Como surge um buraco negro supermassivo?

Image

Um halo de matéria escura pode ser a resposta para a pergunta de como surge um buraco negro supermassivo, diz estudo.

A pergunta sobre como surge um buraco negro supermassivo foi explicada pela equipe liderada por um físico teórico da Universidade da Califórnia, em Riverside: um enorme buraco negro originado por um halo de matéria escura.

Um halo de matéria escura é a matéria invisível que envolve uma galáxia ou um aglomerado de galáxias. Embora a matéria escura nunca tenha sido detectada em laboratórios, os físicos continuam confiantes de que essa matéria misteriosa que constitui 85% da matéria existente em todo o Universo. Se a matéria visível de uma galáxia não estivesse incrustada em um halo de matéria escura, essa matéria se dispersaria; e isso pode explicar como surge um buraco negro supermassivo.

Halo de matéria escura
Halo de matéria escura
Foto: Wikipédia

“Os físicos estão intrigados pelo fato de os buraco negros supermassivos estarem localizados nas regiões centrais dos halos de matéria escura e crescerem tão maciçamente em um curto período de tempo”, disse Hai-Bo Yu, professor associado de Física e Astronomia da UC Riverside, que liderou o estudo publicado no Astrophysical Journal Letters .

“Podemos pensar em duas razões”, acrescentou Yu. “O buraco negro da semente – ou ‘bebê’ – ou é muito mais massivo ou cresce muito mais rápido do que pensávamos, ou ambos. A questão que então surge é quais são os mecanismos físicos para produzir um buraco negro de semente massivo o suficiente ou alcançando uma taxa de crescimento rápida o suficiente?“, questionou.

Um buraco negro na semente é um buraco negro em seu estágio inicial – semelhante ao estágio do bebê na vida de um ser humano.

“Leva tempo para os buracos negros se tornarem massivos por acúmulo de matéria circundante”, disse o co-autor Yi-Ming Zhong, pesquisador de pós-doutorado no Instituto Kavli de Física Cosmológica da Universidade de Chicago. “Nosso artigo mostra que se a matéria escura tem auto-interações, então o colapso gravotérmico de um halo pode levar a um buraco negro de sementes massivo o suficiente. Sua taxa de crescimento seria mais consistente com as expectativas gerais.”

Na astrofísica, um mecanismo popular usado para explicar como surge um buraco supermassivo é o colapso do gás puro em protogaláxias no início do universo. “Este mecanismo, no entanto, não pode produzir um buraco negro de semente massivo o suficiente para acomodar SMBHs recentemente observados – a menos que o buraco negro de semente experimente uma taxa de crescimento extremamente rápida”, disse Yu. “Nosso trabalho fornece uma explicação alternativa: um halo de matéria escura experimenta instabilidade gravotérmica e sua região central colapsa em um buraco negro de semente.”, diz.

Como surge um buraco negro supermassivo?

A explicação que Yu e seus colegas propõem funciona da seguinte maneira:

As partículas de matéria escura primeiro se aglomeram sob a influência da gravidade e formam um halo de matéria escura. Durante a evolução do halo, duas forças concorrentes – gravidade e pressão – operam. Enquanto a gravidade puxa as partículas de matéria escura para dentro, a pressão as empurra para fora.

Se as partículas de matéria escura não têm interações próprias, então, conforme a gravidade as puxa em direção ao halo central, elas se tornam mais quentes, isto é, se movem mais rápido, a pressão aumenta efetivamente e elas se recuperam. No entanto, no caso da matéria escura com auto-interação, as auto-interações da matéria escura podem transportar o calor dessas partículas “mais quentes” para as próximas mais frias. Isso torna difícil para as partículas de matéria escura se recuperarem.

Yu explicou que o halo central, que entraria em colapso em um buraco negro, tem momento angular, ou seja, ele gira. As auto-interações podem induzir viscosidade, ou “fricção”, que dissipa o momento angular. Durante o processo de colapso, o halo central, que tem uma massa fixa, encolhe em raio e diminui em rotação devido à viscosidade. Conforme a evolução continua, o halo central eventualmente entra em colapso em um estado singular: um buraco negro de semente. Esta semente pode crescer mais maciça por acréscimo de matéria bariônica – ou visível – circundante, como gás e estrelas.

“A vantagem do nosso cenário é que a massa do buraco negro da semente pode ser alta, uma vez que é produzida pelo colapso de um halo de matéria escura”, disse Yu. “Portanto, ele pode se transformar em um buraco negro supermassivo em uma escala de tempo relativamente curta.”, conclui.

O novo trabalho é inédito na medida em que os pesquisadores identificam a importância dos bárions – partículas atômicas e moleculares comuns – para que essa ideia funcione.

“Primeiro, mostramos que a presença de bárions, como gás e estrelas, pode acelerar significativamente o início do colapso gravotérmico de um halo e um buraco negro de semente poderia ser criado a tempo”, disse Wei-Xiang Feng, estudante de graduação de Yu e um co-autor no artigo. “Em segundo lugar, mostramos que as auto-interações podem induzir a viscosidade que dissipa o momento angular remanescente do halo central. Terceiro, desenvolvemos um método para examinar a condição para desencadear a instabilidade relativística geral do halo colapsado, o que garante que um buraco negro semente poderia formulário se a condição for satisfeita. “, conclui.

Durante a última década, Yu explorou novas previsões de auto-interações da matéria escura e suas consequências observacionais. Seu trabalho mostrou que a matéria escura auto-interagente pode fornecer uma boa explicação para o movimento observado de estrelas e gás nas galáxias.

Em muitas galáxias, estrelas e gás dominam suas regiões centrais”, disse ele. “Assim, é natural perguntar como a presença dessa matéria bariônica afeta o processo de colapso. Mostramos que vai acelerar o início do colapso. Esse recurso é exatamente o que precisamos para explicar a origem dos buracos negros supermassivos no início do universo . As auto-interações também levam à viscosidade que pode dissipar o momento angular do halo central e ajudar ainda mais no processo de colapso. “, conclui.

Traduzido deste site.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês