Educação

Concurso Público Nacional Unificado tem data remarcada para 18 de agosto

Concurso Público Nacional Unificado tem data remarcada para 18 de agosto

Prova reunirá mais de 2,1 milhões de candidatos e oferecerá 6.640 vagas para 21 órgãos federais

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) já tem nova data marcada: 18 de agosto. Após o adiamento devido ao desastre no Rio Grande do Sul, o certame reunirá mais de 2,1 milhões de candidatos, oferecendo 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal. O cronograma completo será divulgado em breve.

Todos os 18.757 malotes de prova foram recolhidos e checados, garantindo a integridade do material. A rede de segurança, coordenada pelo Ministério da Gestão e composta por diversas entidades, confirmou que não houve qualquer violação nos malotes. O Ministério da Gestão agora trabalha para garantir os locais de prova, priorizando a manutenção dos locais previamente definidos. No Rio Grande do Sul, haverá um esforço especial para garantir o acesso dos candidatos.

Os candidatos deverão acessar novamente os cartões de prova a partir do dia 7 de agosto, para confirmar se os locais de prova foram mantidos ou alterados. O cartão de confirmação de inscrição estará disponível na Área do Candidato, na mesma página em que foi realizada a inscrição, sendo necessário login com os dados da conta GOV.BR.

Foto: Nguyen Dang Hoang Nhu/Unsplash/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Concurso Público Nacional Unificado tem data remarcada para 18 de agosto Read More »

Governo Lula diz a professores que não vai aceitar novas contrapropostas

Governo Lula diz a professores que não vai aceitar novas contrapropostas

Sem margem para novas negociações, governo define reajustes salariais que variam de 13,3% a 31% entre 2025 e 2026

O governo Lula (PT) afirmou, nesta terça-feira (21.mai.2024), a apresentação da “proposta final” de reajuste salarial aos professores de universidades e institutos federais, deixando claro que não haverá espaço para novas contrapropostas da categoria. As informações foram divulgadas pelo portal Metrópoles.

A proposta do governo, apresentada na quarta-feira (15.mai), prevê reajuste salarial zero em 2024 e correções que variam de 13,3% a 31% entre os anos de 2025 e 2026. A oferta foi divulgada durante a 5ª reunião da Mesa Específica e Temporária da Educação, coordenada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), com a participação de representantes do Ministério da Educação (MEC) e dos docentes.

Na reunião, o secretário de Relações de Trabalho, Jose Lopez Feijóo, enfatizou que os reajustes propostos para o período de 2023 a 2026 superam a inflação projetada para os quatro anos do governo Lula, que é de 16,36%. “O reajuste proposto para os docentes, acumulado no período dos quatro anos do mandato do governo Lula, vai variar entre 23% e 43%,” detalhou Feijóo.

Em 2023, foi concedido um reajuste salarial linear de 9% para todo o funcionalismo público. A partir deste ano, o governo decidiu negociar os reajustes individualmente por categoria.

Assinatura na segunda-feira

O governo reforçou que a reunião marcada com os docentes para a próxima segunda-feira (27.mai) será destinada à assinatura do Termo de Acordo, encerrando o processo de negociação.

“Na reunião da mesa realizada em 15/5/2024, o governo apresentou sua proposta final e foi acordado com as entidades representativas dos servidores e servidoras, docentes das universidades federais, que a proposta seria submetida às assembleias da categoria e que o encontro do dia 27/5 seria convocado para assinatura do Termo de Acordo, não restando, portanto, margem para recepção de novas contrapropostas,” destaca a nota da Diretoria de Relações de Trabalho no Serviço Público.

A notícia foi recebida com insatisfação pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). “O governo federal mostra sua intransigência quanto à pauta negocial dos trabalhadores da educação. Queremos continuar negociando, mas o governo federal nega essa possibilidade,” afirmou Gustavo Seferian, presidente do Andes.

Por outro lado, a Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes) considerou que, apesar de a proposta não atender totalmente os anseios da categoria, foi possível obter ganhos reais, dadas as dificuldades econômicas e políticas do país.

Entenda a proposta

Sem reajuste em 2024, a oferta do governo inclui aumentos que podem chegar a 17,6% para professores titulares e 31,2% para ingressantes. Além do indicador linear e das mudanças no início da carreira, o Ministério da Gestão propôs um aumento nos degraus (steps) da carreira.

Assim, a carreira começaria a partir dos atuais BII, do Magistério Superior, e DII 2, do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). A alteração nos steps sugere a aplicação de um novo cálculo para adjunto 2 a 4 e associado 2 a 4 (MS); e para DIII 2 a 4 e DIV 2 a 4 (EBTT), aumentando os steps de 4% para 4,5% em 2025, e de 4,5% para 5% em 2026.

Foto: Angelo Miguel/MEC/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo Lula diz a professores que não vai aceitar novas contrapropostas Read More »

Professores da UFRN rejeitam proposta de reajuste salarial do Governo Federal

Professores da UFRN rejeitam proposta de reajuste salarial do Governo Federal

Categoria decide em assembleia pela continuação da greve; plebiscito decidirá resultado final

Em assembleia geral realizada nesta terça-feira (21.mai.2024), os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) rejeitaram a proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo federal no dia 15 de maio. Segundo o Sindicato dos Docentes da UFRN (Adurn), a decisão final será tomada através de um plebiscito, que ocorrerá das 8h desta quarta-feira (22.mai) às 17h da quinta-feira (23.mai). A categoria está em greve desde o dia 22 de abril.

A assembleia, realizada de forma híbrida, contou com a participação de mais de 400 docentes. A votação resultou em 222 votos contrários à proposta do governo, 182 favoráveis e 10 abstenções. A proposta rejeitada previa um reajuste nominal de 0% para 2024, 9% para 2025 e 3,5% para 2026, além de ajustes nos steps, que foram considerados insuficientes pela categoria.

A greve, que começou em 22 de abril, faz parte de um movimento maior que envolve mais de 20 universidades em todo o Brasil. Os professores e servidores federais da educação exigem um reajuste salarial, que não foi atendido pelo governo. Na UFRN, esta é a primeira greve por tempo indeterminado desde 2003. A última paralisação significativa ocorreu em 2016, durante o governo Temer. Durante o governo Bolsonaro, houve apenas paralisações de um único dia.

Os professores da UFRN estão buscando um reajuste salarial linear de 7,06% ao ano, totalizando 22,8% até 2026, além da reestruturação das carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). A proposta de reestruturação enviada pelo PROIFES-Federação sugere reajustes de 9,39% em 2024, 6,82% em 2025 e 6,82% em 2026, totalizando 23,03%.

Foto: Divulgação/Adurn

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Professores da UFRN rejeitam proposta de reajuste salarial do Governo Federal Read More »

IERN Natal é inaugurado pelo Governo do Estado

IERN Natal é inaugurado pelo Governo do Estado

Novo instituto oferece cursos de Técnico em Redes de Computadores e Técnico em Química

A governadora Fátima Bezerra inaugurou na segunda-feira (20.mai.2024) a primeira unidade do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN) em Natal, simbolizando um importante passo para a educação profissional no Rio Grande do Norte. O instituto faz parte do Programa Nova Escola Potiguar (PNEP), uma iniciativa que visa melhorar a qualidade do ensino médio e expandir a educação profissional pública e gratuita no estado.

O novo IERN em Natal inicialmente oferecerá cursos de Técnico em Redes de Computadores e Técnico em Química, com 160 vagas disponíveis. A escolha desses cursos foi resultado de um processo participativo que envolveu a comunidade, estudantes, lideranças locais e o setor produtivo, garantindo que os cursos atendessem às necessidades locais e ao mercado de trabalho.

“Este é um momento de celebração para todos nós. Os IERNs vão tornar o Rio Grande do Norte uma referência na educação profissional no Nordeste e no Brasil. Este é meu sonho e o sonho da juventude de Natal”, declarou a governadora Fátima Bezerra durante a cerimônia de inauguração. Ela também anunciou que outras três unidades do IERN serão inauguradas em breve nas cidades de Campo Grande, Jardim de Piranhas e Alexandria, promovendo a interiorização do ensino técnico e contribuindo para o desenvolvimento econômico dessas regiões.

A cerimônia contou com a presença de moradores, representantes do setor educacional e autoridades locais. A secretária de Educação, Socorro Batista, destacou a importância do instituto na preparação dos estudantes para o mercado de trabalho e no fortalecimento do desenvolvimento socioeconômico do estado. O diretor do IERN Natal, Joás Andrade, convidou a comunidade a colaborar para construir uma escola de excelência, comprometida com a formação de jovens qualificados.

Desde a implementação da Política de Educação Profissional e Tecnológica (PEPT), o estado tem observado um aumento significativo no número de matrículas em cursos de educação profissional, refletindo o compromisso do governo com a melhoria da qualidade da educação no Rio Grande do Norte.

Foto: Sandro Menezes/Assecom-RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

IERN Natal é inaugurado pelo Governo do Estado Read More »

Sesc RN Oferece 200 Vagas em cursos de valorização social

Sesc RN oferece 200 vagas em cursos de valorização social

Cursos gratuitos de artesanato e culinária são disponibilizados pelo Sesc RN

O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN) anunciou, nesta segunda-feira (20.mai.2024), a abertura de inscrições para cursos gratuitos de valorização social nas áreas de artesanato e culinária. As inscrições podem ser feitas até 24 de maio, presencialmente nas Centrais de Relacionamento das unidades do Sesc, ou online.

Serão oferecidas 200 vagas distribuídas em dez turmas para junho, dentro das 1.680 vagas gratuitas previstas para 2024. Os cursos disponíveis incluem Confecção de Embalagens Decorativas, Pintura em Tecido, Decoração de Balões, Introdução a Bijuteria, Bordado Livre, Doces Caseiros, Sopa e Caldos, e Salgados para Lanches.

Os cursos são destinados preferencialmente a trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo ou seus dependentes, mas também são abertos ao público. Os requisitos incluem renda familiar bruta de até três salários mínimos e matrícula ou egresso da Educação Básica da rede pública.

No momento da inscrição, é necessário apresentar cópias de documentos pessoais e comprovantes. O Curso de Valorização Social é uma oportunidade para adquirir habilidades e complementar a renda familiar, promovendo desenvolvimento pessoal e profissional.

Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sesc RN oferece 200 vagas em cursos de valorização social Read More »

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

Bolsas serão distribuídas em parceira com a Academia de Finanças Rafael Toro; os 1.800 bolsistas com melhor desempenho terão suas provas para as certificações custeadas 100% pelo Santander

O Santander Brasil, em parceria com a Academia de Finanças Rafael Toro, oferece 3 mil bolsas para cursos preparatórios para as certificações CPA-10 e CPA-20, credenciais mínimas para trabalhar no mercado de investimentos e produtos financeiros, ambas concedidas pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

Após a inscrição, os candidatos realizarão um teste de conhecimentos gerais, que concederá aos 3 mil mais bem ranqueados o curso online preparatório da Rafael Toro. As inscrições podem ser feitas até 27/05/2024 na plataforma Santander Open Academy. Para participar, basta ser maior de 18 anos, estar cursando ou ser graduado ou pós-graduado em qualquer área.

Após a fase preliminar, será aplicado um simulado da prova da Anbima pela Academia de Finanças Rafael Toro, e os 1,8 mil participantes com melhor performance serão contemplados com vouchers para realizar a prova para o CPA-10 ou para CPA-20, custeada pelo Santander. “É por meio de iniciativas como esta que o Santander Universidades capacita profissionais de todas as idades, independentemente de sua formação ou estágio de carreira. Queremos fomentar um mercado capaz de atuar em todas as frentes do segmento financeiro, democratizando o conhecimento necessário que credencia pessoas como assessores de investimentos,” afirma Marcio Giannico, Senior Head de Governos, Instituições, Universidades e Universia no Brasil.

Os alunos terão acesso aos conteúdos por 2 meses, e até 1 mês para ativar o voucher na plataforma Academia Rafael Toro e realizar a prova no site da ANBIMA que abordará temas como renda variável, renda fixa, derivativos, fundos de investimento e princípios básicos de economia e finanças. As certificações CPA-10 e CPA-20 são pré-requisitos para quem deseja atuar no mercado financeiro com distribuição de produtos de investimento em agências bancárias ou plataformas de investimento. Para se candidatar a vagas de assessor de investimento AAA, do Santander, a CPA-20 é obrigatória.

Santander e seu apoio a Educação Superior

O Santander Universidades já impactou a vida de mais de 1,5 milhão de pessoas por meio de programas gratuitos realizados em parceria com 1,2 mil universidades de 26 países. Ao longo de 27 anos, este sólido compromisso destinou mais de 2,3 bilhões de euros a iniciativas de educação, com a perspectiva de investir mais 400 milhões de euros até 2026.

Apenas em 2023, foram investidos 105 milhões de euros e apoiamos mais de 498 mil pessoas e empresas. Foram entregues no Brasil mais de 184 mil cursos, bolsas de estudo e mentorias para apoiar jovens, universitários, empreendedores, PMEs e startups. Essa entrega é realizada através do Open Academy, plataforma aberta de cursos, conteúdos e bolsas gratuitas e pela plataforma Santander X, iniciativa de apoio ao empreendedorismo, que dá acesso a mentorias nacionais e internacionais, desafios globais e premiações com incentivo financeiro.

Além de acesso a investidores, visibilidade internacional e networking. Devido à sua forte atuação na educação, o Santander foi reconhecido em 2023 pela revista Fortune como uma das empresas que mais contribui para um mundo melhor, de acordo com a lista ‘Change the World’.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20 Read More »

Primeiro IERN Natal será inaugurado nesta segunda-feira (20)

Primeiro IERN Natal será inaugurado nesta segunda-feira (20)

Governador do Estado inaugura a primeira unidade do Instituto de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte

A governadora do RN, Fátima Bezerra (PT) e a secretária de Educação do Estado, Socorro Batista, inauguram nesta segunda-feira (20.mai.2024), a primeira unidade do Instituto de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN), localizada em Natal. A cerimônia marca um passo significativo no avanço educacional do estado, com foco na formação técnica e na inovação.

O IERN Natal faz parte do Programa Nova Escola Potiguar (PNEP) e inicia suas atividades com quatro turmas, totalizando 160 estudantes. Os cursos oferecidos incluem Técnico em Redes de Computadores e Técnico em Química, refletindo a demanda crescente por profissionais qualificados nessas áreas.

Com investimentos substanciais e uma visão sustentável, o IERN visa proporcionar uma educação que combina tecnologia e responsabilidade ambiental. A infraestrutura moderna e os recursos avançados prometem preparar os alunos para os desafios do mercado de trabalho contemporâneo.

Serviço:

Data: Segunda-feira, 20 de maio
Horário: 16h
Local: Av. Capitão-Mor Gouveia, 9688, Bom Pastor, Natal (RN)

Foto: Catarina Lima/Governo do RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Primeiro IERN Natal será inaugurado nesta segunda-feira (20) Read More »

Analfabetismo no RN é quase o dobro da média nacional

Analfabetismo no RN é quase o dobro da média nacional

Taxa de 13,8% é inferior à média do Nordeste, que registra 14,2%

A taxa de analfabetismo no Rio Grande do Norte atingiu 13,8%, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Censo Demográfico 2022. O índice representa quase o dobro da média nacional de 7%.

Os dados referem-se a pessoas com 15 anos ou mais que não sabem ler e escrever uma carta simples, totalizando aproximadamente 365 mil indivíduos no estado, de uma população de 2,6 milhões acima dessa faixa etária.

Apesar de elevada, a taxa de analfabetismo no estado ficou abaixo da média do Nordeste, que foi de 14,2%, a maior do país. Em comparação à pesquisa de 2010, houve uma melhora relativa, com o índice de alfabetizados no Nordeste aumentando de 80,9% para 85,79%.

Taxas de analfabetismo por estado no nordeste

  • Alagoas: 17,6%
  • Piauí: 17,2%
  • Paraíba: 15,9%
  • Maranhão: 15%
  • Ceará: 14,1%
  • Rio Grande do Norte: 13,86%
  • Sergipe: 13,81%
  • Pernambuco: 13,4%
  • Bahia: 12,6%

O IBGE também apontou desigualdades raciais no analfabetismo no RN: pessoas pretas têm a maior taxa (20%), seguidas por pardas (14,7%) e brancas (10,9%).

Entre os gêneros, os homens apresentam uma taxa de 16,6%, superior às mulheres, que registram 11,3%. A faixa etária com menor taxa de analfabetismo é de 15 a 19 anos (2,7%), enquanto pessoas com 65 anos ou mais têm uma taxa de 37,2%.

Taxas de Analfabetismo por Faixa Etária no RN

  • 15 a 19 anos: 2,7%
  • 20 a 24 anos: 3%
  • 25 a 35 anos: 4,1%
  • 35 a 44 anos: 8,9%
  • 45 a 54 anos: 17,3%
  • 55 a 64 anos: 24,1%
  • 65 anos ou mais: 37,2%

Importância do Censo

O Censo é uma pesquisa realizada pelo IBGE para coletar dados sobre a população brasileira, traçando um perfil socioeconômico do país. Essas informações são essenciais para a criação de políticas públicas e direcionamento de recursos em áreas como saúde, educação, habitação, transportes e energia. Os dados foram coletados por entrevistas presenciais (98,9%), por telefone ou preenchimento de formulário online.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Analfabetismo no RN é quase o dobro da média nacional Read More »

25 startups serão impactadas em programa de aceleração no RN

25 startups serão impactadas em programa de aceleração no RN

Decola RN powered by InovAtiva será realizado em parceria com o Metrópole Parque da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

O Powered by InovAtiva, programa de desenvolvimento de ecossistemas de inovação e aceleração de projetos e negócios inovadores em âmbito local e regional, anuncia uma nova edição, desta vez com o Decola RN powered by InovAtiva. A iniciativa é voltada para projetos inovadores do ecossistema do Rio Grande do Norte e as inscrições estarão abertas a partir de 15 de maio. O programa apoiará até 25 startups.

A participação neste projeto está aberta a startups e soluções de todas as áreas de atuação que estão nas fases de criação ou ideação. O programa é executado em parceria com o Metrópole Parque da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e as inscrições podem ser feitas até 16 de junho. A lista com os projetos selecionados será divulgada em 03 de julho.

De acordo com Renan Hubert, Gestor do Powered by InovAtiva pela Fundação CERTI, iniciativas em âmbito regional apoiam, especialmente, empreendimentos que estão em fase inicial de desenvolvimento. “Nossos programas oferecem uma série de oportunidades para que essas startups possam se desenvolver e crescer de forma coordenada. As iniciativas oferecem, sobretudo, mentorias, participação em eventos do ecossistema e expansão do networking dos empreendedores, fatores que são essenciais”, destaca. “Nosso objetivo com iniciativas Powered by InovAtiva é capacitar esses negócios e promover um ecossistema de inovação em todas as regiões do país”, destaca.

Para Rodrigo Romão, Diretor do Metrópole Parque, é o momento de disseminar essa oportunidade para além de Natal. “Recentemente, nos reunimos com lideranças de ecossistemas locais de inovação (ELIs) do interior do estado e também visitaremos esses lugares para difundir o Decola RN. Nossa ideia é deixar um legado no interior do Rio Grande do Norte. A capilaridade dos ELIs em regiões estratégicas do estado é a nossa grande aposta de que o programa terá como característica a interiorização”, pontua.

Os projetos selecionados participarão de ciclo de atendimento de aproximadamente 14 semanas, ao longo das quais terão acesso a serviços de capacitação e treinamento em empreendedorismo e inovação, mentorias especializadas com profissionais experientes e ferramentas de apoio para converter suas ideias inovadoras em soluções com viabilidade junto ao mercado.

Para mais informações, basta acessar o link

Powered by InovAtiva

Sobre o Powered by InovAtiva

O powered by InovAtiva é um programa regional que lida com projetos em fase de ideação ou validação, realizado em parceria com instituições locais sem fins lucrativos, públicas ou privadas, que atuam no fomento à inovação e ao empreendedorismo em todas as regiões do país. Com seu piloto realizado em 2022, a iniciativa oferece suporte técnico e apoio metodológico à implementação e execução de programas de aceleração de projetos e negócios inovadores em âmbito local e regional, contribuindo para o desenvolvimento dos ecossistemas de startups e empreendedorismo inovador brasileiros. O projeto Powered by InovAtiva acumula a aceleração de mais de 160 startups e visa fortalecer os ecossistemas de empreendedorismo inovador brasileiros.

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

25 startups serão impactadas em programa de aceleração no RN Read More »

UFRN abre inscrições para 268 vagas residuais

UFRN abre inscrições para 268 vagas residuais

Processo seletivo oferece oportunidade de ingresso nos cursos de graduação da universidade

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está recebendo inscrições para o Processo Seletivo de Reocupação de Vagas Residuais, destinado aos interessados em ingressar nos cursos de graduação para o período letivo de 2024.2. Ao todo, estão em oferta 268 vagas distribuídas nos campi de Natal, Caicó e Santa Cruz. O prazo para inscrições se estende até o dia 2 de junho, oferecendo uma oportunidade para aqueles que almejam prosseguir com seus estudos universitários.

O edital completo, contendo todas as informações necessárias para os candidatos, encontra-se disponível no site do Núcleo Permanente de Concursos (Comperve), facilitando o acesso e a transparência do processo seletivo.

Estas vagas residuais surgem de cancelamentos de matrículas de estudantes ou de vagas não preenchidas pelo processo tradicional de ingresso nos cursos de graduação. Destinam-se, portanto, a indivíduos que possuem ou tiveram vínculo anterior com cursos de graduação em instituições de Ensino Superior, ampliando as oportunidades de acesso à educação superior.

O processo seletivo compreende duas etapas distintas: a primeira consiste na Avaliação do Resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de caráter eliminatório e classificatório, e a segunda envolve a Avaliação Institucional e Acadêmica, utilizada como critério classificatório.

A divulgação do resultado final do Processo Seletivo está programada para o dia 10 de julho, permitindo que os candidatos conheçam o desfecho de sua participação e, caso aprovados, possam se preparar para o início de uma nova etapa em suas jornadas acadêmicas.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

UFRN abre inscrições para 268 vagas residuais Read More »

MPF-RN abre processo seletivo para estágio em Direito

MPF-RN abre processo seletivo para estágio em Direito

Edital para formação de cadastro de reserva traz oportunidades em Natal e Mossoró

O Ministério Público Federal (MPF) no Rio Grande do Norte anunciou, nesta segunda-feira (13.mai.2024), um processo seletivo com foco nas áreas de Direito, tanto para graduandos quanto pós-graduandos, visando formar um cadastro de reserva em Natal e nas Procuradorias dos Municípios de Mossoró, Assu e Pau dos Ferros. O prazo para inscrições encerra às 18h do dia 24 de maio, e todas as informações estão disponíveis no site da Procuradoria da República no estado.

Para participar, os interessados devem preencher uma ficha de pré-inscrição e, posteriormente, responder dentro do prazo estipulado a um formulário com o envio da documentação necessária. É importante destacar que candidatos que optarem por cotas raciais ou para minorias étnico-raciais devem preencher declarações específicas. Além disso, pessoas com deficiência devem apresentar laudo original ou cópia autenticada.

Somente alunos de instituições de ensino conveniadas com o MPF-RN, como UFRN, Ufersa, IFRN, Uern, UnP, Estácio, Fatern, FAL, UNI-RN, Unirb, Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, FCST e LEGALE, podem se inscrever para as vagas oferecidas.

Próximas etapas incluem a divulgação da lista de candidatos confirmados no dia 29 de maio, enquanto as provas estão programadas para o dia 16 de junho, das 9h às 12h. O local do certame será anunciado na quinta-feira anterior (13) através do site do MPF RN. A apresentação de documento oficial de identidade é obrigatória para acesso às provas, que terão duração de três horas e serão compostas por 40 questões objetivas, além de prova discursiva.

Os candidatos serão avaliados não apenas pelos conhecimentos na área, mas também pela capacidade de expressão escrita, coerência textual e correção gramatical e ortográfica. Detalhes sobre conteúdos programáticos, regras de classificação e aprovação podem ser encontrados no edital.

Os aprovados receberão bolsa de R$ 1.027,82 para graduação e R$ 2.055,65 para pós-graduação, além de auxílio transporte de R$ 11,58 por dia estagiado presencialmente, com uma jornada semanal de 20 horas.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MPF-RN abre processo seletivo para estágio em Direito Read More »

Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro

Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro

Inscrições começam no próximo dia 27 e vão até 7 de junho

O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13). As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, e o gabarito oficial será divulgado em 20 de novembro. A previsão é de que os resultados sejam divulgados em 13 de janeiro de 2025.

De acordo com o edital, as inscrições começam no próximo dia 27 e vão até 7 de junho. A inscrição deve ser realizada pelo endereço enem.inep.gov.br/participante. A taxa de inscrição (R$ 85) deve ser paga de 27 de maio até 12 de junho. As solicitações para tratamento por nome social e para atendimento especializado devem ser apresentadas até 7 de junho.

O resultado inicial do pedido de atendimento especializado será publicado em 17 de junho, quando inicia o período para apresentação de recursos, que vai até o dia 21. Já o resultado final, em resposta aos recursos apresentados, está previsto para 27 de junho.

É também na Página do Participante que será disponibilizado o Cartão de Confirmação da Inscrição, em data ainda a ser divulgada. O cartão informa o número de inscrição; a data, a hora e o local do exame; a opção de língua estrangeira, e as indicações para atendimento especializado e tratamento por nome social.

O edital do Enem 2024 foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (13), data que coincide com a divulgação dos resultados sobre os pedidos de isenção da taxa de inscrição, na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – entidade organizadora do certame.

Cronograma

  • Inscrições: 27 de maio a 7 de junho
  • Solicitações (nome social e atendimento especializado): até 7 de junho
  • Resultado do pedido de atendimento especializado: 17 de junho
  • Pagamento da taxa de inscrição: 27 de maio a 12 de junho
  • Provas: 3 e 10 de novembro
  • Gabarito oficial: 20 de novembro
  • Resultado da prova: 13 de janeiro de 2025

Provas

O edital prevê que o exame será constituído de quatro provas objetivas (cada uma com 45 questões de múltiplas escolhas) e uma redação em língua portuguesa.

São quatro áreas de conhecimento a serem avaliadas. A primeira, de linguagens, redação, códigos e suas tecnologias, tem como componentes curriculares as disciplinas língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.

A segunda área de conhecimento (ciências humanas e suas tecnologias) tem como componentes curriculares as disciplinas de história, geografia, filosofia e sociologia. Na área de ciências da natureza e suas tecnologias, serão cobrados conteúdos de química, física e biologia. A quarta área de conhecimento é a de matemática.

De acordo com o Ministério da Educação, o exame é estruturado a partir de matrizes de referências disponibilizadas no portal do Inep.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens; redação; códigos, ciências humanas e suas tecnologias. Os candidatos terão cinco horas e 30 minutos para responderem as questões.

O segundo dia será dedicado à aplicação das provas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração.

Enem

Há mais de duas décadas, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e representa a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Isso porque as instituições de ensino públicas e privadas adotam as notas do Enem para selecionar estudantes, nos processos seletivos.

Os resultados servem também para seleções de beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições de educação superior portuguesas. Algumas universidades lusitanas possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame.

Foto: Angelo Miguel/MEC/Ilustração

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro Read More »

Oposição obstrui votação na ALRN por atraso em emendas parlamentares

Oposição obstrui votação na ALRN por atraso em emendas parlamentares

Falta de quórum por atraso no pagamento de emendas parlamentares impede aprovação de projeto crucial para o estado

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) não conseguiu votar, nesta quarta-feira (8.mai.2024), o projeto de lei que cria a Política Estadual de Educação em Tempo Integral. A votação foi barrada por falta de quórum, após a bancada de oposição entrar em obstrução e decidir não registrar presença na sessão.

A oposição justifica a obstrução como um protesto contra o atraso no pagamento de emendas parlamentares. Cada deputado tem direito de indicar R$ 4 milhões por ano para serem destinados ao orçamento, sendo metade desse valor obrigatoriamente direcionado à saúde. Na semana passada, o governo propôs o pagamento de apenas R$ 500 mil em maio, sem apresentar um calendário para o restante dos recursos. Insatisfeitos, os deputados exigem a liberação de pelo menos R$ 2 milhões até junho.

Segundo o líder do governo na ALRN, Francisco do PT, o Estado corre o risco de perder recursos federais para a educação em tempo integral caso a lei não seja aprovada. O projeto do Governo Federal prevê repasses extras para estados e municípios que implementarem políticas de educação integral.

Uma nova tentativa de votação do projeto está prevista para quinta-feira (9), durante a próxima sessão da Assembleia Legislativa.

Foto: Eduardo Maia/ALRN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Oposição obstrui votação na ALRN por atraso em emendas parlamentares Read More »

Ufersa abre concurso público com 8 vagas para níveis médio e superior

Ufersa abre concurso público com 8 vagas para níveis médio e superior

Inscrições abertas de 24 de junho a 6 de agosto

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) está com inscrições abertas para concurso público com oferta de 8 vagas para os níveis médio e superior. As vagas são para os cargos de Assistente Administrativo, Técnico em Laboratório de Física, Técnico em Laboratório de Química, Técnico em Radiologia, Administrador, Analista de Tecnologia da Informação, Engenheiro Civil e Estatístico.

O edital, publicado nesta terça-feira (7.mai.2024), oferece oportunidades tanto para candidatos de nível médio quanto superior, totalizando oito vagas. Os interessados poderão se inscrever no período de 24 de junho a 06 de agosto, exclusivamente através do site da Comperve, empresa responsável pela condução do certame. As taxas de inscrição variam de acordo com o nível de escolaridade: R$ 60,00 para o nível médio e R$ 100,00 para o nível superior.

Cargos e remunerações

Para os cargos de nível médio (D), as vagas disponíveis são para Assistente Administrativo, Técnico em Laboratório de Física, Técnico em Laboratório de Química e Técnico em Radiologia. Os vencimentos correspondentes para esta categoria são de R$ 2.667,19, acrescidos de vantagens e benefícios conforme legislação.

Já para os candidatos com formação superior (E), as oportunidades são para Administrador, Analista de Tecnologia da Informação, Engenheiro Civil e Estatístico. A remuneração para esses cargos é de R$ 4.556,92, também somados aos benefícios previstos em lei.

Processo seletivo

Os inscritos serão submetidos a uma prova escrita composta por questões de Língua Portuguesa, Legislação e Conhecimentos Específicos, além de uma redação. Somente os candidatos que alcançarem 60% de acertos em cada prova objetiva terão suas redações corrigidas. A duração das provas será de 4 horas, com os candidatos de nível médio realizando o exame pela manhã, a partir das 8h, e os de nível superior pela tarde, a partir das 14h30.

Foto: Prefeitura de Mossoró/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ufersa abre concurso público com 8 vagas para níveis médio e superior Read More »

Talentos potiguares viajam para participarem da maior feira de ciência e engenharia do mundo nos EUA

Talentos potiguares viajam para participarda maior feira de ciência e engenharia do mundo nos EUA

As jovens foram premiadas na Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), que é considerada a maior feira de jovens pesquisadores da América Latina

As alunas Alice Keroly Diógenes Araújo e Mayara Louise de Oliveira Silva, da cidade de Tibau, na região Oeste do Rio Grande do Norte, são duas das selecionadas para a Regeneron ISEF.

Elas vão embarcar para os Estados Unidos no próximo na próxima quinta-feira (9.mai.2024), para representar o Brasil e São Paulo na Regeneron ISEF (International Science and Engineering Fair). O evento, que acontece entre os dias 11 a 17 de maio, em Los Angeles, Califórnia (EUA), é considerado a maior feira pré-universitária de ciências do mundo.

As jovens foram premiadas na Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), que é considerada a maior feira de jovens pesquisadores da América Latina.

A Mostratec é a feira brasileira mais antiga que participa desse importante evento científico. Desde 1993, quando fez sua estreia, não deixou de comparecer no evento.

Passados 30 anos, mais uma vez uma delegação de finalistas brasileiros, credenciados pela Mostratec, representará o país na ISEF. São 12 estudantes oriundos de diferentes Estados da federação.

Conheça o projeto do Rio Grande no Norte que foi credenciado através da Mostratec:

Sea Sponge

  • Estudantes: Alice Keroly Diógenes Araúje (18) e Mayara Louise de Oliveira Silva (19)
  • Orientadora: Yandra Thais Rocha da Mota
  • Instituição: Escola Estadual Rui Barbosa

A exploração petrolífera envolve atividades com alto índice de poluição que podem prejudicar a qualidade da água, do solo, do ar e, consequentemente, a qualidade de vida dos seres vivos. A dependência energética mundial pautada nessa indústria causa grande exposição a desastres ambientais nas áreas exploradas, o que torna urgente a intensificação das pesquisas em busca de uma solução nesse campo. Este projeto visa identificar e reduzir os índices de vazamentos de óleo no ambiente marinho, além de reduzir os números de resíduos orgânicos descartados indevidamente na cidade de Tibau-RN. Dessa forma decidiu-se produzir uma esponja com a finalidade de reter óleos encontrados no mar, e nas aguas residuais, e simultaneamente reutilizar a fibra do coco e o residuo de camarão encontrado em nossa regiao costeira, ajudando o meio ambiente e a população em geral que sofre com essa catástrofe.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Talentos potiguares viajam para participarda maior feira de ciência e engenharia do mundo nos EUA Read More »

Natal oferece mais de 300 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

Natal oferece mais de 300 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

Inscrições presenciais ocorrem nesta terça e quarta-feira (7 e 8 de maio)

A Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), está oferecendo 330 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional.

As inscrições estão abertas nesta terça (7) e quarta-feira (8 de maio), das 8h30 às 16h30, de forma presencial nos Centros Municipais de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE) Norte e do Alecrim, localizados na Rua Bariri s/nº, Gramoré, e na Av. Pres. Bandeira, 765, Alecrim.

Para participar, os candidatos devem ter no mínimo 18 anos (ou 15 a 16 anos, dependendo do curso), ensino fundamental I ou II incompletos, e atender aos pré-requisitos específicos de cada curso.

As aulas terão início em 15 de maio, nos turnos da manhã e tarde. Dentre as opções disponíveis, destacam-se cursos como maquiagem, design de sobrancelhas, corte de cabelo, barbeiro, inglês e espanhol básicos, assistente de logística, auxiliar de limpeza, entre outros.

Documentação Necessária

Os interessados devem providenciar cópias do RG, originais do CPF, PIS, NIS, carteira de trabalho, comprovante de residência, comprovante de escolaridade, além de documentos que comprovem conhecimentos técnicos, quando exigido pelo curso escolhido.

Requisitos para se inscrever:

  • Ter no mínimo 18 anos (15 ou 16 anos para alguns cursos);
  • Ensino fundamental I ou II incompletos;
  • Atender aos pré-requisitos específicos de cada curso.

Cursos disponíveis

  • Maquiagem
  • Design de sobrancelhas
  • Corte de cabelo
  • Barbeiro
  • Inglês e espanhol básicos
  • Assistente de logística
  • Auxiliar de limpeza
  • Entre outros

Como se inscrever

  • Comparecer presencialmente ao CMTE Norte ou Alecrim nos dias 7 e 8 de maio, das 8h30 às 16h30;
  • Apresentar os seguintes documentos:
  • Cópia do RG
  • Originais do CPF, PIS, NIS e carteira de trabalho
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de escolaridade
  • Documentos de comprovação de conhecimentos técnicos (quando necessário para o curso escolhido)

As aulas dos cursos terão início no dia 15 de maio e acontecerão nos turnos da manhã e da tarde.

Foto: Vinicius de Melo/SMDF/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natal oferece mais de 300 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional Read More »

Potiguares podem concorrer a 60 mil bolsas para curso de tecnologia oferecido pelo Santander Brasil

Potiguares podem concorrer a 60 mil bolsas para curso de tecnologia oferecido pelo Santander Brasil

Programa do Santander Universidades e Ada Tech vai conceder bolsas de introdução aos cursos de Front-end, Data Engineering, Data Science e DevOps

O Santander Universidades está com inscrições abertas para a 5ª edição do Santander Coders. Em parceria com a Ada Tech, plataforma de educação impulsionada por tecnologia, o Banco vai conceder 60 mil bolsas para um curso digital introdutório para Front-end, Data Engineering, Data Science ou DevOps. Os 300 bolsistas que obtiverem melhor desempenho no processo seletivo terão acesso a uma formação completa em um dos cursos disponíveis. As inscrições vão até 19 de maio e podem ser feitas na plataforma Santander Open Academy. Não é necessário ser cliente do Banco para participar.

Após a fase de inscrição, os alunos passarão por um processo seletivo composto por quatro fases: Curso Online; Teste de Aptidão Tech para saber o nível de conhecimento de cada candidato; Resolução de Case; e Coding Tank, com uma semana imersiva de aulas de programação. “Essa é uma oportunidade de aprender conteúdos essenciais sobre os principais recursos de programação do mundo.

Durante os cinco anos de Santander Coders, milhares de pessoas tiveram a oportunidade de reingressar no mercado graças aos conteúdos alinhados com as principais demandas para o setor de tecnologia”, afirma Marcio Giannico, head senior de Governos, Instituições, Universidades e Universia no Brasil.

Durante o período de formação, os alunos terão, ainda, aulas obrigatórias de empregabilidade e orientação de carreira, com o objetivo de auxiliá-los no acesso ao mercado de tecnologia. A divulgação da lista final com os aprovados ocorrerá a partir do dia 25 de julho e as aulas ocorrerão entre 29 de julho e 6 de dezembro.

“Estamos empolgados em participar de mais uma edição do Coders. Este é o programa de educação em tecnologia mais tradicional do mercado e neste ano nossa maior prioridade é a empregabilidade dos participantes. Nesta nova era de inteligência artificial, a modernização de currículo e melhoria de suas habilidades torna-se ainda mais importante”, afirma Felipe Paiva, fundador e CEO da Ada.

Desde o início, o programa Santander Coders contou com mais de 300 mil inscritos para mais de 1,8 mil bolsas de formação síncrona, com aulas transmitidas ao vivo e on-line. Apenas em 2023, foram distribuídas 100 mil bolsas digitais e 600 síncronas, com mais de 74 mil inscritos na segunda fase. Além disso, a jornada possui uma taxa de 85% de satisfação dos alunos com a formação.

A estimativa, de acordo com dados do Panorama de Talentos em Tecnologia, produzido em 2023 pelo Google for Startups e em parceria com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), é de que o Brasil tenha um déficit total de 530 mil profissionais de tecnologia até 2025. Com o avanço da inteligência artificial, o mercado poderá exigir cada vez mais habilidades de programação e análise de dados.

Para a Ada, é fundamental contar com a parceria do Santander nesse projeto. “É importante ter esse trabalho em conjunto com uma empresa tão sólida que acredita no propósito de educação e faz nosso país deslanchar. Nosso objetivo é democratizar o acesso à educação de qualidade, com formações robustas que preparam os jovens para o futuro do mercado de trabalho” finaliza Paiva.

Para participar não é necessário possuir conhecimento prévio, basta ter 18 anos, residir no Brasil e ter disponibilidade para assistir às aulas síncronas de programação. As inscrições ocorrem até o dia 19 de maio e podem ser feitas no Santander Open Academy.

▪︎ SERVIÇO
Programa: Santander Coders
Quando:
● Inscrições: até 19 de maio
● Processo Seletivo: 05 de junho a 19 de julho
● Formação: 29 de julho a 6 de dezembro
Formato: Online
Valor: Gratuito

▪︎ Santander e seu apoio à Educação Superior

O Santander Universidades já impactou a vida de mais de 1,5 milhão de pessoas por meio de programas gratuitos realizados em parceria com 1,2 mil universidades de 26 países. Ao longo de 27 anos, este sólido compromisso destinou mais de 2,3 bilhões de euros a iniciativas de educação, com a perspectiva de investir mais 400 milhões de euros até 2026.

Apenas em 2023, foram investidos 105 milhões de euros e apoiamos mais de 498 mil pessoas e empresas. Foram entregues no Brasil mais de 184 mil cursos, bolsas de estudo e mentorias para apoiar jovens, universitários, empreendedores, PMEs e startups. Essa entrega é realizada através do Open Academy, plataforma aberta de cursos, conteúdos e bolsas gratuitas e pela plataforma Santander X, iniciativa de apoio ao empreendedorismo, que dá acesso a mentorias nacionais e internacionais, desafios globais e premiações com incentivo financeiro. Além de acesso a investidores, visibilidade internacional e networking. Devido à sua forte atuação na educação, o Santander foi reconhecido em 2023 pela revista Fortune como uma das empresas que mais contribui para um mundo melhor, de acordo com a lista ‘Change the World’.

▪︎ Sobre a Ada

Ada é uma empresa de educação impulsionada por tecnologia no Brasil. Com sua plataforma resolve a escassez de habilidades em tech, oferecendo busca de talentos, desenvolvimento de pessoas e mapeamento de habilidades para empresas. São dezenas de módulos de formação, centenas de cursos digitais e assessments com uma taxa de conclusão de 96%. É gratuita para estudantes e eficaz para empresas.

Acesse também:
Website: https://ada.tech/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/school/adatechbr/
Instagram: https://www.instagram.com/adatechbr/

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Potiguares podem concorrer a 60 mil bolsas para curso de tecnologia oferecido pelo Santander Brasil Read More »

Mais de 52 mil potiguares se preparam para o "Enem dos Concursos" no próximo domingo (5)

Mais de 52 mil potiguares se preparam para o “Enem dos Concursos” no próximo domingo (5)

Exame Nacional Unificado atrai multidões em busca de vagas na administração pública federal

O próximo domingo (5.abr.2024) marca o início do aguardado Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), apelidado de “Enem dos Concursos”. No Rio Grande do Norte, mais de 52 mil candidatos estão inscritos para disputar uma das 6.640 vagas disponíveis em 21 órgãos da administração pública federal.

As provas serão realizadas em dois turnos, manhã e tarde, em 93 locais de prova distribuídos pelas cidades de Natal, Parnamirim, Mossoró e Caicó. Ao todo, 1.503 salas foram disponibilizadas para receber os candidatos.

Vagas e seleção

O CPNU registrou um total de 2,65 milhões de inscritos em todo o país, o que significa que a concorrência pelas vagas é alta. No Rio Grande do Norte, os cargos mais concorridos são Técnico em Indigenismo (FUNAI) – Nível Médio, com 323.250 inscritos, e Agente Penitenciário Federal (MJSP) – Nível Superior, com 285.616 inscritos.

O exame será composto por questões objetivas e dissertativas, além da redação. Os resultados preliminares das provas objetivas e da redação serão divulgados em 3 de junho, enquanto os resultados finais estão previstos para 30 de julho. A partir de 5 de agosto, os candidatos aprovados serão convocados para a posse e os cursos de formação.

Orientações importantes

Os candidatos devem consultar o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Área do Candidato (cpnu.cesgranrio.org.br), para verificar o local de prova. O acesso à área requer login com os dados da conta gov.br.

A apresentação de um documento de identidade com foto é obrigatória, sendo proibidas cópias. Para facilitar a logística, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou o uso de documentos digitais como e-Título, CNH Digital e RG Digital.

Foto: Nguyen Dang Hoang Nhu/Unsplash/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mais de 52 mil potiguares se preparam para o “Enem dos Concursos” no próximo domingo (5) Read More »

IERN Natal inicia matrículas na próxima segunda-feira (29)

IERN Natal inicia matrículas na próxima segunda-feira (29)

Estarão disponíveis 160 vagas entre transferências e novas matrículas para dois Cursos Técnicos de nível médio

A partir da próxima segunda-feira (29.abr.2024), a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) abre as matrículas para a primeira unidade do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN) em Natal. Localizado na avenida Capitão-Mor Gouveia, no bairro Bom Pastor, o IERN oferecerá, neste primeiro momento, 160 vagas divididas entre os Cursos Técnicos em Química e em Redes de Computadores.

As vagas são destinadas a estudantes transferidos da rede estadual e novos estudantes para os cursos técnicos em Química e em Redes de Computadores. As matrículas devem ser realizadas através do portal do SIGEduc, disponível em www.sigeduc.rn.gov.br.

Do total de vagas, 112 serão destinadas a estudantes da rede estadual que desejam se transferir para o IERN, enquanto as 48 vagas restantes serão para novos estudantes que concluíram o ensino fundamental ou que provêm de outra rede de ensino.

Processo seletivo

A seleção dos candidatos seguirá os mesmos critérios do SIGEduc já aplicados na rede estadual. As inscrições para transferência de alunos da rede estadual serão realizadas entre os dias 29 de abril a 3 de maio, enquanto o período de matrícula para novos estudantes ocorrerá de 6 a 10 de maio.

O resultado final da seleção será publicado no dia 13 de maio e os estudantes poderão efetivar a matrícula até o dia 16 de maio na própria sede do IERN Natal. As aulas começam oficialmente no dia 17 de maio.

A unidade do IERN Natal oferecerá dois cursos técnicos integrados ao ensino médio:

  • Curso Técnico em Química: com turmas de tempo parcial (3.000 horas) e integral (4.000 horas).
  • Curso Técnico em Redes de Computadores: com turmas de tempo parcial (3.000 horas) e integral (4.000 horas).

A oferta da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio é parte do compromisso do IERN com a educação de alta qualidade e com a preparação dos jovens para o mundo do trabalho e para estudos futuros.

Com as novas vagas, o IERN espera atender à demanda existente por educação de qualidade e contribuir para a formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho.

Foto: Catarina Lima

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

IERN Natal inicia matrículas na próxima segunda-feira (29) Read More »

Segunda parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga

Segunda parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga

Depósito de R$200 será para estudantes nascidos em janeiro e fevereiro

Os estudantes inscritos no Programa Pé-de-Meia, que nasceram em janeiro e fevereiro, recebem nesta quinta-feira a segunda parcela de R$ 200. O programa foi criado para incentivar a permanência e conclusão do ensino médio.

Os depósitos acontecerão até o dia 3 de maio, conforme a data de nascimento dos beneficiários.

A primeira parcela, paga no final de março e início de abril, foi referente ao incentivo pela matrícula. Desta vez, os valores serão creditados nas contas dos estudantes que mantiveram a frequência média de 80% nos três meses letivos, conforme controle feito pelas redes de ensino.

De acordo com o Ministério da Educação, 2,5 milhões de estudantes do ensino médio terão o direito de receber o incentivo, já que não haverá interrupção do programa nos casos em que o envio da frequência não foi adequado. Uma portaria publicada na última segunda-feira (22) ajustou os prazos para melhorar o envio das informações pelas redes de ensino, por meio do Sistema Gestão Presente (SGP).

Ampliação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também anunciou a ampliação do programa com a inclusão dos estudantes que integram famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Com o novo recorte, passarão a receber o incentivo mais 1,2 milhão de estudantes do ensino médio. Somados aos participantes do programa Bolsa Família já contemplados, o programa alcançará 3,7 milhões de jovens.

Caso cumpram as exigências de permanência e frequência no ensino médio, esses estudantes receberão pagamentos anuais de R$ 3 mil e que podem somar em três anos R$ 9,2 mil em incentivos, já que a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) garante um último aporte de R$ 200.

Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Segunda parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga Read More »

Solar Coca-Cola lança nova edição do programa de estágio "Decola"

Solar Coca-Cola lança nova edição do programa de estágio “Decola”

Hora de decolar com a Solar: conheça as novidades que o Decola apresenta para os jovens que querem impulsionar a carreira profissional

A terceira edição do Decola, programa de estágio da Solar Coca-Cola está com tudo pronto para receber novos estagiários. O projeto anuncia 50 novas vagas para jovens em dez cidades de atuação da empresa. As inscrições iniciaram na terça-feira (23) através da plataforma Gupy e devem se estender até 24 de maio. São contempladas diversas áreas como Marketing, Finanças, Recursos Humanos, Engenharia, Produção, Manutenção, Controle de Qualidade, Logística, entre outras.

As vagas serão distribuídas em Manaus (AM), Belém (PA), Várzea Grande (MT), Natal (RN), Suape (PE), Salvador (BA), Maceió (AL), Maracanaú (CE) e São Luís (MA). O programa também tem um frente voltada para Tecnologia, com vagas prioritárias para mulheres e direcionadas para a sede corporativa da fabricante, em Fortaleza (CE), cerne da jornada de transformação digital da Solar.

“O Decola além de ser uma oportunidade especial de carreira, sobretudo para quem está começando, é a materialização de um propósito que fala sobre transformar realidades. Tivemos mais de 2.500 inscritos na última edição, o que demonstra a força da nossa marca empregadora. A responsabilidade é alta, mas acreditamos que estamos no caminho certo, com 75% de efetivação na primeira edição e mais de 50% na segunda que ainda segue em fase de conclusão. Acreditamos que o Decola possui um papel importante de oxigenação do ambiente interno, já que favorece a inovação através do desenvolvimento das pessoas”, explica Hallyson Bezerra, gerente de Atração e Cultura da Solar Coca-Cola.

Quem participou do programa de estágio descreve o Decola como uma oportunidade única para alavancar a carreira. Ana Valentina que hoje ocupa o cargo de Analista de Orçamento e Desempenho na Solar passou pelo projeto e classifica o programa como fundamental para desenvolver habilidades profissionais e pessoais. “Vejo o programa Decola como um processo de lapidação, pois foi essencial para que eu me tornasse a profissional que sou hoje. Com certeza foi uma start na minha carreira, na área em que atuo e que decidi seguir. Além disso, também contribui para ganharmos prática no mundo corporativo, de maneira acolhedora, focado no desenvolvimento de profissionais eficientes e humanos”, explica Ana Valentina.

Os interessados devem realizar a candidatura na plataforma Gupy, clicando em “Programa de Estágio Decola 2024”: https://decolasolar.gupy.io/. É importante identificar o link que representa a localidade/cidade de atuação dos candidatos.

Pré-requisitos para decolar

Para participar do Decola é preciso ter matrícula ativa em uma instituição de ensino superior, além de ter concluído 50% do período integral do curso. Todos os cursos superiores, incluindo tecnólogo, estão qualificados para participarem do programa. Contudo, algumas áreas exigem qualificações específicas.

Em caso de dúvida se o curso é correlacionado ou não com as áreas do Decola, é necessário entrar em contato com a instituição de ensino e se informar sobre a elegibilidade do segmento nos critérios de estágio.

A idade mínima para participar do programa é de 18 anos, não havendo idade máxima de candidatos, desde que cumpram os demais requisitos do programa. Não é necessário experiência prévia para se inscrever no Decola.

É importante que o estagiário tenha disponibilidade para cumprir seis horas diárias. Os contratos possuem um ano de duração, podendo ser renovados por mais três meses, desde que o estagiário mantenha-se vinculado a uma instituição de ensino superior e tenha um bom desempenho na companhia.

Passo-a-passo para a decolagem

Para alavancar ainda mais as oportunidades de emprego e desenvolver os novos talentos, nesta edição, o Decola traz aperfeiçoamentos na jornada e na trilha de desenvolvimento do estagiário, impulsionando o preparo e disponibilidade para efetivação.

O processo seletivo será composto por cinco grandes etapas, entre online e presencial, que são eliminatórias (inscrições, testes online, vídeo de apresentação, dinâmicas de grupo e entrevista). Cada uma delas possui o objetivo de avaliar alguma habilidade ou comportamento necessário para a área escolhida. No momento da inscrição, além da escolha da localidade, os candidatos deverão selecionar duas áreas de interesse. Para alocação da área final, a Solar deverá avaliar as opções escolhidas, as vagas abertas, os perfis dos candidatos e o match com as áreas.

É possível acompanhar as etapas do processo através do perfil na plataforma Gupy, e toda a comunicação será feita via e-mail. Qualquer mudança nessas previsões podem ocorrer e serão comunicadas nas páginas e publicações oficiais da Solar Coca-Cola.

O candidato receberá por e-mail todas as informações sobre etapas e datas do processo seletivo, caso seja selecionado a avançar no processo. A previsão de entrada dos novos estagiários do Programa Decola é para agosto de 2024.

Benefícios

Além da bolsa estágio, os selecionados têm benefícios como plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida, gympass, vale-refeição, alimentação e transporte.

Sobre a Solar Coca-Cola

Entre os 15 maiores fabricantes do mundo e com atuação em 70% do território brasileiro, a Solar Coca-Cola faz parte do Sistema Coca-Cola no Brasil e conta atualmente com 13 fábricas e atua, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 17 mil colaboradores(as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 350 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda. Com faturamento anual de cerca de R$ 9,6 bilhões, a companhia alcança 25 milhões de lares em todo país.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Solar Coca-Cola lança nova edição do programa de estágio “Decola” Read More »

Ufersa abre inscrições para curso gratuito de piloto de avião civil

Ufersa abre inscrições para curso gratuito de piloto de avião civil

Programa “Asas para Todos” visa democratizar o acesso à formação de pilotos no Brasil

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em parceria com a Associação Nacional de Aviação Civil (Anac), está oferecendo um curso de extensão gratuito para a formação de pilotos de avião civil. As inscrições estão abertas entre 30 de abril e 31 de maio e podem ser feitas no portal da Fundação Guimarães Duque.

O curso, com duração total de 720 horas, é totalmente presencial e será ministrado nas dependências da Ufersa. As aulas teóricas e práticas visam preparar os alunos para a obtenção da Licença de Piloto Privado (PPL), habilitando-os a pilotar aeronaves monomotoras em voos visuais diurnos.

Para participar do curso, os candidatos devem ter no mínimo 18 anos, ensino superior completo ou em fase de conclusão, cadastro no CadÚnico atualizado e não possuir nenhuma licença de piloto de avião. A seleção dos alunos será realizada em duas etapas:

  • 1ª Etapa: Exame teórico de Piloto Privado de Avião. Serão selecionados 200 candidatos, sendo 50% do sexo masculino e 50% do sexo feminino, com base na nota do exame.
  • 2ª Etapa: Avaliação documental e entrevista. Dos 200 candidatos pré-selecionados, serão classificados 20, sendo 10 homens e 10 mulheres. Outros 80 candidatos formarão um cadastro de reserva.

Democratizando o acesso à aviação civil

O objetivo do curso é fortalecer o ensino aeronáutico no Brasil e democratizar o acesso à formação de pilotos civis, com foco na inclusão de mulheres e minorias. “Das 20 vagas oferecidas, 50% são destinadas para mulheres”, destaca o coordenador do curso, professor Rômulo Pierre Batista dos Reis, do Centro de Engenharias da Ufersa.

Inscrições e mais informações

As inscrições para o curso de piloto de avião civil da Ufersa e Anac podem ser feitas no portal da Fundação Guimarães Duque: https://assecom.ufersa.edu.br/2023/10/19/ufersa-vai-oferecer-formacao-de-piloto-comercial/. O edital com todas as informações sobre o curso, incluindo requisitos, seleção, cronograma e conteúdo programático, também está disponível no site.

Foto: Flavio Luiz Koch/Pexels

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ufersa abre inscrições para curso gratuito de piloto de avião civil Read More »

Universidade Potiguar oferece vagas de emprego em Natal, Caicó e Mossoró

Universidade Potiguar oferece vagas de emprego em Natal, Caicó e Mossoró

Há oportunidades exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD)

A Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, está com vagas de emprego in loco em Natal, Mossoró e Caicó, além de atuação a nível Estadual, classificadas como Auxiliar/Operacional, Júnior/Trainee e Pleno. Há oportunidades exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD).

Na capital, as vagas são para Assistente Administrativo (PcD), Docente de Odontologia, Docente de Psicologia e Preceptor de Fonoaudiologia (Auxiliar/Operacional).

A nível estadual, as vagas são para Coordenador Adjunto de Cursos da área de Ciências Agrárias & Meio Ambiente (Pleno), Consultor Comercial Empresas e Escolas III (Pleno), Auxiliar de Manutenção (Auxiliar/Operacional), Técnico de Manutenção (Auxiliar/Operacional) e Eletricista (Auxiliar/Operacional).

Em Mossoró, a chance é para Auxiliar de Laboratório (PcD); e em Caicó, Auxiliar Comercial.

Para concorrer a uma das propostas de trabalho, o candidato deve acessar o link: https://trabalheconosco.vagas.com.br/animaeducacao/oportunidades?division_id=70816&division_name=UnP.

Sobre a Universidade Potiguar – UnP

A UnP é a única universidade privada do Estado do Rio Grande do Norte e integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. Com 42 anos de atividades, possui milhares de alunos entre os campi em Natal e Mossoró, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, Mestrados e Doutorados. Também contribui para democratização do ensino superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do Rio Grande do Norte. Como formadora de profissionais, a instituição tem compromisso com a cidadania, sempre pautada nos valores éticos, sociais, culturais e profissionais. Este propósito direciona o desenvolvimento e a prática de seu projeto institucional e dos projetos pedagógicos dos cursos que oferece para a comunidade. Para mais informações: www.unp.br.

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por mais de 400 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do instituto Ânima.

Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Universidade Potiguar oferece vagas de emprego em Natal, Caicó e Mossoró Read More »

Prazo para inscrição em editais do Santander para captar recursos para projetos sociais no RN é prorrogado

Prazo para inscrição em editais do Santander para captar recursos para projetos sociais no RN é prorrogado

No Estado, os 46 projetos apoiados em edições anteriores do Amigo de Valor e do Parceiro do Idoso já receberam R$ 11,2 milhões, além de ter impactado mais de 20 mil potiguares; inscrições podem ser feitas pelos sites do Amigo de Valor e Parceiro do Idoso até o dia 17 de maio

As inscrições para os editais dos programas Amigo de Valor e Parceiro do Idoso foram prorrogadas até o dia 17 de maio. Ambos são iniciativas do Santander e destinam recursos incentivados para projetos sociais que protegem e acolhem crianças, adolescentes e a pessoas idosas em situação de violência ou violação de direitos.

No Rio Grande do Norte, poderão participar projetos de mais de 150 municípios, como Assu, Alto Rodrigues, Apodi, Caicó, Ceará-Mirim, Currais Novos, Macaíba, Mossoró, São Miguel, entre outros. Desde 2003, o Banco destinou R$ 11,2 milhões a 46 iniciativas no estado, impactando mais de 20 mil potiguares. Neste ano, os projetos selecionados receberão até R$ 400 mil do Santander, além de formação e acompanhamento técnico especializado.

“Mais do que destinar recursos financeiros para os projetos sociais selecionados, o Santander monitora as ações e capacita as organizações e os conselhos municipais selecionados. É nosso dever promover ações que contribuam para o fortalecimento e a garantia dos direitos das crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade”, diz Gabriela Bertol, head de sustentabilidade do Santander Brasil.

Para o Amigo de Valor, o projeto inscrito deve ter como foco os direitos da criança e do adolescente, com iniciativas de Serviços de Convivência Familiar, medidas socioeducativas e acolhimento. Os recursos recebidos pela campanha variam de acordo com a complexidade do programa, podendo chegar a R$ 390 mil. Já no Parceiro do Idoso, podem participar ações que promovem a convivência familiar ou centros de longa permanência. Nessa modalidade a verba pode chegar a R$ 400 mil por ano. Tratam-se de duas das maiores campanhas de destinação de Imposto de Renda do país, que atua no fortalecimento da rede de proteção de garantia de direitos com a arrecadação de recursos incentivados para iniciativas de todo o Brasil.

O Amigo de Valor, com mais de 20 anos de atividade, e o Parceiro do Idoso, criado em 2013, já apoiaram mais de 1,1 mil iniciativas, que beneficiaram 1,6 milhão de crianças e adolescentes e mais de 35 mil idosos em todo País. O Santander já destinou cerca de R$ 270 milhões a projetos sociais espalhados pelos 26 estados brasileiros.

As inscrições vão até o dia 19 de abril. Podem participar dos editais os Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa de cidades onde o Santander está presente, que tenham até 500 mil habitantes e IDH até 0,739. Os projetos selecionados serão divulgados em agosto. Mais informações nos sites do Amigo de Valor (https://www.santander.com.br/sustentabilidade/sociedade/amigo-de-valor) e do Parceiro do Idoso (https://www.santander.com.br/sustentabilidade/sociedade/parceiro-do-idoso).

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prazo para inscrição em editais do Santander para captar recursos para projetos sociais no RN é prorrogado Read More »

Mulher é presa em Mossoró por tentar fraudar prova da Uern

Mulher é presa em Mossoró por tentar fraudar prova da Uern

Candidata pernambucana foi flagrada com aparelho eletrônico e smartphone durante o exame realizado no domingo (21)

Uma mulher de 36 anos foi presa em flagrante na tarde de domingo (21.abr.2024) durante a realização do concurso público da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern) em Mossoró, no Oeste potiguar. A candidata, uma enfermeira pernambucana, foi flagrada tentando passar as respostas das questões por meio de um aplicativo de mensagens.

De acordo com a organização do concurso, os fiscais agiram antes que ela conseguisse enviar qualquer informação. O boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil aponta que a mulher pediu para ir ao banheiro, mas, ao passar pelo detector de metais, foi descoberta com um aparelho eletrônico e um smartphone.

Segundo o Idecan, responsável pela prova, a candidata confessou que estava colaborando com uma quadrilha que pretendia fraudar o concurso. Além de ser desclassificada, ela foi encaminhada por policiais militares à delegacia de plantão do município.

Outros casos de irregularidades

A banca organizadora do concurso informou que outros quatro candidatos foram desclassificados por burlar as regras do exame: três tentando manter os celulares ligados e um tentando sair do local com o caderno de provas escondido.

Para os cargos de técnico de Audiovisual e Técnico Programador Visual, ocorreu um incidente de troca de provas. O caso foi resolvido pelo Idecan, com acompanhamento da Comissão do Concurso, e os candidatos tiveram um tempo extra.

O concurso oferecia 106 vagas para técnicos e docentes da universidade estadual e contou com mais de 19 mil candidatos inscritos, porém cerca de 35,9% não compareceram às provas.

Foto: Divulgação/UERN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mulher é presa em Mossoró por tentar fraudar prova da Uern Read More »

Aluno potiguar é aprovado em 13 universidades

Aluno potiguar é aprovado em 13 universidades

Rafael Rosas participou do programa anterior do Colégio, o High School, que também já oferecia esse suporte para alunos que queriam estudar em universidades internacionais

Conseguir o tão sonhado ingresso no Ensino Superior já é uma grande façanha, imagina passar em treze. Rafael Rosas, aluno do Colégio CEI Romualdo Galvão e Roberto Freire, não apenas foi aprovado em Direito na UFRN e UPE, mas também galgou 11 aprovações em universidades internacionais, nas seguintes instituições: Syracuse University, Emory, University of Florida, British Columbia, University of Calgary, Michigan State, University of Toronto, University of South Florida, Wisconsin Madison, Boston University e Florida State University.

A escola conta com o programa Academic Experience, que oferece suporte e preparação curricular para os alunos que desejam tentar vagas em universidades internacionais.

“No nosso programa atual, os alunos têm acesso a estudos de inglês acadêmico, como aprimorar isso. E hoje eles têm acesso a disciplinas de uma universidade americana chamada BYU. Eles cursam três disciplinas dessas universidades, uma por ano. Então, são três anos, eles têm acesso a três créditos. E, no final, esses créditos se transformam em créditos para a universidade. Além disso, eles têm um acompanhamento com a empresa chamada Daqui Pra Fora, que auxilia nesse processo de aplicação, de conhecer as universidades, como melhorar o perfil, como criar um currículo, fazer trabalho voluntário. Então, tem todo esse suporte também.”, explica o professor coordenador do Bilíngue e responsável pelo programa, Leonardo Xavier.

Rafael Rosas participou do programa anterior do Colégio, o High School, que também já oferecia esse suporte para alunos que queriam estudar em universidades internacionais. “Sou muito grato pelos 14 anos de CEI. Principalmente, por toda assistência e apoio que recebi das pessoas incríveis que compõem a escola. Obrigado!”, comentou Rosas, que optou por ingressar no programa de Humanidades e Ciências Sociais na Universidade de Toronto, cujas aulas se iniciam na primeira semana de setembro.

O CEI (Romualdo Galvão e Roberto Freire) soma ainda mais de 100 aprovações no SiSU 2024 e mais de 100 notas acima de 900 no Enem 2023. Entre os aprovados, foram 10 em Medicina, 19 em Direito e 53 nas Engenharias, além dos primeiros lugares da UFRN em Nutrição, Engenharia de Produção, Mecatrônica, Jornalismo e Música.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Aluno potiguar é aprovado em 13 universidades Read More »

Polícia Civil investiga estupro contra criança em CMEI de Natal

Polícia Civil investiga estupro contra criança em CMEI de Natal

Suspeita de estupro em creche municipal de Natal gera investigação

Uma denúncia de estupro contra uma criança em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Natal está sendo investigada pela Polícia Civil. O caso teria acontecido na última quarta-feira (17.abr.2024).

A Secretaria Municipal de Educação (SME) foi informada pela direção da unidade escolar e, em nota oficial, afirmou que “tomará as medidas cabíveis e legais com a maior celeridade possível”, após a apuração da veracidade da denúncia.

Em razão do sigilo da investigação, o nome do CMEI não foi divulgado. A SME também não deu detalhes sobre a faixa etária da criança vítima da suposta agressão.

A Polícia Civil aguarda laudos periciais para embasar o inquérito.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia Civil investiga estupro contra criança em CMEI de Natal Read More »

Professores da UFRN anunciam greve por tempo indeterminado

Professores da UFRN anunciam greve por tempo indeterminado

Mais de 20 universidades em todo o país estão em greve por reajuste salarial e melhores condições de trabalho; professores exigem reajuste salarial e reestruturação de carreiras

Os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) entrarão em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (22.abr.2024), em conjunto com mais de 20 outras universidades federais do Brasil. A decisão foi tomada após um plebiscito, onde 62,52% dos docentes votaram a favor da paralisação.

A greve é resultado do impasse entre a categoria e o governo federal em relação à recomposição salarial e à reestruturação das carreiras do magistério superior e do ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT). Os professores reivindicam um reajuste linear de 7,06% em 2024, 2025 e 2026, além da reestruturação das carreiras, que prevê reajustes de 9,39% em 2024, 6,82% em 2025 e 6,82% em 2026.

Demanda por reajuste e reestruturação das carreiras

Além do reajuste salarial, os professores também reivindicam a reestruturação das carreiras do magistério superior e do ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT). A proposta de reestruturação, encaminhada pelo PROIFES-Federação, prevê reajustes de 9,39% em 2024, 6,82% em 2025 e 6,82% em 2026, totalizando 23,03%.

Negociações e mobilizações

O Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) destaca que, além da recomposição salarial, é imprescindível investir recursos públicos nas instituições federais de educação. O MEC (Ministério da Educação) da gestão Lula (PT) informou que está buscando alternativas para valorizar os servidores da educação. No ano passado, o governo federal concedeu um reajuste de 9% para todos os servidores.

Próximos passos

O Conselho de Representantes do ADURN-Sindicato se reunirá na quarta-feira (17) para planejar a greve. “O próximo passo é criar nosso comando de greve para notificar a reitoria sobre a decisão da categoria”, explicou o presidente do sindicato, Oswaldo Negrão.

Foto: Divulgação/ADURN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Professores da UFRN anunciam greve por tempo indeterminado Read More »

Sesc oferece 240 vagas em cursos de Culinária e Artesanato

Sesc oferece 240 vagas em cursos de Culinária e Artesanato

Meta do Sesc é alcançar até o final do ano um total de 1.680 vagas em cursos gratuitos, proporcionando oportunidades de capacitação e desenvolvimento para a população

O Serviço Social do Comércio (Sesc) está promovendo uma iniciativa de capacitação gratuita no Rio Grande do Norte, com 240 vagas disponíveis para cursos de culinária e artesanato. As inscrições iniciaram na segunda-feira (15.abr.2024) e seguem até a sexta-feira (19.abr), podendo ser realizadas tanto pelo site do Sesc quanto nas centrais de relacionamento da instituição.

Os cursos fazem parte do Curso de Valorização Social (CVS) e serão realizados em Natal (unidades Cidade Alta e Zona Norte), Mossoró, Caicó, Nova Cruz e São Paulo do Potengi. Serão formadas 12 turmas, com aulas programadas entre os dias 6 e 24 de maio, sendo uma aula por semana, com um limite de 20 alunos por turma.

As turmas serão distribuídas em cursos que abrangem desde Bolos Tradicionais em Mossoró até Pintura em Tecido Iniciantes em Caicó. Haverá opções como Bordados para Iniciantes, Confecção de Embalagens, Crochê Iniciantes, Doces Caseiros, Docinhos para Festas e Introdução à Bijuteria.

Público-alvo e acesso às vagas

O projeto tem como público-alvo preferencial os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus dependentes, estudantes da educação básica da rede pública e qualquer pessoa com renda familiar mensal não superior a três salários mínimos. Os editais com as vagas disponíveis por curso e mais informações estão disponíveis no site do Sesc no Rio Grande do Norte, na seção de educação.

Expansão do projeto e metas futuras

Até o mês de junho, está prevista a abertura de novas turmas, com 20 vagas cada. A meta do Sesc é alcançar até o final do ano um total de 1.680 vagas em cursos gratuitos, proporcionando oportunidades de capacitação e desenvolvimento para a população do estado.

Foto: Allan Phablo/SECOM/PMM/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sesc oferece 240 vagas em cursos de Culinária e Artesanato Read More »

Incêndio destrói sala em escola municipal de São Gonçalo do Amarante

Incêndio destrói sala em escola municipal de São Gonçalo do Amarante

Fogo atinge sala de vídeo, reuniões e multiuso na Escola Municipal Roberto Bezerra Freire; ninguém fica ferido

Um incêndio de grandes proporções destruiu uma sala da Escola Municipal Roberto Bezerra Freire, localizada em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, na noite desta quinta-feira (11.abr.2024). As chamas atingiram a sala de vídeo, reuniões e multiuso da unidade escolar, que atende cerca de 1.100 alunos do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 18h, em um aparelho de ar-condicionado. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

De acordo com o diretor da escola, Francisco Canindé, as aulas da noite ainda não tinham sido iniciadas quando o incêndio teve início. “Perdemos algumas cadeiras, carteiras novas que recebemos recentemente, mas conseguimos salvar uma televisão. A ordem foi de que a sala fique fechada, para ser periciada”, disse o diretor.

A prefeitura do município informou que as aulas foram suspensas e que um plano de reposição será elaborado após avaliação da necessidade de reforma da sala. A Defesa Civil do município também irá ao local nesta sexta-feira (12) para uma avaliação da estrutura da escola.

Foto: Alerta São Gonçalo/Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Incêndio destrói sala em escola municipal de São Gonçalo do Amarante Read More »

Greve no IFRN suspende calendário acadêmico em 20 campi

Greve no IFRN suspende calendário acadêmico em 20 campi

20 campi do IFRN paralisam atividades em meio à greve dos servidores

Em decorrência da greve dos servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), o Colégio de Dirigentes da instituição (Codir/IFRN) optou por suspender as atividades do calendário acadêmico em 20 de seus campi.

A medida foi tomada seguindo uma recomendação da Comissão Interna de Mediação Organizacional, composta por representantes da classe estudantil, da gestão sistêmica da Reitoria, das Direções-Gerais dos campi do IFRN e do Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), seções sindicais Natal e Mossoró, em reunião realizada nesta segunda-feira (8.abr.2024).

Conforme comunicado divulgado pelo Instituto, a suspensão terá início em datas distintas, considerando a avaliação do contexto de cada campus. No primeiro dia de paralisação, iniciada ainda na segunda-feira (8), dez campi já foram afetados: Caicó, Ceará-Mirim, João Câmara, Lajes, Macau, Mossoró, Natal-Centro Histórico, Natal-Zona Norte, Nova Cruz e São Paulo do Potengi.

Na terça-feira (9.abr), mais sete unidades tiveram o calendário acadêmico suspenso: Canguaretama, Currais Novos, Jucurutu, Natal-Central, Parnamirim, Santa Cruz e São Gonçalo do Amarante. O campus Parelhas seguirá a suspensão a partir desta quarta-feira (10.abr), enquanto que nos campi de Ipanguaçu e Pau dos Ferros, a interrupção está prevista para começar na próxima segunda-feira (15.abr).

Atualmente, apenas duas unidades mantêm o calendário acadêmico em andamento. Nos campi de Apodi e Natal-Zona Leste, as atividades seguem normalmente, embora a possibilidade de uma paralisação futura esteja em discussão entre os servidores.

Em relação aos serviços essenciais, o IFRN garantiu que eles permanecerão em funcionamento. Uma preocupação levantada pelos estudantes é a situação dos alunos em vulnerabilidade social, que dependem dos programas de alimentação escolar oferecidos pela instituição. A diretora de Atividades Estudantis (Digae), Valéria Oliveira, afirmou que esse tema está sendo discutido em colaboração com profissionais nos campi, buscando identificar e resolver os casos de estudantes nessas condições.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Greve no IFRN suspende calendário acadêmico em 20 campi Read More »

Olay e Coursera lançam especialização em ciência cosmética para apoiar talentos emergentes

Olay e Coursera lançam especialização em ciência cosmética para apoiar talentos emergentes

Empresa concederá US$ 2 milhões em bolsas de estudo ao longo de três anos para futuros alunos da especialização

A Olay está apostando alto na próxima geração de cientistas cosméticos. A marca de cuidados com a pele da Procter & Gamble se uniu à Coursera para lançar uma especialização de quatro cursos em Introdução à Ciência e Ingredientes Cosméticos, com o objetivo de aumentar a acessibilidade à área entre grupos sub-representados, especialmente mulheres e mulheres negras.

“Sabemos que muita gente tem interesse em ingressar na área da ciência cosmética. Essa especialização oferece habilidades e uma base de conhecimento que não é acessível a todos”, diz a Dra. Rolanda Wilkerson, diretora sênior de comunicações científicas e pesquisadora global de cuidados com a pele da P&G Beauty. “Vamos dar acesso aos estudantes e prepará-los para entrar na indústria da beleza e para compreender como os produtos que usam realmente funcionam.”

Ministrada por Wilkerson e outros químicos internos da Olay, a especialização abrange tópicos que incluem as complexidades da fisiologia da pele, melhores práticas para criação de fórmulas inovadoras, identificação de ingredientes eficazes para certos problemas de pele e controle de qualidade e segurança cosmética.

A Olay concederá US$ 2 milhões em bolsas de estudo ao longo de três anos para futuros alunos da especialização, que podem ser concluídas num tempo estimado de 10 horas por semana durante um mês, diz a diretora de conteúdo da Coursera, Marni Baker Stein.

“Vemos que há um enorme interesse em nossa plataforma pelo mercado de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, na sigla em inglês) e adjacentes em beleza e moda”, diz Stein, acrescentando que 38% das usuárias da Coursera estão matriculadas em cursos STEM hoje, acima dos 35% em 2019.

Nos próximos cinco a 10 anos, a Coursera pretende aumentar esse crescimento em dez vezes.“Tornar o mundo da ciência cosmética acessível a todos é muito entusiasmante para nós porque é um caminho que muitas mulheres estão interessadas em seguir, mas não é óbvio para a maioria como chegar lá”, acrescenta Stein.

Para apoiar ainda mais talentos emergentes e sub-representados na área, Olay planeja lançar cursos adicionais que “planejam o acesso em diferentes campos STEM que estão crescendo no momento”, conta Wilkerson. “Nossa ambição é preencher essa lacuna, duplicar o número de mulheres em STEM e também o número de mulheres negras em STEM”, disse ela.

Os bolsistas terão acesso a mais de 6.900 cursos via Coursera. Para preparar ainda mais os alunos para o sucesso, Olay e Coursera estão em negociações com universidades para “potencialmente permitir créditos de aprendizagem” para aqueles que concluírem o curso, acrescenta Wilkerson.

Sobre a Coursera

A Coursera foi lançada em 2012 por dois professores de Ciência da Computação de Stanford, Andrew Ng e Daphne Koller, com a missão de fornecer acesso universal ao aprendizado de classe mundial. É agora uma das maiores plataformas de aprendizagem online do mundo, com 136 milhões de alunos registrados em 30 de setembro de 2023. A Coursera faz parcerias com mais de 300 universidades e parceiros líderes da indústria para oferecer um amplo catálogo de conteúdo e credenciais, incluindo cursos, especializações , Certificados Profissionais, Projetos Orientados e bacharelado e mestrado. Instituições em todo o mundo usam o Coursera para aprimorar e requalificar seus funcionários, cidadãos e estudantes em áreas como ciência de dados, tecnologia e negócios. A Coursera se tornou uma B Corp em fevereiro de 2021.

Foto: Brooke Cagle | Unsplash

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Olay e Coursera lançam especialização em ciência cosmética para apoiar talentos emergentes Read More »

Supercomputador mais potente do país terá capacidade aumentada

Supercomputador mais potente do país terá capacidade aumentada

Expansão do Santos Dumont vai permitir pesquisas mais complexas

O supercomputador Santos Dumont, que opera fisicamente em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, vai ficar mais potente até novembro desse ano. O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e a Eviden, empresa do Grupo Atos que trabalha com computação avançada, assinaram um novo contrato no valor de 19,4 milhões de dólares, que vai permitir que a máquina passe dos atuais 5,1 Petaflop/s para 17 Petaflop/s de capacidade. Segundo os pesquisadores, será o supercomputador mais poderoso da América Latina para estudos acadêmicos.

Baseada na arquitetura BullSequana XH3000 da Eviden, essa expansão é necessária periodicamente para acompanhar novas e crescentes demandas tecnológicas. Um equipamento com essas características costuma ficar obsoleto entre 3 a 6 anos de uso. Depois de finalizar a instalação, a nova configuração será disponibilizada para a comunidade acadêmica a partir de janeiro de 2025.

Para efeitos de comparação, a atualização do supercomputador fará com que ele tenha capacidade equivalente a de dezenas de milhares de computadores modernos de uso doméstico. A expansão é financiada pela Petrobras e permitirá que os pesquisadores continuem realizando pesquisas de ponta, assim como simulações mais complexas do que as atuais e análises de dados em larga escala. A meta é continuar investindo em inovação e desenvolvimento de estudos.

“Em primeiro lugar, o aumento da capacidade permite atender um número muito maior de projetos sendo executados simultaneamente. Em segundo lugar, [aumenta] a capacidade de executar simulações de sistemas naturais e artificiais ou socioeconômicos de maior complexidade. E, ainda, a análise de dados de maior volume e também treinamento de sistemas de inteligência artificial mais sofisticados”, explicou Antonio Tadeu Gomes, que é tecnologista e coordenador do Comitê Gestor do Supercomputador Santos Dumont.

O supercomputador não está restrito a um pequeno grupo de cientistas. Qualquer pesquisador que precise desse tipo de equipamento para a execução de um projeto, pode entrar em contato com o LNCC e apresentar a demanda. O equipamento já ajudou uma série de estudos para o tratamento da covid-19, por exemplo. Há pesquisas para criar estratégias de uso de fármacos já existentes para o tratamento da doença, assim como pesquisa de bases moleculares das comorbidades associadas ao desenvolvimento da covid-19 grave. E um estudo em andamento de análise genômica para identificação de mutações somáticas e germinativas associadas ao câncer.

“O supercomputador Santos Dumont está disponível para toda a comunidade científica nacional, mediante apresentação de projeto. São avaliados o mérito científico e as necessidades de uso de um supercomputador para execução dele. O projeto é avaliado por especialistas na área de computação. Nós temos pesquisadores também das áreas de química, física, engenharia, ciências da computação, meteorologia, matemática, entre outras, que nos apoiam na avalição e na necessidade de processamento que será oferecido para cada um dos projetos aprovados. A apresentação de propostas pode ser feita em qualquer período do ano, entre fevereiro e novembro. Temos chamadas anuais de projetos”, disse Antonio Tadeu.

Foto: Divulgação/LNCC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Supercomputador mais potente do país terá capacidade aumentada Read More »

Juiz ordena que USP efetive matrícula de aluno barrado em cota racial

Juiz ordena que USP efetive matrícula de aluno barrado em cota racial

Universidade tem 72 horas para cumprir decisão

A Universidade de São Paulo (USP) tem prazo de 72 horas para restabelecer a matrícula de estudante que foi barrado de ingressar no curso de medicina por meio de cota racial após decisão judicial.

Alison dos Santos Rodrigues, de 18 anos, concorreu a uma vaga no Provão Paulista para alunos egressos do ensino público e autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Ele se declarou pardo, mas a Comissão de Heteroidentificação da universidade considerou que ele não se enquadrava e negou a matrícula. O aluno recorreu à Justiça.

De acordo com o juiz Danilo Martini De Moraes Ponciano De Paula, da 2ª Vara do Foro de Cerqueira César, caso a USP não cumpra a determinação estará sujeita a multa de R$ 500 por dia de atraso, limitada ao teto de R$ 20 mil.

A mesma situação ocorreu com o candidato Glauco Dalalio do Livramento, que passou para uma vaga na Faculdade de Direito. No mês passado, o juiz Radolfo Ferraz de Campos, da 14ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, concedeu liminar determinando o restabelecimento da matrícula na instituição. O magistrado entendeu que a avaliação feita pela comissão “ofendeu a isonomia”, pois foi realizada por meio de fotografia e de conversa com o estudante por videochamada pela internet.

Em nota, a Universidade de São Paulo diz que cumprirá “quaisquer ordens judiciais e que apresentará em juízo todas as informações que explicam e fundamentam o procedimento de heteroidentificação”.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Juiz ordena que USP efetive matrícula de aluno barrado em cota racial Read More »

Reajuste de 3,62% para professores do RN é aprovado na Assembleia

Reajuste de 3,62% para professores do RN é aprovado na Assembleia

Governadora Fátima Bezerra sanciona lei nesta quarta-feira e reajuste será pago em abril

Os deputados estaduais do Rio Grande do Norte aprovaram por unanimidade, nesta terça-feira (2.abr.2024), o projeto de lei que reajusta os salários dos professores da rede estadual em 3,62%. O novo piso salarial nacional para 2024 é de R$ 4.580,57.

O reajuste deve beneficiar mais de 18,8 mil profissionais da ativa, aposentados e pensionistas. O pagamento do retroativo aos meses de janeiro, fevereiro e março ainda vai ser negociado entre o governo e a categoria. O estado ainda paga de forma parcelada os reajustes dos anos de 2022 e 2023.

Após a aprovação na Assembleia, o projeto seguiu para sanção da governadora Fátima Bezerra (PT), que confirmou nas redes sociais que a sanção ocorrerá nesta quarta-feira (3.abr). O reajuste será implementado na folha de salarial de abril.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte), os professores cujos rendimentos estavam abaixo do valor do piso no começo de 2024 já receberam o reajuste de 3,62% e o retroativo em março.

Foto: João Gilberto/ALRN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Reajuste de 3,62% para professores do RN é aprovado na Assembleia Read More »

Mais de 55 mil alunos do RN são aprovados no programa Pé-de-Meia

Mais de 55 mil alunos do RN são aprovados no programa Pé-de-Meia

Governo Federal libera R$ 200 para estudantes de baixa renda

O programa Pé-de-Meia, lançado pelo Governo Federal para incentivar a permanência dos estudantes no ensino médio, já aprovou mais de 55 mil alunos da rede pública estadual do Rio Grande do Norte. O número representa quase metade dos 112 mil estudantes matriculados no ensino médio nas escolas públicas estaduais.

O programa oferece incentivos financeiros para estudantes de baixa renda matriculados no ensino médio da rede pública. Serão contemplados alunos dos 14 aos 24 anos de famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).

Primeira parcela paga em março

Os alunos contemplados que fazem aniversário em janeiro e fevereiro receberam nesta terça-feira (26.mar.2024) a primeira parcela do benefício, no valor de R$ 200. O valor é referente ao bônus de matrícula e não é descontado do incentivo de frequência de R$ 1.800, que será pago em nove parcelas ao longo do ano.

Valores e regras do programa

O programa oferece os seguintes valores:

  • Incentivo para matrícula: R$ 200
  • Incentivo de frequência: R$ 1.800 (pago em nove parcelas)
  • Incentivo para conclusão do ano: R$ 1.000
  • Incentivo para o Enem: R$ 200

Para receber o benefício, os alunos precisam:

  • Ter frequência de pelo menos 80% das aulas
  • Passar de ano
  • Participar de exames de avaliação
  • Concluir o ensino médio
  • Estar presente nos dois dias de provas do Enem

Calendário de pagamento

  • Bônus de matrícula: 26 de março a 3 de abril
  • Incentivo de frequência: 8 parcelas de R$ 200 (ver tabela no texto)
  • Incentivo de conclusão: R$ 1.000 (24 de fevereiro a 3 de março de 2025)
  • Incentivo para o Enem: R$ 200 (23 de dezembro de 2024 a 3 de janeiro de 2025)

Foto: Dênio Simões/Agência Brasília/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mais de 55 mil alunos do RN são aprovados no programa Pé-de-Meia Read More »

Internos de Alcaçuz recebem capacitação em construção civil

Internos de Alcaçuz recebem capacitação em construção civil

Curso de Produção e Instalação de Piso Intertravado é ministrado pela ONG ReforAMAR, em parceria com a SEAP e o TJRN.

Como parte da preparação para futura instalação de uma fábrica no estabelecimento prisional, 40 internos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, estão participando de capacitação para Produção e Instalação de Piso Intertravado. O curso integra projeto envolvendo a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP), o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) e a ONG ReforAMAR, instituição responsável pelas aulas.

Os internos foram escolhidos a partir dos registros da Comissão Técnica de Classificação (CTC) e, de acordo com o órgão, todos são aptos ao estudo e ao trabalho, com histórico de “excelente conduta carcerária”. Eles estão participando de aulas teóricas e práticas que contemplam desde noções básicas de edificação, passando pela seleção dos materiais até o processo de cura do concreto utilizado na produção dos bloquetes pré-moldados. Ao final, o piso produzido será instalado na própria penitenciária.

O secretário da Administração Penitenciária, Helton Edi, explica que a produção de piso no sistema prisional já é uma realidade exitosa no Maranhão. “A SEAP fez um intercâmbio com os gestores do sistema prisional para conhecer as boas práticas de outros estados e adaptá-las à nossa realidade para avançarmos na oferta de trabalho no RN”, diz.

Ainda segundo o titular da SEAP, a iniciativa contribui para reduzir a reincidência criminal, favorece o retorno do interno ao convívio social e conta para a remição da pena. Além disso, 25% da remuneração paga ao interno trabalhador retorna ao Estado como forma de compensação financeira.

Promovido pela ONG ReforAMAR, o curso foi selecionado em um dos editais lançados pelo Programa Novos Rumos, do TJRN, e se estenderá até julho. “Acreditamos que a dignidade e a educação são os pilares fundamentais da transformação positiva do mundo. Assim, esperamos contribuir para a reintegração social dessas pessoas, devolvendo para a sociedade profissionais qualificados no mercado da construção civil”, destaca a engenheira Fernanda Silmara, presidente da instituição.

Para o juiz Gustavo Marinho, coordenador do Programa Novos Rumos, a iniciativa está conectada à linha de atuação de trabalho e renda. “Este projeto se traduz na abertura de perspectiva para a reinserção ao mercado de trabalho das pessoas privadas de liberdade, tanto no período do encarceramento quanto na fase pós cárcere, sendo uma importante ferramenta para a não reincidência e para a ressocialização dos beneficiários”, enfatiza o magistrado.

A ReforAMAR é uma organização não-governamental potiguar que atua desde 2018 no enfrentamento à pobreza por meio do direito fundamental à moradia. A entidade reforma casas de famílias em situação de vulnerabilidade social, instituições de acolhimento e promove formação profissional de mão de obra para a construção civil.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Internos de Alcaçuz recebem capacitação em construção civil Read More »

Jovens de Ensino Médio são foco de educação empreendedora no RN

Jovens de Ensino Médio são foco de educação empreendedora no RN

Ação visa contribuir para manter estudantes na escola e oferecer perspectivas de inserção no mercado de trabalho

A Junior Achievement Brasil, uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo, se planeja para colocar em prática suas ações em 2024 nos respectivos estados em que atua. Em nível nacional, pretende realizar um milhão de atendimentos em cursos gratuitos de empreendedorismo e inserção ao mercado de trabalho, a jovens e adolescentes.

No Rio Grande do Norte serão oferecidas 15 mil vagas presenciais em 33 municípios, além de uma expectativa de oferecer cinco mil atendimentos online por meio da plataforma Inspira JA. No entanto, para que os resultados sejam mais assertivos, A Junior Achievement RN (JARN) está mapeando as regiões onde há um maior número de escolas públicas de Ensino Médio para concentrar os esforços.

A decisão de focar nesse segmento está fundamentada nos dados divulgados recentemente sobre o atual cenário educacional potiguar. Em comparação com outros estados, o RN é um dos que contabilizam o menor número de aulas por dia no Ensino Médio e tem o segundo pior índice de média diária de horas-aula da região Nordeste, com 5,2 horas-aula. Em relação ao resto do País, é o oitavo com menor número de aulas para os alunos. Os dados são do Censo Escolar 2023, do Ministério da Educação.

Outra informação preocupante foi a performance do nosso estado em 2022, quando se destacou como o pior Ensino Médio do País, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), com nota 2,8. O desempenho da região Nordeste também acende o alerta vermelho, com uma média que ficou em 3,9 e 3,8, respectivamente.

“Diante desse cenário não resta dúvida de que precisamos urgentemente unir esforços para manter os jovens na escola, e mais: oferecer alternativas de incentivo de inclusão no mercado de trabalho com perspectivas de crescimento. Por isso, que estamos focados em mapear áreas de maior vulnerabilidade para onde possamos levar a nossa força-tarefa, visando melhorar a autoestima desses jovens com incentivos de crescimento não só para eles, como também para suas famílias e porque não dizer para o seu entorno? Porque na hora em que um deles se sobressai, outros se espelham em seu exemplo”, pontua Mau Fontes, presidente da Junior Achievement RN.

Em 2022 a JARN impactou 22 mil jovens em todo o estado do RN e, em 2023, o levantamento chega a 12 mil, número que deve ganhar o incremento dos dados do interior, que ainda estão sendo contabilizados.

No ano de 2023, a JA Brasil foi responsável por mais de 600 mil experiências de aprendizagem para jovens de 14 a 29 anos, com quase sete mil ações voluntárias em 19 estados brasileiros e o Distrito Federal. A organização sem fins lucrativos está há 40 anos no Brasil e realizou mais de 6 milhões de atendimentos nesse período.

Sobre a Junior Achievement Brasil

Fundada em 1919, a JA dissemina educação empreendedora por meio do método “aprender-fazendo” e foi uma das primeiras a levar conhecimento sobre empreendedorismo, educação financeira e mercado de trabalho para jovens da América Latina.

Presente em mais de 100 países, a JA está há quatro décadas no Brasil e já entregou mais de seis milhões de experiências de aprendizagem, com o apoio de mais de 207,8 mil voluntários.

Nossos programas de educação financeira são reconhecidos pela ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira).

Pelo trabalho que desempenha, a Junior Achievement Worldwide é reconhecida como a 5ª ONG mais influente do mundo e neste ano de 2024 foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz pelo terceiro ano consecutivo.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Jovens de Ensino Médio são foco de educação empreendedora no RN Read More »

Governo Federal anuncia três novos campi de IFs no Rio Grande do Norte

Governo Federal anuncia três novos campi de IFs no Rio Grande do Norte

Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica beneficiará mais de 10 mil estudantes

O Governo Federal, através do Ministério da Educação, anunciou nesta terça-feira (12.mar.2024) a criação de três novos campi de Institutos Federais (IFs) no Rio Grande do Norte. As novas unidades serão instaladas nos municípios de Touros, São Miguel e Umarizal, com previsão de início das atividades em 2025.

Com a expansão, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) passará a contar com 25 campi em todo o estado, além da Reitoria em Natal. A iniciativa visa ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica de qualidade, beneficiando mais de 10 mil estudantes potiguares.

Cerimônia no Palácio do Planalto

O anúncio oficial foi realizado no Palácio do Planalto, em Brasília, durante cerimônia com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e outras autoridades. Na ocasião, o Governo Federal também anunciou a criação de mais 97 novos campi de IFs em todo o país, totalizando 100 novas unidades.

Com a expansão, a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica passará a contar com 702 campi em todo o território nacional, consolidando-se como uma das maiores e mais importantes redes públicas de educação do Brasil.

Nordeste é a região mais beneficiada

O Nordeste será a região que receberá o maior número de novos campi, com 38 unidades. O objetivo é fortalecer a educação profissional e tecnológica na região, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e a geração de emprego e renda.

Distribuição dos novos campi por região:

  • Norte: 12 campi
  • Nordeste: 38 campi
  • Centro-Oeste: 10 campi
  • Sudeste: 27 campi
  • Sul: 13 campi

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo Federal anuncia três novos campi de IFs no Rio Grande do Norte Read More »

Servidores da UFRN aprovam indicativo de greve

Servidores da UFRN aprovam indicativo de greve

Assembleia geral será realizada na segunda-feira (11) para deliberar sobre o início da paralisação

Em assembleia geral realizada nesta quinta-feira (7.mar.2024), os técnicos-administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovaram por unanimidade um indicativo de greve. A categoria reivindica reajuste salarial e nos auxílios, e rechaça a proposta do Governo Federal de 9% de aumento, dividido em 4,5% em 2025 e 4,5% em 2026.

Segundo o Sindicato dos Estadual dos Trabalhadores em Educação no Ensino Superior (Sintest-RN), o reajuste proposto não acompanha a inflação e não atende ao plano de reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE). A categoria também critica o fato de que outras categorias de servidores já receberam reajustes superiores.

A assembleia geral para deliberar sobre o início da greve está marcada para segunda-feira (11.mar), às 9h, no Auditório da Reitoria. A Fasubra, que representa os técnico-administrativos das universidades federais do Brasil, apoia a deflagração da greve caso não haja uma contraproposta do governo que atenda às reivindicações da categoria.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Servidores da UFRN aprovam indicativo de greve Read More »

USP tem 72 horas para matricular aluno rejeitado em avaliação de cota

USP tem 72 horas para matricular aluno rejeitado em avaliação de cota

Aprovado pelo Provão Paulista, estudante não foi considerado pardo

A Universidade de São Paulo (USP) tem prazo de 72 horas para restabelecer a matrícula do estudante Glauco Dalalio do Livramento, de 17 anos, na Faculdade de Direito. Ele fora aprovado em primeira chamada pelo Provão Paulista, mas não foi considerado pardo pela Comissão de Heteroidentificação da USP. A rejeição o fez perder a matrícula.

Ontem, o juiz Radolfo Ferraz de Campos, da 14ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo concedeu liminar determinando o restabelecimento da matrícula na instituição no prazo de três dias. O magistrado entendeu que a avaliação feita pela comissão “ofendeu a isonomia”, pois foi realizada por meio de fotografia e de conversa com o candidato por videochamada pela internet.

Glauco Dalalio do Livramento mora em Bauru, distante cerca de 330 quilômetros da capital paulista, e concorreu a uma vaga para estudantes egressos do ensino público e autodeclarados PPIs – pretos, pardos e indígenas. No ato da inscrição, ele se declarou pardo.

O relatório da Comissão de Heteroidentificação, feito com base na avaliação fotográfica e na entrevista pela internet, o apontou como um candidato de “pele clara, boca e lábios afilados, cabelos lisos, não apresentando o conjunto de características de pessoa negra”.

“Ao que parece, não se querendo aqui pura e singelamente substituir as bancas julgadoras administrativas (a de origem, que decidiu por maioria, e a recursal, à unanimidade), não se pode mesmo olvidar que o autor é simplesmente filho de pessoa de raça negra, e eventualmente imagens que ora o favoreçam, ora não, na conclusão de pertencimento à raça negra, seja preta ou parda, não parece aqui ser um critério razoável em contexto como este, quanto menos para aferição à distância”, diz parte do despacho do juiz.

Na semana passada, a defesa do estudante acionou a Justiça ao alegar que a avaliação de heteroidentificação dos candidatos não seguia critérios iguais, uma vez que os egressos do vestibular próprio da USP eram avaliados de forma presencial, enquanto os oriundos de outros vestibulares, como foi o caso de Glauco, passariam pelo processo de avaliação de forma remota. A reitoria da universidade estuda agora modificar o sistema de avaliação de cotistas estendendo o modelo presencial a todos os candidatos.

“Há, pois, prova indicativa da probabilidade do direito alegado. O perigo da demora é inerente à própria exclusão do curso universitário para a qual, inclusive, já tinha se pré-matriculado, dada a sequência que terá, o que poderá implicar prejuízo irreversível”, concluiu o juiz.

Nota da USP

Em nota, a Universidade de São Paulo diz que cumprirá “quaisquer ordens judiciais e que apresentará em juízo “todas as informações que explicam e fundamentam o procedimento de heteroidentificação”.

Também na USP, mas no curso de medicina, Alison dos Santos Rodrigues, de 18 anos, autodeclarado pardo e que obteve classificação pelo Provão Paulista, teve a matrícula cancelada após a Comissão de Heteroidentificação concluir que ele não é pardo.

A 2ª Vara Cível do município de Cerqueira César, interior paulista, onde Alison reside, deu prazo de cinco dias para a USP explicar a razão de ter rejeitado a autodeclaração, o que o levou a perder a vaga no curso.

A Justiça determinou ainda multa diária de R$ 500, limitada a R$ 20 mil, caso a ordem seja descumprida pela instituição de ensino.

Foto: André Arras/EEL/USP Imagens/Ilustração/Arquivo

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

USP tem 72 horas para matricular aluno rejeitado em avaliação de cota Read More »

Automedicação pode agravar complicações da dengue

Automedicação pode agravar complicações da dengue

Natal decreta emergência em saúde ao registrar 655 casos neste domingo (3); farmacêutica explica que administrar medicamentos sem orientação médica pode ser fatal

Com 655 casos de dengue confirmados neste domingo (3), a capital potiguar decretou emergência em saúde. Segundo dados do município, existe uma tendência de crescimento nos diagnósticos pela terceira semana consecutiva e o quadro atual já configura uma epidemia, com um total de 692 ocorrências de arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, envolvendo zika e chikungunya.

Neste cenário, é imprescindível redobrar os cuidados para eliminar os focos do mosquito. Além disso, para quem está com algum dos sintomas como febre, manchas no corpo e dores musculares, a orientação dos profissionais de saúde é não se automedicar, porque, em casos de dengue, a prática pode agravar a situação.

“Os sintomas podem ser mascarados pelos medicamentos utilizados, dificultando o diagnóstico preciso, e o uso inadequado de medicamentos podem agravar os sintomas”, alerta a farmacêutica Kátia Tichota. A profissional, que também é professora do curso de Farmácia da Estácio, explica que alguns remédios – como os anti-inflamatórios não esteroides – podem agravar complicações comuns à doença e levar o paciente a um choque hemorrágico, que pode resultar em óbito

Diante da suspeita de ter sido picado pelo Aedes aegypti, a profissional explica que o correto é não se automedicar, e sim procurar atendimento médico imediatamente para relatar ao profissional de saúde todos os sintomas e detalhes relevantes. Exames laboratoriais específicos podem confirmar a presença do vírus da dengue e assim, auxiliar no diagnóstico diferencial com outras enfermidades.

Sintomas da doença

Enfermeira e professora do IDOMED, Sandra Bonilha explica que, geralmente, a primeira manifestação da doença é a febre. “Geralmente, acima de 38ºC, de início abrupto e com duração de dois a sete dias, associada a dor de cabeça, fraqueza, dores musculares, dor nas articulações e dor retro-orbitária (dor ao redor dos olhos). Perda de apetite, náuseas, vômitos e diarreia também podem se fazer presentes”, explica.

De acordo com Sandra, em casos de sintomas, o indicado é aumentar a ingestão de água e sempre procurar uma unidade de saúde.

Prevenção dentro de casa

O Ministério da Saúde divulgou recentemente os resultados do 3º Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e do Levantamento de Índice Amostral (LIA) de 2023. Os números indicaram que 74,8% dos criadouros do mosquito da dengue estão nos domicílios, como em vasos e pratos de plantas, garrafas retornáveis, pingadeira, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais e materiais em depósitos de construção (sanitários estocados, canos, etc.).

O levantamento apontou, ainda, que depósitos de armazenamento de água elevados (caixas d’água, tambores, depósitos de alvenaria) e no nível do solo (tonel, tambor, barril, cisternas, poço/cacimba) aparecem como segundo maior foco de procriação dos vetores, com 22%, enquanto depósitos de pneus e lixo têm 3,2%.

Em Natal, já foram identificados, somente neste ano, 35 mil focos do mosquito em depósitos que poderiam ser evitados, como garrafas e recipientes plásticos.

Assim, a melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando os prováveis criadouros – como pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção; e recipientes pequenos, como tampas de garrafa. A recomendação do Ministério da Saúde é que a população faça uma inspeção semanal em casa.

“Além de manter bem tampados caixas, tonéis e barris de água, é importante colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada; não jogar lixo em terrenos baldios; se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha-as sempre com a boca para baixo; deixar ralos limpos e com aplicação de tela; limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia; limpar com escova ou bucha os potes de água para animais”, salienta Sandra Bonilha.

Foto: Sandro Araújo / Agência Saúde

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Automedicação pode agravar complicações da dengue Read More »

TCE-RN faz levantamento sobre vagas em creches e gestores têm até 13 de março para responder

TCE-RN faz levantamento sobre vagas em creches e gestores têm até 13 de março para responder

Objetivo é garantir acesso universal à educação infantil, após decisão do STF que determina a oferta de vagas em creches para crianças de até 3 anos

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte (TCE-RN) está realizando um levantamento sobre a oferta de vagas em creches nos municípios potiguares. O objetivo é garantir o acesso universal à educação infantil de crianças entre 0 e 3 anos e 11 meses, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em setembro de 2022.

Os gestores públicos têm até o dia 13 de março para responder a um questionário online (https://www.tce.rn.gov.br/). O preenchimento é obrigatório, sob pena de sanções. O código de acesso está disponível no Portal do Gestor.

Em Natal, déficit de vagas atinge mais de 1.200 crianças

Em Natal, 1.208 estudantes ficaram sem vagas nas creches da rede pública neste ano, após o sorteio realizado pela Secretaria Municipal de Educação. Ao todo, 4.957 crianças foram inscritas para as 3.749 vagas disponibilizadas.

Mais de 1.200 crianças ficam sem vaga em creches de Natal após sorteio

O sorteio, realizado com base nos números da loteria federal, atende a uma recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) para evitar favorecimentos e filas.

Levantamento do TCE busca mapear a situação em todo o estado

O levantamento do TCE-RN vai mapear a oferta de vagas em creches em todo o estado, incluindo a quantidade de vagas disponíveis, a faixa etária das crianças atendidas, os critérios de acesso e a qualidade da infraestrutura.

Com base nos dados coletados, o Tribunal poderá recomendar medidas para ampliar a oferta de vagas e garantir o direito à educação infantil para todas as crianças potiguares.

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

TCE-RN faz levantamento sobre vagas em creches e gestores têm até 13 de março para responder Read More »

Aplicativo enturma calouros introvertidos em universidades

Aplicativo enturma calouros introvertidos em universidades

Cheers, do Paraná, criou uma plataforma que traz informações de dentro dos cursos e atléticas, ajudando na integração de novos alunos

Sair do Ensino Médio e desembarcar na sala de aula de uma universidade, embora seja um momento de euforia, também é de novos desafios e descobertas. Para os mais introvertidos, o universo acadêmico pode parecer inóspito, gerando ansiedade e, não raro, levando os recém-matriculados à desistência da graduação.

Atenta a essa realidade, a Cheers, primeira universitech do Brasil, utiliza recursos digitais para integrar aqueles que acabam de iniciar essa transição.

“Sabemos que é realmente desafiador chegar à universidade sem saber como funcionarão as aulas, a grade e, muitas vezes, sem ter muitos amigos. A faculdade se torna a segunda casa dos estudantes e precisa ser acolhedora”, diz Pedro Viggiano, sócio fundador da Cheers.

Com esse propósito, a universitech criada em 2018 congrega, em uma plataforma exclusiva, um menu completo para ajudar os calouros neste importante momento de adaptação, ao mesmo tempo em que contribui com as atléticas estudantis – que são as responsáveis pela interação entre alunos e com a instituição de ensino.

Time da Cheers

“A Cheers, por meio de seu site e aplicativo, visa enriquecer as experiências no ecossistema universitário. Neste momento, estamos caminhando para a consolidação da plataforma como a rede social oficial dos universitários. Isso vem de um processo de desenvolvimento e aprimoramento de nossas soluções que atendam às diversas necessidades desse público em toda a sua jornada. Nossa missão é fazer ‘viver a universidade”, destaca o CEO da empresa, Gabriel Russo.

A plataforma é gratuita e concentra, por exemplo, toda a agenda de eventos promovidos pelos centros acadêmicos e atléticas em um menu intuitivo, que permite ao estudante escolher o que lhe agrada, comprar ingressos e, claro, ampliar seu networking de amizades e novas relações.

Além disso, os estudantes podem encontrar no esporte dentro das instituições opções de entrosamento e melhor adaptação ao novo ambiente estudantil. Assim, a Cheers oferece a ‘Plataforma do Gerenciamento Esportivo’, onde é possível aos estudantes se cadastrarem e participarem das atividades geridas pelas atléticas. Além disso, a ferramenta envia notificações segmentadas pelo app, avisando atletas sobre treinos, por exemplo.

Enturmado, enfim, o acadêmico também pode vestir a camisa de sua universidade: por meio da opção do App ‘Cheers Supply’, a plataforma dá todo o suporte às entidades acadêmicas para a confecção de produtos de seus cursos e aos alunos permite a compra facilitada de moletons, camisetas, bonés e uma lista bem ampla de itens.

Segundo Russo, a Cheers, se propõe a olhar o estudante de forma diferenciada e acolhedora, especialmente no momento de seu ingresso no curso superior. Tem dado certo, e por isso, a empresa tem metas ambiciosas: nos próximos três anos, pretende triplicar o total de universitários brasileiros impactados, passando dos atuais 1 milhão para 3 milhões, além de oferecer ainda mais soluções ao longo dessa jornada.

O mercado é vasto. Apenas neste ano de 2024, oito em cada dez jovens brasileiros têm a vontade de ingressar no Ensino Superior, segundo a SEMESP, entidade que representa as faculdades particulares do Brasil.

MAIS INFORMAÇÕES

Sobre a Cheers: https://cheers.com.br/ e https://saibamais.cheers.com.br/

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Aplicativo enturma calouros introvertidos em universidades Read More »

Fisioterapeuta explica quadro de Lesões por Esforço Repetitivo e orienta como prevenir sintomas

Fisioterapeuta explica quadro de Lesões por Esforço Repetitivo e orienta como prevenir sintomas

Boas práticas no ambiente de trabalho ajudam a evitar desenvolvimento de patologias; faculdade oferece tratamento gratuito para distúrbios como tendinite, lombalgias e outros

Celebrado nesta quarta-feira (28), o Dia Mundial de Combate a Lesões por Esforço Repetitivo (LER) – atualmente chamados de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) – chama atenção para um problema que atinge diversos profissionais o ano todo: sintomas de dor, rigidez, formigamento, fraqueza muscular, inchaço e sensibilidade causados por movimentos repetitivos.

Neste cenário, profissões que envolvem uso excessivo de força, longos períodos de atuação em posições inadequadas, digitação constante ou uso intensivo de ferramentas manuais estão associadas a um maior risco de desenvolver condições que podem levar a afastamento, nos casos mais graves. Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2007 a 2016, houve um crescimento de 184% de trabalhadores atingidos pela doença, principalmente em mulheres de 40 a 45 anos.

A especialista Ana Fraga, coordenadora do curso de Fisioterapia da Estácio, assegura que é possível prevenir os sintomas e explica o quadro clínico. “As LER não são consideradas uma doença, são afecções do sistema músculo esquelético que apresentam sinais clínicos que variam sua intensidade, o que nos deixa aptos a melhorar nossas condições de trabalho para que elas não se desenvolvam ou até mesmo para que possamos nos prevenir e evitar que ocorram”, esclarece.

“Alguns distúrbios são mais comuns como tendinites, que podem se desenvolver em vários locais, entre eles ombro, cotovelo e punho; as lombalgias, que são dores na região lombar; e as mialgias que são dores musculares em diversas regiões do corpo”, enumera a profissional.

Como criar um ambiente de trabalho seguro

Segundo a fisioterapeuta, é necessário conhecer a rotina do trabalhador, saber o tipo de atividade, o tempo que leva para realizá-la, as horas de descanso, o controle do local (como iluminação, temperatura e equipamento) para estabelecer um ambiente de trabalho seguro.

“As LER ou DORT podem ser evitadas proporcionando um ambiente de trabalho adequado, com horários de descanso flexíveis, equipamentos adequados ergonomicamente e promoção de ginásticas laborais. A necessidade da melhora da condição de vida é um benefício para todos: empregador e empregado. Um profissional bem treinado e orientado jamais irá desenvolver esses sintomas”, adverte.

A fisioterapeuta sugere algumas boas práticas como pausar as tarefas e fazer alongamentos nos períodos que não prejudiquem sua produção; trocar de tarefas ao longo do dia, evitando assim os esforços repetitivos; fazer pausas de 15 a 20 minutos a cada três horas, a fim de poupar os músculos e tendões, e ingerir líquidos para que todas as estruturas corporais sejam bem hidratadas, o que diminui o risco de lesões.

Ana Fraga salienta que normalmente as pessoas que desenvolvem LER/DORT costumam ter picos de seus sintomas ao final do dia ou em horários de mais intensidade no trabalho. Esses sintomas também podem ser exacerbados quando são realizados determinados movimentos e por isso é necessário observar o momento desses picos e quando os sintomas estão mais intensos.

“Sobretudo, devemos ter conhecimento do nosso corpo e perceber os sinais de alerta para qualquer tipo de patologia. Além disso, devemos nos conscientizar que a prevenção ainda é o melhor remédio e que, com isso, conseguimos evitar que determinadas patologias se instalem e venham a desenvolver maiores prejuízos em nosso organismo”.

A profissional ressalta que nem toda pessoa que sente dor está com LER ou DORT, pois existem muitas condições que geram sintomas semelhantes. Por isso, a orientação é sempre procurar um especialista (reumatologista) a fim de obter o diagnóstico correto e traçar uma estratégia de tratamento adequada.

Atendimento gratuito

Em Natal, a Clínica Escola de Fisioterapia da Estácio está com vagas abertas para atender gratuitamente a população afetada por essas e outras patologias.

Os serviços disponíveis são focados em tratamentos de fisioterapia neurológica para adultos e crianças; fisioterapia dermatofuncional, voltada para procedimentos estéticos, e ortopedia, onde se enquadram casos de origem ortopédica ou reumatológica, como artrite, artrose e lesões de esforço repetitivo (LER).

O atendimento acontece no Núcleo de Saúde Integrado da Instituição, na Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 708, Alecrim; e os interessados podem fazer sua inscrição pelo telefone (84) 99158-5513 (Whatsapp), das 13h às 17h.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Fisioterapeuta explica quadro de Lesões por Esforço Repetitivo e orienta como prevenir sintomas Read More »

Prefeitura de Natal anuncia concurso público com 710 vagas para professores

Prefeitura de Natal anuncia concurso público com 710 vagas para professores

Álvaro Dias assina autorização para abertura do certame, mas datas ainda não foram definidas.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), anunciou nesta sexta-feira (23.fev.2024) a abertura de um concurso público para a admissão de 710 professores na rede municipal de ensino. A medida, segundo o chefe do executivo, visa fortalecer a educação na cidade e oferecer novas oportunidades aos profissionais da área.

Em publicação nas redes sociais, Álvaro Dias apresentou a assinatura do documento que autoriza o processo para realização do concurso público. “Este é um importante passo para oferecer novas oportunidades na educação de Natal. Não temos dúvidas que investir na educação é investir no futuro, por isso, temos muito orgulho de contribuir através da nossa gestão na construção de uma Natal cada vez mais forte e com a educação sempre valorizada”, escreveu o prefeito.

Embora o anúncio oficial tenha sido feito, ainda não há datas definidas para a escolha da banca organizadora e a publicação do edital com as regras do concurso. A expectativa é que o processo seja iniciado em breve, com a divulgação das informações no site da Prefeitura de Natal e em outros canais oficiais.

Foto: Wilson Moreno/Secom/PMM/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeitura de Natal anuncia concurso público com 710 vagas para professores Read More »

Núcleo de Práticas Jurídicas da Estácio Natal inicia cadastramento de novos assistidos para 2024

Núcleo de Práticas Jurídicas da Estácio Natal inicia cadastramento de novos assistidos para 2024

Em 2023, Núcleo realizou 200 atendimentos gratuitos à comunidade

A equipe de professores, advogadas e alunos do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Estácio se prepara para mais um ano de serviços jurídicos gratuitos a serem prestados à população de todas as regiões de Natal. Os interessados poderão agendar os atendimentos a partir de 26 de fevereiro, pelo telefone do Núcleo, e-mail, ou presencialmente, no próprio NPJ, que fica no prédio da Estácio, localizado na Av. Alexandrino de Alencar, 708, no bairro do Alecrim.

Para se inscrever, é necessário residir em Natal e receber o valor mensal de até dois salários-mínimos. A comprovação deve ser realizada no ato do cadastramento, por meio da apresentação do comprovante de residência, RG, CPF ou CNH, contracheque (caso trabalhe) e certidão de órgão previdenciário (caso receba algum benefício).

Os atendimentos aos assistidos iniciam a partir do dia 11 de março. Durante a prática, os alunos do curso de Direito da Estácio recebem o acompanhamento de professores e advogadas orientadoras.

“A área mais procurada pelos assistidos, ano passado, foi Direito Civil, mais especificamente ações de alimentos e divórcio, seguidas de demandas de consumo (Direito do Consumidor)”, explica o coordenador do NPJ da Estácio Natal, João Victor Alencar. O trabalho de advocacia do Núcleo não atende demandas criminais e trabalhistas.

O Núcleo da Estácio dispõe, ainda, de salas de atendimento individual, estrutura de triagem, sala de conciliação ampla, além das salas de audiência simulada, para estimular a vivência prática da advocacia entre os estudantes.

Balanço

Em 2023, foram realizados pelos alunos e professores da instituição de ensino, o total de 200 atendimentos para assistidos em situação de hipossuficiência financeira de todas as regiões de Natal.

Serviço:

Cadastramento NPJ Estácio para 2024

Local: NPJ da Estácio – Prédio da Estácio, localizado na Av. Alexandrino de Alencar, 708 – Alecrim, 59030-350
Data: a partir de 26/02/2024.
Início dos atendimentos: a partir do dia 11/03/2024.
Mais informações:
[email protected]
Telefone: (84) 9 9945-4152

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Núcleo de Práticas Jurídicas da Estácio Natal inicia cadastramento de novos assistidos para 2024 Read More »

Clínica Escola da Estácio oferece atendimento de fisioterapia gratuito para a população

Clínica Escola da Estácio oferece atendimento de fisioterapia gratuito para a população

Procedimentos envolvem atividades para fisioterapia neurológica, dermatofuncional e ortopedia com a participação de alunos e docentes

A Clínica Escola de Fisioterapia da Estácio está com vagas abertas para atender gratuitamente a população. Os serviços disponíveis são focados em tratamentos de fisioterapia neurológica para adultos e crianças; fisioterapia dermatofuncional, voltada para procedimentos estéticos, e ortopedia.

As práticas são realizadas pelos alunos dos últimos semestres do curso, em período de estágio, com a supervisão dos professores. “Essa é uma etapa muito importante do curso para os alunos porque eles podem estar imersos na prática de tudo que aprenderam ao longo da sua formação e ao mesmo tempo, auxiliar pessoas que em muitos casos não teriam como pagar por processos que vão trazer benefícios para sua saúde”, reflete a coordenadora do curso de Fisioterapia da Estácio, Ana Luiza Teixeira.

O atendimento acontece no Núcleo de Saúde Integrado da Instituição, na Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 708, Alecrim; e os interessados podem fazer sua inscrição pelo telefone (84) 99158-5513 (Whatsapp), das 13h às 17h.

Quem pode se beneficiar

O atendimento no Núcleo Integrado de Saúde da Estácio é aberto à toda comunidade interessada nos serviços disponíveis, de forma gratuita. Para os procedimentos fisioterapêuticos, os pacientes que tenham encaminhamento médico, exames recentes e prescrição de medicamentos podem apresentar o material na primeira consulta.

“Mas caso não tenha, o indivíduo pode participar dos nossos atendimentos da mesma forma, porque o fisioterapeuta realiza avaliação própria e toma decisões a partir dessa análise cinético-funcional para criar uma estratégia de tratamento”, explica Ana Luiza Teixeira.

A fisioterapia neurológica pode ser aplicada a pacientes que possuem lesões cerebrais de nascimento, como a paralisia cerebral, ou aos que sofreram uma lesão ao longo da vida devido à condições como Alzheimer, acidente vascular cerebral (AVC), traumatismo craniano, Doença de Parkinson, entre outros. Além disso, pessoas com diagnósticos de Síndrome de Down, esclerose múltipla, lesão medular por acidente e neuropatias periféricas também podem ser beneficiadas pelos procedimentos.

Já os serviços que a fisioterapia dermatofuncional abrange são tratamentos faciais, como para a acne ativa e em processo de cicatrização, para dermatite e rosácea e rejuvenescimento; e corporais, como a redução de medidas, suavização de estrias, tratamento para celulite e diminuição da retenção hídrica.

E os atendimentos voltados para fisioterapia em ortopedia podem atender casos de torções, fraturas em diversas regiões, lombalgias, dores de coluna e outros casos de origem ortopédica ou reumatológica, como artrite, artrose e lesões de esforço repetitivo (LER).

SERVIÇO – Atendimento gratuito de Fisioterapia
Onde: Núcleo Integrado de Saúde da Estácio (Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 708, Alecrim)
Inscrições: (84) 99158-5513 (Whatsapp), das 13h às 17h.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Clínica Escola da Estácio oferece atendimento de fisioterapia gratuito para a população Read More »

Prazo para adesão ao Programa Pé-de-Meia termina no próximo domingo (25)

Prazo para adesão ao Programa Pé-de-Meia termina no próximo domingo (25)

Secretários de educação e reitores têm de acessar o módulo do programa

Termina no próximo domingo (25) o prazo para a assinatura do termo de compromisso das redes federais, estaduais, distrital e municipais com o Programa Pé-de-Meia, instituído pelo governo federal como uma espécie de poupança que serve de incentivo para que estudantes de baixa renda concluam o ensino médio.

Os procedimentos devem ser feitos pelas secretarias de Educação, por meio do módulo Pé-de-Meia do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). Ao assinar o termo, as autoridades indicam quem serão os responsáveis pelo envio mensal das informações dos alunos para o Ministério da Educação (MEC).

“Somente os perfis do respectivo secretário estadual e municipal de Educação e do reitor das instituições federais que ofertam ensino médio regular podem acessar o módulo no Simec e fazer a adesão”, informa o MEC.

Serão beneficiados jovens de baixa renda regularmente matriculados no ensino médio na rede pública e com a família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda per capita mensal igual ou inferior a R$ 218. No caso de educação para jovens e adultos, podem receber o benefício quem está na faixa etária de 19 a 24 anos.

Pé-de-Meia

O programa oferece quatro tipos de incentivos para os estudantes do ensino médio: incentivo-matrícula, pago uma vez por ano para aqueles que se matricularem; incentivo-frequência, pago em nove vezes durante o ano para aqueles que frequentarem pelo menos 80% das aulas; incentivo-conclusão, pago pela conclusão dos anos letivos, para aqueles que forem aprovados, participando das avaliações; e, o incentivo-Enem, pago uma única vez para aqueles que comprovarem a participação Enem.

No ato da matrícula, no início do ano letivo, o estudante do ensino médio receberá em sua conta poupança R$ 200. Com a comprovação de frequência, ele terá direito ao recebimento de R$ 1,8 mil por ano, em nove parcelas de R$ 200.

Assim, o total por ano letivo será de R$ 2 mil. Ao concluir a última série, o aluno receberá R$ 3 mil na conta poupança, que equivale a R$ 1 mil por série. Aqueles que participarem do Enem receberão R$ 200. Assim, caso o estudante cumpra todos os requisitos estabelecidos ao longo dos 3 anos, ele terá recebido um total de R$ 9,2 mil.

Os recursos serão depositados em conta em nome do estudante beneficiário, de natureza pessoal e intransferível, que poderá ser do tipo poupança social digital. Os valores não entrarão no cálculo para declaração de renda familiar e recebimento de outros benefícios, como o Bolsa Família, por exemplo.

“Com a assinatura do Termo, as redes ofertantes de ensino médio se comprometem a fornecer e compartilhar, com o MEC, as informações dos estudantes matriculados nessa etapa de ensino e, quando for o caso, de seus representantes legais. A cooperação dos sistemas de ensino possibilitará o acesso de seus alunos matriculados ao incentivo financeiro-educacional”, detalhou o ministério.

Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prazo para adesão ao Programa Pé-de-Meia termina no próximo domingo (25) Read More »

Instituto Yduqs amplia prazo para candidatos ao Programa de Alfabetização e Letramento para Jovens e Adultos

Instituto Yduqs amplia prazo para candidatos ao Programa de Alfabetização e Letramento para Jovens e Adultos

Ampliado, o programa gratuito permite que os alfabetizandos aprimorem leitura e escrita em novo módulo

O Instituto Yduqs – responsável por ações sociais em diversas unidades de ensino superior – realiza, em parceria com a Estácio, o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos. A edição do primeiro semestre de 2024 marca a ampliação do programa, que agora contempla uma nova etapa educacional em que os alfabetizandos poderão fortalecer os conhecimentos adquiridos. Neste segundo módulo, os estudantes terão a oportunidade de exercitar a leitura, interpretação de texto e escrita. Devido à grande procura, as inscrições para o primeiro semestre de 2024 foram prorrogadas e podem ser realizadas até o dia 01 de março, por meio do link: https://institutoyduqs.com.br/alfabetizacao. Vale destacar que o programa é gratuito e inclui todo o material didático necessário.

“Ao longo de seis anos, consolidamos a atuação do Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos e construímos, com empatia, um importante legado para mais de 1300 alfabetizados. Estamos prontos para darmos um novo passo em 2024: o lançamento do módulo II que irá atender aos estudantes que desejam desenvolver ainda mais a leitura e a escrita, ampliando sua autonomia pessoal e contribuindo para uma sociedade com mais dignidade e equidade” comemora Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs, organização da qual a Estácio faz parte.

O módulo II de Alfabetização foi elaborado pelos professores que integram a equipe do Programa para atender aos alunos que desejavam continuar a desenvolver a leitura e escrita, após o término do módulo I. A partir do primeiro semestre de 2024, todos os estudantes que realizarem o módulo I poderão cursar automaticamente o módulo II. Além disso, o módulo II ampliará significativamente a atuação do Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos, atendendo também ao público que se enquadra no analfabetismo funcional, independentemente da participação no módulo inicial.

O programa conta mais de 70 integrantes entre coordenadores, professores e alunos dos cursos de licenciaturas da Estácio e tem a atriz Malu Mader como embaixadora. A iniciativa, que já formou mais de 1.300 estudantes, na faixa etária entre 20 e 70 anos, tem como missão combater o analfabetismo e erradicá-lo nas comunidades do entorno de 14 campi de ensino da Estácio.

Infelizmente, o analfabetismo ainda é um assunto muito sério em nosso País, pois segundo a PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), atualmente, 5,6% da população brasileira é analfabeta e, por conta disso, é preciso reforçar a importância de saber ler e escrever para os indivíduos de nossa sociedade.

O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos do Instituto Yduqs está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 4, da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo objetivo busca ajudar o indivíduo a exercer a sua cidadania. As novas turmas (módulo I e módulo II) serão abertas nas Regiões Sudeste (Rio de Janeiro e São Paulo); Nordeste (Natal e Salvador); Norte (Manaus) e no Centro-Oeste (Distrito Federal/Brasília).

Serviço:

Inscrições e informações por meio do site: https://institutoyduqs.com.br/alfabetizacao

Onde: Estácio Natal – Endereço – Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 708 – Alecrim – Natal

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Instituto Yduqs amplia prazo para candidatos ao Programa de Alfabetização e Letramento para Jovens e Adultos Read More »

Saiba como se proteger de golpes e crimes virtuais neste Carnaval

Saiba como se proteger de golpes e crimes virtuais neste Carnaval

Professor dos cursos de Tecnologia da Estácio alerta para cuidados que devem ser tomados pelos foliões para dificultar ataques criminosos durante a festa

Com a chegada do Carnaval, uma das festas mais celebradas no Brasil, é importante destacar a importância dos cuidados em relação à segurança dos foliões. Além da atenção com os chamados “crimes comuns” – como furtos, roubos e agressões físicas durante o evento, é preciso também se prevenir contra os crimes virtuais que podem acontecer em consequência, como invasão de contas bancárias, redes sociais e aplicativos de mensagens para práticas de estelionato.

Para reforçar a segurança, o especialista em Computação Forense e professor dos cursos de Tecnologia e Engenharia da Estácio, Erivelton Lima, oferece algumas dicas para que os foliões não sejam vítimas em dobro: uma vez por furto e outra por fraudes virtuais.

“Hoje em dia, o ideal seria não levar um celular para as grandes multidões do Carnaval, mas carregar o dispositivo acaba se tornando necessário, então é importante que o bloqueio de tela esteja configurado com senha, assim como o acesso a determinados aplicativos como os bancários, Whatsapp e Telegram, apenas para começar”, diz o docente.

Isso pode ser feito por PIN, padrão ou biometria. Caso o smartphone permita senha, escolher uma palavra-chave forte e única, que você não tenha usado para outras contas, é o caminho a ser seguido. Uma combinação de pelo menos seis números, letras e caracteres especiais (como !$@%), que não forme uma palavra legível, é uma forma de reprimir a ação dos robôs utilizados pelos criminosos na hora de invadir perfis.

Outros cuidados que valem à pena pôr em prática são instalar aplicativos para rastreamento de dispositivos, ativar a autenticação em dois fatores para logar em redes sociais e configurar limites para transações financeiras no Internet Banking, assim como dar preferência ao uso de dinheiro físico ao invés de cartão de débito por aproximação durante a festas.

“Adicionar um adesivo ou marquinha pessoal em seus cartões pode ajudar a evitar golpes, ou ter seu cartão trocado no meio da multidão, ao comprar uma água ou bebida. Mas ainda mais seguro é preferir usar dinheiro físico e ativar a confirmação de compra com senha para dispositivos que funcionam por aproximação”, orienta o docente, reforçando a importância de monitorar regularmente as transações financeiras para detectar atividades suspeitas. Se notar algo incomum, a orientação é entrar em contato com sua instituição financeira imediatamente.

O docente ainda destaca como boa prática evitar fazer transações financeiras ou acessar informações sensíveis enquanto estiver conectado a redes Wi-Fi públicas e não seguras, pois estas podem ser alvos fáceis para hackers.

“Por fim, o folião e o cidadão em geral devem buscar a consciência digital e se manterem informados sobre as últimas ameaças digitais. Isso inclui reconhecer e evitar phishing, instalar software apenas de fontes confiáveis e proteger suas informações pessoais online”, declara.

Foto: Freepik

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Saiba como se proteger de golpes e crimes virtuais neste Carnaval Read More »

Saiba como cuidar dos animais durante o Carnaval

Saiba como cuidar dos animais durante o Carnaval

Especialista dá dicas e alerta para os riscos de usar fantasias nos animais de estimação

O Carnaval é uma data conhecida pelas festas, pelas músicas e pelas fantasias dos foliões que vão para as ruas vestidos de forma muito criativa. E cada vez mais, as pessoas gostam de aproveitar esses momentos com seus pets. Por isso, ao se preparar para a folia com seu bichinho, é importante observar alguns pontos para a proteção dos animais.

A professora do curso de Medicina Veterinária da Estácio e médica veterinária, Cristiane da Rosa Moraes, conta que alguns cuidados precisam ser tomados como manter o pet sempre hidratado, oferecendo água fresca; não utilizar fantasias de materiais sintéticos que cubram grandes partes do corpo e ter cuidado com o uso de adereços na cabeça; observar a temperatura do piso caso esteja na rua, pois pode causar queimaduras nas patinhas; se o pet tiver pelagem clara, utilizar protetor solar.

Além disso, Cristiane lembra que os animais têm audição sensível, e orienta que, se for necessário, é indicado colocar algodões nos ouvidos do pet. Junto a todas as dicas, também é importante usar sempre identificação com telefone para contato no bichinho e, em caso de grande acúmulo de pessoas, segurar o animal no colo.

Riscos de usar fantasias nos pets

Apesar de serem só mais um estilo de roupa, o ideal é deixar que os pets brinquem Carnaval sem nada, orienta a médica veterinária. A fantasia deve ser usada apenas para fotos ou desfiles, e o tutor deve estar atento: a qualquer sinal de desconforto ou calor, a fantasia deve ser retirada.

Embora existam diversas possibilidades de adereços para os bichinhos, algumas podem não ser seguras e causar alergia, engasgamento ou intoxicação. Glitter, fitas e lantejoulas são adereços pequenos que podem ser arrancados pelo animal com a boca e ingeridos, causando problemas que podem ser graves.

Além disso, alguns animais são mais sensíveis que outros e podem ter reações alérgicas a qualquer produto ou composto químico. Por isso, em caso de coceira, lambidas em excesso, vermelhidão na pele, irritação, inchaço, salivação ou vômitos e diarreia, os humanos devem parar a folia e buscar ajuda de um médico veterinário.

“Problemas com engasgo, intoxicação e alergias são inúmeros e podem ser muito específicos com a situação e com o animal (espécie, raça, idade, condições clínicas), por isso não há como generalizar um procedimento. Quanto aos sinais clínicos, também depende da espécie do animal. Cada espécie pode manifestar sinais diferentes, principalmente no caso de alergias”, alerta.

Entretanto, Cristiane aconselha lavar o animal com água corrente em temperatura ambiente e detergente neutro em caso de intoxicação da pele. Água ou secagem com temperaturas altas podem gerar maior penetração da substância na pele. “Também não se deve dar leite para o animal ingerir, pois alguns corpos serão facilmente absorvidos e, caso o bichinho esteja desacordado, não tente colocar nenhum tipo de líquido ou medicamento por via oral – ele pode sufocar”, orienta.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Saiba como cuidar dos animais durante o Carnaval Read More »

UFRN inicia cadastramento de aprovados no Sisu 2024 nesta sexta (2)

UFRN inicia cadastramento de aprovados no Sisu 2024 nesta sexta (2)

Prazo para o procedimento obrigatório da chamada regular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte encerra neste final de semana

O cadastramento dos candidatos convocados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2024 para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) teve início nesta sexta-feira (2.fev.2024) e vai até o sábado (3.fev). A documentação necessária deve ser enviada pelos candidatos pela internet, conforme detalhado no edital disponível no site SiSU-UFRN.

Durante o cadastramento, os candidatos devem encaminhar a documentação exigida para verificação de conformidade com os requisitos de ingresso na UFRN. Este processo é mandatório para todos os aprovados nas vagas, tanto para o primeiro (2024.1) quanto para o segundo (2024.2) período letivo.

Após o envio dos documentos, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd-UFRN) realizará a análise, classificando cada documento como validado ou negado. Caso todos os documentos sejam validados, o cadastramento do estudante será efetuado. No entanto, em situações de negação ou falta de algum documento, retificações podem ser feitas nos dias 5 e 6 de fevereiro.

Os candidatos selecionados para vagas em ações afirmativas associadas ao critério étnico-racial serão submetidos à análise da Banca de Heteroidentificação. Já aqueles convocados para ações afirmativas relacionadas à condição de pessoa com deficiência, com documentação validada, passarão por entrevista presencial com a Banca de Validação em data previamente agendada.

Cabe aos candidatos acompanhar o resultado da análise da documentação no SIGPS e providenciar eventuais retificações necessárias.

Para mais informações, os candidatos podem contatar através do e-mail [email protected] ou pelo número (84) 99193-6306 (whatsapp).

SiSU-UFRN

A UFRN oferece um total de 7.186 vagas através do SiSU, sendo 4.902 para o primeiro semestre e 2.284 para o segundo semestre. Estas vagas estão distribuídas nos campi de Natal, Macaíba, Santa Cruz, Currais Novos e Caicó. O número de vagas foi ampliado em 50 em comparação a 2023, devido à criação do novo curso de Relações Internacionais, vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

UFRN inicia cadastramento de aprovados no Sisu 2024 nesta sexta (2) Read More »

Governo do RN atrasa pagamento do piso do magistério

Governo do RN atrasa pagamento do piso do magistério

11ª parcela estava prevista para ser paga nesta quarta-feira, mas será depositada no dia 10 de fevereiro

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou na terça-feira (30.jan.2024) que vai atrasar o pagamento da 11ª parcela do piso do magistério do ano de 2022. O valor, que deveria ser depositado nesta quarta-feira (31.jan), será creditado na conta dos 37 mil servidores atingidos no dia 10 de fevereiro.

A Secretaria de Estado da Administração (Sead) informou que a mudança de data se deve a uma “adequação do fluxo de caixa do Governo do RN para cumprir obrigações constitucionais e correntes”.

O piso do magistério é um valor mínimo que deve ser pago a professores da educação básica pública. Em 2022, o valor foi reajustado em 33,24%, passando de R$ 2.886,24 para R$ 3.845,63.

O atraso no pagamento da parcela pode causar transtornos aos servidores, que terão que se organizar para suprir as necessidades financeiras com o dinheiro que só estará disponível no dia 10 de fevereiro.

Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo do RN atrasa pagamento do piso do magistério Read More »

MEC adia divulgação do resultado do Sisu para hoje (31)

MEC adia divulgação do resultado do Sisu para hoje (31)

Problemas técnicos impediram a divulgação na terça-feira

O Ministério da Educação (MEC) adiou a divulgação do resultado dos selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para esta quarta-feira (31). O horário ainda não foi confirmado. A divulgação estava anunciada para ocorrer nesta terça-feira (30), mas “problemas técnicos no sistema” impediram que isso ocorresse.

“A Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação (MEC), área responsável pela operacionalização do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), identificou problemas técnicos no sistema e reiniciou os protocolos de homologação, adiando a divulgação dos resultados definitivos do Sisu 2024 para esta quarta-feira, 31 de janeiro, em horário a ser informado”, explicou o MEC, em nota.

O Sisu é um sistema eletrônico gerido pelo MEC para as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. O sistema executa a seleção dos estudantes com base na média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e o perfil socioeconômico para Lei de Cotas.

A lista considera o limite da oferta das vagas por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e o perfil socioeconômico para Lei de Cotas. Este ano são ofertadas 264.360 vagas, distribuídas entre as 127 instituições de educação superior participantes do programa.

Foto: Juca Varella/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MEC adia divulgação do resultado do Sisu para hoje (31) Read More »

Sesc RN abre 1.680 vagas para cursos gratuitos de produção de salgados, bolos e bordados

Sesc RN abre 1.680 vagas para cursos gratuitos de produção de salgados, bolos e bordados

Inscrições começam no dia 5 de fevereiro para turmas em Natal, Mossoró, Caicó, Nova Cruz, Macaíba e São Paulo do Potengi

O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN) abriu nesta segunda-feira (29.jan.2024) 1.680 vagas gratuitas para cursos de valorização social em 2024. As inscrições para as primeiras turmas, que começam em março, começam no dia 5 de fevereiro.

As vagas são para cursos em diversas áreas, como:

  • Bolos tradicionais
  • Bordado livre para iniciantes
  • Confecção de embalagens decorativas
  • Crochê para iniciantes
  • Decoração de balões
  • Doces caseiros
  • Docinhos para festas
  • Introdução a bijuteria
  • Pintura em tecido para iniciantes
  • Salgados para lanches
  • Sopas e caldos

O edital com todas as informações sobre os cursos e as inscrições está disponível na aba de Educação do site do Sesc RN.

Podem se inscrever no projeto trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus dependentes, estudantes da educação básica da rede pública ou qualquer pessoa cuja a renda familiar mensal não ultrapasse o valor de três salários mínimos.

As inscrições poderão ser feitas de maneira on-line ou presencial, nas unidades do Sesc RN. As inscrições desta primeira etapa ocorrem entre os dias 5 e 9 de fevereiro.

O resultado das inscrições será divulgado no dia 19 de fevereiro.

Foto: Tony Oliveira/ Agência Brasília/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sesc RN abre 1.680 vagas para cursos gratuitos de produção de salgados, bolos e bordados Read More »

Inscrições para o Prouni começam nesta segunda-feira (29)

Inscrições para o Prouni começam nesta segunda-feira (29)

Elas serão encerradas no próximo dia 31

As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2024 começam nesta segunda-feira (29). O prazo segue até a próxima quinta-feira (1º) e elas são feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Essa edição do programa vai ofertar 406.428 bolsas — sendo 308.977 integrais, o que representa 76% do total oferecido, e 97.451 parciais (50%) , distribuídas em 15.482 cursos de 1.028 instituições participantes.

Para se inscrever é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame.

Redação do Enem

Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem e nem ter participado do exame na condição de treineiro.

O processo seletivo terá duas chamadas sucessivas. Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior em 6 de fevereiro e em 27 de fevereiro.

O programa

O Prouni oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Inscrições para o Prouni começam nesta segunda-feira (29) Read More »

Programa Futuras Cientistas seleciona alunas do RN para pesquisa sobre água potável

Programa Futuras Cientistas seleciona alunas do RN para pesquisa sobre água potável

Estudo é desenvolvido no RN com quatro alunas da rede pública e celebra a equidade de gênero na ciência

Pela segunda vez consecutiva, o Rio Grande do Norte foi selecionado para uma edição nacional do Programa Futuras Cientistas. Mais uma vez, contará com o apoio da Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, na realização da pesquisa, este ano intitulada “Utilização de Rejeitos Orgânicos para Tratamento de Águas Contaminadas”.

Em 2024, Anita Fernandes de Sampaio Barros, da Escola Estadual Desembargador Silvério Soares (Areia Branca/RN), Evelyn Nóbrega Cozzolino, da Escola Estadual João Alencar de Medeiros (Ipueira/RN), Loize Soares da Silva, da Escola Estadual Professor Paulo Freire (Baía Formosa/RN) e Maria Laura Ribeiro Gomes, do Centro Estadual de Educação Profissional Professora Amazonina Teixeira de Carvalho (Macaíba/RN), foram selecionadas para atuarem sob a coordenação da professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UnP (PPGB/UnP), Maria Aparecida Medeiros Maciel, que é a autora do estudo.

Com atividades remotas e presenciais, ao longo do período da pesquisa, que acontece neste mês de janeiro, as alunas aprenderão sobre águas potáveis e sustentabilidade, padrões de qualidade, contaminações químicas, contaminações microbiológicas, entre outros assuntos. “Estabelecer meios de uso para o consumo de água de abastecimento urbano é essencial à sustentabilidade da vida no planeta”, destaca a professora.

Com previsão de encerramento no dia 31 de janeiro deste ano, o Futuras Cientistas estimula o contato de alunas e professoras da rede pública de ensino com as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, a fim de contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional.

“O PPGB/UnP está participando pelo segundo ano consecutivo do Futuras Cientistas e se sente honrado em contribuir com a diminuição de barreiras formadas em torno do Ensino Médio e das pesquisas científicas que são desenvolvidas nas universidades públicas federais e/ou instituições privadas”, complementa Maria Aparecida.

Futuras Cientistas

Uma iniciativa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), o programa conta com a participação de pesquisadores da UnP e UFRN, como Leonardo Bruno Aragão de Araújo (PPGB-Renorbio/UFRN), Rosildo da Silva (PPGB-UnP), Ionne Martins Soares Dantas mestranda (PPG-CTI-UFRN), Sarah Martins dos Reis (PPGB-UnP), Natalia Luiza de Lima Mariano (graduanda do Curso de Biomedicina da UnP) e a pesquisadora professora doutora Amália Cínthia Meneses do Rêgo (Coordenadora do PPGB-UnP).

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Programa Futuras Cientistas seleciona alunas do RN para pesquisa sobre água potável Read More »

Sisu 2024 abre inscrições com mais de 12 mil vagas em universidades públicas do RN

Sisu 2024 abre inscrições com mais de 12 mil vagas em universidades públicas do RN

Processo seletivo terá novidade com possibilidade de inscrição para cursos no primeiro ou segundo semestre

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 começam nesta segunda-feira (22,jan.2024) e vão até às 23h59 do dia 25 de janeiro. Ao todo, 264.254 mil vagas serão ofertadas em 127 instituições públicas de educação superior do Brasil.

Interessados em participar têm até às 23h59 do dia 25 de janeiro para efetuarem o cadastro, que é gratuito, a página Gov.br.

No Rio Grande do Norte, as universidades públicas estão ofertando 12.677 vagas em diversos polos e cursos de graduação.

Edição do Sisu deste ano terá processo seletivo diferente

A edição do Sisu deste ano terá um processo seletivo diferente, com possibilidade de inscrição para os cursos no primeiro ou segundo semestre de 2024. Assim, para concorrer a todas as vagas ofertadas no ano, os candidatos deverão se inscrever durante um único período. O resultado da chamada única será divulgado no dia 30 de janeiro.

Como se inscrever

As inscrições podem ser feitas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O processo seletivo contempla todos que participaram da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O acesso ao sistema de inscrição do Sisu é realizado com as informações de login e senha da conta Gov.br. Se você ainda não possui cadastro na página Gov.br, clique aqui para criar sua conta.

Vagas em todo o país

As informações detalhadas das vagas estão disponíveis na página do processo seletivo. Na plataforma, é possível ver as disponibilidades por curso, turno, início das atividades letivas, instituição, local e modalidade de concorrência.

Entenda a classificação

A classificação dos candidatos será feita com base na média da nota do Enem. O sistema executa a seleção dos estudantes até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico para Lei de Cotas.

A partir dessa edição, serão adotadas alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas.

Com isso, todos os candidatos inscritos na modalidade dessa Lei serão classificados conforme o seu desempenho no Enem e o seu perfil socioeconômico, preenchido na inscrição no Sisu, primeiramente na modalidade de ampla concorrência.

Em seguida, caso não sejam selecionados nessa modalidade, serão classificados nas reservas da Lei de Cotas atendidas pelo seu perfil socioeconômico, podendo haver seleção em uma dessas modalidades da Lei, conforme o art. 20 da Portaria Normativa n. 21/2012 (alterada pela Portaria n. 2027, de 16 de novembro de 2023). O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior.

Cronograma completo do Sisu 2024

Período de inscrições: 22 a 25 de janeiro
Resultado da chamada regular: 30 de janeiro
Matrícula da chamada regular: 1 a 7 de fevereiro
Prazo para participar da lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sisu 2024 abre inscrições com mais de 12 mil vagas em universidades públicas do RN Read More »

Lei que proíbe uso da linguagem neutra em escolas de Natal é sancionada

Lei que proíbe uso da linguagem neutra em escolas de Natal é sancionada

A sanção do prefeito Álvaro Dias foi publicada na edição desta sexta-feira (19) do Diário Oficial do Município

Foi sancionada a lei de autoria do vereador Felipe Alves (União Brasil) que proíbe o uso da denominada linguagem neutra ou dialeto não binário, ou de qualquer outra que descaracterize a norma culta da Língua Portuguesa, nas escolas públicas e privadas no âmbito de Natal. A sanção do prefeito Álvaro Dias foi publicada na edição desta sexta-feira (19) do Diário Oficial do Município.

“Precisamos proteger nossas crianças e sermos intransigentes quanto ao uso correto da língua portuguesa, sobretudo no âmbito escolar. Essa anomalia linguística é reprovável e não pode prosperar. Fico muito feliz e parabenizo a gestão municipal pela sanção da lei”, destacou o vereador Felipe Alves, propositor da matéria.

Pela norma, fica proibida a utilização da linguagem neutra na matriz curricular, material didático, atividades e exercícios escolares avaliativos ou não, impressos ou digitais, bem como em editais de concursos públicos e seleções simplificadas e seus respectivos programas e avaliações, convocações, instruções normativas, circulares, notas técnicas e documentos oficiais, na capital potiguar.

A lei estabelece como linguagem neutra toda e qualquer modificação da partícula e/ou do conjunto de padrões linguísticos determinantes do gênero das palavras na Língua Portuguesa, seja na modalidade escrita ou falada, modificação essa que vise anular e/ou indeterminar, na linguagem, o masculino e/ou feminina.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lei que proíbe uso da linguagem neutra em escolas de Natal é sancionada Read More »

Inscrições para concurso unificado começam nesta sexta-feira (19)

Inscrições para concurso unificado começam nesta sexta-feira (19)

Provas serão aplicadas no dia 5 de maio, em 220 cidades

As inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado começam nesta sexta-feira (19) e seguem até o dia 9 de fevereiro. O certame vai selecionar, de uma só vez, 6.640 servidores para lotação em 21 órgãos públicos federais.

As provas serão aplicadas no dia 5 de maio, em 220 cidades, distribuídas em todos os estados e no Distrito Federal. A taxa de inscrição é R$ 60 para vagas de nível médio e R$ 90, para vagas de nível superior.

Estão isentos candidatos que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e que cursam ou cursaram faculdade com apoio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou do Programa Universidade para Todos (ProUni), assim como doadores de medula óssea.

No ato da inscrição, feita exclusivamente pelo aplicativo Gov.br, será gerada uma Guia de Recolhimento da União (GRU), único mecanismo de pagamento que valerá para o concurso.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, responsável pela condução do concurso, recomenda leitura cuidadosa dos editais, “potencializando as trajetórias profissionais e acadêmicas dos candidatos“.

Em nota, a pasta destacou que a proposta é democratizar o acesso aos quadros federais e permitir que candidatos alinhem suas vocações às oportunidades oferecidas.

Editais

O ministério apresentou um detalhamento dos editais do concurso. A seção 1 (disposições preliminares) trata de regras gerais, empresa aplicadora (Fundação Cesgranrio) e etapas do processo de seleção.

A seção 2 (vagas) especifica quais vagas estão em disputa dentro de cada um dos oito blocos temáticos. Já a seção 3 (vagas reservadas) detalha as vagas reservadas sendo 5% para pessoas com deficiência e 20% para pessoas negras, além de 30% das vagas da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para indígenas.

A seção 4 (requisitos para a investidura na especialidade) trata das especificidades necessárias para cada um dos cargos, como ter nacionalidade brasileira ou portuguesa; estar em dia com obrigações eleitorais e militares; e ter formação em graduações específicas para alguns dos cargos.

“Ou seja, uma pessoa até pode obter pontuação para ser aprovada, mas se não apresentar a formação exigida, não poderá assumir o cargo. As exigências de formação variam a cada cargo e órgão participante. É preciso redobrar a atenção na hora das escolhas”, alerta o ministério.

Na seção 5 (inscrições), está explicitado que a inscrição deve ser realizada pelo próprio candidato e apenas pelo aplicativo Gov.br. Serão aceitos todos os níveis de conta na plataforma (ouro, prata ou bronze). Somente após o credenciamento é que o candidato conseguirá acessar o ambiente de inscrição da Fundação Cesgranrio, que vai aplicar as provas.

A seção 6 (confirmação de inscrição) destaca que é preciso checar se todos os critérios exigidos foram contidos e se as informações prestadas estão corretas, assim como ter certeza da lista de preferência aos cargos pleiteados.

A seção 7 (etapa de qualificação técnica) discorre sobre as especificidades da prova e das etapas que compõem o concurso e trata ainda da organização das provas em cinco eixos temáticos, que apresentam pesos diferentes para cada um dos cargos que compõem o bloco.

“Após escolhido um dos oito blocos temáticos [cada candidato poderá se inscrever em apenas um bloco, sendo permitida mudança até a data final de inscrições, dia 9 de fevereiro], o candidato deverá fazer classificar, por ordem de preferência, os cargos desejados [sendo possível se candidatar a todos os cargos, desde que dentro do mesmo bloco].”

A seção 8 (normas e procedimentos relativos à realização das provas) trata das regras para o dia do exame. Pela manhã, serão aplicadas questões objetivas gerais e prova discursiva. À tarde, serão aplicadas provas com questões objetivas específicas.

Já na seção 9 (recursos e revisão) estão dados, prazos e procedimentos necessários para assegurar que os recursos sejam avaliados pela comissão organizadora e pela banca examinadora.

A seção 10 (classificação final, homologação e nomeação) contará com uma live específica a ser conduzida pelo ministério, mas ainda sem data.

Por fim, a seção 11 (disposições finais), destaca a possibilidade de utilizar as listas de classificação do concurso também para a ocupação de vagas em cargos temporários, sendo que, se o candidato aceitar um cargo temporário, continuará na lista de espera dos outros cargos. O concurso terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses.

“Pessoas aprovadas para cargos que, porventura, não sejam o da primeira opção selecionada no momento da inscrição, continuarão em lista de espera para o principal posto desejado”, reforçou a pasta.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Inscrições para concurso unificado começam nesta sexta-feira (19) Read More »

Psicóloga compartilha estratégias para a adaptação escolar na Educação Infantil

Psicóloga compartilha estratégias para a adaptação escolar na Educação Infantil

Segundo especialista, a iniciação escolar representa o ingresso da criança no mundo social e deve ser cercada de cuidado e acolhimento

Escolas e famílias já vivem a expectativa do início do ano letivo e, para os alunos da Educação Infantil, este é não apenas o início da jornada educacional, mas também um passo decisivo na socialização e desenvolvimento das crianças. Um processo que envolve toda a família e que, segundo a psicóloga da Casa Escola, Juliana Guedes, não possui uma fórmula exata.

De acordo com ela, é importante compreender, dentro da realidade da família e das necessidades individuais de cada criança, qual é o momento certo para a sua inserção na Educação Infantil. Neste sentido, os pais ou responsáveis devem considerar aspectos como a sua rotina de trabalho, a rede de apoio e o tipo de cuidado que a criança estará recebendo.

“A iniciação escolar representa, também, o ingresso da criança no mundo social. Muitas vezes a busca pela escola ocorre quando a família percebe sinais significativos de interesse da criança em explorar o ambiente e se comunicar. Esses sinais podem não estar evidentes desde o início, mas a vivência escolar, após uma adaptação cuidadosa, proporciona oportunidades para que eles se manifestem”, explica a psicóloga da Casa Escola.

Juliana ressalta, ainda, que esse é um processo que deve acontecer de maneira gradual, respeitando o ritmo e o tempo de cada criança. Geralmente, segundo a especialista, a adaptação pode acontecer entre 1 ano e seis meses, quando a criança é inserida no meio escolar, até os 2 anos e meio, aproximadamente. A escolha da instituição deve, portanto, levar em consideração a proposta pedagógica, metodologia e filosofia.

“Entre os principais fatores que interferem na adaptação, podemos destacar a família e a qualidade do cuidado dispensado pela escola, ou seja, a forma como a criança é acolhida, na figura dos educadores e da turma. A instituição precisa estar aberta para acolher as angústias e as dúvidas da família, buscando tranquilizá-la na medida do possível”, destaca Juliana.

Para Daniella Cruz, mãe de Anna Candice, hoje com 3 anos, o início foi mais desafiador. “Foi muito choro ao deixá-la pela manhã. Mas entendemos que logo ela ficaria bem e se adaptaria ao ambiente escolar. E assim aconteceu. Com o passar do tempo, ela foi ficando mais tranquila”, disse, destacando os benefícios da vivência na escola para o crescimento de sua filha.

“Percebemos muitos ganhos nos aspectos cognitivo e social. Fala, interação, reconhecimento do espaço dela e dos outros. Ao interagir com crianças mais velhas, principalmente, é notório como a articulação das palavras e desenvolvimento de raciocínio e argumentos evoluiu em pouco tempo”, compartilhou Daniella, que matriculou Anna Candice na Casa Escola aos 2 anos de idade.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Psicóloga compartilha estratégias para a adaptação escolar na Educação Infantil Read More »

Lei proíbe uso de celulares em salas de aula no RN

Lei proíbe uso de celulares em salas de aula no RN

Medida vale para escolas públicas e privadas e entra em vigor nesta quarta

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) promulgou nesta quarta-feira (17.jan.2024) uma lei que proíbe o uso de celulares em salas de aula no estado. A medida vale para escolas públicas e privadas, e é válida para os ensinos fundamental e médio.

A lei foi proposta pelo deputado estadual Hermano Morais (PV), que argumentou que o uso excessivo de celulares pode prejudicar o desempenho educacional e a estabilidade emocional de crianças e adolescentes.

O texto da lei define como smartphone qualquer aparelho celular com sistema operacional e aplicativos com funções de telefone, câmera, acesso à internet, relógio, tocador de músicas, vídeos, estações de rádio e quaisquer outros recursos típicos de computadores pessoais.

A lei entra em vigor a partir desta quarta-feira. Os estabelecimentos de ensino deverão adotar medidas para garantir o cumprimento da medida, como a afixação de avisos informativos e a fiscalização dos alunos.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lei proíbe uso de celulares em salas de aula no RN Read More »

RN tem seis redações nota mil no Enem

RN tem seis redações nota mil no Enem

Um estudante da rede pública é um dos destaques

O Rio Grande do Norte teve seis redações nota mil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, segundo divulgou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta terça-feira (16.jan.2024). Em todo o Brasil, 60 pessoas conseguiram tirar nota máxima na prova.

Dos seis potiguares nota mil, um era estudante da rede pública de ensino. Gabriela Larissa de Souza Gurgel, de 20 anos, concluiu o ensino médio no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Ela é a única estudante da rede pública do estado a alcançar a pontuação máxima na redação do Enem.

O tema da redação foi: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

A nota da redação é considerada decisiva para o desempenho do candidato no Enem. Ela tem um peso importante na pontuação final do exame e é usada como critério de desempate em diversos programas de acesso de universidades.

As notas individuais do Enem já estão disponíveis na Página do Participante, mas o site ainda apresentava instabilidade até a última atualização desta reportagem.

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Com as notas obtidas nas provas, os participantes podem concorrer a vagas em universidades públicas e privadas, e até a financiamento e bolsas privadas.

As provas foram aplicadas em 5 e 12 de novembro na versão regular do exame, e em 12 e 13 de dezembro na versão PPL (para pessoas privadas de liberdade) e reaplicação.

Foto: Angelo Miguel/MEC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

RN tem seis redações nota mil no Enem Read More »

Governo sanciona lei que cria programa para incentivar permanência de estudantes no ensino médio

Governo sanciona lei que cria programa para incentivar permanência de estudantes no ensino médio

Benefício de até R$ 20 bilhões visa reduzir evasão escolar e incentivar a permanência na escola

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira (16.jan.2024) a lei que cria o Programa Pé-de-Meia, que prevê uma espécie de poupança para que estudantes de baixa renda concluam o ensino médio.

O benefício será destinado a jovens regularmente matriculados no ensino médio na rede pública e com a família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda per capita mensal igual ou inferior a R$ 218.

Para ter acesso ao benefício, o aluno precisará ter frequência mínima, garantir a aprovação ao fim do ano letivo e fazer a matrícula no ano seguinte, quando for o caso. A regra também exige participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para aqueles matriculados na última série do ensino médio, nos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e nos exames aplicados pelos sistemas de avaliação externa dos entes federativos para a etapa do ensino médio.

Os valores a serem depositados nas poupanças ainda serão definidos pelos ministérios da Educação e da Fazenda. A União deve aportar até R$ 20 bilhões para o pagamento.

Os recursos serão depositados em uma conta em nome do estudante beneficiário, de natureza pessoal e intransferível, que poderá ser do tipo poupança social digital. E os valores não entrarão no cálculo para declaração de renda familiar e recebimento de outros benefícios, como Bolsa Família, por exemplo.

Os estudantes do ensino regular, beneficiários do programa, poderão realizar saques, a qualquer momento, nos 3 anos do ensino médio, apenas do percentual relativo à manutenção dos estudos, desde de que cumpram as exigências de matrícula e frequência. Esses valores, deverão ser depositados pelo gestor do fundo, ao menos nove vezes ao longo de cada ano.

Já os depósitos relativos à participação nas avaliações e no Enem, só poderão ser sacados depois que o estudante receber o certificado de conclusão do ensino médio.

Parte dos recursos depositados poderá ser aplicada pelo estudante em títulos públicos federais ou valores mobiliários, principalmente os que são voltados para financiar a educação superior.

O Programa Pé-de-Meia é uma iniciativa do governo federal para reduzir as taxas de retenção, abandono e evasão escolar, geralmente causadas por desigualdades e falta de mobilidade sociais.

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo sanciona lei que cria programa para incentivar permanência de estudantes no ensino médio Read More »

MEC publica nesta terça-feira (16) resultado do Enem 2023

MEC publica nesta terça-feira (16) resultado do Enem 2023

Acesso às notas deve ser feito por meio da Página do Participante

O Ministério da Educação (MEC) divulga a partir desta terça-feira (16) os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 aplicado nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. O acesso às notas deve ser feito por meio da Página do Participante, com o login único da plataforma gov.br.

Segundo o Ministério da Educação, as notas dos chamados “treineiros” – pessoas que participaram do exame na busca por autoavaliação, sem concorrer para as vagas – serão divulgadas em março. Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do certame.

Já o espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias, após a divulgação dos resultados. O MEC reitera que os textos são avaliados de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência; e que a nota pode chegar a 1.000 pontos, mas que há fatores que podem resultar em nota zero.

Entre esses fatores estão fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MEC publica nesta terça-feira (16) resultado do Enem 2023 Read More »

Material escolar fica 18% mais caro em Natal

Material escolar fica 18% mais caro em Natal

Pesquisa do Procon Natal aponta aumento nos preços de itens essenciais para o início do ano letivo

Uma pesquisa realizada pelo Procon Natal entre os dias 26 e 29 de dezembro de 2023 constatou um aumento de 18% no preço do material escolar em relação à pesquisa anterior, realizada em setembro do mesmo ano.

O levantamento, que analisou os preços de 32 itens de papelaria, como apontador, borracha, caneta esferográfica, cola plástica e cola bastão, canetas hidrográficas, lápis cera, gizão de cera, lápis de cor, lápis preto nº. 2, tinta guache, régua plástica, cadernos, tesoura, papel tamanho ofício e A4 (resma e cento), entre outros, apontou que o preço médio do material escolar passou de R$ 148,06 para R$ 181,63.

O aumento foi registrado em todos os itens pesquisados, com destaque para caneta hidrográfica (42%), resma de papel A4 (2%) e caderno universitário (17%).

O Procon Natal orienta os pais e responsáveis a pesquisarem os preços antes de comprar o material escolar, tanto no comércio varejista quanto no atacadista. A pesquisa completa pode ser acessada no site do órgão.

Além disso, o Procon lembra que as escolas não podem escolher marcas de itens da lista de material escolar, obrigar os pais a comprarem na secretaria da escola ou cobrar taxas extras ou materiais de uso coletivo.

Caso o consumidor se sinta lesado, pode procurar o Procon Natal para registrar uma denúncia.

Foto: Alessandro Marques – Procon Natal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Material escolar fica 18% mais caro em Natal Read More »

RN oferece mais de 12 mil vagas em universidades públicas no Sisu 2024

RN oferece mais de 12 mil vagas em universidades públicas no Sisu 2024

UFRN é responsável por mais da metade das oportunidades

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024, que terá uma edição única no ano pela primeira vez, vai oferecer mais de 12 mil vagas em cursos de graduação em universidades públicas do Rio Grande do Norte.

As inscrições para o processo seletivo acontecerão de 22 a 25 de janeiro. Poderão concorrer os alunos que tenham feito o Enem 2023 e tirado nota acima de zero na redação. As notas individuais do exame devem ser divulgadas nesta terça-feira (16.jan.2024).

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é responsável por mais de metade das vagas: 7.186. O número é o quarto maior oferecido por uma única instituição em todo o país. Apenas a UFRJ, a UFF e a UFPB oferecem mais vagas que a federal potiguar no Sisu.

A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) abriu 2.509 vagas para 2024, com seleção por meio do Sisu.

A Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) lançou 1.485 vagas no sistema.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) cadastrou 1.497 vagas em diferentes cursos de graduação.

Em todo o país, o Sisu vai contar com 264.360 vagas distribuídas em 127 instituições de educação superior participantes do programa. Como não haverá uma segunda edição do programa no meio do ano, como ocorreu até 2023, essas serão as únicas vagas em universidades e institutos públicos ofertadas pelo Sisu no ano. A seletiva reunirá cursos cujas aulas podem começar no primeiro ou no segundo semestre letivo.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

RN oferece mais de 12 mil vagas em universidades públicas no Sisu 2024 Read More »

Trabalhadores da limpeza da UFRN ocupam reitoria por atraso salarial

Trabalhadores da limpeza da UFRN ocupam reitoria por atraso salarial

Funcionários terceirizados denunciam terceiro mês consecutivo de atrasos e buscam respostas

Trabalhadores do setor de limpeza da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) iniciaram nesta segunda-feira (15.jan.2024), uma ocupação pacífica na reitoria da instituição em resposta ao contínuo atraso no pagamento de salários pela empresa contratada, a Criarte.

Cerca de 170 funcionários terceirizados ainda aguardam o pagamento referente à folha de dezembro, enquanto a paralisação, que começou na última quinta-feira (11.jan), persiste.

Até o momento, a Criarte ainda não se pronunciou sobre o caso. Os líderes do protesto afirmam que a mobilização continuará até que os salários sejam efetivamente depositados nas contas dos trabalhadores.

A UFRN afirmou que o atraso já perdura sete dias e espera que a empresa responsável, a Criarte, efetue o pagamento até esta terça-feira (16.jan). A universidade destaca estar em contato com a empresa, respeitando os direitos dos trabalhadores e as normas legais, e afirma que está tomando medidas para apurar os possíveis descumprimentos contratuais.

Estudantes da UFRN uniram-se aos trabalhadores terceirizados no protesto, confeccionando faixas de cobrança pelos salários atrasados. O presidente do Sindlimp, Fernando Lucena, ressalta que essa é a terceira vez consecutiva que atrasos ocorrem, apontando que a UFRN tem contrato com duas empresas para os serviços de limpeza, e enquanto uma efetuou os pagamentos, a outra não.

O Sindlimp busca esclarecimentos, e a ocupação da reitoria é vista como uma tentativa de obter respostas por parte da universidade.

Foto: Sindlimp Natal/Reprodução/Facebook

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Trabalhadores da limpeza da UFRN ocupam reitoria por atraso salarial Read More »

Estácio oferece dois meses grátis para iniciar a faculdade em 2024

Estácio oferece dois meses grátis para iniciar a faculdade em 2024

Para realizar a inscrição, os candidatos podem consultar o regulamento e explorar os cursos disponíveis na campanha através do site estacio.br

Na noite de 14 de janeiro, a Estácio deu início a uma campanha especial para ingresso no Ensino Superior. Com apenas 24 horas de duração, essa ação oferece o benefício de duas mensalidades gratuitas aos calouros em diversos cursos de graduação, abrangendo diferentes formatos de ensino. Para realizar a inscrição, os candidatos podem consultar o regulamento e explorar os cursos disponíveis na campanha através do site estacio.br.

Além de sua reconhecida qualidade e tradição em ensino inclusivo, diversificado e acessível, a Estácio tem se destacado nos últimos anos. A instituição foi pioneira no país ao adotar um portfólio verdadeiramente híbrido em larga escala, com cinco formatos distintos, ampliando as possibilidades de estudo não apenas para diferentes perfis, mas também para diferentes orçamentos. Com mais de 100 opções em cursos de graduação, a Estácio também lançou recentemente um sistema de certificações intermediárias para facilitar a inserção rápida dos estudantes no mercado de trabalho, além de criar o programa Singular, um projeto inovador que personaliza a jornada dos alunos, alinhando seus interesses pessoais e profissionais com o conteúdo do curso.

Na Estácio, os calouros podem contar com uma instituição reconhecida pela excelência acadêmica, composta por um corpo docente formado por doutores, mestres e especialistas, com compromisso com a ascensão social e a empregabilidade dos alunos. Além disso, a instituição mantém um ensino de qualidade superior disponível em grande escala, utilizando diversas metodologias de ensino em um modelo nacionalizado e moderno para a formação de profissionais capacitados em todas as regiões do país. Possuir um diploma reconhecido nacionalmente é um diferencial significativo no mercado de trabalho para os alunos formados na Estácio.

Com mais de 50 anos de atuação no segmento educacional, a Estácio se orgulha de liderar o caminho da inovação educacional no Brasil, comprometendo-se a promover habilidades e competências essenciais para o sucesso profissional e crescimento pessoal de seus mais de 750 mil alunos. Presente em unidades de ensino em 25 estados, no Distrito Federal, e em mais de dois mil Polos de Ensino Digital em todo o país, a instituição mantém um dos mais sólidos e atuantes programas de Responsabilidade Social do setor educacional, apoiando diversas iniciativas nas áreas de educação, cultura, esporte e cidadania.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Estácio oferece dois meses grátis para iniciar a faculdade em 2024 Read More »

Provas do Concurso Público Nacional Unificado serão aplicadas em quatro cidades do RN

Provas do Concurso Público Nacional Unificado serão aplicadas em quatro cidades do RN

Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) abre inscrições para 6.640 vagas em 21 órgãos

O governo federal lançou nesta quarta-feira (10.jan.2024) os editais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que oferece 6.640 vagas de nível médio e superior em 21 órgãos públicos. As inscrições começam no próximo dia 19 de janeiro e vão até 9 de fevereiro.

As provas serão aplicadas no dia 5 de maio, em dois turnos, nas cidades de Natal, Mossoró, Parnamirim e Caicó, no Rio Grande do Norte.

Os candidatos poderão concorrer a quantas vagas quiserem em diferentes órgãos federais, desde que dentro de uma mesma área de atuação. Do total de vagas, 5% serão reservadas para pessoas com deficiência (PCDs) e 20% para pessoas negras.

As avaliações são de caráter classificatório e eliminatório e contemplam a 1ª fase da primeira etapa do concurso unificado, que terá validade de 12 meses.

As demais fases são:

  • Perícia médica (avaliação biopsicossocial) para a reserva de vagas das pessoas com deficiência;
  • Procedimento de verificação da condição declarada para as pessoas negras;
  • Procedimento de verificação documental complementar para indígenas;
  • Além disso, para alguns cargos, haverá uma segunda etapa, de avaliação de títulos.

O cronograma do concurso é o seguinte:

  • Inscrições: 19/01 a 09/02/2024
  • Divulgação dos dados finais de inscrições: 29/02/2024
  • Divulgação dos cartões de confirmação: 29/04/2024
  • Aplicação das provas: 05/05/2024
  • Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação: 03/06/2024
  • Divulgação final dos resultados: 30/07/2024
  • Início da convocação para posse e cursos de formação: 05/08/2024

O CPNU é um modelo inédito de concurso público, inspirado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O governo federal afirma que a iniciativa visa a garantir maior transparência, eficiência e equidade no processo de seleção de servidores públicos.

Foto: Nguyen Dang Hoang Nhu/Unsplash/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Provas do Concurso Público Nacional Unificado serão aplicadas em quatro cidades do RN Read More »

Concurso Nacional Unificado oferece mais de 6 mil vagas para 21 órgãos federais

Concurso Nacional Unificado oferece mais de 6 mil vagas para 21 órgãos federais

Editais publicados nesta quarta-feira (10) detalham regras da seleção

O Concurso Nacional Unificado, que oferece 6,6 mil vagas para 21 órgãos federais, teve seus editais publicados nesta quarta-feira (10.jan.2024), em edição extraordinária do Diário Oficial da União.

Os editais detalham as regras da seleção, como vagas, requisitos, salários, conteúdo programático, formas de inscrição, critérios de seleção, data e local das provas.

As inscrições começam no próximo dia 19 e vão até 6 de fevereiro e serão feitas exclusivamente pelo Portal Gov.br. As taxas custam R$ 60 (nível médio) e R$ 90 (nível superior).

O ministro da Gestão e Inovação, Esther Dweck, disse em entrevista coletiva que a descentralização do concurso tem como objetivo trazer mais diversidade ao serviço público.

“Queremos o serviço público com a cara do Brasil. Já temos uma diversidade regional em Brasília, mas pode ser ampliada. Muitas vezes as pessoas precisam se deslocar para Brasília ou na melhor das hipóteses ir para as capitais.”

As provas do concurso serão aplicadas no dia 5 de maio, em 220 cidades de todo o país.

Detalhes do concurso

  • Vagas: 6.640
  • Órgãos: 21
  • Blocos temáticos: 8
  • Níveis de escolaridade: médio e superior
  • Salários: de R$ 3,7 mil a R$ 23 mil
  • Inscrições: 19 de janeiro a 6 de fevereiro
  • Provas: 5 de maio

Foto: Acacio Pinheiro/Agência Brasília

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Concurso Nacional Unificado oferece mais de 6 mil vagas para 21 órgãos federais Read More »

Pedagoga destaca importância de atividades lúdicas longe das telas durante o recesso escolar

Pedagoga destaca importância de atividades lúdicas longe das telas durante o recesso escolar

Pesquisa publicada em revista americana associa atrasos cognitivos ao uso excessivo de smartphones; entretenimento infantil têm se tornado prioridade em espaços comerciais

Um dos maiores desafios da educação parental na atualidade é lidar com o tempo de tela permitido às crianças. De acordo com pesquisa publicada no The Journal of the American Medical Association Pediatrics, o hábito está diretamente ligado a atrasos no desenvolvimento da linguagem, coordenação motora e habilidades sociais infantis.

A Sociedade Brasileira de Pediatria já recomenda que, até dois anos de idade, os pequenos não tenham acesso a conteúdo em TVs e smartphones, mesmo que passivamente. Já crianças de dois a cinco anos podem se expor a uma hora por dia; entre seis e dez anos, o tempo aumenta para duas horas diárias e, para os maiores, a orientação é de até três horas por dia, evitando o uso do celular durante as refeições e perto da hora de dormir, e sempre acompanhado por um adulto.

Entretanto, a correria do dia a dia faz com que muitos pais precisem recorrer a este artifício para entreter os filhos, especialmente durante as férias escolares. Para a docente do curso de Pedagogia da Estácio, Jeanne Maciel, o importante é buscar o equilíbrio para que o uso do celular e dos serviços de streaming na televisão não sejam as únicas formas de entretenimento para as crianças.

“O que preocupa é a parcela de tempo que a criança está sendo entretida de forma passiva nas telas, consumindo vídeos e até conteúdos que não são indicados para sua faixa etária, em relação ao tempo que passa interagindo com outras crianças, ou com seus pais, em brincadeiras onde participam ativamente que estimulam a imaginação, criatividade e atividade física, uma não pode substituir a outra”, alerta a especialista.

A pedagoga aproveita e lista atividades que podem ser postas em prática com crianças de todas as idades: tempo de leitura e pintura, jogo da memória, montar quebra-cabeças, aventuras ao ar livre, na praça ou no bosque, brincadeiras de pega-pega, esconde-esconde, correr, pular corda e jogar bola.

Lazer infantil é prioridade

Neste cenário, atrações de lazer voltadas para o público infantil têm se tornado prioridade em espaços comerciais da capital potiguar. No Natal Shopping, por exemplo, todos os finais de semana de janeiro contam com programação gratuita dentro da agenda das Férias com a Naty, mascote do empreendimento. Todos os sábados tem recreação no Parque da Naty, e aos domingos, teatrinho no Alpendre – sempre às 16h.

Na área externa do empreendimento, as crianças também podem se divertir a valer no parquinho infantil de 220m² com brinquedos interativos, seguros e modernos, como camas elásticas de borracha rentes ao piso, morrinhos para escalada, túnel, escorregadores, trampolim, discos voadores – brinquedos de equilíbrio, geodésica, animolas e escadas. Já no Parque da Naty, os pequenos aproveitam uma estrutura especial com jogos, brinquedos, galeria e biblioteca.

Além disso, as operações do empreendimento voltadas para o público infantil também estão especialmente preparadas para atender à demanda para a temporada de férias, como a Brinkids, o Vila Trampolim, o Game Station e o Cinépolis, com várias películas em cartaz para a família inteira aproveitar.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Pedagoga destaca importância de atividades lúdicas longe das telas durante o recesso escolar Read More »

UERN abre concurso público com 106 vagas para docentes e técnicos

UERN abre concurso público com 106 vagas para docentes e técnicos

Editais foram publicados nesta sexta-feira (5) e inscrições seguem até 8 de fevereiro

A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) abriu nesta sexta-feira (5.dez.2023) os editais para o concurso público da instituição, com 106 vagas efetivas, com oportunidades para professores e servidores técnicos.

As inscrições também foram abertas nesta sexta (5) e seguem até o dia 8 de fevereiro. Os valores das inscrições são de R$ 250 para cargos do magistério; R$ 180 para cargos de nível superior e R$ 120 para cargos de nível médio.

As 106 vagas são para cargos de magistério (66 para docentes) e técnicos de níveis superior e médio (40). Os salários iniciais oferecidos vão de R$ 3.163,21 a R$ 6.240,30 podendo ser acrescidos de vantagens, bem como adicional por titulação, no caso do magistério.

O certame será realizado e coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), juntamente com a Comissão Central de Concurso (CCC – UERN).

A seleção de técnicos contempla vagas em áreas específicas com cargos de nível superior e médio.

A previsão, segundo o cronograma, é que as provas objetivas para os cargos de técnicos de nível médio e nível superior e as provas discursivas para o cargo de docente sejam aplicadas no dia 21 de abril.

Os candidatos aprovados e classificados, dentro e além do número de vagas efetivamente disponibilizadas, poderão ser lotados, segundo adequação administrativa, em qualquer dos Campi da UERN localizados nas cidades de Mossoró, Natal, Caicó, Patu, Assú e Pau dos Ferros.

A reitora da UERN, Cicília Maia, destacou a importância do concurso para a instituição. “Estamos muito felizes em começar o ano de 2024 dando essa notícia. Há toda expectativa da comunidade universitária e da sociedade também sobre esse concurso público, com 106 vagas em diversas áreas de conhecimento e também para diversos cargos”, afirmou.

O concurso também reserva vagas para pessoas que se autodeclaram negras e que precisarão passar por procedimento de heteroidentificação.

Foto: Wilson Moreno/Secom/PMM/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

UERN abre concurso público com 106 vagas para docentes e técnicos Read More »

Vereadores de Natal aprovam aumento da carga horária de professores e redução de verbas para cultura

Vereadores de Natal aprovam aumento da carga horária de professores e redução de verbas para cultura

Projeto de lei do Executivo foi aprovado por ampla maioria, apesar de protestos

Em sessão plenária realizada na terça-feira (26.dez.2023), os vereadores de Natal aprovaram a Lei Orçamentária Anual de 2024, que prevê um orçamento de R$ 4,8 bilhões para o próximo ano. O projeto de lei, enviado pela Prefeitura, foi aprovado em regime de urgência, apesar de protestos de professores e produtores culturais.

Um dos projetos aprovados em regime de urgência foi o que amplia a carga horária para novos professores de ensino fundamental que ingressarem no município, de 20 horas para 30 horas semanais. A mudança foi aprovada por ampla maioria, com 22 votos favoráveis e 7 contra.

Os professores que já atuam na rede municipal de ensino não serão afetados pela mudança.

O outro projeto aprovado em regime de urgência foi o que reduz pela metade o incentivo à cultura por meio da Lei Djalma Maranhão. Pelo texto aprovado, o setor passará a contar com 1% do orçamento municipal para projetos culturais e eventos. Até então, o percentual era de 2%.

A mudança foi aprovada por 21 votos a 6.

Os produtores culturais que acompanhavam a sessão protestaram contra a redução. Eles alegam que a mudança compromete a cadeia produtiva e projetos culturais da cidade.

Após a votação dos dois projetos em regime de urgência, os vereadores votaram a Lei Orçamentária Anual, além de 1.200 emendas, das quais 850 eram consensuais.

O orçamento aprovado para 2024 é de R$ 4,8 bilhões. Houve um acordo para retirada de emendas da base governista e de oposição para dar celeridade à votação do orçamento e foram aprovadas 857.

Foto: Elpídio Júnior/CMN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Vereadores de Natal aprovam aumento da carga horária de professores e redução de verbas para cultura Read More »

Veterinário dá dicas para proteger pets de fogos de artifício

Veterinário dá dicas para proteger pets de fogos de artifício

Cães são os mais suscetíveis ao barulho

Com a chegada das festas de fim de ano, especialmente o Réveillon, muitas pessoas utilizam os fogos de artifício para celebrar e expressar sua alegria com a chegada de um novo ano. Apesar de ser uma tradição, este hábito afeta diretamente a saúde de animais de estimação e, segundo especialistas, precisa ser revisto.

De acordo com Johnatan Henrique dos Santos, tutor de Práticas Veterinárias do curso de Medicina Veterinária da UnP (Universidade Potiguar), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, o barulho é um agente causador de problemas.

Estudos apontam que os cães, por exemplo, conseguem ouvir frequências de até 40.000 Hz, enquanto os humanos têm a capacidade de captar frequências de até 20.000Hz. “Isso significa que, para esses animais, o ruído dos fogos é bem mais potente do que para nós. Se para algumas pessoas já é assustador uma frequência nessa intensidade, imagine com essa maior sensibilidade que é natural dos cães”, explica Johnatan.

Ainda de acordo com Santos, pets que possuem alguma comorbidade, como doenças cardíacas, estão mais suscetíveis. “Pacientes portadores de cardiopatias podem descompensar e vir a óbito por causa da crise de pânico”, frisa.

O médico veterinário ainda alerta que não existe um padrão na forma como esse barulho excessivo afeta os pets. “Isso varia de acordo com cada animal, idade e fatores pré-existentes que desencadeiam desde uma reação de fuga dentro de casa, até mesmo uma fuga para vias públicas, que pode acarretar em um acidente por atropelamento ou choque em muros, móveis e outras superfícies”, alerta o especialista.

Diminuindo o impacto dos fogos

Organizar um local seguro dentro de casa, onde o animal possa se refugiar; retirar móveis que possam servir de obstáculos e causar traumas em situações de fuga; ligar a TV ou rádio em volume moderado para abafar os ruídos; fechar portas e janelas para minimizar o barulho; e optar por fogos que não emitam sons estão entre as estratégias que os tutores podem adotar para diminuir o impacto dos fogos de artifício.

“No mercado, é possível adquirir algumas bandagens como a tellington touch que podem ajudar a acalmar os pets. O tutor pode colocar tampões nos ouvidos, como gaze ou algodão, para reduzir o volume do ruído e até se utilizar de calmantes naturais e fitoterápicos, como florais. Em caso de dúvidas, o tutor deve consultar o animal com o médico veterinário”, aconselha Johnatan Henrique dos Santos.

Foto: Freepik

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Veterinário dá dicas para proteger pets de fogos de artifício Read More »

Gestora educacional dá dicas importantes de como escolher uma escola para o seu filho

Gestora educacional dá dicas importantes de como escolher uma escola para o seu filho

Educadora pede para os pais pararem e refletirem: “Que tipo de educação você quer dar para o seu filho(a)?”

O fim de ano vai chegando e, com ele, a época de matrícula nos colégios também. Método de ensino, uniforme, localização; são tantos detalhes que devem ser levados em conta na hora de decidir onde colocar o seu filho para estudar, que muitas vezes fica difícil saber o que fazer. Por isso, a gestora educacional Kelly Dantas selecionou algumas dicas importantes para ajudar os pais nessa missão.

Antes de começar, a educadora pede para os pais pararem e refletirem: “Que tipo de educação você quer dar para o seu filho(a)?” Ao pensar sobre o que é importante para você e o que você deseja para a sua criança, pense também na idade dela, explica Kelly. “Isso porque, as necessidades do seu filho mudam com o passar dos anos e o que você deve solicitar da escola, também”.

De acordo com Kelly, o primeiro passo para escolher uma escola para o seu filho é refletir sobre o tipo de educação que você deseja oferecer à ele. “O que você considera importante para que a sua criança se desenvolva como estudante e ser humano? Descoberto isso, você já pode iniciar a sua pesquisa”, afirma. Após isso, você deve analisar as questões mais práticas do processo de escolha, como: localização, quantidade de horas, infraestrutura, método de ensino e valor da mensalidade, acrescenta a educadora. “Faça uma lista com o que você considera essencial, por ordem de prioridade. Essa organização ajudará você a selecionar as melhores escolas”.

Outro fator para ser levado em conta na hora de escolher uma escola para o seu filho é o espaço físico. Isso porque, os recursos disponíveis no local podem influenciar a qualidade da educação que a sua criança irá receber, bem como o seu desenvolvimento ao longo dos anos. “A escola possui recursos básicos como: acesso a água potável, rede de esgoto e energia?; A estrutura física do prédio está em boas condições? O colégio tem áreas de lazer como: jardins, pátio, parquinho e quadras poliesportivas?”.

Além dos requisitos básicos, Kelly acrescenta: “a escola dispõe de recursos como internet, biblioteca, sala de informática, laboratórios e auditórios? Se a resposta para maioria das perguntas acima for “não”, fique atento”, pondera. O nome parece complicado, mas o Projeto Político Pedagógico, conhecido como PPP, pode dar muitas pistas para você avaliar se o que a escola diz, acontece na prática. Pergunte ao coordenador ou diretor como é o processo de aprendizagem, qual o papel do professor, se a escola enfatiza mais a música e as artes ou prefere os esportes.

“No Mundi Colégio e Curso, por exemplo, que tenho a satisfação de gerir ao lado da minha mãe Sheila Dantas, temos um cuidado imenso em oferecer aos nossos alunos uma experiência educacional inovadora. Estamos há 24 anos transformando vidas através da educação e somos referência na região”. Para o próximo ano, adianta Kelly, a escola trará várias novidades. “Trabalharemos com um novo material educativo, abrangendo desde a Educação Infantil até o 5° ano que é o Sistema AZ, o programa bilíngue HighFive e o Sistema de Ensino Bernoulli, o melhor aliado dos nossos alunos nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio”.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Gestora educacional dá dicas importantes de como escolher uma escola para o seu filho Read More »

Nutricionista orienta aproveitar festividades e ceia natalina de forma equilibrada

Nutricionista orienta aproveitar festividades e ceia natalina de forma equilibrada

Escolhas ao preparar alimentos e consumo com moderação são dicas que ajudam a manter refeições menos calóricas em mês de confraternizações

As confraternizações de final de ano são sempre regadas a banquetes fartos, com muitas opções de pratos quentes, bebidas alcoólicas e sobremesas. E em meio a tantos eventos sociais ao redor da mesa, sair da dieta pode ser uma preocupação de quem está tentando perder peso ou prefere se alimentar de forma menos calórica. Entretanto, segundo a nutricionista e docente da Estácio, Eva Andrade, é possível aproveitar as celebrações sem contar calorias, de uma forma mais equilibrada.

“O segredo é buscar a moderação sem grandes restrições diante de tantas opções de pratos deliciosos. Não é produtivo se privar neste momento em que todos estão celebrando ao redor da mesa, porque se alimentar também é parte do rito social. Então, buscar servir e consumir apenas a quantidade suficiente para saciedade é o melhor caminho”, orienta Eva, ressaltando que essa dica vale para todo o ano, não só a época de Natal e Ano Novo.

A especialista reforça que o dia da ceia é apenas um em meio a uma rotina alimentar regrada, então não é prejudicial para o indivíduo aproveitar as refeições mais calóricas se depois retornar ao planejamento alimentar orientado pelo profissional de Nutrição que faz o acompanhamento. Em relação às bebidas alcoólicas, Eva ressalta que a hidratação é de suma importância para evitar a famosa “ressaca” no dia seguinte.

Para quem vai cozinhar, fazer escolhas mais assertivas quanto aos ingredientes também pode ser uma saída. Para fazer pratos deliciosos, mas menos calóricos, Eva enumera evitar o uso de ultraprocessados como maionese, embutidos e molhos prontos; ter atenção ao excesso de açúcar, manteigas e margarinas; e dar preferência a preparações assadas em vez de fritas.

“Algumas substituições podem deixar a refeição mais saudável do ponto de vista nutricional são optar por carnes magras assadas ou grelhadas; o arroz pode ter leguminosas como brócolis e cenoura para ficar mais rico em fibras; na farofa, substituir uma parte da farinha de mandioca por aveia, por exemplo. Além disso, o tempero da comida deve ser feito com ervas naturais em vez dos temperos prontos, que tem alto teor de sódio, e as sobremesas com chocolate 70% cacau em vez de achocolatado”, aconselha.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Nutricionista orienta aproveitar festividades e ceia natalina de forma equilibrada Read More »

Professor de Educação Física dá dicas finais para preparação dos corredores para a São Silvestre

Professor de Educação Física dá dicas finais para preparação dos corredores para a São Silvestre

Falta de alongamento pré-corrida, uso de calçado inapropriado e sobrecarga do corpo estão entre principais causas de lesões elencadas pelo profissional

Contagem regressiva para a principal prova de corrida de rua da América Latina: a tradicional e quase centenária Corrida Internacional de São Silvestre. No dia 31 de dezembro de 2023, a Corrida trará a sua 98ª edição, com largada na Avenida Paulista, entre as ruas Frei Caneca e Augusta, em São Paulo. E haja preparação para percorrer os 15km, com direito a muito sol, subidas e descidas previstos no percurso.

O professor do curso de Educação Física da Estácio, Elmir Andrade, separou dicas valiosas para dar um gás na preparação final dos corredores, não só dos que estão arrumando as malas para pousar em terras paulistas, mas de todos que incluíram as corridas de rua no calendário esportivo.

Antes de sair correndo por aí, o especialista alerta que a preocupação com o consumo de água e bebidas repositoras de eletrólitos – minerais responsáveis pelo transporte de água para as células do corpo – deve ser o primeiro passo do atleta para alcançar um bom rendimento.

“O consumo deve se intensificar durante a prova e continuar mesmo após a linha de chegada. Essa atenção especial evita a perda de performance, mas acima disso, contribui para que o atleta novato finalize a participação sem prejuízos à sua saúde”, completa.

Para quem está ingressando no mundo da corrida e quer intensificar a rotina de treinos a poucos dias da competição, o professor recomenda justamente fazer o contrário: optar pelo descanso.

“A rotina de treinos acaba proporcionando certo nível de desgaste ao corpo e, para obter uma boa performance é necessário que haja uma boa recuperação nos dias que antecedem a competição. Desse modo, faltando aproximadamente uma semana para a prova, ou um pouco mais do que isso, dependendo da distância, deve-se diminuir tanto a intensidade, quanto o volume dos treinos. E faltando um ou dois dias para a corrida, é indicado que haja descanso total, sem nenhum tipo de treino, ou, no máximo, algo bem leve”, orienta o docente.

O universitário Hyan Maurício participou da São Silvestre em 2015. Para ele, o calor de dezembro e o esforço físico para lidar com as ladeiras percorridas foram as maiores dificuldades enfrentadas durante a prova. “No meu treinamento incluí bastante subidas, principalmente no treino longo, para simular a situação da prova. Treinei no horário parecido com o da prova, também de manhã, pra ter a sensação parecida com a que eu iria vivenciar no dia. Participei também de outras competições antes, com a distância parecida, de 10 e 12 km, pra ver como é que estava o meu corpo”, conta.

O corredor avalia ainda, que toda dedicação e esforço empenhados na corrida internacional valeu a pena. “Foi uma experiência única pra mim. Tenho vontade de voltar à Corrida também pela energia do público. É a única corrida que tem muita torcida, além de pessoas correndo com você de todos os níveis: desde o atleta que foi recordista mundial, ao que está iniciando agora as corridas. Então é uma prova bem diversificada, tem vários personagens irreverentes. É uma experiência única”, relata.

Cuidado com lesões

Segundo o especialista, as principais causas de lesões àqueles que participam de corridas de rua estão na falta de aquecimento adequado antes da prova e no uso de calçados inapropriados.

“O aquecimento prepara o corpo para o exercício físico, aumentando a temperatura corporal e o metabolismo energético, promove maior nível de elasticidade aos músculos, ligamentos e tendões e intensifica a lubrificação das articulações. Quanto aos tênis de corrida, eles devem absorver bem o impacto provocado por cada passo, de modo que articulações, ossos e outros componentes do sistema locomotor sejam preservados tanto quanto for possível, durante a execução da prova”, explica.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Professor de Educação Física dá dicas finais para preparação dos corredores para a São Silvestre Read More »

Mais de 1.200 pessoas privadas de liberdade do RN fazem o Enem PPL

Mais de 1.200 pessoas privadas de liberdade do RN fazem o Enem PPL

SEAP inclui reeducandos da APAC pela primeira vez

Mais de 1.200 pessoas privadas de liberdade do Rio Grande do Norte farão o Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (ENEM PPL) nos dias 12 e 13 de dezembro. Esse número representa 1,5% do total de inscritos no país, que é de 82.053.

A Secretaria da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (SEAP) conseguiu, de forma inédita, incluir os reeducandos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Macau (APAC) nesta edição do ENEM PPL.

O Departamento de Promoção à Cidadania (DPC), órgão da SEAP responsável pela implantação das assistências previstas pela Lei de Execuções Penais, está empenhado para o bom andamento das provas. O ambiente dos estabelecimentos prisionais foi preparado para oferecer um espaço adequado e seguro para a realização do exame.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo dia, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Técnicas. As provas serão aplicadas no horário vespertino. A divulgação do resultado está prevista para o dia 16 de janeiro do próximo ano.

Conforme Edital, a finalidade principal do ENEM PPL é a avaliação individual do desempenho do participante ao final do nível médio. Os aprovados terão a oportunidade de ingressar em instituições de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificado (SISU), concorrer a bolsas do Programa Universidade Para Todos (PROUNI) e acesso a programas governamentais.

A educação, assim como o trabalho, são importantes ferramentas de reinserção social. Várias unidades do RN realizaram aulões preparatórios para as provas, inclusive, com a participação de policiais penais como voluntários.

Foto: Assecom Seap/Augusto Bezerra

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mais de 1.200 pessoas privadas de liberdade do RN fazem o Enem PPL Read More »

Sisu passará a ter apenas uma edição a partir de 2024

Sisu passará a ter apenas uma edição a partir de 2024

Até agora, eram feitos dois processos seletivos por ano

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) passará a ter apenas uma edição por ano a partir de 2024. O programa seleciona estudantes para vagas em universidades públicas de todo o país com base na nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), ainda nesta semana, será publicado o edital do Sisu do próximo ano, que deverá trazer mais detalhes sobre a mudança.

Criado em 2009 e implementado em 2010, o Sisu é realizado tradicionalmente duas vezes por ano, selecionando estudantes para vagas no ensino superior tanto no primeiro quanto no segundo semestre de cada ano. A partir do ano que vem, no entanto, deverá ser feito apenas um processo seletivo por ano.

O Sisu é um sistema que reúne em uma mesma plataforma as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais. Para participar, os estudantes devem ter feito a última edição do Enem e não podem ter tirado zero na prova de redação.

Na hora da inscrição, os candidatos podem escolher até duas opções curso nas quais desejam concorrer a vagas. Uma vez por dia, durante o período de inscrição, é divulgada a nota de corte de cada curso, baseada nas notas dos candidatos inscritos até aquele momento. Os candidatos podem mudar de opção de curso até no último dia de inscrição.

A edição do início do ano é que conta com a maior participação de instituições e também a que tem a maior oferta de vagas. Na primeira edição de 2023, foram ofertadas 226.399 vagas de 6.402 cursos de graduação em 128 instituições federais, estaduais ou municipais de ensino, sendo 63 universidades federais. Já a segunda edição de 2023 disponibilizou 51.277 vagas em 1.666 cursos de graduação, de 65 instituições de educação superior.

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sisu passará a ter apenas uma edição a partir de 2024 Read More »

Núcleo de Práticas Jurídicas da Estácio Natal realiza 200 atendimentos gratuitos em 2023

Núcleo de Práticas Jurídicas da Estácio Natal realiza 200 atendimentos gratuitos em 2023

De acordo com a coordenação do Núcleo, a maior parte dos atendimentos foi realizada nas áreas de Direito de Família e do Consumidor

O balanço dos atendimentos gratuitos realizados este ano pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Estácio Natal foi motivo de comemoração para o Curso de Direito da Faculdade. Segundo o levantamento divulgado nesta quarta (06), em 2023, foram realizados pelos alunos e professores da instituição de ensino, o total de 200 atendimentos para assistidos em situação de hipossuficiência financeira de todas as regiões de Natal.

Para 2023, foram contabilizados 79 atendimentos no primeiro semestre e 121 no segundo, além da realização de audiências, instauração e acompanhamento de processos judiciais em curso.

“A área mais procurada pelos assistidos foi Direito Civil, mais especificamente ações de alimentos e divórcio, seguidas de demandas de consumo (Direito do Consumidor)”, explica o coordenador do NPJ da Estácio Natal, João Victor Alencar.

Durante os atendimentos, os alunos recebem o acompanhamento de professores e advogadas orientadoras, com experiência em diversas áreas. O Núcleo da Estácio dispõe de salas de atendimento individual, estrutura de triagem, sala de conciliação ampla, além das salas de audiência simulada, para estimular a vivência prática da advocacia entre os estudantes.

Vagas para novos atendimentos

O Núcleo funciona no prédio da Estácio, localizado na Av. Alexandrino de Alencar. E a abertura de vagas para cadastro de novos assistidos acontece a partir de janeiro de 2024, no calendário a ser divulgado pela faculdade.

Para ser atendido, o interessado deve demonstrar que mora em Natal e recebe o valor mensal de até dois salários-mínimos, na triagem realizada pelo Núcleo.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Núcleo de Práticas Jurídicas da Estácio Natal realiza 200 atendimentos gratuitos em 2023 Read More »

Vivência Científica do Instituto Internacional de Física promove programa de atividades para estudantes

Vivência Científica do Instituto Internacional de Física promove programa de atividades para estudantes

Ao longo dos cinco dias, a vivência será repleta de atividades, incluindo uma visita ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno para a observação do lançamento de balões

O Instituto Internacional de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IIF-UFRN) promoverá entre os dias 04 e 08 de dezembro uma Vivência Científica, um evento que oferecerá palestras, tutoriais, seminários e aulas a 21 estudantes entusiastas da física.

Ao longo dos cinco dias, a vivência será repleta de atividades, incluindo uma visita ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno para a observação do lançamento de balões.

Onze professores conduzirão palestras sobre temas diversos da física, além das apresentações de painéis pelos próprios alunos, compartilhando experiências e trabalhos já realizados.

De acordo com um dos organizadores, o Professor Fernando Sobreira, a essência da Vivência Científica é inspirar estudantes na faixa etária de 15 a 18 anos a se envolverem no universo da física.

“Queremos motivar esses jovens que estão concluindo o ensino médio a explorar a ciência, mais especificamente a física, proporcionando-lhes um contato com os temas da fronteira de física, algo que provavelmente não tiveram durante sua trajetória escolar”, conclui Sobreira.

O primeiro grupo de alunos é formado por seis medalhistas pelo Torneio de Física para Meninas (TFM). O segundo grupo inclui cinco selecionados da Escola de Jovens Talentos do IIF, para os quais a participação na Vivência representa a segunda fase dessa escola. O terceiro grupo é composto por alunos selecionados da Escola de Talentos do Instituto Principia. Por fim, o quarto grupo de cinco alunos provém da Escola de Talentos do Instituto Metrópole Digital.

Segundo o Professor Klaus Capelle, diretor do evento, a inspiração para a Vivência Científica surgiu após o Instituto ter realizado no ano passado a segunda fase da sua Escola de Jovens Talentos, tendo cinco alunos selecionados para a participação presencial em Natal. Durante essa experiência, os alunos participaram diariamente de inúmeras atividades ao longo da semana.

“A ideia deste ano é utilizar as parcerias existentes com os Institutos, a Escola de Talentos e o TFM para ampliar os benefícios e o número de alunos selecionados, proporcionando esta vivência do Instituto a um grupo mais extenso de estudantes. Em resumo, trata-se de uma evolução do que realizamos no ano anterior”, complementa Capelle.

A programação do primeiro dia do evento terá início às 9h, com uma sessão de abertura contendo introdução e informes. Em seguida, os participantes desfrutarão de palestras ministradas pelo professor Sobreira e pelo Presidente da Sociedade Brasileira de Física, Prof. Rodrigo Capaz, encerrando o dia com uma sessão de perguntas e respostas para esclarecimento de dúvidas.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Vivência Científica do Instituto Internacional de Física promove programa de atividades para estudantes Read More »

66% dos alunos brasileiros não leem textos com mais de 10 páginas

66% dos alunos brasileiros não leem textos com mais de 10 páginas

Com menos de 10% de jovens leitores, o Brasil está atrás de outros países da América Latina.

Um estudo do Centro de Pesquisas em Educação, Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) aponta que 66,3% dos alunos brasileiros entre 15 e 16 anos nunca leram mais de 10 páginas de um livro. Ainda de acordo com a pesquisa, apenas 9,5% leu algum material com mais de 100 páginas.

A análise é fruto de microdados extraídos do exame internacional Pisa – 2018 e, apesar dos indicadores negativos, mostra que os estudantes veem a leitura de forma positiva. Mais de 40% dos alunos afirmam que gostam de falar sobre livros, média superior à registrada pelos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Segundo a educadora Priscila Griner, diretora da Casa Escola, o baixo interesse pela leitura é reflexo de um contexto social amplo. “É sabido que as telas assumiram um papel relevante na rotina dos adultos e, até mesmo, das crianças, substituindo diferentes costumes, que promoviam a interação pais e filhos, pelas mídias digitais”, diz.

Para se ter uma ideia, com menos de 10% de jovens leitores, o Brasil está atrás de outros países da América Latina, como Chile (64%), Argentina (25,4%) e Colômbia (25,8%). Em exemplos de nações reconhecidamente bem-sucedidas na educação, como na Finlândia, o patamar chega a 72,8%.

“É importante dizer que o prazer pela leitura é uma construção que perpassa pela disponibilidade do adulto de contar histórias. É justamente isso que forma a memória afetiva da leitura. Então, se não desenvolvermos este prazer desde a infância, certamente teremos pouquíssimos jovens leitores”, destaca Priscila.

“Na Casa Escola, por exemplo, temos diversas ações neste sentido. E tudo começa com a professora de sala de aula junto com a biblioteca e suas responsáveis, que tornam este espaço um local dinâmico, vivo. Nossas crianças são convidadas a serem protagonistas desse processo, pois compartilham significados, os quais são acolhidos e validados. Aqui, contamos e encenamos histórias, discutimos e abrimos as mentes”, completa.

Escrita como aliada na formação de leitores

Iniciativas de incentivo à leitura não são necessariamente uma novidade no meio pedagógico e, em um cenário de baixo interesse pelos livros e uso excessivo de telas por crianças, cada vez mais cedo, o desafio aumenta. Mas um projeto inovador, da Casa Escola, vai além da utilização de conteúdo literário na rotina escolar.

Os alunos do Ensino Fundamental 1 e 2 realizam produções textuais que compõem livros, lançados ao final do ano letivo. O objetivo é ir além do estímulo pontual e propor um contato frequente com a escrita, possibilitando, assim, o desenvolvimento de habilidades com o objetivo de tornar o estudante um escritor competente.

“Essa é uma atividade importantíssima para o desenvolvimento sociocognitivo e emocional dos nossos alunos, uma vez que eles têm a oportunidade de ficcionalizar suas inquietações e exercitam o olhar para o outro. Nossa maior realização é perceber o aluno vencendo a barreira do individual”, explica a professora de Língua Portuguesa, Thayane Morais.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

66% dos alunos brasileiros não leem textos com mais de 10 páginas Read More »

Dezembro Vermelho: casos de infecções com HIV caem, exceto entre homens de 15 a 29 anos

Dezembro Vermelho: casos de infecções com HIV caem, exceto entre homens de 15 a 29 anos

Mês carrega campanha de conscientização sobre Aids e outras ISTs; professora de Enfermagem orienta sobre as formas de contágio e tratamentos disponíveis

Graças aos avanços científicos nas formas de prevenção e tratamento, depois de mais de 40 anos da pandemia de HIV no mundo, o desenvolvimento da Aids tem diminuído, mas ainda precisa de atenção. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil vem registrando queda nos casos de HIV/Aids ao longo dos anos, exceto entre homens de 15 a 29 anos. Neste cenário, especialistas lembram que a prevenção ainda é a melhor arma contra essa e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Para a professora de Enfermagem da Estácio, Tallita Adriano, é essencial que os jovens saibam se proteger dessa e das outras ISTs antes de começarem sua vida sexual, porque é principalmente pelo ato sexual desprotegido que a transmissão acontece. Nos últimos dez anos, de acordo com o Boletim Epidemiológico HIV/Aids do Ministério da Saúde de 2020, o número de casos de HIV/Aids aumentou 64,9% na faixa etária de 15 a 19 anos.

“É importante promover ações de saúde para conscientizar o adolescente, mas é preciso que esse assunto também seja trabalhado em casa, os pais com seus filhos, para desmistificar esse tabu em torno da vida sexual que só colabora para a desinformação e para aumentar o risco de contaminação desses jovens”, afirma.

Hoje, muitas ISTs têm tratamento e cura, como a sífilis, tricomoníase, clamídia e gonorreia, porém a Aids, que recebe o destaque nesse mês com a campanha Dezembro Vermelho, não é uma delas.

“Apesar de hoje em dia nós termos à disposição a profilaxia pós exposição de risco (PEP), que é um grupo de medicamentos que reduzem o desenvolvimento da infecção, a Aids não tem cura, o que pode comprometer muito a saúde do indivíduo que for diagnosticado, tanto no fisiológico quanto no psicológico, devido ao tabu que cerca a doença”, diz Tallita.

A docente lembra ainda que antigamente, quem testou positivo para HIV sentia como se houvesse recebido um atestado de óbito, e esse impacto segue no imaginário da população. “Por isso, é necessário atentarmos para a prevenção na relação sexual, mas caso aconteça uma infecção, o indivíduo deve procurar imediatamente os serviços de saúde para iniciar o quanto antes o tratamento e o acompanhamento”, orienta.

Exames devem ser frequentes

Tallita destaca que também é importante manter uma frequência nos exames de check-up porque as ISTs são doenças “silenciosas”, isto é, podem ficar anos sem apresentar sintomas.

“Muitas vezes, nós descobrimos a doença na mulher, que costuma procurar o médico com mais frequência, e convidamos o parceiro para fazer os testes também, até porque não adianta ela fazer o tratamento se vai continuar exposta à relação sexual com um parceiro possivelmente contaminado. Então o ideal é que homens e mulheres mantenham a frequência de testes para que o casal faça o tratamento juntos, se necessário”, afirma.

No público feminino, testes são feitos anualmente junto ao exame preventivo, e em caso de gravidaz, na primeira consulta de pré-Natal e durante toda a gestação. Para a população em geral, homens, mulheres que não estão grávidas e adolescentes, são recomendados os testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C disponíveis em todas as unidades básicas de saúde, com resultados disponíveis em 30 minutos.

A profissional de saúde lembra que “tanto a camisinha masculina quanto a feminina tem o mesmo parâmetro de proteção durante o ato sexual”. Logo, mulheres também devem ser incentivadas a buscar o preservativo nos postos de saúde e testar seu uso.

“O uso da camisinha feminina é interessante porque ela pode ser colocada até oito horas antes do ato sexual, o que previne de esquecimentos ou impulsos desprotegidos, mas sempre lembrando que as duas não devem ser usadas juntas: ou o homem usa, ou a mulher usa”, esclarece a profissional de saúde.

Diferença entre HIV e Aids

Quarenta anos após a doença ter sido identificada pela primeira vez, a diferença entre a Aids e o HIV ainda causa dúvidas na população. O HIV é o vírus da imunodeficiência humana e há pessoas que, mesmo contaminadas, passam anos e anos sem apresentar sintomas e sem saber que estão infectadas, o que é um risco. Dessa forma, o indivíduo pode ser um agente transmissor do vírus sem saber.

Tallita explica que o vírus age principalmente nas células de defesa do organismo e deixa enfraquecido o sistema imunológico. “Nesse momento, considera-se que a pessoa desenvolveu a Aids, e dessa forma, outras doenças oportunistas, como pneumonia e tuberculose, conseguem se instalar”, diz.

Em caso de diagnóstico positivo, Tallita conta que é reunida uma equipe multiprofissional para levar a informação ao paciente de forma sensibilizada e imediatamente a pessoa é encaminhada para o serviço de referência de doenças infectocontagiosas para iniciar a terapia com medicamentos que deverão ser tomados diariamente. “Felizmente, com o avanço da tecnologia, essas medicações estão cada vez mais eficientes, e se a pessoa seguir o tratamento de acordo com a prescrição médica, pode ter uma vida normal, desde que redobre os cuidados com a proteção de futuros parceiros e mantenha o acompanhamento médico”, finaliza.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Dezembro Vermelho: casos de infecções com HIV caem, exceto entre homens de 15 a 29 anos Read More »

Especialista em finanças aponta estratégias para maximizar aproveitamento do 13° salário

Especialista em finanças aponta estratégias para maximizar aproveitamento do 13° salário

Primeira parcela do benefício trabalhista será paga até esta quinta-feira (30) para trabalhadores com carteira assinada; Dieese estima injeção de R$291 bi na economia

O fim do mês de novembro traz a expectativa das festas de fim de ano e também a chegada do tão aguardado 13° salário. Até esta quinta-feira (30), os trabalhadores em regime de CLT, aposentados e pensionistas receberão a primeira parcela do benefício, enquanto a segunda parte deverá ser paga pelos empregadores até 20 de dezembro. Para orientar as famílias sobre a melhor maneira de gerenciar o dinheiro a mais, o economista, PhD em Finanças e professor do curso de Administração da Estácio, Bruno Dore, compartilha dicas valiosas.

Dore destaca a importância de considerar o 13º como uma oportunidade de planejamento financeiro. Além das despesas tradicionais de dezembro, há contas significativas que surgem nos primeiros meses do ano seguinte, como IPVA, IPTU e matrícula escolar. O aconselhado, portanto, é que as famílias considerem poupar parte desse recurso para arcar com essas despesas sazonais.

Para quem recebe o décimo terceiro em duas parcelas, o economista sugere que a primeira parte seja destinada ao pagamento de dívidas, priorizando aquelas com juros mais altos, enquanto a segunda parcela pode ser estrategicamente utilizada para os gastos adicionais do final do ano. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o salário extra injetará R$291 bilhões na economia neste ano. Em média, cada trabalhador deverá receber R$3.057.

Com a proximidade do Natal, Dore sugere que as compras de presentes e itens necessários para as comemorações sejam antecipadas. Ele enfatiza a importância de evitar compras de última hora, que tendem a ser mais caras, e destaca as vantagens das promoções online.

O economista ressalta também que não há uma regra específica para determinar quanto gastar, pois as necessidades variam entre as famílias. No entanto, o planejamento é a chave para economizar. Por fim, o docente da Estácio lembra ainda a importância de criar uma reserva de emergência, considerando que dezembro é um mês festivo, onde as despesas podem aumentar devido a viagens, recepção de familiares e despesas adicionais com alimentos e presentes.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Especialista em finanças aponta estratégias para maximizar aproveitamento do 13° salário Read More »

Realização de testes gratuitos de HIV marca o início do Dezembro Vermelho em Natal

Realização de testes gratuitos de HIV marca o início do Dezembro Vermelho em Natal

Iniciativa acontece nesta sexta-feira (1º) no Centro Integrado de Saúde da UnP Salgado Filho

Em uma iniciativa voltada para a conscientização, a prevenção e o diagnóstico do HIV, a Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, promove testagem rápida gratuita para detecção do vírus da imunodeficiência humana nesta sexta-feira, 1º de dezembro. O resultado é liberado em até 30 minutos.

Os interessados devem se dirigir até o Centro Integrado de Saúde (CIS), na entrada lateral da UnP Salgado Filho, localizado na Rua General Francisco Monteiro, 371, em Lagoa Nova, zona Sul de Natal. Os testes são limitados e serão disponibilizados das 9h às 12h e das 14h às 17h.

A ação é idealizada por estudantes que integram a Liga Acadêmica de Infectologia (LAI) de Medicina, cujo curso é parte integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país

Além da testagem, o grupo distribuirá preservativos e um material para conscientizar o público a respeito da prevenção e do diagnóstico do HIV

De acordo com o infectologista e professor da Universidade Potiguar, Igor Queiroz, o Dezembro Vermelho é uma campanha nacional de conscientização sobre a AIDS, que busca combater o estigma em torno da doença, promover a solidariedade com as pessoas que convivem com o HIV e ressaltar a importância da prevenção.

“É fundamental compreender que a prevenção do HIV vai além dos testes. A distribuição de preservativos e material educativo complementar visa levar informações para que as pessoas tenham consciência e façam escolhas saudáveis, conscientes e seguras. Vale lembrar também que, além de conhecer o status sorológico, é importante desmistificar estigmas associados ao HIV. A solidariedade e o apoio às pessoas que convivem com a doença são passos essenciais para construirmos uma comunidade mais inclusiva e saudável”, afirma Igor, que também é Presidente da Sociedade Riograndense do Norte de Infectologia (SRNI).

Serviço

Testagem gratuita para detecção do HIV
Local: Centro Integrado de Saúde (CIS) da UnP Salgado Filho (entrada pela rua lateral)
Endereço: Rua General Francisco Monteiro, 371, em Lagoa Nova, zona Sul
Data: Sexta-feira, 1º de dezembro
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h

Foto: Reprodução/Ministério da Saúde

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Realização de testes gratuitos de HIV marca o início do Dezembro Vermelho em Natal Read More »

Especialista destaca importância da manutenção em estruturas residenciais para o período de chuva

Especialista destaca importância da manutenção em estruturas residenciais para o período de chuva

Engenheiro civil dá orientações sobre manutenções preventivas para as edificações; Inmet alerta para chuva com ventos intensos e descargas elétricas em 111 municípios

Com o alto volume de chuvas registrado por todo o Rio Grande do Norte nesta segunda e terça-feira (27 e 28), é necessário estar atento aos cuidados com a segurança dentro e fora de casa. Em Natal, o boletim pluviométrico da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) apontou 194.9mm nas últimas 24h e a Defesa Civil já orienta que os cidadãos evitem sair de casa e planejem seus trajetos pela cidade, que acumula diversos pontos de alagamento.

Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a continuação das chuvas intensas em 111 municípios hoje, com estimativa de 30 e 60 mm/h, ventos intensos (60-100 km/h), risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Neste cenário, o momento é de prevenir e buscar identificar possíveis problemas também nas estruturas do imóvel antes dos possíveis transtornos causados pelo aguaceiro.

Mesmo que a edificação não esteja em área de risco, cuidados básicos podem ser tomados para evitar um maior desgaste na construção e também garantir segurança à estrutura.

De acordo com Pedro Andrade, professor do curso de Engenharia Civil da Estácio, é de grande importância que se mantenha a manutenção do imóvel antes do período das chuvas. “Em muitas situações, pela falta de manutenção, algumas falhas são identificadas somente após a ocorrência da chuva. Nesses casos, é necessário aguardar dias de sol para os serviços adequados serem executados”, explica.

Geralmente, as estruturas que mais apresentam defeitos são as calhas, telhados, paredes e fundações sem impermeabilização. “A respeito das calhas, é necessário observar se há alguma obstrução. É comum o acúmulo de folhas para quem tem árvores próximas à casa. Os telhados, da mesma forma, devem sempre ser limpos e as tenhas estarem bem encaixadas”, elenca.

Durante a chuva, os moradores devem-se atentar para locais de acúmulo de água em pisos, paredes e coberturas. “As infiltrações são casos complicados, por demandarem experiência e conhecimento na área para o reconhecimento da causa, muitas vezes difícil de identificar. Em muitas situações, a obra de impermeabilização ou drenagem é necessária”, destaca.

Andrade, que também é especialista em instalações, acrescenta que em casos de bairros sem o saneamento básico é preciso que os usuários instalem em suas residências sistemas de drenagem e esgoto sanitário com calhas, caixas coletoras, sumidouro de águas pluviais, tanque séptico e sumidouro de esgoto para evitar maiores danos.

“Também é primordial não interligar clandestinamente o esgoto sanitário na rede pública de drenagem. Este tipo de ligação compromete a do abastecimento de água, possibilita a contaminação e danos ambientais. Ainda pode ocorrer o rompimento da tubulação, surgimento de odores indesejáveis e, consequentemente, transmissão de doenças”, alerta.

Para a verificação dos problemas estruturais nos imóveis e soluções, o especialista ainda orienta, o ideal é buscar um profissional para realizar o serviço. Caso o imóvel esteja em área de risco, deve-se procurar apoio da Defesa Civil pelo telefone 190.

Foto: Ana Lúcia Gomes/Governo do RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Especialista destaca importância da manutenção em estruturas residenciais para o período de chuva Read More »

Evasão escolar no RN cresce 10% após pandemia

Evasão escolar no RN cresce 10% após pandemia

Repasses do Fundeb aumentam, mas número de alunos cai

O Rio Grande do Norte registrou uma queda de 16.723 matrículas de alunos nas escolas estaduais ao longo dos últimos cinco anos, conforme dados do Censo Escolar. As informações foram publicadas pelo jornal Tribuna do Norte. O saldo negativo é resultado do comparativo das 216.206 matrículas que o RN registrou nas escolas do Estado em 2019, com as 199.483 matrículas de 2023.

Apesar disso, os repasses para o RN do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) aumentaram. Se de 2019 para 2020 houve uma queda de R$ 27.7 milhões, para o ano seguinte o aumento foi de 35,8% passando do R$ 1,1 bilhão.

O subsecretário de educação do estado, Flaubert Torquato, explica que isso se deve a uma série de fatores, como a evasão escolar, que se aprofundou na pandemia, e a competição da rede estadual com institutos federais no ensino médio.

A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN (SEEC) informou que a evasão no pós pandemia está em torno de 10 mil alunos. Sendo que em 2021, o índice estava em 18% e em 2022 ficou em 10%.

Em entrevista ao jornal, o subcoordenador de avaliação educacional da SEEC/RN, Afonso Gomes, destacou que a evasão se caracteriza quando, no ano seguinte, não há matrícula em nenhuma rede de ensino daquele aluno. “Para se evadir, não se trata de reprovação apenas. Acontece, principalmente, nos anos do ensino médio, porque estamos falando de adolescentes e a questão de natureza socioeconômica da família pesa sobre eles, que muitas vezes precisam trabalhar e isso se agravou com a pandemia”, relata.

Ele diz que entre 2020 e 2021 houve um fenômeno evidente de abandono, que é quando o aluno se matricula, mas deixa de frequentar as aulas. Com isso, aumentou o grau de reprovações, que tem influência no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O reflexo disso foi que o ensino médio do RN teve o pior IDEB do país no ano passado, com 2,8 de média.

Para a SECC, a medida de não adotar a aprovação automática, sem considerar a aprendizagem gerou esse resultado real, enquanto outros estados que aprovaram os alunos compulsoriamente causaram a sensação de que estavam bem no índice ou que até tinham melhorado esse indicador.

O governo do RN anunciou medidas para tentar conter a evasão escolar, como abrir vagas nas modalidades que forem necessárias, seja no ensino regular e outras modalidades que forem necessárias, como na Educação de Jovens e Adultos – EJA, bem como projetos que estimulem os estudantes a retornarem às escolas e permanecerem.

Questionamentos sobre valores do Fundeb

Um levantamento do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta (Sinsp/RN) apontou que o Estado enviou R$ 3,5 bilhões mais do que recebeu do Fundeb. Esse fundo é composto por recursos provenientes de impostos e das transferências dos Estados, Distrito Federal e Municípios vinculados à educação. O Fundeb recebe os valores proporcionais à arrecadação desses entes conforme a legislação.

A SEEC negou que haja esses professores pagos sem lotação e apontou para a possibilidade de ter ocorrido alguma falha nos dados do sistema.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Evasão escolar no RN cresce 10% após pandemia Read More »

TCU anula aplicação de pisos constitucionais para saúde e educação em 2023

TCU anula aplicação de pisos constitucionais para saúde e educação em 2023

Governo federal terá alívio de R$ 20 bilhões

O Tribunal de Contas da União (TCU) anulou na última quarta-feira (22.nov.2023) a aplicação dos pisos constitucionais para saúde e educação em 2023. A decisão atende a um pedido do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que argumentou que a aplicação dos pisos neste ano poderia causar um “shutdown”, uma espécie de paralisação, nas pastas ministeriais.

A medida representa um alívio de R$ 20 bilhões ao caixa do governo federal, que seriam necessários para cobrir os gastos com saúde e educação caso os pisos fossem aplicados em 2023.

O TCU entendeu que as mudanças nas aplicações mínimas em ações e serviços públicos exigidas pela Constituição Federal, resultantes de alterações no texto constitucional, não retroagem, a menos que haja uma cláusula expressa de vigência em sentido contrário. Portanto, essas alterações devem ser aplicadas apenas a partir do orçamento seguinte.

O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Luciano Santos, concordou com a decisão do TCU. “Qualquer alteração nos valores destinados a ações e serviços públicos de saúde e ensino deve ser implementada no orçamento seguinte, a menos que haja uma cláusula expressa de vigência em sentido diverso”, afirmou.

A decisão do TCU foi comemorada por representantes do governo federal. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a medida “garante a continuidade dos serviços de saúde prestados à população brasileira”. Já o ministro da Educação, Victor Godoy, afirmou que a decisão “é um importante passo para a estabilidade das finanças públicas”.

A decisão do TCU também foi criticada por entidades que defendem os direitos sociais. A Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) afirmou que a medida “é um golpe nos direitos da educação brasileira”. Já a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) disse que a decisão “trará prejuízos para a saúde e a educação nos municípios”.

Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

TCU anula aplicação de pisos constitucionais para saúde e educação em 2023 Read More »

Câmara de Natal aprova projeto que prevê assistência psicológica nas escolas a vítimas da violência urbana

Câmara de Natal aprova projeto que prevê assistência psicológica nas escolas a vítimas da violência urbana

De autoria do vereador Robério Paulino (PSOL), o texto segue agora para sanção do Executivo

O plenário da Câmara Municipal de Natal aprovou em segunda discussão, durante a sessão ordinária da quarta-feira (22), o Projeto de Lei n° 421/2022 que dispõe sobre a disponibilização na rede municipal de ensino de assistência psicológica e social aos discentes e familiares vítimas da violência urbana no município. De autoria do vereador Robério Paulino (PSOL), o texto segue agora para sanção do Executivo.

A iniciativa prevê acompanhamento com “equipes multiprofissionais”, a fim de desenvolver plano especializado de atendimento individual”, com foco na melhoria do “processo de ensino-aprendizagem”, além de iniciativas amenizadoras dos traumas violentos, de modo a permitir aos alunos a superação destes, com a consequente readaptação à escola.

Em seu discurso, o vereador Robério Paulino disse que a proposta pretende mitigar os efeitos que prejudicam irremediavelmente as crianças que frequentam as escolas da capital potiguar, atrapalhando todo o processo de aprendizado na fase infantil e que é levada para toda a vida estudantil futura. “Trata-se de uma política de imenso impacto social, fundamental para o processo educacional dessas crianças. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os parlamentares que votaram pela aprovação deste projeto”, pontuou.

Por fim, recebeu parecer favorável, em primeira discussão, o PL 519/2023, do vereador Raniere Barbosa (Sem Partido), que dispõe sobre a alteração da denominação da Praça da Matriz, no Bairro de Candelária, ao qual passará a ser denominada doravante de Praça “Armando Nobre Viana”.

Foto: Elpídio Júnior

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Câmara de Natal aprova projeto que prevê assistência psicológica nas escolas a vítimas da violência urbana Read More »

Alunos do Mundi Colégio e Curso conquistam primeiros lugares em Jogos Escolares do RN

Alunos do Mundi Colégio e Curso conquistam primeiros lugares em Jogos Escolares do RN

Esse ano, a escola alcançou resultados impressionantes com suas equipes de karatê e handebol

Primeiros, segundos e terceiros lugares foram alcançados pelos alunos do Mundi Colégio e Curso, escola referência em educação na zona norte de Natal – em diversas modalidades esportivas dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jern’s), que acontece até o dia 2 de dezembro. Mais de 5 mil atletas espalhados por 500 unidades de ensino, públicas e privadas, estão inseridos na competição.

Esse ano, a escola alcançou resultados impressionantes com suas equipes de karatê e handebol, entre eles: Kata equipe Juvenil com Riquelme, Lucas Azevedo e Lucas Lima: campeões; Karen Letícia: Tetra Campeã invicta; Vitória Layla: Campeã na Fase Regional e Final (1° ano de competição; Maria Luiza: 2° lugar na luta – Fase Final; Lucas Lima: 3° lugar na Fase Final; Riquelme: Campeão na Fase Regional e Final; Sofia: 3° lugar na Kata equipe Mirim feminino, 3° lugar na luta em equipe (regional); Kaio Alexandre: 3° lugar na luta individual e Lázaro Said: 4° lugar na luta individual.

Já no Handebol de Areia, os resultados foram: Mirim Feminino: 1° lugar; Infantil Masculino: 2° lugar; Infantil Feminino: 3° lugar; Juvenil Feminino: 3° lugar e Juvenil Masculino: 4° lugar. No Jerninhos, a escola teve no Handebol: vice-campeão no masculino e terceiro lugar no feminino.

Todos que fazem o Mundi Colégio e Curso ficam muito felizes com essas incríveis conquistas dos alunos. “Estamos muito orgulhosos de todos, parabéns pelo excelente desempenho de todos, e ao Mundi pela valorização ao esporte”, vibra Genilson Martins, um dos professores de esportes da escola.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Alunos do Mundi Colégio e Curso conquistam primeiros lugares em Jogos Escolares do RN Read More »

Audiência na Câmara de Natal destaca importância do Instituto Metrópole Digital no mercado de TI

Audiência na Câmara de Natal destaca importância do Instituto Metrópole Digital no mercado de TI

Durante a audiência, foi apresentado o trabalho desenvolvido pelo instituto, empregos gerados, empresas incubadas e que se desenvolveram a partir do parque tecnológico, resultado dos investimentos já realizados

A Câmara Municipal de Natal realizou nesta quinta-feira (16) uma audiência pública, proposta pela vereadora Nina Souza (PDT), para discutir sobre o fortalecimento do mercado de tecnologia da informação através do Instituto Metrópole Digital (IMD), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

“Discutimos o tema da inovação na gestão pública, startups em funcionamento no parque tecnológico de Natal. Vimos uma pequena mostra de tudo que já foi produzido no IMD e o potencial que temos a explorar”, disse a vereadora, que também é autora de Projetos de Lei que incentivam o financiamento de startups e o desenvolvimento tecnológico na capital.

Durante a audiência, foi apresentado o trabalho desenvolvido pelo instituto, empregos gerados, empresas incubadas e que se desenvolveram a partir do parque tecnológico, resultado dos investimentos já realizados. “Hoje somos mais de 130 mpresas, mais de 2.600 empregos, quase 80 benefícios fiscais concedidos e um faturamento superior a R$ 200 milhões por ano”, destacou o diretor do Parque, Rodrigo Romão.

No momento, o objetivo é ampliar esses números e, por isso, o instituto busca recursos através de emendas parlamentares. “Estamos apostando em aumentar os resultados, em dobrar a meta. E a ampliação do espaço físico vai nos ajudar a concretizar isso”, declarou o professor Frederico Lopes.

Com isso, mais empregos devem ser cirados a partir de novas empresas a serem impulsionadas pelo instituto, a exemplo da startup dirigida pelo empresário Assis Barbosa, ex-aluno do IMD. “Me vi empreendedor dentro da própria academia e o parque foi determinante porque oferece toda uma estrutura, todo um conjunto de consultores para o desenvolvimento do projeto. Seria bem mais difícil sobreviver sem esse tipo de auxílio que o Parque oferece”, enfatizou.

Representantes da Federação das Indústrias do Estado (Fiern) e do Sebrae/RN, também participaram da audiência.

Foto: Francisco de Assis

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Audiência na Câmara de Natal destaca importância do Instituto Metrópole Digital no mercado de TI Read More »

Sindicato aponta desvio de função de professores e salários de até R$ 25 mil no Governo do RN

Sindicato aponta desvio de função de professores e salários de até R$ 25 mil no Governo do RN

Governo Fátima Bezerra (PT) teria contratado quase 3 mil professores temporários a mais, mesmo com redução no número de alunos

O Governo do Rio Grande do Norte foi acusado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado (Sinsp) de contratar 2.791 professores temporários a mais que em 2019, mesmo com a redução no número de estudantes. O caso foi divulgado na última quinta-feira (16.nov.2023).

De acordo com dados do SIOPE/FNDE, em janeiro de 2019, o Estado tinha 847 professores temporários contratados. Em outubro de 2022, o número saltou para 3.638.

O Sinsp também apontou que 1.510 desses professores estavam trabalhando na parte administrativa, na SEEC, cumprindo funções diferentes das quais estão previstas para os cargos que foram contratados.

A redução no número de alunos em sala de aula também é motivo de questionamento. De acordo com o Censo Escolar e dados do Inep, em 2019 havia 216.206 estudantes matriculados na rede estadual, contra 208.844 em 2022. Uma redução de 7.362 matrículas.

O sindicato ainda afirmou que apenas no Núcleo de Cerimonial e Eventos da secretaria de Educação há sete professores “em desvio de função”, com nove vínculos ativos. Dois desses professores, ainda segundo o sindicato, levaram seus dois vínculos ativos para esse mesmo setor.

O Sinsp apresentou à Controladoria o exemplo de dois professores que, juntos, têm salário mensal de R$ 25 mil, com dois vínculos cada um. Um deles tem remuneração de cerca de R$ 13 mil, outro professor com R$ 12 mil. O que mais surpreendeu, de acordo com o Sinsp, foi o acúmulo de carga horária de 70h semanais, com dois vínculos cada de 40h + 30h, para cada um dos professores.

A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN) esclareceu que a contratação de professores temporários é uma prática comum e necessária para atender às demandas sazonais e específicas da Educação.

“Nos últimos quatro anos, oito novas instituições de ensino, entre elas dois centros de educação profissional, foram inauguradas. O governo ampliou a quantidade de escolas em tempo integral, saltando de 49, em 2019, para atuais 149 unidades e 70 instituições de ensino que necessitam de professores temporários para o eixo técnico. Além disso, há concessões de licença por motivos de saúde, que somam 1.065 servidores, professores com licença para estudo, licença-prêmio e os servidores disponibilizados para função administrativa, como é o caso dos 586 professores efetivos que estão em função de diretor (a) escolar.

A diminuição no número de matrículas geral reflete uma conjuntura complexa, envolvendo fatores demográficos, migrações e outros elementos externos, como a pandemia, que influenciou no número de estudantes no processo de retomada das aulas.

A SEEC está implementando medidas para compreender e reverter essa tendência, que é nacional, com foco na promoção de políticas de inclusão e na qualidade do ensino oferecido, como o Busca Ativa Escolar, realizado em parceria com a UNDIME e UNESCO”.

Foto: SEEC/ASSECOM/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sindicato aponta desvio de função de professores e salários de até R$ 25 mil no Governo do RN Read More »

Prazo para solicitar reaplicação do Enem termina nesta sexta-feira (17)

Prazo para solicitar reaplicação do Enem termina nesta sexta-feira (17)

Medida vale para quem teve problemas de logística e saúde

Termina nesta sexta-feira (17) o prazo para apresentação de pedidos de reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem), por candidatos que tiveram problemas de logística ou de saúde – doenças infectocontagiosas. A solicitação deve ser apresentada via Página do Participante.

Podem também fazer a solicitação pessoas que não compareceram ao exame porque foram alocadas a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada. A reaplicação das provas será nos dias 12 e 13 de dezembro.

De acordo com o Ministério da Educação, entre os problemas logísticos que possibilitam a reaplicação das provas estão alguns ligados a comprometimento da infraestrutura (como desastres naturais); falta de energia elétrica no local (caso comprometa a visibilidade da prova); falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante e erro no procedimento de aplicação da prova, caso incorra em comprovado prejuízo ao candidato.

As doenças infectocontagiosas que possibilitam a reaplicação da prova são covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola; influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem sarampo rubéola e varicela.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) explica que, “nos casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Inep individualmente”.

Nos casos de ausência devido a problemas logísticos, o Inep avaliará as solicitações, de acordo com as intercorrências registradas.

Para solicitar a reaplicação do exame, o candidato deve acessar Página do Participante e apresentar documento que comprove a necessidade. Os dados inseridos no pedido não podem ser alterados após o envio.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prazo para solicitar reaplicação do Enem termina nesta sexta-feira (17) Read More »

Consciência negra: escola inclui Capoeira no currículo pedagógico

Consciência negra: escola inclui Capoeira no currículo pedagógico

A iniciativa da Casa Escola busca valorizar a ancestralidade e a diversidade cultural, refletindo a filosofia de uma educação transformadora.

Investir na valorização da ancestralidade e da cultura popular são as bases para uma educação antirracista. É com esta filosofia que a Casa Escola está incluindo a Capoeira no currículo escolar de parte da Educação Infantil. A modalidade, que já integra a grade do Grupo 5 e do 1º ano, com alunos entre 5 e 7 anos, em 2024 passa a compor também o programa do Grupo 4, com crianças a partir dos 4 anos de idade.

Símbolo de resistência e reconhecida mundialmente como prática que une esporte e arte, a capoeira é considerada uma das maiores manifestações culturais brasileiras. Para a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Claudiana Ferreira, a iniciativa é parte de um movimento maior. Ela defende que é no convívio saudável, desde cedo, que os obstáculos causados pelo estranhamento às diferenças se transformam em respeito e em aceitação.

“Temos desenvolvido diversos projetos para romper as barreiras raciais, construindo uma educação verdadeiramente transformadora e socialmente impactante. E tudo começa por auxiliar nossas crianças a compreenderem aspectos de sua identidade. Dessa forma, conseguimos provocar debates importantes sobre ancestralidade e respeito à diversidade, incluindo a participação de figuras representativas em nosso ambiente escolar”, explica a coordenadora pedagógica.

É o caso do Mestre Fumaça, responsável pelo ensino da capoeira na Casa Escola. Originário do Quilombo Capoeiras, em Macaíba, onde vive até hoje, o professor é membro da Associação Brasileira de Professores de Capoeira (ABPC). “Meu trabalho é mostrar para as crianças que a capoeira é muito mais que uma luta ou uma brincadeira. E é nessa interação que eu consigo passar um pouco da minha cultura”, destaca o educador.

“Espelho, espelho meu: quem sou eu?”

Uma outra iniciativa que tem abordado a temática da diversidade étinico-racial com os alunos da Casa Escola é o projeto “Espelho, espelho meu: quem sou eu?”, desenvolvido com a turma do Grupo 5. A atividade objetiva trabalhar a percepção das crianças sobre si mesmas, como seres com características únicas que devem ser valorizadas. E, assim, além de uma compreensão positiva sobre si, exercitam o respeito às diferenças uns dos outros.

“Por meio de atividades lúdicas e de leituras emblemáticas, como os livros Meu Crespo de Rainha e O Pequeno Príncipe Preto, a gente promove com os nossos alunos reflexões que envolvem autoimagem, senso de pertencimento, genealogia e outras questões subjetivas e emocionais. Também apresentamos conceitos como discriminação, racismo, cidadania e direitos individuais”, pontua Claudiana.

AVISO DE PAUTA:

Nesta sexta-feira (17), como parte do projeto e em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a Casa Escola vai promover uma oficina de manualidades, com contação de história e produção de bonecas Abayomi, símbolo da cultura preta, produzidas a partir de retalhos. A atividade será realizada com as crianças do Grupo 5 matutino, às 8h.

Serviço:
Oficina de manualidades em alusão ao Dia da Consciência Negra
Quando: sexta-feira (17)
Local: Casa Escola (Rua João Alves Flor, 3711 – Candelária)
Horário: 8h

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Consciência negra: escola inclui Capoeira no currículo pedagógico Read More »

Urologista explica quais cuidados o homem deve adotar para evitar doenças graves

Urologista explica quais cuidados o homem deve adotar para evitar doenças graves

Especialista também alerta que a saúde masculina vai além do combate ao câncer de próstata

Com a chegada do penúltimo mês do ano, a campanha Novembro Azul ganha notoriedade por estimular que os homens fiquem atentos aos sinais de um possível câncer de próstata. Entretanto, especialistas como o médico urologista e professor do curso de Medicina da Universidade Potiguar (UnP), Arnaldo Santiago, acreditam que os cuidados podem e devem ir além.

Em um cenário preocupante, no qual um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, e apenas 32% dos indivíduos acima de 40 anos se consideram muito preocupados com a sua própria saúde, é imprescindível uma mudança de hábitos. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), respectivamente.

“Os homens, mesmo assintomáticos, devem procurar o urologista a partir dos 50 anos”, alerta Arnaldo. Caso tenham fatores de risco para câncer de próstata (história familiar e raça negra), o rastreamento para essa doença deve se iniciar a partir dos 45 anos”, explica o docente.

Para além dos perigos do câncer de próstata, outro tipo de neoplasia maligna é bastante comum entre os indivíduos brasileiros, e está diretamente ligada à falta de higiene íntima: o câncer de pênis. Em 2022, o Brasil registrou 1.933 casos deste câncer com 459 amputações, ainda de acordo com a SBU.

“Geralmente, uma lesão na região genital é a primeira manifestação do câncer de pênis, que pode vir acompanhada de coceira, mau odor e queimação. A fimose, que impossibilita a higiene genital, é um fator de risco determinante para câncer de pênis. Portanto, propiciar condições que permitam adequada higienização, como realização de cirurgia de circuncisão, podem auxiliar na prevenção”, frisa.

Puberdade

Atualmente, de acordo com Arnaldo, há uma tendência a se incentivar que os homens façam uma primeira consulta com o urologista ainda na puberdade. Essa é uma medida positiva e que pode significar um futuro sem doenças graves.

“Assim como as meninas são estimuladas a serem levadas para a primeira consulta ao médico ginecologista, os pais podem fazer o mesmo com os meninos, no urologista, no intuito de se avaliar o desenvolvimento sexual e de se orientar sobre práticas sexuais seguras, prevenção de doenças venéreas e vacinação para HPV”, orienta o profissional.

Prevenção

Segundo Santiago, o câncer de próstata é uma doença silenciosa, no estágio inicial, e o diagnóstico nessa fase está diretamente ligado a altas taxas de cura, diferentemente do diagnóstico em uma fase avançada (metastática) em que a cura não é mais possível.

“Já o câncer de pênis, que pode haver a amputação do órgão, tem uma íntima relação com a fimose e más condições de higiene. Essas situações podem ser diagnosticadas em uma simples consulta com o urologista e resolvidas de forma cirúrgica com a circuncisão. É preciso superar os estigmas de que homem não se cuidam, não vão ao médico, para que a incidência dessas doenças diminua e os casos fatais também”, finaliza o professor de Medicina da UnP, Arnaldo Santiago, cujo curso é parte integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país.

Foto: Freepik

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Urologista explica quais cuidados o homem deve adotar para evitar doenças graves Read More »

Primeira Infância Antirracista será tema abordado em Natal por Chefe de Educação UNICEF Brasil

Primeira Infância Antirracista será tema abordado em Natal por Chefe de Educação UNICEF Brasil

A presença de Mônica Pinto no Seminário Crescendo Juntos destaca o comprometimento do UNICEF em colaborar ativamente na construção de uma sociedade mais justa e igualitária

O Seminário Crescendo Juntos, um evento de destaque no cenário educacional, receberá a participação especial de Mônica Pinto, Chefe de Educação do UNICEF Brasil. O seminário está agendado para o dia 28 de novembro no Teatro Riachuelo, trazendo à tona discussões cruciais sobre a educação infantil e o desenvolvimento pleno das crianças negras e indígenas.

Mônica Pinto, renomada especialista em educação e defensora dos direitos da criança, abordará o tema “PIA – Primeira Infância Antirracista: Práticas para o desenvolvimento infantil pleno de crianças negras e indígenas”. Sua participação promete oferecer insights valiosos, enriquecendo o debate sobre como promover práticas educacionais inclusivas e antirracistas desde a mais tenra idade.

O UNICEF Brasil tem desempenhado um papel fundamental na promoção de iniciativas que visam garantir o desenvolvimento saudável e pleno de todas as crianças, independentemente de sua origem étnica. A presença de Mônica Pinto no Seminário Crescendo Juntos destaca o comprometimento do UNICEF em colaborar ativamente na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Este evento proporcionará uma plataforma única para educadores, pesquisadores, pais e profissionais interessados em debater e aprender sobre práticas eficazes para garantir um ambiente educacional inclusivo e equitativo desde os primeiros anos de vida.

A participação de Mônica Pinto promete ser um destaque, oferecendo uma visão valiosa sobre como podemos construir uma Primeira Infância Antirracista e promover o desenvolvimento integral de todas as crianças.

Os interessados em participar deste evento enriquecedor ainda podem adquirir ingressos, que estão à venda no site oficial do Seminário Crescendo Juntos (www.seminariocrescendojuntos.com) e também na bilheteria do Teatro Riachuelo.

Este seminário é uma realização da UNDIME/RN, que conta com os parceiros institucionais do Governo Federal, Governo do Rio Grande do Norte, FEMURN, UNDIME Nacional, Sebrae e UNICEF Brasil, bem como, parcerias com as seguintes empresas: Desk, Apform, Aprende Brasil, Cactos, ESIG, Fardar, Fracta, FTD, Futura, Editora Peter Hohl Educação Física, Saber, CEI Editora e Distribuidora, Vera Cruz, Brubrinq, Polo, ITED e Instituto Alicerce, contando também com o apoio cultural da Inter TV, 98 FM e Jovem Pan.

Sobre o UNICEF

O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo para alcançar as crianças mais desfavorecidas. Em 190 países e territórios, trabalhamos para cada criança, em qualquer lugar, para construir um mundo melhor para todos.

Serviço

  • Data: 28 de novembro
  • Horário: 8h às 18h30

-Local: Teatro Riachuelo

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Primeira Infância Antirracista será tema abordado em Natal por Chefe de Educação UNICEF Brasil Read More »

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar