Varejo potiguar registra crescimento de 6,8% em agosto e reflete melhora econômica no RN

Varejo potiguar registra crescimento de 6,8% em agosto e reflete melhora econômica no RN

Aumento de vagas formais e queda no endividamento impulsionam vendas no Rio Grande do Norte, que supera a média nacional no acumulado de 2024

O comércio varejista do Rio Grande do Norte registrou um aumento expressivo de 6,8% no volume de vendas em agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2023. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (10.out.2024) e destacam o bom momento vivido pela economia potiguar. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN), a combinação de maior oferta de empregos e redução no endividamento foi determinante para o desempenho positivo.

O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, afirmou que o estado apresentou, em agosto, o melhor resultado na geração de empregos formais desde 2021, com a criação de mais de 7 mil novas vagas. “Esse crescimento no emprego impulsionou o poder de consumo das famílias e, somado à diminuição do endividamento, particularmente em Natal, onde a queda ocorre há seis meses consecutivos, fortaleceu as vendas do varejo”, explicou Queiroz.

O crescimento acumulado de janeiro a agosto de 2024 também reflete o bom momento do comércio potiguar. Nesse período, as vendas do varejo no estado tiveram um aumento de 5,7% em relação ao mesmo período do ano passado, superando a média nacional de 5,1%. Estados como Sergipe e Pernambuco, que também apresentaram crescimento de 5,1%, ficaram atrás do desempenho do Rio Grande do Norte.

Marcelo Queiroz destacou ainda que as expectativas para o restante do ano são positivas, especialmente com datas comerciais importantes, como a Black Friday e o Natal, ainda por vir. “Com esses números, esperamos que a economia do estado continue em crescimento nos próximos meses, o que é fundamental para fecharmos o ano com resultados ainda melhores”, ressaltou o presidente da Fecomércio.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo