Operação da PF prende dois no RN por envolvimento em abuso sexual infantojuvenil na internet

Operação da PF prende dois no RN por envolvimento em abuso sexual infantojuvenil na internet

Polícia Federal deflagra operação Terabyte, que tem apoio de mais de 750 policiais e foca em identificar e prender abusadores sexuais online

A Polícia Federal deu início, nesta quarta-feira (25.set.2024), à Operação Terabyte, com o objetivo de combater a disseminação e armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil na internet. A ação visa desarticular redes criminosas que atuam em todo o território nacional, em colaboração com unidades das Polícias Civis dos estados, responsáveis pela repressão a esses crimes.

Com 141 mandados de busca e apreensão sendo executados simultaneamente em todos os estados brasileiros, a operação é coordenada pela Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos da Polícia Federal. O foco principal é a identificação e prisão de indivíduos envolvidos no armazenamento e compartilhamento de conteúdos ilegais, envolvendo crianças e adolescentes.

No Rio Grande do Norte, dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos, resultando na prisão em flagrante de dois suspeitos nas cidades de Natal e Mossoró.

Em todo Brasil, mais de 750 agentes participam dessa força-tarefa, que também conta com o apoio internacional da Agência de Investigação Interna dos Estados Unidos (Homeland Security Investigations – HSI), em uma demonstração da integração entre as forças de segurança no combate a crimes cibernéticos.

A operação recebeu o nome “Terabyte” em referência à grande quantidade de dados cibernéticos que estão sendo investigados, especialmente focando em criminosos que traficam grandes volumes de material de abuso sexual.

Desde dezembro de 2023, a Polícia Federal já cumpriu 1.291 mandados de prisão relacionados a abusos sexuais, reforçando o comprometimento com a proteção dos menores. Em nota, a instituição alertou pais e responsáveis sobre a importância de monitorar a vida online das crianças, destacando a prevenção como ferramenta crucial para garantir sua segurança.

Foto: Polícia Federal/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal