Governo empossa Comitê Estadual Intersetorial de Enfrentamento à LGBTfobia

Comitê Estadual Intersetorial de Enfrentamento à LGBTfobia (I)

Lançado em 2017, termo de posse do Comitê Estadual Intersetorial de Enfrentamento à LGBTfobia é assinado pela governadora Fátima Bezerra

O governo do Rio Grande do Norte empossou ontem, 29, o Comitê Estadual Intersetorial de Enfrentamento à LGBTfobia. O órgão é vinculado à secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh). O evento ocorreu em formato híbrido e contou com a presença de representantes de vários movimentos sociais do estado.

A governadora Fátima Bezerra destacou que a construção de uma sociedade justa e igualitária começa pelo respeito a todo mundo, sem que ninguém seja desprezado por motivo de credo, de raça, de etnia ou ainda de orientação sexual. De acordo com a governadora, “o Rio Grande do Norte é um dos primeiros estados a realizar planos específicos orientadores, que reconhecem a diversidade do povo e suas especificidades em saúde, fortalecendo assim a equidade no SUS”, disse. O vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto, também esteve presente no evento, que ocorreu na Governadoria.

Comitê Estadual Intersetorial de Enfrentamento à LGBTfobia
Foto: Raiane Miranda

Os objetivo central do Comitê é a formulação e proposição de diretrizes governamentais, em âmbito estadual, que estejam voltadas ao enfrentamento da discriminação de lésbicas, gays, travestis, bissexuais, intersexuais e transexuais (LGBTI+). De acordo com Janaína Lima, presidente do Comitê Estadual Intersetorial de Enfrentamento à LGBTfobia e coordenadora de Diversidade Sexual e Gênero (Codis), “a data de hoje marca o dia do orgulho LGBTI+, não só como movimento organizado, mas para toda população LGBTI+, tanto para reivindicar os direitos como para comemorar as conquistas que historicamente a população LGBTI+ vem conquistando no estado e no Brasil, disse. O representante do Coletivo Juntos LGBTI+, Pedro Levi, também frisou que o dia de ontem significava muito mais que orgulho, pois é dia de “rememoração da luta em torno da pauta LGBTI+”.

Comitê Estadual Intersetorial de Enfrentamento à LGBTfobia
Foto: Raiane Miranda

Já a deputada federal do PT, Natália Bonavides, diz que “estamos em um momento em que a pandemia agrava as mazelas, entre elas a violência contra as pessoas LGBTI+, a queda em suas rendas, a falta de empregos e agrava o adoecimento mental. Tudo isso faz aumentar ainda mais a nossa responsabilidade e exalta a importância da criação deste comitê”, explicou para acrescentar: “nós temos um governo estadual que defende a vida, entende a importância e tira do papel um projeto tão importante”.

A vereadora de Natal, Divaneide Basílio, também falou sobre a política de reconhecimento lembrando que “o direito de existir passa por esse olhar de respeito, mas sobretudo de empenho de profissionalismo e de comprometimento”. Já a vereadora Brisa Bracchi, também de Natal, destacou o dia 28 como o de luta pela cidadania: “não vamos abrir mão do debate para evitar preconceito e violência contra as pessoas LGBTI+”.

Comitê Estadual Intersetorial de Enfrentamento à LGBTfobia
Foto: Raiane Miranda

Em participação virtual, a deputada estadual Isolda Dantas defendeu a defesa da pauta ao lembrar que, em 2020, foram 170 pessoas trans que perderam a vida no Brasil. “A cada hora uma pessoa LGBTI+ é violentada. É essa sociedade que a gente tem que evitar, não pode aceitar. É importante destacar os movimentos sociais que lutam por direitos, assim como é importante saudar a sensibilidade da governadora por empossar o comitê”, concluiu Isolda.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo