De acordo com o Ministério da Saúde, 26 mil doses da AstraZeneca foram ministradas com a data de validade expirada. Saiba se você foi um dos que tomaram vacinas vencidas.
De acordo com dados retirados diretamente do banco de dados do Ministério da Saúde, pelo menos 26 mil doses de vacinas vencidas foram aplicadas nos brasileiros. O levantamento foi realizado por uma equipe de pesquisadores e apresentou quase 140 mil doses da AstraZeneca com a data de validade expirada.
Dos oito lotes vencidos que constam no sistema do Ministério da Saúde, 114 mil doses ainda estão disponíveis para aplicação e 26 mil foram utilizadas para ‘imunizar’ a população. De acordo com a pesquisadora Sabine Boettger Righetti, o levantamento foi fruto de um trabalho (de pesquisa e de jornalismo de ciência e de dados) de alta complexidade, que durou duas semanas.
Sabine Boettger alerta que se você foi um dos que tomaram as vacinas vencidas da AstraZeneca, observe o lote no seu CARTÃO DE VACINAÇÃO e descubra se você precisa retornar ao posto de saúde onde recebeu sua dose para mais orientações, pois a dose é considerada inválida.
O que os especialistas dizem sobre tomar vacinas vencidas?
“Quando a vacina é aplicada fora do prazo de validade, é considerado um erro programático e a dose deve ser repetida”, diz Juarez Cunha, presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações).
A preocupação, de acordo com o especialista, é que a pessoa fique desprotegida. “Não é esperado nenhum outro tipo de reação além das relatadas para os tipos específicos de vacina. A dica é ficar de olho na validade, não só para os imunizantes, mas com qualquer outro produto consumido, como alimentos e remédios”, conclui.
Saiba em quais cidades do Rio Grande do Norte foram aplicadas vacinas vencidas
Cinco cidades potiguares concentram 125 doses de vacinas vencidas aplicadas. São elas Augusto Severo (42), João Câmara (55), Natal (12); Baía Formosa e Mossoró (15 cada uma).
Confira abaixo a lista a galeria completa com as cidades potiguares e os locais de vacinação nos quais foram aplicadas vacinas fora do prazo de validade:
Foto: Myke Sena/MS/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.