Estados buscam alternativas para ampliar vacinação

Vacinação capa

Governadora Fátima Bezerra elogia iniciativa dos afirma que o Rio Grande do Norte caminha para atingir a meta de vacinação em setembro.

Estados farão esforço conjunto para que a meta de imunização contra a Covid-19 seja cumprida. Para atingir o feito, todavia, pedem que o Ministério da Saúde confirme o cronograma do repasse das vacinas previsto para o segundo semestre de 2021, a fim de que as secretarias estaduais e municipais de saúde possam programar a vacinação com segurança. Os debates sobre a vacinação foram realizados ontem, 22, no Fórum Nacional de Governadores, que contou com a governadora Fátima Bezerra.

Uma nova classificação mundial da pandemia será realizada em outubro e o Brasil precisa sair urgentemente do patamar de altíssimo risco no qual se encontra atualmente. O Rio Grande do Norte tem 36% do público-alvo imunizado e, de acordo com a governadora Fátima Bezerra, o Rio Grande do Norte caminha para atingir a meta um mês antes, em setembro de 2021.

Vacinacao Fatima
Foto: Sandro Menezes / Assecom-RN

Fátima elogiou a iniciativa dos governadores no esforço conjunto para ampliar a vacinação nos estados e também se lembrou das dificuldades enfrentadas pelos chefes do Executivo de cada estado e do drama da população brasileira desde que a Covid entrou no patamar de pandemia em março do ano passado, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

“Uma agonia que se traduziu nessa marca trágica de mais de meio milhão de vidas perdidas.”, disse Fátima Bezerra. Até a data de ontem, 22, o RN havia alcançado a marca de 1.036.711 pessoas vacinadas. “Não descansaremos enquanto esse número não chegar a 100%”, concluiu a governadora.

Para Wellington Dias, governador do Piauí, “a tendência é uma maior disponibilidade de vacinas no segundo semestre, a começar pelo primeiro lote da Sputnik”. A vacina russa Sputnik deve chegar no final do mês de junho e tem previsão de entrega “de mais 10 milhões em julho, 20 milhões em agosto e 17 milhões em setembro”, conclui Dias.

Além de permitir a fixação de um calendário pelos municípios, a maior quantidade de vacinas contribuirá também com a logística de distribuição feita pelas secretarias estaduais de saúde. Na sexta-feira passada, para agilizar a entrega de 5.734 doses da Pfizer e da Coronavac que tinham chegado naquele dia, o Governo do RN utilizou o helicóptero Potiguar 1 para levar os imunizantes às regionais de Saúde de Pau dos Ferros e Mossoró. “No que depender da nossa gestão, não mediremos esforços para colocar as vacinas o mais cedo possível à disposição dos municípios”, enfatizou a governadora.

Com a ampliação da faixa etária de vacinados e cumprimento de medidas de distanciamento social, a pandemia começa a dar sinais de recuo. No Rio Grande do Norte, o Indicador Composto divulgado nesta terça-feira mostra melhoria no quadro epidemiológico em 57 municípios, estabilidade em 105 e piora em apenas 05. O indicador leva em conta as mortes por Covid, as internações em leitos críticos e clínicos, a taxa de casos ativos, entre outros. Às 18 horas, havia 93 leitos críticos vagos e outros 209 críticos disponíveis para internação e nenhum paciente na lista de espera. A taxa de ocupação dos leitos críticos era de 77,1%.

Foto: Sandro Menezes / Assecom-RN

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês