A mágica história do Pequeno Príncipe, por Alexandre Vitor - Por dentro do RN
A mágica história do Pequeno Príncipe, por Alexandre Vitor

A mágica história do Pequeno Príncipe, por Alexandre Vitor

Por Alexandre Vitor
Para o Por Dentro do RN

“Os homens não têm tempo de conhecer nada. Compram coisas já prontas nos mercados. Mas como não existe um mercado de amigos, os homens não têm mais amigos”.

Com esta frase marcante, hoje falaremos sobre a fábula “O Pequeno Príncipe”, escrita por Antoine de Saint Exupery. A história é uma das mais conhecidas e amadas no mundo. Nela, conhecemos um garotinho curioso e ingênuo que vive no pequeno asteroide B612, no qual leva uma vida tranquila com sua pequena rosa.

Certo dia, ele decide fazer uma jornada por outros planetas e, durante a viagem, ele conhece muitas pessoas e seres animados, com quem passa a trocar ideia. Chegando à Terra, o menininho encontra um azarado aviador que está perdido no deserto do Saara (na verdade, um alter ego do autor), e começa a lhe contar sobre suas grandes aventuras.

Apesar do teor infantil da obra, o livro também foi escrito para adultos, talvez principalmente para eles, uma vez que retrata lições e ensinamentos importantes que, por sua sutileza, só são compreendidos pela galera mais madura. Mesmo sendo uma obra dos anos 40, as lições permanecem atuais.

Por ser uma obra de aparência simples, sem grandes detalhes no enredo, o autor criou um universo que nos diverte e adverte com sensibilidade e delicadeza, tocando o coração dos leitores dos 8 aos 80 anos, coisa bem difícil de conseguir. Infelizmente, por preconceito e achar que se trata de um livro bobo, alguns deixam de lê-lo e se privam de uma obra memorável.

O livro é muito bem escrito, organizado e, claro, acima de tudo, é uma obra leve e fácil até para as crianças menores. O sucesso é tão grande que todo mundo, mesmo quem não o leu, sabe citar alguma frase conhecida. O livreto já rendeu inúmeros filhotes, como musicais, peças de teatro e filme. Sobre o filme, vale uma pequena análise: ele foi um lançamento de 2015, de mesmo nome, porém a licença poética empregada foi longe demais.

Há a introdução de personagens inexistentes, a adaptação não é fiel, criando até mesmo uma história paralela para complementar a original. Pelo menos para mim, um humilde e voraz leitor adolescente, não funcionou. Mas tem uma coisa que se salva: a bela música de Lily Allen, “Somewhere only we know”. Procure o clipe com a tradução no YouTube, vale a pena assistir.

“se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz”

Bom, por hoje ficamos por aqui. Um bom final de semana para os amigos do Papiro e do Por dentro do RN.

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sobre Alexandre Vitor, colunista do portal Por Dentro do RN

Coluna de Alexandre Vitor no Por Dentro do RN

Alexandre Vitor tem 14 anos e prefere ser chamado de Vitor; é um escritor iniciante e tem um conto publicado no Wattpad. Além disso, o autor tem como hobbies a leitura, a cozinha e a prática de esportes. Desde pequeno, Alexandre Vitor se interessa por literatura. Aos 11 anos, decidiu que queria ser escritor e até já tinha vários manuscritos, mas nunca colocou nada adiante.
O jovem articulista da coluna O Papiro é Louco, aqui no Por Dentro do RNconsidera-se um leitor eclético, ou seja, aberto a quase todos os temas, mas confessa que fantasia e aventura são seus gêneros favoritos. É proibida a reprodução total ou parcial deste texto sem autorização do autor e sem a inserção dos créditos, de acordo com a Lei nº 9610/98.

1 comentário em “A mágica história do Pequeno Príncipe, por Alexandre Vitor”

  1. Arrasou!
    Esse livro é realmente um clássico, mesmo que eu tenha uma opinião impopular sobre o livro, é notório sua importância na literatura e até mesmo na vida das pessoas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

É #FAKE que o Midway Mall vai cobrar pelo estacionamento Como consultar valores a receber com o Banco Central Morre Marília Mendonça após acidente aéreo; veja fotos CINCO deputados do RN votam pelo furo do teto de gastos Após rompimento de parceria com o Flow Podcast, hackers invadem iFood, trocam nome de restaurantes e dão apoio a Bolsonaro Azul mira compra da Latam Airlines e visa à criação de gigante sul-americana Homem se dá mal após tentar jogar drogas pela janela em Mossoró Adolescente de 16 anos é suspeito de matar os próprios irmãos, de 2 e 4 anos, no Rio de Janeiro Preço da gasolina sobe 47% em 2021 e já custa R$ 7,29 em Natal após novo reajuste Cidade faz ‘recall’ de vacinação após enfermeira da Cruz Vermelha injetar água e sal na população Mulher dá à luz dentro de elevador de condomínio na Grande Natal Operação Falsos Heróis: Polícia Federal deflagra 2ª fase de operação contra contrabando de cigarros; um policial foi preso e outro afastado