Pedro Gorki assume vaga na Câmara após ida de Júlia Arruda para Secretaria de Fátima

Pedro Gorki assume vaga

Mudanças no secretariado do Estado e na Câmara Municipal de Natal. A governadora Fátima Bezerra (PT) acaba de anunciar que a vereadora de Natal Júlia Arruda (PCdoB) assumirá Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. Com o ingresso de Júlia ao executivo estadual, o primeiro suplente do PCdoB, Pedro Gorki, assume a vaga na Câmara de Natal.

“A pasta agora será liderada pela querida Júlia Arruda, que vem contribuir com sua militância e compromisso pautados na luta em defesa das mulheres, da juverntude, da igualdade racial, dos direitos humanos e da diversidade”, diz parte do anúncio feito pela governadora. Júlia substitui Eveline Guerra, que era responsável pela pasta até então.

Quem é Pedro Gorki?

Pedro Gorki anunciou que assumirá a vaga de Júlia no Palácio Padre Miguelinho, sede do legislativo da capital. “A ida da vereadora Júlia Arruda para a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos proporcionará a assunção do mandato popular mais jovem da história da cidade”, escreveu.

Pedro Gorki, que tem apenas 20 anos e se tornou o vereador mais jovem da Câmara Municipal de Natal, recebeu 1.250 votos na eleição do ano passado. Atualmente, é coordenador geral do Centro Acadêmico de Pedagogia Paulo Freire; já foi tesoureiro da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Norte (UEE), além de também ter sido presidente nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES).

Nascido e criado na Cidade da Esperança, na zona oeste da capital potiguar, Gorki esteve desde sempre envolvido com as lutas populares, tendo iniciado sua atuação política em 2012, quando reivindicava um grêmio estudantil no colégio católico no qual estudava. A partir daí, não saiu mais da luta e participou ativamente dos desdobramentos políticos e sociais das jornadas de junho de 2013, quando levantou sua voz a favor do passe livre e demais pautas estudantis. A militância de Gorki na esquerda progressista se deu por influência dos pais que, além de advogados, sempre atuaram na esquerda do Rio Grande do Norte.

Em sua postagem, Pedro agradeceu “a confiança popular e o empenho da militância, fundamentais para essa conquista”, disse. E também falou sobre as ações do seu futuro mandato: “Nosso mandato buscará encarnar as urgentes demandas da população natalense, especialmente dos que vivem na periferia”, afirmou.

Foto: Raiane Miranda

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo