Talentos potiguares viajam para participarda maior feira de ciência e engenharia do mundo nos EUA

Talentos potiguares viajam para participarem da maior feira de ciência e engenharia do mundo nos EUA

As jovens foram premiadas na Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), que é considerada a maior feira de jovens pesquisadores da América Latina

As alunas Alice Keroly Diógenes Araújo e Mayara Louise de Oliveira Silva, da cidade de Tibau, na região Oeste do Rio Grande do Norte, são duas das selecionadas para a Regeneron ISEF.

Elas vão embarcar para os Estados Unidos no próximo na próxima quinta-feira (9.mai.2024), para representar o Brasil e São Paulo na Regeneron ISEF (International Science and Engineering Fair). O evento, que acontece entre os dias 11 a 17 de maio, em Los Angeles, Califórnia (EUA), é considerado a maior feira pré-universitária de ciências do mundo.

As jovens foram premiadas na Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), que é considerada a maior feira de jovens pesquisadores da América Latina.

A Mostratec é a feira brasileira mais antiga que participa desse importante evento científico. Desde 1993, quando fez sua estreia, não deixou de comparecer no evento.

Passados 30 anos, mais uma vez uma delegação de finalistas brasileiros, credenciados pela Mostratec, representará o país na ISEF. São 12 estudantes oriundos de diferentes Estados da federação.

Conheça o projeto do Rio Grande no Norte que foi credenciado através da Mostratec:

Sea Sponge

  • Estudantes: Alice Keroly Diógenes Araúje (18) e Mayara Louise de Oliveira Silva (19)
  • Orientadora: Yandra Thais Rocha da Mota
  • Instituição: Escola Estadual Rui Barbosa

A exploração petrolífera envolve atividades com alto índice de poluição que podem prejudicar a qualidade da água, do solo, do ar e, consequentemente, a qualidade de vida dos seres vivos. A dependência energética mundial pautada nessa indústria causa grande exposição a desastres ambientais nas áreas exploradas, o que torna urgente a intensificação das pesquisas em busca de uma solução nesse campo. Este projeto visa identificar e reduzir os índices de vazamentos de óleo no ambiente marinho, além de reduzir os números de resíduos orgânicos descartados indevidamente na cidade de Tibau-RN. Dessa forma decidiu-se produzir uma esponja com a finalidade de reter óleos encontrados no mar, e nas aguas residuais, e simultaneamente reutilizar a fibra do coco e o residuo de camarão encontrado em nossa regiao costeira, ajudando o meio ambiente e a população em geral que sofre com essa catástrofe.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal