Fahrenheit 451: O sci-fi que até hoje levanta discussões, por Alexandre Vitor

Fahreinheit 451 - O sci-fi que até hoje levanta discussões, por Alexandre Vitor

Por Alexandre Vitor
Para o Por Dentro do RN

Aconselho àqueles que não têm o hábito da leitura a tentarem iniciar 2022 de uma forma diferente. Enquanto curte o verão na sombra e água fresca, tire um tempinho para ler esse clássico dos anos 50, mas que continua atualíssimo: Fahrenheit 451, escrito por Ray Bradbury. Para os leitores contumazes , vai aqui uma boa dica para contrabalancear com a leveza das férias.

Aqui temos um mundo distópico em que a sociedade censura a leitura, não importa de que tipo seja, e os bombeiros (que anteriormente tinham o trabalho de apagar incêndios), agora se ocupam em tocar fogo nas obras de autores renomados.

O livro vai focar na vida do bombeiro Guy Montag , que é insatisfeito com sua vida vazia até conhecer a menina Clarisse e começar a ver o mundo sob uma ótica diferente. Um dia a garota desaparece e Guy começa a levar a sério alguns questionamentos que ela fazia. A partir daí, o personagem começa a esconder livros na sua própria casa e também começa a se rebelar contra o sistema atual.

O autor ganhou inspiração para essa obra vivendo o contexto da Guerra Fria e também o surgimento dos televisores. Curiosamente, pôs o nome do livro fazendo jus à temperatura em que o papel queima na escala Fahrenheit.

O livro traz discussões extremamente atuais e necessárias envolvendo a sociedade. Considero uma leitura obrigatória para qualquer pessoa com um mínimo de senso crítico que queira um pouco de bagagem para iniciar um bom papo-reto (ou papo-cabeça, como diz minha mãe).

O livro rendeu duas adaptações para as telas, uma em 1966 e outra bem mais atual, em 2018. Ambas com o mesmo título do livro. Peço que tentem dar uma lida nesse clássico, uma boa estória que diverte e faz pensar!

Feliz ano-novo e continuem acompanhando o Por Dentro do RN e O Papiro é Louco em 2022.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sobre Alexandre Vitor, colunista do portal Por Dentro do RN

Alexandre Vitor Papiro é Louco Por Dentro do RN

Alexandre Vitor tem 14 anos e prefere ser chamado de Vitor; é um escritor iniciante e tem um conto publicado no Wattpad. Além disso, o autor tem como hobbies a leitura, a cozinha e a prática de esportes. Desde pequeno, Alexandre Vitor se interessa por literatura. Aos 11 anos, decidiu que queria ser escritor e até já tinha vários manuscritos, mas nunca colocou nada adiante.
O jovem articulista da coluna O Papiro é Louco, aqui no Por Dentro do RNconsidera-se um leitor eclético, ou seja, aberto a quase todos os temas, mas confessa que fantasia e aventura são seus gêneros favoritos. É proibida a reprodução total ou parcial deste texto sem autorização do autor e sem a inserção dos créditos, de acordo com a Lei nº 9610/98.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês