Vacinação em grávidas: Anvisa orienta suspensão de doses da AstraZeneca e Janssen em gestantes

Vacinação em Grávidas

No caso da vacinação em grávidas, Agência Nacional de Vigilância Sanitária orienta a utilização das doses da Pfizer oou Coronavac.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quer suspender a vacinação em grávidas com doses da AstraZeneca, Janssen e outras vacinas que utilizem o vetor adenoviral em sua composição. Com a decisão, as gestantes do Brasil só deverão ser imunizadas com doses da Pfizer ou CoronaVac.

Enquanto a Pfizer é desenvolvida com a tecnologia de RNA mensageiro, a CoronaVac utiliza o vírus inativado em sua composição. A suspensão da aplicação da AstraZeneca já ti nha sido recomendada em maio. Na última sexta-feira, a Anvisa ampliou a restrição também para a vacina da Janssen, que chegou ao Brasil em junho.

As gestantes foram inseridas na lista de prioridades do Plano Nacional de Imunização ainda em abril, por fazerem parte do grupo de risco. A inserção das gestantes no grupo de prioridades é reforçada por um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cujos resultados apontam para a alta taxa de letalidade do SARS-CoV-2 em mulheres gestantes, atingindo 7,2%, percentual maior que o dobro do índice de todo o Brasil, que é de 2,8%. Até junho, 1.156 mortes de gestantes foram registradas no Brasil; contra 560 em 2020.

A Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON) reafirmou a importância da imunização para o público geral, com qualquer que seja o imunizante; e reforçou a informação de que os benefícios apresentados pelos imunizantes aplicados no País são maiores que os riscos associados ao novo coronavírus. A orientação foi feita no comunicado 006//2021.

“A Anvisa reforça a relação benefício-risco favorável das vacinas contra Covid-19 autorizadas para uso no país, sendo essencial a continuidade da imunização da população”, disse em nota.

Embora os casos de trombose sejam raríssimos, caso alguma pessoa vacinada venha a sentir falta de ar, dor no peito, inchaço ou dor nas pernas, dor abdominal persistente, sintomas neurológicos, incluindo dores de cabeça graves e persistentes, visão turva, confusão, convulsões, petéquias (pequenas manchas vermelhas ou marrom em partes do corpo), hematomas ou outras manifestações hemorrágicas fora do local da vacinação, deve procurar um serviço de saúde com urgência.

Foto: Ilustração/Reprodução/Ari Dias/AEN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês