, vão continuar presos Mateus de Carvalho Sposito, ex-funcionário da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, o empresário Richards Dyer Pozzer, o influencer digital Rogério Beraldo de Almeida, Marcelo Araújo Bormevet, policial federal, e Giancarlo Gomes Rodrigues, militar do Exército.

As prisões foram mantidas após audiência de custódia realizada por um juiz instrutor do gabinete do ministro Alexandre de Moraes. A justificativa para manutenção das prisões ainda não foi divulgada.

Segundo a investigação da Polícia Federal (PF), os cinco acusados participaram do trabalho de monitoramento ilegal, que teria sido realizado com o conhecimento do ex-diretor da Abin e atual deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ).

Os investigadores apontam a utilização do programa First Mile para realizar a espionagem ilegal contra autoridades do Judiciário, do Legislativo e da Receita Federal, além de jornalistas.

Defesas

A Agência Brasil não conseguiu localizar as defesas dos cinco acusados. Em nota, Alexandre Ramagem negou ter atuado ilegalmente durante sua gestão no órgão.

Ramagem disse que não houve monitoramento ilegal de autoridades. Segundo ele, os nomes que aparecem na investigação foram citados em mensagens de WhatsApp e conversas de outros investigados na operação.

“Trazem lista de autoridades judiciais e legislativas para criar alvoroço. Dizem monitoradas, mas na verdade não. Não se encontram em First Mile ou interceptação alguma. Estão em conversas de WhatsApp, informações alheias, impressões pessoais de outros investigados, mas nunca em relatório oficial contrário à legalidade”, afirmou.

O parlamentar também negou que tenha favorecido o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Segundo a PF, as ações clandestinas de monitoramento também ocorreram contra três auditores da Receita Federal responsáveis pela investigação sobre “rachadinha” no gabinete de Flávio quando ele ocupava do cargo de deputado estadual.

“Não há interferência ou influência em processo vinculado ao senador Flávio Bolsonaro. A demanda se resolveu exclusivamente em instância judicial”, concluiu.

Ontem (11), o senador negou qualquer favorecimento e disse que a divulgação do relatório de investigação da PF foi feita para prejudicar a candidatura de Ramagem à prefeitura do Rio de Janeiro.

“Simplesmente não existia nenhuma relação minha com Abin. Minha defesa atacava questões processuais, portanto, nenhuma utilidade que a Abin pudesse ter. A divulgação desse tipo de documento, às vésperas das eleições, apenas tem o objetivo de prejudicar a candidatura do delegado Ramagem à prefeitura do Rio de Janeiro”, afirmou.

Jair Bolsonaro não se pronunciou.

Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil/Arquivo

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

STF mantém prisão de cinco investigados no caso “Abin Paralela” Read More »

Hinode Group celebra o Dia dos Pais com campanha inspiradora

Hinode Group celebra o Dia dos Pais com campanha inspiradora

Filho e netos dos fundadores da empresa estampam a ação que conecta ainda mais a marca com valores familiares

O Hinode Group, multinacional brasileira do setor de fragrâncias, cosméticos e bem-estar, lança sua campanha de Dia dos Pais, concebida internamente para celebrar a figura paterna com inspiração e admiração. Com este mote, a ação destaca três sugestões de kits especialmente selecionados: H-Men, Empire Clássico e Empire Icon, cada um acompanhado de frases significativas que ressaltam a importância do vínculo entre pais e filhos, como por exemplo: Você é meu ícone, Você é meu porto-seguro; e Você me inspira!.

Além dos kits emblemáticos, a campanha apresenta uma seleção de produtos premium como shampoo, creme de barbear e desodorante, pensados para oferecer o presente ideal aos homenageados da data.

Um dos pontos altos da campanha é a participação de Alessandro Rodrigues, Presidente do Conselho de Desenvolvimento e Inovação de Produtos do Hinode Group, ao lado de seus filhos Luccas e Manoela, fotografados para estampar toda a comunicação dos catálogos virtual e físico, como também o material de divulgação para as redes sociais da marca e de seus consultores. Esta escolha reforça a abordagem autêntica da empresa, que tem trazido pessoas reais para suas ações recentes, aproximando-se cada vez mais dos consumidores.

A frase que norteia a campanha deste ano, “Neste Dia dos Pais, homenageie quem te inspira todos os dias”, reforça o espírito da celebração. Ela destaca a importância dos pais como porto-seguro, incentivadores e exemplos de coragem e valores, transmitindo transformações significativas nas vidas de seus filhos, como sugere o legado da Hinode, criado e gerido pela família Rodrigues.

Os produtos da campanha de Dia dos Pais da Hinode já estão disponíveis no e-commerce e com os consultores da marca, convidando todos a celebrarem este momento especial com presentes que vão além do material, refletindo afeto e gratidão pela figura paterna.

Para Alessandro, participar desta iniciativa junto com seus filhos é um grande presente, já que ela vem embasada nos valores da empresa e de sua família. “O que mais me motiva todos os dias são os ensinamentos dos meu pais, que criaram não só uma marca global da garagem de casa, mas uma empresa que ajuda a transformar a vida de milhares de famílias nos 8 países em que atuamos”, finaliza Rodrigues.

Hoje, o Hinode Group está presente no Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai e Peru.

SOBRE O HINODE GROUP: Fundado em 5 de outubro de 1988, o Hinode Group nasceu como uma empresa de cosméticos de venda direta. Em 2008, transformou-se numa das primeiras companhias nacionais a investir no modelo de marketing de rede. Uma marca feita para pessoas que assumem o rumo de suas vidas, orientados pela paixão por desenvolver produtos e criar oportunidades. A categoria fragrâncias é o carro-chefe, com itens premiados. A Hinode conta com linhas feminina, masculina, infantil e de bem-estar, oferecendo aos consumidores um portfólio de produtos essenciais e a beleza integral, que cuida de dentro para fora e de fora para dentro. Os itens da marca podem ser encontrados com consultores oficiais Hinode e no e-commerce da marca.

Site: Hinode Oficial
Instagram: @hinodeoficial

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Hinode Group celebra o Dia dos Pais com campanha inspiradora Read More »

Justiça decreta prisão preventiva de Wendel Lagartixa

Justiça decreta prisão preventiva de Wendel Lagartixa

Ex-policial é acusado de triplo homicídio e tentativa de homicídio em operação do Ministério Público

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) decretou a prisão preventiva do ex-policial militar Wendel Fagner Cortez de Almeida, conhecido como Wendel Lagartixa, nesta quinta-feira (11.jul.2024). A decisão da Câmara Criminal do TJRN atende a um recurso do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) no âmbito da Operação Aqueronte, que investiga um triplo homicídio ocorrido na Redinha, Zona Norte de Natal, em 2022.

A investigação também apura uma tentativa de homicídio relacionada ao caso. Os desembargadores acataram a argumentação do Ministério Público de que as medidas cautelares até então aplicadas eram insuficientes. A decisão pela prisão preventiva foi influenciada pelo fato de Wendel Lagartixa ter sido flagrado com uma arma irregular na Bahia em maio deste ano, reforçando a tese da promotoria de que ele representa um risco à ordem pública.

Segundo a denúncia do Ministério Público, as vítimas do triplo homicídio foram mortas a tiros em um bar na Redinha, em abril de 2022. Os acusados, incluindo um policial militar da ativa, dois ex-policiais militares e um quarto indivíduo, são apontados como membros de um grupo de extermínio. Eles também são acusados de tentar assassinar outras três pessoas presentes no local, sendo que duas das vítimas foram executadas como “queima de arquivo” por terem testemunhado uma terceira execução.

Wendel Lagartixa permanecerá preso até o julgamento do caso, que ainda não tem data definida. Em 2013, ele já havia sido preso em uma operação da Polícia Federal, acusado de participação em outro grupo de extermínio.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Justiça decreta prisão preventiva de Wendel Lagartixa Read More »

PF aponta que agentes de Abin paralela sabiam sobre minuta de golpe

PF aponta que agentes de Abin paralela sabiam sobre minuta de golpe

Documento é parte de outra investigação cujo alvo é Bolsonaro

Ao menos dois dos investigados presos nesta quinta-feira (11) na Operação Última Milha tinham conhecimento sobre a existência de uma minuta de decreto para promover um golpe de Estado, que poderia ser assinada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

A Última Milha, tocada pela Polícia Federal (PF), apura uma suposta estrutura paralela de espionagem montada na Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que teria como objetivo monitorar ilegalmente adversários pessoais e políticos do clã Bolsonaro.

A “minuta do golpe” é alvo de um outro inquérito, que tem como alvo o ex-presidente Jair Bolsonaro e assessores próximos. As duas investigações tramitam sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Uma das bases da investigação sobre a Abin paralela são os diálogos mantidos entre o militar Giancarlo Gomes Rodrigues e seu superior, o policial federal Marcelo Araújo Bormevet. Os dois eram os responsáveis por operar diretamente o programa First Mile, adquirido pela Abin e capaz de monitorar o posicionamento geográfico de aparelhos celulares sem ser detectado pelo sistema de telefonia.

A PF aponta que as buscas feitas no First Mile coincidem com as conversas trocadas entre os dois, que foram obtidas pelos investigadores. Em dado momento, destaca a PF, Bormevet pergunta a Giancarlo: “O Nosso PR imbrochável já assinou a porra do decreto?”. O militar responde: “Assinou nada. Tá foda essa espera, se é que vai ter alguma coisa”.

Para os investigadores, “as referências relacionadas ao rompimento democrático declaradas pelos policiais é circunstância relevante que indica no mínimo potencial conhecimento do planejamento das ações que culminaram na construção da minuta do decreto de intervenção”.

A observação foi feita no requerimento no qual a PF pediu a prisão preventiva dos dois investigados, bem como o compartilhamento de informações entre o inquérito da Abin paralela e o da minuta do golpe. Ambos os pedidos foram deferidos por Moraes.

Para a PF, os crimes supostamente cometidos na Abin “se situam no nexo causal dos delitos que culminaram na tentativa de abolição violenta do estado democrático de direito”.

Esse foi um dos argumentos utilizados pela PF para pedir a prisão dos investigados. A autoridade policial alegou que a deflagração de uma nova fase da Última Milha poderia fazer com que os suspeitos buscassem destruir provas que ligassem as duas investigações.

Além de Bormevet e Giancarlo, outras duas pessoas foram presas nesta quinta-feira, enquanto uma quinta segue foragida. De modo preliminar, a PF apontou o cometimento de crimes como pertencimento a organização criminosa, invasão de dispositivo informático alheio, interceptação clandestina de comunicações e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.

A Agência Brasil tenta contato com os citados e está aberta para incluir seu posicionamento no texto.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

PF aponta que agentes de Abin paralela sabiam sobre minuta de golpe Read More »

FAB lança 336 mil litros de água para combater incêndios no Pantanal

FAB lança 336 mil litros de água para combater incêndios no Pantanal

Desde o fim de junho, força aérea fez 28 voos de apoio ao bioma

O Comando Conjunto da Operação Pantanal, da Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, desde o dia 28 de junho, quando começou a atuar no combate às queimadas, já lançou 336 mil litros de água nos focos de incêndio na região. Somente nesta quinta-feira (11), em dois voos realizados, 24 mil litros despejados em áreas atingidas pelo fogo.

Os voos são operados com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS, do inglês Modular Airborne Fire Fighting System). O equipamento conta com um tubo que projeta água pela porta traseira esquerda do avião, podendo descarregar até 12 mil litros em áreas de incêndio.

De acordo com o major aviador Rafael Portella Santos, comandante da missão realizada no Pantanal Sul-Mato-Grossense, esta é a primeira vez que a FAB opera o sistema MAFFS instalado no KC-390 Millennium em situação real. “Fizemos diversos treinamentos simulados no decorrer da operação da aeronave para que, hoje, pudéssemos estar aqui com pilotos e tripulantes capacitados para este momento”, afirmou.

Santos explicou que toda a operação com o sistema MAFFS é realizada em etapas. A primeira ocorre com a coordenação em solo do ponto onde há a necessidade de conter as chamas. Na sequência, é preciso fazer a visualização do local, avaliar a redução de riscos para aeronaves que atuam de forma semelhante e manter o contato com a equipe em solo. A partir daí, ocorre a primeira passagem, objetivando a precisão e a segurança da operação e, depois, o sobrevoo para o lançamento da água.

Na sequência, a aeronave retorna para o abastecimento, podendo decolar novamente em cerca de 40 minutos.

Desde o início da missão, a FAB já realizou 28 voos de apoio ao bioma Pantanal, somando 28 horas e 35 minutos de voo.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

FAB lança 336 mil litros de água para combater incêndios no Pantanal Read More »

Vendas de veículos cresce quase 27% no RN

Vendas de veículos cresce quase 27% no RN

Estado registra aumento de 26,37% nas vendas de veículos novos no primeiro semestre de 2024

O mercado de veículos novos no Rio Grande do Norte tem experimentado um crescimento expressivo em 2024, seguindo a tendência nacional. De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o estado registrou um aumento de 26,37% nas vendas no acumulado até junho, com 26.028 veículos emplacados, comparados a 20.596 no mesmo período de 2023.

Entre os segmentos, a venda de carros de passeio e utilitários leves aumentou 31,02%, enquanto ônibus e caminhões registraram uma queda de 27,15%. As motocicletas e implementos rodoviários tiveram um crescimento significativo de 25,75%. Somente em junho, foram emplacados 4.328 veículos novos, um aumento de 19,69% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

A Fenabrave revisou suas projeções de crescimento para o mercado nacional, aumentando a estimativa de alta nas vendas de 13,5% para 16,7% em 2024. A nova projeção aponta para 4,65 milhões de unidades emplacadas, um aumento significativo em relação aos 3,98 milhões de 2023. No entanto, as vendas de ônibus devem permanecer estagnadas, sem variação em relação ao ano anterior.

Foto: Palácio do Planalto/Arquivo/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Vendas de veículos cresce quase 27% no RN Read More »

Câmara aprova texto-base da reforma tributária com trava no IVA

Câmara aprova texto-base da reforma tributária com trava no IVA

Inclusão de carnes na cesta básica foi aprovada em destaque

Por 336 votos a favor, 142 contra e duas abstenções, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (10), o texto-base do primeiro projeto de lei complementar que regulamenta a reforma tributária sobre o consumo. A versão do texto inseriu uma trava para a alíquota do futuro Imposto sobre Valor Adicionado (IVA), inclui remédios na lista de produtos com imposto reduzido e amplia a cesta básica nacional com imposto zero. O texto será enviado para análise do Senado Federal.

Por meio de um destaque, carnes (de qualquer tipo), peixes, queijos e sal foram incluídos na lista de alimentos com isenção. O destaque para isentar as carnes e as proteínas animais foi aprovado por 477 votos a favor, três contra e duas abstenções, após destaque do PL, principal partido de oposição.

Apesar de articulada pela bancada ruralista e pela indústria de alimentos, a isenção foi acatada pelo relator do projeto de lei, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) e celebrada pela líder do PT na Câmara, deputada Benedita da Silva (RJ). “É o sonho do presidente Lula todo o tempo se colocando de que era muito importante que houvesse proteína na cesta básica das pessoas mais vulneráveis”, disse a parlamentar.

Pelo texto enviado pelo governo, as carnes estavam na lista de produtos com alíquota reduzida para 40% da alíquota original, pagando 10,6% em vez de 26,5%. Agora terão alíquota zero.

Antes das carnes e dos queijos, o relator tinha incluído, de última hora, óleo de milho, aveia e farinhas na cesta básica nacional, que não pagará IVA. Ele também incluiu pão de forma e extrato de tomate nos produtos com imposto reduzido. Antes da votação do destaque da carne, a Câmara derrubou dois destaques, um que buscava introduzir incentivos para a construção civil e outro que buscava incluir armas e munições na cobrança do Imposto Seletivo.

Lopes também aumentou a lista de medicamentos com alíquota reduzida para 40% da alíquota cheia. O texto original do governo previa uma lista de 343 princípios ativos com isenção de imposto e 850 com alíquota reduzida. O texto aprovado ampliou a lista de alíquotas reduzidas para todos os medicamentos com registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e os medicamentos produzidos em farmácia de manipulação.

Atendendo à bancada feminina, o relator incluiu o Dispositivo Intrauterino (DIU), tipo de método anticoncepcional, na lista de dispositivos médicos com IVA reduzido. Anteriormente, Lopes tinha inserido itens de higiene menstrual, como absorventes, tampões higiênicos, coletores menstruais e calcinhas absorventes, na lista de produtos com de impostos, em vez de alíquota reduzida, como no projeto original.

Cashback e imposto seletivo

O cashback, mecanismo de devolução de imposto à população mais pobre, também foi ampliado. O projeto original previa a devolução de 100% da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS, tributo federal) e 20% do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS, imposto estadual e municipal) na compra de gás; 50% da CBS e 20% do IBS no pagamento das contas de luz, de água e esgoto; e 20% da CBS e do IBS sobre os demais produtos. A versão aprovada eleva de 50% para 100% a devolução da CBS sobre as contas de energia elétrica, água, esgoto e gás natural.

Na última hora, o relator incluiu o carvão mineral na lista de produtos que pagarão o Imposto Seletivo, que incidirá sobre produtos que fazem mal à saúde e ao meio-ambiente. Lopes, no entanto, estendeu a alíquota máxima de 0,25% para todos os minerais extraídos, não apenas ao minério de ferro, como constava no parecer anterior. A emenda constitucional fixa em 1% o limite para o Imposto Seletivo.

No relatório anterior, divulgado na semana passada, carros elétricos e apostas (físicas e on-line) tinham sido incluídas na lista de produtos com Imposto Seletivo. As armas e munições, no entanto, ficaram de fora, apesar de pressões de entidades da sociedade civil. Embora sejam movidos a diesel e tenham alto nível de poluição, os caminhões também não pagarão o tributo.

Alíquota travada

Na terça-feira (9), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que a inclusão das carnes na lista de produtos isentos aumentaria o IVA em 0,53 ponto porcentual, o que faria a alíquota média passar de 26,5% para 27,03%, a maior do mundo parta esse tipo de imposto, superando a da Hungria, que cobra 27%. O Banco Mundial calcula um impacto de 0,57 ponto percentual.

Os deputados decidiram travar a alíquota em 26,5% a partir de 2033, quando acabar a transição dos tributos atuais para o IVA. Com a limitação do futuro imposto, o governo, perderá receitas no longo prazo. Segundo o texto aprovado, se a alíquota ultrapasse o teto, o governo seria obrigado a elaborar, em conjunto com o Comitê Gestor do IBS, um projeto de lei complementar com medidas para diminuir a carga tributária.

A trava é mais profunda que a instituída na emenda constitucional da reforma tributária, aprovada em dezembro do ano passado. A emenda à Constituição tem um teto para evitar o aumento da carga tributária do país (medida pela relação entre a arrecadação de impostos e o Produto Interno Bruto) na comparação com a carga atual, o que permitia ao Congresso criar exceções e regimes especiais, em troca do aumento da alíquota cheia, de 26,5%. A nova trava inserida na regulamentação limita a alíquota média do IVA, obrigando o governo a reduzir a carga tributária no futuro.

Planos de saúde e turismo

O texto aprovado também permite que as empresas recebam créditos tributários de planos de saúde coletivos previstos em convenção, prática vedada no projeto original. Outra inclusão foi a de planos de saúde de animais domésticos, com alíquota reduzida em 30%.

Os deputados também incluíram um mecanismo de devolução de tributos a turistas estrangeiros que comprarem produtos no Brasil e os embarcarem na bagagem. Esse sistema existe em diversos países, quando o valor total das mercadorias ultrapassa determinado valor.

A proposta aprovada passa a considerar improbidade administrativa a não devolução de créditos tributários (ressarcimento parcial de tributos que impede a cobrança em cascata) às empresas nos prazos estabelecidos. Nesses casos, o secretário da Receita Federal e o presidente do Comitê Gestor do IBS serão responsabilizados.

O projeto estabelece até 30 dias para o pagamento de créditos os contribuintes inscritos em programas de conformidade, até 60 dias para valores dentro da média mensal do contribuinte e até 180 dias para os demais casos (créditos acima ou abaixo da média mensal da empresa).

Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Câmara aprova texto-base da reforma tributária com trava no IVA Read More »

Iza anuncia fim do relacionamento e revela traição de Yuri Lima

Iza anuncia fim do relacionamento e revela traição de Yuri Lima

Cantora, grávida, expõe término em vídeo no Instagram e pede respeito ao seu momento

A cantora Iza, de 33 anos, anunciou o fim de seu relacionamento com o jogador de futebol Yuri Lima, de 29 anos, através de um vídeo no Instagram nesta quarta-feira (10.jul.2024). No vídeo de mais de seis minutos, Iza revelou que foi traída por Yuri, com quem mantinha um relacionamento. A cantora, que está grávida, pediu respeito ao seu momento e explicou que a traição envolveu contato de Yuri com uma ex-namorada.

Iza afirmou ter descoberto a traição por meio de prints de conversas e decidiu comunicar o término publicamente, antes que a notícia fosse divulgada na mídia. A cantora enfatizou que a quebra de confiança foi determinante para sua decisão e expressou sua decepção com a atitude de Yuri.

Foto: Nike Premier Cup Brasil 2024/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Iza anuncia fim do relacionamento e revela traição de Yuri Lima Read More »

Goleiro Ramón Souza é baleado por policial durante confusão em jogo de futebol

Goleiro Ramón Souza é baleado por policial durante confusão em jogo de futebol

Atleta do Grêmio Anápolis é atingido por tiro de borracha após partida no Campeonato Goiano

O goleiro Ramón Souza, do Grêmio Anápolis, foi atingido por um tiro de borracha disparado por um policial militar durante uma confusão após uma partida oficial na noite desta quarta-feira (10.jul.2024), em Anápolis, Goiás. O incidente ocorreu após a derrota do Grêmio por 2 a 1 para o Centro-Oeste, em jogo válido pela 12ª rodada da divisão de acesso do Campeonato Goiano.

Ramón Souza foi atendido em campo e levado para uma unidade de saúde, mas seu estado de saúde não foi divulgado. O Grêmio Anápolis repudiou o ato nas redes sociais, classificando-o como “horrível, inacreditável e criminoso”. A Polícia Militar de Goiás ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.

Foto: Reprodução/Redes Sociais/Grêmio Esportivo Anápolis

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Goleiro Ramón Souza é baleado por policial durante confusão em jogo de futebol Read More »

iFood vai realizar show especial para fãs do Rock in Rio Brasil

iFood vai realizar show especial para fãs do Rock in Rio Brasil

O Delivery oficial do Rock in Rio, realizará um show exclusivo com Jão, Luisa Sonza e Mc Cabelinho no próximo dia 18 de julho, no Ibirapuera. Os ingressos podem ser resgatados ao adquirir um dos produtos oficiais da lista dos artistas no app do iFood

O iFood, empresa brasileira de tecnologia, vai levar a magia do Rock in Rio Brasil 2024 para os fãs de Jão, Luísa Sonza e Mc Cabelinho dentro e fora do app. O iFood Fã Clube Festival é um show exclusivo com performances dos artistas brasileiros também confirmados na Cidade do Rock, que promete antecipar a energia do maior festival musical e entretenimento do mundo. O evento será realizado no dia 18 de julho, às 18h, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, e os ingressos podem ser resgatados ao adquirir um dos produtos da lista iFood Fã Clube, que contém uma seleção dos produtos que os ídolos amam pedir no app. A lista de artistas será disponibilizada a partir de 1º de julho.

“Nós estamos sempre em busca de proporcionar momentos memoráveis e únicos para os brasileiros. Como Delivery Oficial do Rock in Rio Brasil 2024, resolvemos entregar uma experiência com o gostinho do festival para os nossos clientes da cidade de São Paulo, que é relevante para a estratégia da empresa. Além do nosso evento, também criamos o iFood Fã Clube, um produto oficial do Rock in Rio 2024, uma lista de produtos especialmente selecionados pelos ídolos para celebrar o amor genuíno dos fãs”, afirma Ana Gabriela Lopes, diretora sênior de Marketing e Comunicação.

Para garantir um par de ingressos para o iFood Fã Clube Festival, os clientes devem adquirir um produto da lista exclusiva do festival ou de uma das listas que artistas terão disponibilizado no app do iFood. Ao concluir a compra, uma confirmação será enviada para o e-mail do usuário cadastrado na plataforma. E os fãs de economia, que são assinantes do Clube iFood, terão a oportunidade de resgatar ingressos para a pista premium do evento para ver o seu ídolo de pertinho, seguindo a mesma mecânica dos outros clientes. Serão disponibilizados 4600 mil pares de ingressos.

Em um compromisso contínuo com a inovação e a excelência, o iFood vai fazer a transmissão ao vivo do iFood Fã Clube Festival, proporcionando essa experiência única para os amantes da música de todo o Brasil. O evento será disponibilizado diretamente através do aplicativo iFood e pelo canal oficial no YouTube, garantindo que os fãs possam desfrutar de cada momento, independentemente de sua localização.

iFood Fã Clube Festival

18 de julho
Parque Ibirapuera – Portão 2 | Av. Pedro Álvares Cabral, 0 – Ibirapuera, São Paulo – SP, 04094-050
Abertura dos portões: 16h
Horário do show: 18h
Ingressos disponíveis* a partir desta segunda-feira, dia 1º de julho no app do iFood

*Confira o regulamento no site institucional do IFood.

Sobre o iFood

O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia referência em delivery online na América Latina, que aproxima clientes, restaurantes, supermercados e entregadores de forma simples e prática. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, e com um impacto socioambiental positivo.

Por meio de tecnologia e inteligência artificial com padrão global, o iFood movimenta 96 milhões de pedidos por mês, por meio de um ecossistema formado por 300 mil entregadores conectados, 350 mil estabelecimentos parceiros, entre restaurantes, mercados e farmácias, e presente em cerca de 1.700 cidades brasileiras. O iFood vai além do delivery de comida e cresce também em negócios como de mercados, farmácia, pet, fintech e de benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros.

Para saber mais sobre o iFood, visite: www.institucional.ifood.com.br

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

iFood vai realizar show especial para fãs do Rock in Rio Brasil Read More »

Corrida do Bob Esponja chega a João Pessoa

Corrida do Bob Esponja chega a João Pessoa

Em parceria com a Paramount e Imagineland, evento esportivo para toda a família será realizado no dia 28 de julho, com saída no Busto de Tamandaré

O cenário das corridas em João Pessoa acaba de ser enriquecido com uma atração irresistível: a Corrida Bob Esponja, em parceria com a Paramount, por meio de seu departamento de Licenciamento de Produtos e Experiências, e a Imagineland, evento de Cultura Pop que também acontecerá em João Pessoa.

O evento esportivo, pensado para toda a família, está marcado para o dia 28 de julho, no Busto de Tamandaré. A programação inclui corridas de 5 km e 10 km, além de uma caminhada de 2 km. O evento celebra os 25 anos do personagem icônico da Nickelodeon. Prepare-se para uma experiência única e divertida!

E para os participantes, a diversão vai muito além da corrida em si. Com quatro opções de kits exclusivos – Basic, Bob Esponja, Patrick Estrela e Melhores Amigos – cada um repleto de itens surpreendentes, incluindo camisetas temáticas, números de peito e ecobags, a experiência será completa. E claro, uma medalha especial aguarda todos os corredores e caminhantes ao cruzarem a linha de chegada.

Não podemos nos esquecer das competições, com uma categoria Elite nas corridas de 5 km e 10 km, premiados com troféus do 1º ao 5º lugares. Tem ainda a categoria geral com largadas em baterias, a adrenalina está garantida. E aos que preferem uma caminhada mais tranquila, não se preocupem, a categoria de 2 km recreativa oferece diversão sem competição.

A organização é da Ponto Org Eventos, que já realizou corridas envolventes como Top Gun, Trolls, Chaves e Wally, sempre com cenários dignos de Instagram, kits especiais e medalhas que se tornam verdadeiros tesouros para colecionadores.

Com uma legião de fãs, a famosa esponja da Fenda do Biquini é um dos personagens mais queridos da Nickelodeon e um verdadeiro ícone pop multiplataforma, sucesso na TV, no cinema, na internet, no palco e em experiências e produtos licenciados vendidos em todo o mundo.

Serviço:

CORRIDA DO BOB ESPONJA

https://ticketsports.com.br/e/corrida-do-bob-esponja—joo-pessoa-49294
Data: 28 de Julho de 2024 – Domingo
Local: Busto de Tamandaré, João Pessoa – PB

Largadas:

Corrida: 06h
Caminhada: após as baterias de corrida
Valor: R$ 89,90 (Kit Básico), R$ 139,90 (Kit Bob Esponja ou Kit Patrick Estrela) e R$ 269 (Kit Melhores Amigos)

Foto: Samuel Santos/Imagineland

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Corrida do Bob Esponja chega a João Pessoa Read More »

Polícia Federal desmonta esquema de contrabando de eletrônicos em Natal e mais cinco estados

Polícia Federal desmonta esquema de contrabando de eletrônicos em Natal e mais cinco estados

Operação aponta envio de R$ 1,6 bilhão ao exterior e apreende mil aparelhos eletrônicos

A Polícia Federal e a Receita Federal realizaram, na manhã desta quarta-feira (10.jul.2024), uma operação em Natal contra um grupo suspeito de importar ilegalmente produtos eletrônicos sem pagar tributos. A ação também ocorreu em outras cinco cidades, além do Distrito Federal.

Em Natal, uma loja de celulares na Avenida Afonso Pena, no bairro Tirol, foi um dos alvos. Os principais investigados foram proibidos de deixar o país e suas cidades de residência, além de terem que entregar seus passaportes em 24 horas. Eles também estão proibidos de manter contato entre si.

As investigações revelaram o envio de R$ 1,6 bilhão ao exterior e a entrada de mais de 500 mil telefones celulares no Brasil nos últimos cinco anos. O grupo operava em núcleos, responsáveis por diferentes etapas do contrabando, desde a negociação e venda até o transporte e armazenamento dos produtos.

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em São Paulo, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Maranhão e no Distrito Federal, resultando na apreensão de cerca de mil aparelhos eletrônicos. Os suspeitos responderão por crimes como falsidade ideológica, descaminho, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e organização criminosa, com penas que podem chegar a 37 anos de prisão.

A operação começou em 2022, após a apreensão de um avião com 400 celulares em Brasília, carga avaliada em R$ 4 milhões. Desde então, as autoridades vêm desmontando o esquema, destacando a importância de combater o contrabando e a evasão fiscal no país.

Foto: Ilustração/Polícia Federal/Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia Federal desmonta esquema de contrabando de eletrônicos em Natal e mais cinco estados Read More »

Câmara rejeita mudanças do Senado para o novo Ensino Médio

Câmara rejeita mudanças do Senado para o novo Ensino Médio

Relator foi foi contra a inclusão do espanhol como idioma obrigatório

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (9) novas mudanças na reforma do ensino médio. A proposta já tinha sido analisada pelo Senado e agora será enviada à sanção presidencial.

O substitutivo do deputado Mendonça Filho (União-PE) mantém o aumento da carga horária da formação geral básica previsto no projeto original, de 1,8 mil para 2,4 mil horas nos três anos do ensino médio para alunos que não optarem pelo ensino técnico. A carga horária total do ensino médio continua a ser de 3 mil horas nos três anos.

Para completar a carga total nos três anos, os alunos terão de escolher uma área para aprofundar os estudos com as demais 600 horas. A escolha poderá ser entre um dos seguintes itinerários formativos: linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias ou ciências humanas e sociais aplicadas.

A proposta tinha recebido alterações no Senado Federal, que foram derrubadas pelos deputados. Entre elas, trecho que obrigava o ensino médio a ter no mínimo 70% da grade como disciplina básica e apenas 30% para os itinerários formativos. Mendonça excluiu esse ponto e, assim, os itinerários formativos poderão abranger mais que 30%.

Mendonça Filho também foi contra a inclusão do espanhol como idioma obrigatório, por criar despesa pública de caráter continuado, sobretudo para os estados. Segundo ele, o espanhol pode ser obrigatório, desde que a rede estadual adote isso. “Não dá para impor essa regra ao Brasil todo”, afirmou.

O deputado Felipe Carreras (PSB-PE) apresentou um recurso para retomar a obrigatoriedade. Ele ressaltou que o espanhol não é uma imposição de língua obrigatória, mas apenas uma opção em relação ao inglês. “Não estamos obrigando os estudantes a escolher a língua espanhola: 70% dos estudantes que fazem o Enem escolhem o espanhol”, afirmou.

*Com informações da Agência Câmara

Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Câmara rejeita mudanças do Senado para o novo Ensino Médio Read More »

Reforma prevê isenção para quem fatura até R$ 40 mil

Reforma prevê isenção para quem fatura até R$ 40 mil

Montante corresponde a metade do teto atual de faturamento para Microempreendedores Individuais e estima-se que existam 3,5 milhões de trabalhadores com esse perfil no Brasil

Microempreendedores Individuais (MEIs) que ganham até R$ 40,5 mil por ano devem ser isentos de impostos. Pelo menos é o que prevê o texto de regulamentação da Reforma Tributária, em votação na Câmara dos Deputados. Essa nova categoria seria denominada “nanoempreendedor” e a ideia é oferecer um regime tributário simplificado para quem recebe até metade do teto de receita dos MEIs, que podem faturar até R$ 81 mil ao ano.

A medida contempla vendedores diretos (o popular “porta a porta”), como consultoras de cosméticos, utensílios de cozinha e outros produtos, além de prestadores de serviço que recebem até R$ 3.375 por mês. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), há cerca de 3,5 milhões de trabalhadores com esse perfil atualmente no Brasil, dos quais 65% são mulheres.

De acordo com o contador e diretor da Rui Cadete, Daniel Carvalho, a principal mudança seria a possibilidade de isenção no pagamento mensal da DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), atualmente obrigatório. “Por outro lado, isso significa que os nanoempreendedores deixariam de contribuir para a Previdência Social e perderiam benefícios como aposentadoria, salário-maternidade e pensão por morte, por exemplo”, pondera.

A proposta visa fomentar o desenvolvimento de pequenos negócios e formalizar atividades que permanecem na informalidade devido aos custos da carga tributária. “A flexibilidade oferecida por essa nova categoria pode incentivar mais pessoas a empreenderem, mas é crucial que cada empreendedor avalie as implicações a longo prazo de não contribuir para a Previdência e perder direitos trabalhistas essenciais”, aconselha Daniel.

Segundo o texto, a contribuição para os nanoempreendedores seria optativa, sendo a categoria isenta do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), de competência de estados e municípios, e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), federal.

Pelas regras atuais, podem aderir ao Simples Nacional:

  • Microempreendedor individual que fatura até R$ 81 mil por ano;
  • Transportador autônomo de cargas que fatura até R$ 251,6 mil por ano;
  • Microempresas com até R$ 360 mil por ano;
  • Empresas de pequeno porte com até R$ 4,8 milhões anuais.

Se sancionada, a lei com as novas taxações começarão a vigorar, gradativamente, a partir de 2026.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Reforma prevê isenção para quem fatura até R$ 40 mil Read More »

Curso gratuito sobre “Dicas para se tornar um comerciante de sucesso” está com inscrições abertas até dia 15

Curso gratuito sobre “Dicas para se tornar um comerciante de sucesso” está com inscrições abertas até dia 15

Destinado a comerciantes e empresas que vendem nas redes sociais, o conteúdo abordará as ferramentas fundamentais para atrair mais clientes

O ambiente digital se tornou um importante ativo nos negócios de diferentes portes, mas é preciso agregar ferramentas para aperfeiçoar a atuação e desenvolver ações que buscam atrair clientes por meio das redes sociais. Para auxiliar os(as) micro e pequenos empreendedores(as) de todo o Brasil a conquistarem o êxito de seus negócios, o Instituto Assaí, por meio do programa Academia Assaí, em parceria com o Sebrae, realizará no dia 16 de julho o curso online e gratuito ”Dicas para se tornar um comerciante de sucesso”.

Destinada a comerciantes e empresas que vendem nas redes sociais, a aula trará técnicas para criação de anúncios no Facebook, Instagram e Google Ads. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 15 de julho, por meio do link: https://www.academiaassai.com.br/eventos/curso/dicas-para-se-tornar-um-comerciante-de-sucesso.

SERVIÇO
Curso: Dicas para se tornar um comerciante de sucesso
Data e horário: 16 de julho de 2024, das 18h às 20h
Plataforma: Youtube
Inscrições: até as 23h59 do dia 15 de julho, por meio do link https://www.academiaassai.com.br/eventos/curso/dicas-para-se-tornar-um-comerciante-de-sucesso

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Curso gratuito sobre “Dicas para se tornar um comerciante de sucesso” está com inscrições abertas até dia 15 Read More »

Qualitá traz opções prontas e receitas práticas para celebrar o Dia da Pizza

Qualitá traz opções prontas e receitas práticas para celebrar o Dia da Pizza

Para atender a quem gosta de preparar em casa ou levar para assar no lar uma pizza saborosa, a marca Qualitá, exclusividade da rede Pão de Açúcar, traz várias opções para os clientes

Um dos alimentos mais populares no Brasil e no mundo, a pizza é uma paixão mundial. Não à toa, tem um dia só para ela: no dia 10 de julho, é celebrado o dia do alimento que foi criado na Itália e abraçado pelos demais países. Para atender a quem gosta de preparar em casa ou levar para assar no lar uma pizza saborosa, a marca Qualitá, exclusividade da rede Pão de Açúcar, traz várias opções para os clientes.

A pizza Qualitá tem ótimas opções para quem deseja praticidade e economia. Dentre os itens disponíveis, as pizzas de calabresa, portuguesa e frango com requeijão são algumas que podem ser encontradas.

Já para quem prefere se aventurar na cozinha, o site Qualitá (www.casapraticaqualita.com.br) traz muitas opções de receitas e formas de preparo, desde as tradicionais no forno até as mais práticas como as pizzas de liquidificador e para assar nas airfryer.

Confira algumas receitas para preparar sua pizza em casa.

Pizza de frigideira

Ingredientes:
– 1 xícara e 1/2 de chá de farinha de trigo Qualitá;
– 1 colher de sopa de margarina;
– 1 pitada de sal Qualitá;
– 1 pitada de açúcar Qualitá;
– 1/2 xícara de chá de água.
Modo de preparo:
– Coloque todos os ingredientes em uma vasilha e misture tudo;
– O ponto certo da massa é quando ela não gruda nas mãos;
– Caso não esteja no ponto ideal, adicione mais farinha;
– Divida a massa em 3 bolinhas e abra cada uma delas na frigideira para pegar o formato da panela;
– Cozinho cada disco em fogo baixo até dourar e depois vire;
– Recheie a pizza ou congele a massa para preparar depois.

Pizza de liquidificador

Ingredientes:
– 2 ovos Qualitá;
– 4 colheres de sopa de Manteiga Qualitá Sem Sal;
– 1 xícara de chá de Leite Qualitá;
– 2 xícaras de chá de farinha de trigo Qualitá;
– 1 pitada de sal Qualitá;
– 1 colher de fermento químico Qualitá.

Modo de preparo:

  • Coloque todos os ingredientes no liquidificador, exceto o fermento;
  • Bata no liquidificador por 5 minutos;
  • Adicione o fermento à mistura e misture levemente com uma espátula;
  • Coloque a massa em uma fôrma de pizza untada e distribua uniformemente;
  • Asse por 10 minutos, ainda sem o recheio;
  • Adicione o recheio que preferir e deixe assar por mais 15 minutos.

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Qualitá traz opções prontas e receitas práticas para celebrar o Dia da Pizza Read More »

Estudo aponta que informalidade representa 46% do mercado da confeitaria no Brasil

Estudo aponta que informalidade representa 46% do mercado da confeitaria no Brasil

Superar o amadorismo é um dos temas do evento focado no segmento, que pretende reunir este mês mais de 300 confeiteiras em Natal

Formalizar um negócio e se posicionar no mercado ainda é um desafio para muitos microempreendedores. Segundo dados do IBGE, seis em cada dez profissionais autônomos estão na informalidade. No setor da confeitaria, esse número representa cerca de 46% do mercado, de acordo com o estudo conduzido pela Zupgo em parceria com a Associação Brasileira de Comércio de Artigos para Festas. Além da falta de profissionalismo que transparece para o consumidor, a informalidade também pode acarretar uma série de problemas fiscais, contábeis e administrativos.

“Além da falta formalização, outros erros comuns envolvem não separar finanças pessoais e do negócio, subestimar o fluxo de caixa, perder prazos fiscais, não se organizar com um planejamento financeiro e não definir a correta tributação da empresa. Para evitá-los, é fundamental manter registros detalhados, monitorar constantemente o fluxo de caixa com projeções, atentar aos calendários fiscais e, claro, contar com o suporte de um profissional experiente que possa realizar a contabilidade do negócio”, destaca Daniel Carvalho, contador e diretor da Rui Cadete.

As novas doces tendências

Para além da formalização, se manter em destaque no mercado da confeitaria exige estar atento às novas tendências. De acordo com a mentora em gestão e precificação focada no setor, Vivi Costa, acompanhá-las e compreendê-las é crucial para o sucesso de um doce microempreendimento. “Adaptar-se a essas mudanças não é apenas necessário para se manter competitivo, mas também para prosperar no mercado atual. Tendências como o delivery e o digital, vieram para ficar. Ambas oferecem conveniência ao cliente e ampliam o alcance e a visibilidade do empreendimento”, enfatiza Costa.

Descomplicar o processo de vendas, administração e marketing na confeitaria é o principal objetivo do ‘Papo de Confeiteiras’ liderado por Vivi Costa, que acontece nos próximos dias 22 e 23, no Hotel Holiday Inn, em Natal. Na sua terceira edição, o evento espera mais de 300 confeiteiras profissionais e amadoras da capital e do interior para uma imersão intensiva, com a participação de doze palestrantes reconhecidos no segmento. Durante dois dias, o foco será proporcionar uma visão abrangente sobre negócios sustentáveis no setor da confeitaria.

Os ingressos para o evento podem ser adquiridos no site oficial. “A expectativa é de que o “Papo de Confeiteiras” não apenas capacite profissionais, mas também fortaleça a rede de apoio e colaboração entre confeiteiras, promovendo um ambiente de crescimento mútuo e desenvolvimento sustentável para o setor”, afirma Vivi Costa.

Serviço:

Papo de Confeiteiras

Onde: Hotel Holiday Inn. Av. Sen. Salgado Filho, 1906 – Lagoa Nova, Natal – RN
Quando: 22 e 23 de julho
Horário: Das 8h às 19h
Ingressos disponíveis em: https://papodeconfeiteiras.com.br/papo-de-confeiteira-2024/
Canal oficial: https://www.instagram.com/papodeconfeiteirasoficial/

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Estudo aponta que informalidade representa 46% do mercado da confeitaria no Brasil Read More »

Governo do RN lidera gastos com pessoal no Brasil

Governo do RN lidera gastos com pessoal no Brasil

Estado ultrapassa limite da Lei de Responsabilidade Fiscal e recebe recomendação do Ministério Público

O Rio Grande do Norte é o estado brasileiro com o maior percentual de gastos com pessoal em relação à receita líquida, alcançando 56,86% das suas receitas direcionadas ao pagamento de servidores. Este índice ultrapassa significativamente o limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é de 49% para o Poder Executivo.

Os dados foram divulgados no Relatório de Gestão Fiscal (RGF) do 1º quadrimestre de 2024, emitido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Além do Rio Grande do Norte, Minas Gerais também excedeu o limite legal, com 50,37% de suas receitas comprometidas com despesas de pessoal.

Em resposta à situação crítica, o Ministério Público Estadual recomendou ao governo do RN diversas medidas administrativas para ajustar as finanças conforme a LRF. Entre as recomendações estão a suspensão de aumentos salariais, a criação de cargos e a realização de concursos públicos.

A despesa total com pessoal inclui gastos com servidores ativos, inativos e pensionistas, descontando despesas de indenização por demissão, incentivos à demissão voluntária ou resultantes de decisões judiciais. No Rio Grande do Norte, 60% do total de gastos com pessoal foi destinado a servidores ativos, 39% a inativos e pensionistas, e 1% a terceirizações.

Embora a LRF não preveja punição criminal para estados que ultrapassam o limite de gastos com pessoal, há restrições em caso de aumento dessa despesa nos últimos 180 dias de mandato.

Os Poderes Judiciário, Legislativo e o Ministério Público do RN permaneceram dentro dos limites legais estabelecidos.

Foto: Heros Lucena/Assecom/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo do RN lidera gastos com pessoal no Brasil Read More »

Conselho de Ética do Senado retoma atividades e analisa denúncia de Natália Bonavides contra Styvenson

Conselho de Ética do Senado retoma atividades e analisa denúncia de Natália Bonavides contra Styvenson

Caso envolvendo o senador Styvenson Valentim será investigado após denúncia de violência contra a mulher

Após mais de um ano de inatividade, o Conselho de Ética do Senado Federal retomou suas atividades nesta terça-feira (9,jul.2024) e analisou pedidos de abertura de procedimentos disciplinares contra senadores, incluindo dois casos envolvendo o senador Styvenson Valentim (Podemos/RN). Uma denúncia contra o parlamentar foi aceita, enquanto a outra foi arquivada.

A denúncia admitida foi apresentada pela deputada Natália Bonavides (PT-RN), que acusou Styvenson de comentários inadequados sobre um caso de violência contra a mulher. O senador Jorge Seif (PL-SC) será o relator da denúncia.

Já a denúncia arquivada foi feita pela ex-deputada Joice Hasselmann, que acusava Styvenson de ironizar um episódio de violência física sofrido por ela. O arquivamento foi recomendado pelo senador Dr. Hira (PP-RR), argumentando que os comentários, embora inadequados, estavam protegidos pela imunidade parlamentar.

O senador acusado terá agora direito à defesa prévia, e os relatores designados apresentarão seus relatórios para apreciação do conselho.

Foto: Pedro França/Agência Senado

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Conselho de Ética do Senado retoma atividades e analisa denúncia de Natália Bonavides contra Styvenson Read More »

Deputados aprovam urgência de texto sobre impostos da reforma tributária

Deputados aprovam urgência de texto sobre impostos da reforma tributária

Votação do Projeto de Lei Complementar será nesta quarta-feira

Por 322 votos favoráveis e 137 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (9) o requerimento de urgência para a votação do Projeto de Lei Complementar de Regulamentação da Reforma Tributária (PLP 68/24). O relatório final foi apresentado na semana passada pelo grupo de trabalho composto por deputados federais para analisar o texto proposto pelo governo federal ainda em abril.

Com a aprovação da urgência, o projeto vai direto para a votação em plenário, já pautado para a sessão plenária desta quarta-feira (10).

Pela proposta, a alíquota média de referência da nova tributação, que é a soma do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) de estados e municípios e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) federal, será 26,5%. Vários setores, porém, terão descontos na alíquota referencial ou isenção total, como é o caso da cesta básica.

Os novos tributos vão substituir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Programa de Integração Social (PIS), a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre Serviços (ISS). Após a aprovação, a nova legislação entrará em vigor em etapas: parte em 2025, depois 2027, 2029 e 2033, quando o novo sistema tributário entrará totalmente em vigor. O processo de aprovação da reforma tributária começou no ano passado, quando o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional 132 , que estabeleceu o novo sistema de tributação, em uma discussão que levou mais de três décadas para avançar no país.

“Esta Câmara vai viver amanhã [10] um momento alto de um intenso debate e vamos oferecer ao país uma proposta que é centrada na transparência, no fim da guerra fiscal, na questão da unificação dos tributos e isenção total daqueles produtos que compõem a cesta básica brasileira”, afirmou o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), ao encaminhar votação favorável à urgência. Segundo o deputado, por unanimidade, os líderes partidários decidiram, mais cedo, em reunião na Residência Oficial da Presidência da Câmara, votar a urgência hoje e o mérito do texto amanhã.

Críticos ao regime de urgência, parlamentares da oposição encaminharam voto contrário ao avanço do texto. “A gente está falando de uma reforma tributária que, por exemplo, temos projetos de lei complementares anteriores ao do governo, que foram apresentados antes e nem foram sequer discutidos, sequer apensados. Estamos falando de uma reforma que tem 511 artigos, 356 páginas e que foi apresentado na sexta-feira [5], mas só de um lado. O que a gente tem medo? De estar criando um ‘Frankenstein’, incluindo aumento de carga tributária”, argumentou a deputada federal Adriana Ventura (Novo-SP).

Um dos principais articuladores da proposta, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu o processo de discussão do projeto. “Foram mais de 220 horas de audiências cronometradas, foram 300 entidades recebidas, mais de mil pessoas. O plenário pode ter pensamento ideológico para um lado, pensamento ideológico para o outro, mas acusar essa Casa, num tema como esse, dizer que faltou debate, faltou oportunidade, não é correto”.

Regras

Com 335 página e 511 artigos, o texto que regulamenta os novos impostos manteve as regras para a devolução do imposto para as pessoas mais pobres, o chamado cashback, para água, esgoto e energia. Pelo texto, o IBS e o CBS serão devolvidos às pessoas integrantes de famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo.

Pela proposta, o cashback será de 100% para a CBS e de 20% para o IBS, na aquisição do botijão de 13kg de gás liquefeito de petróleo (GLP); 50% para a CBS e 20% para o IBS, nas operações de fornecimento de energia elétrica, água, esgoto e gás natural; de 20% para a CBS e para o IBS, nos demais casos. O texto também abre a possibilidade de que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios aumentem os descontos previstos na lei.

O texto prevê ainda a incidência do split payment, mecanismo no qual o valor pago do IBC e CBS por um comprador é automaticamente dividido entre o vendedor e as autoridades fiscais no momento da transação. Segundo os deputados, o mecanismo ruduz a possibilidade de sonegação fiscal e melhora a eficiência da arrecadação tributária.

A reforma cria ainda uma nova categoria, a do nano empreendedor, que não terá cobrança de imposto. Segundo o texto, a categoria do nano empreendedor será aplicada às pessoas com 50% do limite de faturamento anual do microempreendedor individual (MEI), que atualmente é de R$ 81 mil.

Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Deputados aprovam urgência de texto sobre impostos da reforma tributária Read More »

Morango ganha destaque na Sodiê Doces

Morango ganha destaque na Sodiê Doces

Até o dia 31 de julho os bolos especiais do cardápio feitos com a fruta têm desconto

Em época de colheita no Brasil, o morango ganha destaque neste inverno na Sodiê Doces, maior franquia brasileira de bolos feitos de forma artesanal. A rede promove o Festival do Morango, onde bolos da Linha Especiais que levam o item no preparo ganham desconto.

A promoção, válida para as mais de 372 lojas espalhadas pelo país, acontece até o dia 31 de julho. Dentre as opções no cardápio estão o Morango com Leite Condensado #61 (massa branca, recheada e coberta com mousse branca, morangos e leite condensado), sabor ‘queridinho’ da Larissa Manoela, garota-propaganda da marca.

Com o Festival, ainda ganham desconto bolos como o Delícia de Leite com Morango #82 (massa branca, recheado e decorado com mousse de leite em pó e morangos) e o Trufado Preto e Branco com Morangos #32 (massa de chocolate, recheado com trufado preto e trufas brancas com morangos e coberto com mousse, raspas de chocolate e mais morangos).

Os bolos fazem parte do diversificado cardápio da rede, que já conta com mais de 80 sabores, incluindo opções Zero Açúcar, receitas caseiras, versões veganas, além de uma variada seleção de docinhos, balas de coco, tortas açucaradas, uma exclusiva carta de cafés e uma completa linha de salgados.

Em Natal, as lojas estão localizadas na Av. Prudente de Moraes, 1869, Barro Vermelho (funcionamento: segunda a sábado 11h às 19h e domingo e feriados 11h às 17h), na Rua Dr. Hernani Hugo Gomes, 2974, em Ponta Negra (funcionamento: todos os dias, das 12h às 20h) e na Av. Ayrton Senna, 1995, Nova Parnamirim, Container 5, Shopping Cidade Verde (funcionamento: todos os dias: 10h às 21h30)

Os pedidos podem ser feitos e retirados nas lojas ou no aplicativo Sodiê Doces Oficial, disponível nos dispositivos IOS e Android e via delivery por Whatsapp (Barro Vermelho 84 9423-5680 | Ponta Negra 84 9815-0898 | Nova Parnamirim 84 99854-6040 e/ou iFood. Mais informações: (84) 3346-0020 2020-0592 @sodiedocesnatal.

Sodiê Doces

A Sodiê Doces, maior franquia de bolo do país, possui atualmente 372 lojas abertas no Brasil e duas unidades na cidade de Orlando, nos EUA. Em seu cardápio há mais de 80 variedades de sabores, uma linha Zero Açúcar, bolos caseiros e a versão vegana. Os bolos são elaborados à base de pão de ló, matéria-prima de primeira qualidade e frutas frescas. Também fazem parte do cardápio os docinhos (tradicionais, finos, belgas e bombom), balas de coco e sua linha exclusiva de salgados (cuja sede fica em Boituva – SP). Mensalmente a marca traz os Bolos do Mês, com dois sabores, que ganham desconto especial em todas as unidades. A rede fechou 2023 com faturamento de 640 milhões de reais, registrando crescimento de 15% em comparação com 2022 (560 milhões de reais) e 30 novas unidades.

Site: www.sodiedoces.com.br

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Morango ganha destaque na Sodiê Doces Read More »

Pão de Açúcar oferece variedade em produtos para pessoas com restrições alimentares

Pão de Açúcar oferece variedade em produtos para pessoas com restrições alimentares

A rede tem investido constantemente na ampliação de sua linha de produtos livres de alérgenos comuns, como glúten, lactose, soja e amendoim

O mundo nunca foi tão alérgico, e a tendência é que até 2030 metade da população seja acometida por alergias respiratórias, cutâneas ou alimentares, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Dessa forma, para atender as demandas cada vez mais crescentes de consumidores que enfrentam situações de alergias, a rede Pão de Açúcar, atenta às necessidades dos seus clientes, oferece uma boa variedade de produtos para pessoas com restrições alimentares.

A rede tem investido constantemente na ampliação de sua linha de produtos livres de alérgenos comuns, como glúten, lactose, soja e amendoim. Essa iniciativa busca garantir que todos os clientes possam encontrar opções seguras e nutritivas em suas lojas, promovendo uma experiência de compra inclusiva e segura.

Nas lojas da rede, os clientes encontram seções dedicadas a produtos específicos livres de alérgenos, além de itens alternativos para diversas dietas especiais, como vegana, vegetariana, low carb e orgânica. Parcerias com produtores locais garantem ainda a oferta de alimentos frescos e de procedência confiável, ampliando as opções para quem tem necessidades alimentares específicas.

WhatsApp Image 2024 07 09 at 11.53.08
Foto: Divulgação/Pão de Açúcar

Os produtos livres de alérgenos e para dietas especiais do Pão de Açúcar podem ser encontrados tanto nas lojas físicas, quanto no e-commerce (www.paodeacucar.com) e nos aplicativos Pão de Açúcar Mais, proporcionando conveniência e acessibilidade para todos os clientes.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Pão de Açúcar oferece variedade em produtos para pessoas com restrições alimentares Read More »

Bancos fecham quase 5% das agências no RN enquanto cooperativas de crédito ampliam rede

Bancos fecham quase 5% das agências no RN enquanto cooperativas de crédito ampliam rede

No dia Internacional do Cooperativismo, Sicredi realiza diversas ações sociais voluntárias e revela crescimento de 15,63% de sua rede de atendimento em dois anos no estado

Mesmo depois da pandemia, os grandes bancos continuam fechando agências bancárias e diminuindo sua rede de atendimento ao público. No Rio Grande do Norte, já são oito agências fechadas em apenas dois anos. Na direção contrária, o Sicredi – primeira instituição financeira cooperativa do Brasil – anuncia, no Dia Internacional do Cooperativismo, uma ampliação de seus pontos de atendimento, chegando a 37 unidades presenciais no estado, um aumento de 15,63% no mesmo período.

Com a expansão, o Rio Grande do Norte obteve a quinta maior variação percentual no número total de agências e postos de atendimento Sicredi no Nordeste. Enquanto isso, o estado viu sua rede de atendimento bancário reduzir em 4,55% no biênio 2022-2024, a maior queda da região. Conhecido como Dia C, o Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado no primeiro sábado de julho em todo país com ações sociais voluntárias e de prestação gratuita de serviços.

Para o analista de Planejamento Estratégico da Central Sicredi Nordeste, Jonas Marinho, o crescimento do cooperativismo de crédito na região tem sido impulsionado pela expansão da base de associados e a inclusão financeira de áreas remotas nos estados. São quase 255 mil novos associados no Nordeste em dois anos, levando o Sicredi a atingir R$ 11 bilhões em ativos totais, um aumento de 11,63% no mesmo período.

“O Sicredi registrou um crescimento de 16% no número de associados na região Nordeste. As cooperativas de crédito têm desempenhado um papel fundamental na promoção da inclusão financeira, atendendo às necessidades de pessoas físicas e jurídicas, especialmente, em áreas em que as agências bancárias tradicionais não alcançam”, aponta Marinho. “As cooperativas oferecem taxas de juros diferenciadas e um atendimento mais humanizado, além de estarem comprometidas com o desenvolvimento socioeconômico local”, completa o analista.

Impacto na economia local

O crescimento das cooperativas de crédito impacta na economia local uma vez que elas reinvestem os recursos na comunidade com participação democrática dos associados, destinando parte dos lucros a fundos comunitários e programas de educação financeira. “As cooperativas de crédito contribuem diretamente para o crescimento dos associados e das comunidades. O resultado obtido é distribuído entre os associados, e parte desse valor é destinada a fundos e programas que beneficiam a comunidade”, explica o analista do Sicredi.

Para os próximos anos, a instituição financeira cooperativa tem objetivos claros para continuar seu crescimento no Nordeste. “Nosso objetivo é desenvolver pessoas, estratégias e negócios sustentáveis, aprimorar a gestão de relacionamento com diferentes públicos, potencializar a atuação no segmento de empresas e fortalecer a competitividade no crédito agro”, afirma Marinho.

Dia Internacional do Cooperativismo

O Dia Internacional do Cooperativismo, conhecido como Dia C, é celebrado no primeiro sábado de julho com uma série de ações de voluntariado promovidas pelas cooperativas de crédito do Sicredi em toda a região Nordeste. O evento serve para reforçar o compromisso das cooperativas em promover o bem-estar social e a solidariedade nas comunidades onde atuam, beneficiando centenas de entidades assistenciais e famílias em situação de vulnerabilidade social.

As ações incluem uma série de iniciativas que fortalecem a essência do cooperativismo, atuando como agentes transformadores na sociedade em todas as cidades onde o Sicredi possui pontos de atendimento. Estão previstas atividades nos estados da Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Ceará, Maranhão e Bahia.

Com a participação de centenas de voluntários, serão realizadas doações de cadeiras de rodas, cestas básicas, kits de higiene pessoal, fraldas geriátricas, ações de educação financeira, atendimentos de saúde, como odontológicos, vacinação, atividades físicas, além de capacitação profissional, corte de cabelo, doação de mudas de plantas, entre outros.

As ações realizadas no Dia C refletem o compromisso do cooperativismo com o desenvolvimento sustentável e o bem comum. O tema inspirador para 2024 é: (#CoopsDay) Cooperativas constroem um futuro melhor para todos. Essa escolha reafirma o papel das cooperativas na construção de um amanhã mais sustentável, com destaque para o compromisso em alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030.

De acordo com Cleber Zequetto, gerente de Cooperativismo e Sustentabilidade da Central Sicredi Nordeste, “as cooperativas Sicredi sediadas na região Nordeste estão neste movimento de voluntariado que é contínuo e não se concentra apenas ao Dia C, mas se consolidam em jornadas ao longo de todo ano”.

Para estas realizações, as cooperativas do Sicredi contam com o apoio de entidades locais ligadas ao cooperativismo, como o sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e os Sescoop´s estaduais (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo).

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Bancos fecham quase 5% das agências no RN enquanto cooperativas de crédito ampliam rede Read More »

Jogadora potiguar Antônia Silva é confirmada como nova lateral do Real Madrid

Jogadora potiguar Antônia Silva é confirmada como nova lateral do Real Madrid

Atleta da Seleção Brasileira deixa o Levante e se prepara para representar o Real Madrid e a Seleção nas Olimpíadas de Paris 2024

Antônia Silva foi confirmada, nesta segunda-feira (8.jul.2024) como nova jogadora do Real Madrid. A lateral da seleção brasileira havia recentemente deixado o Levante, outro clube espanhol. Antônia, de 30 anos, natural de Riacho de Santana, no interior do Rio Grande do Norte, se junta à Seleção Brasileira na Granja Comary, em Teresópolis, onde o grupo se prepara para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, que será sua primeira participação olímpica.

Zagueira de origem, Antônia se firmou na lateral da Seleção Brasileira após a conquista do título da Copa América em 2022. Ela também participou da Copa do Mundo de 2023, realizada na Austrália e Nova Zelândia. Durante suas duas temporadas no Levante (2022/2023 e 2023/2024), Antônia disputou 47 jogos e marcou um gol. No Brasil, a jogadora passou por clubes como Ponte Preta, Osasco Audax, Iranduba e São Paulo. Na Espanha, além do Levante, ela também defendeu o Madrid CFF.

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Jogadora potiguar Antônia Silva é confirmada como nova lateral do Real Madrid Read More »

Petrobras anuncia reajuste de 78 no preco da gasolina

Petrobras anuncia reajuste de 7,8% no preço da gasolina

Reajuste tem reflexos no mercado e justificativas da nova gestão da estatal

A Petrobras anunciou, nesta segunda-feira (8.jul.2024) o primeiro aumento do preço da gasolina sob a gestão da nova presidente, Magda Chambriard. O reajuste, de aproximadamente 7,8%, representa um acréscimo de R$ 0,20 por litro. A partir de terça-feira, 9 de julho, o preço médio para as distribuidoras será de R$ 3,01 por litro.

Segundo a Petrobras, considerando a mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro para a composição da gasolina C vendida nos postos, a parcela da estatal no preço ao consumidor será de R$ 2,20 por litro, um aumento de R$ 0,15 por litro de gasolina C. A última alteração no preço da gasolina ocorreu em outubro do ano passado. De acordo com a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), antes do reajuste anunciado, havia uma defasagem de 18% em relação ao mercado internacional.

Desde a implementação da nova estratégia comercial, a Petrobras já havia reduzido os preços de venda da gasolina para as distribuidoras em R$ 0,17 por litro. Além da gasolina, a estatal também anunciou um aumento no preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), que não sofria reajuste desde março de 2022. O preço médio de venda para as distribuidoras será de R$ 34,70 por botijão de 13 kg, um aumento de R$ 3,10. Desde dezembro de 2022, a Petrobras reduziu o preço de venda do GLP para as distribuidoras em R$ 7,34 por botijão de 13 kg.

Foto: Divulgação/Sejus

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Petrobras anuncia reajuste de 7,8% no preço da gasolina Read More »

Natal vai sediar I Encontro Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo

Natal vai sediar I Encontro Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo

O evento promovido pela FEBTUR deve reunir mais de 100 profissionais entre os dias 1 e 3 de agosto; As inscrições estão abertas

A Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo – FEBTUR escolheu a capital potiguar para sediar o 1º Encontro Nacional da entidade. O evento ocorre entre os dias 1º e 3 de agosto e vai reunir profissionais de turismo do Brasil, e também do Uruguai e da Argentina. O Hotel Escola Barreira Roxa na Via Costeira foi o local escolhido para o encontro, que vai contar com diversas atividades em Natal e no litoral potiguar. As inscrições estão abertas para associados da entidade e comunicadores em geral.

A previsão é que mais de 100 jornalistas e comunicadores de turismo de 16 estados do Brasil, do Uruguai e da Argentina, estejam em Natal nos três dias de evento. Organizado pela FEBTUR/RN e a FEBTUR NACIONAL, a programação conta com palestras e debates sobre a comunicação para o turismo, bem como dois dias de visitas técnicas pelos pontos turísticos do Rio Grande do Norte. Destinos como a Praia da Pipa, Praia de Genipabu, Praia de Maracajaú, Lagoa Guaraíras fazem parte do roteiro técnico, acompanhado das delícias da gastronomia potiguar.

WhatsApp Image 2024 07 08 at 11.11.11 1

O tema central do evento esse ano é “Fronteiras Digitais: Explorando Novas Dimensões no Jornalismo de Turismo” e terá desdobramentos de subtemas atuais e importantes para a construção da comunicação que é feita para o turismo. “Não há melhor lugar para fazermos o I Encontro Nacional do que Natal. Uma cidade com grande potencial turístico, acolhe a todos e oferece uma das melhores estruturas hoteleiras do nosso nordeste”, comemora José Maria Pinheiro, presidente da regional da FEBTUR no Rio Grande do Norte.

As cidades potiguares que compõem o roteiro turístico do nosso estado, também estão apoiando o evento. Visando promover o Rio Grande do norte, por meio do evento, municípios onde estão situadas atrações como o Maior Cajueiro do Mundo, Parrachos de Maracajaú e as dunas de Genipabú, fizeram questão de convidar os jornalistas para conhecerem estes locais, vivendo emoções em passeios de BUGGY no pôr do sol, ou navegando em catamarã e degustando ostras.

A capital do Rio Grande do Norte, Natal, foi eleita por aclamação como sede do evento nacional da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur), em maio de 2024. A aprovação, por unanimidade, ocorreu no dia 2 de junho, durante a Plenária Nacional da entidade, reunindo associados de todo o Brasil, participantes do I Congresso Febtur de Jornalistas e Comunicadores de Turismo.

Serviço

I Encontro Nacional FEBTUR de Jornalistas e Comunicadores de Turismo
Local: Hotel Barreira Roxa – Natal – Rio Grande do Norte
Data: 1, 2 e 3 de agosto de 2024
Mais informações: https://loja-febtur.turbinou.com/

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natal vai sediar I Encontro Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo Read More »

Receita Federal apreende 10kg de cocaína em Aeroporto de Natal

Receita Federal apreende 10kg de cocaína no Aeroporto de Natal

Droga diluída em roupas infantis estava na bagagem de passageiro com destino a Londres

A Receita Federal apreendeu aproximadamente 10kg de cocaína durante uma operação de rotina no Aeroporto Internacional de Natal na noite do último domingo (7.jul.2024). A droga estava diluída em roupas que pertenciam a um passageiro natural da Letônia, que se preparava para embarcar em um voo com destino a Londres, com conexão em Lisboa, Portugal.

Os agentes da Receita Federal desconfiaram da bagagem do passageiro devido à quantidade excessiva de roupas e fantasias infantis que ele carregava. Essa suspeita levou os agentes a realizarem um teste de detecção de drogas nas peças de roupa. O teste confirmou que a droga estava diluída de forma líquida nas roupas, uma técnica usada para dificultar a fiscalização.

Após a confirmação da presença da droga, o passageiro letão foi preso em flagrante e encaminhado, junto com a cocaína apreendida, à Polícia Federal do Aeroporto de Natal. A PF dará continuidade às investigações para apurar detalhes do caso, incluindo a origem e o destino final da droga, além de possíveis conexões com redes de tráfico internacional.

A operação é resultado do trabalho integrado de inteligência e análise de risco realizado pela Receita Federal, que visa combater diversas atividades ilícitas, como sonegação fiscal, tráfico de drogas, contrabando, descaminho, contrafação e pirataria. A apreensão de cocaína no Aeroporto de Natal reforça o compromisso das autoridades em proteger a sociedade dos perigos associados ao uso e tráfico de drogas.

Foto: Divulgação/Receita Federal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Receita Federal apreende 10kg de cocaína no Aeroporto de Natal Read More »

Draga holandesa deixa Natal após demora na licença para obra de engorda de Ponta Negra

Draga holandesa deixa Natal após demora na licença para obra de engorda de Ponta Negra

Sem licenças ambientais, equipamento retorna após custo diário de R$ 500 mil

A draga contratada para a obra de engorda da Praia de Ponta Negra deixou Natal na manhã deste domingo (7.jul.2024), devido à falta de licenças ambientais. A informação foi confirmada pelo secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), Thiago Mesquista.

A draga holandesa, que chegou ao litoral potiguar em 24 de junho após sair da Espanha, aguardava as licenças ambientais do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). A permissão para executar a obra não foi concedida até o momento, atrasando o cronograma inicialmente previsto.

A Prefeitura de Natal solicitou a licença de instalação ao Idema no dia 12 de junho. O órgão estadual possui um prazo legal de até 120 dias para emitir a licença, o que pode levar até outubro. Segundo Werner Farkatt, diretor do Idema, uma força-tarefa foi montada para analisar o processo e emitir a licença “o mais breve possível”, porém, sem um prazo definido.

O consórcio DTA Engenharia, responsável pela obra, esperava iniciar os trabalhos até 5 de julho. A draga, fretada exclusivamente para o projeto em Natal, poderá ser redirecionada para outra obra devido ao atraso. O custo operacional diário do equipamento é de cerca de R$ 500 mil, valor coberto pelo contrato de R$ 73 milhões firmado com a prefeitura.

O secretário Thiago Mesquita criticou a falta de previsibilidade na emissão das licenças pelo Idema. “O Idema nem previsão nos deu ainda. A documentação foi entregue desde 5 de junho”, afirmou Mesquita. A Prefeitura já possui Licença Prévia para a obra desde julho do ano passado, permitindo a realização da licitação vencida pelo consórcio DTA/AJM.

A engorda da praia consiste em um aterro de aproximadamente 4 quilômetros na enseada de Ponta Negra, com o objetivo de ampliar a faixa de areia das praias de Ponta Negra e parte da Via Costeira para até 100 metros na maré baixa e 50 metros na maré alta. Estima-se que cerca de 1,1 milhão de metros cúbicos de areia serão utilizados na obra, provenientes de uma jazida. A draga será responsável por depositar a areia em trechos de 200 metros da praia.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Draga holandesa deixa Natal após demora na licença para obra de engorda de Ponta Negra Read More »

Saúde amplia vacinação contra o HPV para usuários da PrEP no RN

Saúde amplia vacinação contra o HPV para usuários da PrEP no RN

Decisão do Ministério da Saúde visa prevenir ISTs e cânceres causados pelo vírus

Pessoas entre 15 e 45 anos que utilizam a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) serão incluídas na campanha de vacinação contra o HPV no Rio Grande do Norte. A medida, anunciada pelo Ministério da Saúde em nota técnica na quarta-feira (3.jul.2024), beneficiará diretamente 1.224 usuários da PrEP no estado, ampliando a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e cânceres associados ao vírus.

O HPV é uma IST associada a verrugas genitais e ao desenvolvimento de cânceres de colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe. Além da transmissão sexual, o vírus pode ser passado por contato direto com a pele ou mucosa infectada. Existem mais de 100 tipos de HPV, sendo pelo menos 14 considerados de alto risco para câncer.

No Brasil, a prevalência de HPV foi avaliada pelo Estudo Epidemiológico sobre Prevalência Nacional HPV (POP-Brasil), envolvendo homens e mulheres sexualmente ativos entre 16 e 25 anos. O estudo mostrou que 53,6% da população possui HPV, com 35,2% apresentando genótipos de alto risco. Dos entrevistados, 50,7% afirmaram usar preservativos regularmente e 12,7% relataram ter tido uma IST anterior.

Draurio Barreira, diretor do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e ISTs da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), destaca a importância da vacinação para usuários da PrEP na prevenção de neoplasias relacionadas ao HPV, especialmente para populações mais vulneráveis às ISTs.

“Oportunizar o acesso à vacina HPV4 para usuários da PrEP é uma ação com impacto na prevenção das neoplasias relacionadas ao HPV para populações de maior vulnerabilidade às ISTs”, afirmou Barreira.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina quadrivalente (HPV4), que protege contra as principais complicações do HPV. Atualmente, o público-alvo da vacinação inclui crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, pessoas de 9 a 45 anos vivendo com HIV/Aids, pacientes oncológicos, pessoas com papilomatose respiratória recorrente, transplantados e vítimas de violência sexual.

Desde o início da vacinação contra o HPV no SUS, em 2014, 75,8% das mulheres tomaram a primeira dose e 58,2% a segunda. Entre os homens, a vacinação começou em 2017, com 53,1% recebendo a primeira dose e 33,2% a segunda. O esquema de dose única para crianças e adolescentes foi adotado recentemente para intensificar a proteção contra o câncer de colo do útero e outras complicações.

A PrEP é uma estratégia de prevenção ao HIV, indicada para pessoas sexualmente ativas e em risco aumentado de infecção. O medicamento, composto por tenofovir e emtricitabina, é prescrito por profissionais da saúde e está disponível em 939 unidades dispensadoras (UDMs) em 540 municípios brasileiros. Em março de 2024, 84.926 pessoas usavam a PrEP, majoritariamente homens que fazem sexo com homens, mulheres trans e travestis.

A ampliação da vacinação contra o HPV para usuários da PrEP visa prevenir neoplasias em populações desproporcionalmente afetadas pelo HIV e outras ISTs. Além disso, o Ministério da Saúde reforçou a prevenção de violências, promoção da cultura de paz e saúde sexual nas escolas, destinando R$ 90 milhões para o Programa Saúde na Escola (PSE), que atingiu recorde de adesões em 2023.

Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Saúde amplia vacinação contra o HPV para usuários da PrEP no RN Read More »

Cruzeiro, Fortaleza e Juventude mantêm Flu, Grêmio e Corinthians no Z-4

Cruzeiro, Fortaleza e Juventude mantêm Flu, Grêmio e Corinthians no Z-4

Derrotados seguem batendo ponto na zona de rebaixamento

O início da rodada de domingo (7) do Campeonato Brasileiro foi implacável com três gigantes que sofrem nesta temporada. O Cruzeiro atropelou o Corinthians por 3 a 0, mesmo placar da vitória do Juventude sobre o Grêmio. No Ceará, o Fortaleza fez 1 a 0 no Fluminense. Com os resultados, os três derrotados seguem batendo ponto na zona de rebaixamento do campeonato, com 15 rodadas.

No Mineirão, a Raposa precisou de apenas cinco minutos para sair na frente do Timão. Com um toque, Matheus Pereira tirou Félix Torres completamente da jogada, avançou e chutou na saída de Matheus Donelli. Cruzeiro 1 a 0.

Após o VAR colaborar para a anulação de um gol do Corinthians marcado por Raniele, o Cruzeiro ampliou nos acréscimos da primeira etapa. O argentino Barreal chutou de fora da área e acertou o canto direito do gol corintiano.

O golpe derradeiro veio logo no início da segunda etapa. Com três minutos, Arthur Gomes fez jogada pela esquerda e cruzou rasteiro. Hugo não conseguiu cortar e viu Gabriel Veron dar números finais à partida.

O resultado levou a Raposa aos 23 pontos, próximo ao G-4. O Corinthians, com 12 pontos, é o 17º colocado, abrindo o Z-4.

Duelo gaúcho tem domínio do Juventude

Em Caxias do Sul, o Juventude também não deu chances ao Grêmio. A vitória por 3 a 0 foi construída de forma semelhante ao triunfo do Cruzeiro sobre o Corinthians.

A equipe da serra gaúcha abriu 2 a 0 no primeiro tempo. Gilberto abriu o placar com um chute rasteiro de fora da área e João Lucas ampliou após bate-rebate dentro da área, com um chute de esquerda que pegou o goleiro Rafael Cabral no contrapé.

Na segunda etapa, o golpe de misericórdia veio aos 37. Após cruzamento pela direita, Erick completou de cabeça para marcar.

O Juventude soma 19 pontos, no meio da tabela, enquanto o Grêmio tem 11, dentro da zona de rebaixamento. No entanto, o tricolor realizou apenas 13 partidas até o momento.

Fortaleza deixa o Flu cada vez mais isolado na lanterna

No Castelão, o Fortaleza bateu o Fluminense por 1 a 0 e se recuperou da derrota para o Vasco no meio da semana. Aos 10 minutos da segunda etapa, o argentino Pochettino cobrou escanteio pela direita e encontrou o compatriota Lucero, que marcou de cabeça o único gol da partida. Foi o sexto dele no campeonato, colocando o atacante como um dos vice-artilheiros da competição.

O Leão tem 23 pontos, brigando para se aproximar da zona de classificação à Libertadores. Já o Flu alcançou 12 jogos sem vitória e, com apenas sete pontos e uma vitória na competição, amarga a lanterna.

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro/Divulgação

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Cruzeiro, Fortaleza e Juventude mantêm Flu, Grêmio e Corinthians no Z-4 Read More »

Decisão do STF sobre porte de maconha demanda novos procedimentos

Decisão do STF sobre porte de maconha demanda novos procedimentos

Peritos, Senad, CNJ e advogados aguardam acórdão do Supremo

Os peritos criminais brasileiros aguardam o estabelecimento de novas orientações para o seu trabalho, quando tiverem que examinar maconha apreendida em pequena quantidade pela polícia. A demanda se dá após o Supremo Tribunal Federal (STF) definir que não é crime ter até 40 gramas de cannabis sativa ou seis plantas-fêmeas – que produzem flores ricas no composto psicoativo tetra-hidrocanabinol (THC).

“Com certeza, deverão estabelecer novos procedimentos, até mesmo para deixar bem caracterizada a situação que vai ficar provocada pela decisão”, aponta o perito criminal do estado do Mato Grosso Marcos Secco, presidente da Associação Brasileira de Criminalística, que representa peritos, médicos-legistas e odonto-legistas em todo o território nacional.

Nas sessões que julgaram um recurso extraordinário sobre a posse de pequenas quantidades de maconha, o STF determinou que se uma pessoa for flagrada usando a droga, a maconha será confiscada e o usuário levado à delegacia. O delegado não deverá determinar a prisão em flagrante ou instaurar inquérito, mas registrar o fato como infração administrativa e liberar a pessoa, após notificá-la de que deverá comparecer em juízo para ser ouvida e, eventualmente, receber sanção de caráter não-penal.

A droga apreendida deverá ser examinada por peritos em laboratório para, por exemplo, identificar a substância e mensurar o volume. Segundo Marcos Secco, faltam definições quanto à obrigação de fazer a pesagem do entorpecente em balança certificada. Além de regras pontuais, o perito imagina que será necessário preparar os laboratórios e os técnicos para nova rotina. “No caso de plantas [confiscadas pela polícia], teríamos que aumentar o serviço de botânica dentro dos institutos de criminalística”, diz o perito.

Advertências

Quem cometer a infração administrativa por porte de maconha poderá ser advertido sobre os efeitos da droga ou ter de frequentar curso a respeito. Contudo, o defensor público Bruno Shimizu, presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), aponta lacuna nesse encaminhamento.

De acordo com ele, não há na Lei das Drogas (Lei nº 11.343/2006) um procedimento específico para a apuração de infração administrativa. “O STF entendeu que, enquanto não houver regulamentação desse procedimento, a imposição dessas sanções continua a se dar em um processo judicial”. Em sua decisão, o Supremo aponta que as regras definidas pela corte valem enquanto o Congresso Nacional não criar uma nova lei sobre o assunto.

O STF também determina que o governo crie programas educativos sobre os riscos do uso de drogas e forneça tratamento à saúde para dependentes. Essas iniciativas devem envolver diferentes órgãos de Estado. Na articulação de grande parte dessas políticas públicas estará a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Para a advogada Lívia Casseres, coordenadora-geral de projetos especiais sobre drogas e justiça racial da Senad, a decisão do Supremo pode diminuir o estigma sobre as pessoas que consomem drogas e possibilita alcançar essas pessoas “com políticas de verdade preventivas, de promoção da saúde e do cuidado”. Segundo ela, além dos órgãos públicos, a elaboração dessas políticas envolverá a sociedade civil por meio do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad).

“Há vários pontos da decisão [do STF] que ainda [a Senad] não tem total clareza, por conta de ainda não ter sido publicado o acórdão da decisão. Tem muitas complexidades que vão precisar ser pensadas, acho que por todos os poderes do Estado”, diz a coordenadora.

Ela assinala que algumas definições técnicas não estão estabelecidas, e “vão precisar ser discutidas, amadurecidas, primeiro a partir da compreensão do conteúdo total do acórdão, de tudo que foi decidido pelo Supremo.” O envio do acórdão deverá ocorrer somente em agosto, após o recesso judiciário. Por ora, o STF encaminhou à Senad e outros órgãos apenas a ata com o resumo dos debates e a resolução.

Até mesmo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que é comandado pelo próprio presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, aguarda o acórdão da Suprema Corte para tratar de novas políticas judiciárias que deverão ser implementadas após a decisão, como a realização de mutirões carcerários para revisar a ordem de prisão de pessoas flagradas com menos de 40 gramas de maconha.

Impacto relativo

Além de lacunas quanto a procedimentos técnicos e indefinições para formulação de novas políticas públicas, há dúvidas e divergências sobre os efeitos da decisão. O advogado Cristiano Maronna, diretor do Justa, um centro de pesquisa não-governamental sobre a Justiça, teme que o impacto da decisão do STF seja muito pequeno e que a resolução “muda algo para que tudo permaneça como está.”

Para ele, a decisão do Supremo mantém a pressuposição de que o caso é de tráfico, e não de uso recreativo, no testemunho do policial, ancorado em provas como o volume de droga apreendida e, eventualmente, a posse de embalagens, balanças ou registros de venda.

“O tráfico não pode ser presumido. A finalidade mercantil tem que ser provada e tem que ser uma prova corroborada externamente para além do testemunho policial e das provas ancoradas”, aponta o advogado. “O que realmente poderia mudar é qualificar a investigação criminal, chegar de fato a quem é traficante, a quem ganha dinheiro com isso, afinal, se for um negócio bilionário, não é possível que só prenda os miseráveis negros”.

O advogado Gabriel de Carvalho Sampaio, diretor de litigância e incidência da ONG Conectas Direitos, admite que “é preciso avançar muito mais”, mas diverge de Maronna e aponta que a decisão do STF tem efeito importante que parece simbólico, mas que tem muitos desdobramentos na realidade, que é o fato da Suprema Corte reconhecer as injustiças feitas pelo Judiciário e pela polícia na aplicação da lei de drogas.

“A resolução do Supremo passa a constituir uma ferramenta importante no cotidiano, ou seja, não bastará mais a apreensão com a quantidade, uma mera declaração subjetiva da polícia para que o enquadramento seja de tráfico. As pessoas usuárias têm, a partir de agora, uma declaração do Supremo Tribunal Federal de que elas não praticam o crime ao consumir a droga, no caso, a maconha”, avalia.

Foto: Kindel Media/Pexels

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Decisão do STF sobre porte de maconha demanda novos procedimentos Read More »

Brasil perde para o Uruguai nos pênaltis e é eliminado da Copa América

Brasil perde para o Uruguai nos pênaltis e é eliminado da Copa América

Jogo em Las Vegas terminou empatado nos 90 minutos, sem gols

Em jogo disputado na noite deste sábado (6), em Las Vegas, a Seleção Brasileira foi superada pelo Uruguai nas quartas de final e acabou eliminada da Copa América. As duas equipes empataram por 0 a 0 e a decisão da vaga às semifinais se deu nas cobranças de pênaltis, nas quais o Uruguai levou a melhor, ganhando por 4 a 2. A Seleção volta a jogar em setembro, pelas Eliminatórias do Mundial de 2026: enfrentará o Equador em casa e o Paraguai em Assunção.

O jogo no Allegiant Stadium, diante de 55 mil torcedores, foi bastante equilibrado. O Brasil teve a primeira oportunidade aos 13 minutos numa cobrança de falta de Raphinha. A bola desviou na barreira. Pouco depois, o Uruguai deu a resposta num lance em que Éder Militão afastou o perigo de cabeça.

Aos 27, numa bola mal atrasada pela defesa uruguaia, Endrick se antecipou, entrou na área e tocou para Raphinha, que vinha de trás, mas a jogada não foi concluída. O Brasil desperdiçaria o ataque.

Aos 34 foi a vez de o Uruguai assustar de novo, com uma cabeçada de Darwin Nuñez, livre de marcação. A bola passou por cima do travessão.

O jogo continuava lá e cá, mas era interrompido várias vezes por causa da quantidade de faltas cometidas pelo Uruguai. Aos 35, o Brasil teria a sua melhor chance no primeiro tempo, com um ataque veloz em que Raphinha concluiu para a defesa do goleiro Rochet.

No segundo tempo, a partida foi bastante truncada e com poucas oportunidades para ambas as equipes. Logo no início, Valverde arriscou de longe com força e a bola saiu. A Seleção Brasileira tentava chegar à área adversária com toques rápidos. Mas quase sempre seus jogadores eram parados com falta. Aos 27, o lateral Nández deu uma entrada desleal em Rodrygo e foi expulso.

O árbitro precisou ser alertado pelo VAR para a aplicação do cartão vermelho. Só por causa dessa confusão, o jogo ficou paralisado por quatro minutos. Com a bola rolando, Endrick tentou o gol com uma finalização de fora da área. Rochet defendeu de novo.

Dorival mexeu no time a partir dos 35 minutos. Levou a campo Andreas Pereira, Savinho e Douglas Luiz. Depois, optou por Martinelli e Evanílson. O Brasil teve o controle de bola nos minutos finais, mas não conseguiu o gol.

A decisão da vaga foi então para os pênaltis. Éder Militão cobrou o primeiro e Rochet defendeu. Na sequência, Andreas Pereira marcou, Douglas Luiz chutou a bola na trave e Martinelli fez o dele. Com dois pênaltis perdidos, a defesa de Alisson no chute de Giménez não foi suficiente e o Uruguai venceu por 4 a 2.

O Brasil jogou com Alisson, Danilo, Éder Militão, Marquinhos, Guilherme Arana, Bruno Guimarães (Evanilson), João Gomes (Andreas Pereira), Paquetá (Douglas Luiz), Raphinha (Savinho), Endrick e Rodrygo (Martinelli).

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Brasil perde para o Uruguai nos pênaltis e é eliminado da Copa América Read More »

Fraudes contábeis nas Americanas superaram os R$ 25 bilhões

Fraudes contábeis nas Americanas superaram os R$ 25 bilhões

Dois ex-diretores chegaram a ter prisão preventiva decretada

Considerado um dos gigantes do varejo brasileiro, com quase um século de história, o Grupo Americanas surpreendeu o país quando, em janeiro do ano passado, anunciou “inconsistências contábeis” de mais de R$ 20 bilhões, até então desconhecida de investidores, fornecedores, credores, trabalhadores e da sociedade brasileira, como um todo.

Uma análise por parte da área contábil da empresa havia identificado operações de financiamentos de compras de cerca de R$ 20 bilhões, que fizeram com que a Americanas ficasse devendo a instituições financeiras. Mas essas dívidas não estavam “adequadamente refletidas na conta fornecedores” nas demonstrações financeiras da companhia.

Logo após o anúncio, o Grupo Americanas entrou com um pedido de recuperação judicial, de forma a se proteger das cobranças de dívidas imediatas e proteger seus negócios e patrimônios.

Mas as surpresas não parariam por aí. Alguns meses depois, a própria empresa lançou uma nova bomba: as inconsistências eram fruto de fraudes. Depois de uma auditoria independente, a Americanas verificou indícios de manipulação de dados contábeis por parte de sua antiga diretoria, que chegavam a R$ 25,3 bilhões.

Segundo a empresa, foram identificados diversos contratos de verbas de propaganda cooperada (VPC), que teriam sido artificialmente criados para melhorar os resultados operacionais da empresa. Isso era lançado na contabilidade como uma forma de reduzir os custos, mas não havia efetiva contratação de fornecedores para o serviço.

VPC são verbas em dinheiro ou em produtos bonificados disponibilizados por grandes fabricantes para incentivar a venda de seus produtos, nas lojas varejistas, por exemplo, a instalação de gôndolas específicas para o item no ponto de venda, a colocação do produto em destaque ou ações promocionais.

O problema é que, no caso da Americanas, bilhões de reais em VPC fictícias foram lançados em seus balanços contábeis, de forma intencional, segundo a própria empresa, por seus ex-dirigentes, que estavam na gestão da empresa pelo menos até o fim de 2022.

Além disso, foram identificadas operações de risco sacado, que consistiam na antecipação de pagamento aos fornecedores, através da contratação de empréstimos junto aos bancos. O problema é que essas operações, que envolvem o pagamento de juros às instituições financeiras, não eram devidamente lançadas na contabilidade da empresa, ocultando bilhões em dívidas.

“Em adição às operações de VPC, e como forma de gerar o caixa necessário para a continuidade das operações das Americanas, a Diretoria anterior da Companhia contratou uma série de financiamentos nos quais a Companhia é devedora perante instituições financeiras, sem as devidas aprovações societárias, todas inadequadamente contabilizadas no balanço patrimonial da Companhia de 30 de setembro de 2022 na conta fornecedores”, informou a empresa, em um comunicado ao mercado em junho do ano passado.

Além disso, a empresa constatou lançamentos redutores na conta de fornecedores provenientes de juros sobre operações financeiras, “que deveriam ter transitado pelo resultado da Companhia ao longo do tempo”.

Ex-diretores da empresa são investigados pela Polícia Federal (PF). Dois deles, que estavam no exterior, chegaram a ter prisão preventiva decretada no fim de junho, mas os mandados foram depois convertidos em medida cautelar de retenção, para impedir que eles saiam do país. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), a investigação segue sob sigilo.

Segundo o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada na Câmara dos Deputados para apurar a situação da empresa, divulgado em setembro de 2023, a dívida da empresa com seus credores, já consideradas as inconsistências contábeis, superava os R$ 42 bilhões.

História

“Nada além de 2 mil réis”. Era assim que a primeira das Lojas Americanas se apresentava aos consumidores da cidade de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, quando abriu suas portas, em 1929. O estabelecimento foi fundado por quatro empresários americanos, que haviam trabalhado em uma loja de produtos five and ten cents (algo no estilo “loja de R$ 1,99”).

Eles se juntaram a um austríaco e a um brasileiro para colocar em prática seus planos. Após mais de uma década de expansão de seus negócios, a Americanas se tornou uma sociedade anônima, com abertura de capital na Bolsa de Valores, ainda na década de 40.

No início dos anos 2000, lançou-se na internet e começou aquisições de empresas como Shoptime, Ingresso.com e Submarino. Atualmente, o Grupo Americanas combina lojas digitais, locais de venda física, franquias, fintech e até varejo de hortifrúti.

Na última terça-feira, a empresa anunciou o fim dos sites de venda Shoptime e Submarino. “A decisão contemplou o alinhamento com a nova estratégia de negócios, que foca em uma operação mais ágil, rentável e eficiente para oferecer uma experiência de compra ainda mais completa”, explicou em comunicado.

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Fraudes contábeis nas Americanas superaram os R$ 25 bilhões Read More »

Mais Médicos anuncia 73 novas vagas no RN

Mais Médicos anuncia 73 novas vagas no RN

Iniciativa do governo federal inclui cotas para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais, beneficiando mais de 10,6 milhões de brasileiros

O Programa Mais Médicos está promovendo uma expansão na assistência à saúde no Rio Grande do Norte, com a abertura de 73 novas vagas distribuídas por 43 municípios. A iniciativa do governo federal visa aumentar a cobertura médica no estado, reservando pela primeira vez vagas para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais, como negros, quilombolas e indígenas. Com o incremento no número de profissionais na rede pública de saúde, mais de 10,6 milhões de brasileiros serão beneficiados, obtendo melhor acesso a serviços médicos essenciais.

No âmbito nacional, o programa está criando 3,1 mil novas vagas, refletindo o compromisso do governo com a ampliação do atendimento à saúde. “O Mais Médicos é uma realidade e faz a diferença. Quando assumimos o governo, havia apenas 12 mil médicos. Com este edital, retomamos nossa meta de alcançar 28 mil médicos”, celebrou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

A ministra destacou que, pela primeira vez, o edital segue a política de cotas aprovada em lei, uma prioridade do governo federal. “Cumprimos, assim, nossa visão de inclusão, e por isso estou muito feliz em fazer este anúncio”, acrescentou durante uma agenda com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em Salvador, Bahia.

A publicação do novo edital para preenchimento das vagas significa que o Ministério da Saúde enviará médicos para regiões prioritárias e de vulnerabilidade social. O primeiro atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), realizado nas Unidades Básicas de Saúde, é crucial para o acompanhamento da situação de saúde da população, prevenção e redução de agravos. Preencher os vazios assistenciais que, desde 2018, deixaram de ser atendidos, resgata o direito e o acesso da população à saúde.

A bolsa-formação concedida aos médicos será de R$ 14.058 por mês, podendo ser paga por até 48 meses. Os percentuais das vagas no novo edital obedecerão às exigências de cotas para concursos públicos, com um mínimo de 20% de cotas étnico-raciais e 9% de cotas para pessoas com deficiência.

Entenda o Edital do Mais Médicos

Para os grupos étnico-raciais, 20% das vagas serão ofertadas, priorizadas da seguinte forma:

  • Municípios com 2 vagas: 50%
  • Municípios com 3 a 10 vagas: 20%
  • Municípios com mais de 10 vagas: 20%

Podem participar da seleção profissionais brasileiros, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS). Os médicos brasileiros formados no Brasil têm preferência na seleção.

Desde 2023, com a retomada do Mais Médicos, o governo federal implementou melhorias no modelo do programa, proporcionando aos profissionais oportunidades de especialização e mestrado através da Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde. Esta estratégia integra os programas de formação, provimento e educação pelo trabalho no âmbito do SUS.

Com a ampliação das vagas e a inclusão de cotas, o Programa Mais Médicos reafirma seu compromisso com a saúde pública e a inclusão social, garantindo que mais brasileiros tenham acesso a um atendimento médico de qualidade, especialmente nas regiões mais carentes do país.

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mais Médicos anuncia 73 novas vagas no RN Read More »

Restrições para as eleições municipais entram em vigor a partir de hoje (6)

Restrições para as eleições municipais entram em vigor a partir de hoje (6)

Proibições valem para candidatos que ocupam cargos públicos

A exatos três meses para o primeiro turno das eleições municipais 2024, começa a valer uma série de proibições aos candidatos – sobretudo aos que ocupam cargos públicos. A maioria das vedações está prevista na Lei nº 9.504/1997, que estabelece normas para o pleito. De acordo com o calendário eleitoral, a partir deste sábado (6), entram em vigor as seguintes restrições:

  • contratação de shows artísticos: fica proibida a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos na realização de inaugurações de obras públicas ou divulgação de prestação de serviços públicos.
  • presença em inaugurações: candidatos não podem comparecer a inaugurações de obras públicas.
  • veiculação de nomes, slogans e símbolos: sites, canais e outros meios de informação oficial não podem conter nomes, slogans, símbolos, expressões, imagens ou outros elementos que permitam identificar autoridades, governos ou administrações, cujos cargos estejam em disputa na campanha eleitoral.
  • transferência de recursos: servidores e agentes públicos ficam proibidos de realizar transferência voluntária de recursos da União aos estados e municípios e dos estados aos municípios, sob pena de nulidade absoluta. A lei abre exceção para situações de emergência e de calamidade pública e quando há obrigação formal preexistente para a execução de obra ou serviço em andamento e com cronograma prefixado.
  • publicidade institucional e pronunciamento: fica vedado o pronunciamento em cadeia de rádio e televisão fora do horário eleitoral gratuito, salvo quando, a critério da Justiça Eleitoral, tratar-se de matéria urgente. Além disso, passa a ser proibida a publicidade institucional de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos ou das respectivas entidades da administração indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública.
  • nomeação ou exoneração: até a posse dos eleitos, fica vedado nomear, contratar, remover, transferir ou exonerar servidor público. A exceção fica por conta de cargos comissionados e funções de confiança. No caso de concursos públicos, é permitida a nomeação dos aprovados nos certames homologados até 6 de julho.

Cessão de funcionários

Também a partir deste sábado, órgãos e as entidades da administração pública direta e indireta podem ceder funcionários à Justiça Eleitoral, em casos específicos e de forma motivada, quando solicitado pelos tribunais eleitorais.

Neste caso, o prazo vale até 6 de janeiro de 2025 para as unidades da Federação que realizarem apenas o primeiro turno das eleições municipais e até 27 de janeiro para os locais onde houver segundo turno.

Foto: Nelson Jr./Ascom/TSE

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Restrições para as eleições municipais entram em vigor a partir de hoje (6) Read More »

Brasil enfrenta Uruguai em busca de vaga nas semifinais da Copa América

Brasil enfrenta Uruguai em busca de vaga nas semifinais da Copa América

Partida será disputada a partir das 22h deste sábado (6)

O Brasil enfrenta o Uruguai em uma partida decisiva em busca de uma vaga nas semifinais da Copa América. O confronto entre a seleção brasileira e a Celeste será realizado a partir das 22h (horário de Brasília) deste sábado (6) no estádio Allegiant, em Las Vegas (Estados Unidos).

Após um frustrante empate por 1 a 1 com a Colômbia em seu último compromisso na competição, ainda pela fase de grupos, a equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior sabe que precisa encontrar seu melhor futebol para superar um adversário que chega à partida com 100% de aproveitamento.

No entanto, o Brasil não poderá contar neste jogo com uma de suas referências técnicas, o atacante Vinicius Júnior, suspenso por acúmulo de cartões amarelos. E para substituir o jogador do Real Madrid (Espanha) o técnico Dorival Júnior escolheu o jovem Endrick, de 18 anos.

“Perdemos um jogador importante, mas ganhamos um jogador que vem despontando, buscando uma oportunidade. Quem sabe seja aí o momento do Endrick”, declarou Dorival Júnior em entrevista coletiva na última sexta-feira (5).

Outra mudança certa para a partida será a entrada de Guilherme Arana no lugar de Wendell na lateral esquerda. Desta forma a seleção brasileira inicia o confronto com: Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Guilherme Arana; João Gomes, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Raphinha, Rodrygo e Endrick.

“É um grande clássico sul-americano. Um jogo importante para o Brasil e para o Uruguai. É uma equipe [o Uruguai] que merece todo respeito, vem em um processo de evolução, assim como o Brasil, que vem encontrando seus caminhos. Não tenho dúvidas de que o Uruguai terá problemas contra a nossa equipe. São times que se conhecem, se respeitam, e teremos tudo para ter uma grande partida”, afirmou Dorival sobre a partida deste sábado.

O Brasil terá pela frente um Uruguai que mostrou muita força na primeira fase da competição, com 100% de aproveitamento em três partidas, nas quais marcou nove gols e sofreu apenas um. A equipe comandada pelo argentino Marcelo Bielsa conta com bons valores do futebol atual, como os meio-campistas Nicolás de la Cruz, Giorgian De Arrascaeta e Federico Valverde e o atacante Darwin Núñez.

Uma possível escalação do Uruguai para a partida é: Rochet; Nández, Ronald Araujo, Olivera e Viña; Ugarte, Valverde, Pellistri, De La Cruz e Maximiliano Araújo; Darwin Núñez.

Foto: Vitor Silva/CBF

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Brasil enfrenta Uruguai em busca de vaga nas semifinais da Copa América Read More »

Polícia Federal entrega ao Supremo relatório que indiciou Bolsonaro

Polícia Federal entrega ao Supremo relatório que indiciou Bolsonaro

Ex-presidente é um dos 11 envolvidos no caso das joias sauditas

A Polícia Federal (PF) entregou nesta sexta-feira (5) ao Supremo Tribunal Federal (STF) o relatório da investigação na qual o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 11 pessoas foram indiciados no caso das joias sauditas.

A entrega foi feita pessoalmente por representantes da corporação no protocolo de processos da Corte.

A investigação apurou o funcionamento de uma organização criminosa para desviar e vender presentes de autoridades estrangeiras durante o governo Bolsonaro.

Entre os indiciados estão o tenente-coronel Mauro Cid, o pai dele, general de Exército Mauro Lourenna Cid, Osmar Crivelatti e Marcelo Câmara, ex-ajudantes de ordens de Bolsonaro, e Fábio Wajngarten e Frederick Wassef, advogados do ex-presidente.

Após a entrega, o relatório será enviado ao gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator do processo no Supremo. Segundo o STF, não deve ocorrer nenhuma movimentação do processo até a semana que vem.

Moraes deve enviar o indiciamento dos acusados para análise da Procuradoria-Geral da República (PGR). Caberá ao procurador-geral, Paulo Gonet, decidir se Bolsonaro e dos demais acusados serão denunciados ao Supremo e se tornarão réus.

Foto: Isac Nóbrega/PR

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia Federal entrega ao Supremo relatório que indiciou Bolsonaro Read More »

Ministro das Comunicações vai distribuir mais 7 mil chips de internet para estudantes de Natal

Ministro das Comunicações vai distribuir mais 7 mil chips de internet para estudantes de Natal

Alunos de escolas públicas da região metropolitana de Natal recebem pacotes de dados mensais para promover a inclusão digital

O Ministério das Comunicações realiza, na próxima segunda-feira (8.jul.2024), às 15h30, a entrega de 7,1 mil chips de celular com pacote de dados do programa Internet Brasil. A iniciativa visa beneficiar alunos de escolas públicas de Natal e região metropolitana, cujas famílias estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Segundo a pasta, os chips, que serão distribuídos às secretarias de educação, possuem um pacote de internet móvel de 20 GB e serão recarregados mensalmente. Esta medida é uma das ações do Ministério das Comunicações para ampliar o acesso à internet e promover a inclusão digital entre famílias de baixa renda.

O principal objetivo é permitir que os alunos possam acessar recursos educacionais digitais em suas casas, facilitando o aprendizado e a conexão com o mundo digital.

O estado do Rio Grande do Norte foi incluído no programa Internet Brasil em março de 2024, juntamente com os estados do Amapá, Bahia, Pará e Maranhão, que apresentam as piores avaliações no ensino médio, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Serviço:

Entrega de 7,1 mil chips com pacote de dados do Programa Internet Brasil
Data: 8 de julho (segunda-feira)
Horário: 15h30
Local: Holiday Inn Natal – Avenida Senador Salgado Filho, 1.906 – Lagoa Nova – Natal – RN

Foto: Kayo Sousa/Ministério das Comunicações

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ministro das Comunicações vai distribuir mais 7 mil chips de internet para estudantes de Natal Read More »

"Operação Fraus" da Polícia Civil do RN desarticula esquema de falsificação de documentos

“Operação Fraus” da Polícia Civil do RN desarticula esquema de falsificação de documentos

Prejuízo ao RN foi de quase meio milhão de reais; Polícia Civil investiga falsificação de documentos e sequestro de bens em operação contra fraude de pensões por morte

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio do Departamento de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (DECCOR-LD), deflagrou nesta quinta-feira (04) a “Operação Fraus”, que desarticulou um esquema de falsificação de documentos para o recebimento indevido de pensões por morte pelo Instituto de Previdência do Estado do RN (IPERN). Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, sendo dois no Estado do Ceará, dois em Minas Gerais e um em São Paulo.

As investigações revelaram que dois irmãos criaram uma certidão de nascimento falsa de uma suposta filha de um ex-auditor fiscal. Com isso, os investigados obtiveram ilicitamente a pensão por morte em favor da suspeita, causando um prejuízo atualizado de quase meio milhão de reais ao IPERN.

A suspeita utilizava ao menos quatro identidades falsas, conforme conclusão da perícia do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP). A Justiça, a pedido da Polícia Civil do RN, decretou o sequestro dos bens imóveis dos investigados, totalizando aproximadamente R$ 300 mil.

A operação contou com o apoio de diversas divisões de polícia de São Paulo, Minas Gerais e Ceará, além do ITEP. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

“Operação Fraus” da Polícia Civil do RN desarticula esquema de falsificação de documentos Read More »

Plano Safra para grandes produtores rurais soma R$ 400 bilhões em 2024

Plano Safra para grandes produtores rurais soma R$ 400 bilhões em 2024

Taxas de juros do novo plano variam de 7% a 12% ao ano

Com incremento de 10%, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta quarta-feira (3), o Plano Safra 2024/2025 para o financiamento da agricultura e da pecuária empresarial no país, que somam recursos totais de R$ 400,59 bilhões.

O volume de crédito vai apoiar grandes e médios produtores rurais do país, incluindo aqueles enquadrados no Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp). Do total disponibilizado, R$ 293,29 bilhões (+8%) serão para custeio e comercialização e R$ 107,3 bilhões (+16,5%) para investimentos.

As taxas de juros para custeio e comercialização são de 8% ao ano para os produtores enquadrados no Pronamp. Já para investimentos, as taxas de juros variam entre 7% e 12% ao ano, de acordo com os diferentes programas de crédito oferecidos. Também em relação ao volume total, R$ 189,09 bilhões serão com taxas de juros controladas, direcionados ao Pronamp e demais produtores e cooperativas, e os outros R$ 211,5 bilhões com taxas livres.

Para o programa Moderfrota, destinado à aquisição e máquinas agrícolas, os juros serão de 10,5% para produtores enquadrados no Pronamp e de 11,5% para os demais. No Renovagro, voltado à recuperação e conversão de pastagens e práticas agropecuárias ambientalmente sustentáveis, os juros serão de 7%, mesmo percentual para os produtores que quiserem financiar a construção e armazéns de até 6 mil toneladas.

Para armazéns maiores e para outros financiamentos de produção sustentável, a taxa de juros é de 8,5%. Para financiamento de modernização de sistemas produtivos e de comercialização de agroindústrias de cooperativas, os juros são de 11,5% ao ano.

“Foi nos meus governos e nos governos da Dilma, que a gente teve os maiores planos Safra da história deste país”, destacou Lula, em discurso, durante o lançamento do novo Plano Safra com os maiores valores nominais entre todas as edições do programa de financiamento.

“Eu nunca pedi para nenhum empresário agradecimento. Eu faço por obrigação, porque sei da importância da agricultura brasileira e de vocês”, acrescentou o presidente. Lula também defendeu o papel do agronegócio na economia e criticou aqueles que desvalorizam o setor por exportar commodities agrícolas.

“As pessoas, muitas vezes, se esquecem de dar conta da quantidade de tecnologia que tem em um grão de soja, na qualidade do nosso café, no aperfeiçoamento que temos no milho e tanta coisa extraordinária que nós temos”, afirmou.

Balanço

Ao apresentar o Plano Safra, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, fez um balanço de 18 meses à frente da pasta, citando a retomada dos grandes investimentos, a abertura de novos mercados, reabilitação de plantas frigoríficos e fim do ciclo de vacinação da febre aftosa, entre outros pontos. Fávaro também reafirmou o compromisso do governo com o setor, independente de divergências políticas.

“Como o senhor diz, presidente, as pessoas podem até não gostar de nós, mas não estamos aqui participando de concurso de simpatia, estamos aqui trabalhando para fazer o Brasil dar certo. Estamos trabalhando para que a agropecuária continue sendo uma força na propulsão da agricultura brasileira”, pontuou.

Transição ecológica

Em relação aos investimentos para recuperação de pastagens e outras inciativas de sustentabilidade ambiental nas lavouras, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que as medidas se adequam ao que às expectativas dos países importadores do agro brasileiro.

“Esse Plano Safra, tanto em relação ao MDA [Ministério do Desenvolvimento Agrário] quanto ao Mapa [Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento], é um plano completamente aderente ao plano de transformação ecológica do Brasil. Essa ideia de financiar, a juros baixos, a recuperação de terra degradada e recolocar essa terra à serviço da produção, é uma das principais demandas do mundo em relação ao Brasil, no que diz respeito a questão agropecuária.”

Mais recursos

O novo ciclo do Plano Safra terá R$ 36,37 bilhões mais do que os valores destinados no ano anterior, quando foram operados R$ 364,22 bilhões para os maiores segmentos do agronegócio brasileiro.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os produtores rurais podem contar ainda com mais R$ 108 bilhões em recursos de Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), para emissões de Cédulas do Produto Rural (CPR), que serão complementares aos incentivos do novo Plano Safra. As LCAs são títulos de dívida emitidos por instituições financeiras, que têm como lastro os empréstimos e financiamentos para a atividade agropecuária, o que fomenta créditos bancários ao setor.

Agricultura familiar

No final da manhã, também no Palácio do Planalto, Lula lançou o o Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025, com R$ 76 bilhões destinados ao crédito rural no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O valor é 6,2% superior ao anunciado na safra passada e o maior da série histórica.

Foto: Ricardo Stuckert/PR/Ilustração

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Plano Safra para grandes produtores rurais soma R$ 400 bilhões em 2024 Read More »

Wendel Lagartixa é intimado para audiência em Vitória da Conquista

Wendel Lagartixa é intimado para audiência em Vitória da Conquista

Policial Militar enfrenta acusações de porte ilegal de arma e fraude processual em audiência marcada para 11 de julho

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) intimou o policial militar reformado Wendel Fagner Cortez de Almeida, conhecido como Wendel Lagartixa, para uma audiência de instrução e julgamento na próxima quinta-feira (11.jul.2024), no Fórum João Mangabeira, em Vitória da Conquista. Wendel, que está detido desde o dia 10 de maio, enfrenta acusações de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e fraude processual.

A prisão de Wendel Lagartixa ocorreu em Vitória da Conquista/BA, quando seu veículo foi parado por policiais rodoviários federais. Durante a abordagem, um cabo da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, que também estava no carro, declarou possuir uma pistola pertencente à PM do RN. Wendel mencionou a presença de outra arma, uma pistola calibre 40, que estava irregular.

Inicialmente, Wendel assumiu a posse da arma, mas mudou sua versão ao ser informado que o caso seria apresentado ao delegado, alegando que a arma pertencia ao seu irmão, motorista do veículo. As contradições nas declarações dos ocupantes do carro levaram à conclusão de que Wendel estava manipulando a situação, resultando na confirmação de sua prisão.

Defesa de Wendel Lagartixa

Wendel contesta a versão apresentada pela polícia, afirmando que a arma realmente pertencia ao seu irmão e que ele está sendo alvo de perseguição política. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Wendel criticou a abordagem policial e sugeriu que suas ações estão sendo politicamente motivadas por figuras do Rio Grande do Norte.

Desde a prisão, Wendel está alocado na Custódia Provisória da Polícia Militar em Salvador. A audiência de instrução e julgamento, marcada para o dia 11 de julho, dará continuidade ao processo, com o objetivo de esclarecer as circunstâncias do porte da arma e das alegações de fraude processual.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Wendel Lagartixa é intimado para audiência em Vitória da Conquista Read More »

Javier Milei anuncia visita ao Brasil para se reunir com Jair Bolsonaro

Javier Milei anuncia visita ao Brasil para se reunir com Jair Bolsonaro

Viagem não inclui encontro com o presidente Lula

O presidente da Argentina, Javier Milei, notificou o governo de Luiz Inácio Lula da Silva sobre sua visita ao Brasil neste fim de semana. Milei participará de um evento da direita em Balneário Camboriú (SC) e se reunirá com o ex-presidente Jair Bolsonaro, sem agendar qualquer contato com o presidente Lula.

A Embaixada da Argentina formalizou o plano da viagem ao Itamaraty, que até então não havia sido comunicado oficialmente. Milei não solicitou reunião com Lula e autoridades do Palácio do Planalto, apesar de ter manifestado interesse em encontros anteriores, os quais ficaram sem resposta. Os presidentes se encontraram de forma protocolar na Itália durante uma sessão plenária do G-7.

Milei seguirá para Santa Catarina no sábado à noite e retornará a Buenos Aires no domingo. Ele repetirá no Brasil a atitude adotada na Espanha, onde ignorou o premiê socialista Pedro Sánchez, resultando em uma crise política que ainda persiste. Durante a visita à Espanha, Milei participou de um comício organizado por Santiago Abascal, do partido Vox, e fez declarações ofensivas sobre Sánchez e sua esposa.

O governo Lula acompanhará atentamente o discurso de Milei em relação ao presidente brasileiro. Medidas de reprimenda diplomática estão sendo consideradas, mas o Itamaraty tem evitado confrontos diretos. A visita sem menção ao presidente Lula foi vista como uma provocação.

A embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina e Caribe no Itamaraty, destacou que o objetivo é manter as relações com a Argentina em um patamar de parceria, com integração em setores estratégicos como nuclear, espacial e defesa.

Foto: RS/ via Fotos Publicas

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Javier Milei anuncia visita ao Brasil para se reunir com Jair Bolsonaro Read More »

Polícia Federal pede indiciamento de Bolsonaro por venda de joias e falsificação de vacinas

Polícia Federal pede indiciamento de Bolsonaro por venda de joias e falsificação de vacinas

Ex-presidente e aliados são investigados por venda ilegal e falsificação de cartões de vacinação

A Polícia Federal (PF) solicitou o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro em dois inquéritos: um sobre a venda ilegal de joias recebidas de presente e outro sobre a falsificação de cartões de vacinação contra a Covid-19. O pedido de indiciamento, concluído recentemente, será remetido à Procuradoria-Geral da República (PGR) ainda nesta quinta-feira (4.jul.2024).

Além de Bolsonaro, o pedido de indiciamento inclui outros aliados e auxiliares do ex-presidente, como os advogados Fabio Wajngarten e Frederico Wasseff. No entanto, a Polícia Federal não solicitou a prisão preventiva de Bolsonaro nem dos demais indiciados.

As investigações sobre a venda ilegal de joias apuram a possível comercialização de presentes recebidos por Bolsonaro durante seu mandato, enquanto o inquérito sobre a falsificação de cartões de vacinação investiga a possível adulteração de registros de imunização contra a Covid-19. As conclusões da PF serão analisadas pela PGR, que decidirá sobre os próximos passos a serem tomados nas investigações.

Foto: Marcos Corrêa/PR/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia Federal pede indiciamento de Bolsonaro por venda de joias e falsificação de vacinas Read More »

Flamengo goleia Atlético-MG e segue na liderança do Brasileiro

Flamengo goleia Atlético-MG e segue na liderança do Brasileiro

Rubro-Negro triunfou por 4 a 2 em jogo transmitido pela Rádio Nacional

O Flamengo mostrou que é um dos grandes favoritos ao título do Campeonato Brasileiro ao golear o Atlético-MG por 4 a 2, na noite desta quarta-feira (3), mesmo jogando em Belo Horizonte. Com esta vitória, a equipe da Gávea permanece na liderança isolada da competição nacional.

Agora o Rubro-Negro ocupa a primeira posição com 30 pontos conquistados, três de vantagem sobre o vice-líder Botafogo, que bateu o Cuiabá por 2 a 1 nesta quarta na Arena Pantanal. Já o Galo permanece com 18 pontos após o revés, na 11ª colocação.

Mesmo atuando fora de casa, o Flamengo mostrou força desde os primeiros momentos do confronto, o que o levou a abrir o marcador logo aos 13 minutos do primeiro tempo, quando Luiz Araújo cobrou falta na área e Bruno Henrique apareceu com liberdade na segunda trave para escorar de primeira.

Em desvantagem o Atlético até tinha mais posse de bola, mas o Rubro-Negro mostrou mais eficiência para ampliar aos 23 minutos, com Carlinhos, que aproveitou bola que sobrou após finalização do lateral Wesley.

O ímpeto ofensivo do Flamengo foi mantido após o intervalo. E ele deu frutos logo aos cinco minutos, quando o lateral Ayrton Lucas se livrou da marcação de dois adversários, invadiu a área e bateu cruzado para marcar um belo gol.

Aos 11 minutos o Galo conseguiu descontar com Hulk em cobrança de pênalti, mas dez minutos depois a equipe comandada pelo técnico Tite chegou ao quarto após Pedro lançar Bruno Henrique, que teve liberdade para avançar e bater na saída do goleiro. Aos 44 Hulk marcou pela segunda vez, mas a vitória do time da Gávea já estava garantida.

Outros resultados:

  • Cuiabá 1 x 2 Botafogo
  • Vasco 2 x 0 Fortaleza
  • Criciúma 1 x 0 Cruzeiro
  • Bragantino 3 x 1 Atlético-GO
  • Athletico-PR 1 x 2 São Paulo

Foto: Gilvan de Souza/CRF

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Flamengo goleia Atlético-MG e segue na liderança do Brasileiro Read More »

Lula diz que Brasil jamais será irresponsável do ponto de vista fiscal

Lula diz que Brasil jamais será irresponsável do ponto de vista fiscal

Presidente pede calma e cita experiência à frente do governo

Em meio ao nervosismo do mercado financeiro nos últimos dias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (3) que o Brasil manterá a responsabilidade fiscal e o controle da inflação.

“Estejam certos que a comida vai ficar barata, estejam certos que esse país jamais será irresponsável do ponto de vista fiscal. Eu não tenho um dia de experiência, eu tenho 10 anos na Presidência”, disse Lula a jornalistas após o evento de lançamento do Plano Safra da agricultura empresarial, no Palácio do Planalto.

A declaração de Lula ocorre um dia depois de o dólar disparar frente ao real, na maior alta em cerca de um ano e meio, no contexto de alta das taxas de juros nos Estados Unidos e também das críticas recentes do presidente brasileiro ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. A jornalistas, Lula evitou comentar sobre a oscilação da moeda norte-americana e ressaltou sua experiência à frente do governo, já que está em seu terceiro mandato presidencial.

“O país tem que estar calmo porque está tudo acontecendo favoravelmente ao país. Se você tem um desarranjo qualquer, você só tem que consertar”, acrescentou o presidente, em sinalização aos agentes econômicos.

Carne na cesta básica

Durante o lançamento do Plano Safra 2024/2025, Lula voltou a defender a inclusão da carne na cesta básica, que terá alíquota zero de impostos na reforma tributária, que está em processo de regulamentação pelo Congresso Nacional neste momento.

“Vamos ter que entender que, possivelmente, a gente ter que separar entre o que é carne in natura e o que é carne processada, pra gente criar diferença. Mas, sinceramente, eu sou daqueles, Haddad [ministro da Fazenda], que vou ficar feliz se puder comprar carne sem imposto”, afirmou, diante de uma plateia que incluía dezenas de empresários do agronegócio.

Os grupos de trabalho da regulamentação da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados estão finalizando os textos, que devem ser votados ainda este mês. Pela proposta inicial do governo, as carnes entram na categoria estendida, com isenção de 60%, mas o apelo de Lula pode zerar essa cobrança.

O presidente também fez um aceno aos caminhoneiros e motoristas de carga. “A outra coisa são os companheiros caminhoneiros que estão com problema aí, porque o frete está baixando, a produção caiu, e a gente vai tentar cuidar de vocês”.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lula diz que Brasil jamais será irresponsável do ponto de vista fiscal Read More »

STF marca para 5 de agosto conciliação sobre marco temporal

STF marca para 5 de agosto conciliação sobre marco temporal

Reuniões devem ocorrer até 18 de dezembro deste ano

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para 5 de agosto o início dos trabalhos da comissão de conciliação que vai tratar das ações que envolvem o marco temporal para demarcação de terras indígenas.

Em abril, o ministro negou pedido para suspender a deliberação do Congresso que validou o marco temporal e determinou que a questão deverá ser discutida previamente durante audiências de conciliação. As reuniões estão previstas para seguir até 18 de dezembro deste ano.

Mendes também fixou a quantidade de representantes que o Congresso e entidades que atuam na proteção dos indígenas terão na comissão. A Articulação dos Povos Indígenas (Apib) terá seis representantes.

A Câmara dos Deputados e o Senado terão três membros cada um. O governo federal terá quatro representantes, que deverão ser indicados pela Advocacia-Geral da União (AGU), pelos ministérios da Justiça e Segurança Pública e dos Povos Indígenas, além da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Os estados terão dois membros, que serão indicados pelo Fórum de Governadores e pelo Colégio Nacional de Procuradores de Estado (Conpeg). Os municípios deverão indicar um membro, a partir de consenso entre a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

Gilmar Mendes é relator das ações protocoladas pelo PL, o PP e o Republicanos para manter a validade do projeto de lei que reconheceu o marco e de processos nos quais entidades que representam os indígenas e partidos governistas contestam a constitucionalidade da tese.

Pela tese do marco temporal, os indígenas somente têm direito às terras que estavam em sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em disputa judicial na época.

Em dezembro do ano passado, o Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei que validou o marco. Em setembro, antes da decisão dos parlamentares, o Supremo decidiu contra o marco. A decisão da Corte foi levada em conta pela equipe jurídica do Palácio do Planalto para justificar o veto presidencial.

Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

STF marca para 5 de agosto conciliação sobre marco temporal Read More »

Banco do Nordeste abre exposição com mais de 200 obras na Pinacoteca do Estado

Banco do Nordeste abre exposição com mais de 200 obras na Pinacoteca do Estado

Mostra reúne trabalhos de 107 artistas e está percorrendo 15 capitais brasileiras tendo sido considerada a terceira melhor coletiva de arte do país em 2023

O Banco do Nordeste Cultural abre nesta quinta-feira (4.jul.2024) às 19h, na Pinacoteca do Estado, a exposição Nordeste Expandido: estratégias de (re)existir. A mostra reúne 215 obras de 107 artistas, adquiridas pelo Banco do Nordeste por ocasião das exposições comemorativas de seus 70 anos, que percorreram todas as cidades sedes das superintendências estaduais. Um seminário homônimo será realizado até o sábado no mesmo espaço, envolvendo performances e rodas de conversa com artistas e pesquisadores de nove estados.

Natal é a terceira cidade da exposição itinerante, que circulará 15 capitais do Brasil. Além de ser, provavelmente, a maior mostra itinerante realizada na área de atuação do BNB, em sua passagem por Recife, no fim do ano passado, a exposição Nordeste Expandido foi considerada, pela Revista Celeste Select, referência nas artes visuais brasileiras, a terceira melhor coletiva do país.

As obras estão vindo de Fortaleza, onde ficaram expostas na galeria do Centro Cultural Banco do Nordeste entre 8 de março a 13 de maio. Incorporadas à Coleção BNB elas incluem xilogravuras, a denominada arte popular e todas as técnicas das artes visuais, como vídeos, objetos, esculturas, pinturas, desenhos e instalações. Apesar de distantes geograficamente, as obras se articulam, com a observância à equidade de território, gênero, raça e etnia.

“É importante falar que essa exposição faz parte de todo um processo do Banco do Nordeste Cultural no Rio Grande do Norte. Desde agosto de 2022, com a primeira exposição na Pinacoteca do Estado (Novas Aquisições), a gente fez mais duas mostras, com curadoria local e incluindo 12 artistas do interior do estado. Ainda estamos iniciando o projeto Galerias Urbanas, que vai levar arte popular e grafite às fachadas das agências Assú, Caicó, Currais Novos, Macau e Pau dos Ferros, homenageando artistas da música local”, pontua a curadora Jacqueline Medeiros.

Ela lembra que o conjunto de ações da atuação do Banco do Nordeste Cultural no Rio Grande do Norte inclui, ainda, a instalação de um Centro Cultural em Mossoró. O projeto está na fase de adequação do prédio do antigo teatro Lauro Monte.

Seminário

O Seminário Nordeste Expandido terá início com a performance “Brinquedo: de onde surgem os sonhos?”, da artista maranhense Tieta Macau. Até o sábado, 6, pesquisadores e artistas de diversas instituições formais e de escolas livres da região participarão de debates e performances coletivas com o objetivo de articular o fazer artístico contemporâneo no Nordeste.

As rodas de conversa trazem temas como: contornos sociais e políticos, pensar social sobre a arte, arte e educação. Heitor Dutra (PE), Gabi Coelho (AL), Consuelo Véa Coroca (RN), Iyá Boaventura (BA), Tieta Macau (MA), Maria dos Mares (PB), Cláudia Nên (SE), Bárbara Carnielli (ES) e Fabíola Alves (RN), entre outros, vão garantir a pluralidade de pensamentos.

Serviço:

Exposição Nordeste Expandido: estratégias de (re)existir
Período: de 4 de julho a 24 de agosto (entrada gratuita)
Abertura: 19h

Seminário Nordeste Expandido
Abertura: 17h
Período: de 4 a 6 de julho (inscrição no local)
Local: Pinacoteca do Estado

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Banco do Nordeste abre exposição com mais de 200 obras na Pinacoteca do Estado Read More »

Último paciente do voo da Air Europa internado no Walfredo recebe alta médica

Último paciente do voo da Air Europa internado no Walfredo recebe alta médica

Passageira uruguaia de 77 anos permanece internada em estado estável após pouso de emergência em Natal

O último passageiro do Boeing 787-9 Dreamliner da Air Europa, que estava internado no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, recebeu alta médica na tarde desta quarta-feira (3). Outra passageira, encaminhada ao Hospital Rio Grande, continua internada.

Conforme a assessoria do Hospital Rio Grande, a passageira, uma idosa uruguaia de 77 anos, está sendo avaliada devido a lesões nas costelas. Novos exames foram realizados nesta quarta-feira, confirmando que seu quadro de saúde é estável.

O incidente ocorreu durante um voo da Air Europa que fazia a rota Madrid-Montevidéu, quando uma forte turbulência forçou a aeronave a realizar um pouso de emergência na madrugada de segunda-feira (1º) no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, conhecido como Aeroporto de Natal. A bordo, estavam 325 passageiros.

De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), 40 passageiros ficaram feridos. Sete deles sofreram lesões de vários graus, enquanto os demais apresentaram pequenas contusões. A maioria das vítimas tem aproximadamente 65 anos. Segundo o Samu, muitos passageiros não utilizavam o cinto de segurança no momento da turbulência, o que contribuiu para a gravidade dos ferimentos.

Foto: Airlines470/VisualHunt

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Último paciente do voo da Air Europa internado no Walfredo recebe alta médica Read More »

Operação da PM na Cidade de Deus deixa seis mortos

Operação da PM na Cidade de Deus deixa seis mortos

Comando do 18° BPM vai apurar circunstâncias da ação

Uma operação da Polícia Militar deixou seis mortos na Cidade de Deus, na zona norte do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira (3). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a direção do Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, informou que seis pessoas, sem identificação, vítimas de ferimento por arma de fogo, deram entrada já em óbito na unidade.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que a ação teve o objetivo de reprimir roubos de veículos e coibir as tentativas de expansão do domínio territorial da facção que promove a maior parte dos conflitos armados na capital e no interior do estado do Rio de Janeiro.

Os agentes também atuaram na retirada de barricadas, para garantir o direito de ir e vir da população local, bem como a entrada das concessionárias prestadoras de serviços públicos. Durante buscas na área de mata da localidade conhecida como Curral, os policiais foram recebidos a tiros por um grupo de homens armados.

Na ação, os policiais apreenderam dois fuzis, quatro pistolas, três radiotransmissores e uma grande quantidade de material entorpecente.

Agentes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e do Batalhão Especial de Rondas e Controle de Multidão (RECOM) atuam nos acessos à comunidade.

O comando do 18° BPM (Jacarepaguá) vai instaurar um procedimento para apurar as circunstâncias da ação. As câmeras corporais utilizadas pela guarnição estão à disposição do procedimento investigativo.

A Secretaria Municipal de Educação informou que 12 unidades escolares foram impactadas pela operação policial. A Secretaria Estadual de Educação disse que não houve impacto nas escolas estaduais porque as unidades escolares funcionam no horário noturno.

Outra operação

Outra operação na manhã desta quarta-feira resultou na morte de um policial militar. Agentes do 3°BPM (Méier) realizaram uma operação nas comunidades do Morro do Urubu, Morro do 18, Morro do Engenho, Comunidade da Galinha, Rato molhado, J.J e Morar Carioca, todas localizadas na chamada região do Grande Méier, na zona norte do Rio, segundo informações da Polícia Militar.

De acordo com o comando da unidade, a ação teve o objetivo de reprimir roubos de veículos e de cargas, além de coibir as tentativas de expansão do domínio territorial da facção que promove a maior parte dos conflitos armados na capital. Na ação, os policiais militares do 3° BPM (Méier) realizavam patrulhamento em busca de lideranças do grupo criminoso que atua na localidade do Morro do Urubu, quando foram atacados por homens armados que fizeram diversos disparos contra a guarnição. Um policial militar identificado como capitão Rafael Galvão da Costa foi ferido e precisou ser socorrido no Hospital Municipal Salgado Filho, na mesma região. O agente não resistiu aos ferimentos. O militar ingressou na corporação em 2009.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Operação da PM na Cidade de Deus deixa seis mortos Read More »

Ministro diz que presidente decidirá sobre leilão para importar arroz

Ministro diz que presidente decidirá sobre leilão para importar arroz

Compra pública é para garantir abastecimento do produto

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, afirmou, nesta quarta-feira (3), que o novo edital do leilão para importação de arroz está pronto, mas que a decisão sobre a realização da compra pública é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O governo anulou o leilão realizado no mês passado, em razão de “fragilidades” no edital do certame.

Teixeira conversou com a imprensa, no Palácio do Planalto, após o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025, e foi questionado sobre a desistência do governo em realizar a compra. No total, mais de R$ 7 bilhões foram liberados pelo governo para a compra de até 1 milhão de toneladas de arroz.

“Nós estamos estudando todas as possibilidades”, disse. “Aliás, hoje estavam aqui os arrozeiros do Rio Grande do Sul, nós vamos ter uma reunião à tarde e eles vão apresentar sugestões. Em última instância, quem vai decidir sobre todas as medidas será o presidente Lula”, acrescentou o ministro.

O objetivo da compra pública é garantir o abastecimento e estabilizar os preços do produto no mercado interno, que tiveram uma alta média de 14%, chegando em alguns lugares a 100%, após as inundações no Rio Grande do Sul em abril e maio deste ano.

O estado é responsável por cerca de 70% da produção do arroz consumido no país. A produção local foi atingida tanto na lavoura como em armazéns, além de ter a distribuição afetada por questões logísticas no estado.

Garantia de preço

Segundo Teixeira, por enquanto, o governo vai trabalhar com o mecanismo de contratos de opção, que é o estabelecimento de um preço mínimo para o arroz, para garantir ao produtor a comercialização a um valor justo, de acordo com o mercado.

“Você diz ao produtor ‘se você produzir, eu vou pagar tanto’. E se ele não conseguir aquele preço, nós vamos comprar o arroz dele”, explicou o ministro.

No plano safra lançado esta quarta-feira, o governo adotou uma nova estratégia nacional para ampliação da produção de arroz da agricultura familiar. Os eixos principais da estratégia são crédito, acompanhamento técnico, sementes, beneficiamento, comercialização e contratos de opção com o estabelecimento de um preço mínimo do produto. A taxa de custeio para produção será de 3% para o arroz convencional e 2% para o arroz orgânico.

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ministro diz que presidente decidirá sobre leilão para importar arroz Read More »

Americanas integra Shoptime e Submarino na nova estratégia pós-crise

Americanas integra Shoptime e Submarino na nova estratégia pós-crise

Reestruturação visa maior rentabilidade e agilidade com foco em lojas oficiais de grandes marcas

A Americanas, atualmente em processo de recuperação judicial, anunciou a integração dos sites e aplicativos do Shoptime e do Submarino à sua marca principal. Essa mudança faz parte de uma nova estratégia digital que busca transformar o shopping virtual da empresa em um espaço exclusivo para lojas oficiais de grandes marcas.

A decisão reflete o alinhamento com a nova estratégia de negócios da empresa, que enfatiza uma operação mais ágil, rentável e eficiente. “A companhia ressalta que a integração acelera seu plano de transformação e foco, oferecendo novas possibilidades para clientes, parceiros, fornecedores, acionistas e investidores”, declarou a varejista em comunicado.

Com a integração, a marca Americanas, que já possui maior tráfego e volume de clientes, consolidará ainda mais sua presença no mercado. A nova gestão da companhia adotou uma postura voltada para a rentabilidade, reduzindo substancialmente o comércio eletrônico. A expectativa é que a operação digital represente cerca de 20% das vendas da companhia, com previsão de ainda queimar um pouco de caixa nos próximos anos. Historicamente, o comércio eletrônico chegou a representar mais de 50% do negócio.

Na nova estratégia, espera-se que mercadorias de terceiros constituam 95% ou mais das vendas digitais, focando em lojas oficiais de grandes marcas como Samsung e Nestlé, que serão aproximadamente três quartos do shopping virtual da Americanas.

No último balanço divulgado, referente aos primeiros nove meses de 2023, as vendas digitais corresponderam a 29% do total da varejista, com um volume bruto de mercadorias (GMV) de R$ 4,8 bilhões. Este valor representa uma queda de 77% em relação ao mesmo período de 2022, evidenciando uma significativa mudança na operação digital da empresa.

A reestruturação digital é um movimento crucial para o negócio, que anteriormente tinha o comércio eletrônico como uma de suas maiores apostas. Em 2006, a fusão entre a Americanas.com e o Submarino deu origem à B2W, que foi listada separadamente na B3 até julho de 2021. Com dificuldades de se tornar rentável, a B2W foi incorporada à Americanas S/A.

Segundo dados de mercado, a Americanas reduziu sua participação no mercado de marketplace de 18% para 2% entre 2020 e 2024. Em recuperação judicial e após descobrir uma fraude que mascarava a queima de caixa na operação digital, a empresa busca um modelo similar ao Tmall, do grupo Alibaba, focando em lojas oficiais de marcas relevantes e firmando novos contratos com fornecedores chave.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Americanas integra Shoptime e Submarino na nova estratégia pós-crise Read More »

Brasil não passa de empate com a Colômbia e fica em segundo no Grupo D

Brasil não passa de empate com a Colômbia e fica em segundo no Grupo D

Seleção enfrentará o Uruguai nas quartas de final da Copa América

O Brasil não passou de um empate de 1 a 1 com a Colômbia, na noite desta terça-feira (2) no Levi’s Stadium, na Califórnia (Estados Unidos), para se classificar para as quartas de final da Copa América como segundo colocado do Grupo D da principal competição de seleções da América do Sul.

Desta forma, a seleção brasileira, que somou cinco pontos na fase inicial da Copa América, enfrentará o Uruguai (primeiro do Grupo C) na próxima etapa, em partida programada para ser disputada a partir das 22h (horário de Brasília) do próximo sábado (6).

Tendo como adversário uma Colômbia muito intensa e forte fisicamente, a equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior encontrou muitas dificuldades desde os primeiros minutos de partida. Logo aos sete minutos James Rodríguez acertou um foguete no travessão do gol defendido por Alisson em cobrança de falta da intermediária.

Porém, quatro minutos depois quem teve uma falta a seu favor foi o Brasil. Raphinha foi para a cobrança e acertou um belo chute de esquerda que foi morrer no ângulo do gol defendido por Vargas para abrir o marcador. Desta forma um jogador da seleção brasileira voltou a fazer um gol de falta após um hiato de mais de quatro anos (o último, até então, havia sido de Philippe Coutinho em novembro de 2019).

A partir daí a Colômbia começou a mandar na partida. E, aos 18, chegou a colocar a bola no fundo do gol brasileiro, com o zagueiro Davinson Sánchez de cabeça após cobrança de falta de James Rodríguez. Mas o lance foi anulado por causa de posição irregular do ataque colombiano.

A melhor oportunidade do Brasil surgiu aos 42 minutos, quando Vinicius Júnior invadiu a área com liberdade e acabou tendo sua progressão impedida por Muñoz em lance no qual o brasileiro pediu a marcação de penalidade máxima.

Nervosa na partida, a seleção brasileira falhou feio na saída de bola aos 46 minutos e ofereceu a oportunidade para Luis Díaz empatar, mas Alisson conseguiu defender. Porém, um minuto depois não teve jeito, o Brasil falhou novamente na saída e permitiu que a seleção colombiana construísse uma boa jogada que foi finalizada de forma perfeita por Muñoz para igualar o marcador.

Após o intervalo, a seleção brasileira continuou muito abaixo no confronto, e viu o time comandado por Néstor Lorenzo assumir as rédeas do jogo para segurar o empate até o apito final.

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Brasil não passa de empate com a Colômbia e fica em segundo no Grupo D Read More »

Mortos em enchentes no RS sobem para 180 e 32 seguem desaparecidos

Mortos em enchentes no RS sobem para 180 e 32 seguem desaparecidos

Temporais deixaram 806 feridos e 2,3 milhões de pessoas afetadas

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou para 180 o número de mortes provocadas pelas enchentes em todo o estado. Passados mais de dois meses desde o início das fortes chuvas na região, 32 pessoas seguem desaparecidas.

A maioria das mortes foi registrada na cidade de Canoas (31), seguida por Roca Sales (14), Cruzeiro do Sul (12), Bento Gonçalves (11), Caxias do Sul e São Leopoldo (ambas com nove). Entre os desaparecidos, pelo menos cinco são de Lajeado; cinco de Cruzeiro do Sul; e quatro de Bento Gonçalves.

Ainda de acordo com o último boletim da Defesa Civil, os temporais deixaram 806 feridos e 2,3 milhões de pessoas afetadas em um total de 478 municípios.

Alertas

No intuito de ampliar a prevenção de novos desastres, a população pode se cadastrar para receber alertas meteorológicos da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. É necessário apenas enviar o CEP da localidade, por SMS, para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada.

Também é possível se cadastrar via WhatsApp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples “Oi”. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse.

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini/Governo do RS

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mortos em enchentes no RS sobem para 180 e 32 seguem desaparecidos Read More »

Ítalo Ferreira visita instituto em Baía Formosa e doa troféu conquistado em Saquarema

Ítalo Ferreira visita instituto em Baía Formosa e doa troféu conquistado em Saquarema

Campeão olímpico motiva crianças de projeto social ao mostrar troféu conquistado em Saquarema

Na manhã desta terça-feira (2.jul.2024), Ítalo Ferreira fez uma visita especial ao Instituto que leva seu nome, em Baía Formosa, cidade onde nasceu. O campeão olímpico reuniu as crianças atendidas pelo projeto social para mostrar o troféu da etapa de Saquarema da World Surf League (WSL), conquistado na última semana.

“Desde que construí o Instituto, não tive a oportunidade de trazer um troféu de campeão para elas verem de perto. Graças a Deus, esse ano já foram dois. Queria mostrar para elas que com muita dedicação podemos alcançar nossos sonhos e objetivos, seja no esporte ou em qualquer área da vida. Ver a alegria delas é mais uma vitória e isso só me motiva a querer mais”, afirmou Ítalo.

Reação das crianças e doação do troféu

Enzo Gabriel, de 8 anos, um dos alunos do Instituto, comentou: “Quando ele entrou pela porta com o troféu na mão, eu nem acreditei. Achei muito bonito. Pra mim, foi muito legal ele trazer aqui pra gente ver de perto e poder tocar”.

Ítalo Ferreira dedicou a vitória em Saquarema ao seu pai, Luizinho Ferreira, presidente do Instituto Ítalo Ferreira, e decidiu doar o troféu para ficar exposto no Instituto. “Todas as minhas conquistas eu dedico à minha família e a tudo o que a gente vem construindo. Espero que isso inspire as crianças a irem bem nos estudos, no esporte e no que escolherem para a vida delas”, completou.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ítalo Ferreira visita instituto em Baía Formosa e doa troféu conquistado em Saquarema Read More »

Seis passageiros permanecem internados após turbulência em voo

Seis passageiros permanecem internados após turbulência em voo

Quatro passageiros estão em estado grave na UTI

Pelo menos seis passageiros do voo desviado para Natal na madrugada de segunda-feira (1º.jul.2024) continuam internados em hospitais da capital potiguar. Destes, quatro estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O incidente ocorreu durante um voo da Air Europa, que partiu de Madri, na Espanha, com destino a Montevidéu, no Uruguai, e estava com 325 passageiros a bordo.

De acordo com dados atualizados da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) nesta terça-feira (2.jul), pelo menos 40 passageiros receberam atendimento médico em hospitais da Grande Natal. Dos seis pacientes internados, um está no Hospital Walfredo Gurgel, maior hospital público do RN, outro está no Hospital Rio Grande, e os demais quatro estão na UTI do Hospital do Coração. As administrações dos hospitais informaram que não podem divulgar mais detalhes sobre o estado de saúde dos pacientes.

Detalhes do incidente

A turbulência intensa ocorreu enquanto o voo estava em rota sem nenhuma parada programada. Segundo a Zurich Airport Brasil, operadora do Aeroporto de Natal, a aeronave solicitou pouso de emergência às 2h32 do dia 1º de julho. O avião, um Boeing 787-9 Dreamliner, enfrentou turbulência tão severa que alguns passageiros foram arremessados contra o teto da aeronave.

Cecília Lagucci, uma médica a bordo, relatou que acordou durante a turbulência e se viu de ponta cabeça. “Naquele momento, eu realmente achei que ia morrer”, contou ela.

Repercussões e medidas tomadas

Os passageiros que não se feriram gravemente foram transportados de ônibus pela Air Europa para Recife, de onde embarcariam em um novo voo com destino ao Uruguai.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Seis passageiros permanecem internados após turbulência em voo Read More »

Pantanal tem este ano maior área queimada em junho

Pantanal tem este ano maior área queimada em junho

Em 30 dias, fogo consome mais de 411 mil hectares do bioma

O mês de junho teve este ano a maior média de área queimada no Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul registrada – desde 2012 – pela série histórica do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em apenas 30 dias, o fogo consumiu mais de 411 mil hectares do bioma, quando, na média histórica, o Pantanal costuma queimar pouco mais de oito mil hectares.

A área atingida ficou acima, inclusive, da média histórica de setembro, quando o bioma queima uma média de 406 mil hectares. No acumulado de 2024, a área atingida chegou a 712.075 hectares nesta terça-feira (2), o que corresponde a 4,72% do bioma.

Nessa segunda-feira (1º), a sala de situação criada pelo governo federal para conter a crise ambiental se reuniu pela terceira vez. A ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, declarou que uma confluência de ações humanas é a causa do problema, com focos de fogo gerados por essa ação humana e áreas desmatadas que favorecem a propagação. De acordo com a ministra, a Policia Federal investiga a autoria de pelo menos 18 focos de incêndio.

Queimadas

Durante entrevista coletiva, o ministério também divulgou um boletim com balanço da situação das queimadas no Pantanal, que deverá ser atualizado semanalmente. Os dados apontam ainda que a dificuldade de controle de incêndio – calculado a partir de fatores como temperatura, chuva, umidade e vento – é a pior desde 2023. Fatores resultantes de extremos climáticos, que levaram à seca mais grave dos últimos 70 anos, aponta a publicação.

Os dados sinalizam, ainda, que 85,22% da área queimada ficam em propriedades privadas, enquanto 7,07% em terras indígenas, 4,56 em unidades de conservação (UC) federal, 1,65% em UC estadual, 1,48% em Reserva Particular do Patrimônio Natural e apenas 0,02% em UC municipal.

Atualmente as ações de combate ao fogo atuam em 34 frentes, com iniciativas que somam esforços dos governos federal e do estado do Mato Grosso do Sul, tendo mais de 500 pessoas mobilizadas.

O boletim também reúne ações do governo federal em ordem cronológica, que inclui o planejamento, aquisição de equipamentos e mobilização de brigadistas desde janeiro de 2024, assim como a portaria do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, que declarou, ainda em abril, emergência ambiental no Pantanal, como medida preventiva.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Pantanal tem este ano maior área queimada em junho Read More »

Moraes mantém de prisão de Fátima de Tubarão

Moraes mantém de prisão de Fátima de Tubarão

Ela é acusada de participar dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu manter a prisão de Maria de Fátima Mendonça Jacinto, de 67 anos, acusada de participar dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Conhecida como Fatima de Tubarão (SC), ela está presa desde janeiro de 2023, quando foi alvo de uma das fases da Operação Lesa Pátria, da Polícia Federal (PF), que investiga os participantes e financiadores dos atos.

A decisão foi proferida pelo ministro no dia 27 de junho e divulgada hoje. “Diante do exposto, mantenho a prisão preventiva de Maria de Fátima Mendonça Jacinto. Intimem-se os advogados regularmente constituídos. Ciência à Procuradoria-Geral da República”, decidiu.

A acusada é ré no Supremo pelos crimes de associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e dano qualificado.

A ação penal deverá ser julgada em agosto pela Corte.

A Agência Brasil entrou em contato com a defesa da acusada e aguarda retorno.

Foto: Joedson Alves/Agencia Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Moraes mantém de prisão de Fátima de Tubarão Read More »

Dupla de vôlei de praia, André Stein e George Wanderley, recebem carinho das crianças da LBV rumo as Olimpíadas de Paris

Dupla de vôlei de praia, André Stein e George Wanderley, recebem carinho das crianças da LBV rumo as Olimpíadas de Paris

O Brasil, nas areias das Olimpíadas de Paris, será representado por quatro duplas do vôlei de praia, são duas no masculino e duas no feminino. São Ana Patrícia/Duda e Carol Solberg/Bárbara no feminino e de André/George e Arthur/Evandro no masculino

O capixaba André Stein e o paraibano George Wanderley campeões do Panamericano 2023, tetracampeões brasileiro, campeões do circuito mundial, e a dupla estreia nas Olimpíadas de Paris, para incentivá-los nesta importante competição de suas trajetórias, um grupo de crianças e adolescentes amparadas pelo serviço de convivência e fortalecimento de vínculos da Legião da Boa Vontade – LBV em João Pessoa na Paraíba, estiveram no CT de Vôlei de Praia Cangaço na capital paraibana para homenagear os atletas classificados.

Na ocasião, os pequenos da Entidade, entregaram o kit “LBV dá sorte” com desenho feito pelas próprias crianças, representando o pódio e as medalhas de ouro, prata e bronze; mensagens de força, inspiração e de boa sorte; com os dizeres “Para nós, você é ouro!”, simbolizando a vitória dos atletas em Paris.

Os atletas ficaram emocionados com a visita e as mensagens recebidas. “Foi muito legal a presença de vocês, nós que agradecemos o carinho!”, disse André Stein. Ele comentou ainda com as crianças, que assim, que eles retornarem da competição mundial farão uma visita a Unidade da LBV, para dividir a experiência das Olimpíadas com os pequenos.

Desde seus primórdios na década de 1950, a Instituição promove a pioneira campanha “Esporte é Vida, não violência!”, que sensibiliza a todos quanto à importância do respeito e da Paz nos Esportes em qualquer modalidade, seja na quadra, no campo ou no ringue. Para conhecer as ações da Legião da Boa Vontade, acesse www.lbv.org.br ou @LBVBrasil no Instagram e no Facebook.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Dupla de vôlei de praia, André Stein e George Wanderley, recebem carinho das crianças da LBV rumo as Olimpíadas de Paris Read More »

Lagoa de Velhos foi o único município do RN a vencer etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes

Lagoa de Velhos foi o único município do RN a vencer etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes

Cidade potiguar conquista prêmio Band Cidades Excelentes e se torna referência em gestão pública municipal

Em um reconhecimento à excelência em gestão pública municipal, a cidade de Lagoa de Velhos, no Rio Grande do Norte, foi consagrada vencedora na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana (até 30 mil habitantes) do Prêmio Band Cidades Excelentes 2024. A premiação, realizada na segunda-feira (1º.jul.2024), em Brasília (DF), destaca o município potiguar como referência em boas práticas administrativas que impactam diretamente a qualidade de vida da população.

Com uma população de 2.732 habitantes, segundo dados do Censo IBGE 2020, Lagoa de Velhos se destacou entre os municípios brasileiros de pequeno porte, demonstrando um compromisso ímpar com o desenvolvimento urbano sustentável e com a oferta de serviços públicos de qualidade. O prêmio, promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila, avalia o ciclo completo do mandato dos prefeitos nos últimos quatro anos, reconhecendo e incentivando iniciativas que contribuem para a transformação da realidade das cidades brasileiras.

Gestão inovadora impulsiona o desenvolvimento de Lagoa de Velhos

O sucesso de Lagoa de Velhos no Prêmio Band Cidades Excelentes 2024 é fruto de um trabalho árduo e dedicado da administração municipal, que priorizou investimentos em infraestrutura urbana, mobilidade e acessibilidade, proporcionando um ambiente mais seguro, moderno e conectado para seus habitantes.

A conquista do prêmio comprova o compromisso da gestão municipal com a busca por soluções inovadoras e eficientes para os desafios do dia a dia da população, demonstrando que, mesmo em municípios de menor porte, é possível alcançar resultados expressivos em termos de qualidade de vida e desenvolvimento urbano.

Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA): a base para a avaliação

A avaliação dos municípios no Prêmio Band Cidades Excelentes 2024 foi realizada por meio do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), uma ferramenta inovadora que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio.

A plataforma IGMA, estruturada com base em Inteligência Artificial, consolida os resultados de 62 indicadores em uma única nota final, abrangendo diversas áreas da gestão pública municipal, como saúde, educação, segurança pública, sustentabilidade e, claro, infraestrutura e mobilidade urbana.

Reconhecimento e inspiração para outras cidades

A premiação de Lagoa de Velhos no Prêmio Band Cidades Excelentes 2024 serve como um importante reconhecimento do trabalho exemplar realizado pela gestão municipal, inspirando outras cidades brasileiras a buscarem por modelos de gestão inovadores e eficientes que priorizem o bem-estar da população e o desenvolvimento sustentável.

O prêmio demonstra que, com planejamento estratégico, investimento em tecnologia e compromisso com a transparência, é possível transformar a realidade dos municípios brasileiros e construir um futuro mais próspero para todos os cidadãos.

Confira as vencedoras

Governança, eficiência e transparência

Menor que 30 mil habitantes
Rinópolis – SP
Entre 30 mil e 100 mil habitantes
Araçoiaba da Serra – SP
Acima de 100 mil habitantes
Belo Horizonte – MG

Educação

Menor que 30 mil habitantes
Santo Antônio do Aracanguá – SP
Entre 30 mil e 100 mil habitantes
São Bento do Sul – SC
Acima de 100 mil habitantes
Muriaé – MG

Saúde e bem-estar

Menor que 30 mil habitantes
Nova Erechim – SC
Entre 30 mil e 100 mil habitantes
Coruripe – AL
Acima de 100 mil habitantes
Arapiraca – AL

Infraestrutura e mobilidade urbana

Menor que 30 mil habitantes

Lagoa de Velhos – RN
Entre 30 mil e 100 mil habitantes
Vacaria – RS
Acima de 100 mil habitantes
Umuarama – PR

Sustentabilidade

Menor que 30 mil habitantes
Formosa do Oeste – PR
Entre 30 mil e 100 mil habitantes
Araçoiaba da Serra – SP
Acima de 100 mil habitantes
Pinhais – PR

Desenvolvimento socioeconômico e ordem pública

Menor que 30 mil habitantes
Rio Quente – GO
Entre 30 mil e 100 mil habitantes
Amparo – SP
Acima de 100 mil habitantes
Itajaí – SC

Prêmio IGMA Geral | Cidade Excelente

Menor que 30 mil habitantes
Indianópolis – PR
Entre 30 mil e 100 mil habitantes
Lençóis Paulista – SP
Entre 100 mil e 500 mil habitantes
Catanduva – SP
Acima de 500 mil habitantes
Uberlândia – MG
Capitais
Belo Horizonte – MG

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lagoa de Velhos foi o único município do RN a vencer etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes Read More »

Passageiros de voo com turbulência chegam ao Uruguai após pouso de emergência

Passageiros de voo com turbulência chegam ao Uruguai após pouso de emergência

Air Europa presta assistência a feridos e reorganiza transporte

Os passageiros do voo UX45 da Air Europa que enfrentaram fortes turbulências e tiveram que realizar um pouso de emergência no Rio Grande do Norte finalmente chegaram ao destino final, no Uruguai, na manhã desta terça-feira (2.jul.2024). O novo avião enviado pela companhia aérea pousou em Montevidéu sem contratempos, após a situação de emergência ocorrida na segunda-feira (1º.jul).

O incidente ocorreu durante o voo que fazia a rota entre o Aeroporto de Madrid-Barajas e o Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevidéu, desviando para o Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, devido às fortes turbulências. Dos 303 passageiros a bordo, alguns ainda permanecem internados em hospitais de Natal.

A Air Europa mobilizou uma equipe de assistência e organizou o transporte dos passageiros de ônibus para Recife, de onde decolaram para Montevidéu em um novo avião enviado de Madrid. A companhia assegurou que está fazendo o possível para atender aos passageiros afetados, priorizando o cuidado com os feridos.

As autoridades de saúde em Natal também agiram rapidamente, com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU RN) destacando 15 ambulâncias para socorrer os feridos. Até o momento, seis passageiros ainda estão internados, recebendo apoio da equipe da Air Europa deslocada para Natal.

Foto: Raiane Maynara/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Passageiros de voo com turbulência chegam ao Uruguai após pouso de emergência Read More »

Obra de engorda da praia de Ponta Negra enfrenta impasse de licenciamento

Obra de engorda da praia de Ponta Negra enfrenta impasse de licenciamento

DTA Engenharia aguarda licença para iniciar projeto de R$ 73 milhões

A DTA Engenharia, parte do consórcio contratado pela prefeitura de Natal por R$ 73 milhões para realizar a engorda da praia de Ponta Negra, pretende iniciar as obras até o dia 5 de julho. Contudo, o projeto ainda aguarda a licença de instalação do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), órgão estadual responsável pela autorização. As informações foram publicadas pelo portal g1 RN.

O município solicitou a licença no dia 12 de junho, e o Idema tem um prazo legal de 120 dias para emiti-la. Werner Farkatt, diretor do Idema, explicou que foi criada uma força-tarefa para acelerar a análise do processo, mas ressaltou que a complexidade do documento impede uma liberação rápida.

João Acácio Gomes de Oliveira Neto, presidente da DTA Engenharia, destacou a urgência do projeto devido às restrições ambientais causadas pela desova de tartarugas, que ocorre de novembro a junho. A empresa já mobilizou equipamentos e tubulações em Natal, incluindo uma draga holandesa.

O projeto envolve a extração de areia de um banco localizado a cerca de 7 km da costa, com a draga bombeando a areia para a praia através de tubulações. A previsão é de que a faixa de areia da praia fique com até 100 metros na maré baixa após a conclusão da obra.

Foto: Leandro’s World Tour/VisualHunt

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Obra de engorda da praia de Ponta Negra enfrenta impasse de licenciamento Read More »

Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 120 milhões nesta terça-feira (2)

Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 120 milhões nesta terça-feira (2)

Timemania também sorteia R$ 6,9 milhões no mesmo dia

A Mega-Sena, acumulada, pode pagar R$ 120 milhões pelo concurso 2744 nesta terça-feira (2.jul.2024). O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo canal da CAIXA no YouTube e no Facebook.

Caso um único ganhador leve o prêmio principal e invista o valor na Poupança da CAIXA, receberá R$ 709,9 mil de rendimento no primeiro mês. Com o valor, seria possível adquirir 24 mansões de R$ 5 milhões cada. A aposta simples na Mega-Sena custa R$ 5.

Timemania

No mesmo dia, a Timemania sorteia R$ 6,9 milhões pelo concurso 2112. A aposta custa R$ 3,50, e o ganhador pode receber R$ 40,8 mil de rendimento no primeiro mês se investir na Poupança da CAIXA.

Como proteger o prêmio

Para proteger o prêmio, o ganhador pode escrever seu nome completo e CPF no verso do bilhete. Prêmios superiores a R$ 2.259,20 são pagos exclusivamente nas agências da CAIXA, e os ganhadores devem ficar atentos ao prazo de 90 dias para resgate, após o qual o valor é destinado ao FIES.

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/ARQUIVO

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 120 milhões nesta terça-feira (2) Read More »

Brasil encara Colômbia de olho na liderança do Grupo D da Copa América

Brasil encara Colômbia de olho na liderança do Grupo D da Copa América

Seleção joga às 22h desta terça e depende de empate para ir às quartas

A seleção brasileira de futebol entra em campo contra a Colômbia, na noite desta terça-feira (23), de olho na classificação às quartas de final da Copa América, nos Estados Unidos. O Brasil depende apenas de um empate no último duelo da fase de grupos para avançar na competição. Em caso de vitória, a seleção vira líder da chave D e terá o Panamá (segundo lugar no grupo C) como adversário nas quartas, escapando do Uruguai, primeiro colocado. Brasileiros e colombianos se enfrentam a partir das 22h (horário de Brasília), no Levi’s Stadium, na cidade de Santa Clara, na Califórnia.

Se por um lado a equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior chega embalada para a terceira partida da Copa América, após desencantar com placar de 4 a 1 sobre o Paraguai na última sexta (28), do outro lado do campo estará a Colômbia, que ostenta uma invencibilidade de 25 jogos. Atual líder do Grupo D, a Colômbia tem seis pontos, obtidos com vitórias sobre o Paraguai (2 a 1 ) e Costa Rica (3 a 0). Já o Brasil soma quatro pontos (um empate sem gols contra a Costa Rica e a goleada contra o Paraguai).

O embate de hoje pode ter clima de revanche, após o revés brasileiro (2 a 1), em partida das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026, em novembro do ano passado..Na ocasião, a seleção estava sob comando do técnico interino Fernando Diniz.

Ciente do desafio que tem pela frente, o técnico Dorival Júnior fez suspense sobre os relacionados para o jogo desta noite, mas adiantou que não descartada mudanças no time.

“Tem alterações dentro da necessidade da partida. Nós estamos estudando bastante a equipe colombiana, aliás uma excelente equipe, vem tendo uma regularidade muito boa e alcançando resultados muito interessantes”, elogiou Dorival, durante coletiva de imprensa na segunda-feira (1º).

Quatro jogadores da seleção – Wendell, Éder Militão, Vinicius Júnior e Lucas Paquetá – não podem correr o risco de receber o segundo cartão amarelo na partida de hoje, caso contrário ficarão fora da partida das quartas de final.

“Não serão levados em conta [os cartões], vamos entrar com melhor formação possível para essa partida, independente da situação de cada um, queremos fazer nosso melhor e conquistar o melhor resultado possível”, garantiu o técnico.

Na última sexta (28), Dorival levou a campo Alisson; Danilo, Éder Militão (Gabriel Magalhães), Marquinhos e Wendell; João Gomes, Bruno Guimarães (Douglas Luiz) e Lucas Paquetá (Andreas Pereira); Vinicius Júnior., Savinho (Raphinha) e Rodrygo (Endrick).

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Brasil encara Colômbia de olho na liderança do Grupo D da Copa América Read More »

Marina diz que focos de incêndio no Pantanal estão sob investigação da PF

Marina diz que focos de incêndio no Pantanal estão sob investigação da PF

São pelo menos 18 ocorrências em áreas particulares, informa ministra

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou nesta segunda-feira (1º) que a Polícia Federal (PF) investiga de 18 a 19 focos de incêndio no Pantanal, “para determinar a autoria”. Segundo a ministra, a ação humana é o que tem causado a maior devastação já registrada no bioma.

“O que nós estamos identificando é que 85% dos incêndios que temos hoje estão ocorrendo em propriedades privadas. A história de que pode ser raio, descarga de raio, não é [verdadeira]. É por ação humana”, destacou a ministra em entrevista a jornalistas, no Palácio do Planalto, após a terceira reunião da sala de situação criada pelo governo federal para enfrentar a crise ambiental no Pantanal.

Com base em informações enviadas por órgãos ambientais, como o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Marina Silva disse que as autoridades policiais estão apurando as circunstâncias dos incêndios, que podem ser considerados criminosos. Ela classificou a situação vivida pelo Pantanal de desoladora.

“O que tem de concreto é que nós sabemos quais são os focos, de onde surgiu a propagação [do fogo]. Nós trabalhamos com tecnologia altamente avançada, que não permite que haja falha em relação aonde aconteceu esses focos”, observou.

“A gente não faz esse julgamento a priori, espera que a Justiça faça esse indiciamento, aí nós vamos verificar quem são os proprietários, quais são as fazendas, se foi um processo culposo ou doloso”, completou.

Seca severa

O Pantanal já vive uma estiagem severa, com escassez hídrica em toda a bacia. Historicamente, a escalada de incêndios acontece em agosto, mas dezenas de grandes focos foram registradas este mês. Até o momento, segundo balanço da ministra, mais de 3,8 mil focos de calor foram notificados no Pantanal. Mais de 700 mil hectares do bioma foram consumidos pelas chamas.

Por causa disso, os esforços de combate aos incêndios foram antecipados este ano. E, de acordo com o Ibama, a falta de chuvas na região está atípica há pelo menos seis anos.

Maior área úmida contínua do planeta, o Pantanal registrou, no acumulado dos últimos 12 meses, 9.014 ocorrências de focos de fogo, quase sete vezes mais que os 1.298 registrados pelo sistema no mesmo período do ano passado. Os dados são do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Além do maior volume de queimadas, chama a atenção a antecipação do problema, que nos anos anteriores só foi intensificado a partir de agosto.

Ações em andamento

Instalada há duas semanas, a sala de situação foi criada para tratar sobre a seca e o combate a incêndios no país, especialmente no Pantanal e na Amazônia. O grupo interministerial é comandado pela Casa Civil da Presidência, com coordenação executiva do Ministério do Meio Ambiente e participação dos ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional, da Defesa e da Justiça e Segurança Pública.

Na última sexta-feira (28), as ministras Marina Silva e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) fizeram um sobrevoo sobre o Pantanal, na região de Corumbá (MS), um dos epicentros dos incêndios.

Para o combate às queimadas, já são mais de 250 agentes federais atuando, incluindo brigadistas e agentes da Força Nacional, que devem ficar por pelo menos 60 dias na região.

Na semana passada, o governo federal anunciou a liberação de R$ 100 milhões para ações do Ibama e do ICMBio no bioma. O governo do estado de Mato Grosso do Sul também reconheceu situação de emergência em municípios afetados pelas queimadas na região, o que facilita a liberação de recursos e flexibiliza contratações públicas para compra de equipamentos, mobilização de equipes e outras ações de enfrentamento à crise.

O governo federal montou duas bases, uma em Corumbá, e outra na altura do km 100 da Rodovia Transpantaneira, segundo Marina Silva, para abrigar equipes, concentrar as ações logísticas e realizar o monitoramento e acompanhamento dos focos de incêndio.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Marina diz que focos de incêndio no Pantanal estão sob investigação da PF Read More »

Polícia Federal apreende maconha enviada para o RN em caixa de som

Polícia Federal apreende maconha enviada para o RN em caixa de som

A droga estava escondida no equipamento e foi encontrada graças ao trabalho dos cães detectores de drogas do canil da PF

A Polícia Federal (PF), em colaboração com a Área de Segurança dos Correios e a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Norte (SEFAZ), realizou na sexta-feira (28.jun.2024) uma apreensão no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) em Natal. Durante uma operação de rotina, foi interceptada uma encomenda remetida da região Sul do país contendo 1,70 kg de maconha prensada.

A droga estava camuflada no interior de uma caixa de som, mas foi identificada graças ao trabalho eficaz dos cães farejadores pertencentes ao canil da Polícia Federal. A operação faz parte de uma série de ações destinadas a combater o tráfico de substâncias ilícitas através do fluxo postal.

No mesmo dia, as autoridades também vistoriaram uma transportadora de coleta e entrega de encomendas no bairro de Lagoa Nova, contudo, nada de ilícito foi encontrado nesta segunda inspeção.

Após a interceptação, a droga foi encaminhada para análise pela perícia na sede da Polícia Federal. Um inquérito policial foi instaurado para investigar o caso e identificar os responsáveis pela tentativa de envio da substância entorpecente. Até o momento, não houve prisões relacionadas a esta apreensão.

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia Federal apreende maconha enviada para o RN em caixa de som Read More »

Air Europa envia novo voo após turbulência desviar avião para Natal

Air Europa envia novo voo após turbulência desviar avião para Natal

Aeronave decolará em breve para transportar passageiros do voo UX45 afetados pela turbulência

A Air Europa anunciou, nesta segunda-feira (1°.jul.2024), que enviará uma nova aeronave para transportar os passageiros do voo UX45, que sofreu um desvio de rota na manhã devido a forte turbulência. O incidente ocorreu na madrugada durante o trajeto de Madrid-Barajas ao Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevidéu, Uruguai.

O episódio de turbulência resultou em sete passageiros com lesões de gravidade variável e diversos outros com contusões leves. Para garantir a segurança de todos a bordo, a aeronave, um Boeing 787-9 Dreamliner com 325 passageiros, foi desviada para o Aeroporto Internacional de Natal, no Brasil, onde pousou sem maiores problemas.

Após o pouso, os passageiros feridos foram desembarcados e estão recebendo atendimento médico adequado. O avião está atualmente passando por uma inspeção detalhada para avaliar os danos causados pela turbulência.

Diante da necessidade de transportar os passageiros afetados até seu destino final, a Air Europa prontamente mobilizou uma nova aeronave que decolará nas próxim