VÍDEO: Pedro Gorki assume vaga na Câmara Municipal de Natal

Pedro Gorki

Com apenas 20 anos de idade, o jovem Pedro Lucas Gorki assumiu a vaga de vereador na Câmara Municipal de Natal. Pedro foi empossado no plenário da Câmara em cerimônia transmitida no canal da TV Câmara no YouTube. A solenidade contou com a participação dos familiares de Pedro, além dos vereadores de Natal e da deputada federal do PT, Natália Bonavides, que deram boas-vindas a Gorki.

Uma das falas que chamaram a atenção foi a do vereador Luciano Nascimento, do PTB, que chamou a atenção para a idade de Pedro Gorki. “Eu completo terça-feira, Pedro, 40 anos; e você chega aqui nesta casa com 20. A metade da minha vida. Você ainda tem muito para somar com a cidade de Natal, você tem futuro, você tem uma base familiar”, disse emocionado o vereador do PTB.

O vereador Hermes Câmara, do PTB, também deu boas-vindas ao vereador do PCdoB e relembrou do período da época de jovem, quando andava pelos corredores da Câmara e pensava no dia que assumiria um cargo de vereador. “Eu quero dizer que você dá exemplo da tese que eu defendo, que a base de uma sociedade mais justa é a base familiar; e a prova está aqui. Ver a emoção dos seus pais e da sua avó é a prova disso”, disse Hermes.

Em primeiro discurso como vereador, Pedro Gorki se emociona

Em suas primeiras palavras como o mais novo vereador da Câmara Municipal de Natal, Pedro Gorki saudou a militância do PCdoB, o vice-governador Antenor Roberto e a governadora Fátima Bezerra, além de todos os vereadores de Natal, presentes ou não. O vereador continuou agradecendo às organizações de trabalhadores, de juventude e populares presentes na solenidade.

Pedro Gorki ainda prestou solidariedade às famílias dos mais de 500 mil brasileiros e mais de 6.800 potiguares que perderam suas vidas para o novo coronavírus. De acordo com Gorki, “os brasileiros perderam a vida por causa da parceria bem-sucedida entre o governo Bolsonaro e o coronavírus, que transformou o país um laboratório a céu aberto de experimentação da dor”, afirma.

O vereador do PCdoB continuou o discurso dizendo que “o povo nunca temeu o medo, pois não há mordaça que possa calar as vozes que clamam por dignidade e nem barreira que possa deter um povo que caminha à libertação”. Sobre a gestão que se inicia, Gorki garantiu que o mandato dele na Câmara Municipal vai ser um “instrumento da luta popular, das marchas incontáveis dos oprimidos e das oprimidas da nossa cidade (…), dos mais de 3.000 natalenses em situação de rua e mais de 50 mil analfabetos”.

“É por isso que, muito humildemente, me somo aos meus pares vereadores e vereadoras para que a Câmara seja cada vez mais uma ponte que diminua a distância da Natal real pra Natal dos nossos sonhos”, concluiu. O discurso na íntegra, que tem pouco mais de 20 minutos, pode ser acompanhado no link abaixo:

Quem é o vereador mais jovem da Câmara Municipal de Natal?

Pedro Gorki, que tem apenas 20 anos e se tornou o vereador mais jovem da Câmara Municipal de Natal, recebeu 1.250 votos na eleição do ano passado. Atualmente, é coordenador geral do Centro Acadêmico de Pedagogia Paulo Freire; já foi tesoureiro da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Norte (UEE), além de também ter sido presidente nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES).

Por ter ficado na suplência da vereadora Júlia Arruda, empossada na Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos do Governo do Rio Grande do Norte, Pedro Gorki adquiriu o direito de assumir a vaga na Câmara Municipal e se tornar o vereador mais jovem do parlamento natalense.

Nascido e criado na Cidade da Esperança, na zona oeste da capital potiguar, Gorki esteve desde sempre envolvido com as lutas populares, tendo iniciado sua atuação política em 2012, quando reivindicava um grêmio estudantil no colégio católico no qual estudava. A partir daí, não saiu mais da luta e participou ativamente dos desdobramentos políticos e sociais das jornadas de junho de 2013, quando levantou sua voz a favor do passe livre e demais pautas estudantis. A militância de Gorki na esquerda progressista se deu por influência dos pais que, além de advogados, sempre atuaram na esquerda do Rio Grande do Norte.

Foto: Reprodução/TV Câmara

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês