Professores da UFRN devem decidir pelo fim da greve em plebiscito

Professores da UFRN devem decidem pelo fim da greve em plebiscito

Decisão é aguardada após deliberação em assembleia; categoria ainda busca melhorias salariais apesar de avanços em benefícios

Os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estão prestes a encerrar a greve iniciada em abril deste ano. A decisão depende do resultado do plebiscito que acontece até às 17h desta quinta-feira (20.jun.2024). Segundo o presidente do Adurn – Sindicato, Oswaldo Negrão, em entrevista a uma rádio de Natal, a expectativa é que a votação acompanhe a tendência observada na última assembleia realizada no dia 17 de junho, na qual a maioria dos docentes manifestou o desejo de encerrar a paralisação.

Embora os professores não tenham obtido o reajuste salarial para 2024, a correção do auxílio alimentação foi um ponto positivo que ajudou a aliviar as tensões. A greve foi motivada por uma série de fatores, incluindo a suspensão das negociações com o Governo Temer e a ausência de reajustes durante a gestão de Jair Bolsonaro. No primeiro ano do governo Lula, apesar de um reajuste de 9%, as perdas salariais acumuladas nos últimos anos não foram completamente compensadas.

O estopim para a greve foi a proposta do governo federal de 0% de reajuste para 2024, apresentada em dezembro de 2023. Isso levou à deflagração de greves em várias universidades do país. Na última rodada de negociações, foi proposta uma nova oferta de 9% de reajuste para janeiro de 2025 e 3,5% para 2026. Essa proposta inclui também aumentos nos degraus da carreira docente, que passarão de 4% para 5% em 2025 e 6% em 2026.

Apesar de divergências internas, espera-se que a categoria concorde com a proposta apresentada. Das 11 entidades que compõem o Proifes-Federação, sete apoiaram o acordo e quatro foram contra, incluindo o Adurn-Sindicato. No entanto, o posicionamento da Federação deve influenciar a aceitação da proposta pelos docentes.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal