Fábrica “Resistência e Sabores“, no assentamento Quilombo dos Palmares II, produz e vende alimentos de um grupo de 11 agricultoras do RN.
Idealizada por um grupo de onze mulheres do assentamento Quilombo dos Palmares II, na cidade de Touros, a fábrica Resistência e Sabores é responsável pelo incremento da economia local e pela mudança da realidade das famílias tourenses que tiram da agricultura familiar o pão de cada dia.
Localizada a 58km da capital potiguar, a Resistência e Sabores produz e comercializa doces, bolos e bolachas; permitindo que as famílias de agricultores permaneçam no campo. De acordo com a assentada Maria do Socorro, “se não houvesse a fábrica, muitas de nós teríamos que ir para a cidade trabalhar”, diz. O trabalho da fábrica é tocado por onze mulheres.
A participação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do Rio Grande do Norte (Incra/RN) na pesquisa sobre a viabilidade técnica e geoambiental dos assentamentos vinculados ao órgão é de extrema importância, pois ajuda a desenvolver o plano ideal para cada assentamento, levando em consideração as potencialidades técnicas e econômicas de cada um.
Ainda de acordo com Maria, “os técnicos do Incra nos mostraram como fazer e nós colocamos em prática, a partir daí temos nossa própria fonte de renda. É fundamental que as mulheres tenham autonomia e dignidade para que possam ter voz“, ressalta.
Das 298 famílias que vivem no assentamento, 186 possuem os Títulos Definitivos das terras, alguns receberam crédito instalação nas suas diversas modalidades, Pronaf entre outros.
Como são os contratos da fábrica Resistência e Sabores?
Além da venda direta, a fábrica possui uma parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Touros. O contrato assinado em 2019, e ainda em vigor, já garantiu para as agricultoras R$ 71 mil. A cozinha da Resistência e Sabores funciona dentro do Assentamento Quilombo dos Palmares II.
Semanalmente, o grupo de mulheres é responsável pela entrega de doce de caju e de mamão com coco; além de bolachas caseiras, bolos de batata e de macaxeira. O CRAS compra das produtoras e distribui dentro do próprio município. Agora, ss assentadas aguardam agora a liberação de mais uma etapa do Fomento Mulher para investir em melhorias da fábrica Resistência e Sabores. Atualmente, elas utilizam o CNPJ da associação para participarem de contratos.
Fotos: Divulgação/Incra Rio Grande do Norte
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado