Lula é absolvido pela Justiça na Operação Zelotes, de 2015

Lula é absolvido

O ex-presidente Lula é absolvido de condenação na Operação Zelotes, que ocorreu em 2016 e investigou o ex-presidente por suposta corrupção passiva.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está oficialmente absolvido de condenação na Operação Zelotes, que o investigou por suposta corrupção passiva. A decisão foi dada pelo juiz federal Frederico Botelho de Barros Viana, da 10ª Vara Federal do DF, na última segunda-feira, 21, e também absolveu o ex-ministro Gilberto Carvalho e mais outros cinco acusados no processo da Zelotes.

Gilberto e Lula absolvido da Zelotes 1
Ex-ministro Gilberto Carvalho
Foto: Pedro Ladeira / Folhapress

Na época, Lula foi acusado de ter favorecido empresas de carro em troca de propina; e teria recebido por volta de R$ 6 milhões para o financiamento de campanhas do Partido dos Trabalhadores, PT. A denúncia do Ministério Público foi aceita em 2017, quando os acusados se tornaram réus no processo. Além de Lula, confira o nome dos outros seis acusados absolvidos pela Justiça:

Mauro Marcondes Machado (empresário)

Alexandre Paes dos Santos (lobista)


José Ricardo da Silva (ex-conselheiro do Conselho Administrativo da Receita Federal)


Gilberto Carvalho (ex-ministro e ex-chefe de gabinete de Lula)


Paulo Arantes Ferraz (ex-presidente da MMC – Mitsubishi)


Carlos Alberto de Oliveira Andrade (empresário do Grupo Caoa)

Na decisão, o magistrado da 10ª Vara Federal do DF baseou a absolvição na falta de provas para justificar a condenação dos réus, o que foi apontado pelo próprio Ministério Público que ofereceu a denúncia. Para o MP, não há “robustos indícios de favorecimento privado” e nem evidências que comprovem, minimamente, o envolvimento de Lula ou Gilberto Carvalho no repasse de R$ 6 milhões de empresas automotivas.

A conclusão do juiz Frederico Viana é que ele “carece de elementos, ainda que indiciários, que possam fundamentar, além de qualquer dúvida razoável, eventual juízo condenatório em desfavor dos réus”. No final da decisão, o juiz afirma que, “tomando por base tais conclusões, mostra-se prudente e razoável o pronunciamento de sentença absolutória antes mesmo da apresentação das alegações finais pelas defesas dos acusados”.

Foto: Reprodução / Partido dos Trabalhadores

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês