Comissão do Senado convida Elon Musk para debater censura e abuso de poder

Comissão do Senado convida Elon Musk para debater censura e abuso de poder

Senadores aprovam audiência pública para discutir suposto monitoramento do TSE e pedidos ilegais do STF à rede social

A Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado Federal aprovou a realização de uma audiência pública para debater as denúncias feitas pelo X, antigo Twitter, sob o nome de “Twitter Files Brazil”, que acusam o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de monitoramento na internet e o Supremo Tribunal Federal (STF) de fazer pedidos ilegais à rede social

O debate foi aprovado na terça-feira (9.abr.2024) e atende ao requerimento do senador Eduardo Girão (Novo-CE). O nome de Elon Musk, CEO do Twitter, foi sugerido pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO) para ser ouvido por videoconferência.

Kajuru argumenta que foi Musk “que provocou toda a discussão” ao acusar o STF de censura e ameaçar descumprir ordens judiciais. Em resposta, o STF incluiu o empresário nos inquéritos das fake news.

A audiência pública também convidará representantes das redes sociais X, YouTube, Instagram e Facebook.

Criação de Grupo Parlamentar em Defesa da Segurança Pública

Na mesma reunião, os senadores aprovaram a criação do Grupo Parlamentar em Defesa da Segurança Pública e Políticas Públicas de Segurança, proposto pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES). O grupo poderá realizar audiências públicas, promover eventos e análises técnicas, entre outras atividades.

Outras decisões da Comissão

A CSP também aprovou:

  • Ouvir a versão do jornalista português Sérgio Miguel de Gomes Tavares sobre sua suposta detenção pela Polícia Federal.
  • Debater o projeto de lei que regulamenta as atividades de bombeiros voluntários.
  • Adiar a análise de projetos de lei sobre:
  • Compartilhamento da localização de agressores de mulheres com órgãos de segurança pública.
  • Uso de drones por órgãos de segurança pública.
  • Bloqueio de bens de réus de improbidade administrativa.

Elon Musk convida Moraes para diálogo e Bolsonaro sai em sua defesa

Em meio à polêmica, Elon Musk convidou o ministro Alexandre de Moraes para um diálogo aberto sobre as decisões da Corte em relação às redes sociais. O convite foi feito após Moraes determinar a inclusão de Musk em um inquérito sobre as milícias digitais.

O ex-presidente Jair Bolsonaro saiu em defesa de Musk, dizendo que “agora, nós temos um apoio de fora do Brasil muito forte”.

Foto: Pedro França/Agência Senado

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar