Festival Sinfônico oferece curso de regência para maestros e maestrinas potiguares

Festival Sinfônico oferece curso de regência para maestros e maestrinas potiguares

Depois do sucesso das edições de Jucurutu e Pau dos Ferros – voltada para os jovens talentos, projeto proporciona a regentes se especializarem ainda mais em seus ofícios

O projeto Festival Sinfônico vai oferecer um curso gratuito de regência para maestros do estado, ministrado pelo Maestro Linus Lerner, num encontro junto aos diversos maestros, maestrinas e mestres de Orquestras e Bandas residentes no Rio Grande do Norte. Serão oferecidos três dias de aulas gratuitas entre os dias 18 e 20 de setembro, no Espaço Cultural João Paulo II – Papódromo. O formulário de inscrição e o material para o curso estão disponíveis no link que pode ser acessado pela Bio do Instagram oficial: @festivalsinfonico.rn.

Com o objetivo de promover a educação musical, apoiar Orquestras Sociais e incentivar o surgimento de Orquestras Jovens, o curso contará com a participação de pelo menos oito maestros do interior do estado. Através da parceria com a Fundação José Augusto e Secretaria Estadual de Cultura, o curso será aberto para todos os regentes interessados, a programação terá carga horária de 18 horas, sendo ministrado em dois turnos. Pela manhã, os alunos terão aulas teóricas; e à tarde, aulas práticas de regência orquestral.

“Os participantes terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades de regência sob a orientação do diretor artístico e maestro titular da OSRN – Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, da OSNH – Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo e da SASO – Southern Arizona Symphony Orchestra, com experiência de regência com orquestras jovens, sociais e profissionais. Além disso, o curso vai abranger técnica de regência, interpretação musical, gestão de ensaios e prática com orquestra”, explica Tatiane Fernandes, idealizadora do projeto.

O curso faz parte da programação de atividades do projeto Festival Sinfônico, que tem como objetivo proporcionar aos jovens músicos uma experiência de aprendizado, conectando-os com artistas profissionais inseridos no mercado de trabalho. Com ações já finalizadas em Jucurutu e Pau dos Ferros, o projeto segue agora para a cidade de Luís Gomes, no Alto Oeste potiguar, oferecendo aulas gratuitas, masterclasses e apresentações de recitais durante uma semana imersiva aberta ao público no mês de novembro.

Outras edições do Festival

Entre os dias 26 e 31 de agosto, a cidade de Pau dos Ferros recebeu a segunda edição do Festival Sinfônico, oferecendo uma semana imersiva de aulas práticas e teóricas focadas em elevar o nível técnico e a performance de jovens talentos da música de concerto no município. Essa segunda edição contou com 180 alunos inscritos, com atividades realizadas em Pau dos Ferros e apresentações em Portalegre.

Com aulas gratuitas ministradas em dois núcleos de aulas: IFRN Pau dos Ferros e Casa de Cultura, o festival ofereceu ensino em instrumentos de cordas, sopros e percussão, além de masterclasses de consciência corporal, arranjos e manutenção de instrumentos de metais.

Além disso, os jovens também puderam realizar e assistir a recitais e concertos incluídos na programação, como o concerto de abertura que contou com a apresentação do Grupo de Escaletas e Sanfonas Luar do Sertão (Reg. Diego Oliveira), da Orquestra Aldo Parisot (Reg. Marina Barnabé) e da Orquestra Filarmônica Pauferrense (Reg. Leandro Oliveira).

“O Festival Sinfônico é uma ação especial, quando ele termina pra gente, é aí que seu principal efeito começa para alunos e alunas. Essa experiência do Festival os leva a entender mais sobre os instrumentos que eles tocam, suas anatomias, estruturas e como o corpo de musicista se adequa para tocá-lo. O instrumento passa a fazer parte do corpo. O Festival desperta conhecimentos para esses futuros artistas”, comenta Tatiane Fernandes.

Já em sua primeira edição, o Festival Sinfônico realizou atividades no município de Jucurutu, entre os dias 21 a 27 de julho, com apresentações também na cidade de Caicó, junto a programação da Festa de Sant’Ana. Com 70 alunos inscritos, a edição inaugural do projeto contou com 13 professores, sendo 11 dedicados a ensino de instrumentos que compõem grandes corpos musicais como orquestras, bandas, filarmônicas e fanfarras.

Sobre o Festival Sinfônico

Essa iniciativa, idealizada e promovida pela Mapa Realizações Culturais, abrange a realização de 12 cursos de instrumentos, incluindo violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete, saxofone, trompete, trombone, trompa, tuba e percussão. Sendo uma plataforma para que jovens talentos da música de concerto possam aprimorar suas habilidades, e uma ferramenta de democratização de acesso à cultura, proporcionando ao público experiências musicais de sonoridades diversas.

O Festival Sinfônico integra o time de projetos contemplados pelo Edital Transformando Energia em Cultura com patrocínio da Neoenergia Cosern, Instituto Neoenergia, Fundação José Augusto, Secretaria Estadual Cultura e Governo do RN através da Lei Câmara Cascudo. Um edital que tem feito a diferença na formação artística da juventude potiguar por meio de projetos em diversas linguagens.

Conheça mais sobre o projeto através das redes sociais: @festivalsinfonico.rn e @maparealizaculturais

SERVIÇO

O que: Curso de Regência
Quando: 18, 19 e 20 de setembro
Local: Espaço Cultural João Paulo II – Papódromo, localizado no Centro Administrativo em Natal/RN
Inscrição: Gratuita – Acessar o formulário de Inscrições disponível na Bio do Instagram oficial @festivalsinfonico.rn

Fotos: Bruno Martins

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal