Em Natal, prefeitura reduz para 4 meses intervalo para a aplicação da dose de reforço em idosos

Em Natal, prefeitura reduz para 4 meses intervalo para a aplicação da dose de reforço em idosos

A prefeitura de Natal reduziu o intervalo para aplicação da dose de reforço em idosos para quatro meses. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), a partir desta quarta-feira (8.dez.2021), idosos com mais de 70 anos que já tenham completado quatro meses desde que tomaram a segunda dose podem procurar um dos pontos de vacinação na cidade.

A medida foi adotada por causa da baixa procura da população. Segundo a SMS, o município já havia aberto a aplicação da dose de reforço para qualquer adulto com mais de 18 anos que tivesse completado cinco meses de aplicação da D2, até mesmo para pessoas que moram em outras cidades. Atualmente, Natal possui 40 mil pessoas aptas a partir de agora para receber o imunizante, dentro dessa faixa etária contemplada.

A SMS informou que a dose de reforço em idosos e nos demais públicos vem sendo aplicada em todos os pontos vacinais da cidade (unidades básicas, drives ou trailer da árvore de Mirassol – este último de quinta-feira a domingo) para qualquer munícipe que esteja dentro dos critérios de intervalo, portando documentação comprobatória e que tenha concluído seu esquema vacinal com Coronavac, Oxford ou Pfizer. A população pode consultar os locais de vacinação e os horários de funcionamento através do site https://vacina.natal.rn.gov.br/.

Quem pode tomar a vacina:

Primeira dose

Pessoas com 12 anos e mais.

Segunda dose

Coronavac

Podem se vacinar as pessoas que completaram os 28 dias da primeira dose do imunizante Coronavac.

Oxford

  • Podem receber a aplicação da D2 da Oxford quem se vacinou até o dia 20 de setembro
  • Gestantes que tomaram a primeira dose com o imunizante Oxford e que, por recomendação do Ministério da Saúde, não tomaram a segunda dose poderão completar seu esquema vacinal com o imunizante da Pfizer.

Pfizer

  • A segunda dose da Pfizer está disponível para quem tomou a primeira dose há 21 dias.

Janssen

  • Gestantes que anteriormente tenham se imunizado com a Janssen, se estiverem no intervalo de 5 meses após aplicação da dose única, podem buscar um ponto vacinal para receber o reforço com a Pfizer.

Terceira dose

  • População em geral com 18 anos e mais (há cinco meses de conclusão do esquema vacinal com a D2 de Coronavac, Oxford e Pfizer)
  • População com 70 anos e mais (há quatro meses de conclusão do esquema vacinal com a D2 de Coronavac, Oxford e Pfizer).
  • Os Imunossuprimidos também podem receber a terceira dose, desde que tenham completado o esquema vacinal há 28 dias, apresentando laudo médico.

Foto: Ascom/SMS

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês