Operação Rebotalho: PF investiga irregularidades na compra de ventiladores pulmonares em Natal - Por dentro do RN
Operação Rebotalho

Operação Rebotalho: PF investiga irregularidades na compra de ventiladores pulmonares em Natal

A Polícia Federal está fazendo uma operação na manhã desta quinta-feira (1) na Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS). Em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal do Rio Grande do Norte (MPF/RN), a “Operação Rebotalho” foi deflagrada, destinada a apurar a compra de ventiladores pulmonares para o Hospital de Campanha, instalado na Via Costeira.

A Operação Rebotalho apura a possível prática dos crimes de dispensa indevida de licitação e peculato na aquisição de respiradores usados pela SMS. Aproximadamente 20 policiais federais e quatro servidores da CGU estão cumprindo quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela 14ª Vara Federal – Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, nos municípios de Natal, Goiânia/GO e Aparecida de Goiânia/GO.

A operação decorre de inquérito policial instaurado no mês de novembro de 2020, com base em auditoria da própria CGU, que identificou indícios de montagem e direcionamento da dispensa de licitação, além de superfaturamento de R$ 1.433.340,00. A investigação indica que os equipamentos comprados tinha origem de qualidade duvidosa, alguns apresentado defeitos desde a entrega.

Os elementos indicam que os respiradores comprados pela SMS/Natal são sucateados, podendo chegar a 15 anos de uso. Inclusive, parte deles possui origem clandestina, uma vez que a empresa fabricante informou que os números de série não correspondem a equipamentos por ela produzidos.

Segundo a PF, também há evidências de que os bens foram adquiridos por valor muito superior em mais de 100% ao cobrado pela indústria para equipamentos novos, da mesma marca, e com especificações técnicas superiores.

Mais informações a qualquer momento.

Foto: Divulgação/PF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

É #FAKE que o Midway Mall vai cobrar pelo estacionamento Como consultar valores a receber com o Banco Central Morre Marília Mendonça após acidente aéreo; veja fotos CINCO deputados do RN votam pelo furo do teto de gastos Após rompimento de parceria com o Flow Podcast, hackers invadem iFood, trocam nome de restaurantes e dão apoio a Bolsonaro Azul mira compra da Latam Airlines e visa à criação de gigante sul-americana Homem se dá mal após tentar jogar drogas pela janela em Mossoró Adolescente de 16 anos é suspeito de matar os próprios irmãos, de 2 e 4 anos, no Rio de Janeiro Preço da gasolina sobe 47% em 2021 e já custa R$ 7,29 em Natal após novo reajuste Cidade faz ‘recall’ de vacinação após enfermeira da Cruz Vermelha injetar água e sal na população Mulher dá à luz dentro de elevador de condomínio na Grande Natal Operação Falsos Heróis: Polícia Federal deflagra 2ª fase de operação contra contrabando de cigarros; um policial foi preso e outro afastado