Presidente do TSE reage às ofensas de Bolsonaro: ‘eleição vai haver, eu garanto’

Presidente do TSE

Com a iminente recusa dos partidos pela aprovação do voto impresso, o presidente Jair Bolsonaro tem tirado tempo para ameaçar a realização das eleições no Brasil em 2022 e atacar as autoridades envolvidas com o processo eleitoral. Nesta sexta-feira, 9, Bolsonaro chamou de “imbecil” e “idiota” o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Roberto Barroso. “Lamento falar isso de uma autoridade do Supremo Tribunal Federal. Um cara desse tinha que estar em casa”, disse Bolsonaro a apoiadores.

Após a ofensa, integrantes da cúpula dos Poderes consideraram a atitude golpista e condenaram a atitude. De acordo com o presidente do TSE, o Bolsonaro pode ser enquadrado na Lei de Impeachment caso tente obstruir as eleições do ano que vem. “A realização de eleições, na data prevista na Constituição, é pressuposto do regime democrático. Qualquer atuação no sentido de impedir a sua ocorrência viola princípios constitucionais e configura crime de responsabilidade”, diz a nota emitida por Barroso.

Na mesma linha, o senador Rodrigo Pacheco, do DEM de Minas Gerais, afirmou que não serão tolerados ataques à democracia; já Alexandre de Moraes, pelo Twitter, reforçou a fala do presidente do TSE e também mencionou o crime de responsabilidade caso o presidente tente ameaçar as eleições ou violar o sigilo do voto. Moraes será o presidente do TSE no pleito de 2022 e já deixou claro que o “voto impresso não traz contribuição à democracia”.

Em entrevista ao Estadão, Luis Roberto Barroso “garantiu” a realização das eleições no ano que vem. “Como já disse antes, eu não paro para bater boca. Cumpro o meu papel pelo bem do Brasil. Mas eleição vai haver, eu garanto”, disse.

Foto: Cristiano Mariz

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês