Doses vencidas no Rio Grande do Norte: em 263 potiguares, imunização foi inválida; confira as cidades - Por dentro do RN
Doses vencidas no Rio Grande do Norte

Doses vencidas no Rio Grande do Norte: em 263 potiguares, imunização foi inválida; confira as cidades

263 pessoas tiveram prejudicada a sua imunização por causa das doses vencidas no Rio Grande do Norte; os dados constam nos registros oficiais do Ministério da Saúde.

N o Rio Grande do Norte, mais de 260 pessoas tomaram as doses das vacinas contra a Covid-19 vencidas. Os dados constam nos registros oficiais do Ministério da Saúde. Em todo o Brasil, pelo menos 26 mil doses de vacinas vencidas foram aplicadas. O levantamento foi realizado por uma equipe de pesquisadores e apresentou quase 140 mil doses da AstraZeneca com a data de validade expirada.

Dos oito lotes vencidos que constam no sistema do Ministério da Saúde, 114 mil doses ainda estão disponíveis para a aplicação e 26 mil foram utilizadas para ‘imunizar’ a população. De acordo com a pesquisadora Sabine Boettger Righetti, o levantamento foi fruto de um trabalho (de pesquisa e de Jornalismo de Ciência e de Dados) de alta complexidade, que durou duas semanas.

De acordo com os dados, até o dia 19 de junho, os imunizantes vencidos haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros. A cidade campeã no uso das vacinas com a data de validade expirada foi Maringá, no Paraná, onde 3.356 pessoas receberam o produto. Em seguida, aparecem Belém (PA), onde o imunizante foi aplicado 2.673 pessoas; São Paulo (SP), com 996; Nilópolis (RJ), com 852 e Salvador (BA) com 824.

Nas demais cidades, a aplicação foi menos de 700 vacinas vencidas, sendo que a maioria não passou de dez doses. Além disso, outras 114 mil doses do imunizante da AstraZeneca que foram distribuídas a estados e municípios dentro do prazo de validade já expiraram. Não há informações se as vacinas foram descartadas ou se continuam sendo aplicadas. Correspondente a 57% das doses aplicadas no Brasil, a vacina da AstraZeneca é o imunizante mais utilizado no país.

Saiba em quais cidades foram aplicadas doses vencidas no Rio Grande do Norte

Cinco cidades potiguares concentram 125 doses de vacinas vencidas aplicadas. São elas Augusto Severo (42), João Câmara (55), Natal (12); Baía Formosa e Mossoró (15 cada uma).

Confira abaixo a lista a galeria completa com as cidades potiguares e os locais de vacinação nos quais foram aplicadas vacinas fora do prazo de validade:

Foto: Aluisio Moreira/SEI/Ilustração/Fotos Públicas

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

É #FAKE que o Midway Mall vai cobrar pelo estacionamento Como consultar valores a receber com o Banco Central Morre Marília Mendonça após acidente aéreo; veja fotos CINCO deputados do RN votam pelo furo do teto de gastos Após rompimento de parceria com o Flow Podcast, hackers invadem iFood, trocam nome de restaurantes e dão apoio a Bolsonaro Azul mira compra da Latam Airlines e visa à criação de gigante sul-americana Homem se dá mal após tentar jogar drogas pela janela em Mossoró Adolescente de 16 anos é suspeito de matar os próprios irmãos, de 2 e 4 anos, no Rio de Janeiro Preço da gasolina sobe 47% em 2021 e já custa R$ 7,29 em Natal após novo reajuste Cidade faz ‘recall’ de vacinação após enfermeira da Cruz Vermelha injetar água e sal na população Mulher dá à luz dentro de elevador de condomínio na Grande Natal Operação Falsos Heróis: Polícia Federal deflagra 2ª fase de operação contra contrabando de cigarros; um policial foi preso e outro afastado