Javier Milei anuncia visita ao Brasil para se reunir com Jair Bolsonaro

Javier Milei anuncia visita ao Brasil para se reunir com Jair Bolsonaro

Viagem não inclui encontro com o presidente Lula

O presidente da Argentina, Javier Milei, notificou o governo de Luiz Inácio Lula da Silva sobre sua visita ao Brasil neste fim de semana. Milei participará de um evento da direita em Balneário Camboriú (SC) e se reunirá com o ex-presidente Jair Bolsonaro, sem agendar qualquer contato com o presidente Lula.

A Embaixada da Argentina formalizou o plano da viagem ao Itamaraty, que até então não havia sido comunicado oficialmente. Milei não solicitou reunião com Lula e autoridades do Palácio do Planalto, apesar de ter manifestado interesse em encontros anteriores, os quais ficaram sem resposta. Os presidentes se encontraram de forma protocolar na Itália durante uma sessão plenária do G-7.

Milei seguirá para Santa Catarina no sábado à noite e retornará a Buenos Aires no domingo. Ele repetirá no Brasil a atitude adotada na Espanha, onde ignorou o premiê socialista Pedro Sánchez, resultando em uma crise política que ainda persiste. Durante a visita à Espanha, Milei participou de um comício organizado por Santiago Abascal, do partido Vox, e fez declarações ofensivas sobre Sánchez e sua esposa.

O governo Lula acompanhará atentamente o discurso de Milei em relação ao presidente brasileiro. Medidas de reprimenda diplomática estão sendo consideradas, mas o Itamaraty tem evitado confrontos diretos. A visita sem menção ao presidente Lula foi vista como uma provocação.

A embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina e Caribe no Itamaraty, destacou que o objetivo é manter as relações com a Argentina em um patamar de parceria, com integração em setores estratégicos como nuclear, espacial e defesa.

Foto: RS/ via Fotos Publicas

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo