Astronautas chineses estão ocupados em sua primeira missão à nova Estação Espacial Chinesa - Por dentro do RN
Astronautas Chineses

Astronautas chineses estão ocupados em sua primeira missão à nova Estação Espacial Chinesa

Astronautas chineses acoplaram em segurança e já se preparam para o início de vários testes no módulo central da estação espacial em construção.

Após enviar três astronautas (ou taikonautas) para a construção de sua própria estação espacial, a China caminha para se tornar uma superpotência também no espaço. Após dois meses do lançamento do módulo central da estação Tiangong (Palácio Celestial) para o espaço, os astronautas Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo deixaram a Terra para conhecer a futura moradia dos três. A missão Shenzhou 12 decolou no topo de um foguete Longa Marcha-2F, no dia 17 de junho, do centro de lançamento de Jiuquan, no deserto de Gobi.

Foi a sétima missão tripulada da espaçonave Shenzhou e a primeira expedição tripulada até a nova estação espacial em construção. O lançamento foi transmitido pela emissora estatal chinesa e, de acordo com o China Manned Space Engineering Office (CMSEO), o lançamento foi um tremendo sucesso.

A espaçonave chinesa demorou 573 segundos para se separar do foguete que a levou para órbita terrestre; e após seis horas e trinta minutos, a Shenzhou atracou com sucesso no módulo central de Tianhe, onde os três astronautas desembarcaram em segurança.

Os astronautas chineses passarão os próximos três meses a bordo da estação espacial de Tiangong, onde se envolverão em uma série de operações científicas em órbita, dentre as quais estão atividades extraveiculares (EVA), também conhecido como. “caminhadas espaciais”, em trajes especiais para evitar a exposição ao ambiente severo da órbita da Terra. Além disso, a equipe de taikonautas (ou astronautas) também irão testar o grande braço robótico da estação, a fim de verificar o sistema de suporte de vida presente no módulo.

Será esse braço que será utilizado para anexar módulos futuros às duas portas localizadas no final do eixo da estação Tianhe, aumentando gradualmente a escala da estação e permitindo uma gama mais diversificada de operações científicas. Os módulos futuros propostos incluem dois Módulos de Cabine de Laboratório (LCMs) – “Wentian” e “Mengtian” – que fornecerão navegação adicional, aviônica e propulsão de backup e controle de orientação.

Os astronautas também montarão experimentos na parte externa da estação, com o intuito medir os efeitos da exposição ao ambiente espacial, ao vácuo, aos raios cósmicos e aos ventos solares. Estes são semelhantes à pesquisa que é conduzida atualmente a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), cujo objetivo é determinar como os humanos irão lidar com a radiação espacial e microgravidade durante missões de longa duração ao espaço profundo, à Lua e a Marte.

A missão Shenzhou 12 é o terceiro de onze lançamentos que culminarão com a construção da estação de três módulos. Como a terceira e última parcela do programa Tiangong, esta estação deve rivalizar com a ISS. O programa é um dos muitos destinados a promover a presença da China no espaço e aumentar sua influência no exterior.

Foto: Agência Espacial Chinesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

É #FAKE que o Midway Mall vai cobrar pelo estacionamento Como consultar valores a receber com o Banco Central Morre Marília Mendonça após acidente aéreo; veja fotos CINCO deputados do RN votam pelo furo do teto de gastos Após rompimento de parceria com o Flow Podcast, hackers invadem iFood, trocam nome de restaurantes e dão apoio a Bolsonaro Azul mira compra da Latam Airlines e visa à criação de gigante sul-americana Homem se dá mal após tentar jogar drogas pela janela em Mossoró Adolescente de 16 anos é suspeito de matar os próprios irmãos, de 2 e 4 anos, no Rio de Janeiro Preço da gasolina sobe 47% em 2021 e já custa R$ 7,29 em Natal após novo reajuste Cidade faz ‘recall’ de vacinação após enfermeira da Cruz Vermelha injetar água e sal na população Mulher dá à luz dentro de elevador de condomínio na Grande Natal Operação Falsos Heróis: Polícia Federal deflagra 2ª fase de operação contra contrabando de cigarros; um policial foi preso e outro afastado