Prefeitura de Natal anuncia abertura de dois drives de vacinação no feriado

Prefeitura de Natal anuncia abertura de dois drives de vacinação no feriado

A Prefeitura de Natal anunciou que vai abrir dois drives de vacinação no feriado da Proclamação da República, na próxima segunda-feira (15.nov.2021). Os pontos do Via Direta, na zona Sul, e Nélio Dias, na zona Norte, estarão disponíveis para a população tomar a a primeira dose, a segunda dose ou a dose de reforço das vacinas contra covid-19. Já os demais locais estarão fechados na data. Segundo a prefeitura, os dois pontos de vacinação vão funcionar das 8h às 16h.

Além do anúncio do funcionamento no feriado, a Prefeitura informou que os serviços de vacinação do Palácio dos Esportes e Sesi vão fechar e que serão transferidos integralmente para os drives Nélio Dias e Via Direta. Segundo o secretário de Saúde de Natal, George Antunes, a mudança ocorre para otimizar a capacidade de atendimento dos drives.

“O Via Direta e o Nélio Dias tem capacidade de atender até três mil pessoas por dia e são localizados em pontos estratégicos da cidade. Também deixamos a vacina disponível em todas as unidades de saúde, sendo algumas delas com horário estendido”, afirmou o secretário.

Segundo a pasta, a aplicação volta ao normal e será retomada nas 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS) na terça. Em oito delas, há horário estendido até 18h: UBS São João, UBS Nova Descoberta, USF Nova Natal, UBS Pajuçara, USF Panatis, USF Vale Dourado, USF Bom Pastor e USF Felipe Camarão II.

Vacinação em Natal

Primeira dose

Pessoas com 12 anos e mais.

Segunda dose

CoronaVac

Podem se vacinar as pessoas que completaram os 28 dias da primeira dose do imunizante CoronaVac.

Oxford/AstraZeneca

Podem receber a aplicação da D2 da Oxford quem se vacinou até o dia 05 de setembro. Grávidas que tomaram a D1 de Oxford e que, por recomendação do Ministério da Saúde, não tomaram a segunda dose poderão completar seu esquema vacinal com o imunizante da Pfizer.

Pfizer

A segunda dose da Pfizer está disponível para quem tomou a primeira dose até 20 de setembro.

Terceira dose

Estão aptos a receber a terceira dose: população em geral com 60 anos e mais e profissionais e trabalhadores da saúde a partir de 18 anos.

  • É necessário ter completado o esquema vacinal, com duas doses ou dose única, de qualquer imunizante (Coronavac, Oxford ou Pfizer) há seis meses ou 180 dias;
  • Os profissionais e trabalhadores da saúde devem apresentar documentação comprobatória de vínculo;
  • Os Imunossuprimidos também podem receber a terceira dose, desde que tenham completado o esquema vacinal há 28 dias, apresentando laudo médico.

O lado deve ser de: Imunodeficiência primária grave; Quimioterapia para câncer; Transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids; uso de corticóides em doses > 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por > 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune ou pacientes com hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Foto: Ilustração/Adriano Abreu/Tribuna do Norte

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês