Procon notifica bancos após identificar brechas em aplicativos bancários

Internet Banking Procon

Instituições financeiras têm até 30 de junho para responderem notificação do Procon de São Paulo. Bandidos usavam celulares para fazer transferências indevidas.

De acordo com matéria veiculada na Valor Investe, o Procon de São Paulo está notificando instituições bancárias a respeito de brechas de segurança em seus aplicativos para celulares; o que estaria facilitando a ação de bandidos para a transferência indevida de valores das contas das vítimas.

O Procon deu o prazo até o dia 30 de junho para que os bancos respondam a notificação. Foram notificados o Banco do Brasil, Itaú Unibanco, BMG, Inter, Pan, C6, Santander, Associação Brasileira de Bancos, NU Pagamentos, Associação Brasileira de Fintechs(ABFintechs) e Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Algumas instituições se posicionaram sobre solicitação do Procon

Febraban

A Febraban afirma que os aplicativos dos bancos contam com o máximo de segurança em todas as suas etapas, desde o seu desenvolvimento até a sua utilização.

“Não existe qualquer registro de violação da segurança desses aplicativos, os quais contam com o que existe de mais moderno no mundo para este assunto. Além disso, para que os aplicativos bancários sejam utilizados, há a obrigatoriedade do uso da senha pessoal do cliente”, diz a entidade, em nota.

Santander

O Santander afirma que o seu aplicativo é totalmente seguro e possui proteção efetiva contra intrusão. Toda transação necessita de uma senha de uso pessoal e intrasferível, não sendo possível realizar qualquer passo sem validação, e não há nenhum registro de violação aos protocolos de segurança do aplicativo, conforme o banco.

A instituição financeira orienta seus clientes a proteger as senhas para que não ocorra o uso indevido e gere prejuízos financeiros. As senhas do aplicativo não devem ser cadastradas de forma sequencial, nem repetidas em outros cadastros, de acordo com o Santander, e jamais deve ser salva em blocos de notas do próprio aparelho ou compartilhada por whatsapp e e-mail, por exemplo. Essas práticas fragilizam a segurança, segundo o banco.

No único caso que envolveu a instituição financeira, a transferência de valores via aplicativo ocorreu para o mesmo nome e CPF do cliente titular da conta em outro banco, afirma o Santander. Mesmo na hipótese da transação não ter sido feita pelo cliente, não houve prejuízo, porque foi o próprio cliente o receptor e beneficiário dos valores transferidos, diz o banco.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil afirma que vai prestar todas as informações ao Procon-SP sobre os detalhes técnicos do funcionamento dos dispositivos de segurança que utiliza para proteger aplicativos de contas bancárias. O BB diz que investe permanentemente na segurança dos seus canais digitais e que os aplicativos contam com o máximo de segurança em todas as etapas de desenvolvimento e utilização.

Bancos dizem que não têm registro de operações

A pessoa que tiver seu celular roubado deve notificar imediatamente a sua instituição financeira para que as medidas adicionais de segurança sejam adotadas, especialmente o bloqueio do aplicativo do banco e senha de acesso. Além disso é necessário avisar à operadora de telefonia para o bloqueio imediato da linha e registrar o boletim de ocorrência junto à autoridade policial, conforme o Banco do Brasil.

BMG

O Banco BMG afirmou que investe, continuamente, em segurança e tecnologia para oferecer o melhor serviço para os seus clientes e que que prestará todos os esclarecimentos solicitados, dentro do prazo estipulado pelo Procon-SP.

C6

O C6 Bank afirma que segue padrões internacionais para garantir a segurança dos clientes e que não há qualquer registro de violação nos seus sistemas. Conforme o banco, no aplicativo, as transações só são liberadas após a digitação da senha ou validação biométrica.

A instituição financeira orienta que os clientes evitem senhas fracas, que não anotem senhas em blocos de notas e que escolham combinações diferentes para cada site ou serviço. Em caso de furto do celular, o cliente deve ligar imediatamente para os números das centrais de atendimento.

Inter

O Inter afirma que tem investido continuamente em segurança, pessoas e tecnologia para garantir a melhor experiência possível para seus mais de 11 milhões de clientes. O banco também diz que todos os esclarecimentos serão enviados dentro do prazo solicitado pelo Procon-SP.

Foto: Reprodução/Internet

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês