CPI dos governadores no Senado é suspensa pelo STF

Rosa Weber suspende CPI dos governadores no Senado

A decisão pela suspensão da CPI dos governadores no Senado foi da ministra Rosa Weber, que considerou que os governadores prestam contas às Assembleias Legislativas locais e não ao Congresso.

O Supremo Tribunal Federal deferiu pedido de medida cautelar para suspender as convocações dos governadores dos estados realizadas na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, que ocorre no Senado Federal. A decisão foi da ministra Rosa Weber, que considerou que os governadores prestam contas às Assembleias Legislativas locais, em relação às contas de governo ou de gestão estadual, e ao Tribunal de Contas da União (TCU), no caso de recursos federais, “jamais perante o Congresso Nacional”.

A liminar, deferida na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 848), será submetida a referendo do Plenário em sessão virtual extraordinária que ocorrerá entre a próxima quinta (24) e sexta-feira (25).

A ação foi ajuizada por governadores de 17 estados e do Distrito Federal, que sustentam que a competência fiscalizatória do Poder Legislativo federal é restrita à administração pública federal. Com isso, a convocação de governadores em CPIs instaladas no Congresso Nacional para apurar fatos relacionados à gestão local representaria nova hipótese de intervenção federal nas gestões administrativas estaduais.

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Leia mais sobre o Rio Grande do Norte

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês