Educação - Por dentro do RN

Educação

Estudantes de Direito levam conscientização sobre bullying para escolas

Segundo pesquisa do IBGE, 23% dos estudantes brasileiros sentem-se vítimas da prática

Um cotidiano de agressões verbais, exclusão social ou discriminação por cor, raça ou sexo faz parte da vida de aproximadamente um em cada quatro estudantes brasileiros. Segundo levantamento do IBGE, 23% da população jovem afirma já ter sido vítima de bullying e se sente humilhada por provocações feitas por colegas de classe.

O dado foi apresentado pela Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) feita em 2019 e divulgada em 2021 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Quando perguntados sobre o motivo de sofrerem bullying, as três principais respostas dos estudantes foram a aparência do corpo (16,5%), aparência do rosto (11,6%) e cor ou raça (4,6%).

Neste cenário, os alunos do curso de Direito da Estácio levam para as escolas de Natal o projeto de extensão Abrace – Escola sem Bullying, para apresentar conhecimentos jurídicos, sociais e filosóficos sobre o assunto de forma pedagógica para alunos de 07 a 16 anos. Elaborada pelo docente Higor Kalliano, a iniciativa tem como objetivo promover o diálogo sobre as causas e consequências da prática nociva e estimular a empatia e o respeito às diferenças.

“É preciso acolher as crianças que podem estar sendo vítimas para que falem sobre as agressões de forma mais segura, e orientar, também, os agressores sobre as consequências desse comportamento para evitar que continue a ser um agente multiplicador dessa violência”, afirma Higor.

Para a melhoria da vida escolar, uma das atividades propostas pelo projeto é a criação de espaços permanentes no interior das escolas para escuta e discussão sobre casos desse caráter.

Além das agressões presenciais, o bullying também se estende para o ambiente digital: ainda segundo a PeNSE, 13,2% dos respondentes já se sentiram ameaçados, ofendidos e humilhados em redes sociais ou aplicativos – o que caracteriza o cyberbullying. Consideradas apenas as meninas, esse percentual sobe para 16,2%.

Seja no mundo online ou offline, a prática desses atos violentos chega a prejudicar o rendimento escolar e pode ter consequências psicológicas para agressores e vítimas. “Muitas vezes, a criança ou o adolescente deixa de querer ir à escola, alguns passam a ter comportamentos agressivos porque não se sentem à vontade em sala de aula, e isso impacta diretamente na evolução do aprendizado”, explica a coordenadora do curso de Pedagogia da Estácio, Bruna Braga.

“Nem sempre o aluno consegue aprender em determinado momento por ter dificuldade com o conteúdo, mas porque pode haver questões por trás que impactam diretamente na concentração, gerando ansiedade, medo e desencorajamento, além de uma tristeza que pode desencadear para uma depressão também”, ressalta.

De acordo com a pedagoga, atividades que abordam a diversidade, a identidade e a humanidade são ferramentas sempre bem-vindas para ajudar no enfrentamento a comportamentos ofensivos e danosos. “Esses assuntos podem ser trabalhados em diversas temáticas presentes no currículo escolar desde o Ensino Infantil”, alerta.

Bruna ainda destaca a importância da atenção da família para possíveis mudanças de comportamento. “A partir do momento em que os pais notem algo de diferente, devem buscar a escola para investigar o que pode estar acontecendo com os filhos, para contar com o apoio psicopedagógico de forma a minimizar o impacto emocional que essa criança ou adolescente pode estar sofrendo”, orienta.

Em fase de aplicação, o projeto de extensão Abrace – Escola Sem Bullying está disponível para atuar nas escolas públicas ou privadas interessadas em suas ações. Para mais informações, o contato deve ser feito por email: [email protected]

Foto: Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mais 60 mil atendimentos já foram realizados nas unidades do SEST SENAT no RN e na PB em 2022

Prestação de contas foi feita pelo Presidente do Conselho do SEST SENAT nos dois estados, Eudo Laranjeiras

O Presidente do Conselho Regional Nordeste II (CRNE II), entidade representativa do SEST SENAT para os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, Eudo Laranjeiras, se reuniu com os integrantes do Conselho na última sexta-feira (10) para tratar sobre o planejamento das seis unidades que estão instaladas nesses estados e também para realizar a prestação de contas dos primeiros cinco meses do ano.

O CRNE II é responsável pela administração das unidades do SEST SENAT e determina as diretrizes do Sistema nessa região do Nordeste. Nos dois estados, foram realizados 62 mil atendimentos. Além disso, quase 10 mil alunos já receberam certificados de cursos e capacitações para atuação no Setor de Transportes em 2022.

“É uma satisfação imensa vermos esses dados, com milhares de profissionais sendo qualificados através dos cursos e capacitações do SEST SENAT, além dos atendimentos que realizamos, proporcionando mais saúde e qualidade de vida para os trabalhadores, seus familiares, e para a população em geral. Agora, estabelecemos novas metas e importantes diretrizes que iremos alcançar até o final do ano”, declarou Eudo Laranjeiras.

Na ocasião, Laranjeiras aproveitou a oportunidade para prestar homenagem ao ex-conselheiro Roberto Farias, um grande apoiador do SEST SENAT. O novo campo de futebol do SEST SENAT Campina Grande recebeu o nome do homenageado, que também presidiu o sindicato patronal do transporte de passageiros do município.

O CRNE II está presente nos dois estados através das unidades do SEST SENAT localizadas em Natal, Mossoró e João Câmara (RN), e João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras (PB).

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Especialista orienta como conquistar uma vaga ou recolocação no mercado de trabalho

Pesquisa do LinkedIn revela que 61% dos jovens de 16 a 24 anos consideram mudar de emprego em 2022

Os reflexos da pandemia ainda estão presentes no mercado de trabalho e para conquistar uma vaga ou mudar de emprego é preciso mais do que sorte. Segundo a psicóloga e especialista em Gestão de Pessoas da Estácio, Jocely Burda é importante que o candidato conheça melhor o mercado de trabalho e as vagas; receba dicas; saiba elaborar corretamente o currículo; e tenha apoio de planejamento de carreira. Além disso, participar de eventos com profissionais e empresas sobre empregabilidade também é essencial.

A especialista alerta que todo este trabalho muitas vezes já pode ser iniciado desde o ingresso na graduação. Entre as orientações dadas aos graduandos, segundo a psicóloga, é que eles vivenciem a área que querem trabalhar, ainda estudantes. “É preciso ter vivência profissional antes de se formar, e ainda participar de grupos de assuntos ligados à área”, avalia.

Na Estácio, o apoio à carreira é realizado em todos os meses com diversas ações de modo a desenvolver as competências técnicas e comportamentais dos alunos. Também são oferecidas dicas e informações aos alunos sobre oportunidades, como ocorreu, em maio, com a 6ª Edição da Feira Virtual de Estágios e Empregos da Estácio que proporcionou mais de 150 mil oportunidades em mais de 50 empresas em todo o país.

Já para quem deseja mudar de emprego, Jocely cita a pesquisa do LinkedIn com mais de mil entrevistados, em que revela que metade dos brasileiros considera mudar de emprego em 2022. “A pesquisa apontou que a porcentagem sobe para 61% na faixa etária dos 16 aos 24 anos”. Para Jocely, que é autora da obra “Recrutamento e Seleção de Talentos” falar de carreira é sempre relevante e muito atual. “Não importa se você está empregado ou não, o tema faz parte do nosso dia a dia e por ser dinâmico sempre há novas estratégias e possibilidades de estudos sendo o diferencial para o mercado e, por consequência, úteis para a carreira”, diz.

Oportunidade de estudo

Além de aproveitar os benefícios de estudar em uma instituição nacional que possui diversas ações de apoio ao aluno, no segundo semestre também é possível iniciar a graduação com até 70% de bolsa durante todo o curso. Em Natal, as inscrições para as avaliações presenciais ou online podem ser feitas pelo site estacio.br

Para ter acesso às condições é necessário realizar o Megavestibular, presencial ou online, nos dias 10 e 11 de junho. Para quem já está na graduação, mas deseja mudar para a Estácio, vale conferir as condições diferenciadas para a transferência. Confira os formatos de ensino, condições e os cursos disponíveis no campus ou Polo de Ensino Digital mais próximo, ou pelo regulamento no site.

Outro benefício totalmente sem custo, é o seguro educacional, que protege os estudantes elegíveis ao programa nos casos involuntários de perda de emprego. O benefício garante um crédito financeiro de até seis vezes o valor da mensalidade do momento da perda de renda. A Estácio Natal possui um portfólio de cursos bem amplo e diferentes formatos de ensino, como Presencial; Semipresencial; Flex; e Ensino Digital (EaD). Dentre os cursos ofertados estão Direito, Nutrição, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Pedagogia, Enfermagem, entre outros.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Vereadora Nina realiza sessão solene de entrega da Comenda Professor Cícero Onofre de Andrade Neto

A Câmara Municipal de Natal sediará, logo mais às 18h30, sessão solene de entrega da Comenda Professor Cícero Onofre de Andrade Neto. A solenidade é uma proposição da vereadora Nina (PDT). Na ocasião, serão homenageados profissionais que atuam no desenvolvimento de ações e políticas públicas em prol da defesa do saneamento básico, do meio ambiente e desenvolvimento sustentável em Natal.

“O debate em torno do saneamento básico é de extrema importância pois é uma questão ligada diretamente à saúde e ao meio ambiente. Homenagear esses profissionais é reconhecer os grandes esforços que eles fazem em prol do bem-estar da nossa sociedade”, enfatizou Nina.

De acordo com a 14ª edição do Ranking do Saneamento, publicado pelo Instituto Trata Brasil, 35 milhões de pessoas no país vivem sem água tratada e cerca de 100 milhões não têm acesso à coleta de esgoto, resultando em doenças que poderiam ser evitadas e que podem levar à morte por contaminação. Outra consequência da falta dos serviços básicos é o impacto no meio ambiente. Despejar esgotos não tratados polui o solo, lençóis freáticos e reservas de água, levando à morte de animais e reduzindo a quantidade de água potável disponível. Os prejuízos podem se estender para a agricultura, comércio, indústria, turismo e outros setores da economia.

Homenagem

Cícero Onofre de Andrade Neto graduou-se engenheiro civil pela UFRN, foi mestre e doutor pela Universidade Federal de Campina Grande. Na sua vida acadêmica, paralelamente à docência, desenvolveu intensas atividades como pesquisador, tendo proferido palestras sobre os mais variados temas da engenharia sanitária e ambiental, não só no Rio Grande do Norte, mas também em vários estados do Brasil e no Exterior. Teve numerosos escritos na área de sua especialização, com mais de 200 títulos publicados, constituindo-se em biografia digna de realce, no país.

Desde a década de 1980, foi diversas vezes homenageado das turmas concluintes de engenharia civil da UFRN. A Water Environment Federation concedeu-lhe um certificado; “Reconhecimento ao envolvimento e atividade na profissão do meio ambiente e recursos hídricos”. Reconhecido nacional e internacionalmente como uma das maiores autoridades brasileiras no campo da Engenharia Sanitária e Ambiental, foi um cidadão de destaque em nossa cidade.

Como técnico, foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico que levou a surgir o sistema condominial de esgotos, experiência essa implantada inicialmente nos bairros de Santos Reis e Rocas, na década de 80. Sistema esse que já atende cerca de 10 milhões de brasileiros e está implantado em Países da América do Sul, América Latina e África.

Lançamento

Logo após a solenidade, o engenheiro civil Sérgio Pinheiro lançará seu livro “Olhar Ambiental”. A obra é um conjunto de artigos publicados em jornais (Diário de Natal e Jornal de Hoje) e textos que foram produzidos de forma voluntária para diversos programas governamentais. O livro é dedicado a construir uma ponte entre o técnico e o político na defesa de um meio ambiente harmônico e equilibrado. Toda renda obtida com a venda será revertida para o Coletivo Manas na Rua.

Foto: Verônica Macêdo/CMN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Consumo do café pode reduzir chances de morte, segundo estudo

O Brasil é o maior exportador de café no mercado mundial e o segundo maior consumidor

“Você gostaria de sentar e tomar uma xícara de café?” Se você é um brasileiro autêntico, com certeza já fez ou recebeu esse convite. Isto porque muito além das propriedades nutritivas, o café se apresenta no Brasil como um elemento atrelado à sociabilidade e intimidade, além de fazer parte da história e economia do País.

Aos amantes da bebida, mais uma bom motivo para consumi-lo: beber café frequentemente pode diminuir a chance de morte por problemas cardíacos, segundo pesquisa publicada e apresentada no ESC Congress 2021. O estudo realizado por chineses analisou mais de 460.000 integrantes do BioBank do Reino Unido, com dados de desde o início de 2006, incluindo detalhes sobre hábitos de consumo de café dos participantes.

Segundo a pesquisa, consumir moderadamente o café reduz em 12% as chances de morte por causas diversas, 17% para doenças cardiovasculares e 21% para AVC. Contudo, a análise considera a ingestão do café preto, sem adicionais como leite, creme, açúcar ou outros ingredientes.

Para os brasileiros, especialmente, esta é uma ótima notícia. Conforme dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), o Brasil é o maior exportador de café no mercado mundial e ocupa a segunda posição, entre os países que mais consomem a bebida.

Além disso, o Brasil responde por um terço da produção de café no mundo, dessa forma sendo o maior produtor mundial, posição que detém há mais de 150 anos. Neste último ano, apesar da crise econômica decorrente da pandemia, a procura por café permaneceu em crescimento: houve alta de 1,71% em relação ao mesmo período analisado no ano anterior.

Os dados comprovam que o café e o Brasil têm uma relação muito próxima. É uma bebida que está sempre envolvida nos encontros, rituais de sociabilidade, com um ato de comensalidade – a cultura envolvida no alimentar-se. A palavra comensalidade deriva do Latim, onde “mensa” significa “conviver à mesa”.

“O brasileiro sempre traz essa ideia de que a bebida tem um significado, de estar à mesa, do servir bem, acolher, do elo, de manter um encontro, manter o vínculo. O café acaba ocupando esse lugar do sagrado na gastronomia, o de estar no cotidiano das pessoas. O café também tem uma sua marca na história do Brasil atrelado à nossa economia, junto à cana-de-açúcar, e os dois juntos atuam ainda na formação de nosso paladar”, expõe Helington Costa, professor do curso de Psicologia da Estácio.

O café e suas características nutritivas

Sobre suas características, o professor de Nutrição Rodrigo Ruegg explica que um estudo de meta-análise de 2017 revela que o consumo do grão é associado a um risco menor de câncer específico, incluindo câncer de próstata, câncer de endométrio, melanoma, câncer de pele não melanoma e câncer de fígado.

“O consumo também tem associações benéficas com condições metabólicas, como diabetes tipo dois, síndrome metabólica, cálculos biliares, gota e pedras renais e para condições hepáticas, incluindo fibrose hepática, cirrose, mortalidade por cirrose e doença hepática crônica combinadas. E também parece haver associações benéficas entre o consumo de café e a doença de Parkinson, depressão e doença de Alzheimer”, elenca o nutricionista, acrescentando que o estudo conclui que o consumo diário de 3 a 4 xícaras por dia não apresenta prejuízos à saúde.

O estudo não detalha, mas cita o cuidado que se deve ter no consumo em relação ao aumento da frequência cardíaca, estimulação do sistema nervoso central e ansiedade. Além do risco de uma possível dependência. “Isso acontece principalmente devido à presença da cafeína, uma substância estimulante presente no café, além de síndromes de abstinência com sintomas de dor de cabeça e estresse quando o indivíduo não está sob efeito da substância”, expõe.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Em parceria com TJRN, faculdade oferece atendimento para mulheres em situação de violência doméstica

Participantes terão acesso a serviço psicológico gratuito, suporte jurídico cível e participarão de oficinas de empreendedorismo para alcançar independência financeira

Com o objetivo de acolher com empatia e fornecer os instrumentos necessários para autonomia de mulheres em situação de violência doméstica por meio da independência financeira, a Estácio inicia, neste mês, as atividades do projeto de extensão Mulheres Empreendedoras Empoderadas (MEE), lançado no ano passado pela instituição de ensino.

A iniciativa é nacional e está em prática também em outros cinco estados do Brasil. Em sua segunda edição na capital potiguar, o projeto acontecerá em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), que encaminhará as participantes para os atendimentos na faculdade por meio de triagem feita pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CE-Mulher).

O grupo de mulheres terá acesso a serviços gratuitos de apoio psicológico, suporte jurídico e orientações de gestão organizacional com foco no empreendedorismo feminino. No cronograma do programa, são oferecidas oportunidades de atendimento individual e rodas de conversa sobre noções de liderança, marketing, atendimento e serviço, concomitante à escuta psicológica.

“Esse é um projeto que enche todos os envolvidos de muito orgulho”, diz a coordenadora de Extensão da Estácio Alexandrino, Juliana Rocha. “Sabemos que vamos alcançar um público que passou por um momento de muita fragilidade e que merece reconstruir suas vidas com dignidade e autoestima recuperadas, então queremos auxiliar nesse processo e incentivar para que todas as participantes possam alcançar sua emancipação e manter a autonomia por meio da independência financeira”, afirma.

Casos de violência contra mulher triplicaram

Entre 2020 e 2021, o número de casos de violência contra a mulher triplicou no Brasil com um salto de 271.392 registros para 823.127. Segundo informações do Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), do Instituto Santos Dumont (ISD), no RN a situação segue a mesma proporção com alta de 205,02%. Os números subiram de 5.198, em 2020, para 15.855 no ano passado.

Segundo o docente do curso de Direito, Douglas Araújo, esse aumento no registro de casos pode ser justificado pela vazão da demanda reprimida das denúncias que não puderam ser feitas durante o período de maior rigidez na quarentena da pandemia de Covid-19.

“Não é que em 2020 houve menos casos, mas sim, um registro menor devido às questões de pouco acesso às oportunidades de denúncia. Durante esse período, a população precisou ficar mais recolhida em casa e as relações que já eram tensionadas em decorrência da violência doméstica encorparam-se ainda mais. Segundo pesquisas já consolidadas, a mulher consegue denunciar o seu agressor quando ele está fora de casa, mas durante a pandemia isso não foi possível para muitas das vítimas, que em decorrência das medidas restritivas de isolamento social, passaram a conviver por mais tempo com seu agressor”, analisa Douglas.

À frente do acompanhamento do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) ao projeto Mulheres Empreendedoras Empoderadas, o docente explica que as participantes terão auxílio dos alunos de Direito da Estácio nas chamadas “ações reflexas ou acessórias”, que são demandas subjacentes aos processos que tramitam na Justiça Criminal.

“As medidas protetivas e encaminhamentos de ações penais por violência doméstica costumam desencadear outras ações da área Cível como divórcio, reconhecimento e solução de união estável, pensão alimentícia, ações de guarda e regulamentação de visita, por exemplo, e nesses casos o NPJ estará dando suporte às participantes para garantir o fim do vínculo das mulheres com seus agressores nessas relações marcadas por violência”, ressalta.

Sobre o MEE

Criado em 2021, o projeto de extensão da Estácio Mulheres Empreendedoras Empoderadas (MEE) reflete o compromisso da instituição de gerar um impacto positivo para a construção de uma sociedade mais justa por meio de uma educação de qualidade e acessível.

Ao realizar atendimentos gratuitos para mulheres de baixa renda, em especial desempregadas e estudantes, oferecendo cursos de capacitação, acompanhamento psicológico, nutricional, de educação física e jurídica, a iniciativa auxilia as mulheres em situação de vulnerabilidade social a se colocarem no mercado de trabalho, cuidarem da sua saúde e até mesmo para que recebam apoio em casos de violência doméstica.

Além de Natal, a iniciativa acontece também nas cidades de Juiz de Fora – MG; Porto Alegre – RS e São Luis – MA. Contando com mais de 1200 estudantes, supervisionados por docentes dos diversos cursos ofertados pela instituição, somente no seu primeiro ano de atuação, o projeto de extensão beneficiou mais de 30 mil pessoas.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Despoluir nas Escolas e Pelotão da Cidadania retomam atividades

Projeto retoma atividades após o período da pandemia e tem como objetivo a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente

O Despoluir nas Escolas em parceria com o Pelotão da Cidadania esteve nesta quarta-feira (25) na Escola Municipal Professora Angélica de Almeida Moura, no bairro das Quintas, em Natal. O projeto é uma parceria da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste – FETRONOR com o Pelotão da Cidadania Escolar e Protagonismo Juvenil, da Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME), que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente nas escolas da rede municipal.

O projeto retomou as atividades após o período da pandemia levando 39 alunos do 5º ano do ensino fundamental para conheceram o Programa Ambiental do Transporte (Despoluir) e as Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs) da capital. Os estudantes participaram de uma aula de campo com visitação às ZPAs de Natal e depois assistiram a uma apresentação do Programa Ambiental do Transporte realizada pela coordenadora do Despoluir da Fetronor, Samara Freire, e pelo assessor técnico da Federação, Gustavo Costa. No final, todos os alunos receberam os brindes oferecidos pela Fetronor.

“É muito bom ver as crianças empolgadas e preocupadas com o ecossistema. O Projeto Despoluir nas Escolas, juntamente com o Pelotão da Cidadania, tem buscado destacar a importância da preservação e melhoria do meio ambiente, informando o impacto e preocupação com as nossas ZPAs, desde um saquinho jogado na rua até a emissão de poluentes através de veículos automotivos”, afirmou Samara.

O Despoluir é o Programa Ambiental do Transporte, desenvolvido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional Aprendizagem do Transporte), que realiza desde 2007, atividades práticas, em parceria com a Fetronor, visando solucionar os impactos ambientais advindos do transporte.

Ao longo da sua trajetória, foram mais de 3,6 milhões de avaliações veiculares ambientais, atendendo mais de 55 mil transportadores, engajando-os em ações de responsabilidade ambiental e contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbanos.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Praia Shopping inaugura novas operações com destaque para a Livraria Nobel

Embalado pela crescente nas vendas, o setor de varejo tem dados sinais de retomada em Natal. O Praia Shopping por exemplo, inicia nos próximos dias a operação de 8 novas marcas em seu mall.

O destaque é para a unidade da Livraria Nobel, que será inaugurada nesta quinta-feira (26). A rede, que já teve lojas na Cidade, volta a capital potiguar no corredor principal do shopping, em uma mega store de 160 metros quadrados, que engloba mais duas marcas: Zastras Presentes Educativos e a Kave Casa Café. Além dela, outras operações também fazem parte a partir de agora do mix de novidades como a loja de produtos para decoração Bem Te Vi, a nova loja da Fio a Fio, a Noz, a Velo Kids e o salão de beleza Fios. Todas juntas irão gerar mais de 40 novos postos de trabalho.

A rede Nobel tem a tradição de ser mais que uma livraria, se tornando um centro de entretenimento e cultura. Afinal, além de vender livros, CDs, DVDs, revistas e artigos de papelaria, suas lojas foram projetadas para serem verdadeiros centros de lazer, onde são organizados constantemente eventos culturais, infantis e noites de autógrafos, além de disponibilizar espaços de convívio como Cafés e áreas de leitura. Lá estarão dispostos mais de cinco 5 mil itens. Para marcar a abertura, alguns desses itens estarão em promoção com desconto de 10%.

A livraria aposta na curadoria de eventos para agradar seu público, como pocket shows, lançamentos de livros, palestras, clubes de conversação em outros idiomas, entre outros. “Vamos realizar ações culturais nessa nova loja, trazer autores locais e consagrados para interagir com as pessoas e ampliar o conhecimento. Com essas atividades de cultura, lazer e entretenimento esperamos um público mensal de 20 mil pessoas”, disse Amaury Júnior, sócio da loja.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Feira Virtual de Estágios e Empregos oferece mais de 150 mil oportunidades

Evento organizado pela Estácio terá 72 horas de programação com lives sobre carreiras e últimas tendências do mercado de trabalho

Entre os dias 24 e 26 de maio, pessoas de todo o Brasil poderão participar gratuitamente da 6ª edição da Feira Virtual de Estágios e Empregos da Estácio. No evento, serão ofertadas mais de 150 mil vagas em grandes companhias de todo o País com oportunidades presenciais, híbridas ou remotas, com e sem exigência de diploma.

Durante três dias, os participantes poderão se candidatar a diversos cargos em uma plataforma de oportunidades profissionais que já conta com as empresas Amazon, Sony Music, CIEE, Globo, Infojobs, IBM, Americanas, Ambev, Banco Santander, McDonald’s, UnitedHealth Group, Unimed, DASA, NotreDame Intermédica, TOTVS, entre outras.

Alunos, ex-alunos, estudantes de todas as partes do país – mesmo sendo de outras instituições – e profissionais que buscam recolocação no mercado de trabalho podem participar. Para acessar o conteúdo, os interessados devem fazer o pré-cadastro por meio do link https://www.carreirasedu.com.br/feiradeestagio.

“Durante a feira, será possível conversar com o RH de mais de 50 empresas e também assistir às lives que darão ferramentas para que os participantes possam se preparar para os processos seletivos. O grande destaque serão as áreas de TI e saúde, que estão com muitas vagas abertas”, destaca Fernanda Vio, gerente nacional de Carreiras e Parcerias da Estácio.

A programação da Feira conta com temas relevantes em todas as áreas do conhecimento como o impacto das tecnologias nas carreiras, autodesenvolvimento, diversidade e inclusão, e empreendedorismo, dentre outros. Ainda será possível ficar por dentro das tendências em processo seletivo on-line e conhecer as carreiras que estão em evidência em 2022.

Um dos diferenciais do mercado para os próximos anos será a consolidação de modelos híbridos de trabalho. Fernanda afirma que embora a pandemia tenha acelerado a utilização da tecnologia ainda existem muitos candidatos que não estão preparados para os modelos não presenciais.

Para Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação e ESG e vice-reitora de Cultura da Estácio, a feira é a oportunidade ideal para aumentar as chances individuais no mercado de trabalho. “A iniciativa fará com que cada participante aumente sua network com as grandes organizações – companhias nacionais e multinacionais – e que possa conferir as tendências e inovações em suas áreas de atuação”, comenta.

Com 12 estandes, painéis e mais de 50 empresas participantes, a programação da 6ª edição da Feira Virtual de Estágios e Empregos da Estácio promete superar as expectativas em relação ao ano anterior, auxiliando milhares de pessoas a potencializar a carreira e obter uma vaga.

SERVIÇO:
Evento – 6ª edição da Feira Virtual de Estágios e Empregos da Estácio
Data – dias 24, 25 e 26 de maio de 2022
Mais informações por meio do link: https://www.carreirasedu.com.br/feiradeestagio

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Decisões judiciais reconhecem famílias multiespécies

Palestra do curso de Direito da Estácio, nesta quinta-feira (12), discute a aplicação de leis para pessoas envolvendo animais domésticos

O surgimento de novos contextos familiares, sobretudo a afetividade envolvendo os animais de estimação, faz com que a consideração moral dos pets nos seios familiares equiparem-se aos membros da família, até mesmo juridicamente. Devido a este cenário, o curso de Direito da Estácio promove nesta quinta-feira (12) uma palestra em que serão discutidos os projetos de lei e a analogia com a aplicação das leis para pessoas em contextos envolvendo animais. A palestra “Mãe de pet também é mãe” ocorrerá às 20h, no auditório da Estácio em Ponta Negra. O evento é aberto ao público gratuitamente.

Sobre essa nova entidade familiar, Juliana Rocha, advogada especialista em Direito Animal, explica que a “família multiespécie” é aquela composta por humanos e seus animais de estimação, quando considerados membros ou, até mesmo, filhos. Esta é uma nova realidade afetiva que tem demandado a aplicação de leis em prol dos animais, até então utilizadas apenas para pessoas – até mesmo com representação judicial do pet.

Em diversos tribunais já se reconhece o núcleo da família multiespécie, desencadeando consequências jurídicas como: a definição de guarda do animal, direito de visitação e até mesmo pensão alimentícia para o animal de estimação. “Esse vínculo e suas repercussões jurídicas com conquistas de espaço reflete-se até mesmo no mercado, com o aumento de locais petfriendly. Essa palestra também é prova de que as coisas estão mudando”, aponta Juliana.

Serviço

Palestra Mãe de pet também é mãe
Quando? Quinta-feira, 12/05, às 20h
Onde? Auditório da Estácio em Ponta Negra – R. Dr. Hernani Hugo Gomes, 90, próximo ao Banco do Brasil

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Contadora orienta sobre erros comuns na hora de declarar o IR

Segundo estimativa da Receita Federal, cerca de 34,1 milhões de declarações de imposto de renda devem ser entregues ao órgão até o dia 31 de maio, novo prazo para a prestação de contas com o Leão. Seja por descuido ou engano, erros de digitação e falta de informações ou dados são comuns e podem fazer com que o contribuinte caia na malha fina.

Para evitar problemas com a Receita, a contadora e professora da Estácio, Lizandra Menezes, aponta onde se deve ter mais atenção. “Um dos principais pontos é o valor correto do rendimento anual: caso o rendimento seja inferior a R$ 28.559,70, você está desobrigado a declarar, mas é preciso ficar atento e observar demais itens que podem lhe obrigar a declarar apesar disso”, orienta a contadora.

De acordo com a docente, outro erro que acontece com frequência é em relação aos dependentes. Lizandra Menezes esclarece que se o dependente tiver alguma renda como bolsa de estágio, pensão ou qualquer vínculo empregatício, o valor deve fazer parte da declaração em rendimentos tributáveis.

“Normalmente, isso faz o contribuinte cair na malha fina. É muito importante lembrar também que o mesmo dependente não pode aparecer em mais de uma declaração, ele é único por declaração. Pais e tutores devem ter atenção em dobro em relação a esta informação”, explica Lizandra.

A mesma situação vale para os cônjuges. Se alguém constar como dependente e tiver alguma renda, a pessoa deve ser declarada em rendimentos tributáveis. Caso o cônjuge tenha um rendimento considerável, a dica é que a declaração seja feita separadamente. “Assim, não aumenta a base de cálculo a ser tributada”, esclarece a professora da Estácio.

Atendimento gratuito
Para o público que precisa de auxílio com o processo, a Estácio Natal oferece atendimento gratuito para declaração do IR por meio do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) do curso de Ciências Contábeis da Estácio Alexandrino. A ação é destinada aos contribuintes que tiveram rendimento de até R$ 80 mil em 2021.

Os interessados podem procurar o serviço nas segundas e quartas, no turno da tarde, com os documentos necessários para realizar o procedimento.

O contribuinte deve apresentar RG, CPF, título de eleitor, informe de rendimentos, comprovante de residência e documentos de aquisição ou venda de imóveis e outros bens; informe de rendimento bancário do ano de 2021, caso possua investimentos como CDB, LCI, LCA, entre outros. Nome completo e CPF dos dependentes e documentos que comprovem as despesas relacionadas a eles também são necessários, como recibos escolares e médicos.

O atendimento presencial nas unidades da Estácio ocorre de acordo com as normas de segurança sanitária vigentes.

SERVIÇO

Atendimento gratuito para declaração de IR
Onde: NAF Estácio Alexandrino – Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 708 – Alecrim
Quando: Segundas e quartas, das 15h às 17h
Contato: 84 8138-4721 (Whatsapp)

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Exame ginecológico e orientação nutricional são oferecidos gratuitamente em Faculdade

Os projetos dos cursos de Enfermagem e Nutrição da Estácio estão com vagas abertas para as demandas de exame preventivo (também conhecido como exame de Papanicolau) e também consulta para orientação nutricional. O serviço é gratuito e aberto à população em geral com atendimentos na unidade da Estácio em Ponta Negra.

Sobre o exame ginecológico, a enfermeira e professora Karoline Mirapalheta explica que é recomendado para mulheres de 25 a 64 anos, ou que já tenham vida sexual ativa. O preventivo será realizado no consultório de Enfermagem da Estácio Ponta Negra pelos estudantes, com a supervisão de professores ligados ao curso. O agendamento acontece até o próximo dia 20 e, para se inscrever, as interessadas devem entrar em contato pelo número 98148.3228.

Já o ambulatório de Nutrição da Estácio está com inscrições abertas para atendimentos presenciais para a população de todas as idades, incluindo pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (obesidade, hipertensão, diabetes), idosos, atletas e desportistas. A ação é uma oportunidade de contribuir com a saúde da comunidade enquanto proporciona experiência e aprendizado para os estudantes concluintes do curso de Nutrição.

Para Rodrigo Ruegg, professor de Nutrição e coordenador do ambulatório, a orientação profissional para uma boa alimentação tem sido uma demanda crescente devido ao aumento do sedentarismo e o consumo de alimentos ultraprocessados entre os brasileiros neste período de pandemia. Segundo publicação do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), a falta de atividade física cresceu 15%; o consumo de álcool, 21%; e a ingestão de ultraprocessados, 12,2%.

Para realizar um agendamento, quem desejar orientação nutricional deve entrar em contato pelo e-mail [email protected] solicitando vaga. Os atendimentos acontecem nas segundas, terças e quintas-feiras, das 13h às 17h. A unidade Ponta Negra da Estácio fica localizada na Rua Dr. Hernani Gomes, 90, próximo ao Banco do Brasil.

SERVIÇO

Exame ginecológico Papanicolau
Inscrições até 20 de abril
Contato: 98148.3228

Orientação nutricional
Para todas as idades
Atendimentos nas segundas, terças e quintas-feiras, das 13h às 17h
Contato: [email protected]

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Equipe do Sesi Natal desenvolve embalagem sustentável que permite plantação de uma árvore

Equipe do Sesi Natal desenvolve embalagem sustentável que permite plantação de uma árvore

Uma equipe de robótica do SESI Natal formada por alunos do 7ª e 8º ano está participando do torneio de robótica FLL (FIRST LEGO League). Chamado “Jovens Punarés” – em referência a espécie predominante da caatinga, de tamanho curto e agilidade em seus movimentos – os alunos desenvolveram uma embalagem resistente e sustentável, feita de fibra de coco e papel de sementes, além de um sistema em que, quando o consumidor comprar o produto, ele poderá plantar a embalagem para nascer uma planta.

O desenvolvimento do projeto atende ao tema da Temporada FLL deste ano, que foi denominado como ‘Cargo Connect’, que significa transporte de cargas com logística. “Observamos que há um auto índice de embalagens que chegam danificadas na casa do consumidor, e consequentemente o produto também chega danificado, causando prejuízos para a empresa e para o consumidor”, explica Tainá Layla Myrria, que integra o setor de marketing da equipe do Sesi Natal.

“Além disso a maioria das embalagens são feitas com produtos, que prejudicam o meio ambiente e demoram para se decompor, por exemplo, a lata, o papel, o vidro, o alumínio e o plástico”, explica Tainá. Diante disso, a equipe resolveu atuar em prol da dedicação ao meio ambiente, lançando a embalagem.

Embalagem que vira uma planta

Tainá explica que a embalagem vai ser mais resistente, sustentável e vai ajudar no reflorestamento da cidade. Para que isso se concretize, ela explica como o processo se dará. “Isso acontece por conta de um processo biológico que ocorrerá com o papel de sementes. Quando a embalagem for plantada, as sementes do papel irão entrar em contato com o solo e com a água, e de acordo com o tempo de crescimento de cada planta, uma árvore vai nascer. Já a fibra de coco vai servir como nutriente para a planta”, relata.

Equipe também desenvolve um robô

A equipe também está desenvolvendo um robô. “Neste ano, nosso robô é o Super Mouse, que é super colorido, e ainda menor que no ano passado, quando criamos o lilo bot, para lembrar o punaré. O atual, conta com melhores anexos, que facilitam a realização de ainda mais missões em menos tempo”, explica a aluna.

Premiação

Na temporada de 2021, denominada ‘RePLAY’, a equipe conseguiu o troféu de terceiro lugar na regional, além da medalha de participação na competição nacional. Para este ano, a pretensão da equipe é alcançar a etapa nacional, indo competir em São Paulo, e conseguir passar para a etapa internacional, competindo no exterior.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Abril Azul: CLIAP promove atividades em celebração ao mês do autismo

Abril Azul: CLIAP promove atividades em celebração ao mês do autismo

Em celebração ao mês de conscientização mundial do autismo, o chamado Abril Azul, a Clínica de Atendimento Personalizado em Terapias Avançadas (CLIAP) tem uma programação especial voltada à sociedade de um modo geral e seus pacientes. Com atividades diferenciadas, o objetivo é proporcionar a compreensão, por experiência pessoal, do que significa ter o Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como capacitar sobre os cuidados com as crianças com autismo no ambiente escolar.

Nesta quinta-feira (7), a Clínica estará aberta para a vivência no Circuito das Sensações. “O objetivo é fazer com que uma pessoa típica, que não tem autismo, experimente um pouco do que uma criança com autismo sente, nos diversos sentidos do corpo, seja audição, tato, visão”, explica Daniel Salustiano, administrador do setor de Análise do Comportamento Aplicada (ABA) da CLIAP. O Circuito estará disponível para entrada no dia no horário, das 9h às 11h, e à tarde, das 14h às 16h.

Já no sábado (9), haverá o encontro do projeto “Escolas Parceiras”, com o tema “Autismo na escola: ações de cuidado e afeto que transformam vidas”. Através de uma palestra, oficina e roda de conversa, o propósito do encontro é auxiliar os profissionais da educação sobre como lidar com os alunos com TEA. Para participação neste encontro é necessário inscrição prévia, disponível através do link: https://forms.gle/SmFjUjggy9ZnNyjw8

Serviço
Evento: Mês de conscientização do Autismo – Cliap Infantil

Dia 09/04 – Encontro do projeto “Escola Parceira”
Horário: das 8h às 12h
Tema: Autismo na escola: ações de cuidado e afeto que transformam vidas

Dia 07/04 – Circuito das sensações
Horário: 09h às 11h e 14h às 16h
Tema: Venha vivenciar um pouco das sensações da pessoa com autismo
Entrada livre

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeitura de Baía Formosa anuncia pagamento do piso dos professores 2022 a partir de fevereiro

A Prefeitura de Baía Formosa, município do Litoral Sul potiguar, anunciou nesta sexta-feira (28.jan.2022) que o reajuste salarial dos professores, referente a atualização do Piso Nacional do Magistério Público para 2022, será pago aos servidores a partir dos vencimentos de fevereiro com efeito retroativo a janeiro.

De acordo com a gestão do município, o projeto de lei que institucionaliza o reajuste será encaminhado para a Câmara Municipal de Vereadores, onde já se encontra outro importante projeto para a categoria, o texto do abono salarial, que deverá ser aprovado em tempo da inserção da folha de pagamento de janeiro.

Foto: Hirlaine Gomes/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Adaptação escolar e o medo do novo são desafios para crianças e famílias

Todo início de ano é a mesma coisa para as famílias com crianças em idade escolar: o receio para a adaptação ao novo ambiente da escola. Esse processo envolve diferentes perspectivas – do aluno, da escola e dos pais – com o mesmo objetivo: o desenvolvimento da criança. O fato é que, para que a adaptação flua, é essencial que os pequenos se sintam seguros e acolhidos e construam relações afetivas na escola.

De acordo com a coordenadora da Educação Infantil da Casa Escola, Ramona Xavier, as crianças vão sendo inseridas no ambiente escolar aos poucos: “os primeiros momentos são de pura conquista, depois, quando se torna possível ficar na escola sem a presença da família, tudo vira diversão e aprendizado. Para isso, investimos muito no acolhimento, só assim a criança consegue superar a separação, ficando bem entre adultos e colegas de sala”, explica.

Fádyla Araújo, mãe de Letícia (2 anos), enfrentou alguns desafios na inserção da filha no ambiente escolar no ano passado. “Logo nos primeiros dias, ela teve muita resistência ao uso da farda. Mais que isso, ela não aceitou usar qualquer tipo de roupa para sair de casa. Me surpreendi, porque ela nunca havia resistido a colocar roupa para ir a outros lugares, embora nossas saídas tivessem sido bem esporádicas nos últimos meses”, comenta.

A escola teve papel fundamental no processo de adaptação de Letícia. Foram criadas estratégias específicas para a aluna. “De início, era preciso que Letícia viesse para a escola, independente da roupa que estivesse trajando. No passo a passo delicado, a escola disponibilizou uma farda para que Letícia pudesse, em casa, vestir o ursinho de pelúcia, seu brinquedo favorito. Ambos começaram a vir à escola devidamente fardados, Letícia e o ursinho Billy. Hoje em dia, o ursinho já fica em casa. Isso foi uma grande conquista realizada em parceria com os pais”, conta a Ramona.

O medo do novo e a superação individual

Durante a adaptação, a criança divide-se entre o deslumbre perante as possibilidades oferecidas neste novo ambiente e o medo do novo. “O sucesso desse momento inicial só ocorre quando o aluno consegue superar as dificuldades e se apropriar da rotina e dinâmica escolar, dominando os espaços e desenvolvendo uma relação de confiança com os profissionais da escola. É a partir daí que se abre espaço para a curiosidade, para as trocas, interações e aprendizagens”, explica Priscila Griner, diretora da Casa Escola.

Envolver os pequenos no planejamento desta empreitada é fundamental. Por isso, é ideal levá-la para conhecer a escola antes das aulas se iniciarem, apresentá-la aos espaços, brinquedos etc. As famílias também podem comprar o material escolar junto com as crianças.

Depois desses passos, chega o momento de iniciar as aulas e a presença de alguém em quem a criança confie pode ajudar e muito a adaptação. “Quando ela se apresenta mais sensível e relutante em ficar na escola, é importante, por um lado, acolher a angústia e mostrar-se empático a ela e, por outro, reforçar a sua confiança na escola, deixando claro que ele vai conseguir superar”, destaca Priscila.

Ela orienta que para fortalecer a confiança da criança, é indicado que os pais expliquem com antecedência tudo o que vai acontecer. “É importante falar sobre a escola, os professores e os colegas de turma de maneira entusiasmada. Conte sobre as coisas boas, as brincadeiras, o que ela vai ver e aprender: isso transmite segurança”, recomenda a diretora.

“As atividades escolares fornecem estrutura, ritmo e rotina à vida diária das crianças e jovens, contribuindo para estarem mais ativos”, afirma a psicóloga Elaine Eufrásio. E isso na escola, ela reforça, ocorre em várias situações tanto na companhia dos colegas, como sob o olhar atento e cuidadoso dos educadores.

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Estudantes do SESI Escola São Gonçalo do Amarante vão participar da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Estudantes do SESI Escola São Gonçalo do Amarante vão participar da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Serão realizadas neste sábado (6.nov.2021) as provas da segunda fase da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) para alunos de escolas públicas e privadas de todo Brasil. Nesta etapa, os alunos do Nível 1 (6º e 7º Ano do Ensino Fundamental), Nível 2 (8º e 9º Ano do Ensino Fundamental) e Nível 3 (Ensino Médio) farão uma prova discursiva, diferenciada por níveis e composta por seis questões valendo até 20 pontos cada.

Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC), a OBMEP tem o objetivo de estimular o estudo da Matemática, identificar jovens talentosos, incentivar o ingresso dos estudantes em áreas científicas e tecnológicas e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

Uma das escolas participantes nessa segunda fase é o SESI Escola São Gonçalo do Amarante, localizada na região Metropolitana de Natal. Ao todo, 10 alunos da instituição farão as provas nos três níveis.

Alunas do 7º ano, Tainá Layla e Cecília Aine vão participar da prova pelo Nível 1. As duas são amigas e parceiras de outras competições pelo SESI, como na equipe no Torneio First Lego League, competição de Robótica Escolar, onde participaram junto com a Equipe Jovens Punarés, se classificando na competição regional e representando o RN em todo Brasil.

“Para mim, a OBMEP é uma grande oportunidade para crianças e jovens crescerem no mundo por meio da Matemática. Eu tenho grandes expectativas para a olimpíada, espero conseguir uma medalha, mesmo tendo muita gente na competição”, afirmou Tainá, que já foi premiada com a Medalha de Bronze no Concurso Internacional Canguru de Matemática – ciclo 2021. O concurso Canguru é a maior competição de Matemática do mundo, com mais de seis milhões de participantes por ano em mais de 80 países.

Cecília também tem boas expectativas, e afirma que deseja ter um bom desempenho na prova: “Eu estou muito animada para fazer a prova e que eu quero muito passar. Mas não apenas pela medalha, até porque o que importa não é só isso, é também o conhecimento que você vai conseguir com tudo”, afirmou a jovem.

O incentivo também ocorre pelo professor de Matemática da instituição, Smith Oliveira. Segundo ele, a competição possibilita identificar talentos na Matemática e promover a inclusão social através da difusão do conhecimento da ciência numérica: “Aqui no SESI Escola São Gonçalo nós estimulamos os nossos discentes a participação na competição e fomos agraciados com aprovações de estudantes para a segunda fase, como por exemplo, as estudantes Cecília e Tainá do 7⁰ ano, Maria Eduarda e Yhana do 9⁰ ano e Nathalia da 1⁰ série. A 2⁰ fase acontecerá no dia 06 de novembro de 2021”, relata o professor.

Na avaliação do gerente do Sesi Escola São Gonçalo do Amarante, Anderson Vieira, a OBMEP contribui com o incentivo para o aprendizado da Matemática por parte dos alunos, rendendo bons frutos aos estudantes: “A olimpíada tem sido uma ferramenta valiosa para o engajamento dos alunos do SESI Escola São Gonçalo no ensino da Matemática. A iniciativa desperta cada vez mais o interesse dos alunos pela disciplina, melhorando seu rendimento em sala de aula e despertando competências e habilidades necessárias para seu desenvolvimento acadêmico”, afirma Anderson.

Provas

Para ter acesso ao local de prova, o aluno deverá acessar este link (http://obmep.org.br/mapa_2afase.htm), informar seu estado, seu município, localizar sua escola e seu nome na lista. As escolas que desejem conferir o local em que seus alunos farão a prova da segunda fase devem informar seu código INEP no mesmo link.

A OBMEP recomenda que os alunos cheguem aos centros de aplicação com pelo menos 30 minutos de antecedência, portando documento original de identificação (carteira de identidade, certidão de nascimento ou carteira escolar), o cartão informativo da OBMEP, lápis, borracha e caneta esferográfica azul ou preta. Para mais informações, acesse o regulamento (http://www.obmep.org.br/regulamento.htm).

Os candidatos terão três horas para concluir a avaliação. A divulgação dos premiados será em 18 de janeiro de 2022. Além disso, o uso de máscara é obrigatório durante a realização da prova.

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

O tempo e suas reflexões: evento de escola em Natal promove pesquisas e conhecimento entre os alunos

Exposição Pedagógica 2021 acontece em formato híbrido e vai até o início de outubro

Por um longo período durante a pandemia, o mundo precisou parar: escolas, empresas e instituições públicas fecharam. Para tentar controlar o contágio do novo coronavírus, fomos orientados a nos isolar indefinidamente, o que provocou, entre outras, reflexões, a efemeridade do tempo. Não à toa, esse é o tema da Exposição Pedagógica 2021 da Casa Escola, que segue até o dia 4 de outubro, trazendo diferentes abordagens que despertam interesse e curiosidade entre os visitantes.

“Nesta 30ª edição da Exposição, o tempo foi explorado e vivenciado pelas turmas com bastante aprofundamento. Assim, tiveram contato com o  conhecimento em toda sua abrangência, sem, necessariamente, precisar de classificações disciplinares”, explica Priscila Griner, diretora da Casa Escola.

Neste ano, a escola realiza o evento de forma híbrida, sendo presencial para os estudantes da Educação Infantil e a maioria do Ensino Fundamental 1. Já no Fundamental 2 a amostra dos trabalhos será na modalidade on-line, isso porque, mesmo com a volta do ensino ao presencial, ainda há famílias cujos filhos se mantêm em casa.

Quanto aos trabalhos dos alunos, a Educação Infantil está viajando no tempo com pesquisas sobre os ciclos da vida, o tempo de brincar, a medição do tempo na cultura indígena e o período do homem das cavernas. Neste último assunto, de acordo com a professora Géssika Bergma, os alunos do Grupo 5 matutino embarcaram na história e até produziram um mamute e um casal de humanos pré-históricos de tamanho “quase” real.

“Os alunos criaram um mural em arte rupestre, além de ferramentas do período neolítico e uma fogueira que ambienta uma caverna, também produzida em sala. É encantador perceber a empolgação dos alunos, para eles é uma maneira de conhecer mais profundamente a nossa história. Eles fazem comparações com os dias atuais e identificam em desenhos, os Flintstones por exemplo, tudo que veem nas aulas”, comenta a professora do Grupo 5.

Já o Ensino Fundamental 1 traz para a exposição temas  como o Egito Antigo, o corpo humano em sua evolução, a geologia, o cinema e a comunicação. Os estudantes do 1º ano vespertino, por exemplo, embarcaram na aventura de confeccionar artesanalmente papiros com papel higiênico. Com o auxílio da professora, eles pintaram as folhas com café, cortaram em tiras e colaram uma a uma, para que ficassem com a aparência de uma trama amarelada própria dos documentos antigos escritos no papiro.

Os alunos do Ensino Fundamental 2 irão apresentar seus trabalhos de forma remota no dia 25 de setembro, através do Google Meet na presença de seus familiares. Eles trarão reflexões segundo os questionamentos de pesquisa, tais como: que tempo é esse? É possível viajar no tempo? O tempo é relativo? Por quê?  e, ainda, apresentarão o tempo na perspectiva dos mitos que perpassam a história e evolução da sociedade.
 
Vânia Dias, mãe de Cecília, aluna da Educação Infantil, vê na Exposição Pedagógica a possibilidade de desenvolver habilidades essenciais nas crianças. “Durante o evento deu pra sentir o respeito e cuidado com as crianças em cada cantinho. Cecília esperava ansiosa pela apresentação. É lindo ver que cada criança no seu tempo, ao seu modo, conseguiu desenvolver sua habilidade, conduzida com naturalidade, segurança e confiança na medida necessária. A Casa Escola está de parabéns pela riqueza do trabalho desenvolvido e por cuidarem com tamanho capricho de cada detalhe para receber os visitantes”, conclui Vânia.

A diretora da Casa Escola enfatiza o processo de pesquisa: “durante os meses de estudo e preparação tudo foi sistematizado em forma de pesquisas, trocas, análise e compreensão, possibilitando múltiplos aprendizados. E, agora, com a sensação de missão cumprida, esperamos que boa parte desse conhecimento possa chegar ao público de visitantes a partir das vozes dos nossos alunos”, acrescenta.

Priscila pontua ainda, que “o olhar sobre o tempo depende da perspectiva de quem está focando nele, por isso, nos trabalhos, os alunos abordaram questões filosóficas, científicas, voltadas à evolução dos homens e à passagem do tempo”, explica a educadora. Para nossos alunos o momento é de conhecimento e curiosidade, já que são incentivados a pensar além dos limites dos livros e da sala de aula.

Cuidados com a biossegurança

Para garantir a segurança dos alunos, visitantes e da equipe escolar durante a Exposição, as apresentações da Educação Infantil e do Ensino Fundamental foram organizadas em dias separados, e cada aluno tem o direito a um número limitado de dois convidados.

Quanto à circulação dos adultos pela escola, ela está restrita ao local da apresentação e ao tempo de duração da exposição. Outras medidas também estão sendo tomadas, como a separação de um espaço de espera para início das apresentações e a restrição da cantina aos visitantes. Além disso, o uso de máscara e álcool gel é obrigatório a todos.

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Câmara de Mossoró reafirma importância da Uern

Legislativo realizou, nesta quinta-feira (23), sessão solene em homenagem aos 53 anos da universidade

Em celebração ao seu aniversário de 53 anos, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) foi homenageada em sessão solene da Câmara Municipal de Mossoró, na manhã desta quinta-feira (23). Na solenidade, o Legislativo reafirmou a importância da Uern e entregou honrarias a servidores, em reconhecimento ao trabalho pela universidade.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara, Lawrence Amorim (Solidariedade). Ao iniciar a série de discursos, o proponente da sessão solene, vereador Professor Francisco Carlos (PP), lembrou o histórico da Câmara de apoio à Uern. Ele também reafirmou a necessidade de o Governo do Estado assegurar a autonomia financeira e orçamentária e instituir Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores.

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (Solidariedade), rememorou trabalho pela valorização da Uern, quando deputado estadual e, atualmente, como gestor público. Citou como exemplo a representação da Uern no secretariado da gestão.

Também agradeceu pelo apoio da universidade à campanha Mossoró Vacina. “Que a Uern possa avançar, crescer e ter atenção de toda a classe política para as melhorias que a Uern e a população necessitam”, defendeu.

Em nome dos homenageados, a professora Jéssica Neiva de Figueiredo Leite Araújo destacou a transformação de vidas realizada universidade, ao longo das últimas décadas. “Todos somos Uern”.

A reitora em exercício, Fátima Raquel, saudou o legado do reitor Pedro Fernandes. “Um visionário, que ajudou mudar a cara da universidade”, reconheceu, ao revelar privilégio por transmitir o cargo, próximo dia 28, à reitora eleita Cicília Maia e ao vice-reitor eleito Chico Dantas.

Novo ciclo

Cicília Maia, por sua vez, disse da honra de assumir a reitoria da Uern, de onde foi aluna e é professora. “Somos Uern, nosso sobrenome é Uern, que há mais de meio século forma profissionais e, mais do que isso, cidadãos do mundo”, destacou.

O padre Sátiro Cavalcante Dantas, ex-reitor, considerou “brilhante” a ideia dos vereadores de homenagear a universidade, instituição que, segundo ele, é identificada com os mais carentes. Lembrou da luta pela estadualização, nos anos 80. “A Uern continua a fazer história. Parabéns a todos e a todas”, saudou.

Compromissos

Representando a Assembleia Legislativa, a deputada estadual Isolda Dantas (PT), também egressa da Uern, disse ter orgulho por ser autora da lei que institui a assistência estudantil na universidade. Também informou estar pautada para hoje, na Assembleia Legislativa, votação do Governo do Estado que acaba com lista tríplice na eleição de reitor e vice-reitor. “Tem meu o apoio o projeto, que respeita o desejo da maioria”, frisa.

Por fim, o professor Gilton Sampaio, representante da governadora Fátima Bezerra no evento, assegurou que o Governo do Estado mantém compromisso de atender pleitos históricos da Uern. “O fim da lista tríplice, a autonomia financeira e a instituição do plano de Cargos e Carreiras são prioridades do governo Fátima Bezerra”, afirmou.

HOMENAGEADOS E HOMENAGEADAS

Jandilma Ferreira da Costa Silva

Medalha de Reconhecimento da Câmara Municipal de Mossoró

Autor: vereador Marckuty

Isabelle Cantídio Fernandes Diógenes

Medalha do Mérito Na Saúde “Dr. Duarte Filho” da Câmara Municipal de Mossoró

Autora: vereadora Carmem Júlia

Carla Luciana de Oliveira Marques

Medalha de Reconhecimento da Câmara Municipal de Mossoró

Autor: vereador Costinha

Carlos Alberto Lima Filgueira

Medalha de Reconhecimento da Câmara Municipal de Mossoró

Autor: vereador Edson Carlos

Aldo Gondim Fernandes

Medalha de Honra ao Mérito Funcionário Público Padrão Regina Maura Saboya

Autor: vereador Didi de Arnor

Jéssica Neiva de Figueiredo Leite Araújo

Título de Cidadão Mossoroense

Autor: vereador Professor Francisco Carlos

Franklin Alves Filgueira

Medalha de Reconhecimento da Câmara Municipal de Mossoró

Autor: vereador Genilson Alves

Ricardo Alfredo de Souza

Troféu Reitor Milton Marques de Medeiros

Autor: vereador Gideon Ismaias

Francisca Glaudionora da Silveira

Medalha de Reconhecimento da Câmara Municipal de Mossoró

Autor: vereador Isaac da Casca

Hulda Nunes da Paz Bezerra (in memoriam)

Medalha de Honra ao Mérito Funcionário Público Padrão Regina Maura Saboya

Autor: vereadora Lamarque Oliveira

Erison Natécio

Medalha do Mérito Professor Sólon Moura

Autora: vereadora Larissa Rosado

Jéssica Neiva de Figueiredo Leite Araújo

Medalha de Reconhecimento da Câmara Municipal de Mossoró

Autor: vereador Lawrence Amorim

Cicília Raquel Maia Leite

Troféu Reitor Milton Marques de Medeiros Da CMM

Autor: Vereador Lucas das Malhas

Arilene Maria Soares de Medeiros

Troféu Reitor Milton Marques de Medeiros

Autora: vereadora Marleide Cunha

Luziária Firmino Machado Bezerra

Medalha de Reconhecimento da Câmara Municipal de Mossoró

Autor: vereador Naldo Feitosa

Rejane Maria Dantas Pinto

Título de Cidadão Mossoroense

Autor: vereador Omar Nogueira

Rodrigo Guimarães de Carvalho

Medalha de Reconhecimento da Câmara Municipal de Mossoró

Autor: vereador Pablo Aires

José Cristovão de Lima

Medalha de Reconhecimento da Câmara Municipal de Mossoró

Autor: vereador Paulo Igo

Hubeônia Morais de Alencar

Medalha de Reconhecimento da Câmara Municipal de Mossoró

Autor: vereador Raério Cabeção

Wagner Miranda de Carvalho

Medalha do Mérito “Professor Sólon Moura” da CMM

Autor: vereador Ricardo de Dodoca

Olivá Leite da Silva Junior

Medalha de Reconhecimento da Câmara Municipal de Mossoró

Autor: vereador Tony Fernandes

Denys Tavares de Freitas

Medalha de Reconhecimento da Câmara Municipal de Mossoró

Autor: vereador Wignis do Gás

Foto: Edilberto Barros/CMM

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

João Maia se reúne com ministros, FNDE e Funasa para tratar sobre ações para o RN

O deputado federal João Maia cumpriu mais uma agenda nesta terça-feira (14), em Brasília. O primeiro compromisso foi no FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, para uma reunião com o diretor de pagamentos, Gabriel Vilar, na presença do prefeito de Tenente Laurentino, Inácio Macedo, e o coordenador pedagógico Emanuel Vieira. Entre os assuntos a resolução de entraves técnicos dos municípios de Tenente Laurentino, Touros, Lucrécia Goianinha e Sítio Novo.

João Maia se reúne com ministros, FNDE e Funasa para tratar sobre ações para o RN

O deputado também esteve no Palácio do Planalto, onde se encontrou com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Sabendo da visita do ministro ao RN na próxima sexta-feira, João Maia fez o convite para Marcelo Queiroga visitar o Hospital de Campanha de Natal.

Em seguida, o parlamentar participou de importantes reuniões: a primeira com o ministro das Comunicações, Fábio Faria, o presidente nacional da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Miguel da Silva Marques, e o superintendente da Funasa no RN Pablo Tatim. A segunda com a ministra Flávia Arruda na Secretaria Nacional de Governo, acompanhado também de Miguel Marques e Pablo Tatim. Reuniões produtivas sobre a ampliação das ações da Funasa no Rio Grande do Norte.

João Maia se reúne com ministros, FNDE e Funasa para tratar sobre ações para o RN

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Escola de Natal mantém diálogo permanente sobre enfrentamento ao cyberbullying

No RN, Lei Lucas Santos determina que instituições de ensino insiram em seus projetos pedagógicos ações de enfrentamento a práticas abusivas e ofensivas na internet, o cyberbullying.

Este mês é dedicado à campanha Setembro Amarelo e às ações voltadas à valorização da vida, com o intuito de promover mais empatia, respeito, acolhimento e enfrentamento ao suicídio. No Brasil, um estudo recente realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) revelou que uma em cada quatro crianças e adolescentes demonstra graves sinais de ansiedade e depressão durante a pandemia. Aliás, a pandemia aliada ao uso indiscriminado da internet são apontados como os grandes vilões responsáveis por essa realidade.

Na última sexta-feira (10), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que um em cada dez adolescentes brasileiros já se sentiu ofendido, humilhado ou sofreu ameaças em redes sociais ou aplicativos. Os dados são resultados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE) 2019, que entrevistou quase 188 mil adolescentes, entre 13 e 17 anos, em 4.361 escolas do país. Vale ressaltar que o estudo foi realizado antes da pandemia.

Aqui no Estado, um caso de grande repercussão estampou a mídia nas últimas semanas, Lucas Santos, um adolescente de 15 anos, filho da cantora Walkyria Santos, tirou a própria vida após sofrer cyberbullying por causa de um vídeo publicado no Tik Tok. O acontecido gerou grande comoção e preocupação na sociedade, com isso, no último dia 02 a Governadora do RN, Fátima Bezerra, sancionou a Lei Lucas Santos, nº 10.981.

Escola de Natal mantém diálogo permanente sobre enfrentamento ao cyberbullying

O texto da lei determina que as escolas públicas e privadas incluam em seus projetos pedagógicos medidas de conscientização, prevenção e combate à depressão, à automutilação e ao suicídio que compreendam palestras, rodas de conversas, debates e distribuição de matérias de conscientização a toda comunidade escolar.

Atenta a isso, a Casa Escola mantém um diálogo permanente com alunos, profissionais e familiares, a fim de cuidar da saúde mental e promover empatia desde a infância. Uma rotina que já fazia parte da pedagogia da escola mesmo antes da chegada da pandemia e da lei.

Para reforçar este trabalho, a psicóloga da escola, Juliana Guedes de Melo, convidou Débora Sampaio, mestre em psicologia da adolescência, para que juntas conversassem com os estudantes. “Os alunos foram muito abertos ao debate e compartilharam suas experiências e opiniões. Oportunizar esses momentos ajuda a criar um espaço de confiança que aproxima os alunos da equipe escolar”, afirma Juliana.

De acordo com a psicóloga, o bullying e o cyberbullying partem das mesmas atitudes, resultam em agressões direcionadas a um indivíduo. O que as difere é o espaço em que são praticadas, uma na esfera física e a outra na virtual. A sociedade precisa estar atenta a esse comportamento, como alerta a psicóloga: “essas atitudes têm causado prejuízos de ordem emocional significativos às crianças e adolescentes”, explica.

Como identificar o bullying e o cyberbullying?

De acordo com Juliana Guedes de Melo, o bullying consiste na agressão física ou psicológica a outra pessoa. São atos intencionais que se repetem constantemente, como xingamentos, intimidações e danos físicos. Já o cyberbullying, acontece na esfera virtual da internet, principalmente nas redes sociais. “Com a rapidez da propagação e o encorajamento que o falso anonimato dá para a destrutividade, a internet acaba se tornando um ambiente capaz de ser ainda mais perigoso”, enfatiza a especialista.

A profissional alerta, ainda, que, ”as famílias precisam estar próximas e acompanhar as redes sociais dos seus filhos, o tempo dedicado e o que está sendo consumido, esse é o caminho para evitar a prática do cyberbullying e os danos causados por ele. No caso dos adolescentes, que estão estruturando a sua identidade através da identificação com os pares, lidar com exposições e comentários duros traz fragilidade para quem precisa do olhar dos amigos para se ver, se descobrir e se firmar”, explica Juliana.

As escolas e as famílias dos alunos precisam atuar, em parceria, buscando conscientização para o uso seguro das redes, alerta a especialista. “Não é porque as crianças e adolescentes têm habilidades com a tecnologia que são maduras o suficiente para lidar com algumas situações de forma consciente. Assim como são orientados para o que podem ou não fazer no dia-a-dia, crianças e adolescentes precisam ser orientados para o acesso à internet. Por isso, no intuito de somar com a educação e formação dos adolescentes, estamos realizando esse ciclo de conversas com os alunos da Casa Escola”, conclui a psicóloga.

Escola de Natal mantém diálogo permanente sobre enfrentamento ao cyberbullying II

Cyberbullying e direito à imagem

O direito à imagem da criança e do adolescente é protegido pelo direito fundamental e garantido pelo artigo 227 Constituição Federal, estando sob os cuidados da família, da sociedade e do Estado que têm o dever de assegurar-lhes essa proteção. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) também regula esse direito: os pais ou responsáveis legais são encarregados pela vigilância e pela divulgação tanto da imagem desses indivíduos, quanto pelo que eles postam nas redes sociais.

O advogado e docente de Direito da Estácio Natal, André Franco, explica que, além do ECA, existem leis que preveem a proteção da criança e do adolescente quanto a qualquer constrangimento ou violação à sua imagem. Além disso, “têm também as leis específicas, como a Lei do Bullying, nº 13.185 de 2015, que também pode ser aplicada ao cyberbullying, e as leis próprias de cada cidade ou Estado”, pontua.

Quem responde pela violação de direitos realizada por menores?

Segundo André Franco, “os pais das crianças e dos adolescentes são responsáveis legais pelas imagens postadas por eles”, enfatiza. O advogado explica que, a partir do momento em que uma criança ou adolescente posta determinada imagem nas redes sociais e viola o direito de outra criança, quem responde pelo cyberbullying, ou seja, pela violação dos direitos cometidas por ela são os responsáveis legais.

Para aqueles que vivenciaram ou vivenciam situações de cyberbullying, a recomendação do advogado e professor da Estácio é que “procurem a Delegacia da Criança e do Adolescente, registrem a ocorrência do ciberbullying, utilizando as leis disponíveis, seja a lei federal acerca do bullying ou a lei do seu Estado em relação aos casos desse tipo, como por exemplo a Lei Lucas Santos”.

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Novos rumos da Educação Básica - Casa Escola destaca experiências com ensino remoto

Novos rumos da Educação Básica: Casa Escola destaca experiências com ensino remoto

A obrigatoriedade do ensino remoto pegou as escolas e muitas famílias de surpresa. No entanto, o que de início se apresentou como um grande desafio para a comunidade escolar, foi se mostrando uma oportunidade, rompendo barreiras geográficas e possibilitando que a sala de aula estivesse a um clique de qualquer lugar do mundo. A Casa Escola já havia experimentado essa realidade em casos muito específicos, mas, com a pandemia, novos horizontes se expandiram.

Antes de o ensino remoto ser a única opção diante do cenário da pandemia, algumas famílias, por necessidades particulares, optaram por esse tipo de método, como conta Priscila Griner, diretora da Casa Escola: “Uma aluna do Ensino Fundamental II precisou passar seis meses no exterior. Durante esse período, ela foi matriculada por seus pais em uma escola em Lyon, na França. Por isso, enviamos apenas o material essencial para que ela pudesse se manter atualizada com os estudos da escola. Acompanhamos o desenvolvimento dela e já sabíamos que a experiência fora do país se somaria aos conhecimentos já adquiridos”, relembra.

Já em casos de viagens mais curtas, alguns pais aderem à modalidade remota para que os filhos não percam os conteúdos e atividades, como foi o caso de Maria Luíza, aluna do 1º ano do Ensino Fundamental. A família dela teve que passar alguns dias no Piauí e a mãe, Erica Guimarães, optou pela modalidade de ensino remoto: “ela já é bem adaptada à aula online. A vantagem desse modelo é que pode assistir às aulas sem perder os conteúdos, mesmo estando fora da cidade”, explica.

Assim como Erica, muitas famílias brasileiras, e do mundo, se adaptaram a esse tipo de método durante o isolamento social. De acordo com o estudo Diagnóstico Nacional da Educação, realizado em 2020 com 300 escolas particulares de todo país, o ensino remoto feito pelas instituições de ensino privadas tem aprovação de 82,4% das famílias.

É o caso de Regilane Fernandes, mãe de Bruna, do 6º ano. Mesmo estando em casa, “essa experiência trouxe a recuperação de uma rotina de escola, o senso de pertencimento a uma classe e isso estimulou Bruna a retomar o gosto pelo estudo no meio da pandemia. Isto foi fantástico. O ano de 2020 tinha sido muito desestimulante para ela”, relata Regilane, que manteve residência em Brasília enquanto a filha foi aluna da Casa Escola entre fevereiro e março deste ano.

Segundo ela, o acolhimento da escola foi determinante para a adaptação da aluna. “A relação próxima de diálogo nos ajudou a ir percebendo os caminhos de apoio à Bruna na transição das dinâmicas, tanto de mudança de escola, como de cidade, de abordagem pedagógica etc. Destaco, em especial, a adoção da metodologia de tutoria que faz parte da prática da Casa Escola. Contar com a presença, a sensibilidade e o diálogo permanente com uma professora que acompanha semanalmente, de perto, um pequeno grupo de alunos foi um verdadeiro diferencial em todo esse processo. Thayane, tutora da Bruna, foi muito importante para identificar desafios, escolher formas de abordagem e fazer ponte com todos os outros professores”, declara.

Novos rumos da educação

A experiência do ensino remoto mostrou-se tão positiva que Regilane Fernandes optou, apesar de agora residir em Natal, pela filha permanecer acompanhando as aulas remotamente, até que toda a família esteja imunizada contra a Covid-19. Para Priscila Griner, “independente de onde o aluno esteja, se tiver estrutura física e emocional, um lugar exclusivo para que possa estudar e se concentrar, além do acompanhamento de um responsável e, claro, do professor, ele conseguirá seguir as aulas e os conteúdos sem prejuízos”, afirma.

Casos como esses, em sua maioria, abrem caminhos para uma aproximação das famílias com o acompanhamento da aprendizagem dos estudantes, e isso tem sido muito positivo no relacionamento aluno-família-escola. Os dados da edição 2021 do Global Learner Survey (Pesquisa de Aprendizagem Global) mostram que o ensino remoto fez com que 90% dos pais brasileiros participassem de forma mais ativa da vida escolar dos seus filhos, possibilitando um maior envolvimento com o processo educacional.

O ensino que ultrapassa fronteiras internacionais

Com a possibilidade atual do ensino híbrido e a aderência à modalidade remota, muitas famílias se permitiram vivenciar novas experiências e estiveram ainda mais unidas em meio aos desafios da pandemia. Ricardo Valentim, pai de Ricardo, aluno do 6º ano, teve que se ausentar do Brasil durante 54 dias por motivos de trabalho, dividindo-se entre as cidades de Lisboa e Coimbra, em Portugal.

O filho estava matriculado na Casa Escola desde o início do ano e já havia se habituado ao ensino híbrido, tendo parte das aulas virtuais e parte presenciais. Quando surgiu a oportunidade de trabalho, a modalidade de ensino facilitou a experiência de morar em outro país e, ainda assim, continuar estudando na mesma escola. O aluno não perdeu as aulas e pôde participar das dinâmicas, atividades e conteúdos. Além disso, a hora de estudo foi também o momento de Ricardo, aluno, se socializar, já que em Portugal o lockdown não trazia muitas opções de convívio presencial.

“Para nossa família, achamos a experiência muito positiva. Eu acredito que a escola deveria manter o formato híbrido justamente por oferecer essa possibilidade aos pais que precisam ir a missões internacionais, para que possam levar seus filhos. A escola foi muito parceira nesse período, apoiou e entendeu esse momento que o Ricardo estava vivendo”, relembra o pai.

Foto: Reprodução/Ricardo, aluno do 6º ano

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Gestores escolares

Em Natal, prefeitura suspende temporariamente escolha de gestores escolares

O processo eleitoral para a escolha dos novos gestores escolares das escolas da rede municipal foi suspenso temporariamente pela Prefeitura de Natal. A suspensão foi confirmada ontem (24) em comunicado assinado pela secretária de Educação, Cristina Diniz. Parte da comunidade escolar já havia solicitado a secretaria para que os atuais mandatos fossem prorrogados por mais um ano a partir de 01 de janeiro de 2022, considerando a pandemia do coronavírus que levou à suspensão das aulas no ano passado e parte deste ano.

Antes da definição final sobre a prorrogação ou não dos mandatos, o prefeito Álvaro Dias (PSDB) resolveu fazer uma consulta mais ampla à comunidade escolar para melhor embasar e fundamentar a decisão da gestão. Por isso, a suspensão ocorre em caráter provisório. Segundo a prefeitura, a depender da definição, um novo cronograma do processo eleitoral para os gestores escolares será publicado.

Foto: SME

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Em Mossoró, Prefeitura lança processo seletivo com 279 vagas para Educação

A Secretaria Municipal de Educação de Mossoró, município da região oeste potiguar, abriu processo seletivo simplificado com 279 vagas para contratação e formação de cadastro reserva de professores e supervisor pedagógico. O edital nº 001/2021 foi publicado ontem (18), no Jornal Oficial de Mossoró (JOM).

De acordo com informações do edital, as inscrições devem ser feitas, exclusivamente, de modo virtual, através do site da Prefeitura de Mossoró (https://concursos.prefeiturademossoro.com.br/), entre os dias 23 de junho a 30 de junho. A taxa de inscrição é de R$ 60.

O edital oferta vagas para professores das seguintes áreas: Arte (1), Ciências (8), Geografia (11), História (9), Língua Inglesa (2), Língua Portuguesa (12), Matemática (8), Ensino Religioso (1), Educação Física (13), Educação Infantil e Anos Iniciais (196), além do cargo de supervisor escolar (18). Todos os cargos exigem cumprimento de 30 horas semanais e possuem remuneração de R$ 2.995,51.

Confira o edital: Jornal Oficial de Mossoró (prefeiturademossoro.com.br)

Foto: Reprodução

É #FAKE que o Midway Mall vai cobrar pelo estacionamento Como consultar valores a receber com o Banco Central Morre Marília Mendonça após acidente aéreo; veja fotos CINCO deputados do RN votam pelo furo do teto de gastos Após rompimento de parceria com o Flow Podcast, hackers invadem iFood, trocam nome de restaurantes e dão apoio a Bolsonaro Azul mira compra da Latam Airlines e visa à criação de gigante sul-americana Homem se dá mal após tentar jogar drogas pela janela em Mossoró Adolescente de 16 anos é suspeito de matar os próprios irmãos, de 2 e 4 anos, no Rio de Janeiro Preço da gasolina sobe 47% em 2021 e já custa R$ 7,29 em Natal após novo reajuste Cidade faz ‘recall’ de vacinação após enfermeira da Cruz Vermelha injetar água e sal na população Mulher dá à luz dentro de elevador de condomínio na Grande Natal Operação Falsos Heróis: Polícia Federal deflagra 2ª fase de operação contra contrabando de cigarros; um policial foi preso e outro afastado