Militares são presos após tentativa de golpe na Bolívia

Militares são presos após tentativa de golpe na Bolívia

General Juan José Zúñiga liderou ação fracassada; governo reforça compromisso com a Constituição

Cerca de uma dezena de militares bolivianos foram presos após uma tentativa de golpe na última quarta-feira (26.jun.2024). O general Juan José Zúñiga liderou a mobilização, reunindo soldados na praça principal de La Paz e forçando a entrada no palácio presidencial com um veículo blindado.

Os soldados acabaram se retirando e a polícia retomou o controle. O presidente Luis Arce nomeou rapidamente um novo general e criticou a tentativa de golpe. O ministro do Interior, Eduardo del Castillo, explicou que Zúñiga foi informado de sua destituição na noite anterior devido a conduta incompatível com a Constituição.

Consequências legais

Os militares presos enfrentam acusações que podem levar a penas de 15 a 30 anos de prisão. Del Castillo destacou a surpresa do governo com a rapidez dos eventos e assegurou que medidas estão sendo tomadas para garantir a estabilidade e a ordem constitucional no país.

Foto: RS via Fotos Publicas

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda
Pular para o conteúdo