Incra RN realiza de coleta de dados em assentamentos para o Programa Produzir Brasil

Incra RN Assentamento

Incra RN realiza pesquisa sobre viabilidade técnica e geoambiental de assentamentos do órgão para a produção de bens e de matérias-primas.

Uma pesquisa mercadológica e produtiva em assentamentos da reforma agrária está sendo realizada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra RN) no Rio Grande do Norte, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O levantamento faz parte do Programa Agronordeste/Produzir Brasil (PPB), projeto parceiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os técnicos do projeto visitaram, entre os dias 21 a 29 de junho, o assentamento Nova Descoberta, localizado nos municípios de Carnaubais e Assú e o assentamento Sebastião Andrade, no município de Macau.

Durante a primeira etapa da pesquisa, o plano identifica as condições geoambientais, agronômicas e de rentabilidades dos bens e matérias-primas possíveis de serem produzidas. Além disso, também é realizada a analise das infraestruturas econômicas e sociais disponíveis nos mercados locais e regionais da área do assentamento, vocações econômicas e os possíveis interessados em expandir seus negócios em colaboração com os produtores.

“O objetivo do Programa Produzir Brasil é desenvolver e executar um plano de integração de assentamentos a mercado, voltado à incorporação de agricultores assentados às cadeias de valor regionais, por meio da gestão produtiva e da promoção e fortalecimento de parcerias comerciais. A iniciativa visa gerar renda, proporcionar a melhoria da qualidade de vida e promover a independência econômica das famílias assentadas”, diz a nota do projeto.

O Programa foi desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Agência Nacional de Assistência Técnica (Anater), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A iniciativa é voltada exclusivamente para famílias de assentados.

Foto: Divulgação/Incra RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês