Planos de saúde individuais ficarão mais baratos pela primeira vez na história

Planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou, pela primeira vez na história, a diminuição dos valores dos planos de saúde individuais. A partir de agora, após o reajuste negativo, as mensalidades deverão ficar mais baratas. Com a diminuição de 8,19% nos planos individuais, as operadoras deverão compensar a perda nos reajustes dos planos coletivos, que representam a maioria dos contratos firmados pelas empresas de planos de saúde.

O reajuste negativo ocorreu após reunião dos diretores colegiados da ANS realizada ontem, 8, que concluíram a diminuição dos custos com atendimentos e cirurgias em decorrência da pandemia do novo coronavírus iniciada em 2020. A diretoria colegiada destaca que, ainda que os casos de Covid-19 tenham aumentado o número de emergências e internações decorrentes do vírus, por outro lado, houve uma redução de gastos com procedimentos ambulatoriais e eletivos.

Para calcular o reajuste dos planos de saúde individuais, as operadoras avaliam a variação de custos médico-hospitalares com as despesas não assistenciais sempre em relação ao ano anterior. Segundo a ANS, os cálculos foram realizados baseados nas mesmas regras utilizadas em 2019 e em 2020 e, no ano passado, o reajuste foi positivo porque ainda refletia a situação do período pré-pandemia.

Para o diretor-presidente substituto da ANS, Rogério Scarabel, as operadoras têm de aplicar a redução. Caso não o façam, estarão em desacordo com a lei vigente. “É obrigatório de 1º de maio de 2021 a 30 de abril de 2022”, disse. “Está vedada a aplicação de reajuste maior ou reajuste zero, sob pena de descumprimento da legislação vigente”, concluiu.

Foto: Ilustração/Reprodução/Internet

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês