Fátima discute renegociação de dívidas estaduais com presidente do Senado

Fátima discute renegociação de dívidas estaduais com presidente do Senado

Governadora reforçou a importância de uma abordagem justa e equilibrada para todos os estados

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, se reuniu na manhã desta quarta-feira (7.ago.2024) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para tratar da renegociação das dívidas dos estados com a União. Na pauta, estavam temas como a criação de um fundo de equalização, que visa permitir que os benefícios sejam estendidos a todos os estados, além da concessão de descontos sobre os juros da dívida e um tratamento diferenciado ao Rio Grande do Sul devido aos eventos climáticos extremos que o estado enfrentou recentemente.

Fátima Bezerra, que também é presidente do Consórcio Nordeste, vem liderando esse processo com diversas audiências em Brasília e uma forte articulação junto ao Governo Federal. Em abril deste ano, o Consórcio Nordeste apresentou ao Governo Federal uma série de propostas destinadas a promover o equilíbrio fiscal entre os estados e garantir um tratamento isonômico. A governadora destacou que um dos pontos centrais dessa discussão é o refinanciamento das dívidas estaduais pela União, de forma que todos os estados, independentemente de estarem em recuperação fiscal ou não, recebam um tratamento igualitário.

A criação do fundo de equalização é uma medida que, segundo Fátima Bezerra, visa corrigir distorções históricas. Para a governadora, qualquer solução para o endividamento dos estados precisa considerar as desigualdades regionais e socioeconômicas. “Quatro estados com maior participação na economia nacional são responsáveis por 90% da dívida com a União. Por outro lado, estados com capacidade de investimento limitada devem muito pouco. É preciso corrigir essa distorção”, argumentou Bezerra.

Essa solicitação foi formalizada na segunda quinzena de abril deste ano, quando a governadora levou ao Senado a proposta de tratamento isonômico para os estados que não apresentam um perfil de superendividamento, em comparação com os estados que estão sendo beneficiados na atual renegociação da dívida com a União. Durante essa visita, uma carta de intenções assinada por todos os governadores que compõem o Consórcio Nordeste foi entregue ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Esse documento reforça a necessidade de um fundo de equalização com uma fonte segura de recursos, para evitar que se torne uma promessa vazia de ajuda financeira.

“Isso é exatamente para evitar que se transforme em promessa vazia de ajuda, e direcionar parte do que será economizado com o não pagamento de juros à União. Isso seria uma solução. E, é crucial, que essa distribuição de recursos seja feita a partir de parâmetros que reduzam as desigualdades regionais”, destacou a governadora Fátima Bezerra, reforçando a importância de uma abordagem justa e equilibrada para todos os estados.

Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal