Sesap aumenta vigilância para Febre do Oropouche no RN

Sesap aumenta vigilância para Febre do Oropouche no RN

Pasta intensifica ações de monitoramento e prevenção contra a doença

Desde o fim de maio, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte tem reforçado a vigilância contra a Febre do Oropouche. Em resposta ao cenário nacional, com 16 estados confirmando casos, o Laboratório Central do RN (Lacen-RN) iniciou em junho a testagem de amostras aleatórias de casos suspeitos de dengue, chikungunya e zika vírus.

Até o momento, não há casos confirmados de Febre do Oropouche no RN. A doença, causada por um arbovírus, apresenta sintomas semelhantes aos da dengue e chikungunya, como dores de cabeça, musculares e articulares, náusea e diarreia. O diagnóstico laboratorial é crucial para o acompanhamento dos casos.

Em junho, a Sesap emitiu uma nota técnica aos municípios potiguares sobre ações de vigilância. Em julho, o Ministério da Saúde também emitiu uma nota técnica sobre a doença. A transmissão ocorre principalmente pelo mosquito Culicoides paraenses, conhecido como maruim.

O tratamento inclui repouso e cuidados dos sintomas, com acompanhamento médico. A fase aguda dura de dois a sete dias. As principais medidas de prevenção incluem evitar áreas com maruim, usar roupas protetoras e repelentes, e eliminar criadouros de mosquitos.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado