Coletivo CIDA leva a arte potiguar para o Chile

Coletivo CIDA leva a arte potiguar para o Chile

Após o evento no Chile, o Coletivo CIDA retorna ao Brasil para apresentar, pela primeira vez, as três peças da Trilogia em Dança-Tragédia no Teatro Alberto Maranhão, dentro da programação do Abril das Artes

O Coletivo CIDA, do Rio Grande do Norte, está participando do Mercado das Indústrias Culturais do Sul (MICSUR 2024), realizado em Santiago, Chile. Representados por dois de seus fundadores, Arthur Moura e René Loui, o coletivo tem se envolvido em diversas rodadas de negócios e atividades de networking durante o evento.

O MICSUR 2024 reúne delegações da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Uruguai, Peru e Paraguai, com o objetivo de estabelecer uma agenda colaborativa para o desenvolvimento de ecossistemas criativos na região da América Latina e Caribe.

René Loui, comentou sobre a experiência: “Nossa participação no MICSUR 2024 tem sido uma experiência verdadeiramente marcante e enriquecedora. Estar aqui, integrando a delegação brasileira a convite da OEI – Organização dos Estados Ibero-americanos, é um privilégio que nos enche de orgulho e entusiasmo.”

Arthur Moura acrescentou: “Cada momento aqui reafirma nossa missão de crescer como artistas e como coletivo, inspirando e contribuindo significativamente para a diversidade cultural tanto do Brasil quanto além de suas fronteiras. Estamos gratos por cada conversa, cada novo conhecimento adquirido e por cada oportunidade de mostrar ao mundo nossas pesquisas artísticas e o que temos trabalhado ao longo desses últimos anos. Esperamos que nossa passagem pelo evento continue a abrir novos caminhos e trazer novas possibilidades para o Coletivo CIDA e principalmente para a dança brasileira”.”

“A cada dia, absorvemos um pouco mais sobre as práticas artísticas e os modelos de gestão cultural de nossos colegas sul-americanos. Esses aprendizados são vitais, não só para a nossa evolução pessoal como artistas, mas também para a sustentabilidade e inovação do nosso coletivo. O intercâmbio de experiências e a exposição a diferentes formas de expressão cultural têm reforçado nosso compromisso com a produção de uma arte que é tanto local quanto universalmente relevante”, completa René.

Temporada da trilogia em dança-tragédia em Natal

Após o evento no Chile, o Coletivo CIDA retorna ao Brasil para apresentar, pela primeira vez, as três peças da Trilogia em Dança-Tragédia no Teatro Alberto Maranhão, dentro da programação do Abril das Artes. As apresentações ocorrem nos dias 28 e 29 de abril, sempre às 19h, em comemoração ao Dia Internacional da Dança, com entrada gratuita.

Arthur Moura também expressou entusiasmo sobre a primeira apresentação completa da trilogia em Natal: “Estamos extremamente empolgados e ansiosos pela primeira apresentação completa de nossa Trilogia em Dança-Tragédia aqui em Natal.”

A primeira obra da trilogia, “Corpos Turvos” é uma chamada à consciência sobre a visibilidade e valorização de todos os corpos, principalmente aqueles frequentemente marginalizados. Em “Reino dos Bichos e dos Animais, Esse é o Meu Nome”, aborda-se a arte como um espaço de liberdade e questionamento, inspirados pelas poesias de Stella do Patrocínio. E para fechar, “Insanos e Beija-Flores a Dois Metros do Chão” traz a reflexão sobre os limítrofes entre arte e insanidade na sociedade.

Todos os trabalhos são acessíveis por meio de Interpretação para LIBRAS e Audiodescrição. O acesso é gratuito. Os ingressos para as apresentações deverão ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes.

Sobre o CIDA

O Coletivo Independente Dependente de Artistas (CIDA ) é um núcleo artístico de dança contemporânea, fundado no ano de 2016 por artistas emergentes, pluriétnicos, com e sem deficiências, oriundos das mais diversas regiões do Brasil e radicados na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. O CIDA se destaca no cenário cultural por sua produção experimental e inclusiva.

Todas as informações sobre o CIDA podem ser acompanhadas através dos canais de comunicação do coletivo. acompanhe o Coletivo no Instagram em: @coletivocida ou acesse: www.coletivocida.com.br

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar