Estados buscam alternativas para ampliar vacinação - Por dentro do RN
Vacinação capa

Estados buscam alternativas para ampliar vacinação

Governadora Fátima Bezerra elogia iniciativa dos afirma que o Rio Grande do Norte caminha para atingir a meta de vacinação em setembro.

Estados farão esforço conjunto para que a meta de imunização contra a Covid-19 seja cumprida. Para atingir o feito, todavia, pedem que o Ministério da Saúde confirme o cronograma do repasse das vacinas previsto para o segundo semestre de 2021, a fim de que as secretarias estaduais e municipais de saúde possam programar a vacinação com segurança. Os debates sobre a vacinação foram realizados ontem, 22, no Fórum Nacional de Governadores, que contou com a governadora Fátima Bezerra.

Uma nova classificação mundial da pandemia será realizada em outubro e o Brasil precisa sair urgentemente do patamar de altíssimo risco no qual se encontra atualmente. O Rio Grande do Norte tem 36% do público-alvo imunizado e, de acordo com a governadora Fátima Bezerra, o Rio Grande do Norte caminha para atingir a meta um mês antes, em setembro de 2021.

Foto: Sandro Menezes / Assecom-RN

Fátima elogiou a iniciativa dos governadores no esforço conjunto para ampliar a vacinação nos estados e também se lembrou das dificuldades enfrentadas pelos chefes do Executivo de cada estado e do drama da população brasileira desde que a Covid entrou no patamar de pandemia em março do ano passado, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

“Uma agonia que se traduziu nessa marca trágica de mais de meio milhão de vidas perdidas.”, disse Fátima Bezerra. Até a data de ontem, 22, o RN havia alcançado a marca de 1.036.711 pessoas vacinadas. “Não descansaremos enquanto esse número não chegar a 100%”, concluiu a governadora.

Para Wellington Dias, governador do Piauí, “a tendência é uma maior disponibilidade de vacinas no segundo semestre, a começar pelo primeiro lote da Sputnik”. A vacina russa Sputnik deve chegar no final do mês de junho e tem previsão de entrega “de mais 10 milhões em julho, 20 milhões em agosto e 17 milhões em setembro”, conclui Dias.

Além de permitir a fixação de um calendário pelos municípios, a maior quantidade de vacinas contribuirá também com a logística de distribuição feita pelas secretarias estaduais de saúde. Na sexta-feira passada, para agilizar a entrega de 5.734 doses da Pfizer e da Coronavac que tinham chegado naquele dia, o Governo do RN utilizou o helicóptero Potiguar 1 para levar os imunizantes às regionais de Saúde de Pau dos Ferros e Mossoró. “No que depender da nossa gestão, não mediremos esforços para colocar as vacinas o mais cedo possível à disposição dos municípios”, enfatizou a governadora.

Com a ampliação da faixa etária de vacinados e cumprimento de medidas de distanciamento social, a pandemia começa a dar sinais de recuo. No Rio Grande do Norte, o Indicador Composto divulgado nesta terça-feira mostra melhoria no quadro epidemiológico em 57 municípios, estabilidade em 105 e piora em apenas 05. O indicador leva em conta as mortes por Covid, as internações em leitos críticos e clínicos, a taxa de casos ativos, entre outros. Às 18 horas, havia 93 leitos críticos vagos e outros 209 críticos disponíveis para internação e nenhum paciente na lista de espera. A taxa de ocupação dos leitos críticos era de 77,1%.

Foto: Sandro Menezes / Assecom-RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

É #FAKE que o Midway Mall vai cobrar pelo estacionamento Como consultar valores a receber com o Banco Central Morre Marília Mendonça após acidente aéreo; veja fotos CINCO deputados do RN votam pelo furo do teto de gastos Após rompimento de parceria com o Flow Podcast, hackers invadem iFood, trocam nome de restaurantes e dão apoio a Bolsonaro Azul mira compra da Latam Airlines e visa à criação de gigante sul-americana Homem se dá mal após tentar jogar drogas pela janela em Mossoró Adolescente de 16 anos é suspeito de matar os próprios irmãos, de 2 e 4 anos, no Rio de Janeiro Preço da gasolina sobe 47% em 2021 e já custa R$ 7,29 em Natal após novo reajuste Cidade faz ‘recall’ de vacinação após enfermeira da Cruz Vermelha injetar água e sal na população Mulher dá à luz dentro de elevador de condomínio na Grande Natal Operação Falsos Heróis: Polícia Federal deflagra 2ª fase de operação contra contrabando de cigarros; um policial foi preso e outro afastado