A Polícia Federal está fazendo uma operação na manhã desta quinta-feira (1) na Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS). Em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal do Rio Grande do Norte (MPF/RN), a “Operação Rebotalho” foi deflagrada, destinada a apurar a compra de ventiladores pulmonares para o Hospital de Campanha, instalado na Via Costeira.
A Operação Rebotalho apura a possível prática dos crimes de dispensa indevida de licitação e peculato na aquisição de respiradores usados pela SMS. Aproximadamente 20 policiais federais e quatro servidores da CGU estão cumprindo quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela 14ª Vara Federal – Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, nos municípios de Natal, Goiânia/GO e Aparecida de Goiânia/GO.
A operação decorre de inquérito policial instaurado no mês de novembro de 2020, com base em auditoria da própria CGU, que identificou indícios de montagem e direcionamento da dispensa de licitação, além de superfaturamento de R$ 1.433.340,00. A investigação indica que os equipamentos comprados tinha origem de qualidade duvidosa, alguns apresentado defeitos desde a entrega.
Os elementos indicam que os respiradores comprados pela SMS/Natal são sucateados, podendo chegar a 15 anos de uso. Inclusive, parte deles possui origem clandestina, uma vez que a empresa fabricante informou que os números de série não correspondem a equipamentos por ela produzidos.
Segundo a PF, também há evidências de que os bens foram adquiridos por valor muito superior em mais de 100% ao cobrado pela indústria para equipamentos novos, da mesma marca, e com especificações técnicas superiores.
Mais informações a qualquer momento.
Foto: Divulgação/PF
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.