Boris Johnson prevê desconfinamento geral na Inglaterra a partir de 19 de julho

Desconfinamento Boris

A mudança só deve valer para a Inglaterra; Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte têm autonomia para decidir sobre desconfinamento.

O primeiro-ministro da Inglaterra, Boris Johnson, anunciou ontem (5) que, se tudo avançar como o previsto, as restrições contra a Covid-19 na Inglaterra serão retiradas a partir do dia 19 de julho; e o uso de máscara e o distanciamento social , a partir dessa data, passarão a ser opcionais. A autorização é uma clara mudança de regras estabelecidas pelo governo para a responsabilidade dos indivíduos.

O governo britânico admite que, com a reabertura, deve ocorrer um aumento de casos e de mortes, mas acha que é o momento de a população aprender a conviver com o vírus, que “não pode ser totalmente eliminado”. A mudança só deverá valer para a Inglaterra, uma vez que Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte têm autonomia sobre as questões sanitárias e decidem seus ritmos de desconfinamento.

Em entrevista, Johnson detalhou que, se na segunda-feira forem confirmados dados epidemiológicos favoráveis, na semana seguinte serão eliminadas as “limitações legais”, permitindo a reabertura dos setores ainda fechados da economia, como grandes eventos e lazer noturno. Ainda de acordo com o primeiro-ministro, também não haverá qualquer limite de capacidade em teatros e cinemas ou para que as pessoas se reúnam em locais fechados e ao ar livre. Já a continuidade do trabalho remoto ficará a critério das empresas.

O anúncio era aguardado com expectativa e apreensão devido ao aumento de infecções no país. Atualmente, o número de casos cresce, dobrando a cada oito dias. O avanço se dá pelo avanço da variante Delta – detectada inicialmente na Índia. A nova cepa já domina o Reino Unido. De acordo com os cientistas, a Delta pode ser de 40% a 60% mais transmissível do que a variante Alfa – detectada em território britânico.

Foto: Andrew Parsons / Nº 10 Downing Street / Fotos Públicas

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês