Astronautas chineses estão ocupados em sua primeira missão à nova Estação Espacial Chinesa

Astronautas Chineses

Astronautas chineses acoplaram em segurança e já se preparam para o início de vários testes no módulo central da estação espacial em construção.

Após enviar três astronautas (ou taikonautas) para a construção de sua própria estação espacial, a China caminha para se tornar uma superpotência também no espaço. Após dois meses do lançamento do módulo central da estação Tiangong (Palácio Celestial) para o espaço, os astronautas Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo deixaram a Terra para conhecer a futura moradia dos três. A missão Shenzhou 12 decolou no topo de um foguete Longa Marcha-2F, no dia 17 de junho, do centro de lançamento de Jiuquan, no deserto de Gobi.

Foi a sétima missão tripulada da espaçonave Shenzhou e a primeira expedição tripulada até a nova estação espacial em construção. O lançamento foi transmitido pela emissora estatal chinesa e, de acordo com o China Manned Space Engineering Office (CMSEO), o lançamento foi um tremendo sucesso.

A espaçonave chinesa demorou 573 segundos para se separar do foguete que a levou para órbita terrestre; e após seis horas e trinta minutos, a Shenzhou atracou com sucesso no módulo central de Tianhe, onde os três astronautas desembarcaram em segurança.

Os astronautas chineses passarão os próximos três meses a bordo da estação espacial de Tiangong, onde se envolverão em uma série de operações científicas em órbita, dentre as quais estão atividades extraveiculares (EVA), também conhecido como. “caminhadas espaciais”, em trajes especiais para evitar a exposição ao ambiente severo da órbita da Terra. Além disso, a equipe de taikonautas (ou astronautas) também irão testar o grande braço robótico da estação, a fim de verificar o sistema de suporte de vida presente no módulo.

Será esse braço que será utilizado para anexar módulos futuros às duas portas localizadas no final do eixo da estação Tianhe, aumentando gradualmente a escala da estação e permitindo uma gama mais diversificada de operações científicas. Os módulos futuros propostos incluem dois Módulos de Cabine de Laboratório (LCMs) – “Wentian” e “Mengtian” – que fornecerão navegação adicional, aviônica e propulsão de backup e controle de orientação.

Os astronautas também montarão experimentos na parte externa da estação, com o intuito medir os efeitos da exposição ao ambiente espacial, ao vácuo, aos raios cósmicos e aos ventos solares. Estes são semelhantes à pesquisa que é conduzida atualmente a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), cujo objetivo é determinar como os humanos irão lidar com a radiação espacial e microgravidade durante missões de longa duração ao espaço profundo, à Lua e a Marte.

A missão Shenzhou 12 é o terceiro de onze lançamentos que culminarão com a construção da estação de três módulos. Como a terceira e última parcela do programa Tiangong, esta estação deve rivalizar com a ISS. O programa é um dos muitos destinados a promover a presença da China no espaço e aumentar sua influência no exterior.

Foto: Agência Espacial Chinesa

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês