O Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) é o componente principal para produção de vacinas e é importado dos laboratórios da Índia para a produção da AstraZeneca no Brasil.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou neste domingo (4) que está aguardando o envio de remessas de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da Índia para o Brasil. A fundação afirma que também aguarda a confirmação do voo que trará o IFA ao Brasil para divulgar a data e o quantitativo de insumo. Segundo a Fiocruz, cada remessa de IFA contém insumo, em geral, para a produção de 5 milhões a 6 milhões de doses de vacina.
Na última semana, a Fiocruz anunciou ter assumido com a AstraZeneca novo compromisso para aquisição de Ingrediente Farmacêutico Ativo adicional suficiente para a produção de mais 20 milhões de doses da vacina contra a Covid-19. De acordo com a fundação, também foi assinado um contrato para aquisição de IFA adicional para produzir cerca de 50 milhões de doses, que farão parte das entregas do segundo semestre, juntamente com a produção nacional.
“Com o novo compromisso, a Fiocruz poderá então produzir 70 milhões de doses adicionais ao longo do segundo semestre, adicionalmente às doses que serão produzidas com o IFA produzido no Brasil”, informou a Fiocruz.
Foto: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.