Com a finalização da caixa cênica do Teatro Alberto Maranhão, em setembro, espaço será devolvido para o povo potiguar.
Por dentro do RN
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), visitou nesta sexta-feira (18) as obras do Teatro Alberto Maranhão. De acordo com ela, o equipamento centenário, que é uma marca da cultura do RN, nunca recebeu uma reforma tão grande.
As intervenções envolvem o ajustes na parte elétrica, hidráulica e climatização, implantação da acessibilidade, reestruturação do palco e camarins, paisagismo, implementação da parte de esgoto e combate a incêndio.
Exceto as obras na Caixa Cênica do local, os serviços licitados anteriormente já estão todos concluídos e a reforma já está 94% concluída e, pelo estado avançadíssimo da obra, o local será devolvido aos potiguares ainda em setembro, após seis anos fechado.
A obra está sendo executada pelo Governo Cidadão e Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Norte (Setur-RN), com recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial. Por sua vez, a fiscalização tem sido feita pela Fundação José Augusto e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
De acordo com Fátima, a reforma da Caixa Cênica não estava prevista no projeto inicial. “Ela é a peça central de um teatro, composta por toda parte cenotécnica, com plataforma elevatória e escadas, estruturas de iluminação e de áudio. Nós corrigimos isso”, declarou em sua postagem nas redes sociais. “O Teatro Alberto Maranhão, fechado desde 2015, será enfim devolvido ao povo potiguar!”, anunciou a chefe do executivo estadual.
Foto: Elisa Elsie