De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), seca no RN atinge mais de 80 municípios potiguares.
Mais de 80 municípios estão em situação de seca no RN, entre as categorias fraca e moderada. A informação foi passada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), através da classificação do Monitor de Seca, feita ao final do período da quadra chuvosa de 2021, que corresponde aos meses de fevereiro a maio, conhecido como o inverno no interior do RN.
De acordo com a Emparn, os municípios da Borborema Potiguar (como Santa Cruz, Tangará, Jaçanã, São José do Campestre, entre outros) apresentam situação mais crítica de severidade da seca no RN. Comparando o mesmo período de 2020, o Monitor registra uma piora generalizada da condição de seca em todo Estado. No ano passado, a metade do Estado encontrava-se sem seca aparente e a outra metade estava numa condição de seca fraca.
As análises da Emparn apontam que a situação de seca da maioria das regiões se agravou em 2021, com exceção da região do Alto Oeste do Estado, onde predominava seca moderada, e que neste ano passou um recuo para a condição de seca fraca.
Foto: Iete Oliveira/Ilustração