26 mil brasileiros tomaram vacinas vencidas. Saiba agora se você foi um deles e o que fazer

26 mil brasileiros tomaram vacinas vencidas. Saiba agora se você foi um deles e o que fazer

De acordo com o Ministério da Saúde, 26 mil doses da AstraZeneca foram ministradas com a data de validade expirada. Saiba se você foi um dos que tomaram vacinas vencidas.

De acordo com dados retirados diretamente do banco de dados do Ministério da Saúde, pelo menos 26 mil doses de vacinas vencidas foram aplicadas nos brasileiros. O levantamento foi realizado por uma equipe de pesquisadores e apresentou quase 140 mil doses da AstraZeneca com a data de validade expirada.

Dos oito lotes vencidos que constam no sistema do Ministério da Saúde, 114 mil doses ainda estão disponíveis para aplicação e 26 mil foram utilizadas para ‘imunizar’ a população. De acordo com a pesquisadora Sabine Boettger Righetti, o levantamento foi fruto de um trabalho (de pesquisa e de jornalismo de ciência e de dados) de alta complexidade, que durou duas semanas.

https://twitter.com/binerighetti/status/1410986899255201793

Sabine Boettger alerta que se você foi um dos que tomaram as vacinas vencidas da AstraZeneca, observe o lote no seu CARTÃO DE VACINAÇÃO e descubra se você precisa retornar ao posto de saúde onde recebeu sua dose para mais orientações, pois a dose é considerada inválida.

Vacinas Vencidas 1

O que os especialistas dizem sobre tomar vacinas vencidas?

“Quando a vacina é aplicada fora do prazo de validade, é considerado um erro programático e a dose deve ser repetida”, diz Juarez Cunha, presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações).

A preocupação, de acordo com o especialista, é que a pessoa fique desprotegida. “Não é esperado nenhum outro tipo de reação além das relatadas para os tipos específicos de vacina. A dica é ficar de olho na validade, não só para os imunizantes, mas com qualquer outro produto consumido, como alimentos e remédios”, conclui.

Saiba em quais cidades do Rio Grande do Norte foram aplicadas vacinas vencidas

Cinco cidades potiguares concentram 125 doses de vacinas vencidas aplicadas. São elas Augusto Severo (42), João Câmara (55), Natal (12); Baía Formosa e Mossoró (15 cada uma).

Confira abaixo a lista a galeria completa com as cidades potiguares e os locais de vacinação nos quais foram aplicadas vacinas fora do prazo de validade:

Foto: Myke Sena/MS/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês