Governo empossa Comitê Estadual Intersetorial de Enfrentamento à LGBTfobia - Por dentro do RN
Comitê Estadual Intersetorial de Enfrentamento à LGBTfobia (I)

Governo empossa Comitê Estadual Intersetorial de Enfrentamento à LGBTfobia

Lançado em 2017, termo de posse do Comitê Estadual Intersetorial de Enfrentamento à LGBTfobia é assinado pela governadora Fátima Bezerra

O governo do Rio Grande do Norte empossou ontem, 29, o Comitê Estadual Intersetorial de Enfrentamento à LGBTfobia. O órgão é vinculado à secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh). O evento ocorreu em formato híbrido e contou com a presença de representantes de vários movimentos sociais do estado.

A governadora Fátima Bezerra destacou que a construção de uma sociedade justa e igualitária começa pelo respeito a todo mundo, sem que ninguém seja desprezado por motivo de credo, de raça, de etnia ou ainda de orientação sexual. De acordo com a governadora, “o Rio Grande do Norte é um dos primeiros estados a realizar planos específicos orientadores, que reconhecem a diversidade do povo e suas especificidades em saúde, fortalecendo assim a equidade no SUS”, disse. O vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto, também esteve presente no evento, que ocorreu na Governadoria.

Comitê Estadual Intersetorial de Enfrentamento à LGBTfobia
Foto: Raiane Miranda

Os objetivo central do Comitê é a formulação e proposição de diretrizes governamentais, em âmbito estadual, que estejam voltadas ao enfrentamento da discriminação de lésbicas, gays, travestis, bissexuais, intersexuais e transexuais (LGBTI+). De acordo com Janaína Lima, presidente do Comitê Estadual Intersetorial de Enfrentamento à LGBTfobia e coordenadora de Diversidade Sexual e Gênero (Codis), “a data de hoje marca o dia do orgulho LGBTI+, não só como movimento organizado, mas para toda população LGBTI+, tanto para reivindicar os direitos como para comemorar as conquistas que historicamente a população LGBTI+ vem conquistando no estado e no Brasil, disse. O representante do Coletivo Juntos LGBTI+, Pedro Levi, também frisou que o dia de ontem significava muito mais que orgulho, pois é dia de “rememoração da luta em torno da pauta LGBTI+”.

Comitê Estadual Intersetorial de Enfrentamento à LGBTfobia
Foto: Raiane Miranda

Já a deputada federal do PT, Natália Bonavides, diz que “estamos em um momento em que a pandemia agrava as mazelas, entre elas a violência contra as pessoas LGBTI+, a queda em suas rendas, a falta de empregos e agrava o adoecimento mental. Tudo isso faz aumentar ainda mais a nossa responsabilidade e exalta a importância da criação deste comitê”, explicou para acrescentar: “nós temos um governo estadual que defende a vida, entende a importância e tira do papel um projeto tão importante”.

A vereadora de Natal, Divaneide Basílio, também falou sobre a política de reconhecimento lembrando que “o direito de existir passa por esse olhar de respeito, mas sobretudo de empenho de profissionalismo e de comprometimento”. Já a vereadora Brisa Bracchi, também de Natal, destacou o dia 28 como o de luta pela cidadania: “não vamos abrir mão do debate para evitar preconceito e violência contra as pessoas LGBTI+”.

Comitê Estadual Intersetorial de Enfrentamento à LGBTfobia
Foto: Raiane Miranda

Em participação virtual, a deputada estadual Isolda Dantas defendeu a defesa da pauta ao lembrar que, em 2020, foram 170 pessoas trans que perderam a vida no Brasil. “A cada hora uma pessoa LGBTI+ é violentada. É essa sociedade que a gente tem que evitar, não pode aceitar. É importante destacar os movimentos sociais que lutam por direitos, assim como é importante saudar a sensibilidade da governadora por empossar o comitê”, concluiu Isolda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

É #FAKE que o Midway Mall vai cobrar pelo estacionamento Como consultar valores a receber com o Banco Central Morre Marília Mendonça após acidente aéreo; veja fotos CINCO deputados do RN votam pelo furo do teto de gastos Após rompimento de parceria com o Flow Podcast, hackers invadem iFood, trocam nome de restaurantes e dão apoio a Bolsonaro Azul mira compra da Latam Airlines e visa à criação de gigante sul-americana Homem se dá mal após tentar jogar drogas pela janela em Mossoró Adolescente de 16 anos é suspeito de matar os próprios irmãos, de 2 e 4 anos, no Rio de Janeiro Preço da gasolina sobe 47% em 2021 e já custa R$ 7,29 em Natal após novo reajuste Cidade faz ‘recall’ de vacinação após enfermeira da Cruz Vermelha injetar água e sal na população Mulher dá à luz dentro de elevador de condomínio na Grande Natal Operação Falsos Heróis: Polícia Federal deflagra 2ª fase de operação contra contrabando de cigarros; um policial foi preso e outro afastado