Homem de 58 anos que comemorou aniversário em UPA morreu no último domingo, 27; Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró abriu sindicância para investigar o caso.
Morreu nesse domingo (27) o paciente de Covid-19 que teve uma comemoração de aniversário, com bolo e vela, dentro de uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Mossoró, no início de junho. A informação foi confirmada a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do município. O homem, de 58 anos, havia sido transferido para a unidade de tratamento intensivo do Hospital São Luiz no dia 7 de junho – a segunda-feira seguinte ao fim de semana em que a festa de aniversário foi registrada.
O vídeo que mostra a comemoração dentro da UPA de Belo Horizonte viralizou nas redes sociais e motivou a abertura de uma investigação na Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró, que considerou que a ação contrariava as medidas sanitárias necessárias no local. Não há confirmação da pasta se a investigação foi concluída.
Nas imagens, pessoas entram na sala da unidade de saúde com um bolo com velas. Elas cantam “parabéns” para o paciente, que está com uma máscara de oxigênio. Em seguida, uma pessoa o ajuda a tirar a máscara e ele sopra as velas. Na sequência, uma profissional da saúde diz que vai partir o bolo, que só não poderá ser consumido por diabéticos.
Foto: Reprodução