Professores da UFRN anunciam greve por tempo indeterminado

Professores da UFRN anunciam greve por tempo indeterminado

Mais de 20 universidades em todo o país estão em greve por reajuste salarial e melhores condições de trabalho; professores exigem reajuste salarial e reestruturação de carreiras

Os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) entrarão em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (22.abr.2024), em conjunto com mais de 20 outras universidades federais do Brasil. A decisão foi tomada após um plebiscito, onde 62,52% dos docentes votaram a favor da paralisação.

A greve é resultado do impasse entre a categoria e o governo federal em relação à recomposição salarial e à reestruturação das carreiras do magistério superior e do ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT). Os professores reivindicam um reajuste linear de 7,06% em 2024, 2025 e 2026, além da reestruturação das carreiras, que prevê reajustes de 9,39% em 2024, 6,82% em 2025 e 6,82% em 2026.

Demanda por reajuste e reestruturação das carreiras

Além do reajuste salarial, os professores também reivindicam a reestruturação das carreiras do magistério superior e do ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT). A proposta de reestruturação, encaminhada pelo PROIFES-Federação, prevê reajustes de 9,39% em 2024, 6,82% em 2025 e 6,82% em 2026, totalizando 23,03%.

Negociações e mobilizações

O Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) destaca que, além da recomposição salarial, é imprescindível investir recursos públicos nas instituições federais de educação. O MEC (Ministério da Educação) da gestão Lula (PT) informou que está buscando alternativas para valorizar os servidores da educação. No ano passado, o governo federal concedeu um reajuste de 9% para todos os servidores.

Próximos passos

O Conselho de Representantes do ADURN-Sindicato se reunirá na quarta-feira (17) para planejar a greve. “O próximo passo é criar nosso comando de greve para notificar a reitoria sobre a decisão da categoria”, explicou o presidente do sindicato, Oswaldo Negrão.

Foto: Divulgação/ADURN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar