RN passa a vacinar crianças de até 2 anos sem comorbidades contra a covid-19

RN passa a vacinar crianças de até 2 anos sem comorbidades contra a covid-19

RN recebeu hoje (23) um total de 23 mil doses da Pfizer pediátrica

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) deliberou com a Câmara Técnica de Vacinação e resolveu ampliar a vacinação contra a Covid-19 para as crianças de seis meses a 2 anos de idade, sem comorbidades. Na tarde desta quarta-feira (23), o Rio Grande do Norte vai receber 23 mil doses da Pfizer pediátrica, destinada para essa faixa etária.

Ontem (22) o estado recebeu do Ministério da Saúde 16.140 doses da Coronavac. Com isso será possível retomar a vacinação contra a Covid-19 das crianças entre 3 e 4 anos, que havia sido interrompida pela falta de doses. De acordo com RN+Vacina, apenas 6% das crianças com essa idade estão totalmente vacinadas e 15% foram vacinadas com a primeira dose.

“Seguimos também com as doses de reforço principalmente para o público adulto jovem, que está com a vacinação em atraso. A ideia é vacinar nos ambientes de trabalho, numa pactuação dos munícipios com as empresas, para que se consiga diminuir as barreiras de acesso, completando o esquema vacinal com a terceira e quarta dose”, explicou a coordenadora de vigilância em saúde da Sesap, Kelly Lima.

Reforço para idosos
Na semana passada a Sesap emitiu uma nota informativa aos municípios do RN recomendando o início imediato da terceira dose de reforço (quinta dose) contra a Covid-19 para as pessoas acima de 80 anos de idade.

A medida leva em consideração, principalmente, a circulação mundial da variante Ômicron BQ1 e identificação da variante BE.9 no Amazonas, a baixa adesão da D4 em idosos, além das recomendações do Comitê Científico, divulgadas no último dia 14 de novembro. O estado já estava vacinando com a 5ª dose as pessoas imunossuprimidas. Agora, podem procurar o reforço os idosos acima de 80 anos com um intervalo mínimo de 4 meses após a quarta dose. As vacinas a serem utilizadas no reforço são as da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca.

Foto: Tânia Rego (Agência Brasil)
Com informações do Governo do RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês