CBF tem 48h para explicar à Justiça o porquê de não adotar o número 24 em suas camisas; veja decisão

Número 24 CBF

Número 24 é historicamente associado, de maneira negativa, aos homens gays; número também é o equivalente ao veado no jogo do bicho.

Após o UOL revelar que a informação de que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não adotava o número 24 em suas camisas, Grupo Arco Íris de Cidadania LGBT entrou com uma ação na Justiça contra a CBF para que a Confederação explique as razões pelas quais o número não é adotado nos jogos da Seleção Brasileira. Após receber a ação movida pelo Grupo, a 10ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) acatar o pedido e impôs uma multa de R$ 800,00 à CBF em caso de descumprimento da decisão, que foi definida pelo juiz Ricardo Cyfer.

Veja a decisão:

A história por trás do preconceito contra o número 24

O número 24, no Brasil, é constantemente associado ao animal veado do jogo do bicho. Por ser associado de maneira negativa a homens gays, tanto o animal quanto o número equivalente a ele no jogo do bicho são tidos como “piadas de mau gosto”.

O que a CBF precisa explicar à Justiça?

1. A decisão de não incluir o número 24 nas camisas é oficial da CBF?

2. Quem define quais números são permitidos ou proibidos?

3. Existe algum departamento específico para definir os números?

4. A Conmebol ou a Fifa possuem alguma diretriz para a escolha ou proibição de números?

Nas palavras do juiz Ricardo Cyfer

O juiz da 10ª Vara Cível do TJ-RJ disse que a decisão é importante para abranger o futebol para os públicos não-masculinos. De acordo com Cyfer, o futebol ainda é “um esporte que se insere nessa tradição masculina”, diz.

“Da mesma forma, tem se mostrado cada vez com maior clareza o importante papel que a adoção de medidas afirmativas no âmbito das práticas esportivas exercem para o incremento dessa luta, com ênfase para aqueles esportes tradicionalmente considerados no universo masculino”, afirmou.

Foto: Reprodução/Globo Esporte

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês