Nova variante, a P5, é identificada no estado do Rio de Janeiro

Nova variante p5

A informação da nova variante foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. Não se sabe ainda se a nova variante é mais transmissível ou letal que as outras.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (Ses), dezenove casos da nova variante do coronavírus já tinham sido localizadas no estado de São Paulo anteriormente e foi identificada no Rio de Janeiro ontem, 22.

A B.1.1.28, que foi nomeada como P5, foi identificada no município fluminense de Porto Real, logo na divisa com o estado de São Paulo. Não se sabe, até o momento, se a nova variante é mais letal ou mais transmissível que as outras variantes identificadas.

O que se sabe, no entanto, é que a P5 tem a mesma estrutura da cepa original, sofrendo mutações apenas no spike, como é nomeada a coroa do vírus que se liga às celulas.

A descoberta só foi possível devido ao monitoramento da Rede Corona-Ômica-RJ, uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), o Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ, o Laboratório Central Noel Nutels, da Fundação Oswaldo Cruz, a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro e a FGV.

Foto: Pete Linforth/Pixabay

MAIS LIDAS DO DIA

Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’
Pular para o conteúdo