Nova variante, a P5, é identificada no estado do Rio de Janeiro

Nova variante p5

A informação da nova variante foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. Não se sabe ainda se a nova variante é mais transmissível ou letal que as outras.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (Ses), dezenove casos da nova variante do coronavírus já tinham sido localizadas no estado de São Paulo anteriormente e foi identificada no Rio de Janeiro ontem, 22.

A B.1.1.28, que foi nomeada como P5, foi identificada no município fluminense de Porto Real, logo na divisa com o estado de São Paulo. Não se sabe, até o momento, se a nova variante é mais letal ou mais transmissível que as outras variantes identificadas.

O que se sabe, no entanto, é que a P5 tem a mesma estrutura da cepa original, sofrendo mutações apenas no spike, como é nomeada a coroa do vírus que se liga às celulas.

A descoberta só foi possível devido ao monitoramento da Rede Corona-Ômica-RJ, uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), o Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ, o Laboratório Central Noel Nutels, da Fundação Oswaldo Cruz, a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro e a FGV.

Foto: Pete Linforth/Pixabay

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado