Famílias ficam desabrigadas em Natal após chuvas

Famílias ficam desabrigadas em Natal após chuvas

Transbordamento de lagoas causa desalojamento e transtornos na capital potiguar

Pelo menos 15 famílias foram abrigadas na Escola Estadual Adelino Dantas após o transbordamento da lagoa de captação do conjunto Santarém, na Zona Norte de Natal, inundar suas casas na madrugada desta sexta-feira (17.mai.2024). Além dessa lagoa, outras duas também transbordaram na capital potiguar, agravando a situação de emergência.

As famílias desabrigadas são residentes da Rua Taraucá, localizada nas proximidades da lagoa de captação. A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) informou que o abrigo provisório na escola foi uma medida imediata para garantir a segurança das famílias afetadas pelas enchentes.

Duas das famílias desalojadas receberam o benefício de aluguel social, enquanto as demais preferiram não aderir ao programa neste momento. A Semtas esclareceu, em nota, que a permanência das famílias na escola é temporária, aguardando a melhoria das condições climáticas e a diminuição do nível da água para que possam retornar com segurança às suas residências.

Para suprir as necessidades emergenciais, foram fornecidos alimentos, kits de dormitórios e colchões. Essa decisão foi tomada pelo gabinete de crise estabelecido pelo município na manhã desta sexta-feira, em resposta às intensas chuvas que acometeram a cidade.

Chuva causa transbordamento de lagoas e alagamentos em Natal

Na sexta-feira (17), três lagoas de captação – Santarém, Sarney e Makro – transbordaram devido às chuvas intensas, conforme informações da Defesa Civil de Natal. A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou 104 mm de precipitação na capital potiguar entre quinta e sexta-feira.

O volume de chuva resultou em alagamentos em diversas ruas e avenidas, complicando o trânsito e a rotina dos moradores. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para acumulado de chuvas em todo o Rio Grande do Norte, vigente até a manhã deste sábado (18), recomendando cautela aos cidadãos.

Prefeitura convoca Gabinete de Crise

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, convocou uma reunião do Gabinete de Crise. Em pronunciamento, o prefeito afirmou que a situação está “sob controle”, mas que o grupo permanecerá de sobreaviso devido à previsão de mais chuvas para o fim de semana.

Apesar das chuvas intensas, não houve registros de ocorrências graves. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) está instalando uma nova bomba na Lagoa do José Sarney para auxiliar no escoamento e isolando áreas nas demais lagoas.

A Secretaria de Educação está em contato com gestores de escolas municipais para utilização dos espaços como abrigos, se necessário. A Semtas continua monitorando os bairros e atendendo as demandas emergenciais.

Foto: Semtas

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal